• Nenhum resultado encontrado

Configurações iniciais, WiFi e Bluetooth

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Configurações iniciais, WiFi e Bluetooth"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Intel Edison Lab 01 –

Configurações iniciais, WiFi

e Bluetooth

Intel Edison

Neste Lab iniciaremos a configuração do Intel Edison. Trataremos da instalação do Linux embarcado na versão 159.devkit da distribuição Yocto Linux, configuração de acesso a uma rede Wifi e, por fim, a configuração do módulo bluetooth utilizando o método Serial Port Profile (SPP).

Intel Edison

O Intel Edison pode ser considerado um computador de tamanho muito reduzido que contém periféricos úteis para comunicação com o mundo exterior em um único encapsulamento. Possui toda a robustez de um minicomputador com um processador Intel Atom SoC (System on the Chip) dual-core de 500MHz, Wifi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth de baixo consumo (Low Energy) e 70 pinos de entrada e saída, distribuídos com múltiplas funções, sendo que somente 40 pinos estão disponíveis para o usuário modificar

(2)

seus estados. Apresenta também uma antena otimizada para comunicação Bluetooth e Wifi (Comunicação simultânea) além de um mini conector para uma antena externa.

Componentes Módulo

Toda a versatilidade desta plataforma permite que técnicos, engenheiros ou pessoas interessadas por tecnologia embarcada possam prototipar plataformas eletrônicas de média a alta complexidade em tempo e custo reduzido comparado a antigas tecnologias como o Z80 e o Intel 8051, por exemplo.

Outra grande vantagem é a variedade de linguagens e softwares que podem ser utilizados para projetar aplicações que envolvam acesso a periféricos e comunicação, já que podem ser feitos em linguagem C, C++, Python, dentre outras.

A compatibilidade com os módulos do Arduino permite que Shields, já desenvolvidos para aplicação com versões anteriores do Arduino, possam ser utilizados também com uma maior capacidade de processamento utilizando o Edison.

(3)

Arduino breakout board

Pesando apenas 8 gramas, baixo consumo de energia e um pouco maior do que uma moeda de R$ 1,00, a filosofia principal do Edison é para aplicações em IoT (Internet of Things) e vestíveis (Weareble Computing).

Comparação com uma moeda

O diagrama de blocos do Edison (sem nenhuma conexão externa) pode ser observado na figura abaixo. Muito cuidado deve ser tomado nas tensões de entrada e saída do módulo, já que o mesmo, sem qualquer conversor de nível de tensão externa, opera somente em 1,8 V.

(4)

Informações mais detalhadas sobre esta plataforma podem ser encontradas na página oficial da Intel.

Montagem

do

módulo

e

instalação dos softwares.

Preparação do Hardware

Inicialmente, vamos alimentar o Intel Edison. Se sua opção foi adquirir a placa de expansão compatível com Arduíno, instale o módulo no local correto e aperte levemente as duas mini porcas disponíveis para fixação. Alimente a placa utilizando uma fonte externa de tensão DC de 7 a 15V no conector J1.

Montagem do módulo

Se todo o setup estiver correto, aguarde até que o LED verde DS3 fique aceso, e assim a placa estará alimentada corretamente.

(5)

LED alimentação

Posicione a micro chave para o lado dos conectores mini USB e conecte um cabo USB, na porta próxima a micro chave, e ao computador.

Microchave e conector USB

Se você escolheu a Mini Breakout Board, apenas monte o módulo e conecte os dois cabos USB ao seu PC.

Mini Breakout board

Instalação dos Softwares

Quando o Edison foi lançado no mercado, a forma de se instalar a distribuição Linux era um pouco trabalhosa, onde tínhamos

(6)

que copiar o arquivo da distribuição no flash driver do Edison, abrir o terminal de comandos e executar o boot via terminal. Agora, uma ferramenta que facilita a instalação de todos os driver’s e IDE’s necessárias (Intel XDK, Eclipse, P h o n e F l a s h T o o l L i t e e a I D E d o A r d u i n o ) p a r a o desenvolvimento com o Edison, está disponível no site da

Intel. Escolha o sistema operacional e instale o executável.

