• Nenhum resultado encontrado

matérias-primas. IMPôSTO DE CONSUMO - DEDUÇÃO - MATÉRIA-PRIMA - É legítima a dedução do impôsto de consumo sôbre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "matérias-primas. IMPôSTO DE CONSUMO - DEDUÇÃO - MATÉRIA-PRIMA - É legítima a dedução do impôsto de consumo sôbre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

dente pagamento ou sem o correspon--dente crédito.

Positiva do o lançamento a crédito da -entidade do exterior, não havia como fugir o contribuinte ao pagamento do impôsto do sêlo incidente e devido, pre--visto no art. 35 da tabela constante do

Decreto n.o 45.421/59.

O respeitável acórdão recorrido, jul-gando não incidir o impôsto do sêlo sôbre importações sem cobertura cam--bial, pelo fato de não haver ocorrido

remessa de fundos, data venia, desne-cessária para a ocorrência da incidência ~o tributo, negou vigência aos especüi-.cos e pertinentes dispositivos legais apli-.cáveis à espécie dos autos, negando, por--tanto, vigência à lei federal."

Admitido o recurso, a recorrente ofe--receu razões.

A douta Procuradoria-Geral da Re-pública opinou pelo conhecimento e pro-"Vimento do recurso.

É o relatório.

VOTO

o

Sr. Ministro E[qy da Rocha (Re-lator) - Conheço do recurso, porque

demonstrada a divergência, mas lhe nego -provimento.

O despacho que admitiu o recurso

citou varlos julgados do Supremo Tri-bunal Federal, no sentido da decisão recorrida (fls. 45-46). Assim, o recurso extraordinário n.0 54.668, de 6/4/65

(R.T.J. 33/33-35), o recurso de mandado

de segurança n.O 17.420, de 20/2/67

(R.T.J. 41/374-376), o agravo

ro 44.181, de 9/9/68 (Ementário núme-ro 744-1). O acórdão no recurso de man-dado de segurança n.o 17.420, que invoca o recurso de mandado de segurança n.o 12.819, de 6/5/64 (D.J. de 23/7/64, p. 499, Ementário 582-1), tem esta ementa: "Impôsto de sêlo. - Não é exi-gível sôbre a importação, sem cobertura cambial, de máquinas e equipamentos destinados à incorporação no capital de emprêsas industriais".

EXTRATO DA ATA

RE 69.341 - SP - ReI., Ministro Eloy da Rocha. Recte., União Federal. Recda., B. F. Goodrich do Brasil S. A. - Produtos de Borracha (Adv., C. E. de Camargo Aranha).

Decisão: Conheceram e negaram pro-vimento, unânime.

Presidência do Sr. Ministro Adalício Nogueira. Presentes à sessão os Senho-res Ministros Eloy da Rocha, Adaucto Cardoso e Thompson Flores.

IMPôSTO DE CONSUMO -

DEDUÇÃO -

MATÉRIA-PRIMA

- É

legítima a dedução do impôsto de consumo sôbre

matérias-primas.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Dubar S. A. - Ind. e Com. de Bebidas V/lr8U3 União Federal

Embargos no mandado de segurança n.o 17.281 - Relator para o acórdão: Sr. Ministro

ALIOMAR BALEEIRO

ACÓRDÃO

Vistos e relatados êstes autos de em-bargos no mandado de segurança

nú-mero 17.281, do Estado de São Paulo, em que é embargante Dubar S. A. -Ind. e Com. de Bebidas e embargada União Federal, decide o Supremo

(2)

bunal Federal, em sessão plena, conhecer dos embargos por unanimidade, e rece-bê-los por maioria de votos, de acôrdo com as notas juntas.

Brasília, 4 de junho de 1969.

-Oswaldo Trigueiro, Presidente. - Alio-mar Baleeiro, Relator para o acórdão.

RELATÓRIO

O Sr. Ministro Themístocles Caval-canti - A embargante requereu man-dado de segurança com a finalidade de obter a dedução do impôsto de consumo ao preço da matéria-prima adquirida e empregada na fabricação dos seus pro-dutos.

