• Nenhum resultado encontrado

As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo do Altíssimo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça para o Professo Povo do Altíssimo"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

 As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça.

 As 7 Trombetas e o Fim do Tempo da Graça.

“Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante do Altíssimo, e lhes foram dadas sete “Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante do Altíssimo, e lhes foram dadas sete trombetas.” Apoc. 8:2 (ARA)

trombetas.” Apoc. 8:2 (ARA)

As sete trombetas do Apocalipse são um dos temas mais difíceis de compreender e talvez por As sete trombetas do Apocalipse são um dos temas mais difíceis de compreender e talvez por isso sejam um dos temas menos pregados. No entanto, são uma das partes mais fascinantes da isso sejam um dos temas menos pregados. No entanto, são uma das partes mais fascinantes da Bíblia para o estudante sincero, pois não só nos mostra o que aconteceu no passado mas, mais Bíblia para o estudante sincero, pois não só nos mostra o que aconteceu no passado mas, mais importante ainda, nos revela os acontecimentos que em breve terão lugar nesta terra. importante ainda, nos revela os acontecimentos que em breve terão lugar nesta terra. NOTA IMPORTANTE:

NOTA IMPORTANTE:

Antes destes acontecimentos terem lugar, e muito em breve, ocorrerá a vinda de Satanás a esta Antes destes acontecimentos terem lugar, e muito em breve, ocorrerá a vinda de Satanás a esta Terra, personificando a Yahushua, o Ungido (erradamente chamado Jesus Cristo, ver Terra, personificando a Yahushua, o Ungido (erradamente chamado Jesus Cristo, ver http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/06/este-e-o-meu-nome-eternamente.html

http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/06/este-e-o-meu-nome-eternamente.html))!! Sim, ainda antes da lei dominical.

Sim, ainda antes da lei dominical. Ver

Ver::http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/04/alerta-satanas-aparece-como-

http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/04/alerta-satanas-aparece-como-benfeitor.html

benfeitor.html

Durante este estudo das sete trombetas veremos que terríveis pragas terão lugar no nosso Durante este estudo das sete trombetas veremos que terríveis pragas terão lugar no nosso planeta, ainda antes do fim do tempo da graça. Estas são uma clara advertência a um mundo planeta, ainda antes do fim do tempo da graça. Estas são uma clara advertência a um mundo que se esqueceu do seu Criador, que está finalizando Sua obra de intercessão pela humanidade que se esqueceu do seu Criador, que está finalizando Sua obra de intercessão pela humanidade no santuário celestial. É de notar que mesmo antes das trombetas haverão outras pragas, mas no santuário celestial. É de notar que mesmo antes das trombetas haverão outras pragas, mas não com a mesma intensidade.

não com a mesma intensidade. “As pragas do Altíssimo

“As pragas do Altíssimo já estão caindo sobre a terra, arrebatando os edifícios maisjá estão caindo sobre a terra, arrebatando os edifícios mais sumptuosos como por um sopro de fogo do céu. Esses juízos não farão com que os cristãos sumptuosos como por um sopro de fogo do céu. Esses juízos não farão com que os cristãos professos caiam em si? O Altíssimo permite que sobrevenham para que o mundo se acautele, professos caiam em si? O Altíssimo permite que sobrevenham para que o mundo se acautele, para que os pecadores temam e tremam diante d’Ele.”

para que os pecadores temam e tremam diante d’Ele.” Eventos FinaisEventos Finais, pág. 26., pág. 26.

“O Altíssimo

“O Altíssimo tem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituemtem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituem um de Seus meios para chamar homens e mulheres à razão. Mediante actuações incomuns da um de Seus meios para chamar homens e mulheres à razão. Mediante actuações incomuns da Natureza, o Altíssimo expressará a instrumentalidades humanas em dúvida o que Ele revela Natureza, o Altíssimo expressará a instrumentalidades humanas em dúvida o que Ele revela claramente em sua Palavra.

claramente em sua Palavra.” Ibidem.” Ibidem.

““Os que preferem permanecer infiéis serão feridos pelos juízos misericordiosos, a fim de que,Os que preferem permanecer infiéis serão feridos pelos juízos misericordiosos, a fim de que, se possível for, cheguem a despertar e aperceber

se possível for, cheguem a despertar e aperceber––se da pecaminosidade do seu procedimentose da pecaminosidade do seu procedimento.”.”

Testemunhos Selectos

Testemunhos Selectos, vol. 3, págs. 329 e 330 (1909)., vol. 3, págs. 329 e 330 (1909).

O Dia da Expiação O Dia da Expiação

No antigo Israel, as trombetas tocavam dez dias antes do dia da expiação, fim do ano religioso No antigo Israel, as trombetas tocavam dez dias antes do dia da expiação, fim do ano religioso hebraico, a fim de que o povo se preparasse, com profundo exame de coração, para esse dia. hebraico, a fim de que o povo se preparasse, com profundo exame de coração, para esse dia. Todos os pecados deveriam ser confessados e abandonados, para que a bênção do Todos os pecados deveriam ser confessados e abandonados, para que a bênção do Altíssimo repousasse sobre o povo:

(2)

“Fala aos filhos de Israel

“Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene,, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação (…). Mas, aos dez deste mês sétimo, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação (…). Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimad

queimada a Yahuh.” Lev. 23:24, 27 (ARA)a a Yahuh.” Lev. 23:24, 27 (ARA)

Nesse dia, simbolicamente, o santuário era purificado de todo o pecado acumulado ao longo do Nesse dia, simbolicamente, o santuário era purificado de todo o pecado acumulado ao longo do ano. Cada vez que alguém pecava, e confessava o seu pecado, impondo as mãos sobre a cabeça ano. Cada vez que alguém pecava, e confessava o seu pecado, impondo as mãos sobre a cabeça do cordeiro, no pátio do templo, esse pecado era então simbolicamente transferido para o do cordeiro, no pátio do templo, esse pecado era então simbolicamente transferido para o santuário, através do sangue desse mesmo animal, pelo sacerdote.

santuário, através do sangue desse mesmo animal, pelo sacerdote.

“O pecador arrependido trazia a sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a “O pecador arrependido trazia a sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. Pela sua própria mão era então morto o animal, e o sangue era levado pelo sacrifício inocente. Pela sua própria mão era então morto o animal, e o sangue era levado pelo sacerdote ao lugar santo e aspergido diante do véu, atrás do qual estava a arca que continha a sacerdote ao lugar santo e aspergido diante do véu, atrás do qual estava a arca que continha a lei que o pecador transgredira. Por esta cerimónia, mediante o sangue, o pecado era lei que o pecador transgredira. Por esta cerimónia, mediante o sangue, o pecado era figuradamente transferido para o santuário. (…)

figuradamente transferido para o santuário. (…)

Tal era a obra que dia após dia continuava, durante o ano todo. Os pecados de Israel, sendo Tal era a obra que dia após dia continuava, durante o ano todo. Os pecados de Israel, sendo assim transferidos para o santuário, ficavam contaminados os lugares santos, e uma obra assim transferidos para o santuário, ficavam contaminados os lugares santos, e uma obra especial se tornava necessária para sua remoção. O Altíssimo ordenara que se fizesse expiação especial se tornava necessária para sua remoção. O Altíssimo ordenara que se fizesse expiação por cada um dos compartimentos sagrados, assim como pelo altar, para o purificar "das por cada um dos compartimentos sagrados, assim como pelo altar, para o purificar "das imundícies dos filhos de Israel", e o santificar. Lev. 16:19.

imundícies dos filhos de Israel", e o santificar. Lev. 16:19.

Uma vez ao ano, no grande dia da expiação, o sacerdote entrava no lugar santíssimo para a Uma vez ao ano, no grande dia da expiação, o sacerdote entrava no lugar santíssimo para a purificação do santuário. O cerimonial ali efectuado completava o ciclo anual do ministério. purificação do santuário. O cerimonial ali efectuado completava o ciclo anual do ministério. No dia da expiação dois bodes eram trazidos à porta do tabernáculo, e lançavam-se sortes No dia da expiação dois bodes eram trazidos à porta do tabernáculo, e lançavam-se sortes sobre eles, "uma sorte por Yahuh, e a outra sorte pelo bode emissário". O bode sobre o qual sobre eles, "uma sorte por Yahuh, e a outra sorte pelo bode emissário". O bode sobre o qual caía a primeira sorte deveria ser morto como oferta pelos pecados do povo. E o sacerdote caía a primeira sorte deveria ser morto como oferta pelos pecados do povo. E o sacerdote deveria levar seu sangue para dentro do véu, e aspergi-lo sobre o propiciatório. "Assim fará deveria levar seu sangue para dentro do véu, e aspergi-lo sobre o propiciatório. "Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícies dos filhos de Israel e das suas transgressões, expiação pelo santuário por causa das imundícies dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que mora com eles segundo todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que mora com eles no meio das suas imundícies." Lev. 16:16.

no meio das suas imundícies." Lev. 16:16.

"E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as "E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária." Lev. para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária." Lev. 16:21 e 22. Antes que o bode tivesse desta maneira sido enviado não se considerava o povo 16:21 e 22. Antes que o bode tivesse desta maneira sido enviado não se considerava o povo livre do fardo de seus pecados. Cada homem deveria afligir sua alma, enquanto prosseguia a livre do fardo de seus pecados. Cada homem deveria afligir sua alma, enquanto prosseguia a obra da expiação. Toda ocupação era posta de lado, e toda a congregação de Israel passava o obra da expiação. Toda ocupação era posta de lado, e toda a congregação de Israel passava o dia em humilhação solene perante o Altíssimo, com oração, jejum e profundo exame de dia em humilhação solene perante o Altíssimo, com oração, jejum e profundo exame de coração.

coração.

Importantes verdades concernentes à obra expiatória eram ensinadas ao povo por meio deste Importantes verdades concernentes à obra expiatória eram ensinadas ao povo por meio deste

(3)

serviço anual. Nas ofertas para o pecado apresentadas durante o ano, havia sido aceito um serviço anual. Nas ofertas para o pecado apresentadas durante o ano, havia sido aceito um substituto em lugar do pecador; mas o sangue da vítima não fizera completa expiação pelo substituto em lugar do pecador; mas o sangue da vítima não fizera completa expiação pelo pecado. Apenas provera o meio pelo qual este fora transferido para o santuário. Pela oferta do pecado. Apenas provera o meio pelo qual este fora transferido para o santuário. Pela oferta do sangue, o pecador reconhecia a autoridade da lei, confessava a culpa de sua transgressão, e sangue, o pecador reconhecia a autoridade da lei, confessava a culpa de sua transgressão, e exprimia sua fé nAquele que tiraria o pecado do mundo; mas não estava inteiramente livre da exprimia sua fé nAquele que tiraria o pecado do mundo; mas não estava inteiramente livre da condenação da lei. No dia da expiação, o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta para a condenação da lei. No dia da expiação, o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta para a congregação, ia ao lugar santíssimo com o sangue e o aspergia sobre o propiciatório, em cima congregação, ia ao lugar santíssimo com o sangue e o aspergia sobre o propiciatório, em cima das tábuas da lei. Assim se satisfaziam os reclamos da lei, que exigia a vida do pecador. Então, das tábuas da lei. Assim se satisfaziam os reclamos da lei, que exigia a vida do pecador. Então, em seu carácter de mediador, o sacerdote tomava sobre si os pecados e, saindo do santuário, em seu carácter de mediador, o sacerdote tomava sobre si os pecados e, saindo do santuário, levava consigo o fardo das culpas de Israel. À porta do tabernáculo colocava as mãos sobre a levava consigo o fardo das culpas de Israel. À porta do tabernáculo colocava as mãos sobre a cabeça do bode emissário e confessava sobre ele "todas as iniquidades dos filhos de Israel, e cabeça do bode emissário e confessava sobre ele "todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados", pondo-as sobre a cabeça do bode. todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados", pondo-as sobre a cabeça do bode. E, assim como o bode que levava esses pecados era enviado dali; tais pecados, juntamente com E, assim como o bode que levava esses pecados era enviado dali; tais pecados, juntamente com o bode, eram considerados separados do povo para sempre. Este era o cerimonial efectuado o bode, eram considerados separados do povo para sempre. Este era o cerimonial efectuado como "exemplar e sombra das coisas celestiais". Heb. 8:5.”

como "exemplar e sombra das coisas celestiais". Heb. 8:5.” Patriarcas e ProfetasPatriarcas e Profetas, pág. 354-356,, pág. 354-356,

(cap. O tabernáculo e seus serviços). (cap. O tabernáculo e seus serviços). O Antítipo do Dia da Expiação O Antítipo do Dia da Expiação

Todas estas cerimónias do antigo testamento não eram senão “sombras das coisas futuras” (Cl. Todas estas cerimónias do antigo testamento não eram senão “sombras das coisas futuras” (Cl. 2:17), isto é, apontavam para realidades futuras e celestiais:

2:17), isto é, apontavam para realidades futuras e celestiais:

“O primeiro tabernáculo… é uma alegoria para o tempo presente…” “O primeiro tabernáculo… é uma alegoria para o tempo presente…” “Mas, vindo o Ungido, o sumo

“Mas, vindo o Ungido, o sumo-sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito-sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo…”

tabernáculo…” “Porque

“Porque o Ungido não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém noo Ungido não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a fac

mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face do Altíssimo…” Hb. 9:8,9,11,24.e do Altíssimo…” Hb. 9:8,9,11,24. “Assim como

“Assim como o Ungido, por ocasião de Sua ascensão, compareceu à presença do Altíssimo, a fimo Ungido, por ocasião de Sua ascensão, compareceu à presença do Altíssimo, a fim de pleitear com Seu sangue em favor dos crentes arrependidos, assim o sacerdote, no de pleitear com Seu sangue em favor dos crentes arrependidos, assim o sacerdote, no ministério diário, aspergia o sangue do sacrifício no lugar santo em favor do pecador.

ministério diário, aspergia o sangue do sacrifício no lugar santo em favor do pecador.

O sangue do Ungido, ao mesmo tempo que livraria da condenação da lei o pecador O sangue do Ungido, ao mesmo tempo que livraria da condenação da lei o pecador arrependido, não cancelaria o pecado; este ficaria registrado no santuário até à expiação final; arrependido, não cancelaria o pecado; este ficaria registrado no santuário até à expiação final; assim, no cerimonial típico, o sangue da oferta pelo pecado removia do penitente o pecado, mas assim, no cerimonial típico, o sangue da oferta pelo pecado removia do penitente o pecado, mas este permanecia no santuário até ao dia da expiação.

este permanecia no santuário até ao dia da expiação.

No grande dia da paga final, os mortos devem ser "julgados pelas coisas que estavam escritas No grande dia da paga final, os mortos devem ser "julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras". Apoc. 20:12. Então, pela virtude do sangue expiatório do nos livros, segundo as suas obras". Apoc. 20:12. Então, pela virtude do sangue expiatório do Ungido, os pecados de todo o verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. Ungido, os pecados de todo o verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. Assim o santuário estará livre ou purificado, do registro de pecado. No tipo, esta grande obra Assim o santuário estará livre ou purificado, do registro de pecado. No tipo, esta grande obra de expiação, ou cancelamento de pecados, era representada pelas cerimônias do dia da de expiação, ou cancelamento de pecados, era representada pelas cerimônias do dia da expiação, a saber, pela purificação do santuário terrestre, a qual se realizava pela remoção dos expiação, a saber, pela purificação do santuário terrestre, a qual se realizava pela remoção dos pecados com que ele ficara contaminado, remoção efetuada pela virtude do sangue da oferta pecados com que ele ficara contaminado, remoção efetuada pela virtude do sangue da oferta para o pecado.

para o pecado.

Assim como na expiação final os pecados dos verdadeiros arrependidos serão apagados dos Assim como na expiação final os pecados dos verdadeiros arrependidos serão apagados dos

(4)

registros do Céu, para não mais serem lembrados nem virem à mente, assim no serviço típico registros do Céu, para não mais serem lembrados nem virem à mente, assim no serviço típico eram levados ao deserto, para sempre separados da congregação.

eram levados ao deserto, para sempre separados da congregação.

Visto que Satanás é o originador do pecado, o instigador direto de todos os pecados que Visto que Satanás é o originador do pecado, o instigador direto de todos os pecados que ocasionaram a morte do Filho do Altíssimo, exige a justiça que Satanás sofra a punição final. A ocasionaram a morte do Filho do Altíssimo, exige a justiça que Satanás sofra a punição final. A obra do Ungido para a redenção dos homens e purificação do Universo da contaminação do obra do Ungido para a redenção dos homens e purificação do Universo da contaminação do pecado, encerrar-se-á pela remoção dos pecados do santuário celestial e deposição dos pecado, encerrar-se-á pela remoção dos pecados do santuário celestial e deposição dos mesmos sobre Satanás, que cumprirá a pena final. Assim no cerimonial típico, o ciclo anual do mesmos sobre Satanás, que cumprirá a pena final. Assim no cerimonial típico, o ciclo anual do ministério encerrava-se com a purificação do santuário e confissão dos pecados sobre a cabeça ministério encerrava-se com a purificação do santuário e confissão dos pecados sobre a cabeça do bode emissário. Em tais condições, no ministério do tabernáculo e do templo que mais tarde do bode emissário. Em tais condições, no ministério do tabernáculo e do templo que mais tarde tomou o seu lugar, ensinavam-se ao povo cada dia as grandes verdades relativas à morte e tomou o seu lugar, ensinavam-se ao povo cada dia as grandes verdades relativas à morte e ministério do Ungido, e uma vez ao ano sua mente era transportada para os acontecimentos ministério do Ungido, e uma vez ao ano sua mente era transportada para os acontecimentos finais do grande conflito entre o Ungido e Satanás, e para a final purificação do Universo, de finais do grande conflito entre o Ungido e Satanás, e para a final purificação do Universo, de pecado e pecadores.

pecado e pecadores.” Idem, pág. 357,358.” Idem, pág. 357,358.

Em Daniel 8:14 encontramos a profecia: “Até duas

Em Daniel 8:14 encontramos a profecia: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs [2300 anos,mil e trezentas tardes e manhãs [2300 anos, contados a partir de 457 a.c até 1844 d.c. (Dan 8:17,26; 9:24,25,26)], e o santuário será contados a partir de 457 a.c até 1844 d.c. (Dan 8:17,26; 9:24,25,26)], e o santuário será purificado.” Esta profecia indica

purificado.” Esta profecia indica-nos o tempo exacto em que o Ungido passou do lugar santo ao-nos o tempo exacto em que o Ungido passou do lugar santo ao lugar santíssimo do santuário celestial

lugar santíssimo do santuário celestial –– terça-feira, 22 de Outubro de 1844. Nesse dia teveterça-feira, 22 de Outubro de 1844. Nesse dia teve início o juízo investigativo, o antítipo do dia da expiação. Passarei a explicar.

início o juízo investigativo, o antítipo do dia da expiação. Passarei a explicar.  As 7 Trombetas no Passado

 As 7 Trombetas no Passado “Abriu

“Abriu-se, então, o santuário do Altíssimo, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no-se, então, o santuário do Altíssimo, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terramoto e grande saraivada.” Apoc. seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terramoto e grande saraivada.” Apoc. 11:19 (ARA)

11:19 (ARA)

“O anúncio de que o templo do Altíssimo

“O anúncio de que o templo do Altíssimo se abrira no Céu, e de que fora vista a arca de Seuse abrira no Céu, e de que fora vista a arca de Seu concerto, indica a abertura do lugar santíssimo do santuário celestial, em 1844, ao entrar o concerto, indica a abertura do lugar santíssimo do santuário celestial, em 1844, ao entrar o Ungido ali para efectuar a obra finalizadora da expiação.”

Ungido ali para efectuar a obra finalizadora da expiação.” O Grande ConflitoO Grande Conflito, pág. 433., pág. 433.

Ellen White deixa claro nesta citação do Grande Conflito, que Apocalipse 11: 19 se refere à Ellen White deixa claro nesta citação do Grande Conflito, que Apocalipse 11: 19 se refere à passagem de Yahushua do lugar Santo para o lugar Santíssimo. Ora, esta passagem se encontra passagem de Yahushua do lugar Santo para o lugar Santíssimo. Ora, esta passagem se encontra mesmo no final da descrição da sétima trombeta, o que nos indica que as sete trombetas mesmo no final da descrição da sétima trombeta, o que nos indica que as sete trombetas “tocaram”, no decorrer da história, até 1844, advertindo e apontando para o dia da expiação no “tocaram”, no decorrer da história, até 1844, advertindo e apontando para o dia da expiação no lugar santíssimo do santuário celestial, a começar com o juízo investigativo dos mortos lugar santíssimo do santuário celestial, a começar com o juízo investigativo dos mortos inscritos no livro da vida.

inscritos no livro da vida. (Acerca deste assunto, ver

(Acerca deste assunto, ver O Grande ConflitoO Grande Conflito, cap. 28: O Grande Juízo Investigativo., cap. 28: O Grande Juízo Investigativo.

http://oconflitodosseculos.blogspot.com/2009/10/28.html

http://oconflitodosseculos.blogspot.com/2009/10/28.html))

O testemunho de Ellen White e a história confirmam o cumprimento passado das predições O testemunho de Ellen White e a história confirmam o cumprimento passado das predições feitas há muito pela Palavra do Altíssimo, no que respeita às trombetas de Apocalipse 8-11. feitas há muito pela Palavra do Altíssimo, no que respeita às trombetas de Apocalipse 8-11. “No ano de 1840 outro notável cumprimento de profecia despertou geral interesse. Dois anos “No ano de 1840 outro notável cumprimento de profecia despertou geral interesse. Dois anos antes, Josias Litch, um dos principais ministros que pregavam o segundo advento, publicou antes, Josias Litch, um dos principais ministros que pregavam o segundo advento, publicou uma explicação de Apocalipse 9, predizendo a queda do Império Otomano. (

uma explicação de Apocalipse 9, predizendo a queda do Império Otomano. (…) …) OO acontecimento cumpriu exactamente a predição.” O Grande Conflito, pág. 334.

(5)

Se é certo que as sete trombetas tiveram um cumprimento histórico, também é certo que Se é certo que as sete trombetas tiveram um cumprimento histórico, também é certo que haverá um cumprimento escatológico, isto é, no tempo do fim. Não nos vamos deter no haverá um cumprimento escatológico, isto é, no tempo do fim. Não nos vamos deter no cumprimento passado das sete trombetas, mas sim no seu cumprimento nos últimos dias.

cumprimento passado das sete trombetas, mas sim no seu cumprimento nos últimos dias.  As 7 Trombetas no Fim do Tempo

 As 7 Trombetas no Fim do Tempo

Que dizem a Bíblia e o Espírito de Profecia acerca do cumprimento escatológico das sete Que dizem a Bíblia e o Espírito de Profecia acerca do cumprimento escatológico das sete trombetas?

trombetas?

Já no antigo testamento, no livro de Joel,

Já no antigo testamento, no livro de Joel, se fez referência ao toque da trombeta: “Tocai ase fez referência ao toque da trombeta: “Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia de Yahuh

da terra, porque o Dia de Yahuh vem, já está próximo…” Joel 2:1 (ARA)vem, já está próximo…” Joel 2:1 (ARA) Não só no livro de Joel, mas também noutros

Não só no livro de Joel, mas também noutros livros como Jeremias e Sofonias: “Não posso calarlivros como Jeremias e Sofonias: “Não posso calar--me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra. Golpe sobre golpe se me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra. Golpe sobre golpe se anuncia, pois a terra toda já está destruída…” Jer. 4: 19, 20

anuncia, pois a terra toda já está destruída…” Jer. 4: 19, 20 “Aquele dia é dia de indignação, dia de angúst 

“Aquele dia é dia de indignação, dia de angúst ia e dia de alvoroço e de desolação, dia deia e dia de alvoroço e de desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de rebate contra as escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevas, dia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas.” Sof. 1: 15, 16

cidades fortes e contra as torres altas.” Sof. 1: 15, 16

É certo que estes textos tiveram uma aplicação no passado, no entanto, todos eles convergem É certo que estes textos tiveram uma aplicação no passado, no entanto, todos eles convergem especialmente para o fim deste mundo, advertindo para o fim do tempo de graça concedido especialmente para o fim deste mundo, advertindo para o fim do tempo de graça concedido pelo Altíssimo ao Seu povo e a toda a humanidade.

pelo Altíssimo ao Seu povo e a toda a humanidade. •• As trombetas na conquista de Jericó As trombetas na conquista de Jericó

No episódio da conquista de Jericó, as trom

No episódio da conquista de Jericó, as trombetas tiveram um lugar proeminente: “Setebetas tiveram um lugar proeminente: “Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodearão a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.” Josué 6: 4

rodearão a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.” Josué 6: 4

É interessante notar as semelhanças com Apoc. 8:6; “sete sacerdotes” e “sete anjos”, ambos os É interessante notar as semelhanças com Apoc. 8:6; “sete sacerdotes” e “sete anjos”, ambos os grupos com “sete trombetas” os quais vão “adiante da arca” ou precedem o aparecimento da grupos com “sete trombetas” os quais vão “adiante da arca” ou precedem o aparecimento da arca. A arca da aliança é um claro símbolo da graça e misericórdia do Altíssimo, mas também arca. A arca da aliança é um claro símbolo da graça e misericórdia do Altíssimo, mas também da Sua justiça.

da Sua justiça. Os sacerdotes “anunciaram” durante sete dias que o tempo de graça estavaOs sacerdotes “anunciaram” durante sete dias que o tempo de graça estava chegando ao fim para Jericó. Veremos mais adiante que, escatologicamente, os sete anjos ao chegando ao fim para Jericó. Veremos mais adiante que, escatologicamente, os sete anjos ao tocarem as sete trombetas anunciarão que o fim do tempo da graça para o mundo em geral está tocarem as sete trombetas anunciarão que o fim do tempo da graça para o mundo em geral está chegando ao fim.

chegando ao fim.

••Como nos dias de NoéComo nos dias de Noé O próprio

O próprio Yahushua disse Yahushua disse algo muito algo muito interessante que pointeressante que podemos relacionar com demos relacionar com as seteas sete trombetas: “Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será a vinda do Filho do Homem.” trombetas: “Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será a vinda do Filho do Homem.” Mateus 24: 37

Mateus 24: 37

Que encontramos nos dias de Noé que possamos relacionar com as sete trombetas? Que encontramos nos dias de Noé que possamos relacionar com as sete trombetas?

(6)

Referindo-Referindo-se aos antediluvianos, Ellen White escreveu: “O seu tempo estava quase a expirar.se aos antediluvianos, Ellen White escreveu: “O seu tempo estava quase a expirar. Noé tinha fielmente seguido as instruções que recebera do Altíssimo. (…)

Noé tinha fielmente seguido as instruções que recebera do Altíssimo. (…) E agora o servo doE agora o servo do Altíssimo fez o seu último e solene apelo ao povo. Com um desejo angustioso, que as palavras Altíssimo fez o seu último e solene apelo ao povo. Com um desejo angustioso, que as palavras não podem exprimir, solicitou que buscassem refúgio enquanto ainda se poderia achar. (…) não podem exprimir, solicitou que buscassem refúgio enquanto ainda se poderia achar. (…) Subitamente veio silêncio sobre a turba zombadora. Animais de toda a espécie, os mais ferozes Subitamente veio silêncio sobre a turba zombadora. Animais de toda a espécie, os mais ferozes bem como os mais mansos, foram vistos vindo das montanhas e florestas, e encaminhando-se bem como os mais mansos, foram vistos vindo das montanhas e florestas, e encaminhando-se silenciosamente para a arca.”

silenciosamente para a arca.”Patriarcas e ProfetasPatriarcas e Profetas, pág. 97., pág. 97.

““Durante sete dias os animais foram entrando na arca, e Noé dispunha-os nos lugaresDurante sete dias os animais foram entrando na arca, e Noé dispunha-os nos lugares preparados para eles.”

preparados para eles.”RedimidosRedimidos, pág. 46., pág. 46.

Finalmente o Altíssimo

Finalmente o Altíssimo disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda tua casa, porque reconheço quedisse a Noé: “Entra na arca, tu e toda tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” Gén. 7:1

tens sido justo diante de mim no meio desta geração” Gén. 7:1 “A misericórdia havia cessado os s

“A misericórdia havia cessado os seus rogos pela raça culpada. Durante sete dias depois queeus rogos pela raça culpada. Durante sete dias depois que Noé e sua família entraram (…) na arca, não apareceu sinal da tempestade vindoura. Fora Noé e sua família entraram (…) na arca, não apareceu sinal da tempestade vindoura. Fora durante este tempo provada a sua fé.” Patriarcas e Profetas, pág. 98.

durante este tempo provada a sua fé.” Patriarcas e Profetas, pág. 98.

Desta forma podemos concluir que, assim como antes que o fim do tempo da graça terminasse Desta forma podemos concluir que, assim como antes que o fim do tempo da graça terminasse para os antediluvianos, lhes foram feitas as últimas advertências, por meio dos animais, para os antediluvianos, lhes foram feitas as últimas advertências, por meio dos animais, durante os sete dias em que eles entraram na arca, também para a última geração nesta terra durante os sete dias em que eles entraram na arca, também para a última geração nesta terra haverão 7 advertências finais antes que se feche para sempre a porta da graça. Assim como Noé haverão 7 advertências finais antes que se feche para sempre a porta da graça. Assim como Noé e sua família passaram por um período de 7 dias, de prova e angústia, antes do dilúvio, e depois e sua família passaram por um período de 7 dias, de prova e angústia, antes do dilúvio, e depois mais 40 dias de terrível tempestade e angústia, também nós passaremos por um período de mais 40 dias de terrível tempestade e angústia, também nós passaremos por um período de grande angústia

grande angústia –– a angústia de Jacóa angústia de Jacó –– depois que tenham começado a cair as primeiras das 7depois que tenham começado a cair as primeiras das 7 últimas pragas.

últimas pragas.

•• As 7 trombetas ainda soarão As 7 trombetas ainda soarão

A serva do Altíssimo confirma-nos o cumprimento escatológico das trombetas de Apocalipse e A serva do Altíssimo confirma-nos o cumprimento escatológico das trombetas de Apocalipse e relaciona-as com as sete últimas pragas que a elas se seguirão:

relaciona-as com as sete últimas pragas que a elas se seguirão:

“Solenes acontecimentos ainda ocorrerão diante de nós. Soará uma trombeta após a outra “Solenes acontecimentos ainda ocorrerão diante de nós. Soará uma trombeta após a outra [ainda durante o tempo de graça para o mundo]; uma taça após a outra será derramada [ainda durante o tempo de graça para o mundo]; uma taça após a outra será derramada sucessivamente

sucessivamente sobre os habitantes da terra [depois do fim do tempo da graça].”sobre os habitantes da terra [depois do fim do tempo da graça].” EventosEventos Finais, pág. 205.

Finais, pág. 205.

