• Nenhum resultado encontrado

White paper da Rimini Street. Porque clientes de Banco de Dados Oracle optaram pelo Suporte de Manutenção Independente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "White paper da Rimini Street. Porque clientes de Banco de Dados Oracle optaram pelo Suporte de Manutenção Independente"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

pela revista Fortune, empresas de médio porte e organizações do setor público de uma ampla variedade de segmentos escolheram a Rimini Street como provedora de serviços de suporte de manutenção confi ável e independente.

Rimini Street e o logotipo Rimini Street são marcas comerciais da Rimini Street, Inc. Todos os demais nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários. Copyright © 2014-2015. Todos os direitos reservados.

(3)

Resumo executivo ... 3

Política de suporte de ciclo de vida da Oracle ... 4

Análise de versões do Oracle Database ... 5

Principais vantagens da Manutenção Independente ... 7

O modelo de manutenção dos fabricantes de software é caro e desatualizado ... 8

Próximas etapas: Você tem várias opções de fornecedores de suporte de manutenção anuais ... 9

(4)

Resumo executivo

Com mais de 320.000 instalações, o Oracle Database é reconhecido universalmente como o banco de dados líder de mercado, mesmo entre os clientes da SAP®

. Ele é maduro e estável e mais do que sufi ciente para suas necessidades de negócios. Normalmente, há poucos problemas; portanto, seus tíquetes de suporte com a Oracle provavelmente são raros.

No entanto, há vários pontos problemáticos para muitos clientes do Oracle Database. O primeiro é o custo total de propriedade (TCO) - incluindo alto custo de operação, manutenção e atualização do banco de dados. Segundo, os clientes do Oracle Database estão constantemente preocupados com desempenho, disponibilidade e segurança. E, fi nalmente, as limitações das políticas de suporte da Oracle para o Oracle Database em um ambiente virtualizado têm sido um motivo para que muitas empresas não virtualizem seu Oracle Database.

Este white paper resume a Política de suporte de ciclo de vida da Oracle para produtos com tecnologia Oracle (incluindo sua política sobre o suporte a um Oracle Database virtualizado), analisa o roteiro estratégico futuro para os clientes utilizando versões específi cas do Oracle Database com manutenção anual da Oracle, e conclui com recomendações de ações para os proprietários de licenças do Oracle Database. Pontos principais:

• Há um retorno de investimento (ROI) limitado na atualização de versões de banco de dados atuais com muitos recursos.

• É possível economizar consideravelmente aproveitando a manutenção independente para reduzir taxas de suporte e custos relacionados. • Sua versão atual do Oracle Database pode executar suas operações

por várias décadas.

• A manutenção independente pode ajudá-lo a reduzir o risco e abrir opções para novas tecnologias.

O suporte de manutenção independente da Rimini Street substitui o contrato de manutenção anual da Oracle para o seu Oracle Database, possibilitando uma economia de 50% em taxas anuais de suporte e até 1,5 vezes o custo total com suporte ao longo de uma década, além de evitar as atualizações “forçadas” de alto custo.

(5)

A Oracle padronizou as políticas de suporte em suas diversas linhas de produtos adquiridas ou desenvolvidas de forma organicamente diferente. Essa política é conhecida atualmente como Política de suporte de ciclo de vida da Oracle1, que defi ne políticas de suporte consistentes, preços e cronologias para a maioria dos produtos da Oracle. Embora a padronização tenha benefícios, a Oracle reluta em negociar quaisquer exceções ou desvios em sua Política padrão de suporte de ciclo de vida. A Política de suporte de ciclo de vida padrão da Oracle tem três fases:

Suporte Premier — o suporte “padrão” da Oracle, que dura normalmente cinco anos a partir da disponibilidade geral (GA - General Availability) a um custo de 22% da sua taxa de licença, geralmente com aumentos anuais a cada renovação.

Suporte estendido — o preço aumenta a uma taxa adicional de 10% no primeiro ano e 20% no segundo e terceiro anos. Correções de erros limitadas, com menos compromisso com atualizações para interoperabilidade e certifi cações de plataformas de terceiros. Duração de três anos a partir do fi nal do suporte Premier. O suporte estendido nem sempre é oferecido.

