• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 01. Sobre o processo de transição epidemiológica, é INCORRETO afirmar que: QUESTÃO 02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÃO 01. Sobre o processo de transição epidemiológica, é INCORRETO afirmar que: QUESTÃO 02"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Questões de 01 a 15

QUESTÃO 01 ═════════════════════════════════════════════════

Sobre o processo de transição epidemiológica, é INCORRETO afirmar que: a) no Brasil, acompanha o processo de envelhecimento da população.

b) ocorre a substituição gradual da morbimortalidade resultante de doenças crônicas e causas externas pelas doenças infecciosas e parasitárias.

c) no contexto dos países em desenvolvimento, costuma ocorrer uma carga dupla sobre os serviços de saúde pela combinação da ocorrência de doenças crônico-degenerativas e doenças infecciosas e parasitárias.

d) transição demográfica e transição epidemiológica suscitam a readequação dos serviços de saúde para fazer frente às alterações nos perfis de demandas.

QUESTÃO 02 ═════════════════════════════════════════════════

Um estudo científico foi elaborado com o objetivo de comparar o histórico de tabagismo entre um grupo de pacientes com doença coronariana e outro grupo de pessoas que não apresentam doença coronariana. Sobre este desenho de estudo, é INCORRETO afirmar que:

a) trata-se de um estudo de intervenção. b) o estudo é do tipo caso-controle.

c) este desenho de estudo é indicado para avaliar fatores de risco para desfechos raros. d) o pareamento é uma estratégia útil para reduzir as diferenças entre os grupos no

tangente às outras características que não são de interesse do investigador.

QUESTÃO 03 ═════════════════════════════════════════════════

São elementos de uma revisão sistemática bem elaborada, EXCETO:

a) Identificação abrangente e não enviesada dos estudos concluídos, inclusive os não disponíveis on-line.

b) Estimativa que resuma estatisticamente o efeito combinado dos achados de todos os estudos comparáveis, bem como do respectivo intervalo de confiança.

c) Definição explícita dos critérios de inclusão e exclusão para os estudos revisados. d) As buscas devem se limitar à base de dados completa MEDLINE.

(2)

QUESTÃO 04 ═════════════════════════════════════════════════ Na utilização de um questionário para ser aplicado a voluntários de pesquisas epidemiológicas, é CORRETO afirmar:

a) Para cada pesquisa se exige um novo instrumento, portanto, não é apropriado se basear em questionários já validados disponíveis.

b) O pré-teste do questionário com um pequeno grupo piloto não é indicado pois confunde o planejamento da pesquisa, já que as condições de sua aplicação são diferentes daquelas que serão encontradas no campo.

c) As entrevistas são mais econômicas do que os questionários de autopreenchimento. d) As respostas às questões fechadas devem ser exaustivas (compreender todas as

opções possíveis) e mutuamente exclusivas.

QUESTÃO 05 ═════════════════════════════════════════════════

Em uma unidade hospitalar, é possível acompanhar o desempenho assistencial através dos seguintes indicadores, EXCETO:

a) Taxa de mortalidade institucional b) Taxa de mortalidade infantil c) Tempo médio de permanência d) Taxa de ocupação

QUESTÃO 06 ═════════════════════════════════════════════════

São ações estratégicas inerentes às atividades dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), EXCETO:

a) Identificar, em conjunto com as equipes de saúde da família e a comunidade, o público prioritário a cada uma das ações.

b) Organizar-se para servir de porta de entrada para os usuários que necessitam de atenção especializada.

c) Identificar, em conjunto com as equipes de saúde da família e a comunidade, as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada uma das áreas cobertas.

d) O NASF deve ter como eixos de trabalho a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende pela Saúde da Família.

(3)

São princípios norteadores da Política Nacional de Humanização, EXCETO:

a) Valorização das dimensões subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão.

b) Fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional.

c) Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

d) Verticalização dos processos de gestão e de decisão clínica.

