• Nenhum resultado encontrado

Cientistas pesquisam nova vacina múltipla contra todos tipos de coronavírus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cientistas pesquisam nova vacina múltipla contra todos tipos de coronavírus"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cientistas pesquisam nova

‘vacina múltipla’ contra todos tipos de coronavírus

Escritor Bruno Pacífico lança primeiro livro

de ficção, Desertos do real

Conselho Tutelar lança

plano de intervenção para diminuir violência sexual

infantojuvenil

Britânica dá à luz em coma por covid-19 e conhece a filha uma

semana depois

Britânica dá à luz em coma por covid-19 e conhece a filha uma

semana depois

CNPJ 28.321.315/0001-50

Saúde

Manaus

Mundo Política

4

6 2

5

MANAUS-AM, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021 * Ano 3 * Nº 973 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

2

Conselho Tutelar lança plano de intervenção para diminuir violência sexual infantojuvenil

O Conselho Tutelar Cen- tro-Oeste lançou o Plano de Intervenção “Menino não é de Rua – Trilha da Proteção da Criança e do Adolescente”, na manhã desta terça-feira, 11/5. O objetivo é que a criança desenvolva conceitos e atitudes de proteção, au- xiliando a diminuição da vulnerabilidade à violência sexual por meio da infor- mação, do conhecimento do corpo, da busca de aju- da e da comunicação.

A iniciativa promove uma ação integrada para crianças e adolescentes da zona Centro-Oeste da capital, baseada em de- núncias relacionadas às crianças em situação de rua, principalmente nos bairros Alvorada, da Paz e Redenção.

“Criamos esse plano de ação com o objetivo de orientar e prevenir, opor- tunizando alternativas de enfrentamento a violações de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil.

Chamamos toda a rede de

proteção para somar co- nosco neste trabalho”, de- clarou a conselheira tute- lar Lane Barbosa.

Em caso de violação de direitos, os canais de atendimento são os Dis- que Denúncia (0800 092 1407), Disque Direitos Hu-

manos (0800 092 6644), Disque 100 (nacional) ou os números de telefone dos Conselhos Tutelares de cada zona. Os conta- tos podem ser consulta- dos no site https://semasc.

manaus.am.gov.br/conse- lhos-tutelares/

Vereadora Jacqueline pede inclusão de professores de inglês e espanhol

na vacinação Aleam debate incluir ecocardiograma

fetal e ultrassom morfológico no pré-natal

A vereadora Professora Jacqueline (Podemos) so- licitou a inclusão de pro- fessores de cursos livres, idiomas e preparatórios no grupo prioritário dos pro- fissionais da educação para o cronograma de imuniza- ção da Secretária Munici- pal de Saúde (Semsa). Em pronunciamento durante sessão plenária, na manhã desta segunda-feira (10/5), Jacqueline declarou seu posicionamento quanto à volta das aulas presenciais.

“O retorno das aulas pre- senciais só deverá ser feito depois da 2ª dose da va- cina aos profissionais da educação. E cabe à Semed repensar essa data anun- ciada, formular um calen- dário especial com alerta

à possibilidade da tercei- ra onda para que não haja um repique do Covid-19 e a gente perca mais colegas por essa doença”, argu- mentou.

De acordo com Ofício 068/2021, os professores de cursos livres, como cursos de idiomas, preparatórios para concursos e pré-ves- tibular também merecem ser vacinados, pois estão expostos ao novo corona- vírus como os demais pro- fessores em salas de aula.

Para a Professora Jac- queline para que haja nor- malidade na questão pe- dagógica é fundamental que todos os profissionais da educação sejam con- templados com a vacina contra Covid-19.

Além do exame ecocar- diograma fetal, o ultras- som morfológico tam- bém deverá ser realizado durante o pré-natal, após a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 282/2020, de autoria da deputada Mayara Pinheiro (Progres- sistas).

Está em vigor no Ama- zonas a Lei nº 5.113, de autoria da parlamentar, que determina a realiza- ção do ecocardiograma fetal nos exames do pré- natal, e na rotina das ma- ternidades públicas e pri- vadas. Com a alteração na Lei, aprovada por meio do PL, o ultrassom mor- fológico também se torna exame de rotina.