Concedida a segurança, foi a decisão reformada pelo ilustre Tribunal Federal de Recursos com a seguinte decisão: "Impôsto de consumo. Compensação do tributo pago, quando da aquisição de matéria-prima. Inadmissibilidade de tal compensação quando pago o impôsto por selagem direta. Recurso ordinário des-provido."

Dessa decisão interpôs recurso ordi-nário sustentando que a pretendida com-pensação decorre da própria lei que não distingue, nem discrimina.

Êste ego Tribunal decidiu negar provi-mento ao recurso, tendo em vista o pre-cedente no recurso extraordinário núme-ro 55.555 e recurso de mandado de segu-rança 16.106 (R.T.J. 37/559).

O impetrante embargou o acórdão trazendo como divergente a decisão do recurso extraordinário n.O 62.044, de 1/5/68, com a seguinte ementa:

"Impôsto de consumo. O que o indus-trial paga no momento em que adquire a matéria-prima pode ser deduzido da im-portância devida e a ser paga na ocasião em que o mesmo negocia

°

produto. Essa faculdade constante da Lei n.o 3.520, de 1958, art. 5.°, da Alteração 1.& e n.o 1 da Alteração 10.a abrange os casos de selagem direta porque é objetivo do

legislador eliminar o caráter cumulativo> do tributo nas operações. industriais. mais complexas."

A douta Procuradoria-Geral da Repú-blica levantou a preliminar de não ca-berem os embargos por ter sido excluído-o recursexcluído-o excluído-ordináriexcluído-o de mandadexcluído-o de se-gurança do número dos recursos cons-titucionais admissíveis.

Citou o precedente no recurso de man-dado de segurança n.o 17.543 (D.J. 23,.

de 6/2/69).

No mérito, invoca precedentes e pede: a rejeição dos embargos se forem co--nhecidos.

VOTO

O Sr. Ministro Themístocles Caval-canti (Relator) - Tenho voto conhecido> e êste ego Tribunal já reconsiderou se não me engano, a sua posição primitiva, admitindo embargos em casos seme-lhantes.

E assim deve ser, a meu ver, porque. conhecendo do recurso, o Tribunal firmou a sua jurisdição sôbre o feito, não tendo-mais oportunidade a discussão sôbre t)

cabimento do recurso.

Conheço dos embargos porque provada a divergência com a citação de uma de-cisão, quer em relação à dedução pro-priamente dita, quer à distinção feita nos dois acórdãos entre a selagem direta e a selagem por verba.

Verificou-se, e a embargante o reco-nhce, apenas o seguinte: embora a lei nenhuma discriminação fizesse sôbre a forma de pagamento do sêlo, o regula-mento com o Decreto n.O 45.422, de 12/2/59, fêz a distinção nos casos de pagamento direto e no do pagamento por verba, excluído do benefício da dedução os produtos incluídos na tabela B e su-jeitos a selagem direta.

Essa distinção só poderia se justificar para atender a um sistema de contrôle

(3)

fiscal, tornando mais fácil essa ficali-zação quando o impôto é pago por verba e não por selagem direta.

A verdade é que a Lei n.O 3.520, de 1958, permitiu a dedução tendo o seu regulamento estabelecido uma distinção segundo a forma de pagamento do tri-buto, vindo finalmente assegurar o di-reito expresso no art. 5.° da Lei núme-ro 3.520, de 1958, que é a dedução, desde que a matéria-prima seja fabricada no mesmo estabelecimento, mas o pagamen-to se faça por selagem por guia.

O que parece, portanto, bem claro, é que deve ser feita uma distinção, em razão da forma do pagamento, para atender à necessária fiscalização no cum-primento das condições legais da isenção.

Assim, também já votei no recurso de mandado de segurança n.o 17.706, de 7/4/68, de que fui Relator.

Assim, conheço porque é apontada uma divergência, mas rejeito os embargos.