Instalação das ferramentas

Inicie o executável, e escolha as IDE’s e softwares a serem instalados. Para instalação completa, o tempo médio é de 30 minutos dependendo do PC, conexão e sistema operacional.

(7)

Configurando o WiFi

Após a instalação de todas as ferramentas e do Linux utilizando o instalador da Intel, baixe o software Putty, de acordo com o sistema operacional, para que possamos estabelecer uma conexão via terminal com o Edison.

Instalador do Putty

Identifique qual é o número da porta serial a qual o módulo está instalado. Basta ir em Device -> Ports (COM &LPT) -> USB Serial Port (COM4).

Identificação da porta Serial

Inicie o Putty, escolha a opção “Serial”, configure o número da porta COM e a velocidade de comunicação em 115200 bps. Selecione a tecla “Open” e a janela do Putty se abrirá em modo

(8)

de linhas de comando.

Imagem configuração Putty

Selecione a tecla “Open” e a janela do Putty se abrirá. Aperte a tecla “Enter” do seu teclado para habilitar a conexão e inserir os comandos.

Tela inicial Putty

Digite “root” + ”Enter” e estaremos prontos para configurar o módulo.

Digite no prompt de comando “configure_edison –setup” + “Enter”.

(9)

senha para que o seu módulo possa ser acessado remotamente pela internet.

Imagem configurações iniciais

Dê um nome ao seu módulo. No meu caso, escolhi o chamar de MyEddy. Aperte “y” + “Enter” e novamente para a configuração do Wifi.

Configurando o nome do módulo

Uma pesquisa das redes Wifi próximas ao seu módulo será feita e basta inserir o número da rede relacionado ao SSID e a senha.

(10)

Identificação das redes Wifi próximas

Um número de IP será atribuído ao módulo. Anote este número pois iremos acessar o Edison utilizando o modo SSH na porta 22, via internet, utilizando o Putty. Feche o terminal e abra-o nabra-ovamente e cabra-onfigure as abra-opções cabra-omabra-o abaixabra-o.

Acessando o Edison via SSH

Login utilizando o usuário padrão “root” e a senha configurada anteriormente. Desta forma, estaremos aptos a acessar o módulo Edison remotamente.

(11)

Tela de comandos no modo SSH

Configurando o Bluetooth no

Edison

Bluetooth é uma tecnologia utilizada para troca de dados em curto alcance, utilizando rádio de alta frequência (Aproximadamente 2.4 GHz) e que vem sendo utilizado por aproximadamente 20 anos. Muitas versões e especificações foram criadas ao longo do tempo para padronizar a comunicação.

Esta tecnologia é largamente utilizada nos dias atuais. É encontrada em Smartphone, tabletes, carros, acessórios, computadores e agora no Intel Edison!

O Edison inicia seu funcionamento com o módulo Bluetooth desligado para economizar energia. Toda vez que for necessário iniciar o uso deste módulo, devemos digitar os comandos necessários para habilitá-lo novamente. Se desejamos que o Bluetooth inicie automaticamente quando o módulo for religado, uma boa opção é adicionar um script de comando na área de startup.

O primeiro passo para habilitar o Bluetooth é utilizar o comando rfkill.

# rfkill unblock bluetooth -> Habilita o módulo Bluetooth # rfkill list -> Comando para conferir se foi habilitado

(12)

C o m a n d o s i n i c i a i s p a r a configurar o Bluetooth

O comando bluetoothctl abre o controle das funções do módulo. O comando “show” mostra as atribuições do controlador Bluetooth.