O ecocardiograma fetal

é um exame de extrema importância para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero ma- terno. Com ele, é possível identificar doenças que são desenvolvidas duran- te a gestação permitindo o início do tratamento an- tes mesmo do nascimen- to. Um direito já garantido pela legislação estadual.

A Lei estabelece o perí- odo ideal para realização de cada exame, o ultras- som deverá ser feito entre 18 e 24 semanas de gesta- ção, e o ecocardiograma entre 26 e 30 por um car- diologista pediátrico.

A proposta de alteração da Lei segue para sanção do governador Wilson Lima (PSC).

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

3

União é obrigada a indenizar herdeiros de Vinicius de Moraes por perseguição sofrida na ditadura militar

No dia 25 de julho de 1994, três dos cinco filhos de Vinicius de Moraes, que morreu em 1980, entraram na justiça, reivindicando uma grande indenização.

Na última segunda-feira, 10, o processo finalmente chegou ao fim, depois de duas décadas de tramita- ção.

Segundo divulgado pelo O Globo, as autoras Lucia- na, falecida em 2011, Ge- orgiana e Maria Gurjão de Moraes, todas herdeiras do poeta, processaram União pelos danos morais e ma- teriais causados ao artista pela perseguição durante a Ditadura Militar.

Formalizado na 28ª Vara Federal no Rio de Janei- ro, então, o novo acordo prevê que a União pague uma indenização de R$ 3,4 milhões aos herdeiros de Moraes. Isso porque, de

acordo com a coluna de Ancelmo Gois, o poeta te- ria sido submetido a uma aposentadoria compulsó- ria após o AI-5, decretado em dezembro de 1968.

Nesse sentido, a ação

movida pelas três irmãs ainda requereu a promo- ção de Vinicius ao cargo de ministro de primeira classe, já que ele teria sido aposentado como primei- ro secretário, em 1969.

Como depende do orça- mento da União, contudo,

“o pagamento ainda não tem data definida”, segun- do explicou o advogado Carlos Augusto Guilher- mino Veiga. Ainda mais, ao Globo, o especialista reve- lou que o valor da indeni- zação foi definido através de “cálculos feitos pelas duas partes, chegando a um valor que possa aten- der a ambas”.

PSD mira 2022 se afastando de Bolsonaro

CPI da Covid: Barra Torres confirma reunião para mudar bula da

cloroquina

Anunciada na semana passada, a filiação do pre- feito Eduardo Paes (DEM) ao PSD e a negociação com outros nomes de oposi- ção, como o deputado Ro- drigo Maia (DEM-RJ), in- dicam um afastamento do partido de Gilberto Kassab do projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022. Apesar de repre- sentada na Esplanada dos Ministérios, a legenda pre- ga “independência” ao Pa- lácio do Planalto.

Na prática, o recado é de que o PSD dificilmen- te vai compor uma chapa com Bolsonaro, que ainda não definiu por qual sigla pretende concorrer. Diri- gentes da legenda têm o discurso de que a melhor solução para o País passa por uma terceira via entre Bolsonaro e o ex-presiden- te Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo assim, conversam com o petista, que se en- controu com Kassab em

Brasília nos últimos dias.

Ao mesmo tempo, segue no Ministério das Comuni- cações de Bolsonaro, com Fábio Faria (PSD).

Além de Maia, Paes deve carregar para o PSD ou- tros deputados federais que têm sua base política no Rio, como Pedro Pau- lo (DEM) e Marcelo Calero (Cidadania), hoje secre- tários da prefeitura cario- ca. Vereadores da capital fluminense, incluindo o ex-prefeito e pai de Rodri- go, César Maia (DEM), e o presidente do Legislativo local, Carlo Caiado (DEM), também devem mudar.

O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vi- gilância Sanitária), Anto- nio Barra Torres, afirmou ontem (11) ser contra a in- dicação do uso da hidro- xicloroquina como trata- mento da Covid-19.

“Minha posição [de tra- tamento precoce] não contempla essa medica- ção”, afirmou durante de- poimento na CPI da Covid.

Torres também foi ques- tionado pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), sobre relato do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Man- detta, que contou no co- legiado ter participado de reunião no Palácio do Pla- nalto em que foi sugerida uma proposta de decreto para alterar na bula da clo- roquina para contemplar a indicação contra a Co- vid-19.

