• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO LOJA ROSACRUZ ÁGUA VERDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO LOJA ROSACRUZ ÁGUA VERDE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO

LOJA ROSACRUZ

ÁGUA VERDE

OUTUBRO E NOVEMBRO DE

2010

(2)

MENSAGEM DO MESTRE

“Contempla teus poderes, contempla tuas necessidades e tuas relações; desta forma descobrirás os deveres da vida e serás orientado em todos os teus caminhos”. A Vós Confio.

Fratres e Sorores, Salutem Punctis Trianguli!!!

Como membros da Ordem Rosacruz – AMORC – a frase acima não nos causa surpresa ou estranhamento. Estando plenamente de acordo com o propósito da Ordem, que é o de despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz, resta-nos refletir sobre o quanto desse potencial temos desenvolvido e quais as razões que ainda nos impedem de desfrutar de uma vida mais harmoniosa e feliz. Freqüentemente ouvimos dizer que o caminho místico é difícil e solitário. Difícil talvez se admitirmos que essa trajetória depende exclusivamente de nossos esforços, visto que a Ordem nada impõe, apenas recomenda. Essa liberdade de escolha tem levado muitos membros da Ordem ao descontentamento e frustração quanto aos anseios que tinham quando de sua afiliação. A sensação de solidão no caminho também é irreal. Talvez se imaginarmos um membro que esteja a quilômetros de distância de um Organismo Afiliado poderíamos admitir uma certa solidão. Porém, todo Rosacruz consciente da fraternidade de que faz parte sabe da presença constante do Deus do Seu Coração e do poder da Egrégora Rosacruz.

(3)

A questão maior parece estar na compreensão e comprometimento com os estudos e práticas que a Ordem Rosacruz põe à nossa disposição para nosso próprio bem. A freqüência dos estudos individuais e participação ativa nos Organismos Afiliados, quando possível, certamente proporcionam aos estudantes sinceros a orientação tão necessária para que os portais se abram, os véus se desfaçam e a vida se torne mais realizada. A convivência fraternal entre membros num Organismo Afiliado e entre Organismos Afiliados é sempre uma experiência encantadora e entusiástica. A união dos fratres e sórores torna a jornada mais fácil pela motivação experimentada e afasta o sentimento de solidão pelo calor humano de quem tem consciência de que o amor fraternal é o agente mais nobre e puro de transformação de que a humanidade tanto precisa.

Fratres e sórores, que essas poucas linhas possam ser compreendias como uma mensagem de esperança, vivificação de fé e confiança no legado que está a nossa disposição pela Tradição da Ordem Rosacruz – AMORC – e que possamos renovar nossos propósitos individuais e coletivos, para o nosso bem e de toda a humanidade.

Com sinceros votos de Paz Profunda Luís Carlos Pscheidt

(4)

ACONTECEU NA LAV

21 de agosto – Café Filosófico

Fórum criado com objetivo de possibilitar a discussão de temas pertinentes ao rosacrucianismo. Nesse caso o foco da conversa foi a Morte. O fórum evoluiu, como era esperado, para vários aspectos e inclusive outros temas acabaram sendo também discutidos.

Grupo participante do Café Filosófico

11 de setembro - 1ª Tarde Cultural da LAV

Criou-se a oportunidade para os membros da loja expressarem seus dons artísticos. Em momentos de descontração e muita alegria tivemos mais uma maravilhosa oportunidade de nos conhecermos melhor!

Frater Geraldo e a

milenar arte dos Bonsais

Frater Adão Bráz e seu filho Adriel expressando a tradição missioneira e arrancando aplausos dos rosacruzes...

http://www.youtube.com/watch?v =klAM6lLw8cg

(5)

Dias 8 a 12 de outubro: ERIN – O ELO ROSACRUZ

Com a participação de mais de 20 rosacruzes, o ERIN proporcionou momentos de muita reflexão e também descontração. A união do grupo foi marcante, deixando saudades no coração de todos.

Ao frater Avelino e a sóror Celi, administradores da Morada do Silêncio, nosso muito obrigado pela maravilhosa recepção e estada da morada.

Ao nosso Grande Conselheiro, frater Luiz Carlos e a sóror Janete monitora de ERINs nossos mais sinceros agradecimentos por terem nos apoiado na realização desse evento.

Dia 23 de outubro.

Palestra com a sóror Liana Justen sobre o tema:

História e Mitos dos Templários Um mistério fascinante de mil anos

Em torno de 20 membros da Loja reuniram-se para participar dessa palestra que trouxe novas “luzes”

sobre o tema que muito interessa a todos os rosacruzes e martinistas.

(6)

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

NOVEMBRO

5 sexta-feira 20:00 Meditação Luz, Vida e Amor

6 Sábado 15:00 Convocação Ritualística de Pronaos 6 Sábado 16:00 Convocação Ritualística de Templo 6 Sábado 18:00 Reunião Administrativa nº 8

12 sexta-feira 20:00 Cerimônia de Elevação ao Sanctum Celestial 12 sexta-feira 20:30 Ensaio Iniciação ao 1º Grau de Templo

13 Sábado 15:00 Convocação Ritualística de Pronaos 13 Sábado 16:00 Convocação Ritualística de Templo 13 Sábado 18:00 Ensaio Iniciação ao 12º Grau de Templo

19 sexta-feira 20:00 Meditação Luz, Vida e Amor

20 Sábado 15:00 Convocação Ritualística de Pronaos 20 Sábado 16:00 Convocação Ritualística de Templo 20 Sábado 16:15 Convocação Ritualística da Ordem Juvenil

21 Domingo 10:00 Classe dos Artesãos

26 sexta-feira 20:00 Harmonização com a Comissão de Auxílio Espiritual 26 sexta-feira 20:30 Ensaio Iniciação ao 1º Grau de Templo

27 Sábado 15:00 Convocação Ritualística de Pronaos 27 Sábado 16:00 Convocação Ritualística de Templo 27 Sábado 18:00 Revisão Grau de Atrium

(7)

CALENDÁRIO DE INICIAÇÕES

1º Grau de Templo (1ª parte)

27 de novembro

1º Grau de Templo (2ª parte)

28 de novembro

Iniciação à Loja

11 de dezembro

8º Grau de Templo

29 de janeiro/2011

9º Grau de Templo

26 de fevereiro/2011

10º Grau de Templo

12 de setembro/2010

11º Grau de Templo

17 de outubro/2010

12º Grau de Templo

14 de novembro/2010

(8)

HORIZONTE PERDIDO

Charles V. Parucker, F.R.C.

Mensagem proferida no II Encontro Rosacruz da Loja

Ribeirão Preto

Aqui vindes em busca do Horizonte Perdido. Fostes atraídos para o lugar do sonho, onde desfrutareis de paz e onde a harmonia reina entre os homens. Esperastes encontrar o AMOR e, no equilíbrio das forças da natureza, poder comungar com o Vosso Deus.

Aqui vindes sabendo que o horizonte é a mais longínqua linha que vossa limitada vista alcança; aqui vindes encontrar o ideal do místico, que atenuando as características de sua personalidade, busca a fusão de sua essência para que a essência pura em si prevaleça.

Aqui vindes buscar a verdade além do horizonte, pois já alcançastes a visão do vosso mundo material. Desejais sentir a experiência da beleza infinita e da paz profunda do Cósmico, que se manifestarão quando estiver concluída a preparação adequada de cada um de vós, como discípulos. Desejais beber a água cristalina da fonte do conhecimento e adquirir a sabedora dos tempos, impressa como pegadas na areia da evolução da espécie humana.

A vós, discípulos, muitas técnicas foram dadas para chegardes à harmonização, nível de consciência mais elevada do que a normalmente possuída pelo homem

(9)

comum, e perceberds conscientemente o esquema ordenado do Universo, à vossa volta.

É neste estado de harmonização que o indivíduo experimenta o despertar intelectual, acima do nível do plano existencial, bem como o refinamento de seus valores morais e éticos.

É neste estado que o homem compreende a eternidade de sua existência e a imortalidade de suas experiências.

Ao entrardes na Senda, e o fizestes pelo arbítrio de vossa vontade, buscastes a própria evolução e, de alguma forma, buscaster a capacidade criadora de exercerdes maior influência em vossas atividades pessoais. Fostes alertados de que nesta escola de saber outros conceitos vos seriam trazidos, para que vossos pensamentos e atos fossem despertados para expansão do universo em que viveis.

As dificuldades surgiram e foram se tornando maiores, sobretudo para aqueles que tinham conceitos mais arraigados ao espaço mundano do conhecimento e de realizações. E para vencê-las, novas formas de conduta vos foram ensinadas - humildade, sinceridade, denodo, disciplina, devoção e paciência.

A persistência tornou-se um fator fundamental para que fixásseis vossa carreia na senda e, assim, pudésseis trabalhar com as leis místicas e esotéricas. Com o avivar das potencialidades inatas de vosso interior, os influxos de

(10)

força e saber, provindos de uma consciência mais aberta, estenderam-se às vossas vidas, de forma global.

Devereis ter desenvolvido o senso de serviço, de estardes sempre prontos a primorar vosso pensamento e atividade, conforme as leis naturais e colocar-vos a serviço do Cósmico em suas distintas expressôes. Aceitastes as responsabilidades pela emissão de cada palavra, ato ou até pensamento, que gram transformações.

Pela disciplina que vos foi imposta, devereis ter assimilado a importância do cumprimento do dever diário. E pela tarefa bem executada, devereis ter adquirido maior autoconfiança em vossa capacidade, para vos manterdes então, firmes e resolutos.

Devereis ter desenvolvido o sentido da verdade eterna, buscando através do estudo e da prática, o conhecimento esotérico dos princípios que vos foram ministrados.

Devereis, sobretudo, ter aprofundado o AMOR pela vida e pela humanidade em si, e apreciardes em cada manifestação a beleza da criação, e ao conhecerdes a luta do homem por ideais nobres. Vosso sentido de religiosidade, que vos aproxima de Deus, terá se sublimado numa catarse de experiências harmonizadoras. Tais estados interiores se refletem naqueles que colocaram suas vidas em harmonia com o universo, que compreendem o sentido da unidade e misturam-se imperceptíveis na corrente do AMOR cósmico.

Como é feito este trabalho na Ordem Rosacruz? Podereis ter constatado que parte dele se faz pelo estudo

(11)

disciplinado, regular e contínuo das monografias, discursos, livros e outros textos que, passo a passo, adentram as minúcias de temas místicos, dilatando os horizontes da compreensão do discípulo. Pelas iniciações especiais chegastes ao reino da emoção. Quantas impressões inertes aí vos foram reveladas!

Depois, aprendestes a aplicar o misticismo em vosso viver diário, fostes servir no Corpo Afiliado e destes muita compreensão e tolerância, amastes o gênero humano em vossa plenitude.

E não olvidastes as práticas de recolhimento e meditação. Gostamos de repetir que para se meditar, necessita-se apagar da mente objetiva tudo o que se conhece do mundo material. Devemos desligar-nos do conhecimento consciente. Na realidade isto é difícil de se conseguir, pelo que se recomenda deixar que o pensamento flutue sobre um tema leve e inspirador, registrando-se as impressões que aflorem à mente.

Eis o mundo sem limites que recebestes da AMORC. Todavia, Amados Discípulos, deveis ter executado vossa parcela de esforço pessoal. Como bem o sabeis, tudo o que desejais conseguir na vida, exige a contraparte de vossa participação. Nada recebereis de graça. e quanto mais desejardes ou mais pretensiosas forem vossas ambilões, mais terei de pagar por elas.

Nenhum atleta torna-se campeão apenas pela leitura de livros de exercícios. O seu trabalho é no campo ou no ginásio, com milhares de tarefas voluntariamente dirigidas para seus músculos, acrescidas de inúmeras renúncias a

(12)

outros prazeres, que desvirtuariam a preparação de seu corpo e mente para os objetivos perseguidos.

Porém, baldados os esforços, poucos suplantarão os recordes das marcas extremas em suas especialidades.

Na Senda Mística, as coisas ocorrem de maneira análoga. Podereis ter adquirido toda a técnica, podereis ter praticado intensamente, podereis ter galgado os últimos degraus da autoconsciência, mas, talvez, jamais alcanceis a consciência universal, o seu horizonte perdido.

Não vos esqueçais, todavia, que esta preparação que vindes realizando, tem promovido grande mudança em vossa vida interior. Sois Seres íntegros, que sabem muito em relação ao homem comum, e, como num lampejo, vossa consciência poderá abrir-se, mesmo que isto só ocorra em futuras encarnações. O importante, como discípulos, é manterdes a persistência em vossa busca. Notai que a ampliação de vossa consciência está de processando tão fortemente que a cada momento conseguis aperceber-vos de mais beleza e de maior verdade.

Amados discípulos, estais preparados para prosseguir? Mantendes maior anseio do que o que tínheis quando aqui chegastes? Desejais o conhecimento e a verdade perenes? Estais preparados para dar-vos integralmente ao propósito do Horizonte perdido?

Então meditai, ó discípulos, sobre estas questões. Deixai que o vosso interior fale por si. Que a Consciência Cósmica resplandeça agora em vós!

(13)

CONTATO

Rua Frei Lívio Paniza, 469 Jardim Bela Vista - Campo Comprido

Caixa Postal, 1773 80011-970 – Curitiba / PR Telefone: (41) 3373-8023 loja_rc_aguaverde@yahoo.com.br http://lojaaguaverde.amorc.org.br/ __________________________________________________________________ "Os conceitos emitidos neste informativo são de inteira responsabilidade de seus

autores e não representam, necessariamente, o ponto de vista oficial da Ordem Rosacruz - AMORC, a não ser quando afirmado."

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Art. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. São lícitas,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

No setor de fabricação de poltronas, três postos de trabalho foram selecionados para diagnóstico e proposição preliminar de melhorias: colocação de capas nas