• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM-PPGENF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM-PPGENF"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM-PPGENF

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Teresina 2021

(4)
(5)

3 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Este material foi elaborado por professores e uma aluna bolsista do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí para auxiliar os discentes e docentes na formatação das Dissertações e Teses.

Elaboração da ficha no site da BCCB

Ana Maria Ribeiro dos Santos Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Márcia Teles de Oliveira Gouveia Márcia Daiane Ferreira da Silva

Teresina 2021

(6)
(7)

5

APRESENTAÇÃO

As orientações para elaboração de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Gra- duação em Enfermagem foram construídas com base em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ela- boração tabular.

(8)
(9)

7

SUMÁRIO

1 VISÃO GERAL... 09

2 REGRAS GERAIS ... 10

2.1 Formato ... 10

2.2 Espaçamento ... 10

2.3 Indicativos de seção ... 10

2.4 Títulos sem indicativo numérico ... 11

2.5 Elementos sem título e sem indicativo numérico ... 11

2.6 Paginação ... 11

2.7 Citações ... 11

2.8 Siglas ... 11

2.9 Equações e fórmulas ... 11

2.10 Ilustrações ... 12

2.11 Tabelas ... 12

3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Parte Externa ... 13

3.1 Capa ... 13

4 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Parte Interna ... 14

4.1 Folha de rosto ... 14

4.1.1 Anverso ... 14

4.1.2 Verso ... 14

4.2 Folha de aprovação ... 15

5 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Opcionais I ... 16

5.1 Dedicatória ... 16

5.2 Agradecimentos ... 16

5.3 Epígrafe ... 16

6 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Obrigatórios I ... 17

6.1 Resumo ... 17

6.2 Abstract ... 17

6.3 Resumen ... 18

7 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Opcionais II ... 19

7.1 Lista de ilustrações ... 19

7.2 Lista de tabelas ... 19

(10)

7.3 Lista de abreviaturas e siglas ... 19

7.4 Lista de símbolos ... 20

8 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Obrigatórios II ... 21

8.1 Sumário ... 21

EXEMPLOS - Elementos Pré-textuais ... 23

9 ELEMENTOS TEXTUAIS ... 41

9.1 Visão Geral ... 41

9.2 Introdução ... 41

9.3 Desenvolvimento ... 41

9.4 Conclusão ... 41

9.5 Recomendações para elaboração ... 41

9.5.1 Nas Dissertações de Mestrado ... 44

9.5.2 Nas Teses de Doutorado ... 45

EXEMPLOS - Elementos Textuais ... 47

10 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ... 51

10.1 Referências ... 51

10.2 Glossário ... 52

10.3 Apêndice ... 52

10.4 Anexos ... 53

10.5 Índice ... 53

REFERÊNCIAS ... 55

(11)

9 1 VISÃO GERAL

Estrutura das Dissertações e Teses.

Parte externa Capa (obrigatório)

Parte interna Elementos pré-textuais Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Errata (opcional)

Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional)

Lista de tabelas (opcional)

Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

Apresentação (opcional para alunos de mestrado e doutorado)

Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

Elementos pós-textuais Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice

Anexo

Índice (opcional)

(12)

2 REGRAS GERAIS

2. 1 Formato

O texto deve ser digitado usando as fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12 inclusive capa, excetuando-se: citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10. No caso de citações de mais de três linhas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda. A cor preta deve ser usada em todo texto, podendo utilizar outras cores somente nas ilustrações. Para impressão, utilizar papel branco, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). Os ele- mentos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação na publicação que devem vir no verso da folha de rosto. É recomendado que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas. As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

2.2 Espaçamento

Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados em espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espaço simples em branco. Os títulos das seções devem come- çar na margem superior da folha separados do texto que os sucede por espaço de 1,5 cm e, da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede, ou que os sucede, por espaço de 1,5 cm. Na folha de rosto e na folha de aprovação, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituição e a área de concentração devem ser alinhados a partir do meio da parte impressa da página para a margem direita.

2.3 Indicativos de seção

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias de- vem começar em página ímpar (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre

(13)

11 2.4 Títulos sem indicativo numérico

Os títulos, sem indicativo numérico: errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apên- dice(s), anexo(s) e índice(s) devem ser centralizados.