O diretor da Anvisa, que também é contra-almiran-

te da Marinha, confirmou que participaram do en- contro Mandetta, o então ministro da Casa Civil, ge- neral Braga Neto, e a mé- dica Nise Yamaguchi.

“Esse documento foi comentado pela douto- ra Nise Yamaguchi, o que provocou uma reação de- selegante minha”, relatou Torres. “Só quem pode modificar a bula é a agên- cia, desde que requisita- do pelo desenvolvedor do medicamento... quando houve uma proposta de pessoa física, eu falei ‘não tem cabimento’”, afirmou.

(4)

ON Saúde

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

4

Cientistas pesquisam nova ‘vacina múltipla’

contra todos tipos de coronavírus

Cientistas da Escola de Medicina da Universida- de de Duke, nos Estados Unidos, podem ter des- coberto uma nova “vaci- na universal” que prote- geria contra as principais formas variantes do co- ronavírus, incluindo os resfriados comuns. O imunizante seria um pri- meiro passo importante na prevenção de novas pandemias ou surtos de doenças virais respirató- rias, segundo uma ver- são preliminar do estudo publicada hoje na revista especializada Nature.

De acordo com a pes-

quisa, a imunização em macacos com vacinas que utilizam nanopartí- culas de RBD (domínio receptor-obrigatório) do Sars-Cov-2, com adju- vantes de alúmen, conse-

guiram gerar anticorpos múltiplos contra a família do betacoronavírus. Esse gênero do coronavírus é o mesmo responsável pelos surtos de Síndrome Respiratória Aguda Gra-

ve (SARS), que surgiu na China, em 2002; de Sín- drome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada na Índia, em 2013; e pela atual pande- mia da covid-19.

Os imunizantes prote- geriam também contra as principais variantes iden- tificadas do novo coro- navírus, como a britânica (B.1.1.7), a brasileira (P.1) e a sul-africana (B.1.351).

O estudo ainda encon- trou resposta imune em macacos para o SARS- Cov-1 (Síndrome Respi- ratória Aguda Grave) e à cepa batCoVs.

Hipertensão atinge um terço dos adultos no Brasil

Homens carecas têm o dobro do risco de sofrerem de Covid severa

No Brasil, estima-se que 33% da população adul- ta seja hipertensa e, con- siderando só quem tem mais de 60 anos, este per- centual gira em torno de 65%. Mas entre 30% e 50%

dos brasileiros desconhe- cem o diagnóstico.

Dos que sabem, uma parte toma remédio irre- gular ou não faz uso de medicação e apenas 20%

dos pacientes hiperten- sos estão devidamente controlados.

Os dados são da Socesp (Sociedade de Cardiolo- gia do Estado de São Pau- lo).

Nas faixas etárias mais

jovens, a pressão arte- rial é mais elevada en- tre homens, mas, após os 60 anos, a doença atinge mais as mulheres.

A hipertensão está as- sociada a 45% das mortes por doenças cardiovascu- lares, cerca de 400 mil por ano no Brasil, de acordo com a entidade.

Segundo o cardiômetro (indicador do número de mortes por doenças car- diovasculares) da Socie- dade Brasileira de Cardio- logia, em 2021, até as 14h do dia 28 de abril, as do- enças cardiovasculares já mataram 130.023 pessoas no país.

Uma nova pesquisa su- gere que homens calvos com Covid-19 passam o dobro do tempo interna- dos em hospitais, compa- rativamente a outros indi- víduos com cabelo.

Também são admitidos nos cuidados intensivos em maior número, revela um artigo publicado no jornal britânico The Sun Online.

Os cientistas dizem que a vulnerabilidade à Co- vid-19 dos homens se re- sume em grande parte aos hormônios sexuais mas- culinos chamados andró- genos.

Por sua vez, os homens

que são geneticamente mais sensíveis aos andró- genos parecem ser igual- mente mais propensos a sofrer de Covid grave.

Estando ainda mais pro- pensos a sofrer de perda de cabelo, nomeadamen- te a serem afetados pela condição denominada de alopecia androgenética, que aflige cerca de meta- de dos homens com mais de 50 anos.

A condição comum tam- bém afeta as mulheres, mas de uma forma dife- rente, causando desgaste no couro cabeludo tipica- mente acima da idade de 65 anos.