QUESTÃO 08 ═════════════════════════════════════════════════

Sobre as atividades de vigilância epidemiológica, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Uma notificação negativa indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a possibilidade de ocorrência de determinados eventos.

b) A Ficha Individual de Notificação é preenchida para cada paciente, quando da suspeita de problema de saúde de notificação compulsória, ou de interesse nacional, estadual ou municipal.

c) O encerramento das investigações referentes aos casos notificados como suspeitos e/ou confirmados de sarampo deve ocorrer até o prazo máximo de 60 (sessenta) dias da data de notificação.

d) A vigilância da dengue visa, dentre outros, a reduzir a letalidade de formas hemorrágicas, mediante diagnóstico precoce e tratamento oportuno e adequado.

QUESTÃO 09 ═════════════════════════════════════════════════

São objetivos específicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, EXCETO: a) Envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente.

b) Restringir o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente. c) Produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente.

d) Fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.

(4)

QUESTÃO 10 ═════════════════════════════════════════════════ São princípios adotados pela Política Nacional de Promoção da Saúde, EXCETO:

a) Equidade e integralidade. b) Participação social.

c) Paternalismo e beneficência. d) Territorialidade e sustentabilidade.

QUESTÃO 11 ═════════════════════════════════════════════════

São consideradas unidades hospitalares estratégicas para a Rede de Atenção às Urgências, dentre outros requisitos, aquelas habilitadas nas seguintes linhas de cuidado, EXCETO:

a) Cardiovascular.

b) Neurologia e neurocirurgia. c) Saúde mental.

d) Traumato-ortopedia.

QUESTÃO 12 ═════════════════════════════════════════════════

Sobre o acolhimento com classificação de risco nos serviços de urgência e emergência, podemos afirmar:

a) Uma vez estabelecida a classificação de risco na chegada do paciente, a ordem dos atendimentos ficará fixamente definida e não deve ser modificada para não desorganizar os atendimentos.

b) Envolve a elaboração de projeto terapêutico individual e coletivo com verticalização e encaminhamento imediato aos especialistas.

c) O diagnóstico é o determinante principal dos encaminhamentos derivados da avaliação do profissional no acolhimento.

d) Recomenda-se que os protocolos de classificação de risco devam ter quatro níveis de prioridade.

(5)

Através do Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011 (que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências), o “conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde” define:

a) Universalidade. b) Região de Saúde.

c) Rede de Atenção à Saúde. d) Regionalização.

QUESTÃO 14 ═════════════════════════════════════════════════

Considerando a política de atenção de alta complexidade/custo no SUS, a NOAS – SUS 01/2002 define como responsabilidades do Ministério da Saúde as seguintes atribuições, EXCETO:

a) Definição de normas nacionais.

b) Definição do elenco de procedimentos de alta complexidade. c) Controle do cadastro nacional de prestadores de serviços. d) Financiamento da especialização dos trabalhadores.

QUESTÃO 15 ═════════════════════════════════════════════════

O Conselho de Saúde, de acordo com a Lei n° 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde:

a) É órgão colegiado composto exclusivamente por representantes do governo, prestadores de serviço e usuários de saúde.

b) É a única instância colegiada de participação da comunidade na gestão do SUS. c) Tem um número de representantes de cada segmento correspondente a um terço do

número total de Conselheiros.

d) Seja na esfera Federal, Estadual ou Municipal, é órgão que deve atuar na formulação de estratégias, no controle da execução da política de saúde e no acompanhamento do desempenho econômico e financeiro do Gestor do Sistema de Saúde de sua respectiva jurisdição.

