• Nenhum resultado encontrado

61ª Feira do Livro de Porto Alegre REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "61ª Feira do Livro de Porto Alegre REGULAMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

61ª Feira do Livro de Porto Alegre

REGULAMENTO

2015

(2)

REGULAMENTO GERAL DA

61ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

CAPÍTULO 1

ORGANIZAÇÃO E PATROCÍNIO

Art. 1º - A 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, doravante denominada Feira, será organizada com a finalidade de congregar livreiros, editores, distribuidores e creditistas, numa campanha de propaganda e difusão do livro, da leitura e da literatura em praça pública.

Art. 2º - A Feira será realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) com a cooperação dos poderes públicos, imprensa e patrocínios diversos e regida por este regulamento.

PARÁGRAFO ÚNICO - Os patrocinadores e apoiadores gozarão do direito, conforme fique estabelecido em contrato, de ter sua imagem e marca vinculadas à Feira, e de ocupar espaço de exposição no recinto do evento, isentos de sorteio.

CAPÍTULO 2

DOS PARTICIPANTES, DO SORTEIO E DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 3º - Participarão da Feira os livreiros, editores, distribuidores e creditistas associados à Câmara Rio-Grandense do Livro, que atendam as condições estatutárias e cuja associação não tenha sido realizada com ressalvas à participação, bem como entidades culturais associadas que estiverem em regular funcionamento e se inscreverem de acordo com as normas deste regulamento, as quais se obrigam a cumprir, além das entidades patrocinadoras e apoiadoras.

Art. 4º - Os critérios de inscrição para a Feira são os seguintes:

I – Para todas as áreas:

a) os associados enquadrados como livreiros deverão estar funcionando com portas abertas, sujeita a confirmação mediante visita ao ponto de venda;

b) os associados editores que pretendam comercializar também livros de outras editoras deverão comprovar, por meio de, no mínimo, uma nota fiscal mensal de compra e uma de venda, do período de um ano (1 nota fiscal por mês durante os 12 meses anteriores à inscrição), que trabalham com livros de terceiros durante todo o ano;

c) apresentar Certidão Negativa de Tributos Diversos do Município.

d) apresentar a ficha de inscrição totalmente preenchida, acompanhada do formulário de Informações ao Balcão de Informações e imprensa.

II – Área Infantil e Juvenil:

a) os associados editores deverão comprovar ter editado livros infantis nos últimos 12 meses.

b) os associados livreiros, distribuidores e creditistas – Comprovar, mediante apresentação de notas fiscais, ao menos uma venda e uma compra de livros infantis em cada um dos últimos 12 meses.

III – Área Internacional:

a) comercializar exclusivamente livros editados em outros países, editados no Brasil em língua estrangeira ou relativos ao ensino de idiomas.

Art. 5º - A ordem de ocupação dos espaços da Feira obedecerá aos seguintes critérios:

I – Área geral e Área Infantil e Juvenil:

a) em primeira chamada, os associados enquadrados como livreiros, conforme alínea b do artigo 4º do Estatuto da Câmara;

b) em segunda chamada, os associados livreiros que tiverem sua primeira participação aprovada e os editores que pretendam participar somente com seus próprios livros;

ou na forma autorizada no item I-b deste artigo.

c) em terceira chamada, os associados creditistas e distribuidores, além dos associados editores que pretendam comercializar também livros de outras editoras, obedecidos os critérios estabelecidos pelo art. 4º.

(3)

II – Área Internacional – escolha de localização em duas etapas:

a) na primeira etapa, os associados da Câmara Rio-Grandense do Livro, por ordem de pagamento da taxa de inscrição.

b) na segunda etapa, outras empresas e entidades voltadas à difusão e comercialização do livro estrangeiro, com participação aprovada pela Comissão Organizadora, por ordem de pagamento de taxa de inscrição.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Intransferibilidade – É vedado ao associado, por qualquer que seja o motivo ou pretexto, transferir total ou parcialmente a terceiros, ou receber, o turno de prioridade ou efetiva participação na Feira, nem sublocar ou ceder qualquer parcela ou área total, sob pena de ser excluído da mesma edição do evento, ou da seguinte, ficando ambos, cedente e cessionário, sujeitos às sanções administrativas previstas no estatuto da Câmara Rio-Grandense do Livro.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Será interpretada como transferência ou terceirização a prática de quaisquer atos ou fatos administrativos ou operacionais da barraca que envolvam outra pessoa física ou jurídica que não a empresa inscrita.