(5)

ON Manaus Acontece

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

5

Escritor Bruno Pacífico lança primeiro livro de ficção, Desertos do real

O escritor manauara Bruno Victor Pacífico pu- blicará seu primeiro li- vro de ficção, Desertos do real: 4 peças antidistópi- cas, pela Editora Córrego de São Paulo. O livro ga- nhou o prêmio Feliciano Lana de literatura, através da lei de apoio à cultura Aldir Blanc. O livro apre- senta quatro contos cujas histórias se passam em um Brasil futuro, mas que re- fletem o momento atual do país.

Cada conto apresenta histórias distintas de per- sonagens que enfrentam os perigos em meio às mudanças sociais e a de- cadência institucional. A obra também vem acom- panhada de um manifes- to estético que tem a fi- nalidade de apresentar a

emergência de um novo subgênero: a Antidistopia.

O autor mora em Niterói, desde 2015, e fez mestra- do em Filosofia da Arte pela Universidade Fede- ral Fluminense. Publicou, em fevereiro deste ano, a sua dissertação A Superio- ridade da forma musical diante poesia em Schope- nhauer, em formato de li- vro pela Editora Dialética.

Começou a sua carreira escrevendo poemas e pu- blicou dois deles em pe- riódicos como a Revista Raimunda (de Ouro Preto) e a Árcadia: Revista de Li- teratura e Crítica Literária (da Unicamp). Desertos do real começou a ser escrito em 2017, mesmo ano em que Bruno colaborou com a fundação do grupo de poesia Laboriosa, na cida-

de de Niterói, ao lado da poeta Júlia Vita, do músi- co carioca Arthus Fochi e do pesquisador de Poesia e Filosofia Bruno Jalles (UFF).

A publicação de Desertos do real está em campanha de Financiamento Coleti- vo pelo site de Crowdfun- ding Benfeitoria. O lança- mento virtual será no dia 13 de maio nas suas redes sociais Facebook, na plata- forma de streaming Twitch e no seu canal do YouTube.

Contará com a participa- ção da compositora Tainá Garmendia (também ma- nauara) e do músico Gui- lherme Vaz, além da pre- sença do pesquisador em Filosofia da Arte (Unifesp) Daniel Gilly, que escreveu a orelha do livro.

Link da campanha de

arrecadação: https://ben- feitoria.com/fragmento- ficcao?ref=fragmento%20 fic%C3%A7%C3%A3o

Link da loja para a com- pra de seu livro de pesqui- sa:

https://loja.editoradiale- tica.com/humanidades/a- superioridade-da-forma- musical-diante-da-poesia -em-schopenhauer

Trabalhadores da cultura podem solicitar o auxílio emergencial até

esta quarta-feira (12/5) Policlínica Codajás reabilita pacientes

com fisioterapia pós-Covid

Termina nesta quarta-feira (12/5) o período para solici- tação do auxílio emergencial concedido pelo Governo do Amazonas para os trabalha- dores da cultura e economia criativa. O primeiro passo para ter direito a solicitar o benefício é fazer a inscrição no Cadastro Estadual de Cul- tura, que está disponível em cultura.am.gov.br.

O auxílio, que faz parte do programa Amazonas Cultu- ra de Valor, deve beneficiar 7.500 mil famílias de profis- sionais da cadeia produtiva da cultura e economia cria- tiva, que estão em situação de vulnerabilidade devido à pandemia. O benefício, no valor de R$ 600,00, será con- cedido dividido em três par- celas mensais.

Para ter direito ao auxílio, é preciso ter domicílio no Estado do Amazonas, ter 18 anos de idade ou mais, não

ter emprego formal ativo, não ser titular de benefício previ- denciário ou assistencial, ou beneficiário do seguro-de- semprego ou de programa de transferência de renda esta- dual ou municipal, salvo bol- sa-família; ter renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo ou renda fa- miliar mensal total de até três salários-mínimos, e estar ins- crito no Cadastro Estadual de Cultura.

Quando precisou se afas- tar do trabalho na Policlí- nica Codajás, em fevereiro deste ano, a técnica de en- fermagem Maria Regina da Silva não imaginava o dra- ma pelo qual sua vida pas- saria nos meses seguintes.