(6)

NUTRIÇÃO

Questões de 16 a 45

QUESTÃO 16 ═════════════════════════════════════════════════

A avaliação nutricional tem como propósito determinar o estado nutricional do paciente e a necessidade do cuidado e os fatores que influenciam essas necessidades. Fazem parte da avaliação nutricional as afirmativas a seguir, EXCETO:

a) Avaliação social

b) Avaliação antropométrica

c) Interpretação dos exames bioquímicos d) Avaliação dietética

QUESTÃO 17 ═════════════════════════════════════════════════

A triagem nutricional é a primeira etapa no processo de Terapia Nutricional. Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) A finalidade da triagem Nutricional é identificar rapidamente indivíduos desnutridos ou com risco nutricional.

b) As ferramentas de triagem nutricional incluem dados de rotina e podem ser utilizadas em hospitais, ambulatórios, ambientes residenciais, serviços perinatais e de pediatria. c) A triagem nutricional somente pode ser realizada por profissional Nutricionista.

d) A triagem nutricional deve ser simples, fácil de ser completada e eficaz na identificação de problemas nutricionais.

QUESTÃO 18 ═════════════════════════════════════════════════

Os indicadores antropométricos e dietéticos são importantes para o diagnóstico nutricional. Na infância (5 a 10 anos) e adolescência (10 a 19 anos) os parâmetros disponíveis para avaliar os dois grupos segundo a OMS são (marque a alternativa CORRETA):

a) IMC/ Idade e Estatura /idade b) IMC/Idade e Peso /idade c) Peso/Idade e Estatura/idade d) Peso/Estatura e Estatura/idade

(7)

A avaliação da ingestão alimentar é fundamental para direcionar o diagnóstico nutricional. Fazem parte dos métodos indiretos e fornecem dados que são considerados fatores de risco para a determinação dos outros parâmetros de avaliação nutricional. São métodos indiretos de avaliação dietética, EXCETO:

a) Recordatório 24h b) Registro alimentar

c) Questionário semiquantitativo de frequência alimentar d) Avaliação Global Subjetiva

QUESTÃO 20 ═════════════════════════════════════════════════

A carnitina ajuda a transportar os ácidos graxos de cadeia longa (AGCL) para dentro da mitocôndria para oxidação como fontes de energia. Os mamíferos e os pássaros podem sintetizar a carnitina a partir de um aminoácido e este processo é dependente de uma vitamina. Marque a opção que contém o aminoácido e a vitamina referentes a este processo.

a) Colina e Vitamina B12 b) Lisina e Vitamina C c) Glutamina e Vitamina A d) Glisina e Vitamina D

QUESTÃO 21 ═════════════════════════════════════════════════

Sobre o metabolismo do cálcio (absorção, transporte e armazenamento), todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) O cálcio é absorvido por dois mecanismos: transporte ativo, que funciona predominantemente em baixas concentrações luminais de íons de cálcio e transporte passivo que funciona com altas concentrações luminais de íons de cálcio.

b) O transporte ativo ocorre em toda a extensão do intestino e é controlado através da ação da 1,25 – di-hidroxivitamina D.

c) O cálcio é absorvido apenas se tiver na forma iônica. d) A lactose intensifica a absorção de cálcio.

(8)

QUESTÃO 22 ═════════════════════════════════════════════════ A adolescência é caracterizada como uma fase de modificações corporais, de intenso crescimento e desenvolvimento. Para as estimativas das necessidades energéticas de adolescentes, considera-se adolescência a faixa etária compreendida entre 9 e 18 anos. Considerando as necessidades nutricionais na adolescência, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e marque a opção CORRETA.

I. Os cálculos das EERs (necessidade energética estimada) são diferenciadas por gênero. II. O cálculo da EER considera o nível de atividade física.

III. Para o cálculo da EER são necessários idade, peso e estatura.

a) As sentenças I e III são verdadeiras b) As sentenças II e III são verdadeiras c) Todas as sentenças são verdadeiras d) Todas as sentenças são falsas.