PARÁGRAFO TERCEIRO – Cada associado poderá se inscrever com um único espaço de venda na Feira.

PARÁGRAFO QUARTO – Dois associados editores poderão compartilhar uma mesma barraca, somente com livros dos seus catálogos e desde que ambas as empresas estejam aptas a participar da Feira.

PARÁGRAFO QUINTO – Não será permitida a troca de localização de barracas entre os expositores em nenhuma hipótese.

PARÁGRAFO SEXTO – Conforme definido em Assembleia Geral Ordinária de 2 de outubro de 2012, não será permitida a participação de associados com barracas de 6m.

PARÁGRAFO SÉTIMO - A utilização de barracas que não correspondam ao padrão estabelecido no Anexo 1 do Manual do Expositor depende de apresentação do projeto e da sua aprovação pela Comissão Organizadora.

PARÁGRAFO OITAVO – Os associados que estiverem atuando no mercado em categoria diferente da sua categoria de associação na entidade, mesmo que temporariamente, deverão comunicar o fato à Comissão Organizadora no momento da inscrição, solicitando a confirmação de sua inscrição na categoria de efetiva atuação. Os associados que não obedecerem a este procedimento serão impedidos de participar do sorteio, ficando com os espaços restantes após o final do mesmo.

PARÁGRAFO NONO – Os associados deverão estar em dia com as suas obrigações estatutárias desde o momento da inscrição até o final do evento, especialmente 48 horas antes da data do sorteio de barracas e 48 horas antes do início do prazo de instalação de barracas na Feira.

PARÁGRAFO DÉCIMO – Em caso de desistência de participação, será devolvido 80% do valor já pago pela inscrição quando a desistência ocorrer até 60 dias antes da abertura do evento.

Após esta data, não haverá devolução do valor da inscrição.

Art. 6º - A Feira será administrada por uma Comissão Organizadora, composta por membros indicados pela Diretoria da Câmara, os quais deverão, até cinco dias antes de sua abertura, ter definido seu organograma administrativo. A qualquer momento a Comissão Organizadora poderá solicitar documentos comprobatórios, objetivando garantir com eficácia o cumprimento do regulamento da Feira do Livro.

CAPÍTULO 3

DOS DIREITOS DOS PARTICIPANTES

Art. 7º - São direitos dos participantes:

a) comparecer ou fazer-se representar nas reuniões dos inscritos;

b) apresentar sugestões para o bom êxito da Feira;

c) escolher livremente os livros que desejam expor e vender na Feira, obedecidas as normas deste regulamento;

d) ornamentar e iluminar internamente suas barracas;

e) manter as caixas das barracas e dispositivos de exposição externos, desde que respeitadas obrigatoriamente as dimensões e a localização, seguindo padronização definida pela Comissão Organizadora;

f) realizar publicidade individual pela imprensa ou mídia digital;

(4)

g) distribuir, em suas barracas, publicidade institucional e pertinente aos produtos comercializados.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - PARÁGRAFO PRIMEIRO - Na testeira central da barraca deve constar, em destaque, a razão social ou o nome fantasia do associado, desde que registrado no cadastro da Câmara ou que conste no CNPJ da empresa. A inserção do outros nomes ou de qualquer outro adereço na parte externa da barraca dependerá de autorização expressa da Comissão Organizadora, que deverá ser requerida por escrito no máximo 45 dias antes do evento.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Toda e qualquer publicidade externa na barraca do participante deverá ter autorização prévia e expressa da Comissão Organizadora. É expressamente vedada a veiculação de marcas estranhas à do associado na parte externa da barraca.

PARÁGRAFO TERCEIRO – A Comissão Organizadora recomenda e solicita aos expositores que não permitam a colagem de adesivos na área externa das barracas, nem a colocação de mais de um sinalizador móvel de cada um dos meios de pagamento (cartões de crédito, débito, etc.) que disponibilize aos consumidores, visando evitar que tais marcas acabem tendo mais visibilidade que a do expositor ou da própria Feira.

