VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGENS

Texto

(1)

VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA

E

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM LINGUAGENS

15 a 17 de outubro de 2013 Campina Grande - Paraíba

TEMA: Formação de professores: estudos em linguagens, discurso e tradução

Coordenação: Profª. Drª. Sinara de Oliveira Branco

REALIZAÇÃO:

(2)

APRESENTAÇÃO

O VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (VIII SELIMEL) e o I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagens (I SIEL) teve como tema central “Formação de Professores: estudos em linguagens, discurso e tradução”, em torno do qual estão agregados três eixos temáticos:

1) estudos relacionados à linguagem verbal e não verbal, linguística aplicada e formação de professores de línguas; 2) estudos relacionados à literatura brasileira, estrangeira, popular e ao ensino e formação de professores de literatura; e 3) estudos relacionados ao discurso, tradução e formação de tradutores.

Nesta edição, além do VIII SELIMEL, paralelamente ocorreu o I SIEL, buscando promover o intercâmbio entre universidades nacionais e internacionais com a presença de conferencistas vindos de Portugal e da Itália – a Profa. Dra. Helena Topo Valentim (Universidade Nova de Lisboa) e o Prof. Dr. Roberto Mulinacci (Universidade de Bolonha).

O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor, cadastrado no CNPq, e pelo Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE) da UFCG, com o apoio da Pró-Reitoria de Administração da UFCG, do Centro de Humanidades e da Unidade Acadêmica de Letras, no período de 15 a 17 de outubro de 2013.

O Grupo de Pesquisa promotor e o POSLE envolvem professores e alunos de pós-graduação, bem como alunos de graduação, principalmente os interessados e envolvidos em iniciação científica e outros projetos da UFCG, elegendo entre seus interesses a formação voltada ao ensino de línguas, literatura e tradução. Seguindo esse interesse, em seus seminários anteriores1, o POSLE e seus Grupos de Pesquisas sempre

1 O I SELIMEL foi realizado entre 05 e 08/5/1997, com o tema "Língua Materna e Estrangeira: descrição

e ensino". O II SELIMEL foi realizado entre 08 e 11/11/1999, com o tema "Ensino-Aprendizagem da Leitura e Produção do Texto". O III SELIMEL foi realizado entre 07 e 09/08/2002, com o tema "Língua Materna e Estrangeira e Literatura: perspectivas de ensino". O IV SELIMEL aconteceu entre 16 e 18/03/2005, com o tema "Gêneros (Textuais/Discursivos e Literários) e Ensino". O V SELIMEL

(3)

e, mais recentemente, Discurso e Tradução.

Seguindo o padrão dos sete seminários anteriormente ocorridos e consolidando- se como um espaço para divulgação de resultados de pesquisas, em andamento ou concluídas, o VIII SELIMEL e I SIEL objetivaram promover debates acerca dos temas em destaque: linguagens, discurso e tradução, tendo como meta primordial a formação docente e o ensino.

O diálogo entre linguagens e literatura proposto pelos seminários justifica-se pelo fato de que a educação básica brasileira prevê o trabalho docente com a língua e a literatura em seus aspectos enunciativos, sociais, discursivos, históricos, estruturais e estéticos (cf. PCN do Ensino Fundamental e Médio). Vale ressaltar que este diálogo está intrinsecamente relacionado às licenciaturas formadoras de professores em línguas e suas respectivas literaturas. Os seminários proporcionarm a seus participantes terem acesso aos estudos recentes sobre o ensino e pesquisa de língua, literatura e tradução associado às modalidades presencial e a distância e aos múltiplos letramentos.

2. Objetivos

2.1 Geral: Viabilizar debates acerca do estado da arte da pesquisa em formação docente inicial e continuada de professores de língua, literatura e tradução.

2.2 Específicos:

1. Discutir propostas teórico-metodológicas de ensino que mobilizem concepções de linguagens, literatura, discurso e tradução.

aconteceu entre 05 e 08/06/2007, Com o tema "Saberes na formação de professores de língua e literatura". O VI SELIMEL aconteceu entre 04 e 07 de agosto de 2006, com tema "Ensino Presencial e a Distância de Línguas e de Literatura". O VII SELIMEL aconteceu entre 09 e 12 de agosto de 2011, com tema "Ensino de Língua e Literatura: práticas, estágios e políticas". Todas as edições foram bem sucedidas, com público elevado e realização de minicursos, grupos de trabalhos, fórum de pesquisa, conferências e palestras.

(4)

2. Envolver estudantes de Graduação e Pós-Graduação de Letras, Pedagogia, História, Tradução, além de outros cursos relacionados à língua, literatura, discurso e tradução, com a pesquisa e discussão de seus resultados.

3. Proporcionar aos professores da educação básica da escola pública e aos professores de escolas de idiomas a inclusão em debates acerca de sua prática, visando à reflexão e ao incentivo à pesquisa.