VISTA

o

Sr. Ministro Aliomar Baleeiro Sr. Presidente, peço vista dos autos.

EXTRATO DA ATA

EMS 17.281 - SP - ReI., Ministro Themístocles Cavalcanti. Embte., Dubar S. A. - Indústria e Comércio de Bebidas (Adv., Dario de Almeida Magalhães). Embda., União Federal (Dec. Embda. 1.8. T. 17/6/68).

Decisão: Adiado pelo pedido de vista do Ministro Aliomar Baleeiro, após o voto do Relator que rejeitava os embar-gos. Falaram, o Dr. Cláudio Lacombe pela embargante e o Doutor Décio Mi-randa, Procurador-Geral da República, pela União Federal.

Presidência do Sr. Ministro Oswaldo Trigueiro. Presentes à sessão os Srs. Ministros Luiz Gallotti, Adalício No-gueira, Aliomar Baleeiro, Eloy da Rocha,

Djaci Falcão, Adaucto Cardoso, Themís-tocles Cavalcanti, Amaral Santos e Thompson Flores. Licenciado, o Sr. Mi-nistro Barros Monteiro.

Brasília, 7 de maio de 1969. - Álvaro Ferreira dos Santos, Vice-Diretor-Geral.

VOTO

o

Sr. Ministro Aliomar Baleeiro: I. Acho que já não cabem embargos de divergência em recurso de mandado de segurança, como decidiu o Pleno, logo após o A. I. 6-69. Mas me conformo com a orientação posterior, já que consagrada pelo voto da quase unanimidade, em alguns casos. 11. Conheço do recurso, porque incontestável a divergência com o venerando acórdão de 1/5/68 no re-curso extraordinário n.o 62.044, que estendeu a dedução do impâsto sôbre as matérias-primas aos produtos da tabe-la B, sujeitos à setabe-lagem direta.

111. Em caso outro, votei no mesmo sentido do em. Relator, quando foi de-cidido pela Segunda Turma em 9/11/67, o recurso de mandado de segurança nú-mero 16.864. O recorrente colocara o mesmo problema sob diferente argumen-tação e deixei-me impressionar pelo ar-gumento da douta Procuradoria-Geral da República acêrca da Alteração 10.8. da Lei n.o 3.520, de 30/12/58. Pareceu-me um grave êrro de política legislativa fiscal, não porém caso de colisão entre o regulamento e a lei. Está isso consig-nado na ementa, que coloquei naquele acórdão.

Refletindo novamente sôbre o assunto, penitencio-me e acolho o fundamento da embargante, de que o art. 5.0 da Al-teração 1.8., da Lei n.O 3.520, de 1958, é uma norma geral, abrangendo tôdas as modalidades técnicas do impôsto de con-sumo, de acôrdo aliás com a Exposição de Motivos relativa àquele diploma. Não fica invalidada nem coartada pelo dis-posto na Alteração 10.8. restrita à Ta-bela A.

(4)

o

regulamento do Decreto n.O 45.422, de 12/2/59, pecou mortalmente contra a Lei n.o 3.520. Esta manda inserir aquêle

art. 5.°, nas Normas Gerais para subs-tituir no contexto destas, o anterior ar-~igo 5.° do Decreto-Lei n.O 7.405/45 con-solidado pelo Decreto n.o 43.711, de 1958.

Então, no capítulo das Normas Gerais, 3plicáveis às várias tabelas, inclusive à B, onde está enquadrada a embargante, -deveria ler-se:

"Art. 5.° Quando num mesmo esta-belecimento produtor se fabricarem ar-tigos sujeitos ao impôsto de consumo que, se saírem dêste estabelecimento, forem utilizados na fabricação ou acon-dicionamento de outros tributados, o im-pôsto incide somente no produto final, facultado ao fabricante a dedução dos impostos pagos sôbre as matérias-primas 'que concorrem para a sua produção".

