• Nenhum resultado encontrado

Estudo dos fatores associados à infecção chagásica em área endêmica do Rio Grande do Norte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estudo dos fatores associados à infecção chagásica em área endêmica do Rio Grande do Norte"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. ESTUDO DOS FATORES ASSOCIADOS À INFECÇÃO CHAGÁSICA EM ÁREA ENDÊMICA DO RIO GRANDE DO NORTE. CAMILA REGALADO GALVÃO. Orientadora: Profª Drª Ana Claudia Galvão Freire Co-orientador: Prof. Dr. Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior. NATAL - RN 2009.

(2) 1. CAMILA REGALADO GALVÃO. ESTUDO DOS FATORES ASSOCIADOS À INFECÇÃO CHAGÁSICA EM ÁREA ENDÊMICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Dissertação submetida ao Programa de Pós–Graduação. em. Ciências. Farmacêuticas da UFRN, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Ciências. Farmacêuticas,. Concentração Bioanálises.. NATAL – RN 2009. área. de.

(3)  .

(4) 2 CAMILA REGALADO GALVÃO. ESTUDO DOS FATORES ASSOCIADOS À INFECÇÃO CHAGÁSICA EM ÁREA ENDÊMICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Banca Examinadora:. _____________________________________________ Profª Drª Ana Claudia Galvão Freire Orientadora - UFRN. _____________________________________________ Prof. Dr. Carlos Roberto Alves Examinador externo – Fiocruz /RJ. _____________________________________________ Profª Drª Valéria Soraya de Farias Sales Examinadora interna - UFRN. Natal, 30 de julho de 2009.. NATAL/ RN 2009.

(5) 3. DEDICATÓRIA A Deus, pela vida e a possibilidade de empreender esse caminho científico, porque sem ele não há concretização de qualquer sonho; Aos meus pais, verdadeiros mestres, modelos reais de honestidade, perseverança, dedicação, paciência e ética; Ao meu noivo, por ter permanecido ao meu lado, me incentivando a percorrer este caminho, por compartilhar angústias, dúvidas, momentos de alegria e realização..

(6) 4 AGRADECIMENTOS Aos meus pais, João Carlos Fagundes Galvão e Lenira Regalado Galvão, por sempre me incentivarem nos estudos e propiciarem condições para que eu pudesse alcançar os meus objetivos. Fontes inesgotáveis de incentivo, dedicação, amor e compreensão! As minhas irmãs, Marília e Beatriz, que sempre se mostraram dispostas a ajudar no que fosse necessário para o meu crescimento profissional e pessoal e acreditaram na minha capacidade. Ao meu noivo, Ruthnaldo Rodrigues Melo de Lima, por todo o apoio dedicado nesses anos de convivência. Por saber entender os momentos de ausência dedicados ao estudo, por suportar minhas angústias, medos e dúvidas e também por compartilhar momentos de amor, companheirismo, dedicação, carinho e confiança. Obrigada pelo apoio e incentivo! Aos meus cunhados, Sergei e Alexandre, por todos os momentos de descontração e alegria, pelo incentivo e apoio e a minha tia-avó Julieta Galvão pelas orações. A toda minha família, de perto e de longe, de sangue e de consideração, que acreditou e confiou na concretização desse trabalho. A minha orientadora, Profª Drª Ana Claudia Galvão Freire, por todo apoio durante o mestrado, pela amizade, dedicação, ensinamentos de vida e de profissão, por entender minhas dúvidas e inquietudes, pelo exemplo de vida e superação. Agradeço todos os momentos maravilhosos durante o período da pesquisa e pela valiosa amizade que se solidificou. Ao co-orientador, Prof. Dr. Geraldo Barroso Cavalcanti Júnior, pela ajuda, suporte técnico-científico e dedicação na realização deste trabalho, sendo um exemplo de determinação na busca do conhecimento. Ao Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRN representado pela Profª. Drª. Adriana Augusto Resende, pelo suporte dado no desenvolvimento da pesquisa e a todos os professores que fizeram parte desse caminhar. Às funcionárias do PPgCF, Aureliana e Fábia, pela disponibilidade em ajudar sempre que necessário..

(7) 5 Aos alunos de iniciação cientifica, Márcia Janine Pereira Gurgel, Carlos Augusto de Medeiros Araújo, Jenny Ladyson B. Pinto e Leandro Reyvly F. Nogueira, pela ajuda e dedicação na realização dos experimentos, pela colaboração, amizade e apoio. Além da valiosa colaboração do Mestrando Carlos Ramon do Nascimento Brito, que com dedicação também participou da realização dos experimentos deste trabalho. A Banca de qualificação, composta pelas professoras Drª Valéria Soraya de Farias Sales e Drª Lúcia Mª da Cunha Galvão, pelas valiosas sugestões que contribuíram para o resultado final desta dissertação de Mestrado. As amigas de Mestrado que compartilharam comigo esses momentos de aprendizado, especialmente à Sarah, Milena e Luzia pela amizade, companheirismo, conversas descontraídas, sonhos compartilhados, experiências vividas, pelas palestras em congressos, salas de aula, enfim, por esses dois anos maravilhosos de convivência onde pudemos estreitar os laços de amizade e nos fortalecer na busca do mesmo ideal. Ao farmacêutico-bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi/RN, Dr. Genilson Pereira Gurgel que viabilizou a realização desta pesquisa no município, sendo de fundamental importância sua colaboração, apoio, sugestões, incentivo, amizade, dedicação, suporte e por acreditar na importância deste trabalho. A professora Drª Maria Ângela Fernandes Ferreira, do Depto. de Odontologia da UFRN, que colaborou na realização da análise estatística, dando valiosas sugestões para o delineamento e execução da pesquisa. Ao. farmacêutico-bioquímico. do. Hemocentro. Dalton. Barbosa. Cunha. (HEMONORTE), Dr. Manuel Josué Batista Neto que cedeu, gentilmente, as instalações e equipamentos do laboratório de sorologia para que pudessem ser realizadas algumas análises imunológicas. Agradeço também toda a sua equipe pelo acolhimento e informações prestadas, além de manhãs muito agradáveis na companhia de todos! A professora Drª Lúcia Mª da Cunha Galvão, que atualmente encontra-se como pesquisadora visitante do PPgCF da UFRN, por ter possibilitado a realização de alguns exames, importantes para a conclusão deste trabalho de pesquisa. A professora Drª Antonia Cláudia Jácome da Câmara, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, pelo apoio durante a realização das análises sorológicas utilizando seu laboratório, equipamentos, material, além da sua vasta experiência profissional na área fornecendo informações importantes, idéias e, principalmente, dedicação em tudo àquilo que faz..

(8) 6 A professora Ms. Edna Marques de Araújo Silva, pela amizade, apoio e incentivo na realização deste trabalho. Por estar sempre aberta para escutar, confortar, amparar e oferecer um largo sorriso sincero durante a difícil caminhada! Aos Professores e Funcionários do DACT, representados pela Profª Drª Telma Maria Araújo Moura Lemos, Chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFRN, pelo apoio, colaboração e incentivo na realização deste trabalho. Aos Laboratórios da Faculdade de Farmácia da UFRN: Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Imunologia, onde foi possível a realização das análises desta pesquisa. A Maria da Luz da Silva Filha, técnica do Laboratório de Parasitologia Clínica da Faculdade de Farmácia – UFRN, pela sua ajuda e dedicação em estar sempre presente. Aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi/RN pela indispensável colaboração, dedicação e apoio na realização deste trabalho. Aos pacientes voluntários de Apodi-RN, que participaram da pesquisa tornando possível a sua realização, além de contribuírem para a busca do conhecimento científico. Aos funcionários da Drogaria Globo (Midway Mall), em especial a gerente, Odimeire Azevedo, pelo incentivo e apoio dado durante a realização deste trabalho. Enfim, a todos aqueles que de uma maneira ou de outra contribuíram para que este percurso pudesse ser concluído, o meu sincero agradecimento..