3. Organização e Estrutura

A realização do VIII SELIMEL e do I SIEL conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Estudos da Tradução: Teoria, Prática e Formação do Tradutor, cadastrado no CNPq, e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da UFGC. Para melhor operacionalização do evento, três comissões foram instituídas: uma comissão organizadora, que se responsabilizará pela estruturação e execução dos Seminários; uma comissão técnica, que se responsabilizará pelo apoio e execução de questões técnicas e assessoria em mídias; e uma comissão científica, que analisará os trabalhos a serem apresentados, relacionando-os aos eixos temáticos do evento. As comissões estão compostas pelos seguintes professores:

Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Sinara de Oliveira Branco – Coordenação Geral (UFCG) Profa. Dra. Josilene Pinheiro Mariz (UFCG)

Profa. Dra. Márcia Tavares Silva (UFCG) Profa. Dra. Maria Angélica de Oliveira (UFCG)

Comissão Técnica:

Profa. Ms. Elizabeth Maria da Silva (UFCG) Profa. Ms. Karine Viana Amorim (UFCG) Profa. Ms. Maria Dalva Sarinho (SEEDUC-PB)

Comissão de Revisão Técnica:

(5)

Hortência de Fátima Azevedo Morais (PET-Letras/UFCG)

Comissão Científica:

Profa. Dra. Alfredina Rosa Oliveira (UEPB) Prof. Dr. Álvaro Faleiros (USP)

Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro (UFMG) Profa. Dra. Beth Marcuschi (UFPE) Prof. Dr. Dário pagel (UFS)

Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UEPI) Prof.Dr. Edmilson Luiz Rafael (UFCG)

Profa. Dra. Helena Topo Valentim (Univ. Nova de Lisboa) Profa. Dra. Jaciara Josefa Gomes (UPE)

Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz (UFCG) Prof. Dr. Júlio César Araújo (UFC)

Prof. Dr. Linduarte Rodrigues (UEPB)

Profa. Dra. Magnólia Brasil Nascimento (UFF) Profa. Dra. Márcia Tavares Silva (UFCG) Profa. Dra. Maria Angélica de Oliveira (UFCG)

Profa. Dra. Maria Augusta G. Macedo Reinaldo (UFCG) Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bezerra (UFCG)

Profa. Dra. Maria Ester Vieira Sousa (UFPB) Profa. Dra. Maria Virgínia Leal (UFPE)

Profa. Dra. Mônica Mano Trindade Ferraz (UFPB) Profa. Dra. Naelza de Araújo Wanderley (UFCG) Profa. Dra. Rita Jover Faleiros (UNIFESP) Prof. Dr. Roberto Carlos de Assis (UFPB) Prof. Dr. Roberto Mulinacci (Univ. de Bolonha) Profa. Dra. Simone Dália de Gusmão Aranha (UEPB) Profa Dra. Sinara de Oliveira Branco (UFCG)

Profa. Dra. Sueli Liebig (UEPB)

Profa. Dra. Tânia Maria Augusto Pereira (UEPB) Profa. Dra. Williany Miranda da Silva (UFCG)

(6)

Profa. Dra. Zuleide Duarte (UEPB)

Na página http://selimel2013.webnode.com/ constam as informações necessárias para divulgação, os formulários para inscrições, que serão efetuadas eletronicamente.

Além disso, a página abriga um espaço para o contato do público com as comissões, bem como o e-mail de contato com a Secretaria dos eventos: selimel2013@gmail.com.

Os serviços de secretaria foram executados pela comissão técnica e um auxiliar de secretaria, pertencente ao corpo técnico-administrativo da UFCG, e por alunos, da Graduação e da Pós-Graduação, que foram monitores-voluntários durante o evento.

Esses monitores auxiliarão os trabalhos das comissões e da secretaria, sendo selecionados estudantes de Letras (bolsistas dos Programas de Monitoria, PET, PIBIC, PROBEX, PROLICEN e voluntários) e mestrandos (bolsistas e voluntários).

3.2. Detalhamento

Os seminários estruturaram-se em: conferências, mesas-redondas, palestras, minicursos e eixos temáticos. Nas conferências, mesas redondas e palestras, os professores-pesquisadores convidados discutiram propostas teórico-metodológicas de ensino que mobilizem concepções de linguagens, literatura, discurso e tradução. Nos minicursos, os professores ministrantes abordaram estudos sobre narrativa, tradução, ideologia, cinema, multiletramento, livro didático, ensino infantil em aulas de FLE, dentre outros.

Nos eixos temáticos, foram apresentadas pesquisas relacionadas aos temas do evento, por estudantes de pós-graduação, professores das IES e professores da educação básica. Os Eixos Temáticos foram coordenados por professores da UFCG e de professores de outras IES. Os Grupos de Discussão, relacionados aos eixos temáticos do evento, contemplaram tópicos variados, de modo a possibilitar a discussão relativa ao ensino e formação de professor de línguas e literaturas, associados ao ensino presencial e a distância.

(7)

SUMÁRIO

Apresentação ... 1

Eixo 1: Estudos de formação de professor ... 7

Eixo 2: Estudos de análise linguística e ensino ... 305

Eixo 3: Estudos de escrita e oralidade ... 591

Eixo 4: Estudos de línguas e literaturas estrangeiras ... 784

Eixo 5: Estudos em tecnologia e ensino de línguas ... 1016

Eixo 6: Estudos de tradução ... 1177

Eixo 7: Estudos de literaturas de expressão portuguesa e de outras literaturas africanas ... 1322

Eixo 8: Estudos em discurso e ensino ... 1484

Eixo 9: Estudos de letramento ... 1711

Eixo 10: Estudos de leitura e ensino ... 1874

Eixo 11: Estudos de literatura infanto-juvenil ... 2126

Eixo 12: Línguas estrangeiras e cultura, literatura e psicanálise ... 2222

Eixo 13: Poesia brasileira: ensino e pesquisa ... 2396

Imagem

temas relacionados :