CAPÍTULO 4

DOS DEVERES DOS PARTICIPANTES

Art. 8º - São deveres dos participantes:

a) pagar a taxa de inscrição estabelecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro;

b) pagar a parte que lhes couber nos rateios das despesas coletivas que forem efetuadas para a Feira;

c) submeter-se ao sorteio de localização das barracas;

d) participar de reunião prévia obrigatória para orientações gerais. O alvará somente será fornecido às empresas que comprovarem participação na reunião.

e) limitar-se, em suas exposições, ao espaço que lhes for reservado e que será sempre o meridiano entre as barracas, preservando-se o espaço de circulação;

f) abster-se de expor livros diretamente no solo, limitando suas exposições e depósito aos recursos de sua barraca;

g) manter limpo o entorno de suas barracas;

h) abster-sede realizar, no recinto da Feira, publicidade falada; que é privativa da Câmara;

bem como de produzir excessivo ruído;

i) fornecer à Comissão Organizadora, quando solicitados, dados relativos a vendas e informações gerais sobre sua participação na Feira;

j) respeitar os horários de abertura e encerramento estabelecidos pela Comissão Organizadora, não sendo permitida, fora dos mesmos, a abertura das abas nem a presença de pessoas nas barracas sob qualquer pretexto;

k) empenhar-se para que reine a mais completa cortesia e harmonia entre os inscritos, contribuindo, assim, para o brilho da Feira do Livro;

l) emitir notas fiscais próprias e oferecer meios de pagamento contratados exclusivamente por sua empresa;

m) participar com barraca condizente com a magnitude do evento, atendidas as normas de segurança e estética;

n) manter sempre na barraca um dos titulares da empresa ou um empregado fixo (com carteira assinada);

o) todos os atendentes da barraca devem ter carteira assinada ou contrato de trabalho temporário;

p) contratar, caso seja de seu interesse, seguros de qualquer espécie, uma vez que a Câmara Rio-Grandense do Livro não se responsabiliza por danos ou prejuízos causados a pessoas ou produtos expostos antes, durante ou após a realização da Feira, incluindo roubo, sabotagem, convulsão civil, deficiências ou interrupções no fornecimento de energia elétrica e água, ou sinistros de quaisquer espécies.

q) obter e apresentar, se necessário, as licenças e registros trabalhistas e tributários inerentes à participação no evento.

r) a empresa participante deverá estar de “portas abertas” e em pleno funcionamento. Em caso de dúvida, a Comissão Organizadora poderá solicitar a comprovação através de notas fiscais de venda ao consumidor.

(5)

CAPÍTULO 5

DAS BARRACAS E DOS DISPOSITIVOS DE EXPOSIÇÃO

Art. 9º - As barracas terão 4 ou 5m, de acordo com a opção do expositor, e seu modelo, assim como os dos dispositivos de exposição externos autorizados estão detalhados no Manual do Expositor), devendo os projetos de todas as barracas novas, independentemente do seu tamaho, ser submetidos à aprovação da Comissão Organizadora. Para facilitar o acesso dos cadeirantes, as caixas de saldo localizadas na parte anterior de todas as barrcas e as três abas das barracas de 5m deverão obrigatoriamente ter, no máximo, 90 cm de altura. Pelo mesmo motivo, recomenda-se que, na medida do possível, sejam rebaixadas a esta altura as abas das barracas de 4m.

Art. 10º - No caso das barracas de 4m, serão permitidas 4 caixas de saldo, sendo 2 localizadas entre a aba da frente e as laterias, e 2 na parte posterior. Essas últimas poderão ser substituidas por expositores aramados, desde que não extrapolem a área e a altura estipuladas e autorizados previamente pela Comissão Organizadora. No entanto, as barracas de 5m poderão ter apenas duas caixas localizadas entre a aba da frente e as laterais.

