• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ELEITORAL PARA A DIRETORIA DO CA DE PEDAGOGIA PROFESSOR PAULO FREIRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMISSÃO ELEITORAL PARA A DIRETORIA DO CA DE PEDAGOGIA PROFESSOR PAULO FREIRE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

COMISSÃO ELEITORAL PARA A DIRETORIA DO CA DE PEDAGOGIA PROFESSOR PAULO FREIRE

REGIMENTO PARA AS ELEIÇÕES CAPED 2016

A COMISSÃO ELEITORAL (CE) 2016, constituída em 15 de junho de 2016, por determinação da Assembleia Geral dos Estudantes e considerando o disposto no art. 24 do estatuto do Centro Acadêmico De Pedagogia Paulo Freire (CAPED) da UFRJ, estabelece o REGIMENTO ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES DE 2016, nos seguintes termos:

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º A eleição para a Gestão do Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire (CAPED), Gestão agosto/2016 – agosto/2018, realizar-se-á nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, das 10h às 20:30h, na Faculdade de Educação da UFRJ, no campus da Praia Vermelha da UFRJ, localizada no endereço a seguir: Avenida Pasteur, 250, Urca, CEP 22240-290, Rio de Janeiro-RJ.

Art. 2º A eleição dar-se-á através do voto direto, secreto e Universal.

Parágrafo único. Poderão votar somente os alunos regularmente inscritos no curso de pedagogia, com matricula ativa quando da eleição.

Art. 3º A concorrência nesta eleição dar-se-á através do registro de CHAPAS para a diretoria do Centro Acadêmico de Pedagogia.

Art. 4º Será considerada eleita a CHAPA que obtiver maioria absoluta de votos, não considerando os votos nulos ou inválidos.

§ 1º Em caso de nenhuma chapa obter maioria absoluta de votos, haverá segundo turno entre as 2 (duas) chapas mais votadas, sendo novo calendário elaborado pela comissão eleitoral.

§ 2º Em caso de maioria absoluta dos votos nulos a comissão eleitoral é responsável por organizar novo processo eleitoral.

(2)

2. DA INSCRIÇÃO DE CHAPAS

Art. 5º As Chapas poderão efetuar a solicitação de inscrição das 07h do dia 22/06/2016, até as 23h do dia 30/06/2016, através do formulário de inscrição no endereço eletrônico: https://drive.google.com/open?id=1nWmXT5GlKmc3Df4GeZTRrhSPqNccuUYi0lLDyiySIL4

Art. 6º A candidatura é restrita aos alunos regularmente inscritos no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ, tendo este matricula ATIVA quando do processo eleitoral.

Art. 7º Após efetuada a solicitação de inscrição por meio do formulário de inscrição, um representante da chapa deverá enviar para o endereço de e-mail eleicoescaped2016@gmail.com a DECLARAÇÃO DE MATRICULA ATIVA de cada integrante da chapa. Esta pode ser obtida no SIGA (http://intranet.ufrj.br). A Declaração de matrícula ativa deve necessariamente conter: o nome do aluno; o número de seu documento de identidade; curso; número de matrícula (DRE); assinatura digital de responsável; e código de autenticação válido.

§ 1º Serão aceitas inscrições de chapas e recebimento do documento via e-mail acima mencionado, apenas durante o prazo de inscrição de chapas.

§ 2º Serão aceitas inscrições de chapas apenas se contiverem, no mínimo, 5 membros. Art. 8º A CHAPA indicará na solicitação de inscrição o nome e a cor com o qual fará campanha.

Parágrafo único. Verificada a ocorrência de homonímia, a comissão eleitoral dará preferência à chapa que primeiramente efetuou o registro.

Art. 9º A Comissão decidirá no prazo de 2(dois) dias úteis, contado a partir do protocolo do pedido, sobre o registro da CHAPA.

§ 1º Ao deferir o pedido de registro, a Comissão Eleitoral publicará o nome e o número da CHAPA com sua devida composição.

§ 2º O protocolo do pedido será expedido via e-mail, no prazo máximo de 1(um) dia útil a partir da Solicitação de Inscrição.