Suporte de sustentação — somente correções, atualizações e atualizações de correção críticas (CPUs) criadas durante a fase do suporte Premium. O suporte de sustentação exclui especifi camente novas atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados, atualizações de correção críticas e certifi cações de novos produtos. O custo é de 22% da sua taxa de licença original e dura indefi nidamente. Política de suporte para virtualização da Oracle

Embora a Oracle afi rme que fornece suporte para um banco de dados virtualizado com fornecedores terceirizados, a realidade é menos convincente. A Oracle afi rma: “A Oracle fornecerá suporte apenas para problemas que sabemos que ocorrem no SO nativo ou que possam ser comprovados como não sendo resultantes da execução em VMWare.” 2 Isso pode resultar em uma troca de acusações entre os fornecedores e você, deixando o cliente no meio dessa discussão, sem receber ou suporte de que precisa, ou simplesmente evitando migrar seu banco de dados para uma máquina virtual. Na verdade, um resultado direto da política de suporte da Oracle é que um percentual muito pequeno de clientes virtualizou seu Oracle Database em comparação com o percentual de clientes que virtualizaram bancos de dados que não eram Oracle.

Política de suporte de ciclo de vida da Oracle

1 Oracle Corporation, Oracle Lifetime Support Policy, Oracle Technology Products, fevereiro de 2014. 2 Oracle Corporation, Support Position for Oracle Products Running on VMWare Virtualized

(6)

Data de GA Suporte Premier encerrado Suporte estendido encerrado Suporte de sustentação encerrado 8.1.7 Setembro de 2000 Dezembro de 2004 Dezembro de 2006 Indefi nido 9.2 Julho de 2002 Julho de 2007 Julho de 2010 Indefi nido 10.1 Janeiro de 2004 Janeiro de 2009 Janeiro de 2012 Indefi nido 10.2 Julho de 2005 Julho de 2010 Julho de 2013* Indefi nido 11.1 Agosto de 2007 Agosto de 2012 Agosto de 2015 Indefi nido 11.2 Setembro de 2009 Janeiro de 2015 Janeiro de 2018 Indefi nido 12.1 Junho de 2013 Julho de 2018 Julho de 2021 Indefi nido

10g e versões anteriores

Se estiver executando o Oracle Database 10.2 ou uma versão anterior, você já está no Suporte de sustentação e, portanto, praticamente não está recebendo suporte algum. Muitos clientes normalmente chamam esse estágio de “des-suporte”. O que é impressionante é que os clientes da Oracle continuam pagando 22% para receber apenas correções antigas.

Pontos importantes para os clientes da versão 10.2 e anteriores considerarem: • Você está limitado ao Suporte de sustentação e pode estar bastante

satisfeito com o banco de dados. Vinte e dois por cento das taxas de licença originais vão para uma oferta de suporte que não fornece atualizações de correção críticas (CPUs) ou nem tenta corrigir os seus problemas, isso signifi ca uma oferta com praticamente nenhum valor. • Atualizar para a versão 12c é muito complicado e, apesar de oferecer o

benefício questionável de multilocação, a 12c entrega pouco valor para o negócio. Atualizar para a versão 12c a partir da 8, 9 e 10.1 é um processo complexo de duas etapas, que exige um estágio intermediário de atualização para a versão 11g. A Rimini Street recomenda adiar a atualização para a versão 12c até que você realmente precise da funcionalidade.

11g: Versões 11.1 e 11.2

A versão 11g é amplamente considerada como um banco de dados muito sólido, que oferece funcionalidade robusta e que apresenta muito poucos problemas. No entanto, a versão 11.1 não terá mais suporte a partir de agosto de 2015, depois disso nenhuma CPU será disponibilizada. A versão 11.2 entrará no Suporte estendido em janeiro de 2015. Depois disso, você continuará a receber suporte semelhante ao Suporte Premier, mas a um custo maior.