2.5 Elementos sem título e sem indicativo numérico

Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, dedicatória e epígrafe(s).

2.6 Paginação

As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Para trabalhos digitados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no an- verso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. No caso do trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida sequência de numeração única das folhas ou páginas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas ou páginas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

2.7 Citações

Apresentadas conforme a ABNT NBR 10520/2002.

2.8 Siglas

A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre pa- rênteses, precedida do nome completo. EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2.9 Equações e fórmulas

Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto,

(14)

é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros). Conforme formatação ABNT NBR 14724: 17.04.2011.

Exemplo:

2.10 Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. A indicação da fonte consultada deve aparecer na parte inferior, elemento obriga- tório mesmo que seja produção do próprio autor. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do texto a que se refere (ABNT, 2011, p. 11).

2.11 Tabelas

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme Normas de Apresentação Tabular do IBGE https://biblioteca.

ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf.

Exemplo:

(15)

13 3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Parte Externa 33. 1 Capa (obrigatório)

Nome da instituição

No topo da capa deverá constar o nome da Instituição seguido do nome do Depar- tamento e, por último, do Programa de Pós-Graduação, centralizado, em maiúsculas e negrito.

Nome do autor

Nome completo do autor, centralizado, em maiúsculas.

Título e subtítulo

O título e subtítulo (se houver), precedido de dois pontos centralizado, em maiús- culas e negrito no centro da página. O título deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação. No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.

Local (cidade) deve ser centralizado, letras iniciais maiúsculas, localizado no final da pá- gina, ficando o ano da defesa situado abaixo.

(16)

4 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Parte Interna 4.1 Folha de rosto (obrigatório)

4.1.1 Anverso

• Nome do autor

No topo da folha de rosto, centralizado, em maiúsculas.

• Título e subtítulo

O título e subtítulo (se houver) devem ser precedidos de dois pontos centralizado, em maiúsculas e negrito, no centro da página. O título deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação.

• Natureza

Tipo do trabalho (tese ou dissertação) e objetivo (grau pretendido); nome da insti- tuição a qual é apresentado; área de concentração; linha de pesquisa. Digitado a partir da meta- de da folha para a margem direita, em espaço simples.

• Nome do orientador e, se houver, do coorientador

Digitados a partir da metade da folha para a margem direita, em espaço simples

• Local (cidade) e ano de da defesa Centralizado e letras iniciais maiúscula.

4.1.2 Verso

No verso da folha de rosto deve constar a ficha catalográfica, elaborada pela biblioteca.

(17)

15 4.2 Folha de aprovação (obrigatório)

• Nome do autor

No topo da folha, centralizado, em maiúsculas.

• Título e subtítulo

O título e subtítulo (se houver) devem ser precedidos de dois pontos centralizado, em maiúsculas e negrito. O título deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo e possibili- tando a indexação e recuperação da informação.

• Natureza

Tipo do trabalho (tese ou dissertação) e objetivo (grau pretendido); nome da insti- tuição a qual é apresentado; área de concentração; linha de pesquisa. Digitado a partir da meta- de da folha para a margem direita, em espaço simples

• Data do Exame de Qualificação, defesa da Dissertação ou Tese

• Nome, titulação e instituição de origem dos membros da banca examinadora

(18)

5 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Opcionais I

5.1 Dedicatória

A dedicatória é um texto, no qual o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a alguém. O indicativo Dedicatória não deve aparecer.

5.2 Agradecimentos

Agradecimentos são manifestações de reconhecimento a pessoas ou instituições que colaboraram para a execução do trabalho. O indicativo Agradecimentos deve aparecer cen- tralizado na folha

5.3 Epígrafe

Epígrafe é a citação de um pensamento, texto ou frase, seguida pela respectiva in- dicação de autoria. O indicativo Epígrafe não deve aparecer.

