• Nenhum resultado encontrado

PARÓQUIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARÓQUIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

P

ARÓQUIA DA

S

ANTÍSSIMA

T

RINDADE

I

GREJA

E

PISCOPAL

A

NGLICANA DO

B

RASIL

Rua Carolina Méier, 61 - Méier - Rio de Janeiro - CEP: 20780-000 Tel: (21) 2501-7222

Párocos: Rev. Pe. Eduardo Costa, Rev. Pe. Luiz Coelho

Memorial de Todos os Fiéis Defuntos

02.11.2013, Ano C

PROCESSIONAL INTRODUÇÃO E COLETA PELA PUREZA Bendito seja o Senhor † que perdoa todos os nossos pecados.

Sua misericórdia dura para sempre.

Onipotente Deus, que vês todos os corações, conheces todos os desejos e para quem segredo algum está oculto, purifica nossos corações e pensamentos com a inspiração do teu Espírito Santo, para que te amemos com perfeição e dignamente glorifiquemos o teu santo Nome; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

ORDEM PENITENCIAL Escutai o que diz nosso Senhor Jesus Cristo: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e o grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

KYRIE [melodia tradicional paraguaia]

Senhor, tem piedade! Jesus Cristo, tem piedade!

Senhor, tem piedade, tem piedade de nós!

(de joelhos, quando possível) CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO

Confessemos a Deus os nossos pecados.

Misericordioso Deus, confessamos que temos pecado contra ti, em pensamentos, palavras, e ações; não Te amamos de todo o nosso coração, nem a nosso próximo como a nós mesmos. Imploramos a Tua compaixão; esquece o que fomos, emenda o que somos, dirige o que seremos; de modo que nos alegremos com tua vontade e andemos em teus caminhos, por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

(2)

Deus Onipotente tenha misericórdia de vós, † perdoe todos os vossos pecados, mediante nosso Senhor Jesus Cristo, vos fortaleça em todo o bem, e, pelo poder do Espírito Santo, vos preserve na vida eterna. Amém.

COLETA DO DIA O Espírito do Senhor seja convosco.

Seja também contigo.

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis: garante aos fiéis defuntos os benefícios da paixão do teu Filho; que no dia de sua vinda eles sejam manifestados como filhos teus; mediante Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

(sentados) PRIMEIRA LEITURA:Isaías 25:6-9

A Palavra de Deus escrita na profecia de Isaías.

O Senhor dos exércitos vai preparar no alto deste monte, para todos os povos do mundo, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos refinados. Neste monte, o Senhor arrancará o véu que cobre todos os povos, a cortina que esconde todas as nações; ele destruirá para sempre a morte. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces, e eliminará da terra inteira a vergonha do seu povo — porque foi o Senhor quem falou.

Nesse dia se dirá: “Vejam o nosso Deus! É nele que esperávamos para que nos salvasse: celebremos e festejemos a sua salvação.”

Palavra do Senhor. Demos graças a Deus.

GRADUAL:Salmo 130 [Música: Frei Acílio Mendes]

Das profundezas a ti clamo, ó Senhor! Escuta, Senhor, a minha voz.

Das profundezas a ti clamo, ó Senhor! Escuta, Senhor, a minha voz. Sejam atentos os teus ouvidos

à voz das minhas súplicas.

Se tu, ó Deus, observares as imperfeições, quem, Senhor, subsistirá?

Contigo, porém, está o perdão, para que sejas reverenciado. Espero no Senhor, minha alma espera;

na tua palavra está minha esperança. Mais espera minha alma pelo Senhor,

(3)

Espere Israel no Senhor,

porque em Deus há misericórdia e abundante redenção. Ele próprio remirá o seu povo

de todas as suas transgressões.

SEGUNDA LEITURA: I Tessalonicenses 4:13-18 A Palavra de Deus escrita na Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos, não queremos que vocês ignorem coisa alguma a respeito dos mortos, para não ficarem tristes como os outros que não têm esperança. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, acreditamos também que aqueles que morreram em Jesus serão levados por Deus em sua companhia.