Art. 11 - As despesas de confecção, montagem, desmontagem, pintura, instalações internas e iluminação das barracas correrão por exclusiva conta dos participantes.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - Na testeira central da barraca deve constar, em destaque, a razão social ou o nome fantasia do associado, desde que registrado no cadastro da Câmara ou que conste no CNPJ da empresa. A inserção de outros nomes ou de qualquer outro adereço na parte externa da barraca dependerá de autorização expressa da Comissão Organizadora, que deverá ser requerida em formulário próprio, cujo modelo integra o Manual do Expositor.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Fica expressamente vedado ao expositor pendurar, apoiar ou amarrar qualquer componente do estande/barraca à estrutura do evento ou ao mobiliário urbano.

PARÁGRAFO TERCEIRO – A pintura das barracas deve estar em condições condizentes com a magnitude do evento.

CAPÍTULO 6 DO RECINTO DA FEIRA

Art. 12 — O recinto da Feira será integrado pela Praça da Alfândega, Av. Sepúlveda e espaços adjacentes, públicos ou privados, cuja utilização seja autorizada, como salas do Memorial do Rio Grande do Sul, do Santander Cultural, do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, além de outros espaços cedidos para sediar eventos inseridos na programação oficial.

Art. 13 – A Comissão Organizadora solicitará o policiamento do recinto da Feira durante o horário em que as barracas estiverem fechadas, sendo, no entanto, a vigilância dos mostruários de responsabilidade exclusiva dos participantes.

CAPÍTULO 7

DO PERÍODO E DO HORÁRIO DA FEIRA

Art. 14 – A Feira se realizará de 30 de outubro a 15 de novembro de 2015.

Art. 15 – Fica estipulado o seguinte horário para o funcionamento da Feira:

Área Geral:

- horário de abertura: todos os dias às 12h30min;

- horário de encerramento: todos os dias às 21h, com possibilidade de prorrogação, a critério da Comissão Organizadora.

Área Infantil e Juvenil:

- horário de abertura: todos os dias às 9h30min;

(6)

- horário de encerramento: todos os dias às 21h, com possibilidade de prorrogação, a critério da Comissão Organizadora.

PARÁGRAFO ÚNICO – A Comissão Organizadora da Feira poderá, baseada em pesquisa entre os participantes, alterar o horário sempre que julgar de interesse para o êxito do evento.

CAPÍTULO 8 DAS VENDAS

Art. 16 – As vendas à vista deverão ser feitas seguindo os preços-sugestão das editoras, segundo as normas promocionais (descontos ou outras) decididas e aprovadas pela categoria, excetuando-se os livros que forem comercializados como saldos, promoções ou ofertas e os usados, os quais poderão ser vendidos a qualquer preço. Para a 61ª Feira, o desconto aprovado é de, no mínimo, 10% do preço-sugestão das editoras.

Art. 17 – A Feira se destina à venda de livros e suas variações eletrônicas, assim como livros acessíveis. Portanto, fica proibida a venda de publicações periódicas (revistas e fascículos), agendas, CDs, vídeos e similares. A comercialização de revistas técnicas, acadêmicas, culturais e similares, assim como das agendas e CD-ROMs com conteúdo de livro e livros gravados (audiolivros) estará sujeita à aprovação prévia, por escrito, da Comissão Organizadora, que deverá ser obtida através de requerimento próprio, conforme modelo de formulário constante do Manual do Expositor.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Na Área Geral a escolha do acervo a ser oferecido é livre.

PARÁGRAFO SEGUNDO - Na Área Infantil e Juvenil será admitida exclusivamente a venda de livros infantis e juvenis, de livros didáticos para o ensino básico e de referência para professores do ensino básico. Caberá à Comissão de Orientação ao Expositor dirimir eventuais dúvidas que surjam sobre esta questão durante a Feira.

PARÁGRAFO TERCEIRO - Na Área Internacional será admitida exclusivamente a venda de livros em língua estrangeira ou publicados no exterior ou, ainda, relativas ao ensino de idiomas.

