• Nenhum resultado encontrado

TIJOLO SOLO-CIMENTO VERSUS TIJOLO CERAMICO: BENEFICIOS AMBIENTAIS E ECONOMICOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TIJOLO SOLO-CIMENTO VERSUS TIJOLO CERAMICO: BENEFICIOS AMBIENTAIS E ECONOMICOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

17 a 20 DE ABRIL DE 2017

TIJOLO SOLO-CIMENTO VERSUS TIJOLO CERAMICO:

BENEFICIOS AMBIENTAIS E ECONOMICOS EM ALVENARIA

ESTRUTURAL

(2)

TIJOLO SOLO-CIMENTO VERSUS TIJOLO CERAMICO:

BENEFICIOS AMBIENTAIS E ECONOMICOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL

SOLO-CEMENT BRICK VERSUS CERAMIC BRICK:

ENVIRONMENTAL AND ECONOMIC BENEFITS IN STRUCTURAL MASONRY

NOBRE, Giselle Gomes 1 MARQUEZINI, Lamini Braúna2 PRAVATO, Yanka Cardozo de Souza 3 ALMEIDA, Eliezer Pedrosa de4

RESUMO

Com a expansão da Construção civil, tem-se pensado em várias soluções para os desperdícios de materiais gerados pela mesma. O tijolo de solo-cimento é um material que utiliza em sua fabricação água, solo e cimento, podendo ser adicionados vários tipos de materiais à mistura, exemplo: material de demolição, lama de beneficiamento de rochas, entre outros. O mesmo possui um fácil processo de fabricação e utilização, e uma redução no tempo de obra. Para isso, é necessário relacionar as vantagens e desvantagem da utilização e a viabilidade econômica do tijolo de solo-cimento.

Palavras-chave: Tijolo, Solo-cimento, Tijolo Ecológico, Sustentabilidade.

1 Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES - 7ºM - giselle_gomesn@hotmail.com

2 Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES - 7ºM - marquezini31@gmail.com.

3 Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES - 7ºM - yankacardozop@hotmail.com

4 Professor Orientador: Mestre Eliezer Pedrosa de Almeida, Centro Universitário São Camilo-ES, eliezerpa@yahoo.com. Cachoeiro de Itapemirim – ES, Abril de 2017.

(3)

III SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE ENGENHARIA 17 a 20 DE ABRIL DE 2017

ABSTRACT

With the expansion of Civil Construction, we have been thinking of several solutions for the waste of materials generated by it. The soil-cement brick is a material that uses water, soil and cement in its manufacture, and can be added several types of materials to the mixture, for example: demolition material, rock processing mud, among others. It also has an easy manufacturing and use process, and a reduction in construction time.

For this, it is necessary to relate the advantages and disadvantages of the use and the economical viability of the soil-cement brick.

Keywords: Brick, Soil-cement, Ecological Brick, Sustainability

INTRODUÇÃO

A construção civil é um dos mercados que mais contribuem para o crescimento econômico e social do Brasil, e com isso, avançar ao passar dos anos procurando estabelecer o menor impacto ambiental possível e implantar novas tecnologias tem se tornado cada vez mais essencial. As técnicas tradicionais continuam sendo utilizadas em grande escala, e cada vez mais, as inovações têm conquistado o seu lugar.

A sustentabilidade é um conceito fundamentalmente normativo, ela implica a manutenção, para cada geração, de um nível socialmente aceitável de desenvolvimento humano.” (BELLEN, 2005, p.68).

A cada dia que se passa, ouve-se falar mais sobre a sustentabilidade, e como a construção civil é uma grande geradora de impactos ambientais, seja pela mudança da paisagem local, pela geração de resíduos ou pela exploração de recursos naturais, a ideia de reaproveitar os Resíduos da Construção e Demolição (RCDs) para a fabricação do tijolo ecológico surgiu como uma possível alternativa para a preservação ambiental através da racionalização, visto que as empresas são responsáveis por esses materias desde sua geração até o seu destino final ou reciclagem.

