• Nenhum resultado encontrado

4º bimestre Sequência didática 3. Título: Acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º bimestre Sequência didática 3. Título: Acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Título: Acentuação das oxítonas, paroxítonas e propa- roxítonas

Duração: 4 aulas

Introdução

Nem todas as palavras são acentuadas na língua portuguesa. Então, como saber quando acen- tuar? E em qual sílaba? O aprendizado das regras de acentuação de palavras é importante tanto para as práticas de leitura como para as práticas de escrita. Para que os alunos sejam capazes de acentuar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas de forma consciente, devem-se retomar os conceitos de sílaba e sílaba tônica, bem como a classificação quanto ao número de sílabas. Para tanto, propõe-se a elabo- ração de uma cartilha de acentuação que a turma possa consultar regularmente.

Objetivo de aprendizagem

Acentuação — Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparo- xítonas.

Recursos e materiais necessários

Revistas e jornais impressos e adequados à faixa etária dos alunos; artigos e notícias interes- santes retiradas desses jornais e revistas; folhas de papel sulfite; canetas e lápis para a produção da cartilha de acentuação.

Desenvolvimento/etapas

Aula 1 – Apresentação do tema

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 9 Organização dos alunos: individual

Esta proposta relaciona-se à acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Apresentar aos alunos a proposta desta sequência didática, que é elaborar uma cartilha com regras de acentuação de palavras da língua portuguesa. Para isso, distribuir folhas de rascunho e lápis.

Para começar, é preciso verificar o que os alunos já sabem sobre o tema. Distribuir um texto e pedir que realizem uma leitura individual e silenciosa. Entregar uma folha com a seguinte tabela:

(2)

PALAVRAS DO TEXTO SEPARAÇÃO SILÁBICA

SÍLABA TÔNICA (a sílaba de pronúncia mais

forte na palavra.)

POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA

Pedir à turma que identifique no texto palavras acentuadas. Depois, solicitar que verifiquem a sílaba tônica, isto é, aquela de pronúncia mais forte na palavra. Eles devem preencher a tabela com as palavras localizadas. Caso a maioria dos alunos tenha dificuldade com a localização das palavras, ori- entar a realização da atividade com as palavras português, ciência e gramática.

Avaliar as respostas dos alunos a fim de identificar se eles compreendem que a sílaba tônica é a pronunciada com mais intensidade em cada palavra e se a posição dessa sílaba pode ser descrita como última, penúltima ou antepenúltima.

Retomar a classificação das palavras em relação à posição da sílaba tônica: oxítonas, paroxíto- nas e proparoxítonas. Propor aos alunos que identifiquem a sílaba tônica das palavras listadas abaixo e desenhem um diagrama, deixando a sílaba mais forte em um degrau mais alto. Eles podem ler em voz alta as palavras para identificar qual é a sílaba mais forte e a posição que ela ocupa, conforme o exemplo dado:

jacaré  ja – ca – café:

lápis:

álbum:

pêssego:

árvore:

Apresentar a resposta das atividades, instruindo a turma a analisar e a reformulá-las, se ne- cessário. Caso algum aluno tenha dificuldade em reconhecer a posição das sílabas, propor uma ativi- dade de fixação em relação à posição. Retomar as principais regras que serviram para a resolução da atividade e perguntar: “O que é a sílaba tônica?”. Espera-se que eles respondam que é a sílaba mais forte da palavra, pronunciada com mais intensidade. Perguntar: “Como sabemos a classificação da palavra ou sua classificação silábica, ou seja, se ela é oxítona, paroxítona ou proparoxítona?”. Espera- se que os alunos retomem a noção da posição da sílaba mais forte.

Ajudar os alunos a relacionar a sílaba tônica com a posição dessa sílaba e essa classificação.

Relembrar que as palavras são oxítonas quando a sílaba tônica é a última (exemplos: Sumaré, jacaré e ré

e é

(3)

café); são paroxítonas quando a sílaba tônica é a penúltima (exemplos: história, lápis e álbum); são proparoxítonas quando a sílaba tônica é a antepenúltima (exemplos: único, pêssego e árvore).

Orientar os alunos a fazer o registro de regras que vão compor futuramente a cartilha indivi- dual de regras de acentuação.