Após contrair Covid-19, a profissional de saúde pas- sou nove dias intubada, em um dos leitos de UTI do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência no tratamento da doença.

Durante a intubação, teve cinco acidentes vasculares

cerebrais (AVC) e sequelas que resultaram na perda parcial da visão e compro- metimento dos movimen- tos dos braços e das pernas.

Para dúvidas e informa- ções, pacientes podem en- trar em contato pelos nú- meros (92) 98411-2774 e 3612-4200, ou pelo e-mail dirpam@policlinicacoda- jas.am.gov.br. As ações da Policlínica também podem ser acompanhadas pelo perfil da unidade de saúde no Instagram: @policlini- cacodajasam.

(6)

ON Mundo

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

6

Israel anuncia que vai intensificar seus ataques contra o Hamas

Israel vai “intensificar”

os seus ataques contra o Hamas, alertou hoje o primeiro-ministro israeli- ta, Benjamin Netanyahu, após a morte de duas is- raelitas devido a ‘mísseis’

lançados da Faixa de Gaza, enclave palestiniano sob controle daquele movi- mento islamita.

“Desde ontem (segun- da-feira), o exército reali- zou centenas de ataques contra o Hamas e a Jihad Islâmica em Gaza. (...) E vamos intensificar o po- der dos nossos ataques”, declarou Netanyahu num vídeo divulgado pelos seus serviços, adiantando

que o Hamas “vai receber uma surpresa que não es- perava”.

“Lamentamos a morte de duas israelitas e peço-

vos para respeitarem as instruções de segurança”, disse ainda Netanyahu, dirigindo-se aos israelitas no final de uma reunião

sobre segurança no sul de Israel.

O exército israelita já re- alizou hoje mais ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, enquanto grupos armados palestinianos no enclave disparavam cen- tenas de mísseis contra o sul de Israel.

O Hamas indicou ter lan- çado 137 mísseis em “cin- co minutos” hoje à tarde contra as cidades vizinhas de Ashkelon (onde morre- ram as duas mulheres) e de Ashdod, no sul de Isra- el, em disparos simultâne- os com o objetivo de furar o escudo anti-mísseis is- raelita “Cúpula de Ferro”.

Britânica dá à luz em coma por covid-19 e conhece a filha uma

semana depois População da China cresce

lentamente e atinge 1,41 bilhão de pessoas

Uma britânica, identificada como Marriam Ahmad, en- frentou uma angústia digna de cinema; enquanto estava grá- vida da primeira filha, contraiu o novo coronavírus já nas se- manas finais da gestação, re- sultando em um agravamento em seu estado de saúde. Dessa maneira, a assistente de advo- cacia foi internada às pressas numa UTI, visando a obser- vação constante da deterio- ração. No hospital, ela entrou em estado de coma, ficando completamente desacordada para corresponder a solicita- ções. Consequentemente, sua família foi informada que teria de fazer uma cesária com ur- gência para que o bebê fosse retirado o mais rápido possível

com vida. Dessa maneira, a bri- tânica foi submetida ao parto programado enquanto estava intubada. Ao longo de uma semana, permaneceu desa- cordada e não pôde acompa- nhar o filho, mas apresentou melhora no estado de saúde e recuperou a consciência. Ain- da sem poder visitar, as enfer- meiras levaram fotos e vídeos da criança na incubadora, que nasceu com 1,17 kg. Ambas ficaram na unidade médica por oito semanas e, por lá, foi nomeada como Khadija, sain- do da UTI com quase 4 kg. A história foi revelada pela BBC e contou com um depoimento de Marriam, que explicou não ter presenciado tal momento importante.

Após seguidos adia- mentos, o governo chinês revelou, enfim, os dados de seu último censo. De acordo com o levanta- mento, divulgado ontem (11), noite de segunda-fei- ra no Brasil, a China con- tinental tinha 1,411 bilhão de habitantes em 2020, 72 milhões a mais do que em 2010. É a menor taxa de crescimento populacional no país asiático ao menos desde a década de 1960.

O censo é feito a cada dez anos pelo Departamento Nacional de Estatísticas e, nesta edição, envolveu o trabalho de mais de 7 mi- lhões de funcionários en- tre novembro e dezembro

de 2020. Parte dos dados foi coletada online: mora- dores puderam escanear QR codes e preencher os formulários usando celu- lares.

No último levantamen- to, de 2010, o país tinha 1,339 bilhão de habitantes.

Assim, o crescimento anu- al médio entre 2011 e 2020 foi de 0,53%. Na década anterior (2001-2010), essa taxa havia sido de 0,57%.

A queda da taxa de na- talidade tem várias razões:

diminuição do número de casamentos, o custo da habitação e da educação, a gravidez mais tardia das mulheres que priorizam a carreira, entre outras.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO

CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com

Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514

Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821

Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil

CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50

www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

(7)

ON Esportes

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

7

Juventus será expulsa da Série A italiana se permanecer na Superliga

A Juventus será expul- sa da próxima edição do Campeonato Italiano se decidir permanecer na Su- perliga Europeia, disse o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, na se- gunda-feira (10).

“Se a Juventus não res- peitar as regras, estará fora. No momento de ins- crição para a próxima tem- porada da Serie A, o clube será excluído se não deci- dir se retirar da Superliga”, disse Gravina, de acordo com a agência de notícias italiana Ansa. Uma Super- liga Europeia dissidente e formada por 12 clubes foi anunciada no mês pas- sado, mas veio abaixo 48 horas depois. Real Madrid, Barcelona e Juventus são os únicos clubes ainda en- volvidos no projeto.

Brasileira do levantamento de peso é suspensa por doping e pode perder

Olimpíada Brasil anuncia plano de vacinação

para atletas olímpicos

A Confederação Brasileira de Levantamento de Peso confirmou nesta segunda- feira que a atleta Nathasha Rosa Figueiredo apresentou resultado positivo em teste antidoping e foi suspensa preventivamente pela Fe- deração Internacional de Levantamento de Pesos (IWF, na sigla em inglês).

Agora a brasileira corre ris- co de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terá início no fim de julho.

Natasha apresentou re- sultado adverso no dia 31 de março, em teste realiza- do fora de competição. Seu exame apresentou as subs- tâncias hidroclorotiazida e cloraminofenamida, en- quadradas no grupo S5, de diuréticos e agentes con-

siderados mascarantes da lista de substancias proibi- das pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

Suspensa, a atleta poderá solicitar a análise da amos- tra B, que poderia confirmar ou contrariar o resultado da amostra A. Na sequên- cia, o caso seria avaliado e julgado pela Agência In- ternacional de Testagem (ITA), que atua em parceria com a Wada. “A Confedera- ção Brasileira de Levanta- mento de Pesos (CBLP) já enviou comunicação sobre o resultado para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD)”, informou a enti- dade, em comunicado.

Os esportistas olímpi- cos brasileiros receberão doses da vacina contra a Covid-19 para poder parti- cipar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto deste ano. Na ter- ça-feira, 11, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga revelou o plano de vacina- ção de atletas e credencia- dos da Delegação Brasilei- ra para os jogos de Tóquio.

“Vamos vacinar nossos atletas olímpicos e nossas comissões técnicas, para garantir que esses atle- tas possam desempenhar muito bem as suas capa- cidades nos Jogos Olím- picos de Tóquio e trazer bastante me... medalhas”, afirmou o ministro da Saúde. “Vamos fazer essa iniciativa contando com o apoio de farmacêuticas que doarão doses para o

sistema do nosso Progra- ma Nacional de Imuniza- ção, de tal maneira que não vai desfalcar a inicia- tiva”, explicou Queiroga.

A campanha de imuni- zação dos esportistas do país acontecerá em seis capitais: Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Distrito Federal. Duas fa- bricantes irão disponibili- za.

(8)

Atos Legais ON

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2021

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

8

MODALIDADE: Dispensa Licitatória

DATA DA ASSINATURA: 06 de maio de 2021 PRAZO: 30 (trinta) dias.

PARTES: PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUÁ e a EMPRESA: A. S. DE OLIVEIRA COMÉRCIO DE COM- BUSTÍVEIS LTDA.

VALOR CONTRATADO: R$ 133.275,00 (cento e trinta e três mil duzentos e setenta e cinco reais);

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Projeto Atividade: 04.182.0021.2.004 – Manutenção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil;

Natureza de Despesa: 33.90.30 – Material de Consu- mo; Fonte: 100 – Recursos Próprios.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUÁ, em 06 de maio de 2021.

JOSÉ MARIA RODRIGUES DA ROCHA JUNIOR Prefeito Municipal de Juruá/ Contratante

A PRESIDENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JURUÁ, no uso suas atribuições legais e;

CONSIDERANDO a necessidade de AQUISIÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO: GASOLINA E DIESEL COMUM em caráter emergencial para este Órgão Público;

CONSIDERANDO o princípio da publicidade dos atos públicos;

CONSIDERANDO que o valor dos objetos apresenta preço compatível com os praticados pelo mercado;

CONSIDERANDO o Parecer emitido pela Assessoria Jurídica dessa Prefeitura Municipal;

CONSIDERANDO a permanente supremacia do interesse público;

RESOLVE:

I – Fica Dispensada de Licitação, na forma do art. 24, IV, da Lei n°

8.666/93 AQUISIÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO: GASOLINA E DIESEL COMUM para a Prefeitura Municipal;

II – Os referidos produtos devem estar disponíveis à CONTRATANTE IMEDIATAMENTE após a emissão da Ordem de Fornecimento;

III – O custo total deste serviço é de R$ 133.275,00 (cento e trinta e três mil duzentos e setenta e cinco reais);

IV – O prazo de fornecimento destes produtos é, após o recebimento da Ordem de Fornecimento é de 30 (trinta) dias;

V – Fica Adjudicado a empresa A S DE OLIVEIRA COMÉRCIO DE COM- BUSTÍVEIS LTDA, CNPJ n° 11.777.957/0001-65, contratação de empresa para AQUISIÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO: GASOLINA E DIESEL COMUM para Prefeitura Municipal que alude o item I.

PUBLIQUE-SE.

Juruá, 06 de maio de 2021.

JOSÉ MARIA RODRIGUES DA ROCHA JUNIOR Prefeito Municipal de Juruá

EXTRATO DA CARTA CONTRATO 003/2021 DESPACHO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Juruá

Gabinete do Prefeito

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Juruá

Gabinete do Prefeito

, Objeto: AQUISIÇÃO DE RETROESCAVADEIRA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRE- TARIA MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE JUTAÍ/AM conforme proposta nº 000362/2019, Ministério da Defesa – Plataforma + Brasil/Calha Norte. Tendo o processo licitatório obedecido os trâmi- tes legais e principalmente as regras das Leis nº 10.520 e 8.666/93, HOMOLOGO o Pregão Eletrônico em epígrafe, em favor da empresa DELTA COMERCIO DE MÁQUINAS, APARELHOS E EQUIPAMEN- TOS PARA USO ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR LTDA, CNPJ. 33.371.465/0001-08, no valor total de R$ 249. 990,00, (duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e noventa reais). Toda documentação se encontra autuada no processo e estão à disposição dos interessados na sala de licitações da Pre- feitura Municipal de Jutaí-Am.

Jutaí-Am, em 22 de março de 2021.

PEDRO MACÁRIO BARBOZA Prefeito Municipal

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2021-SRP ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Jutaí

Gabinete do Prefeito

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção, apontaremos nossas análises, em uma perspectiva histórica, sobre a constituição de saberes que envolvem a formação docente, em específico, a formação do

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

Doze pontos foram identificados, em trabalho de campo, para coleta de amos- tras das coberturas superficiais holocênicas dos baixos terraços fluviais e aluviões recentes, localizados

Alguns exemplos de vigas deste tipo são, vigas de madeira reforçadas a aço, vigas constituídas de dois materiais, por exemplo, metálicos, vigas de betão armado e as vigas

Portuguesa/Literatura Profª Sâmara 3º SEMANA - BLOCO II - 29/03 A 02/04/2021 II BLOCO Período SEGUNDA-FEIRA 29/03/2021 TERÇA-FEIRA 30/03/2021 QUARTA-FEIRA 31/03/2021

Fernando Cavalcanti - Tem mais de 8 anos de experiência em Marketing Digital, especialista em Social Marketing e em Comportamento de Compra e Consumo, hoje é Head of Social da

ORGÃO EXECUTIVO

Assim, tendo-se em vista que a publicidade dirigida ao público infantil não é ética, é ilegal e ofende a proteção integral, de que são titulares todas as