Análise de versões do Oracle Database

*Até julho de 2015, o Suporte estendido para a versão 10.2 estará disponível, mas limitado apenas a correções de Gravidade 1. Atualizações de correção críticas (CPUs) não estarão disponíveis.3

(7)

Pontos importantes para os clientes da versão 11g considerarem:

• Para a versão 11.1, como na 10.2, o Suporte de sustentação praticamente não oferece valor algum, considerando seu alto custo.

• Com a versão 11.2 você pagará taxas anuais mais altas de um suporte que raramente usa. Além disso, de acordo com a Oracle, o Suporte estendido pode ou não incluir certifi cação para alguns novos produtos/versões de terceiros.4

• Embora possa ser mais fácil fazer o upgrade para a versão 12c a partir da 11g em comparação com as versões anteriores, ela ainda é um processo complexo. E antes de percorrer esse caminho, você deve verifi car de maneira independente o retorno sobre o investimento (ROI) que obterá com a atualização. Você pode fornecer ao seu conselho administrativo um caso de negócio sólido de atualização que seja baseado em dados e suposições não provenientes da Oracle? Muitos clientes terão difi culdade em fornecer isso, mas essa é uma análise crucial que precisa ser feita. Adiar uma atualização pode permitir que você se concentre em problemas mais estratégicos. 12c: Versão 12.1

A versão 12c é a “última e melhor versão” da Oracle. O recurso de multilocação é importante para os clientes interessados em migrar para a nuvem.

Pontos importantes para os clientes da versão 12c considerarem: • Verifi que seus tíquetes de suporte do Oracle Database. Com que

frequência você realmente precisa de suporte? Você pode considerar o suporte da Oracle como uma “apólice de seguro”, mas o alto custo dessa apólice realmente vale a pena?

• Se você já está na versão 12c, deverá continuar satisfeito pelos próximo 5 anos ou mais. É improvável que a Oracle lance qualquer nova funcionalidade que seja crítica e que ofereça retorno de investimento para a sua empresa. Opções a considerar para os clientes de todas as versões

do Oracle Database

1. Continuar a pagar 22% ou mais por um suporte raramente usado, e que possivelmente tem menos valor se você estiver no Suporte de sustentação. 2. Mudar para o suporte de manutenção independente - como cliente

da Rimini Street, você terá um Engenheiro de Suporte Primário (PSE) designado para atender a todas as solicitações críticas de suporte em até 30 minutos (o tempo médio real de resposta é de menos de cinco minutos). Nossos PSEs trabalham em conjunto com especialistas técnicos e funcionais do Oracle Database. Esse nível de serviço ultraefi ciente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Com a Rimini Street, você tem a opção de atualizar para a versão 11.2 ou 12.1 do Oracle Database posteriormente, mas fará a atualização somente se e quando for viável para seu negócio, não apenas porque é uma prioridade na agenda do roteiro estratégico da Oracle.

4 Oracle Corporation, Oracle Software Technical Support Policies, 2 de maio de 2014. Modelo de suporte quebrado

“The packaged software maintenance model is broken. Don’t reward software vendors for it by staying on their upgrade treadmill at their arbitrary 18 or 22 percent a year of software ‘license value.’ … ”

(8)

Os clientes que mudam para o suporte de manutenção da Rimini Street para o Oracle Database têm os seguintes benefícios:

Redução de custo. Economize 50% em relação às taxas de suporte anuais da Oracle e continue com a versão atual do seu banco de dados pelo tempo que desejar, cinco, dez, quinze anos ou mais.

Experiência ampla. O programa da Rimini Street para proprietários de licenças do Oracle Database inclui suporte para todos os aspectos e componentes do Oracle Database, incluindo:

n Active Data Guard n Application Express n Mascaramento de dados

n Diagnóstico e confi guração de banco de dados n Database Vault

n Enterprise Manager

n Cache de banco de dados em memória n OLAP

n Particionamento n Ajuste de desempenho n Real Application Clusters (RAC) n Warehouse Builder

Consultoria para banco de dados oferecida por especialistas sem custo adicional. Com o suporte de manutenção independente da Rimini Street, você recebe consultoria de especialistas em Serviços de suporte para tecnologia sobre práticas recomendadas, confi gurações e hardware. Isso ajuda você a assegurar a interoperabilidade, a segurança e o ótimo desempenho do sistema.