Eis o que declaramos a vocês, baseando-nos na palavra do Senhor: nós, que ainda estaremos vivos por ocasião da vinda do Senhor, não teremos nenhuma vantagem sobre aqueles que já tiverem morrido. De fato, a uma ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, o próprio Senhor descerá do céu. Então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, que estivermos ainda na terra, seremos arrebatados junto com eles para as nuvens, ao encontro do Senhor nos ares. E então estaremos para sempre com o Senhor. Consolem-se, pois, uns aos outros com essas palavras.

Palavra do Senhor. Demos graças a Deus.

SEQUÊNCIA Hinário no 309: Dies Irae

Letra: Tomás de Celano, trad. Jaci Correia Maraschin Música: DIES IRAE, cantochão medieval

(de pé, quando possível) EVANGELHO: Mateus 5,1-12

Absolve, ó Senhor, as almas de todos os fiéis

de todas as correntes de seus pecados, pelo auxílio da sua graça. Para que escapem do julgamento,

e desfrutem da bem-aventurança da luz eterna.

+ + + O Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme São João. Glória te seja dada, ó Senhor.

Eu garanto a vocês: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, porque já passou da morte para a vida.

Eu garanto a vocês: está chegando, ou melhor, já chegou a hora em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus: aqueles que ouvirem sua voz, terão a vida. Porque assim como o Pai possui a vida em si mesmo,

(4)

do mesmo modo ele concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, ele deu ao Filho o poder de julgar, porque é Filho do Homem. O Evangelho do Senhor.

Louvado sejas, ó Cristo. LITURGIA EUCARÍSTICA

SAUDAÇÃO DA PAZ A paz do Senhor seja sempre convosco.

Seja também contigo.

(sentados) OFERTÓRIO Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, liberta as almas de todos os fiéis do castigo infernal e do poço profundo. Liberta-as da boca do leão; não as deixes cair na escuridão. Oferecemos-te sacrifícios e orações de louvor em nome das almas das quais nos lembramos hoje (como...). Deixa-as, Senhor, passar da morte para a vida. Apresentemos ao Senhor a oferta de nossa vida e do nosso trabalho.

(de pé quando possível) ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

Deus vivo, nos deste teu Filho como nosso pão e como vida após a morte, permite-nos encontrar fortalecimento e consolação neste momento de luto, à medida em que celebramos, com este pão e este vinho, o memorial de sua paixão e confessamos sua Ressurreição, até que ele venha. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

GRANDE ORAÇÃO EUCARÍSTICA O Senhor está aqui.

O seu Espirito está conosco. Elevai os corações.

Ao Senhor os elevamos.

Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Assim fazê-lo é digno e justo.

É verdadeiramente digno, justo, salutar e jubiloso que sempre e em toda parte rendamos graças a ti, ó Pai onipotente, Criador do céu e da terra. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual ressurgiu vitorioso entre os mortos e nos conforta com a bem-aventurada esperança da vida eterna. Pois, para o teu povo fiel, a vida não cessa, mas é transformada na semelhança do Senhor e, ainda que nosso corpo mortal seja colocado na sepultura, haverá um lugar preparado para a nossa eterna morada nos

(5)

céus. Portanto, com os anjos e arcanjos, e com toda a multidão celestial, que não cessam de proclamar a tua glória, jubilosos louvamos o teu Nome.

SANCTUS [melodia tradicional argentina]

Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! Os céus e a terra estão plenos, plenos da tua glória.

Santo, santo, santo! Hosanas nas alturas!

† Bendito o que vem em nome do Senhor.

Santo é o Senhor!

(de joelhos, quando possível)

Damos-te graças, ó bendito Deus, que nos mostraste bondade e amor na criação, na chamada de Israel para ser teu povo, na palavra que disseste por meio dos profetas, e, acima de tudo, no Verbo feito carne, teu Filho, Jesus. Pois neste tempo, tu o enviaste para assumir a carne humana, nascer da Virgem Maria e ser o Salvador e Redentor do mundo. Nele tu nos libertaste do mal e nos fizeste dignos de estar diante de ti. Nele tu nos conduziste do erro para a verdade, do pecado para a retidão, da morte para a vida.