(9) 7 RESUMO A doença de Chagas humana é uma doença infecciosa e parasitária que tem como agente etiológico o Trypanosoma cruzi, um parasita protozoário que pode ser transmitido aos humanos pelas fezes dos triatomíneos (“barbeiros”) no ato do hematofagismo. Ao perceber a relação existente entre fatores associados à infecção chagásica e os riscos de transmissão do Trypanosoma cruzi, este trabalho teve como objetivo fazer uma correlação entre os resultados da sorologia, obtidos por técnicas imunológicas diferentes, utilizadas para o diagnóstico da doença de Chagas e os fatores de risco aos quais a população do município de Apodi-RN encontra-se exposta, por ser considerada uma área endêmica. O estudo do tipo Caso-Controle foi realizado com 199 indivíduos, aos quais, inicialmente foi aplicado um questionário abordando parâmetros epidemiológicos e fatores de risco que favorecem a disseminação da doença. Em seguida, foi dado o diagnóstico imunológico por sorologia pelas técnicas de Hemaglutinação Indireta, ELISA e Imunofluorescência Indireta. A partir do diagnóstico, os indivíduos foram divididos em grupo caso (presença de infecção) e grupo controle (ausência de infecção). Em relação à caracterização descritiva da amostra, foi encontrada uma maior freqüência de indivíduos do sexo feminino (59,3%), entre 36 – 50 anos (36,7%), com baixo grau de escolaridade (91%) e renda mensal de até 1 salário mínimo (67,8%). A sorologia, feita por três técnicas de princípios diferentes, apresentou uma reatividade de 38,9% por Hemaglutinação Indireta, 39,7% por ELISA e 38,7% por Imunofluorescência Indireta. Quanto ao resultado da sorologia, 71 das amostras estudadas apresentou reatividade em 2 ou mais técnicas utilizadas. Sobre algumas variáveis de risco, foi encontrada uma relação significativa entre indivíduos que tinham sido picados pelo barbeiro e apresentavam sorologia positiva para doença de Chagas (93,3%). Outras variáveis de risco revelaram indivíduos que apresentaram sorologia positiva e que tinham animal doméstico (80,3%), moravam em casas mal conservadas (97,2%) e próximo à mata ou floresta (84,5%). Um melhor entendimento da dinâmica de transmissão do Trypanosoma cruzi e os fatores de risco que contribuem para o seu aparecimento em uma determinada região são necessários para o desenvolvimento de efetivas estratégias de controle da doença de Chagas nessas áreas. Palavras chaves: Doença de Chagas, diagnóstico sorológico, fatores de risco..

(10) 8 ABSTRACT The Chagas disease is a infectious and parasite disease that has as the causative agent a Trypanosoma cruzi, a protozoan parasite that can be transmitted to humans by the faeces of triatomines (“barbeiros”) in the blood-sucking. To understand the relationship between factors associated with chagasic infection and the risk of transmission of Trypanosoma cruzi, this work aimed to make a correlation between the results of serology, obtained by different immunological techniques, used for diagnosis of Chagas disease and risk factors to which the population of the city of Apodi-RN is exposed, to be considered a endemic area. The case-control study was conducted with 199 individuals, which initially was applied a questionary about socio-economic questions and some risk factors which they were exposed and also favor the spread of disease. Then was given the diagnosis by immunological techniques of serology by indirect hemagglutination, ELISA and indirect immunofluorescence. From the diagnosis, the subjects were divided into case group (presence of infection) and control group (no infection). Regarding the descriptive characteristics of the sample, were found a higher frequency of female individuals (59.3%), between 36 and 50 years of age (36.7%), with low education level (91%) and income monthly up to 1 minimum wage (67.8%). The serology, performed by three techniques of different principles, had a reactivity of 38.9% by Indirect Hemagglutination, 39.7% by ELISA and 38.7% by Indirect Immunofluorescence. As the result of the serology, 71 of samples showed reactivity in 2 or more techniques. On some risk variables, was found a significant relationship between individuals who had been bitten by the triatomines and had positive serology for Chagas disease (93.3%). Other variables of risk revealed individuals who had positive serology and had domestic animal (80.3%), lived in poorly maintained homes (97.2%) and near the forest (84.5%). A better understanding of the dynamics of transmission of T. cruzi and the risk factors that contribute to its occurrence in a region are needed to develop effective strategies for control of Chagas disease in these areas. Key words: Chagas disease, serological diagnosis, risk factors..

(11)

Referências

Documentos relacionados

No quarto teorema de Deleuze e Guattari (1996) sobre rostidade, ambos afir- mam que “a máquina abstrata não se efetua apenas nos rostos que produz, mas, em diversos graus, nas

Esse tipo de edição se se caracteriza pelo confronto de mais de um testemunho no processo de estabelecimento do texto, podendo ser autógrafos ou apógrafos, cujo objetivo é reconstruir

Nesta etapa participam os chamados fatores de iniciação eucarióticos (eIFs - Eukaryotic Initiation Factors). Dentre esses, destaca-se o complexo heterotrimérico eIF4F,

As decisões tomadas pelo Brasil estiveram balizadas argumentativamente de forma pragmática em razões de médio e longo prazo ao evocarem o necessário sacrifício

d) os juros reais produzidos por Notas do Tesouro Nacional - NTN, emitidas para troca compulsória no âmbito do Programa Nacional de Privatização- PND, controlados na

veterinary medicine. The physiology, pathology, clinical medicine, v. Liver and biliary system. Pathology of Domestic Animals. Lesões parasitárias encontradas em bovinos abatidos

ramuliflora não ter sido o foco do nosso estudo, percebemos através do gráfico (b) ​da figura 5, que essa concentração de nitrogênio no solo é um fator

proprietária, bem como que a utilização de informações sigilosas para a aquisição do crédito não teria reflexos para o caso, podendo ser objeto de análise e sanção