Tal como antes do dilúvio e antes da queda de Jericó, o Altíssimo fará suas advertências, não só Tal como antes do dilúvio e antes da queda de Jericó, o Altíssimo fará suas advertências, não só por meio de seus servos mas também por meio das sete trombetas que tocarão antes que por meio de seus servos mas também por meio das sete trombetas que tocarão antes que termine o tempo da graça do Altíssimo para a última geração.

termine o tempo da graça do Altíssimo para a última geração. •• As 7 trombetas também são 7 pragas As 7 trombetas também são 7 pragas

“Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo as

“Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo as sete últimas pragas, pois comsete últimas pragas, pois com estes se consumou a cólera do Altíssimo.

estes se consumou a cólera do Altíssimo.” Apoc. 15:1 (ARA)” Apoc. 15:1 (ARA)

De uma boa compreensão do português, podemos concluir que, para haver sete últimas pragas, De uma boa compreensão do português, podemos concluir que, para haver sete últimas pragas,

(7)

antes, têm que haver as primeiras pragas. As 7 trombetas são também consideradas pragas antes, têm que haver as primeiras pragas. As 7 trombetas são também consideradas pragas (ver Apoc. 9:18, 20).

(ver Apoc. 9:18, 20).

Escatologicamente, as 7 trombetas, tal como as 7 últimas pragas, devem-se interpretar Escatologicamente, as 7 trombetas, tal como as 7 últimas pragas, devem-se interpretar literalmente, apesar da existência de algumas expressões simbólicas, as quais em alguns casos, literalmente, apesar da existência de algumas expressões simbólicas, as quais em alguns casos, são explicadas pelo próprio texto. (Apoc. 9:1,11; 9:3,8,9,11; 16: 13,14). são explicadas pelo próprio texto. (Apoc. 9:1,11; 9:3,8,9,11; 16: 13,14). Não faz sentido que, perante dois acontecimentos escatológicos, interpretemos um de uma Não faz sentido que, perante dois acontecimentos escatológicos, interpretemos um de uma forma literal e outro de uma forma simbólica, como que tendo uma aplicação unicamente forma literal e outro de uma forma simbólica, como que tendo uma aplicação unicamente histórica.

histórica.

Comparação dos Dois Eventos Comparação dos Dois Eventos

É de notar algumas semelhanças que existem entre as 7 trombetas e as 7 últimas pragas, É de notar algumas semelhanças que existem entre as 7 trombetas e as 7 últimas pragas, estando o fim do tempo da graça no meio destes dois eventos. Há também diferenças estando o fim do tempo da graça no meio destes dois eventos. Há também diferenças significativas que provam que o texto não se está a referir à mesma série de acontecimentos, significativas que provam que o texto não se está a referir à mesma série de acontecimentos, repetindo-a, mas sim a referir-se a duas coisas distintas, as primeiras 7 pragas, que a Bíblia repetindo-a, mas sim a referir-se a duas coisas distintas, as primeiras 7 pragas, que a Bíblia chama de trombetas, e as últimas 7 pragas.

chama de trombetas, e as últimas 7 pragas.

7

7 trombetas trombetas 7 7 últimas últimas pragaspragas 1.

1. “…“… saraiva e fogo de mistura comsaraiva e fogo de mistura com

sangue

sangue, e foram atirados à, e foram atirados à terraterra. Foi,. Foi, então, queimada a terça parte da terra, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda a erva e das árvores, e também toda a erva verde .”

verde .” Apoc. 8:7Apoc. 8:7

1.

1. “…derramou a sua taça pela“…derramou a sua taça pela terraterra, e, aos, e, aos homens portadores da marca da besta (…) homens portadores da marca da besta (…) sobrevieram

sobrevieram úlceras úlceras malignas malignas ee

perniciosas

perniciosas.”.” Apoc. 16:2Apoc. 16:2

2.

2. “…montanha ardendo em chamas foi“…montanha ardendo em chamas foi atirada ao

atirada ao marmar, cuja terça parte, cuja terça parte sese

tornou em sangue, e morreu a terça

tornou em sangue, e morreu a terça

parte da criação

parte da criação…… e foi destruída ae foi destruída a

terça parte das embarcações

terça parte das embarcações.”.” Apoc. 8:9Apoc. 8:9

2.

2. “Derramou o segundo a sua taça no“Derramou o segundo a sua taça no marmar, e, e este

este se tornou em sangue como que dese tornou em sangue como que de

morto, e morreu

morto, e morreu todotodo o ser vivente queo ser vivente que

havia no mar

havia no mar.”.” Apoc.16:3Apoc.16:3

3.

3. “…caiu do céu sobre a“…caiu do céu sobre a terça parte dosterça parte dos rios

rios, e sobre as, e sobre as fontes das águasfontes das águas umauma grande estrela, ardendo … e a

grande estrela, ardendo … e a terçaterça parte das águas

parte das águas se tornou em absintose tornou em absinto, e, e muitos dos homens morreram por muitos dos homens morreram por causa dessas águas…”

causa dessas águas…” Apoc. 8:10Apoc. 8:10

3.

3. “Derramou o terceiro a sua taça“Derramou o terceiro a sua taça nosnos riosrios ee nas

nas fontes das águasfontes das águas, , ee se tornaram emse tornaram em

sangue

sangue…… porquanto derramaram sangueporquanto derramaram sangue de santos… também sangue lhes tens dado de santos… também sangue lhes tens dado a beber”.

(8)

4.

4. “…foi ferida a“…foi ferida a terça parte doterça parte do solsol, da, da lualua e das

e das estrelasestrelas, para que a terça parte, para que a terça parte deles

deles escurecesseescurecesse…”…” Apoc. 8:12Apoc. 8:12

4.

4. “O quarto anjo derramou a sua taça sobre o“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol

sol, e, e foi-lhe dadofoi-lhe dado queimar os homens comqueimar os homens com

fogo

fogo.”.” Apoc.16:8Apoc.16:8

5.

5. “…vi uma“…vi uma estrela caída do céu naestrela caída do céu na terraterra.. E foi-lhe dada a chave do poço do E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. (…) com a fumaceira saída do abismo. (…) com a fumaceira saída do poço,

poço, escureceu-se o sol e o arescureceu-se o sol e o ar.….… Também da fumaça saíram gafanhotos Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; (…) e foi

para a terra; (…) e foi-lhes dito que não-lhes dito que não causassem dano à erva da terra… e tão causassem dano à erva da terra… e tão somente aos homens que não têm o somente aos homens que não têm o selo do Altíssimo sobre a fronte..

selo do Altíssimo sobre a fronte... . e e …… que os atormentassem durante cinco

que os atormentassem durante cinco

meses. E o seu

meses. E o seu tormentotormento era comoera como

tormento de escorpião

tormento de escorpião quando ferequando fere alguém.”

alguém.” Apoc. 9:1-5Apoc. 9:1-5

5.

5. “Derramou o quinto a sua taça sobre o“Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta

trono da besta,, cujo reino se tornou emcujo reino se tornou em

trevas

trevas… ee os homens… os homens remordiam a línguaremordiam a língua

por causa da

por causa da dordor que sentiamque sentiam ee blasfemavam o Altíssimo do céu por causa blasfemavam o Altíssimo do céu por causa das

das angústiasangústiase dase dasúlcerasúlceras que sofriam…”que sofriam…” Apoc. 16:10

Apoc. 16:10

6.

6. “Solta os quatro anjos que se encontram“Solta os quatro anjos que se encontram atados junto ao grande rio Eufrates. atados junto ao grande rio Eufrates. Foram

Foram, então,, então, soltos os quatrosoltos os quatro anjosanjos

que se achavam preparados… para que

que se achavam preparados… para que

matassem

matassem a terça parte dos homens.a terça parte dos homens. (…) …foi morta a ter

(…) …foi morta a terça parte dosça parte dos homens.” Apoc.9:14

homens.” Apoc.9:14

6.

6. “Derramou o sexto a sua taça sobre o“Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates

grande rio Eufrates, cujas, cujas águas secaramáguas secaram,, para que se preparasse o caminho dos reis para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs;… eles espíritos imundos semelhantes a rãs;… eles são

são espíritos deespíritos de demóniosdemónios, operadores de, operadores de

sinais, e se dirigem aos reis do mundo

sinais, e se dirigem aos reis do mundo

inteiro com o fim de ajuntá-los para a

inteiro com o fim de ajuntá-los para a

peleja

peleja do grande dia do Altíssimo Todo-do grande dia do Altíssimo Todo-Poderoso. (…) Então, os ajuntaram no luga Poderoso. (…) Então, os ajuntaram no lugarr que em hebraico se chama

que em hebraico se chama Armagedom Armagedom.”.” Apoc.16:12

Apoc.16:12

7.

7. “ “ ……e houve noe houve no céucéu grandes vozes,grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Ungido, e ele nosso Senhor e do seu Ungido, e ele reinará pelos séculos dos séculos. (…) reinará pelos séculos dos séculos. (…)

Chegou… a tua ira

Chegou… a tua ira, e o tempo, e o tempo

7.

7. “… derramou o sétimo anjo a sua taça“… derramou o sétimo anjo a sua taça pelopelo ar

ar, , ee saiu grande voz do santuário…saiu grande voz do santuário… dizendo: Feito está!

dizendo: Feito está! E sobrevieramE sobrevieram

relâmpagos

(9)

determinado para serem julgados os determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus mortos, para se dar o galardão aos teus servos… e para destruíres os que servos… e para destruíres os que destroem a terra. Abriu-se, então, o destroem a terra. Abriu-se, então, o santuário do Altíssimo

santuário do Altíssimo, que se acha no, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário,

santuário, e sobrevierame sobrevieram relâmpagosrelâmpagos,,

vozes, trovões, terramoto

vozes, trovões, terramoto e grandee grande

saraivada

saraivada..”” Apoc.11:15-19.Apoc.11:15-19.

grande

grande terremototerremoto,, como nunca houvecomo nunca houve igual desde que há gente sobre a terra

igual desde que há gente sobre a terra…… E aE a grande cidade se dividiu em três partes, e grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações. E lembrou-se caíram as cidades das nações. E lembrou-se o Altíssimo da grande Babilónia para o Altíssimo da grande Babilónia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira. lhe o cálice do vinho do furor da sua ira. Todas as ilhas fugiram, e os montes não Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados; também

foram achados; também desabou do céudesabou do céu

sobre os homens grande

sobre os homens grande saraivadasaraivada, com, com

pedras que pesavam cerca de um talento

pedras que pesavam cerca de um talento…”…” Apoc. 16:17,20.

Apoc. 16:17,20.

Podemos assim concluir que embora existam bastantes semelhanças entre as 7 trombetas e as Podemos assim concluir que embora existam bastantes semelhanças entre as 7 trombetas e as 7 últimas pragas, existem também muitas diferenças, tornando-se assim óbvio que estes 7 últimas pragas, existem também muitas diferenças, tornando-se assim óbvio que estes relatos proféticos não se referem aos mesmos acontecimentos. Enquanto os primeiros são relatos proféticos não se referem aos mesmos acontecimentos. Enquanto os primeiros são juízos misericordiosos, os segundos são unicamente punitivos.

juízos misericordiosos, os segundos são unicamente punitivos.

Ao chegarmos à sétima trombeta, podemos compreender claramente que é chegado o fim do Ao chegarmos à sétima trombeta, podemos compreender claramente que é chegado o fim do tempo da graça para este mundo. A arca da aliança será vista novamente no céu, pois chegou ao tempo da graça para este mundo. A arca da aliança será vista novamente no céu, pois chegou ao fim a intercessão do Ungido, e Ele então sai do santuário. Nas 7 últimas pragas, o limite da fim a intercessão do Ungido, e Ele então sai do santuário. Nas 7 últimas pragas, o limite da cólera do Altíssimo

cólera do Altíssimo foi atingido, por ifoi atingido, por isso se fala de sso se fala de taças derramadas, pois taças derramadas, pois a medida estáa medida está completa e transborda (Apoc. 15: 1; 16: 1).

completa e transborda (Apoc. 15: 1; 16: 1).

O Fim do Tempo da Graça Para o Professo Povo do Altíssimo O Fim do Tempo da Graça Para o Professo Povo do Altíssimo

"E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito "E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante do Altíssimo.

do Altíssimo.

E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra [fim do tempo E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra [fim do tempo da graça para os santos, a igreja; intercessão em forma de "fogo", castigo, sobre aqueles que da graça para os santos, a igreja; intercessão em forma de "fogo", castigo, sobre aqueles que ainda não conhecem toda a verdade]; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e ainda não conhecem toda a verdade]; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terramotos [grande terramoto quando o decreto dominical se tornar universal

-terramotos [grande terramoto quando o decreto dominical se tornar universal - Eventos FinaisEventos Finais,,

pág. 119]. pág. 119].

E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las [juízos E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las [juízos misericordiosos]." Ap. 8:3-6(ARA).

misericordiosos]." Ap. 8:3-6(ARA).

Temos nestes versos um pequeno vislumbre daquilo que se passará no santuário celestial Temos nestes versos um pequeno vislumbre daquilo que se passará no santuário celestial imediatamente antes do toque das 7 trombetas no fim do tempo. O fim da intercessão pelos imediatamente antes do toque das 7 trombetas no fim do tempo. O fim da intercessão pelos santos e do respectivo juízo investigativo, e a intercessão por meio do castigo por aqueles que santos e do respectivo juízo investigativo, e a intercessão por meio do castigo por aqueles que não tiveram os mesmos privilégios quanto ao conhecimento da verdade.

não tiveram os mesmos privilégios quanto ao conhecimento da verdade.

O altar de ouro, no lugar santo, onde era aspergido uma pequena parte do sangue do animal O altar de ouro, no lugar santo, onde era aspergido uma pequena parte do sangue do animal morto (Lv. 4:17,18), servia para queimar e oferecer o incenso, símbolo das orações dos santos. morto (Lv. 4:17,18), servia para queimar e oferecer o incenso, símbolo das orações dos santos.

(10)

Sobre o altar, estava um incensário que continha brasas, e todos os dias de manhã e à tarde era Sobre o altar, estava um incensário que continha brasas, e todos os dias de manhã e à tarde era ali oferecido incenso. No dia da expiação, o sumo-sacerdote também oferecia incenso no lugar ali oferecido incenso. No dia da expiação, o sumo-sacerdote também oferecia incenso no lugar santíssimo:

santíssimo:

“Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante de Yahuh, e os seus “Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante de Yahuh, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu. E porá o incenso punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu. E porá o incenso sobre o fogo perante Yahuh, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o sobre o fogo perante Yahuh, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.” Lv. 16:12.

testemunho, para que não morra.” Lv. 16:12.

Devemos ter em mente que, numa aplicação escatológica das trombetas, Yahushua não se Devemos ter em mente que, numa aplicação escatológica das trombetas, Yahushua não se encontra mais no lugar santo mas no santíssimo, continuando a interceder por Seu professo encontra mais no lugar santo mas no santíssimo, continuando a interceder por Seu professo povo e investigando os casos de cada um, desde os mortos até aos vivos. Na aplicação histórica povo e investigando os casos de cada um, desde os mortos até aos vivos. Na aplicação histórica das trombetas Yahushua, estando no lugar santo a interceder por Seu professo povo, judeus e das trombetas Yahushua, estando no lugar santo a interceder por Seu professo povo, judeus e gentios convertidos ao Ungido, estava ainda a interceder por mais uma geração do povo judeu, gentios convertidos ao Ungido, estava ainda a interceder por mais uma geração do povo judeu, que não tinha culpa do pecado de seus pais. Mas havendo essa geração rejeitado o Salvador que não tinha culpa do pecado de seus pais. Mas havendo essa geração rejeitado o Salvador como seus pais o fizeram, logo a graça terminou para e

como seus pais o fizeram, logo a graça terminou para eles e foram castigados com “fogo”les e foram castigados com “fogo” lançado do altar. Jerusalém foi então destruída, cerca de 40 anos depois, uma geração (Lc. lançado do altar. Jerusalém foi então destruída, cerca de 40 anos depois, uma geração (Lc. 21:32; O

21:32; OGrande ConflitoGrande Conflito, pág. 25)., pág. 25).

Assim, este anjo representado como estando no lugar santo, oferecendo muito incenso pelos Assim, este anjo representado como estando no lugar santo, oferecendo muito incenso pelos san

santos, isto é, intercedendo por eles, é na realidade o Ungido, Miguel, o “Anjo de Yahuh”.tos, isto é, intercedendo por eles, é na realidade o Ungido, Miguel, o “Anjo de Yahuh”. Presentemente, Ele está intercedendo, mas no lugar santíssimo para ali fazer expiação pelos Presentemente, Ele está intercedendo, mas no lugar santíssimo para ali fazer expiação pelos santos vivos. Quando terminar, Ele tomará o incensário de ouro, enchê-lo-á de brasas, e santos vivos. Quando terminar, Ele tomará o incensário de ouro, enchê-lo-á de brasas, e lançá-lo-á na terra, simbolizando ao mesmo tempo, o final da intercessão pelos santos já inscritos no lo-á na terra, simbolizando ao mesmo tempo, o final da intercessão pelos santos já inscritos no livro da vida, e o início de uma intercessão especial em forma de castigo para advertir o povo livro da vida, e o início de uma intercessão especial em forma de castigo para advertir o povo do Altíssimo que ainda está em Babilónia (Ap.18:4).

do Altíssimo que ainda está em Babilónia (Ap.18:4). Yahushua

Yahushua disse: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrependedisse: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende --te.”te.” Apoc. 3: 19 (ARA)

Apoc. 3: 19 (ARA)

“Caiu, caiu a grande Babilónia”. “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus “Caiu, caiu a grande Babilónia”. “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas

pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apoc. 18:2,4 (ARC).suas pragas.” Apoc. 18:2,4 (ARC).

O Altíssimo, em sua misericórdia, utilizará meios severos para despertar e chamar Seu povo O Altíssimo, em sua misericórdia, utilizará meios severos para despertar e chamar Seu povo que ainda está em Babilónia. Nesta altura, o tempo da graça para o professo povo do que ainda está em Babilónia. Nesta altura, o tempo da graça para o professo povo do Altíssimo,

Altíssimo, os ados adventistas do ventistas do sétimo diasétimo dia, in, individualmente, dividualmente, já tejá terá terminado. rá terminado. Acredito hoje,Acredito hoje, muito sinceramente, que desde a aprovação oficial das actuais doutrinas da igreja adventista muito sinceramente, que desde a aprovação oficial das actuais doutrinas da igreja adventista em 1980, entre elas as doutrinas pagãs da trindade e da natureza do Ungido sem tendência em 1980, entre elas as doutrinas pagãs da trindade e da natureza do Ungido sem tendência para o pecado, esta instituição ou organização, foi completamente rejeitada pelo Altíssimo. para o pecado, esta instituição ou organização, foi completamente rejeitada pelo Altíssimo. Resta assim oportunidade para cada adventista de reconhecer a apostasia e abandonar aquela Resta assim oportunidade para cada adventista de reconhecer a apostasia e abandonar aquela que se tornou uma "filha de Babilónia". Quanto àqueles que uma vez fizeram parte do povo do que se tornou uma "filha de Babilónia". Quanto àqueles que uma vez fizeram parte do povo do Altíssimo, mas que desprezaram a luz concedida, para estes os juízos do Altíssimo não serão Altíssimo, mas que desprezaram a luz concedida, para estes os juízos do Altíssimo não serão misericordiosos, mas punitivos:

misericordiosos, mas punitivos: “Porque,

“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade,se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há-de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem de fogo, que há-de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós

(11)

será julgado merecedor aquele que pisar o Filho do Altíssimo, e tiver por profano o sangue da será julgado merecedor aquele que pisar o Filho do Altíssimo, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Hb. 10:26

aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Hb. 10:26-29.-29.

"Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa do Altíssimo; e, se primeiro começa por "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa do Altíssimo; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho do Altíssimo?" I Pe. 4;17. nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho do Altíssimo?" I Pe. 4;17. “No lugar santíssimo vi uma arca, cujo cimo e lados eram de ouro puríssimo. Em cada uma de “No lugar santíssimo vi uma arca, cujo cimo e lados eram de ouro puríssimo. Em cada uma de suas extremidades estava um lindo querubim, com as asas estendidas sobre ela. Tinham o suas extremidades estava um lindo querubim, com as asas estendidas sobre ela. Tinham o rosto voltado um para o outro, e olhavam para baixo. Entre os anjos havia um incensário de rosto voltado um para o outro, e olhavam para baixo. Entre os anjos havia um incensário de ouro. Por cima da arca, onde os anjos estavam, havia uma glória extraordinariamente ouro. Por cima da arca, onde os anjos estavam, havia uma glória extraordinariamente fulgurante, com a aparência de um trono em que o Altíssimo habitava. Yahushua ficou ao lado fulgurante, com a aparência de um trono em que o Altíssimo habitava. Yahushua ficou ao lado da arca e, ao ascenderem para Ele as orações dos santos, o incenso ardia e, com o incenso, Ele da arca e, ao ascenderem para Ele as orações dos santos, o incenso ardia e, com o incenso, Ele oferecia as orações a Seu Pai. ” Vida e Ensinos, pág. 90.

oferecia as orações a Seu Pai. ” Vida e Ensinos, pág. 90.

"Vi anjos indo aceleradamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de "Vi anjos indo aceleradamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de escrivão ao lado voltou da Terra, e referiu a Yahushua que sua obra estava feita, e os santos escrivão ao lado voltou da Terra, e referiu a Yahushua que sua obra estava feita, e os santos estavam numerados e selados [ver Ez. 9:3,4; Test. Igr., vol. 3, pág. 265-267]. Então vi Yahushua, estavam numerados e selados [ver Ez. 9:3,4; Test. Igr., vol. 3, pág. 265-267]. Então vi Yahushua, que havia estado a ministrar diante da arca, a qual contém os Dez Mandamentos, lançar o que havia estado a ministrar diante da arca, a qual contém os Dez Mandamentos, lançar o incensário. Levantou as mãos e com grande voz disse: "Está feito."

incensário. Levantou as mãos e com grande voz disse: "Está feito." Eventos FinaisEventos Finais, pág.197., pág.197.

Este “Está feito” refere

Este “Está feito” refere-se ao fim do tempo da graça para os adventistas do sétimo dia.-se ao fim do tempo da graça para os adventistas do sétimo dia. •• Os 144 milOs 144 mil

“E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os “E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Altíssimo vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de do Altíssimo vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Altíssimo. E ouvi o número dos hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Altíssimo. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel

Israel.” (Apoc. 7:1.” (Apoc. 7:1-4).-4).

Como parte da descrição da quinta trombeta está escrito: “... e foi

Como parte da descrição da quinta trombeta está escrito: “... e foi-lhes dito que não causassem-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão somente aos dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão somente aos homens que não têm o selo do Altíssimo sobre a fronte

homens que não têm o selo do Altíssimo sobre a fronte. ” Apoc. 9:4 (ARA). ” Apoc. 9:4 (ARA)

Também aqui se faz alusão ao selo do Altíssimo colocado nas frontes dos 144.000. Existe uma Também aqui se faz alusão ao selo do Altíssimo colocado nas frontes dos 144.000. Existe uma relação entre estes dois textos. Ambos, de uma forma directa ou indirecta, fazem referência aos relação entre estes dois textos. Ambos, de uma forma directa ou indirecta, fazem referência aos selados do Altíssimo que estarão vivos por ocasião da vinda de Yahushua, em número de selados do Altíssimo que estarão vivos por ocasião da vinda de Yahushua, em número de 144.000, provenientes das 12 tribos de Israel. (Faltam as tribos de Dã e Efraim, pois foi em seu 144.000, provenientes das 12 tribos de Israel. (Faltam as tribos de Dã e Efraim, pois foi em seu território que foram colocados os bezerros de ouro - I Reis 12: 29. No entanto, houve sempre território que foram colocados os bezerros de ouro - I Reis 12: 29. No entanto, houve sempre um remanescente fiel - II Cr. 11:16.) O Altíssimo prometeu congregar de novo o Seu povo, os um remanescente fiel - II Cr. 11:16.) O Altíssimo prometeu congregar de novo o Seu povo, os israelitas fiéis - Is. 11:12; Apoc. 7:3,4. Essas promessas ainda não se cumpriram. Isto confirma israelitas fiéis - Is. 11:12; Apoc. 7:3,4. Essas promessas ainda não se cumpriram. Isto confirma mais uma vez a escatologia das 7 trombetas, uma vez que o selamento dos 144 mil é um mais uma vez a escatologia das 7 trombetas, uma vez que o selamento dos 144 mil é um acontecimento dos últimos dias.

acontecimento dos últimos dias. Nas trombetas

Nas trombetas –– as 7 primeiras pragasas 7 primeiras pragas –– os 4 ventos já terão sido soltos, pois os santos já foramos 4 ventos já terão sido soltos, pois os santos já foram selados e as árvores, a terra e o mar já foram atingidos por esses juízos.

(12)

As 7 trombetas, tal como as 7 últimas pragas, são juízos do Altíssimo enviados à Terra, mas os As 7 trombetas, tal como as 7 últimas pragas, são juízos do Altíssimo enviados à Terra, mas os que têm o selo

que têm o selo do Altíssimo não os sofrerão (Ap. 9:4; do Altíssimo não os sofrerão (Ap. 9:4; 16:2; Sl. 91:1, 10), tal como os israelitas16:2; Sl. 91:1, 10), tal como os israelitas no passado foram poupados de sofrer as pragas do Egipto (Êx. 8:22,23; 9:4-6, 26).

no passado foram poupados de sofrer as pragas do Egipto (Êx. 8:22,23; 9:4-6, 26).

"Os que se estão unindo com o mundo, estão-se amoldando ao modelo mundano, e "Os que se estão unindo com o mundo, estão-se amoldando ao modelo mundano, e preparando-se para o sinal da besta. Os que desconfiam do eu, que se humilham diante do preparando-se para o sinal da besta. Os que desconfiam do eu, que se humilham diante do Altíssimo, e purificam a alma pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino, e Altíssimo, e purificam a alma pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino, e preparando-se para receber na fronte o selo do Altíssimo. Quando sair o decreto [dominical], e preparando-se para receber na fronte o selo do Altíssimo. Quando sair o decreto [dominical], e o selo for aplicado, seu carácter [dos 144000], permanecerá puro e sem mácula para toda a o selo for aplicado, seu carácter [dos 144000], permanecerá puro e sem mácula para toda a eternidade.

eternidade.

Agora é o tempo de preparar-nos. O selo do Altíssimo jamais será colocado à testa de um Agora é o tempo de preparar-nos. O selo do Altíssimo jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante do Altíssimo coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante do Altíssimo -candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos, para que possais compreender candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos, para que possais compreender a terrível solenidade do tempo presente."

a terrível solenidade do tempo presente." Testemunhos SelectosTestemunhos Selectos, Vol. 2, pág. 71., Vol. 2, pág. 71.

"A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical] eliminará aqueles a "A grande questão que está tão próxima [o cumprimento da lei dominical] eliminará aqueles a quem o Altíssimo não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado quem o Altíssimo não designou, e Ele terá um ministério puro, leal, santificado e preparado para a chuva serôdia."

para a chuva serôdia."Eventos FinaisEventos Finais, pág. 155., pág. 155.

"Os lugares vagos nas fileiras serão preenchidos pelos que foram representados pelo "Os lugares vagos nas fileiras serão preenchidos pelos que foram representados pelo Ungido

Ungido como tendo como tendo chegado na chegado na hora undécima. hora undécima. Há muitos Há muitos com quem o com quem o Espírito doEspírito do Altíssimo está lutando. O tempo dos juízos destruidores da parte do Altíssimo [para o Seu Altíssimo está lutando. O tempo dos juízos destruidores da parte do Altíssimo [para o Seu professo povo] é o tempo de misericórdia para aqueles que [agora] não têm oportunidade de professo povo] é o tempo de misericórdia para aqueles que [agora] não têm oportunidade de aprender o que é a verdade [referência às trombetas que são também pragas, depois da lei aprender o que é a verdade [referência às trombetas que são também pragas, depois da lei dominical]. Yahuh olhará para eles com ternura. Seu coração compassivo se enternece, e a mão dominical]. Yahuh olhará para eles com ternura. Seu coração compassivo se enternece, e a mão de Yahuh ainda está estendida para salvar, enquanto a porta é fechada para os que não querem de Yahuh ainda está estendida para salvar, enquanto a porta é fechada para os que não querem entrar [os adventistas do sétimo dia infiéis]. Será admitido um grande número de pessoas que entrar [os adventistas do sétimo dia infiéis]. Será admitido um grande número de pessoas que nestes últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez."

nestes últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez." IdemIdem, pág. 157., pág. 157.

Os 144000 são um número literal (Ver Primeiros Escritos, pág. 15), são descendentes das 12 Os 144000 são um número literal (Ver Primeiros Escritos, pág. 15), são descendentes das 12 tribos de Israel espalhadas por toda a terra (quer tenham consciência disso ou não), que tendo tribos de Israel espalhadas por toda a terra (quer tenham consciência disso ou não), que tendo também feito parte da igreja adventista do sétimo dia, a abandonaram finalmente por sua também feito parte da igreja adventista do sétimo dia, a abandonaram finalmente por sua apostasia. Estes, de uma maneira especial, alcançarão um relacionamento muito íntimo com o apostasia. Estes, de uma maneira especial, alcançarão um relacionamento muito íntimo com o Ungido e a perfeição.

Ungido e a perfeição.

Muitos entre os remanescentes adventistas serão selados, mas nem todos farão parte do grupo Muitos entre os remanescentes adventistas serão selados, mas nem todos farão parte do grupo dos 144000. Crianças, idosos e outros serão chamados ao descanso (Eventos Finais, pág. 119, dos 144000. Crianças, idosos e outros serão chamados ao descanso (Eventos Finais, pág. 119, 120), pois não estarão preparados para suportar o tempo de angústia. Todos os salvos terão 120), pois não estarão preparados para suportar o tempo de angústia. Todos os salvos terão sido selados, mas os 144000 serão um grupo especial que reflectirá o carácter do Ungido. São sido selados, mas os 144000 serão um grupo especial que reflectirá o carácter do Ungido. São aqueles que gemem e estão em agonia pelos pecados em Jerusalém - a professa igreja do aqueles que gemem e estão em agonia pelos pecados em Jerusalém - a professa igreja do Altíssimo (

Altíssimo (Testemunhos Para a IgrejaTestemunhos Para a Igreja Vol. 3, pág. 265-267).Vol. 3, pág. 265-267).

Depois que saia o decreto dominical, termina o selamento entre o professo povo do Altíssimo. Depois que saia o decreto dominical, termina o selamento entre o professo povo do Altíssimo. O trigo é completamente separado do joio. Começarão então a cair os juízos misericordiosos do O trigo é completamente separado do joio. Começarão então a cair os juízos misericordiosos do Altíssimo sobre a terra, e os 144000 irão clamar, cheios do Espírito Santo: "Sai dela povo meu", Altíssimo sobre a terra, e os 144000 irão clamar, cheios do Espírito Santo: "Sai dela povo meu", despertando o povo do Altíssimo que ainda se encontra em Babilónia. Quando este segundo despertando o povo do Altíssimo que ainda se encontra em Babilónia. Quando este segundo

Referências

Documentos relacionados

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

1. No caso de admissão do cliente, a este e/ou ao seu representante legal são prestadas as informações sobre as regras de funcionamento da ESTRUTURA RESIDENCIAL

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,