(19)

17 6 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Obrigatórios I 6.1 Resumo

a) O resumo é precedido pelo indicativo RESUMO, centralizado na folha.

b) Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Tese/Dissertação, de acordo com a ABNT 6023/2018, como elemento identificador.

c) O resumo deve ser redigido de acordo com a ABNT 6028/2021 estruturado, em parágrafo único, com espaço simples, contendo de 150 a 500 palavras.

d) O resumo deve ser estruturado, ressaltando objetivo, método especificando de- senho do estudo, local e período de realização, população, amostra, instrumen- tos para coleta de dados, e estatísticas utilizadas para análise dos dados, autori- zação ética, principais resultados e conclusões.

e) Ao final do resumo, separadas por uma linha em branco, devem ser indicadas as palavras-chave, antecedidas pela expressão Palavras-chave seguida de: (dois pontos), separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos e escolhidas nos Descritores em Ciências da Saú- de – DeCS (http://decs.bvs.br/).

6.2 Abstract

a) O abstract deve ser precedido pelo indicativo ABSTRACT, centralizado na fo- lha e redigido na língua inglesa.

b) Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Tese/Dissertação, de acordo com a ABNT 6023/2018, como elemento identificador.

c) O abstract deve ser redigido de acordo com a ABNT 6028/2021, estruturado, em parágrafo único, com espaço simples, contendo de 150 a 500 palavras.

d) O abstract deve ser estruturado, ressaltando objetivo, método especificando o desenho do estudo, local e período de realização, população, amostra, instru- mentos para coleta de dados, autorização ética e estatísticas utilizadas para aná- lise dos dados, principais resultados e conclusões.

e) Ao final do abstract, separadas por uma linha em branco, devem ser indicadas as palavras-chave, antecedidas pela expressão Keywords seguida de: (dois pon- tos) separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos pró- prios e nomes científicos e escolhidas nos Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br/).

(20)

6.3 Resumen

a) O resumen deve ser precedido pelo indicativo RESUMEN, centralizado na fo- lha e redigido na língua inglesa.

b) Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Tese/Dissertação, de acordo com a ABNT 6023/2018, como elemento identificador.

c) O resumen deve ser redigido de acordo com a ABNT 6028/2021, estruturado, em parágrafo único, com espaço simples, contendo de 150 a 500 palavras.

d) O resumen deve ser estruturado, ressaltando objetivo, método especificando o desenho do estudo, local e período de realização, população, amostra, instru- mentos para coleta de dados, autorização ética e estatísticas utilizadas para aná- lise dos dados, principais resultados e conclusões.

e) Ao final do resumen, separadas por uma linha em branco, devem ser indicadas as palavras-chave, antecedidas pela expressão Palabras Clave seguida de: (dois pontos), separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos e escolhidas nos Descritores em Ciências da Saú- de – DeCS (http://decs.bvs.br/).

(21)

19 7 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Opcionais II 7.1 Lista de ilustrações

Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras).

Exemplo:

Quadro 1 – Valores aceitáveis de erro técnico de medição relativo para antropometristas iniciantes e experientes no Estado de São Paulo.

7.2 Lista de tabelas

Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

Exemplo:

Tabela 1 – Perfil socioeconômico da população entrevistada, no período de julho de 2009 a abril de 2010.

7.3 Lista de abreviaturas e siglas

Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Exemplo:

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

(22)

7.4 Lista de símbolos

Consiste em símbolos gráficos para fins de informação ao público. Deve ser elabo- rada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

Exemplo:

[R-br] - Distância euclidiana O(n) - Ordem de um algoritmo

(23)

21 8 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Obrigatórios II

8.1 Sumário

O sumário é a apresentação sequencial das partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem na Dissertação/Tese. Deve ser elaborado conforme a NBR 6027/2012.

O indicativo SUMÁRIO é centralizado na folha.

(24)
(25)

23

EXEMPLOS

- ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS -

(26)
(27)

25

– 3cm – – 2cm –

– 2cm –

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

MARIA DA SILVA NEVES

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: ASPECTOS HISTÓRICOS

Teresina 2019

(28)

MARIA DA SILVA NEVES

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: ASPECTOS HISTÓRICOS

Dissertação ou Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí para obtenção do título de Mestre ou Doutor em Enfermagem.