CAPÍTULO 9

DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Art. 18 – Compete aos representantes da Comissão Organizadora da Feira:

a) coordenar todos os assuntos que digam respeito à Feira;

b) formar as subcomissões necessárias para a execução da Feira;

c) procurar estabelecer parcerias com poderes públicos e empresas privadas para a realização da Feira;

d) procurar apoio de jornais, rádios e emissoras de televisão para a divulgação da Feira;

e) zelar pelo bom funcionamento da Feira, deliberando, executando e assumindo, em nome dos participantes, os compromissos necessários;

f) prestar contas, após a realização da Feira, de seus atos, passando à Diretoria da Câmara o arquivo do evento,

g) zelar para que os horários de abertura e encerramento sejam obedecidos;

h) manter plantões de atendimento aos inscritos, no recinto da Feira, durante o horário de seu funcionamento;

i) zelar pela manutenção da segurança privada e do policiamento no local;

j) zelar pela manutenção do asseio do ambiente;

l) zelar pela manutenção da harmonia entre os participantes;

m) encaminhar, quando necessário, processo administrativo para dirimir dúvidas ou apurar responsabilidades.

PARÁGRAFO ÚNICO – É de competência da Comissão de Disciplina realizar a fiscalização do cumprimento do presente regulamento.

Art. 19 – Todo e qualquer evento a ser realizado no recinto da Feira só poderá ocorrer mediante autorização e supervisão da Comissão Organizadora.

(7)

CAPÍTULO 10 DA TESOURARIA

Art. 20 – O tesoureiro da Feira será o titular em exercício nesse cargo na Câmara Rio- Grandense do Livro, e a ele competirá:

a) administrar o recebimento das taxas de inscrição, de acordo com as normas deste regulamento;

b) manter atualizado o fluxo de caixa da Feira, c) pagar as despesas coletivas da Feira;

d) ratear as despesas coletivas quando a arrecadação específica do evento for insuficiente para a sua cobertura;

e) recolher recursos excedentes à Tesouraria da Câmara, como receita extraordinária:

f) elaborar e apresentar à Diretoria da Câmara a contabilidade de toda a Feira.

PARÁGRAFO ÚNICO – O tesoureiro será assessorado por um escritório contábil contratado pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

CAPITULO 11

DAS DISPOSIÇOES GERAIS

Art. 21 – Serão aceitas, mediante o pagamento da taxa estipulada pela Comissão Organizadora, dentro do prazo correspondente, somente inscrições de empresas rigorosamente em dia com a Tesouraria da Câmara e demais disposições estatutárias.

Art. 22 – A assinatura do registro de inscrição abrange também os seguintes compromissos:

a) obedecer e respeitar as determinações estatutárias, as deste regulamento e as do Manual do Expositor;

b) apresentar, no ato da inscrição a documentação exigida;

c) pagar, no final da Feira, quando for o caso, sua parte no rateio das despesas coletivas.

Art. 23 – Os participantes serão responsáveis pela conduta e pela manutenção da disciplina de seus auxiliares, quando em serviço, no recinto da Feira.

Art. 24 – O Manual do Expositor é parte integrante do presente regulamento.

Art. 25 – O não cumprimento deste regulamento, assim como a quebra de disciplina e da boa harmonia na Feira autorizarão a Comissão Organizadora a suspender o funcionamento da barraca infratora e a instaurar processo administrativo.

PARÁGRAFO ÚNICO – Em caso de instauração de processo administrativo, a Diretoria será competente para julgar, cabendo recurso da parte interessada para a Assembleia Geral no prazo de quinze dias, contados da notificação da decisão proferida.

Art. 26 – Serão proibidas quaisquer manifestações político-ideológicas, étnicas, religiosas ou discriminatórias no recinto da Feira, em todo o período de sua realização.

Art. 27 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, com recurso das partes interessadas à Diretoria da Câmara, no prazo máximo de quinze dias, contados da ciência da decisão respectiva.

Porto Alegre, maio de 2015.

Comissão Organizadora da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Referências

Documentos relacionados

Partindo deste princípio, e com experiência à frente dos proces- sos formativos na área de Informações e Registros em Saúde, o Labo- ratório de Educação Profissional

Em consonância com esta perspectiva, o Observatório História & Saúde e o Observatório dos Técnicos em Saúde, estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos

Aos jesuítas deve-se imputar a iniciativa pioneira de intercâmbio entre esses universos da medicina, já que eles também absorviam o saber dos físicos, cirurgiões e

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

José Geraldo Aguiar deixou sua vida tranquila como fotógrafo para estudar a vida de Virgulino Ferreira da Silva, escreveu o livro “Lampião o invencível, duas vidas, duas mortes –

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento