• Nenhum resultado encontrado

Como Cantar Em Falsete

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Cantar Em Falsete"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Como Cantar em Falsete

3 Partes:Encontrando seu falsete Posicionando o falsete corretamente Detectando problemas em seu falsete

O falsete é, frequentemente, um termo mal-interpretado. Muitos o confundem com a “voz de cabeça” nos homens e outros acham que as mulheres nem conseguem fazê-lo (embora consigam, em certos casos).[1] Ele fica no topo da

sua extensão vocal e é geralmente mais leve e aéreo, se comparado às outras “vozes”.

Anúncio

Parte 1 de 3: Encontrando seu falsete

(2)

1

Faça um barulho de sirene. O registro de falsete (embora seja mais um

posicionamento muscular do que um registro) fica no topo da sua extensão. É um tipo diferente de voz que pode ser encontrado ao experimentar diferentes níveis de intensidade na voz. É como fazer um barulho de sirene ou um “uh” mais prolongado.

o Faça ‘'a partir’' do topo do seu registro, não para o topo do seu registro. Comece o mais alto que puder e esse será o seu falsete. Não importa se está bom ou não, desde que você atinja alguma nota.

(3)

2

Faça sua voz de “menininho”. Muitos professores de canto dizem para seus

alunos fazer voz de “menininho”. Fale como se você tivesse três ou quatro anos? Percebe a diferença? Consegue ‘'sentir a diferença? A sensação deve ficar mais para cima, um pouco atrás, no sinus (ou máscara) do rosto.

o Se não der certo dessa forma, tente imitar uma mulher. Você deve fazer uma voz bem aérea, como se fosse a Marilyn Monroe. Este será o seu falsete, muito provavelmente.

(4)

o É possível que você faça a voz de cabeça, que é algo diferente. Essa voz soará mais forte e um pouco parecida com a Minnie Mouse. Se isso se provar verdade, tente encontrar um registro que não possa ser sentido na garganta. Muitos cantores relatam um “alívio muscular” com o falsete.[2]

3

Mantenha a calma. A menos que você seja o próximo Pavarotti, é provável que

você não possa emitir muitos sons com seu falsete. Então, ao tentar encontrá-lo, não se pressione demais (e, acima de tudo, não use a garganta. Faça

(5)

silêncio — você é a Marilyn Monroe sussurrando, não a Miley Cyrus berrando em alto e bom som.

o Você pode achar que, se tentar cantar mais alto, acabará na voz de cabeça. Observe se a ressonância da sua voz muda nesse caso. Você está sentindo-a em seu corpo? Se estiver, então você não está cantando mais em falsete.

(6)

Cante "iiiih" ou “uuuh”. Devido à forma da qual a garganta e as cordas vocais

são construídas, os sons abertos, como “aaaah”, não funcionam muito bem para encontrar o falsete. Em vez disso, "iiiih" ou “uuuh” são melhores para conduzir o som para cima.

o Ainda nesse exercício, jogue a voz de cima até embaixo. Você percebe como o timbre muda? Quando sentir sua voz leve no topo, com menos vibrações internas, você terá encontrado seu falsete.

Anúncio

Parte 2 de 3: Posicionando o falsete corretamente

(7)

1

Sinta o posicionamento do sinus e da testa. Pense no tom que você está

produzindo como se fosse um elevador em seu corpo. Ao lançar uma nota mais grave, ela ressoará em seu peito, de forma mais profunda. Uma nota mais aguda (como o falsete), no entanto, vai em direção à testa.

o Jogue o som para frente. Se você deixar a voz no fundo da boca e, subsequentemente na parte de trás da cabeça, você terá um som abafado e obscuro, que não funciona bem para o falsete. Mantenha sua língua para frente, na ponta dos dentes. Lembre-se, também, de deixá-la reta para não abafar o som.

(8)

2

Abra sua cabeça. Se você já fez aulas de canto, sabe que grande parte das

metáforas abstratas dos professores fazem sentido na hora de melhorar a voz. Uma delas é “abrir a cabeça”. Isso significa que você deve focar em jogar o som para cima e para frente, como indicado no passo acima.

o Geralmente, é bom deixar tudo aberto. Cantar deve ser um ato relaxante que não envolve tensão. Para produzir um bom falsete, é bom abrir os pulmões, a cabeça e a boca, também.

(9)

3

Puxe seu falsete para baixo. Ao encontrar o “registro”, desça-o para notas

mais graves. Esse tipo de voz é obrigatória em um registro mais alto, mas é opcional em um mais baixo. Que tipo de notas mais graves você consegue produzir sem sair do timbre aéreo e feminino?

o Isso pode variar de pessoa para pessoa, cantor para cantor. Se você tem praticado sua “voz de peito" ou “voz real” há tempos, fazer o falsete pode ser difícil simplesmente pela falta de costume. No entanto, não é preciso se preocupar — com a prática, você vai melhorar.

(10)

4

Não se preocupe com o vibrato por enquanto. Para a maioria dos cantores

amadores, é difícil fazer um vibrato durante o falsete. Isso ocorre porque as cordas vocais mal se tocam, o que dificulta na hora de controlar o ar que passa pela garganta. Se você só consegue cantar em um tom nesta voz, relaxe. É normal.

o Quando pegar o hábito de fazer um falsete, você poderá incluir o vibrato. É comum querer mudar para a voz de cabeça, que embora pareça um pouco com o falsete, tem suas diferenças.

(11)

5

Entenda a parte física do falsete. Como mencionado anteriormente, no

falsete, as cordas vocais mal se tocam. O ar passa desimpedido, gerando um som aéreo em sua voz. No topo do seu registro, as cordas estarão esticadas para ficarem mais compridas. Isso se dá pelo músculo cricotireóideo, enquanto o músculo tireoaritenóideo se mantém parado e relaxado.[3] E você nem

imaginou que teria uma aula de anatomia hoje, hein?

o Se você for até alguém que não entende de canto, você

(12)

não. Vá até alguém que canta profissionalmente e você ouvirá que é tudo uma questão de esforço, posicionamento e foco para emitir o som correto. Cantar requer aprendizado. Todos podem, mas nem todos sabem ‘'como.

Anúncio

Parte 3 de 3: Detectando problemas em seu falsete

1.

(13)

Lembre-se de respirar. Todos respiramos involuntariamente, mas ao cantar, é

preciso aprender a controlar a respiração para sustentar a voz em

determinados momentos. Respire completa e profundamente do fundo dos pulmões e deixe o ar fluir. Se você parar, ou não vai fazer som algum, ou não vai alcançar o falsete.

o Sempre, sempre, sempre se solte. De tudo. Solte-se, relaxe e deixe as coisas fluírem. A tensão só atrapalha. Se você parar para ouvir sua voz, provavelmente vai acabar segurando a respiração e não vai atingir o resultado esperado. Cantar é possível — você é seu único obstáculo.

(14)

2

Não se preocupe se sua voz parecer fraca ou aérea demais. Muitas

pessoas evitam o falsete (ou até mesmo a voz de cabeça) porque acham que não está forte o suficiente, sem a presença que a voz de peito tem. Isso é ‘’normal. Acostume-se a ouvir sua voz.

o Observe as peças da Broadway mais recentes e compare com as

do começo do século 20. Você verá que há um grande foco na voz de peito. Nenhuma voz é melhor do que outra, o que ocorre é que existem ciclos onde umas são mais usadas que outras.

(15)

3

Desafinar é normal. Todo cantor tem um limite. Ao variar entre as vozes, pode

ser que você saia do tom. Até que você se sinta extremamente confortável com a variação de vozes e como elas reverberam, é provável que você desafine. Relaxe.

o Cantar além do seu alcance é algo que requer muita prática. Com o tempo, você poderá fortalecer seus pontos fracos e corrigir maus hábitos que impedem você de alcançar mais notas e variar entre as vozes.

(16)

4

Mantenha sua laringe baixa. Sabe aquela parte da sua garganta que sobe e

desce quando você engole? Você pode controlá-la. Experimente fazer isso agora: olhe-se no espelho e force a região do pomo-de-adão para baixo. Você consegue mantê-la assim enquanto canta?

o Isso abrirá sua garganta, permitindo que o ar flua sem obstruções, além de puxar sua língua para baixo e deixá-la reta. Deixar a laringe alta (vá em frente, tente) dá uma sensação de aperto e é mais difícil produzir sons nesta posição.

(17)

5

Continue praticando. Cantar é uma habilidade. Claro, há muitas pessoas que

já nascem afinadas, mas, essencialmente, trata-se de ter controle sobre seu corpo — será involuntário até você treinar-se o suficiente para reconhecer suas vozes e fazer o que deseja com elas. Com prática, logo você desenvolverá suas habilidades vocais.

o É uma boa ideia se juntar a um coral ou procurar um professor de canto. Se, por qualquer razão, estas opções não estiverem disponíveis, até mesmo assistir tutoriais no YouTube pode ser uma boa alternativa. Além disso, muitos professores dão aulas online, se for melhor para você.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Utilize Santa Luzia Massa Premium nas cores IPÊ ESCURO, CARVALHO PRATA, PRETA ou BRANCA para um acabamento perfeito.. GUARNIÇÕES 3547 GN Ébano

Com uma produção local bastante escassa, podemos concluir que grande parte da bibliografia acessível em Florianópolis sobre o movimento feminista - textos sobre a situação social

4.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de serviços de manutenção de veículos de pequeno e grande porte, conforme especificações constantes neste Termo