Na noite anterior à sua morte por nós, Jesus Cristo, nosso Senhor, tomou o pão e, tendo dado graças a ti, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: TOMAI E COMEI, ESTE É O MEU CORPO, QUE É DADO POR VÓS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA MINHA. † E depois da ceia, tomou o cálice e, tendo dado graças a ti, lho entregou dizendo: BEBEI TODOS DESTE, PORQUE ESTE É O MEU SANGUE DA NOVA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO QUANTAS VEZES O BEBERDES, EM MEMÓRIA MINHA.

Portanto, ó Pai, de acordo com o seu preceito: Anunciamos a sua morte.

Proclamamos a sua ressurreição. Aguardamos a sua gloriosa vinda

E oferecemos nosso sacrifício de louvor e ação de graças a ti, ó Senhor de tudo, apresentando-te, de tua própria Criação, este Pão e este Vinho. E te rogamos, ó benigno Senhor, que envies o teu Espírito Santo sobre estes dons e os santifiques, para que sejam o Sacramento do Corpo de Cristo e de seu Sangue da Nova Aliança. Faze descer sobre nós o teu Espírito Santo, ó Senhor.

Envia-nos o teu Espírito Santo, ó Senhor.

† Faze-nos um com o teu Filho em sacrifício, para que sejamos aceitáveis por ele, sendo santificados pelo Espírito Santo. Na plenitude dos tempos, sujeita todas as coisas debaixo do teu Cristo, nós te

(6)

rogamos, e conduze-nos ao teu celeste Reino, na companhia da Bem-aventurada Virgem Maria e de todos os santos, de modo que sejamos contados na herança sempiterna de teus filhos e filhas; por Jesus Cristo, nosso Senhor, o Primogênito de toda a Criação, o Cabeça da Igreja, e o Autor da nossa Salvação.

Por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo, toda honra e glória te sejam dadas, ó onipotente Pai, agora e sempre. Amém.

PAI-NOSSO Como nos ensinou Cristo, o Salvador, agora nos animamos a dizer:

Pai nosso que estás nos céus, Santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino;

seja feita tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas † livra-nos do mal; pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

(observam-se instantes de silêncio) PARTIR DO PÃO

Cristo, nossa Páscoa, foi imolado por nós. Portanto celebremos a festa.

AGNUS DEI [melodia tradicional panamenha]

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, dá-lhes descanso!

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, dá-lhes descanso!

Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo, dá-lhes descanso eterno!

COMUNHÃO Que a luz perpétua brilhe sobre eles, e que as almas de todos os fiéis que partiram, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.

Os dons de Deus são para o povo de Deus. O que vem a mim jamais terá fome.

O que crê em mim jamais terá sede. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. † Eis o Cordeiro de Deus,

que tira o pecado do mundo.

Senhor, eu não sou digno(a) de que entres em minha morada, mas dize uma só palavra e serei salvo(a).

(7)

Todos os cristãos batizados são bem-vindos à Mesa do Senhor. Aqueles que, por alguma razão, não se sentirem preparados para receber a Santa Comunhão, podem vir à frente, e cruzar os braços para receber uma bênção. Podem também fazer a seguinte oração:

Meu Deus, creio firmemente em tua presença na Eucaristia. Gostaria de receber-te agora realmente, mas como não posso, vem ao menos espiritualmente ao meu coração. Inflama-me com o teu ardor e faze com que eu lute seriamente pela expansão do teu reino. Amém.

(Pede-se a devida reverência enquanto o Sacramento estiver sendo consumido.)

(de pé quando possível) PÓS-COMUNHÃO

Oremos.

Deus amado, tu és Deus dos vivos, e não dos mortos. Na Ceia do seu Filho, podemos sempre saber que ele está conosco nos caminhos da vida e que permanece conosco após deixarmos esta existência. Nós te pedimos que aceites nossos irmãos e irmãs defuntos junto à comunhão de todos os Santos, dando-lhes parte do banquete da Vida Eterna em Jesus Cristo, o Senhor ressurreto. Amém.

BÊNÇÃO

O Deus da Paz, que ressuscitou dos mortos a Jesus Cristo, Senhor nosso, Grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em todo o bem para fazerdes a sua vontade; e a bênção de Deus Onipotente, † Pai, Filho e Espírito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amém. DESPEDIDA

Ide na paz de Cristo.

No poder do Espírito Santo. RECESSIONAL

UMA ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS AO FIM DA SANTA MISSA Anima Christi

Alma de Cristo, santifica-me. Corpo de Cristo, salva-me. Sangue de Cristo, inebria-me. Água do lado de Cristo, lava-me.

Paixão de Cristo, conforta-me. Ó bom Jesus, ouve-me.

Dentro de tuas chagas, esconde-me. Não permitas que eu me afaste de ti. Do espírito maligno, defende-me. Na hora da minha morte, chama-me

e manda-me ir para ti para que, com os teus santos, eu te louve por todos os séculos dos séculos. Amém.

(8)

INTENÇÕES DE ORAÇÃO

Pelos grupos Alcoólicos Anônimos e Al-Anon.

Pelos paroquianos e amigos que se encontram enfermos, especialmente Leni, Aracy, Orchidéia, Adilson, Léa, Maiz, Ildebrando, Teresa Ribeiro, Teresa Ruas, Maria, Jurema, Flávio. Em ação de graças pelos aniversariantes de outubro: Jeremias,

Maria Izilda, Henrique, Henrique Luiz, Lydia, Daniela, Leandro, Gisèle.

Intenções de oração - Paróquia da Trindade/RS

Pela saúde de Weber, Líria, Émerson, Helma, João Vitor, Veleda, João, Glacy, Rocy, Alcina, Maria Luiza, Rocy, Siloni, Edevaldo, Antônio, Maria Luiza, Marinês, Maria Schwartz, Jorge, Vardeci, Paula, Felipe, Mara, Loacir, Úrsula, Juliane.

AVISOS

DOAÇÃO: Todos os meses, nossa paróquia doa café para o Lar Cristão Mathilde de Oliveira. Participe dessa boa ação trazendo pacotes de café, que deverão ser colocadas no cesto junto à porta.

CONFIRMAÇÃO E RECEPÇÃO: As classes de Confirmação e Recepção à Comunhão Anglicana começarão no dia 10/11. Interessados devem entrar em contato com o Pe. Luiz Coelho.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A partir de 03/11, passaremos a ter um breve ofício de Oração Matutina no presbitério, às 10h30. Todos são convidados a participar.

Dia 17/11 haverá o Encerramento do Sínodo Geral da IEAB. Não teremos Santa Eucaristia pela manhã, apenas Ofício de Oração Matutina às 11h. Nossa missa solene será às 18h.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Domingo Terça-feira Quinta-feira 10h30 Oração Matutina

11h Santa Missa 18h30 Santa Missa 16h Grupo de Oração

www.trindademeier.org facebook.com/trindademeier

Referências

Documentos relacionados

Oremos (Silêncio): Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e, pelo mistério

a festa durante sete dias, e no oitavo dia, conforme o ritual, houve uma

Oremos: (silêncio) Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e,

Celebrante Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, com

Nós vos pedimos por todos os fiéis defuntos, em especial pelos Sacerdotes falecidos, que tendo servido a Igreja, participem eternamente da Vida que vosso Filho nos prometeu

Nós vos pedimos por todos os fiéis defuntos, em especial pelos Sacerdotes falecidos, que tendo servido a Igreja, participem eternamente da Vida que vosso Filho

Results: Although the hospital does not have a policy that addresses promotion, protection and support for breastfeeding, 93.3% of the mothers had contact with their

Celebrante: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo,