• Nenhum resultado encontrado

Códigos e Símbolos de Saúde e Segurança Do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Códigos e Símbolos de Saúde e Segurança Do Trabalho"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

CÓDIGOS E SÍMBOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CÓDIGOS E SÍMBOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SST (SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO) / SMT (SAÚDE E MEDICINA NO TRABALHO)

SST (SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO) / SMT (SAÚDE E MEDICINA NO TRABALHO)

A SST (Saúde e Segurança no

A SST (Saúde e Segurança no Trabalho)Trabalho) ou ou SMT (Segurança e Medicina no Trabalho)SMT (Segurança e Medicina no Trabalho) visa, por meio de leis e visa, por meio de leis e princípios, buscar a diminuição dos riscos existentes no ambiente de trabalho.

princípios, buscar a diminuição dos riscos existentes no ambiente de trabalho. As atividades relacionadas com SST, temos:

As atividades relacionadas com SST, temos:

PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de

CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho)Acidentes de Trabalho)

MTE (MINISTÉRIO DE TRABALHO E EMPREGO)

MTE (MINISTÉRIO DE TRABALHO E EMPREGO)

O

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é um órgão de âmbito Nacional com sede em Brasília e tem entre suas é um órgão de âmbito Nacional com sede em Brasília e tem entre suas diversas funções as de:

diversas funções as de: Fiscalizar: Fiscalizar:

 Os dispositivos de SST (Saúde e Segurança do TrabalhoOs dispositivos deSST (Saúde e Segurança do Trabalho);); 

 AsAs NR (Normas Regulamentadoras)NR (Normas Regulamentadoras);; 

 Emitir o CAI (Certificado de Emitir o CAI (Certificado de Aprovação das Instalações) para estabelecimentos novos;Aprovação das Instalações) para estabelecimentos novos;

Função: Função:

 Fomentar o emprego;Fomentar o emprego; 

 Liberar o seguro desemprego;Liberar o seguro desemprego; 

 EmitirEmitir CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);;

Dentro do

Dentro do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) existe a existe a SIT (Secretaria de Inspeção do TSIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho)rabalho). A SIT é uma. A SIT é uma secretaria fiscalizadora e que edita as

secretaria fiscalizadora e que edita as NR (Norma Regulamentar)NR (Norma Regulamentar) de que tratam as de que tratam as SST (Segurança e Saúde doSST (Segurança e Saúde do Trabalho)

Trabalho)..

Temos também, dentro do MTE a fundação pública

Temos também, dentro do MTE a fundação pública chamadachamada FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo).FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat e Figueiredo). Essa fundação tem como principal função a de produzir e difundir conhecimento sobre

Essa fundação tem como principal função a de produzir e difundir conhecimento sobre SST (Saúde e Segurança doSST (Saúde e Segurança do Trabalho)

Trabalho)..

O MTE também é auxiliado pelo

O MTE também é auxiliado pelo SINMETRO (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e QualidadeSINMETRO (Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Industrial). O SINMETRO é composto por entidades como O SINMETRO é composto por entidades como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ee INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ..

ABNT - Órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, ou seja, elabora normas técnicas para facilitar ABNT - Órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, ou seja, elabora normas técnicas para facilitar o comércio e fornecer base para

o comércio e fornecer base para melhorar processosmelhorar processos..

INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – – Responsável por planejar e executar Responsável por planejar e executar

atividades de acreditação de laboratórios de calibração e de ensaios de

atividades de acreditação de laboratórios de calibração e de ensaios de avaliação de conformidade de produtos.avaliação de conformidade de produtos.OO

INMETRO é o órgão

INMETRO é o órgão responsável por realizar testes laboratoriais emresponsável por realizar testes laboratoriais em EPI (Equipamento de Proteção IEPI (Equipamento de Proteção Individual)ndividual)..

 Após a aprovação nos testes, o INMETRO confere ao EPI o númeroApós a aprovação nos testes, o INMETRO confere ao EPI o número de CA (Certificado de Aprovação),de CA (Certificado de Aprovação), o o

qual demonstra conformidade às exigências técnica

qual demonstra conformidade às exigências técnica de proteção.de proteção.

SIT (SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO)

SIT (SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO)

A SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) cria e edita as normas regulamentadoras de que tratam o SST (Saúde e A SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) cria e edita as normas regulamentadoras de que tratam o SST (Saúde e Segurança do Trabalho) em nível Nacional. Ela possui dois departamentos;

Segurança do Trabalho) em nível Nacional. Ela possui dois departamentos; DEFIT (Departamento de Fiscalização do Trabalho)

DEFIT (Departamento de Fiscalização do Trabalho);; DSST (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho) DSST (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho) ;;

A SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) supervisiona, orienta, coordena e controla a fiscalização. A SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) supervisiona, orienta, coordena e controla a fiscalização.

SRTE (SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO ) / DRT

(2)

O SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), também conhecida como DRT (Delegacia Regional do Trabalho) executa a fiscalização à nível estadual. Portanto, cada estado possui sua unidade.

É como se fosse o braço do MTE em ação nas diversas unidades da federação.

AFT (AUDITOR FISCAL DO TRABALHO)

AFT (Auditor Fiscal do Trabalho), também conhecido como “Fiscal Azia” é um servidor público investido de poderes

para fiscalizar o cumprimento das normas de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) e penalizar os infratores através do AI (Auto de Infração).

CIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO)

Dentro das medidas existentes em SST para buscar a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, existe a obrigatoriedade de que algumas empresas implantem uma comissão formada por empregados dos mais diversos setores do estabelecimento com a missão de atuar como vigias das condições de trabalho. Essa comissão se chama CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

A obrigatoriedade de existência da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) depende do número de empregados que tenha o estabelecimento.

A CIPA determina que todos os anos sejam realizados uma semana com palestras e cursos sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a qual chamamos de SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

Algumas empresas ainda são obrigadas a terem um serviço chamado SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) com funções essencialmente prevencionistas e encarregado de aconselhar o empregado e os empregados sobre os requisitos necessários para manter a segurança e a salubridade do local de trabalho.

OBS: A obrigatoriedade de existência do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) depende do número de empregados que tenha no Estabelecimento e do GR (Grau de Risco) do local. Já nos estabelecimentos de saúde, deve existir uma comissão diferenciada: CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

PROGRAMAS DO SST (SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO)

Os programas mais importantes são o PPRA e o PCMSO, visto que são obrigatórios em todas as empresas:

PPRA (PROGRAMA DE PREVENÇÃO A RISCOS AMBIENTAIS)

O PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais), é um programa de segurança que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores por meio do estudo dos riscos existentes no ambiente do trabalho e da implementação de medidas de segurança para proteger os trabalhadores destes riscos.

PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL)

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)  é um programa de caráter de prevenção,

rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. Visa

garantir a saúde do conjunto de trabalhadores da empresa por meio de várias medidas, dentre elas a submissão dos empregados a exames admissionais, periódicos e demissionais, por exemplo. Ao ser avaliado, o médico do trabalho emitirá um atestado denominado ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).

(3)

 As empresas são obrigadas a manter dentro do seu estabelecimento placas indicativas da

obrigatoriedade de uso do EPI.

 A OIT (Organização Internacional do Trabalho) trata de assuntos de SST (Saúde e Segurança do

Trabalho) à nível internacional.

 ACGIH ( American Conference of Governmental Industrial Hygienists) é uma organização Americana

semelhante à nossa FUNDACENTRO, onde seus integrantes promovem pesquisas científicas sobre SST .

 EST – Engenheiro de Segurança do Trabalho;  TST – Técnico de Segurança do Trabalho;  GR – Grau de Risco;

 OS – Ordem de Serviço (Avisos aos funcionários);

 DDS (Diálogo Diário de Segurança) todos os dias, os TST e os EST reúne os trabalhadores para falar sobre

assuntos relacionados à SST.

 Estabelecimentos de saúde deverão conter o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços

de Saúde), que é um projeto que descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos.

Referências

Documentos relacionados

Que razões levam os gestores das Universidades Corporativas a optarem pela utilização da educação a distância por meio de cursos on-line na modalidade auto estudo?.

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..

LTDA BECKER GRAD.. LTDA

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e