Aula 2 – Leitura individual e compartilhada de texto sem acentuação

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 9

Organização dos alunos: individual e, depois, coletiva

Selecionar uma notícia de jornal impresso adequada para a faixa etária da turma e retirar a acentuação de algumas palavras. O importante é que no texto haja palavras dos três tipos de classifi- cação silábica. Disponibilizá-lo para os alunos com essa alteração. Propor que realizem a leitura indivi- dual e, depois, compartilhada do texto com a exploração de títulos, fonte, autoria, suporte e estudo do significado de palavras desconhecidas. A leitura compartilhada pode ser realizada pelos alunos vo- luntariamente, intercalando-os por trechos. Ao iniciar a leitura compartilhada, os colegas devem acompanhar a leitura circulando as palavras que devem ser acentuadas.

Solicitar que indiquem as palavras que circularam no texto e anotá-las na lousa. Pedir aos alu- nos que justifiquem as respostas, com base no que conhecem sobre acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Espera-se que indiquem:

• Oxítonas – palavras cuja sílaba tônica é a última. São acentuadas quando terminadas em -a(s), -e(s), -o(s) e -em(-ens);

• Paroxítonas – palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. São acentuadas quando termina- das em -l, -n(s), -r, -x, -um(-uns), -i(s), -ps, -us, -ã(s), -ão(s);

• Proparoxítonas – palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Todas são acentuadas.

Anotar as regras indicadas na lousa e pedir aos alunos que as copiem no rascunho da cartilha.

Solicitar que entreguem as palavras listadas acentuadas e com a indicação da classificação silábica para validação.

Aula 3 – Elaboração da cartilha e pesquisa de exemplos

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 9 Organização dos alunos: individual

(4)

A partir das regras de acentuação trabalhadas nas aulas 1 e 2, orientar a turma a elaborar uma cartilha individual sobre elas. Sugerir que comecem com o conceito de sílaba e retomem as informa- ções sobre sílaba tônica e o posicionamento da sílaba mais forte, relacionado com a classificação silá- bica (oxítona, paroxítona e proparoxítona). Após a reescrita das regras na cartilha, utilizando como rascunho as anotações que devem ter sido realizadas durante as duas primeiras aulas, os alunos devem procurar em textos impressos (jornais, revistas, textos instrucionais, manuais) palavras que exemplifi- quem as regras construídas na cartilha.

Promover a revisão entre eles e realizar a revisão final, indicando o que pode ser melhorado nos textos.

Aula 4 – Usando a cartilha

Duração: uma aula de 40 minutos Referência do livro do aluno: Unidade 9 Organização dos alunos: individual e coletiva

Retomar a proposta de selecionar e disponibilizar um texto sem os acentos aplicados para lei- tura individual dos alunos. Entretanto, desta vez, eles devem utilizar a cartilha individual com regras que produziram para sanar as dúvidas de modo eficiente. Os colegas de turma também podem trocar entre si as cartilhas com o objetivo de avaliar se a cartilha do colega consegue de fato cumprir o seu objetivo, indicando se falta alguma informação importante para que ela esteja completa.

Aferição de aprendizagem

Em uma roda de conversa, questionar os alunos sobre os conhecimentos obtidos sobre as re- gras de acentuação e se são capazes de identificar a tonicidade das palavras para assegurar a eficiência dessa acentuação. Perguntar qual dentre as classificações tem a regra mais complexa. Espera-se que indiquem a paroxítona como mais difícil e a proparoxítona como mais fácil porque todas são acentua- das.

(5)

Sugestão de questões para auxiliar na aferição

1. Nas palavras café, sofá, jacaré e balão, a última sílaba é a tônica. Elas são palavras:

a) oxítonas.

b) paroxítonas.

c) proparoxítonas.

d) átonas.

2. As palavras xícara, mágico, vândalo e escândalo são acentuadas na antepenúltima sílaba.

Elas são:

a) dígrafos.

b) oxítonas.

c) paroxítonas.

d) proparoxítonas.

Gabarito das questões

1. a.

2. d.

Referências

Documentos relacionados

Após essa explanação, organize-os em grupos de quatro alunos e distribua para cada grupo uma tabela, previamente preparada, apresentando temperaturas médias para diversas regiões

Percurso: Início na Nova Matriz, Rua Álvaro Castelões, Rua Ernesto Carvalho, Av. 25 de Abri, Rua Júlio de Araújo, Praça 9 de Abril, Rua de Santo António, Rua Adriano Pinto Bastos

Isso vale para a medição da temperatura de qualquer substância (sólido, líquido ou gás) com qualquer tipo de termômetro; é preciso esperar que o sistema entre

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

A segunda razão é que se a AD e a análise argumentativa são convocadas a contribuir aos estudos de literatura ou aos de comunicação, assim como aos das ciências humanas,

registos das competições de clubes da UEFA definidas como Taça dos Campeões Europeus, UEFA Champions League, UEFA Europa League, Taça dos Vencedores das Taças, SuperTaça

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language