• Nenhum resultado encontrado

Breves notas sobre a reunião de grupo de estudos UGI (União Geográfica Internacional) "Early Industrial Regions": 8 e 9 de Agosto de 1992 University of Maryland-College Park (U.S.)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Breves notas sobre a reunião de grupo de estudos UGI (União Geográfica Internacional) "Early Industrial Regions": 8 e 9 de Agosto de 1992 University of Maryland-College Park (U.S.)"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos.

Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença.

Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra.

Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.

Breves notas sobre a reunião de grupo de estudos UGI (União Geográfica Internacional) "Early Industrial Regions": 8 e 9 de Agosto de 1992 University of Maryland-College Park (U.S.)

Autor(es): Caetano, Lucília

Publicado por: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra URL

persistente: http://hdl.handle.net/10316.2/40650 Accessed : 30-Oct-2022 01:37:52

digitalis.uc.pt impactum.uc.pt

(2)

Cadernos de Geografia, n. 0 12, 1993 Coimbra, F.L.U.C.

BREVES NOT AS SOBRE A REUNIAO DO GRUPO DE ESTUDOS UGI (UNIAO GEOGRAFICA INTERNACIONAL) "EARLY INDUSTRIAL REGIONS"

8 e 9 de Agosto de 1992

University of Maryland-College Park (U.S.)

A Reuniao anual deste Grupo de Estudo (presidido pelo Prof. Bernard Dezert) foi realizada sob os auspfcios do 27° Congresso Internacional de Geografia (Washington DC, entre 9 e 14 de Agosto) e teve Iugar na semana que antecedeu este evento.

Da organizac;ao a nfvel local, encarregou-se o Prof.

Paul A. Groves. Estiveram presentes 15 participantes, representando 5 paises (Alemanha, Estados U nidos, Frant;:a, Portugal e Reino Unido).

0 Programa incluiu, para estes 2 dias de trabalho a seguinte estrutura:

- 0 primeiro dia foi destinado

a

apresentac;ao das comunicac;oes ( 4):

-Old industrial suburbs of Paris-Bernard Dezert - The restructuring of production in coal-mining districts of peripheral regions -Lucflia Caetano -Recent development in the Ruhr-Karlheinz Hottes -Waterfront of Hull, England-Derek Spooner Seguiu-se a discussao dos actuais estatutos do Grupo de Estudos, das actividades e futuros objectivos.

Foi, ainda, distribufdo a todos os participantes o Vol. 116 (1992) daRevue Beige de Geographie, contendo 26 artigos, reproduzindo o trabalho desenvolvido pelo Grupo entre 199011991, com o titulo Les nouveaux dynamismes dans les regions anciennement industrialisees.

- No segundo dia realizou-se uma visita de estudo a Baltimore (Maryland). A primeira parte foi orientada pelo Director do Museu da Industria (Dennis Zimbala) e incluiu, uma visita ao Museu (situado na zona portuaria, tim exemplo de reestruturac;ao), aos velhos bairros operarios doNE de Baltimore (Hampden- Woodbury), Cantone

a

cidade nova de Columbia. A segunda parte, liderada por Yves Boquet (Prof. Escola Internacional Francesa), continuou a visita A zona portuana remodelada; o Inner Harbor - uma zona ocupada por antigas industrias e arrnazens, transformada em zona de lazer.

Lucllia Caetano*

Integrado no 27° Congresso o Grupo organizou uma sessao a 12 de Agosto sob o tema: Crescimento interno e dindmica de desenvolvimento industrial ao n(vel regional e transfronteirit;o. Ap6s a apresentat;:ao por Armando Mantanari (Conselho de Investigac;ao Nacional Italiana) do "Regional and Urban Research in Europe" (RURE), procedeu-se

a

exposic;ao das comunicac;oes (4).

-Regional planning in Wallonia, Belgium-Christian Vandermotten

-Land-use changes in old industrial Waterfronts-Yves Boquet

-Problems of industrialization in Portugal -Lucllia Caetano

-Centrality and peripherism in Paris-Bernard Dezert Os trabalhos encerraram com uma mesa redonda moderada por Bernard Dezert, Olga Gritsai' e Christian Vandermotten sob o temaRegionalDevelopment, Cyclical Development ?

Por decisao da Assembleia da UGI reunida durante o 27° Congresso Intemacional de Geografia o presente Grupo de Estudos cessou. No entanto, deu-lhe continuidade o Grupo de Estudos Recent Industrial Transformation, Urban Adaptation and Regional !Environment, ao mesmo tempo que tomou uma nova orientac;ao e se propoe aberto a ge6grafos de variadas sensibilidades.

Novos sistemas tecnicos e econ6micos, desenvolvi- mento de zonas metropolitanas, os novos espac;os de inovac;ao e capacidades de integrac;ao das Regioes anti gas e novamente industrializadas sao os temas que orientarao os trabalhos futuros deste Grupo.

FONTES:

- 27th International Geographical Congress, Proceedings, Washington 1992.

-Aetas da Reuniiio do Grupo de Estudos "Early Industrial Regions"

*

Instituto de Estudos Geograficos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra

Referências

Documentos relacionados

Com o uso do biodigestor os gases promotores do efeito estufa, como o metano e o carbônico, não são mais liberados naturalmente para a atmosfera, ao contrário, ele é conduzido

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Se pensarmos nesse compromisso de engajamento como fator primordial para o exercício de ativismo pelas narrativas artísticas, a proposta de divisão dos conceitos

Justificativa: Como resultado da realização da pesquisa de Mestrado da aluna foram encontradas inconsistências na informação sobre o uso de Fitoterápicos pelos

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,