Suporte para virtualização de banco de dados. Independentemente de onde esteja o problema, a Rimini Street trabalhará com você para diagnosticar o problema e determinar uma solução. Aqui ninguém acusa ninguém.

Uma abordagem personalizada e holística para a segurança. 61% dos usuários do Oracle Database dizem que estão pelo menos dois ciclos de CPU atrás ou simplesmente não sabem o quanto estão atrás5. Dois ciclos de CPU signifi cam de seis meses a um ano antes que uma correção seja realmente aplicada, e isso depois que a Oracle fi nalmente oferece a correção. As empresas que dependem das Atualizações de correção críticas estão vulneráveis. A Rimini Street pode orientá-lo na aplicação de uma abordagem holística de segurança para manter seu banco de dados seguro, sem correções constantes.

Opção de atualização para a versão 12.1 do Oracle Database posteriormente. Quando muda para o suporte da Rimini para o Oracle Database, você pode atualizar apenas se e quando for viável para sua empresa. Você não tem mais a obrigação de seguir a agenda e os prazos da Oracle.

Principais vantagens da Manutenção

Independente

Por que trocar?

“Why switch to Rimini Street Support? It works. It’s smooth. It’s a huge nonevent. And you get robust support. You take the driver’s seat, and you save money. It’s almost too good to be true.”

— Mark Wikingstad, Diretor de informação da UCI International

5 Joseph McKendrick, Analista de pesquisa, “Closing the Security Gap: 2012 IOUG Enterprise Data

(9)

Integridade e relevância do modelo de suporte do fabricante questionadas

Os grandes fabricantes de software aproveitaram um monopólio virtual dos serviços de suporte a seus produtos e com margens atuais de 90% de lucro para o fabricante nas operações de suporte. Para cada 10 dólares que você paga pelo suporte, o fabricante gasta apenas um dólar. Os clientes estão chegando à conclusão de que o modelo de suporte de manutenção dos fabricantes está na melhor das hipóteses ultrapassado; e na pior, é obsoleto e muito injusto com o proprietário de licença de software enterprise.

E os analistas do setor concordam: você pode estar gastando demais com suporte de manutenção anual para software enterprise e recebendo benefícios limitados em troca. Os custos operacionais e de manutenção contínua consomem a maior parte dos orçamentos de TI, com apenas 13% disponíveis para iniciativas de transformação dos negócios.6

O modelo de manutenção dos fabricantes

de software é caro e desatualizado

6 Gartner, “Gartner IT Key Metrics Data, 2014 IT Enterprise Summary Report”, 31 de janeiro de 2014.

Categorias de despesas de TI*

13% Iniciativas de transformação nos negócios 87% Operações e aprimoramentos contínuos

 Despesas de manutenção de alto custo e baixo valor limitam a inovação

*Gartner, “Gartner IT Key Metrics Data, 2014 IT Enterprise Summary Report” 31 de janeiro de 2015

Um retrato de cliente do Oracle Database: a Valspar Corporation Setor: Manufatura de produtos químicos Receita: USD 4 bilhões

Funcionários: 9.800

Bancos de dados:

Oracle 10gR2 EE/SE + Particionamento, Essbase Plus • Sistemas operacionais:

Solaris 10, Red Hat Linux 6.3 • Servidores de aplicativos: OAS 9i • Aplicativos: EBS 11.5.10, Oracle Transportation Management • Geração de relatórios:

OBIEE, Discoverer, Hyperion • Middleware: BPEL Process

Manager, WebCenter Imaging A Valspar escolheu a Rimini Street para oferecer suporte de manutenção à sua tecnologia e a seus aplicativos Oracle e reduziu seus custos de suporte em 50%. O diagnóstico especializado de áreas com problemas de desempenho, a análise da causa raiz e os planos de ação para restaurar o desempenho do sistema sem custo adicional são benefícios excelentes para a Valspar conforme a utilização do sistema cresce.

“Rimini Street’s value proposition … becomes very strategic, almost invaluable. In terms of value add, it’s not incremental, it’s not additive. It’s a multiplier effect. An order of magnitude.”

(10)

Uma melhor opção: Os proprietários de licenças do Oracle Database percebem valor com a Rimini Street

Centenas de organizações globais estão exercendo seu direito de escolher o fornecedor de manutenção anual que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento. O suporte de manutenção independente da Rimini Street substitui o programa de suporte anual do fabricante. A Rimini Street oferece suporte de manutenção premium para que você possa continuar a executar de forma econômica seu Oracle Database pela próxima década ou mais, sem atualizações necessárias. Os motivos pelos quais os clientes do Oracle Database escolhem o suporte de manutenção independente da Rimini Street são:

Economias de custo substanciais - economia garantida de 50% em relação às taxas anuais de suporte dos fabricantes. • Modelo de serviço atualizado, relevante e premium - suporte

ultrarresponsivo garantido e recursos premium, como suporte para segurança, interoperabilidade e ajuste de desempenho, sem custos adicionais.

Mais fl exibilidade estratégica - a Rimini Street ajuda você a evitar atualizações caras, a estender o ciclo de vida da sua versão de banco de dados estável e atual e a reduzir riscos à medida que você se posiciona para obter a próxima plataforma de tecnologia comprovada.

Muitas organizações usam a manutenção independente como um dos principais aspectos de sua estratégia de aplicativos. Com isso, elas aplicam as economias obtidas com o suporte independente para solucionar problemas reais do negócio relacionados com seus sistemas enquanto avaliam novas tecnologias no seu ritmo, e não de acordo com a agenda lançamentos do fabricante.

Próximas etapas: Você tem várias opções de

fornecedores de suporte de manutenção anuais

“Univera has relied on Rimini Street’s support for Oracle EBS and Oracle Technology since 2012. We appreciate the signifi cant investments Rimini Street has made in order to deliver robust support for these complex Oracle products. By switching to Rimini Street, Univera has received more responsive service and we have redirected the savings to more strategic projects needed by the business.”

(11)

Mude para o suporte independente - economize em taxas de manutenção e custos de atualização e execute seu banco de dados com o suporte de manutenção independente da Rimini Street. • Maximize o valor das versões atuais - estenda a vida útil do seu

banco de dados estabelecido e não faça atualizações que não tragam benefícios para a sua empresa. Mas saiba que é possível atualizar para o Oracle Database 12.1 com o suporte da Rimini Street, se desejar. • Use suas economias com o suporte independente para solucionar

problemas reais da empresa relacionados ao seu sistema, como inovação contínua e requisitos de negócios em constante modifi cação.

(12)

Referências

Documentos relacionados

 Oracle Data Guard Broker Support for Database Rolling Upgrades..  Oracle Scheduler Support for Data Guard Database

Diferentemente dos investimentos em outras áreas da organização, os da área de marketing podem ter retorno em diferentes momentos. É possível que uma

O Conselho de Curso de Graduação em Matemática do IGCE, UNESP, campus de Rio Claro, entende que o total de horas de prática como componente curricular devem estar

A Pró-Reitora de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, no uso da competência que lhe foi delegada através da Portaria UFOP nº 0540, de 05 de agosto de

Oracle Database 11g: Adm Workshop I Oracle Database 11g: Adm Workshop II Oracle Database 11g: Performance Tuning Oracle Database 10g: SQL Tuning..

QUADRO N.º 17 - Instituições referidas como mais vocacionadas para a promoção de formação contínua de professores. SUB-CATEGORIAS SUJEITOS

Quais são as oportunidades e barreiras identificadas na cadeia produtiva com a inserção da construção modular no setor.. Quais são os impactos, problemas e

Ocorre que foi o fornecimento de outra tabela, associado ao interesse em observar o céu, de pelo menos usar a tabela, que fez o participante se interessar em saber interpretar o