• Nenhum resultado encontrado

Teste de Biologia 11

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teste de Biologia 11"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Biologia e Geologia II – 11 º Ano

Biologia e Geologia II – 11 º Ano

Teste de avaliação

Teste de avaliação “

“ O O sisiststemema a nenervrvososo o é, é, prprovovavavelelmementnte, e, o o agagreregagado do de de mamatétériria a mamais is inintrtricicadadamamenentete organizado da Terra.

organizado da Terra.

Apenas um centmetro c!"ico de cére"ro #umano pode conter mil#$es de células nervosas, Apenas um centmetro c!"ico de cére"ro #umano pode conter mil#$es de células nervosas, as %uais se podem ligar rapidamente a cerca de 1&' ''' mil#$es de outras células. Apesar as %uais se podem ligar rapidamente a cerca de 1&' ''' mil#$es de outras células. Apesar desta comple(idade, alguns aspectos do processamento da in)orma*+o no sistema nervoso desta comple(idade, alguns aspectos do processamento da in)orma*+o no sistema nervoso s+o praticamente constantes, numa grande

s+o praticamente constantes, numa grande diversidade de seres vivos.diversidade de seres vivos. 1.

1. A -gura 1 A, é um gr-co, %ue indica a varia*+o do potencial de mem"rana numaA -gura 1 A, é um gr-co, %ue indica a varia*+o do potencial de mem"rana numa zona de um a(/nio, ao longo do tempo. A -gura 1 B, representa a transmiss+o do zona de um a(/nio, ao longo do tempo. A -gura 1 B, representa a transmiss+o do mesmo impulso nervoso

mesmo impulso nervoso entreentredois neuróniosdois neurónios..

Nas questões de escolha múltipla transcreva para a sua prova a letra da opção Nas questões de escolha múltipla transcreva para a sua prova a letra da opção correcta

correcta.. 1.1.

1.1. 0elativamente  -gura 1 A, seleccione a alternativa %ue avalia correctamente0elativamente  -gura 1 A, seleccione a alternativa %ue avalia correctamente as a-rma*$es %ue s+o )eitas a partir dos dados do gr-co.

as a-rma*$es %ue s+o )eitas a partir dos dados do gr-co. Afrmações:

Afrmações: I.

I. 2m2m  ee !!, o neur/nio encontra3se despolarizado, pois n+o est a transmitir, o neur/nio encontra3se despolarizado, pois n+o est a transmitir impulso

impulso nervosonervoso.. II.

II. 4e4e ""  para  para #  # , através da mem"rana do a(/nio, veri-ca3se entrada de i$es, através da mem"rana do a(/nio, veri-ca3se entrada de i$es 5a6 por di)us+o, para o citoplasma do neur/nio, ocorrendo a despolariza*+o da 5a6 por di)us+o, para o citoplasma do neur/nio, ocorrendo a despolariza*+o da mem"rana.

mem"rana. III.

III.  2m 2m #  # , a mem"rana atingiu o potencial de ac*+o e , a mem"rana atingiu o potencial de ac*+o e para atingir o valor 7 terpara atingir o valor 7 ter de ocorrer repolariza*+o da mem"rana.

de ocorrer repolariza*+o da mem"rana. A $

A $ As a-rma*$es I e II s+o verdadeiras e a III é )alsa.As a-rma*$es I e II s+o verdadeiras e a III é )alsa. % $

% $ As a-rma*$es II e IIII s+o verdadeiras e a I é )alsa. As a-rma*$es II e IIII s+o verdadeiras e a I é )alsa. & $

& $ A a-rma*+o II é verdadeira e as I e III s+o )alsas. A a-rma*+o II é verdadeira e as I e III s+o )alsas. ' $

' $ As tr8s a-rma*$es s+o verdadeiras. As tr8s a-rma*$es s+o verdadeiras. 1.(.

1.(. 5a -gura 1 B os n!meros5a -gura 1 B os n!meros ((,, )),, ** e e ++ representam, respectivamente9 representam, respectivamente9

,i-ura 1 A

,i-ura 1 A ,i-ura 1 %,i-ura 1 %

5 pt 5 pt

5 pt 5 pt

(2)

A $ :em"rana da dendrite, sinapse, neurotransmissor e mem"rana do a(/nio. % $ :em"rana do a(/nio, )enda sinptica, neurotransmissor e mem"rana da dendrite.

& $ :em"rana da dendrite, neurotransmissor, )enda sinptica e mem"rana do a(/nio.