(4)

Essa pesquisa objetiva demonstrar a viabilidade do uso do tijolo ecológico em comparação com o tijolo cerâmico, visando a racionalização na construção civil.

MATERIAIS E MÉTODOS

Esta pesquisa é uma revisão bibliografica, com objetivo de analisar e fazer uma verificação sobre a utilização do tijolo ecológico no dia-a-dia da contrução civil em comparação com o tijolo cerâmico, visando seus beneficios aos usuarios e a redução dos impactos ambientais ocasionados pelos descartes inadequados. Os procedimentos de analises foram baseados em livros, artigos e teses.

DESENVOLVIMENTO

O crescimento da demanda de resíduos de materiais de construção e demolição nas obras impulsiona a construção civil a investir em preservação ambiental e manutenção de recursos naturais. Na busca de soluções para evitar o descarte dos resíduos, surgem ideias inovadoras que reaproveitam materiais que seriam descartados pela construção civil, como o tijolo ecológico que nesse caso, utiliza materiais de demolição em sua composição.

O tijolo de solo-cimento possui em sua composição solo, cimento e água em pequena quantidade, somente suficiente para obter ótima umidade na prensagem do tijolo. Os resíduos de demolição são adicionados à mistura proporcionando resistência.

O tijolo cerâmico possui em sua composição argila, material abundante no solo, e água. Porém, demanda de muita energia em sua fabricação, é necessário queima para cura, o que gera uma quantidade muito grande de gases do efeito estufa.

Segundo pesquisas, cerca de 94% dos resíduos das obras podem ser considerados reciclados ou reutilizáveis, desde que sigam a classificação e separação desses resíduos segundo a Resolução nº 307 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

(5)

III SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE ENGENHARIA 17 a 20 DE ABRIL DE 2017

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O layout do tijolo ecológico possibilita a passagem de instalações elétricas e hidráulicas sem que haja “quebradeira” nas paredes, evitando desperdício e mantendo a obra mais limpa. Possui baixo custo de transporte, energia, mão-de-obra e impostos.

Não é necessário queima em seu processo produtivo, reduzindo o consumo de madeira ou óleo combustível e evitando o desmatamento de florestas. O mesmo dispensa reboco, podendo ser utilizado como tijolo aparente por ter uma ótima estética, diminuindo o custo final da obra. Necessita apenas de um material impermeabilizante que deve ser aplicado de tempos em tempos para evitar a absorção da umidade.

O tijolo de solo cimento comparado com o cerâmico, pode proporcionar uma redução no tempo de obra de cerca de 30%. Também propõe uma estrutura mais segura, visto que são estruturais e as colunas são embutidas nos furos dos mesmos, apresentando economia de 100% na utilização de tábuas e formas. Esse tipo de tijolo pode ser assentado de várias formas, sendo uma das maneiras mais práticas é a utilização da cola, permitindo um perfeito alinhamento e economia de 100% de argamassa, mas podendo também ser utilizado a convencional, além de uma mistura feita de cola, água e o próprio solo. Economia de 50% na utilização de ferro e sua durabilidade pode chegar a até 06 vezes mais do que a do tijolo cerâmico.

Possui um excelente isolamento térmico e acústico. Também possui a vantagem de se ter uma obra mais limpa e sem entulhos com utilização de tijolos ecológicos.

Os aparecimentos de trincas nas paredes podem surgir por se utilizar tijolos de tamanhos diferentes, massa de assentamento muito forte, fundação feita inadequadamente, entre outros fatores. Caso isso ocorra, pode ser feita uma massa de solo + água, podendo ser aplicada diretamente na rachadura.

As desvantagens do tijolo ecológico comparado ao cerâmico é que necessita de mão-de-obra qualificada e pode-se construir até 03 pavimentos apenas, visto que é estrutural.

(6)

Tabela 1 - Comparação de Custo Tijolo Solo-cimento x Tijolo Cerâmico

O tijolo ecológico só é mais econômico quando utilizado como alvenaria estrutural.

(7)

III SIMPÓSIO SUL CAPIXABA DE ENGENHARIA 17 a 20 DE ABRIL DE 2017

Figura 1 – A) Tijolos de Solo-cimento; B) Alvenaria com Tijolos de Solo-cimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conscientizar a população para o uso de tijolos ecológicos na construção de casas que podem trazer tanto benefícios econômicos quanto sustentáveis, eliminando a ideia de que a construção sustentável é mais cara que a convencional e incentivar o uso dos tijolos ecológicos. Uma obra com tijolo ecológico é mais econômica que uma obra com tijolo convencional, pois os tijolos ecológicos podem ser usados como estrutural, dispensando o uso de vigas e colunas, porém este tipo de construção é recomendada para estruturas de até 02 pavimentos.

O tijolo ecológico não necessita de queima na sua fabricação, além de que pode ser feito com diversos tipos de materiais que seriam descartados como lama abrasiva, material de refugo de construção civil, bagaço de cana entre outros.

Analisaram-se as vantagens e desvantagens do Tijolo, concluindo que é bastante benéfico financeira (tem redução de custo com material, mão-de-obra e tempo de construção) e ecologicamente (visto que podem ser adicionados materiais que seriam descartados em sua composição e sua matéria-prima é abundante no planeta).

Além de ser um processo de construção simples, pode proporcionar uma maior viabilidade nas construções em grande escala como casas populares para projetos sociais.

A B

(8)

Esta pesquisa contribuirá para a disseminação da ideia de construção sustentável, incentivando a população a construir com qualidade e economia sem agredir o meio ambiente.

REFERÊNCIAS

BELLEN, Hans Michael Van. Indicadores de Sustentabilidade: uma Análise Comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 256p. Disponível em: <

https://books.google.com.br/books?id=EKPPu5y5WyIC&pg=PA23&hl=pt-

BR&source=gbs_toc_r&cad=2#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 30 de março de 2017.

MONTOVANI, André Tonolli. Utilização de Cinzas de Biomassa Florestal na Fabricação de Tijolos Ecológicos. 2012. 20 f. Projeto (Graduação em Ciências Rurais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2012.

PISANI, Maria Augusta Justi. UM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL: O TIJOLO DE SOLO-CIMENTO. Sinergia, São Paulo, v.6, n.1, p.53-59, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.cefetsp.br/>. Acesso em: março de 2017.

Tijolo Solo Cimento. Vídeo produzido por Tita Berredo. Produtora Greenforma, 2011.

Video do youtube, 1:30min.

UNIÃO SOCIAL CAMILIANA. Manual de orientações para trabalhos acadêmicos. 3.

ed. rev. amp. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2012.

Referências

Documentos relacionados

É da natureza do mercado financeiro compatibilizar prazos e volumes de recursos, ou seja, os recursos ofertados pelos poupadores, de modo geral, não são exatamente

O tijolo ecológico ou de solo-cimento é feito de uma mistura de solo e cimento, que depois são prensados; seu processo de fabricação não exige queima em forno à lenha,

krajowymi... 坠落高度:27.5 英寸。不要将产品或铺面材料安装在混凝土、沥青、硬泥地、 草地、地毯或任何其他坚硬的表面。家用游乐场设备在未安装坠落防护装置

Saúde Coletiva I Janaína Rocha de Sousa Almeida 1 bolsista 1 não bolsista Metodologia científica Antônio Ernando Carlos Ferreira Junior 1 não bolsista Histologia

Os direitos fundamentais contêm, além de uma proibição de intervenção, um postulado de proteção (MENDES, 2018, p. Além disso, também possuem caráter preventivo, uma vez que

Foram obtidas as Equações do sistema de Lorenz analiticamente, de forma que todos os parâmetros envolvidos ficassem evidentes e assim novos sistemas de ordem mais alta

O processo de moagem do minério de ferro apresenta, como em tantos outros, variáveis controladas que interferem diretamente no sistema e que podem ser medidas e também

Livro trata do crescimento do movimento ecologista/ ambientalista, um movimento que se Livro trata do crescimento do movimento ecologista/ ambientalista, um