Ao contrário disso, rebelde à Lei n.O 3.520, o Decreto n.o 45.422/59, re-gulamentando-a, desterrou êsse disposi-tivo, colocando-o como § 1.° do art. 159 no Título 111, das Normas Especiais

re-lativas ao impôsto por guia. Degradou-o de Norma Geral a norma Especial. Banxou-o da majestade de norma exten-siva a todos os casos de tributação seja, por guia, seja por estam pilhagem, ao recinto restrito da primeira, ou Tabela A

(guia).

IV. Por último, mas não menos im-portante: - Com caráter interpretativo, certamente para corrigir essa prevari-cação do regulamento, o art. 125 da Lei n.O 4.502, de 30/11/64, estatuiu o se-guinte:

"Art. 125. Aos fabricantes sujeitos ao pagamento do impôsto de consumo pelo sistema de selagem direta ou pelo sistema misto, de selagem direta e por guia, que já procederam, no regime das leis anteriores, à dedução dos impostos pagos sôbre as matérias-primas que concorreram para a produção de artigos de seu fabrico, fica assegurado o direito expresso no art. 5.0, Alteração 1.a da

Lei n.o 3.520, de 30/12/58, desde então até a data do início da vigência da presente lei."

Por essas razões, rogo vênia ao emi-nente Relator para receber os Embargos.

VISTA

o

Sr. Ministro Thompson Flores -Sr. Presidente, peço vista dos autos.

EXTRATO DA ATA

EMS 17.281 - SP - ReI., Minis-tro Themístocles Cavalcanti. Embte., Dubar S. A. - Indústria e Comércio de Bebidas (Adv., Dario de Almeida Ma-galhães). Embda., União Federal.

Decisão: Adiado o julgamento pelo pedido de vista do Ministro Thompson Flores, após o voto do Ministro Aliomar Baleeiro que recebia os embargos. Falou o Dr. Oscar Corrêa Pina, Procurador-Geral da República, substituto, para es-clarecimentos sôbre o parecer.

Presidência do Sr. Ministro Oswaldo Trigueiro. Presentes à sessão os Srs. Ministros Luiz Gallotti, Adalício No-gueira, Aliomar Baleeiro, Eloy da Rocha, Djaci Falcão, Adaucto Cardoso, Themís-tocles Cavalcanti, Amaral Santos e Thompson Flores. Licenciado, o Sr. Mi-nistro Barros Monteiro.

Brasília, 21 de maio de 1969. -Álvaro Ferreira dos Santos, Vice-Dire-tor-Geral.

VOTO

o

Sr. Ministro Thompson Flores -Permito-me, para relembrar a espécie em julgamento, ler o relatório que prece-' deu o voto do eminente Ministro The-místocles Cavalcanti (lê).

2. S. Excia., depois de rememorar que o Tribunal mudara de orientação passando a conhecer dos embargos em tema, - recurso de mandado de segu-rança - admitiu a divergência; entanto, rejeitou-os. Fê-lo porque aceitou a dis-tinção introduzida pelo regulamento,

(5)

to-lerando a dedução, apenas, quando a se-lagem fôsse indireta, por guia.

3. Dissentiu, no mérito, o eminente Ministro Aliomar Baleeiro, que pedira vista dos autos.

S. Excia., em seu longo voto, fêz pre-valecer a lei sôbre o regulamento, fa-zendo a análise de ambos. E terminando por invocar o art. 125 da Lei n.O 4.502, de 30/11/64, recebeu os embargos.

4. Também, com a vênia do eminente Relator, recebo os embargos.

a) no que respeita à primeira das questões, qual seja, o cabimento de em-bargos em tema de mandado de segu-rança, com a ressalva por mim feita em outros julgamentos (recurso de man-dado de segurança n. o 17. 543) , certo já não caber a discussão;

b) passando à divergência, tenho que ela existe, especialmente tendo presente o aresto de fls. 112, proferido em 1/3/68, pela ego Terceira Turma (re-curso extraordinário n.o 62.044), do qual foi Relator

°

eminente Ministro Gonçalves de Oliveira;

c) alusivamente ao mérito, estou de acôrdo com a fundamentação atribuída pelo eminente Ministro Aliomar Baleeiro.

Efetivamente.

O art. 5.° da Lei n.o 3.520, de 1958, estatui:

"Quando num mesmo estabelecimento produtor se fabricarem artigos sujeitos ao impôsto de consumo que, sem saírem dêste estabelecimento, forem utilizados na fabricação ou acondicionamento de outros tributados, o impôsto incide so-mente no produto final, facultado ao fabricante a dedução dos impostos pagos sôbre as matérias-primas que concorrem para a sua produção."

Certo o Regulament.o, Decreto núme-ro 45.422, de 12/2/59, fêz a distinção, excluindo da dedução os produtos sujei-tos à selagem direta.

A meu ver, ante os têrmos peremp-tórios da lei, não poderia eficazmente ser introduzida a restrição através do Regulamento.

Dou prevalência à lei, admitindo a dedução, hoje já reconhecida através da lei aludida no voto do Ministro Aliomar Baleeiro, de n.o 4.502/64, a qual diri-mindo dúvidas, assegurou o direito do embargante. Em seu artigo 125, assim dispõe:

"Aos fabricantes sujeitos ao paga-mento do impôsto de consumo pelo sis-tema de selagem direta ou pelo sissis-tema misto, de selagem direta e por guia que já procederam, no regime das leis an-teriores, à dedução dos impostos pagos

sôbre as matérias-primas que concor-reram para a produção de artigos de seu fabrico, fica assegurado o direito expresso no art. 5.0, Alteração l.a da Lei n.O 3.520, de 30/12/58, desde então até a data do início da vigência da presente lei."

5. Em conclusão, conheço dos em-bargos e os recebo, para restabelecer a sentença de fls. 28-30, em sua conclusão, concedendo a segurança.

É o meu voto.

VOTO

o

Sr. Ministro Amaral Santos -Sr. Presidente, data venia do eminente Relator, tendo em vista a complementa-ção dada ao voto do ilustre Ministro Aliomar Baleeiro pelo Sr. Ministro Thompson Flores, também recebo os embargos.

EXTRATO DA ATA

EMS 17.281 - SP - ReI., Ministro Themístocles Cavalcanti. Embte., Dubar S. A. - Indústria e Comércio de Be-bidas (Adv., Dario de Almeida Maga-lhães). Embda., União Federal.

Decisão: Conhecidos e recebidos os embargos contra o voto do Relator.

Presidência do Sr. Ministro Oswaldo Trigueiro. Presentes à sessão os Srs. Ministros Luiz Gallotti, Adalício No-gueira, Aliomar Baleeiro, Eloy da Rocha, Djaci Falcão, Barros Monteiro, Themís-tocles Cavalcanti, Amaral Santos e Thompson Flores. Licenciado, o Senhor

Ministro Adaucto Cardoso.

Referências

Documentos relacionados

Segundo os resultados obtidos, para a maioria dos usuários, a praia de Ponta Negra possui excelente localização e inúmeras qualidades atrativas, relacionadas

Accessories EF-VF916LBEGBR Capa protetora Galaxy Z Fold2 Couro - Preta Accessories EF-VF916LGEGBR Capa protetora Galaxy Z Fold2 Couro - Verde Accessories EF-XF916SBEGBR

• PROÁGUA – Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos – IGAM/SEMAD (SEE, 2009, p. A parcela de contribuição do Projeto Manuelzão para a mobilização e

A cooperação entre os grandes sistemas para a produção de um gigantesco banco de dados (de acordo com as cifras acima citadas) de acesso e de utilização fácil, dos

Por outro lado, o General Lyra Tavares assim se expressa a esse respeito: “ Além da guerra, por assim dizer, ostensiva, é preciso considerar que o organismo do

Assim sendo, este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a avaliação cognitiva e a saúde psicológica/saúde mental numa amostra de profissionais do ensino

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) se tem pela primeira vez na a figura do catador de material reciclável na legislação brasi- leira trazido com destaque, pois