QUESTÃO 23 ═════════════════════════════════════════════════

O processo de envelhecimento acarreta alterações fisiológicas e do estado nutricional. Nesse sentido, a nutrição atua não só para evitar deficiências nutricionais, mas também para reduzir o risco de doenças crônicas. Considerando as necessidades e recomendações de nutrientes para idosos marque a opção CORRETA.

a) As recomendações dietéticas para idosos são classificadas em 3 grupos: 51 a 65 anos; 66 a 80 anos e maiores de 80 anos.

b) O cálculo das necessidades energéticas de idosos considera somente gênero, peso e idade.

c) A ingestão adequada (RDA) de ferro para indivíduos idosos é 5mg/dia

d) O gasto energético declina em média 1 a 2% por década em idosos maiores de 50 anos.

(9)

São ações da agenda programática da atenção primária relacionada a Alimentação e Nutrição, EXCETO:

a) Incentivo e apoio ao aleitamento materno

b) Realização de atendimentos individuais agendados c) Monitoramento e Vigilância Alimentar e Nutricional

d) Cuidado nutricional para grupos populacionais portadores de agravos específicos (desnutrição, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outros)

QUESTÃO 25 ═════════════════════════════════════════════════

O suporte nutricional enteral e parenteral tem evoluído quanto a sua utilização e indicação. Considerando a indicação de suporte nutricional enteral e parenteral, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) A Nutrição parenteral é a primeira escolha quando há presenças de fístulas de baixo débito, independente da localização.

b) As indicações de Nutrição parenteral e enteral se confundem com as propostas para a nutrição enteral, com o detalhe apenas de que na nutrição parenteral o trato digestivo não pode ser utilizado de maneira eficaz.

c) A Nutrição parenteral está indicada em todas as circunstâncias nas quais a desnutrição constitui uma ameaça ou é uma realidade já instalada, em que a via digestiva não pode ser utilizada ou é ineficaz para recuperação e ou manutenção do estado nutricional desejável.

d) As indicações de nutrição parenteral ou nutrição enteral têm sido cada vez mais relativas e estão mais nas dependências das condições gerais do paciente do que do tipo de enfermidade.

QUESTÃO 26 ═════════════════════════════════════════════════

As vias de acesso em nutrição enteral podem estar dispostas no estômago, duodeno ou jejuno. Dentre as vantagens da localização gástrica da sonda de alimentação enteral podemos citar, EXCETO:

a) Melhor aceitação de fórmulas hiperosmóticas b) Menor risco de aspiração

c) Fácil posicionamento

(10)

QUESTÃO 27 ═════════════════════════════════════════════════ As complicações na terapia nutricional enteral podem ser classificadas em: gastrointestinais, mecânicas, metabólicas, infecciosas, respiratórias e psicológicas. São complicações metabólicas em terapia nutricional enteral, EXCETO:

a) Hiper-hidratação b) Hipoglicemia

c) Distensão abdominal d) Hipercalemia

QUESTÃO 28 ═════════════════════════════════════════════════

Há uma ampla variedade de produtos para nutrição enteral disponível no mercado. A adequação de uma fórmula para alimentar um paciente deve ser avaliada de acordo com o estado funcional do trato gastrointestinal do paciente, oferta de energia, teor de nutrientes, osmolaridade, capacidade de digestão e absorção do paciente. Quanto à seleção de fórmulas enterais, marque a alternativa CORRETA.

a) A maioria dos pacientes tolera fórmulas padronizadas destinadas a satisfazer as exigências nutricionais das populações gerais.

b) Todas as fórmulas enterais contêm lactose e/ou glúten.

c) As fórmulas enterais monoméricas contêm açúcares, peptídeos e lipídeos de cadeia longa.

d) As fórmulas consideradas padrão contêm de 1,2 a 1,5 kcal/ml.

QUESTÃO 29 ═════════════════════════════════════════════════

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são caracterizadas pela frequente exacerbação dos sinais e sintomas, são crônicas, de etiologia desconhecida e acometem o trato digestivo com diferenças dependendo da localização e da extensão do processo fisiopatológico. Considerando a fisiopatologia e a terapia nutricional nas DII , marque a alternativa INCORRETA.

a) Oferta proteica 1,0 a 1,5g/kg de peso ideal/dia (até 2,0g para desnutridos) b) Na fase aguda dieta rica em fibras solúveis e pobre em fibras insolúveis c) Consumo regular de Couve flor, repolho, mariscos e ostras

(11)

A terapia nutricional adequada é muito importante para a manutenção ou recuperação do estado nutricional nos hepatopatas, que são pacientes com grande potencial para complicações e risco de desnutrição. Considerando os aspectos fisiopatológicos e a terapia nutricional nas doenças hepáticas, avalie as sentenças abaixo como verdadeiras ou falsas e posteriormente marque a resposta CORRETA.

I. A necessidade proteica pode chegar a 2,0g/kg/dia em pacientes hipercatabólicos.

II. O uso de Aminoácidos de Cadeia Aromática (AACA) pode melhorar a encefalopatia hepática.

III. Não há restrição na oferta de lipídios mantendo-se uma oferta de 30 a 35% da necessidade energética diária.

a) Todas as sentenças estão incorretas b) Todas sentenças estão corretas

c) Apenas as sentenças I e II estão corretas d) Apenas as sentenças I e III estão corretas

QUESTÃO 31 ═════════════════════════════════════════════════

As Doenças Cardiovasculares têm sido a principal causa de morte. A mortalidade de todas as cardiopatias aumenta com a idade. Estudos epidemiológicos demonstram que os conhecimentos dos fatores de risco atuam na prevenção e tratamento. São fatores de risco para aterosclerose associados ao estilo de vida, EXCETO:

a) Tabagismo b) Idade c) Dieta

d) Consumo de álcool (maior que 150mg/dL)

QUESTÃO 32 ═════════════════════════════════════════════════

Considerando os aspectos fisiológicos e da terapia nutricional em pacientes queimados, é CORRETO afirmar que:

a) As necessidades energéticas variam de acordo com a extensão da queimadura. b) A Nutrição enteral deve ser desencorajada pelo risco de hiperglicemia.

(12)

QUESTÃO 33 ═════════════════════════════════════════════════ Considere as alterações metabólicas, nutricionais e a terapia nutricional do paciente com HIV/AIDS, e identifique as sentenças abaixo como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Na ausência de terapia antirretroviral, a desnutrição proteico-energética é uma complicação frequente no HIV Avançado.

( ) A lipodistrofia está associada ao uso de medicamentos para o HIV.

( ) O tratamento medicamentoso tem pouco influência sobre o apetite e a ingestão alimentar. a) F, V, V b) V, F, V c) V, V, F d) F, F, V QUESTÃO 34 ═════════════════════════════════════════════════

A terapia nutricional é parte fundamental do cuidado do diabetes melito. São objetivos da Terapia Nutricional para pacientes com diabetes melito, EXCETO:

a) Atender as necessidades nutricionais individuais, considerando as preferências pessoais e culturais.

b) Garantir que não serão desenvolvidas complicações do diabetes.

c) Manter o prazer de comer, mesmo diante das limitações das escolhas alimentares. d) Alcançar e manter as concentrações de glicose sanguínea dentro da normalidade.

QUESTÃO 35 ═════════════════════════════════════════════════

Considere a situação a seguir e marque a alternativa CORRETA.

Paciente, sexo masculino, 42 anos de idade, hipertenso, dislipidêmico, com história familiar de diabetes. Dados antropométricos: Altura 1,70m, peso 95 kg, circunferência da cintura 105 cm.

De acordo com o IMC (OMS) este paciente deve ser classificado como: a) Obeso grau III

(13)

Nutrientes e compostos bioativos de alimentos destacam-se como importantes agentes quimiopreventivos contra diversos tipos de canceres. Identifique a opção em que a classe, o composto bioativo e a fonte alimentar não estão relacionados CORRETAMENTE:

a) Classe: Flavonoides - Composto Bioativo: Catequina - Fonte: Uvas

b) Classe: ácidos fenólicos - Composto Bioativo: Curcumina - Fonte: cúrcuma c) Classe: carotenoides - Composto Bioativo: luteína - Fonte: tomate

d) Classe: organosulfurados - Composto Bioativo: epigalocatequinas - Fonte: chá verde

QUESTÃO 37 ═════════════════════════════════════════════════

Considere as alterações metabólicas, fisiológicas e a terapia nutricional do paciente crítico. Todas alternativas estão corretas, EXCETO:

a) A fase de choque ocorre imediatamente após o trauma (lesão física) e está associada a hipovolemia e aumento da temperatura corporal.

b) Na fase da resposta aguda (fase de fluxo) há predominância do catabolismo

c) Na fase da resposta aguda, há aumento da excreção de nitrogênio e maior consumo de oxigênio.

d) Na fase de adaptação, há predominância do anabolismo.

QUESTÃO 38 ═════════════════════════════════════════════════

O estado nutricional adequado é o somatório entre a ingestão balanceada de alimentos e o gasto energético para manter as funções vitais. Na existência de algum fator que interfira nestas etapas, o risco de desnutrição é iminente. No que diz respeito à desnutrição, é CORRETO afirmar que:

a) Pacientes hospitalizados desnutridos apresentam as mesmas chances de complicações quando comparados aos não desnutridos.

b) A função imunológica está inalterada na desnutrição.

c) Um dos sistemas mais afetados pela desnutrição é o trato gastrointestinal, pois atua como barreira à entrada de micro-organismos.

(14)

QUESTÃO 39 ═════════════════════════════════════════════════ Considerando a importância da terapia nutricional nos períodos pré e pós-operatório, analise as proposições e assinale V para verdadeiro e F para Falsa. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

( ) No período pré operatório, é realizada triagem para identificação de perda de peso não intencional, e este valor é utilizado como indício de risco nutricional.

( ) A terapia nutricional em cirurgia é recomendada como recurso para prevenir

complicações e diminuir a mortalidade pós-operatória em pacientes desnutridos ou em risco de desnutrição.

( ) O suporte nutricional pós operatório deve ser iniciado tão logo possível. Poderá ser por via Oral e/ou enteral.

a) F, V, V b) V, V, F c) V, V, V d) V, F, V

QUESTÃO 40 ═════════════════════════════════════════════════

Em relação aos aspectos fisiológicos e da terapia nutricional em pediatria, relacionadas à fibrose cística, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) A Fibrose Cística é um distúrbio que acomete múltiplos sistemas e que é herdado de forma autossômica recessiva.

b) O teste clínico diagnóstico mais confiável é o teste da saliva.

c) Indivíduos portadores de Fibrose Cística possuem maior risco de desnutrição.

d) Os lactentes portadores de Fibrose Cística apresentam déficit no crescimento, que melhora após introdução do tratamento.

QUESTÃO 41 ═════════════════════════════════════════════════

Sobre as alergias alimentares, é CORRETO afirmar:

a) A alergia alimentar é uma reação mediada por IgA que ocorre quando o sistema imune reage a uma proteína alimentar.

b) Geralmente as alergias alimentares se manifestam na lactância e infância. c) A alergia à proteína do leite de vaca é tratada com uso de leite de cabra.

(15)

As dietas hospitalares são classificadas de acordo com as técnicas dietéticas utilizadas no seu preparo, e têm características e agrupam alimentos e preparações. Dentre as alternativas abaixo, identifique aquela cujo tipo de característica e alimento estão CORRETAMENTE relacionados:

a) Dieta Branda: baixos níveis de celulose; isenta de alimentos crus. b) Dieta Pastosa: modificados por cocção; Bolos e cremes.

c) Dieta Líquida restrita: alimentos líquidos em geral; leites e sobremesas lácteas.

d) Dieta Líquida Completa: composta por alimentos sem resíduo; chás e caldos de legumes.

QUESTÃO 43 ═════════════════════════════════════════════════

Considere o aleitamento materno e a alimentação do lactente. Assinale V ou F e em seguida, marque a alternativa que contém sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) O leite secretado nos primeiros dias após o parto até cerca de uma semana é chamado Leite de transição.

( ) O Colostro apresenta menor teor calórico do que o leite maduro, e maior concentração de vitaminas lipossolúveis .

( ) Não se conhecem situações em que o leite materno é contra indicado.

( ) A principal variação biológica do leite materno é aquela que ocorre durante a mamada, o leite que sai no início é mais aquoso com menor teor de gordura.

a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, F, V d) F, F, V, V

(16)

QUESTÃO 44 ═════════════════════════════════════════════════ O regulamento técnico para a terapia de nutrição enteral, RDC 63 de 2000, fixa os requisitos mínimos para a terapia de Nutrição enteral. De acordo com esta resolução é CORRETO afirmar que:

a) A EMTN (Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional) é formada por pelo Menos 1 médico, 2 nutricionistas e 1 enfermeiro.

b) Nutrição enteral em sistema aberto: NE industrializada, estéril, acondicionada em recipiente hermeticamente fechado e apropriado para conexão ao equipo de administração.

c) Nutrição enteral em sistema fechado: NE que requer manipulação prévia à sua administração, para uso imediato ou atendendo à orientação do fabricante.

d) Prescrição dietética da NE: determinação de nutrientes ou da composição de nutrientes mais adequada de acordo com a prescrição médica.

QUESTÃO 45 ═════════════════════════════════════════════════

De acordo com a Resolução n° 272 de 1998, que fixa os requisitos mínimos exigidos para a terapia de nutrição parenteral, marque a alternativa CORRETA:

a) Por se tratar de procedimento realizado em pacientes sob cuidados especiais, e para garantir a vigilância constante do seu estado nutricional, a EMTN para NP deve ser constituída de pelo menos 01(um) profissional de cada categoria, com treinamento específico para esta atividade, a saber: médico, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista e fonoaudiólogo.

b) É atribuição do nutricionista avaliar os indicadores nutricionais subjetivos e objetivos, com base em protocolo preestabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional e a evolução de cada paciente, até a alta nutricional estabelecida pela EMTN.

c) Compete ao nutricionista orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à utilização e controle da TNP (Terapia Nutricional Parenteral).

d) Compete ao nutricionista garantir o registro claro e preciso de informações relacionadas à administração e à evolução do paciente quanto ao: peso, sinais vitais, balanço hídrico, glicosúria e glicemia, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

Seria também importante considerar a adoção de configurações de Acessibilidade no Sistema Operativo como por exemplo, configurar seta do rato ampliada, itens do ambiente

Ao tratar em sua obra sobre o direito e seu fenômeno (seus discursos, suas instituições, seus procedimentos), Lima Barreto evidencia que a literatura não está alheia às normas e às

antecedência do início das provas, munido de: cédula de identidade ou outro documento oficial com foto (entende-se por documento oficial a carteira de trabalho,

Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo entender as contribuições da psicologia da saúde na atenção primária à saúde, na compreensão de como se dá

Trail Longo e Curto. Para participar é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das

CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA: Terapia de Nutrição Enteral e Parenteral TEMA DA AULA: Terapia Nutricional em Terapia Intensiva. CANDIDATO(A)

a) Igual Mondrian, Calder desejava uma arte que refletisse as leis matemáticas do universo, contudo essa arte deveria estar em constante movimento e equilíbrio, duas leis do

as proposições de Pierre George de região industrial e centro indus - trial , mostrando que , de modo diferente de Chardonnet, este autor enfatiza a noção de que o espa ço industrial