Área de Concentração:

Linha de Pesquisa:

Orientador:

Coorientador (se houver):

Teresina

(29)

27 A474i Alves, Ricardo de Carvalho Moura

O impacto emocional de um diagnóstico de Parkinson / Ricardo de Carvalho Moura Alves. − 2009.

197 f. : il.

Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade do Vale do Gurguéia, Teresina, 2009.

Orientação: Profª. Dra. Maria Luiza de Castro Lustosa.

1. Doença de Parkinson. 2. Medicina preventiva. 2. Saúde pública. I. Título.

CDD: 614.44 Ficha elaborada por: Vanessa Andrade de Carvalho CRB 3/1018

Ficha catalográfica

(Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco –UFPI)

(30)

MARIA DA SILVA NEVES

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: ASPECTOS HISTÓRICOS

Tese apresentada ao Programa de Pós-Gradua- ção em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí para obtenção do título de Doutor em Enfermagem.

Aprovado em: / / .

Banca Examinadora:

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

(31)

29 MARIA DA SILVA NEVES

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDA- DE FEDERAL DO PIAUÍ: ASPECTOS HISTÓRICOS

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Uni- versidade Federal do Piauí para obtenção do título de Mestre em Enfermagem.

Aprovado em: / / .

Banca Examinadora:

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

Prof. Dr. _______________________________________

Instituição:_____________________________________

(32)

Este trabalho é dedicado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade

(33)

31

AGRADECIMENTOS

Inserir os agradecimentos aos colaboradores à execução da pesquisa.

(34)

É a citação de um pensamento, texto ou frase, seguida pela respectiva indicação de autoria, relacionada à matéria tratada no corpo do trabalho.

(35)

33

RESUMO

Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Tese/Dissertação, de acordo com as normas da ABNT 6023/2021, como elemento identificador.

NEVES, Maria da Silva. O programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Piauí: aspectos históricos. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universi- dade Federal do Piauí, Teresina-PI, 2019.

Introdução: Objetivo: Método: Resultados: Conclusão:

Palavras-chave: Palavra-chave 1; Palavra-chave 2; Palavra-chave 3.

(36)

ABSTRACT

Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Dissertação/Tese, de acordo com as normas da ABNT 6023/2021, como elemento identificador.

Introduction: Objective: Methods: Results: Conclusion:

Keywords: Keyword 1; Keyword 2; Keyword 3.

(37)

35

RESUMEN

Antecedendo o texto do resumo colocar a referência da Dissertação/Tese, de acordo com as normas da ABNT 6023/2021, como elemento identificador.

Introducción: Objetivo: Método: Resultados: Conclusión:

Palabras Clave: Palavra clave 1; Palavra clave 2; Palavra clave 3.

(38)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Quadro 1 – Índice de qualidade de vida e satisfação dos participantes do estudo...

30

(39)

37

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Perfil sociodemográfico dos participantes de estudo ... 31

(40)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

(41)

39

LISTA DE SÍMBOLOS

- Estrela de Davi em círculo

(42)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 9

1 INTRODUÇÃO ... 13

1.1 Objetivos ... 26

1.1.1 Objetivo geral ... 26

2 REFERENCIAL TEMÁTICO ... 29

2.1.1 ... 29

2.1.1.1.1 ... 31

2.1.1.2.1 ... 31

3 REFERENCIAL TEÓRICO ... 33

4 MÉTODO ... 35

5 CONCLUSÃO ... 37

REFERÊNCIAS... 40

APENDICE A ... 41

ANEXO A ... 42

(43)

41 9 ELEMENTOS TEXTUAIS

9.1 Visão Geral

Área do trabalho em que a matéria é apresentada comumente em três partes funda- mentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Tal denominação (introdução, desenvolvi- mento e conclusão) é geral. Entretanto, não há limite máximo ou mínimo de divisões e subdivi- sões do corpo da Dissertação/Tese, podendo cada autor definir a quantidade de seções de acordo com propósito do estudo.

9.2 Introdução

Parte inicial do texto, que contém a delimitação do assunto tratado, questão e/ou hi- pótese, objetivos e justificativa do estudo, assim como outros elementos que sejam necessários para apresentar o tema do trabalho.