' $ :em"rana do a(/nio, neurotransmissor, sinapse e mem"rana da dendrite. 1.). O crack é uma droga %ue actua no cére"ro, alterando a -siologia das sinapses

nervosas, o %ue pode levar e convuls$es e a paragens cardacas. ;o"re as sinapses entre neur/nios  incorrecto a-rmar3se %ue9

A $ <ossuem mediadores %umicos responsveis pela transmiss+o do impulso nervoso entre os dois neur/nios.

% $ <ossuem receptores moleculares espec-cos na mem"rana p/s3sinptica, onde se ligam os mediadores %umicos.

& $ =orrespondem a locais onde # continuidade citoplasmtico dos dois neur/nios envolvidos na sinapse.

' $ <odem di)erir %uanto ao tipo de neurotransmissor presente.

1.*. A esclerose m!ltipla é uma doen*a causada pela perda da "ain#a de mielina dos neur/nios.

2ssa altera*+o dos neur/nios tem como conse%u8ncia9

A $ A diminui*+o dos espa*os entre os n/dulos de 0anvier, di-cultando a transmiss+o dos impulsos nervosos nesses neur/nios.

% $ A propaga*+o do impulso nervoso nos dois sentidos da -"ra nervosa, causando o colapso do sistema nervoso.

& $ O aumento da produ*+o de neurotransmissores para )acilitar a condu*+o do impulso nervoso nos n/dulos de 0anvier.

' $ A diminui*+o da velocidade de propaga*+o dos impulsos nervosos pelos neur/nios a)ectados pela doen*a.

(. >eia atentamente o te(to

O camelo é um animal #er"voro, d/cil e "em adaptado a am"ientes desérticos. 2stas caractersticas )acilitaram a sua domestica*+o, desde # ?&'' anos. <or%ue resiste )acilmente ao calor e  secura, é utilizado como meio de transporte de pessoas e "ens, em pleno deserto.

A produ*+o de uma urina escassa, %ue pode atingir duas vezes a concentra*+o normal da gua do mar, e a produ*+o de )ezes muito desidratadas s+o adapta*$es %ue levam  reten*+o de gua no meio interno, aumentando a capacidade de so"reviv8ncia nestas condi*$es e(tremas. O camelo tam"ém s/ come*a a transpirar %uando a temperatura corporal atinge os ?' º=. O calor armazenado durante o dia é perdido  noite, %uando o ar est mais )rio, n+o #avendo perda de gua por evaporar+o.

Apesar dessas adapta*$es, se passar uma semana sem comer nem "e"er perde até @& do seu peso, condi*+o %ue seria letal para a maioria dos animais.

Ap/s um perodo sem acesso a gua, a manuten*+o do volume sanguneo,  custa do uido intersticial, n+o compromete a circula*+o. Os eritr/citos s+o pe%uenos e ovais, podendo, em condi*$es ainda mais e(tremas, continuar a circular se ocorrer um aumento de viscosidade do sangue.

2m contrapartida, %uando tem gua disponvel, pode ingerir uma grande

%uantidade sem da resultarem pro"lemas osm/ticos. Isto s/ possvel, por%ue a gua é a"sorvida lentamente ao nvel do estCmago e do intestino, dando tempo a %ue se

esta"ele*a o e%uil"rio do meio interno. Além disso, os eritr/citos podem aumentar até @?' o seu volume, en%uanto, na maioria das espécies, a lise dos eritr/citos ocorre com um aumento de 1&' do seu volume.

5 pt

(3)

1º Teste de Biologia e Geologia Ano II

<ro)essora

:D 2mlia >ouren*o

<ara mel#or compreender os mecanismos envolvidos na adapta*+o ao deserto, uma e%uipa de cientistas desenvolveu uma investiga*+o em Camelus dromedarius, durante a

%ual )oram comparadas as ta(as de perda de gua por transpira*+o, em animais

tos%uiados e em animais n+o tos%uiados. Os resultados o"tidos encontram3se no gr-co da Eigura @.

Adaptado de =amp"ell e 0eece, BiologF, @''&

(.1. ;eleccione a !nica alternativa %ue permite o"ter uma a-rma*+o correcta.

A temperatura corporal em C. dromedarius possi"ilita a tolerncia s temperaturas e(tremas do deserto, por%ue oscila entre os H?º= e os ?' º=, e est associada a um aumento

A $ do consumo de energia meta"/lica ao servi*o da regula*+o. % $ da necessidade de ingerir maior %uantidade de alimentos. & $ da %uantidade de gua perdida pela super)cie corporal. ' $ do volume de gua retido pela regula*+o térmica.

(.(. ;eleccione a !nica alternativa %ue contém os termos %ue preenc#em, se%uencialmente, os espa*os seguintes, de modo a o"ter uma a-rma*+o correcta. 5o camelo, para %ue n+o seJa comprometida a circula*+o do sangue, o volume sanguneo é mantido  custa KKKKKKKK da press+o osm/tica do KKKKKKK, garantindo, no entanto, uma #idrata*+o mnima dos tecidos.

A $ de diminui*+o [] udo intersticial

% $ do aumento [] udo intersticial

& $ de diminui*+o [] sangue

' $ do aumento [] sangue

(.). ;eleccione a !nica alternativa %ue permite o"ter uma a-rma*+o correcta.

O o"Jectivo da e(peri8ncia, descrita no te(to, realizada em C.  dromedarius, )oi investigar 

A $ A importncia da pele na conserva*+o da temperatura. % $ =omo se processa a termorregula*+o.

& $ a importncia dos p8los na conserva*+o da gua.

,i-ura ( $ Ta/a de transpiração o0servada nos ensaios com C. dromedarius 5 pt 5 pt 5 pt

(4)

' $ como se processa a transpira*+o.

(.*. ;eleccione a !nica alternativa %ue contém os termos %ue preenc#em, se%uencialmente, os espa*os seguintes, de modo a o"ter uma a-rma*+o correcta. 5o camelo, a capacidade de produzir urina escassa e KKKKKKK est associada a tu"os urin)eros com ansas de Lenle KKKKKKKKKK longas, permitindo economia de gua no am"iente desértico.

A $ diluda [] menos

% $ diluda [] mais

& $ concentrada [] menos

' $ concentrada [] mais

(.+. 5o processo de regula*+o osm/tica dos uidos corporais de C.  dromedarius inter)ere, tal como no #omem, uma #ormona antidiurética, a A4L.

=lassi-%ue de verdadeiras MN ou 2alsas M,N as seguintes a-rma*$es9 A $ A A4L é #ormona produzida pelo lo"o posterior da #ip/-se.

% $  uando aumenta a press+o osm/tica do sangue # uma diminui*+o na li"erta*+o desta #ormona pelo lo"o anterior da #ip/-se.

& $ Pma maior li"erta*+o de A4L leva ao aumento da permea"ilidade dos tu"os colectores, dos rins permitindo maior rea"sor*+o de gua para o meio interno. ' $ uando o volume do plasma sanguneo diminui, aumenta a li"erta*+o desta

#ormona pelo lo"o posterior da #ip/-se. ). A -gura H representa um pei(e de gua doce.

 Tendo em aten*+o a concentra*+o osm/tica dos meios interno e e(terno do animal e, tratando3se de um ser osmorregulante, refra as estratégias de osmorregula*+o %ue se veri-cam ao nvel das estruturas ( e ),

*. A -gura ? representa, em A o modelo de estrutura do 45A proposto por Qatson e =ricR, em 1S&H e, em B, est representada uma molécula de 05A.

*.1. 0elativamente  -gura ? A, seleccione a !nica alternativa correcta. A $ O n!mero H representa uma "ase p!rica.

% $ A "ase assinalada com o n!mero 1 é, indu"itavelmente a adenina. & $ O n!mero dois assinala uma liga*+o )os)odiéster

' $ O n!mero ? assinala um nucle/tido.

5 pt

5 pt

,i-ura )

10 pt

(5)

*.(. ;eleccione a !nica alternativa %ue permite o"ter uma a-rma*+o correcta. A molécula representada em ? B é, ine%uivocamente, o 05A, por%ue

A $ Os nucle/tidos est+o unidos por liga*$es )os)odiéster, )ormando uma cadeia simples da %ual )az parte a ri"ose.

% $ n+o possui emparel#amento de "ases azotadas.

& $ =onstitui uma cadeia em %ue o n!mero de adeninas é igual ao n!mero de uracilos.

' $  um polmero com uma cadeia de nucle/tidos %ue possui pentoses. *.). ;o"re as )un*$es do 45A e do 05A )oram )eitas as seguintes a-rma*$es9

I $ ;egundo o modelo de replica*+o semiconservativa, cada uma das novas moléculas possui uma das cadeias da molécula original.

II $ O processo de replica*+o do 45A re%uer a presen*a de um comple(o enzimtico do %ual )az parte a 45A polimerase.

III $ 2m células eucarióticas, o 05A é uma macromolécula sintetizada no citoplasma, onde intervém no processo de sntese proteica.

A $ I e II s+o verdadeiras e a III é )alsa. % $ I e III s+o verdadeiras e a II é )alsa. & $ I é verdadeira e II e III s+o )alsas. ' $ As tr8s a-rma*$es s+o verdadeiras.

+. A cultura de células é uma técnica "astante utilizada actualmente para %ue se possam estudar os mecanismos su"celulares e moleculares. 2(perimentalmente, )oi adicionado a um meio de cultura de células, durante poucos minutos, o nucle/tido uracilo marcado radioactivamente, de )orma %ue se pudesse, posteriormente, o"servar a sua localiza*+o intracelular por detec*+o da emiss+o de radioactividade. 2ssa radioactividade n+o é su-ciente para causar %ual%uer altera*+o no meta"olismo normal das células. O gr-co da -gura & mostra o resultado da e(peri8ncia, indicando as concentra*$es do re)erido nucle/tido, ao longo do tempo, nos di)erentes compartimentos celulares.

,i-ura * A ,i-ura * %

5 pt

(6)

+.1. =om "ase no meta"olismo celular, particularmente nos mecanismos de sntese proteica, e/plique a rela*+o %ue e(iste na varia*+o da concentra*+o do re)erido nucle/tido no n!cleo e citoplasma.

+.(. ue )actos e(plicam a n+o detec*+o do uracilo radioactivo, em momento algum, nas vesculas de secre*+oU

3. A -gura V representa as rela*$es de "iossntese entre 45A, 05A e protenas e(istentes na célula 0acteriana.

3.1. ;eleccione a op*+o %ue completa correctamente a )rase seguinte, de modo a o"ter a !nica alternativa correcta.

Os )en/menos correspondentes s reac*$es assinaladas pelas letras A, B e = s+o, respectivamente

A $ transcri*+o, tradu*+o e replica*+o. % $ tradu*+o, replica*+o e transcri*+o. & $ tradu*+o, transcri*+o e replica*+o. ' $ replica*+o, transcri*+o e tradu*+o.

3.(. ;eleccione a op*+o %ue completa correctamente a )rase seguinte, de modo a o"ter a !nica alternativa correcta.

15 pt 10 pt ,i-ura + ,i-ura 3 AT4 & A % 5 pt

(7)

;e numa das cadeias polinucleotdicas do 45A es%uematizado na -gura, a se%u8ncia de "ases azotadas )or TAT &&A 5T&, a se%u8ncia da cadeia nucleotdica complementar da mesma molécula ser

A $ ATA GGT =A= % $ PTP GGT GPG & $ AGA GGA =AG ' $ ATA GGT =AG

3.). ;eleccione a op*+o %ue completa correctamente a )rase seguinte, de modo a o"ter a !nica alternativa correcta.

Os anticod$es respeitantes  se%u8ncia TAT &&A 5T& da cadeia re)erida na %uest+o anterior ser+o, respectivamente

A $ PAP ==A GP= % $ APA GGP =AG & $ ATA GGT =AG ' $ APA GGP =A=

3.*. As a-rma*$es %ue se seguem dizem respeito s rela*$es de "iossntese es%uematizadas na -gura V.

;eleccione a op*+o %ue as avalia correctamente.

I $ A sntese de m05A e de t05A ocorre a partir da leitura contida no 45A, encontrando3se estas moléculas assinaladas na -gura, respectivamente, pelos n!meros @ e H.

II $ 2(iste complementaridade entre os codogenes do 45A e os anticod$es do t05A.

III $ 5os genes %ue codi-cam protenas, a rela*+o entre a %uantidade de nucle/tidos de adenina, timina, citosina e guanina pode ser traduzida pela e(press+o MA6TN W M=6GN

A $ III é verdadeira, I e II s+o )alsas. % $ I e II s+o verdadeiras e III é )alsa. & $ I é verdadeira, II e III s+o )alsas ' $ II e III s+o verdadeiras e I é )alsa.

3.+. =lassi-%ue de verdadeiras MN ou )alsas M,N as seguintes a-rma*$es relativas  )rase seguinte9

Pma suposta protena, %ue conten#a X'' aminocidos, durante o seu processo de sntese necessitou

A $ 4e uma in)orma*+o do 45A com o mnimo de X'' nucle/tidos. % $ 4e um m05A com um mnimo de X'' cod$es.

& $ 4e um m05A com @?'' de "ases azotadas. ' $ 4e X'' tipos di)erentes de t05A.