(13)

Se observarmos na seção dos UUID’s, não iremos encontrar o UUID responsável pelo Serial Port. Para resolver este problema (Um problema muito grave e que não permite que o Edison se conecte a um telefone), devemos instalar uma biblioteca chamada SPP-loopback.py no diretório /root/bluetooth. Utilizaremos a forma mais fácil de copiar este arquivo no diretório interno ao Intel Edison. O software WinSCP utiliza o protocolo SCP (Secure Copy) para transferir este arquivo para ambientes Linux.

Execute a instalação, abra o aplicativo, configure da mesma forma como está na janela abaixo e aceite o aviso sobre a conexão.

Tela de login do software WinSCP

Mensagem de notificação do WinSCP

Acesse o diretório /root, crie uma nova pasta denominada “bluetooth”, copie e cole o arquivo “SPP-loopback.py” dentro

(14)

da pasta Bluetooth.

Tela de trabalho do WinSCP

Após copiar, feche o WinSCP, volte ao Putty e aplique o comando “reboot”. O Edison irá reiniciar e a conexão utilizando o Putty deverá ser refeita novamente. Quando reabrir, aplique os seguintes comandos listados abaixo.

Comandos para instalar a biblioteca SPP-loopback.py

Após o comando “show”, as atribuições do módulo Bluetooth serão indicadas na tela e agora iremos observar a UUID para o Serial port.

(15)

Tela do prompt de comando a p ó s i n s t a l a ç ã o d a biblioteca

Instalação do aplicativo e

interação com o Edison via

Bluetooth

O aplicativo mais indicado e, consequentemente o menos complicado, para testar se toda a configuração feita no módulo do bluetooth foi bem executada, para dispositivos Android, se chama “Bluetooth Spp pro”.

imagem aplicativo Bluetooth SPP

Para parear e conectar seu celular utilizando o Android ao Edison, basta seguir os comandos listados abaixo.

(16)

Comandos para habilitar o Bluetooth Abra o aplicativo e selecione o Edison.

Imagem aplicativo Conecte ao dispositivo.

(17)

Imagem conesão com o Edison

Abra o terminal no comand line mode e envie uma string para o Edison. No meu caso, enviei a string test.

Imagem do Comand line no aplicativo

Abaixo, temos um apanhado total dos comandos enviados ao Edison.

(18)
(19)

Continuação lista de comandos

Conclusão

Neste Lab executamos os procedimentos iniciais para trabalharmos com o Intel Edison. Este módulo tem uma grande capacidade de trabalho com sistemas embarcados, IoT e Werables. Apesar de todos os problemas relacionados à arquivos que deveriam ser nativos da distribuição e aos sistemas que ainda não funcionam como deveriam, o time de desenvolvedores da Intel trabalha nas resoluções de acordo com a demanda dos usuários. Nós, pretendemos elaborar aplicações interessantes usando essa ferramenta.

Referências

Documentos relacionados

Assinale a alternativa que descreva corretamente a direção do vetor densidade de corrente de deslocamento, o comportamento do módulo da corrente de deslocamento e o plano

Diante deste quadro, este estudo visou avaliar o quanto da diversidade genética da espécie de abelha sem ferrão Melipona mondury está sendo mantida em um

Nesse contexto, faz-se necessário destacar as principais contribuições para a organização pesquisada. O estudo permitiu identificar as ações adotadas pela Itaipu, bem como

O Diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina, através do leiloeiro oficial o Sr Giovano Ávila Alves, matrícula AARC/237, torna público que no dia 04

Em virtude do grande número de casos de LVC no estado de Pernambuco e de seu agravante acerca da saúde pública, objetivou-se neste estudo relatar um caso de um cão naturalmente

Na presente pesquisa, 95% dos participantes acreditam que o futsal auxilia na formação do aluno e 70% acreditam que o futsal pode interferir na vida do aluno pós trajetória

Este trabalho apresenta uma análise das políticas de turismo do município de Boa Vista/RR, considerando o papel e a atuação da prefeitura por meio da análise

O estudo da língua latina, sendo ainda uma iniciação, vai permitir, pela relação com o Português, uma melhor compreensão e aprendizagem da língua materna, pela reflexão a que