9.3 Desenvolvimento

É a parte principal e mais extensa do trabalho, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Deve apresentar fundamentação teórica e/ou referencial temático, método, resultados e discussão. As seções e subseções podem variar em função da abordagem do tema e método.

9.4 Conclusão

A conclusão deve responder às questões da pesquisa, em relação aos objetivos e às hipóteses. Deve ser breve, com base nos dados comprovados, apresentar as limitações do estu- do, recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

9.5 Recomendações para elaboração

Os elementos textuais podem dividir-se em seções e subseções conforme recomen- da a NBR 6024 - Informação e documentação Numeração progressiva das seções de um do-

(44)

cumento escrito – Apresentação (ABNT, 2003), de modo a expor numa sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e permitir sua localização, de modo que:

• São empregados algarismos arábicos na numeração.

• O indicativo de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.

• Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinaria.

• O indicativo das seções primárias deve ser grafado em números inteiros a partir de 1.

• O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na sequência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais seções.

Seção Seção Seção Seção Seção

Primária Secundária Terciária Quaternária Quinária

1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1

2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.1.1

3 3.1 3.1.1 3.1.1.1 3.1.1.1.1

NOTA: Na leitura oral não se pronunciam os pontos. Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título.

Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negri- to, itálico ou grifo. O título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração separado por um espaço. O texto deve iniciar-se em outra linha.

Exemplo:

1.3 Objetivos 1.3.1 Objetivo Geral Descrição...

1.3.2 Objetivos específicos Descrição

Quanto à estrutura, os elementos textuais seguem as recomendações da norma NBR 14724 - Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação (ABNT, 2011), a qual específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (Dissertações

(45)

43 conforme mencionado anteriormente nestas orientações no Quadro 1 referente a Estrutura das Dissertações e Teses, ilustrado na figura 1.

Figura 1 - Elementos do trabalho acadêmico.

Fonte: Universidade Federal do Paraná (1996).

Em relação a formatação do texto, deverá seguir as orientações determinadas nestas orientações, no item Regras Gerais (página 10) acerca de formato, espaçamento, indicativos de seção, títulos sem indicativo numérico, elementos sem título e sem indicativo numérico, paginação, citações, siglas, equações/fórmulas, ilustrações e tabelas, que estão sintetizadas no Quadro 2.

Quadro 2 – Formatação do texto.

Item Descrição

Formato do papel A4 (21 cm × 29,7 cm).

Cor Branco

Gramatura 75

Impressão Frente e verso (opcional)

Margens Anverso: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

Verso: direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Cabeçalho 0,7

Rodapé 0,7

(46)

Paginação As páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. A nume- ração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior

Alinhamento vertical Superior Alinhamento do texto Justificado Alinhamento referên-

cias À esquerda

Fonte Times New Roman ou Arial na cor preta.

Tamanho da fonte Tamanho 12 para o texto, incluindo os títulos das seções e subseções e refe- rências. Para as citações com mais de três linhas, as legendas das ilustrações e tabelas, usar fonte 10.

Espaçamento entre li- nhas

Texto: espaço 1,5 entre linhas.

Exceção: citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, le- gendas das ilustrações e das tabelas, natureza do trabalho que deverão ser digitadas em espaço simples.

Espaçamento entre pa-

rágrafos Anterior 0,0; Posterior 0,0

Indicativo de seção

O indicativo numérico de uma seção, em algarismo arábico, precede seu título, alinhado à esquerda. Deixar um espaço 1,5 entre o título da seção e o texto a seguir e entre o texto e o título da subseção. Os títulos, sem indicativo numérico devem ser centralizados.

Citações Apresentadas conforme a ABNT NBR 10520/2002.

Siglas Quando mencionada pela primeira vez no texto, a sigla deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.

Equações e fórmulas Devem ser destacadas no texto para facilitar a leitura. Pode-se usar uma en- trelinha maior do que a usada no texto.

Ilustrações

Sua identificação, independentemente do tipo, aparece na parte superior, pre- cedida da palavra designativa. A fonte consultada deve aparecer na parte inferior, elemento obrigatório mesmo que seja produção do próprio autor.

Cores são permitidas.

Tabela Padronizadas conforme IBGE.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf Fonte: Universidade Federal do Piauí (2019).

Opcionalmente, as Dissertações e Teses poderão apresentar resultados e discussão no formato de manuscrito/artigo de autoria do aluno, em coautoria com o orientador. Destaca-se que a apresentação neste formato deverá possibilitar visão do conjunto da Dissertação e ou Tese e deverá incluir:

9.5.1 Nas Dissertações de Mestrado Elementos pré-textuais

(47)

45

• Referencial temático, teórico e metodológico (em 1 ou 3 capítulos)

• Resultados apresentados na forma de, no mínimo dois manuscritos/artigos, sen- do que um deles poderá ser revisão da literatura. Este manuscrito/artigo de re- visão poderá ter sido submetido ou publicado em periódico classificado pelo QUALIS CAPES (área Enfermagem) como B1 ou superior, inserido como ca- pítulo específico, logo após a introdução (Referencial temático) ou então no ca- pítulo de Resultados e Discussão, juntamente com o(s) manuscrito(s)/artigo(s) que contemplará(ão) os resultados da pesquisa principal desenvolvida na Dis- sertação.

• Considerações Finais/Conclusões

9.5.2 Nas Teses de Doutorado

Elementos pré-textuais

• Introdução

• Objetivos

• Referencial temático, teórico e metodológico (em 1 ou 3 capítulos)

• Resultados apresentados na forma de, no mínimo três manuscritos/artigos, sen- do que um deles poderá apresentar resultados de revisão da literatura. Este ma- nuscrito/artigo de revisão poderá ter sido submetido ou publicado em periódico classificado pelo QUALIS CAPES (área Enfermagem) como B1 ou superior, inserido como capítulo específico, logo após a introdução (Referencial temáti- co) ou então no capítulo de Resultados e Discussão, juntamente com os demais artigos que contemplarão os resultados da pesquisa principal desenvolvida na Tese.

• Considerações Finais/Conclusões

Elementos pós-textuais

• Destaca-se que todos os manuscritos/artigos, assim como os demais capítulos das Dissertações e Teses deverão ser apresentados de acordo com as normas da ABNT, inclusive a versão para avaliação da Banca Examinadora.

• Após a defesa pública e entrega ao Programa de Pós-Graduação, os manuscritos deverão ser convertidos às normas dos periódicos selecionados para a devida efetivação da submissão.

(48)
(49)

47

EXEMPLOS

- ELEMENTOS TEXTUAIS -

(50)
(51)

49

– 2cm –

1 INTRODUÇÃO

Um espaço 1,5

Mundialmente, a cada ano, cerca de um milhão de pessoas morrem por acidentes de trânsito, o que representa cerca de três mil mortes por dia, além dos tipos de traumas cau- sados a outras 50 milhões. Estima-se que em 2020, os acidentes de trânsito serão a segunda causa de morte prematura em indivíduos adultos jovens, especialmente homens (SOARES et al., 2013).

1.1 OBJETIVOS

Um espaço 1,5 1.1.1 Objetivo Geral

Um espaço 1,5

Analisar o comportamento de condutores de motocicletas envolvidos em aciden- tes de trânsito.

Um espaço 1,5 1.1.2. Objetivos Específicos

Um espaço 1,5

Verificar o comportamento e o nível de atenção de condutores de motocicletas acidentados ao dirigir no trânsito;

2 DESENVOLVIMENTO

Um espaço 1,5

Em Em muitos países, os acidentes de trânsito são tratados como eventos que não podem ser evitados, quando, na maioria das vezes, são resultantes de falhas dos órgãos governamentais, frente as condições das vias públicas e fiscalização adequada ou da própria negligência dos usuários em relação a leis de trânsito. No entanto, o termo “acidentes” é pouco empregado na literatura internacional, pela possibilidade de uma interpretação equi- vocada, de algo que seja inevitável ou que não possa ser passível de prevenção (GORIOS et al., 2014; PINTO, 2013).

Entrelinhas do texto: espaço 1,5 – 3cm –

– 2cm –

(52)

3 CONCLUSÃO

Um espaço 1,5

Ao avaliar o comportamento de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsi- to, por meio da aplicação da Escala do Comportamento de Motociclistas no Trânsito (ECMT), que foram internados no serviço hospitalar de referência em urgência de uma capital da re- gião Nordeste, pode-se concluir que dentre os 13 fatores identificados, os comportamentos de maior recorrência, foram: nível de atenção; domínio da motocicleta; erros no trânsito e erros não previsíveis.

Entrelinhas do texto: espaço 1,5

(53)

51 10 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Os elementos pós-textuais complementam as informações que foram mencionadas nos elementos textuais e devem estar na ordem conforme ilustrado na figura 2.

Figura 2 - Ilustração dos cinco elementos pós-textuais.

Fonte: elaborado pelas colaboradoras.

10.1 Referências

Elemento obrigatório, que deve ser elaborado conforme a NBR 6023 (2018).

Todo material que foi citado no trabalho deve estar nas referências. As referências devem ser alinhadas à margem esquerda do texto, de maneira que se identifiquem individualmente com espaço simples e separadas umas das outras por um espaço simples. A letra deve ser tamanho 12 e o tipo da fonte deve ser o mesmo utilizado no texto. Os recursos em negrito, itálico ou sublinhado devem ser uniformes em todas as referências. Nestas orientações é sugerido utilizar o recurso negrito para destaque. As referências devem estar listadas em ordem alfabética, como a seguir:

(54)

10.2 Glossário

Elemento opcional, constituído por uma relação de termos usados no trabalho, se- guidos de seus significados. Deve ser apresentado em ordem alfabética.

10.3 Apêndice

Elemento opcional, elaborado para o desenvolvimento do trabalho, porém não faz parte dele. Deve ser identificado por letras maiúsculas seguidas por travessão e seus respectivos títulos. Quando ultrapassar as 23 letras do alfabeto usa-se letras dobradas (AA).

Exemplo:

APÊNDICE A – Questionário 01 APÊNDICE B – Questionário 02 .

. .

APÊNDICE AA – Questionário XX

(55)

53 10.4 Anexos

Elemento opcional, texto ou documento não elaborado pelo autor. É incorporado ao trabalho para fundamentar, ilustrar ou confirmar ideias. Deve ser identificado por letras mai- úsculas, seguidas por travessão e seus respectivos títulos. Quando ultrapassar as 23 letras do alfabeto usa-se letras dobradas (AA).

Exemplo:

ANEXO A – Projeto de lei 9.235 de 15/01/2002 ANEXO B – Lei de Amor, n. 10.569 de 25/02/1992.

. . .

ANEXO AA – NBR 6027 Agosto de 2018.

10.5 Índice

Elemento opcional, elaborado conforme NBR 6034 que se constitui de um conjun- to de palavras ou frases, normalmente ordenadas alfabeticamente, e remetem às informações contidas no texto.

(56)
(57)

55

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e docu- mentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Subs- tituição da NBR 6024:1989. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e docu- mentação – Resumo – Apresentação. Substituição da NBR 6028:1990. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e docu- mentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. 3 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: Informação e docu- mentação — Sumário — Apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e docu- mentação — Referências — Elaboração. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE: nor- mas de apresentação tubular. 3 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 62 p.

(58)
(59)
(60)

Referências

Documentos relacionados

- As equipas de Futebol 7 deverão ser constituídas por dez elementos, no mínimo, doze no máximo. - Pelo menos dois dos elementos que integram as equipas deverão ser

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ciências

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, como requisito para obtenção do título de Mestre em

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do título de Mestre... Conceição

- 01 (uma) caneta esferográfica, material plástico cristal, quantidade carga 1, material ponta latão, com esfera de tungstênio, tipo escrita média, cor tinta azul,

Objetivando-se estudar os diferentes métodos de análise dos resultados obtidos através dos ensaios de UPV e esclerometria e fazer uma comparação entre malhas de diferentes

Ao concluirmos o Projeto: Diga Sim à Paz!, percebemos que, apesar da dificuldade que a comunidade escolar demonstrava em explicar o significado da palavra

 Para os pacientes com mais de 4 meses de vida, as orientações para transfusão de hemácias seguem as mesmas diretrizes para os adultos e devem basear-se em sinais