3.3. =omente a seguinte a-rma*+o9 “ A sntese proteica em seres eucari/ticos e procari/ticos, em"ora semel#ante, apresenta algumas di)eren*as

5 pt

5 pt

5 pt

(8)

6. =onsidere os dados seguintes9

6.1. ;eleccione a !nica alternativa %ue permite o"ter uma a-rma*+o correcta. <odem so)rer de -"rose %ustica os pacientes

A $ A, B e = % $ A e B & $ A e = ' $ B e =

6.(. =omente a seguinte a-rma*+o9 “ A e(press+o da muta*+o M-"rose %usticaN ocorre independentemente da posi*+o do nucle/tido a)ectado no codogene.

7. Os es%uemas da -gura Y representam etapas da mitose.

7.18 Identi-%ue cada uma das etapas representadas na -gura Y.

7.(. Ptilizando os n!meros, ordene as etapas de acordo com a sua se%u8ncia natural. 7.).Admita %ue esta célula apresentar na etapa II, H@ cromatdeos.

a9. uantos cromatdeos possuir cada uma das IZ e ZIU

5 pt 10 pt 6 pt ,i-ura 6 6 pt 4 pt

(9)

09 uantos cromossomas apresentar na etapa ZU

. A -gura representa a varia*+o do teor de 45A ao longo do ciclo celular.

.1. 2sta"ele*a a correspond8ncia entre os esquemas I, IZ e ZI da -gura Y e uma das letras da -gura X.

.(. Baseando3se nos dados do gr-co, indi%ue o tempo de dura*+o9 a9. 4a inter)ase.

09. 4a )ase mit/tica. c9. 4a pro)ase

.).A cada uma das a-rma*$es )a*a corresponder uma das letras do gr-co. Afrmações:

1 – ;ntese de #istonas e duplica*+o dos centrolos.

( – =livagem do centr/mero e ascens+o polar dos cromatdeos.

) – Os cromossomas atingem o m(imo de condensa*+o e disp$em3se no plano e%uatorial da célula.

* 3 <erodo da inter)ase em %ue cada cromossoma é constitudo por um s/ cromatdeo.

+ – 0eaparecem a mem"rana nuclear e o nucléolo. 3 – Inicia3se a )orma*+o do )uso mit/tico.

6 – <erodo %ue decorre entre duas inter)ases sucessivas.

7 – <rogressiva condensa*+o dos cromossomas e a)astamento dos centrolos. .*. O cancro corresponde  multiplica*+o descontrolada de células )ortemente

a)ectadas por muta*$es dando origem ao rpido crescimento de tumores malignos. A vin"lastina é um %uimioterpico usado no tratamento de pacientes com cancro. ;a"endo %ue esta su"stncia impede a )orma*+o dos microt!"ulos do )uso acromtico, e(pli%ue a sua aplica*+o no tratamento deste tipo de doen*as.    T  e  o   r    d  e    D    N    A  a   o    l  o  n   g   o    d  o   c    i  c    l  o   c   e    l  u    l  a  r    2    X    4    X 4 6 8 10 12 14 16 18 20 Tempo e horas

,i-ura 7 " !  T #  ; "  " < 6 pt 6 pt 10 pt 15 pt 2 pt

(10)

Referências

Documentos relacionados

Portanto a Chedoke McMaster Assessment Stroke mostrou-se extremamente eficaz na avaliação e acompanhamento do paciente hemiplégico, porém é necessário realizar

Não existe evidência de qual é a melhor abordagem cirúrgica para a timectomia no paciente miastênico, se é a via transcervical, esternotomia mediana parcial ou completa,

Use este interruptor para alimentar o sinal RETURN correspondente, trazido dos controles ST e AUX Mix, nas vias PFL, de forma que você possa monitorar o sinal de PHONES... O mixer

Tício, quando primário, apesar de portador de maus antecedentes, praticou um crime de roubo simples, pois, quando tinha 20 anos de idade, subtraiu de Renata, mediante

Foram realizadas testes em laboratório para análise da qualidade das sementes, através da germinação das sementes padrão e envelhecidas, teste de condutividade das sementes padrão

Alunos até aos 15 anos Prova Eliminatória - Uma peça a solo ou com acompanhamento de piano..

Técnicas que apoiem a detecção de defeitos em diagramas de atividades e, em especial, técnicas para a inspeção de diagramas de atividades em especificação de requisitos,

O presente procedimento tem por objectivo a selecção de Entidades Beneficiárias para a execução de projectos desenvolvidos nas zonas Norte, Centro, Alentejo