§ 3º Ao indeferir o pedido de registro, a Comissão informará, por escrito, sua decisão, devidamente fundamentada, aos membro da CHAPA, através de e-mail e publicação de nota.

§ 4º Das decisões desta comissão sobre a Inscrição de Chapas, cabe recurso à parte interessada, no prazo de até 1(um) dia útil, contados da data em que for dada a publicidade da

(3)

decisão.

§ 5º Os casos omissos serão avaliados pela Comissão Eleitoral.

Art. 10 A Comissão Eleitoral organizará e publicará, no dia 01 de julho de 2016, a relação com o nome e composição de todas as Chapas cujos registros tenham sido deferidos.

Parágrafo único. É facultada à CHAPA substituir, observados os termos já postos, no prazo de até 24(vinte e quatro) horas, contados da ocorrência que causa ao fato, componente que renunciar e/ou falecer após o termo final do prazo de registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.

Art. 11 A Comissão Eleitoral marcará com as chapas uma reunião geral em que serão esclarecidas e discutidas questões pertinentes às eleições.

3. DA PROPAGANDA ELEITORAL

Art. 12 As despesas da campanha eleitoral serão realizadas sob a responsabilidade das CHAPAS.

§ 1º É vedada a qualquer chapa, assim como a todos os seus membros e ainda simpatizantes, a utilização de recursos do Centro Acadêmico Professor Paulo Freire para fins de campanha eleitoral.

Art. 13 O período para campanha eleitoral será compreendido entre os dias 04 e 14 de julho de 2016.

Art. 14 A divulgação e propaganda de chapas só poderá ocorrer durante o período de campanha eleitoral, sendo proibida a veiculação por quaisquer meios, e qualquer tipo de material de campanha com número e nome da chapa fora dos prazos delimitados pela comissão.

Art. 15 É livre a veiculação de propaganda eleitoral pela distribuição de folhetos, panfletos, volantes e outros impressos e/ou digitais, os quais devem ser editados sob responsabilidade da chapa;

Art. 16 Será permitida a boca de urna somente no espaço delimitado pela Comissão Eleitoral, estando outros espaços do campus livres para a veiculação de material e/ou abordagem pessoal.

Art. 17 Fica estritamente proibida a manipulação, danificação, ou qualquer outro tipo de prática abusiva com o material de chapa pertencente à concorrência.

(4)

direito de avaliar uma possível suspensão da chapa que cometeu tal contravenção.

§ 2º Não havendo identificação do infrator, a comissão, após aferir e avaliar os fatos em reunião extraordinária, poderá suspender a eleição.

Art. 18 Caso seja comprovada a divulgação de algum material que ofenda moralmente candidatos de outra chapa, além do registro desta ocorrência em ata, será realizado o recolhimento deste material, independente do meio utilizado.

§ 1º A chapa que se recusar a extinguir tal material estará automaticamente suspensa das eleições.

§ 2º Dois registros de irregularidade na propaganda eleitoral acarretará em suspensão da candidatura da CHAPA.

Art. 19 Se durante a eleição for configurada alguma prática de cunho pejorativo com relação à(s) CHAPA(S) concorrente(s), incluindo discriminação ou preconceito de qualquer espécie, a Comissão Eleitoral poderá, se considerarem necessário, suspender a candidatura da Chapa responsável pela prática supracitada.

Art. 20 Caso ocorra qualquer um dos casos acima descritos, torna-se obrigatória a retratação pela Chapa em todos os meios cabíveis.

4. DA CÉDULA ELEITORAL

Art. 21 A cédula será confeccionada pela Comissão Eleitoral.

Art. 22 Constará na cédula o nome de todas as chapas que tiverem seus registros deferidos e não impugnados pela comissão eleitoral, além de opção para anular o voto.

Art. 23 As cédulas serão numeradas e carimbadas pela Comissão Eleitoral, com o carimbo do CAPed, e rubricadas pelo mesário responsável.

Art. 24 Caso haja apenas uma chapa concorrente, constará na cédula as opções “sim” ou “não” para aprovação da chapa.

5. DA VOTAÇÃO

Art. 25 Antes do início da Votação e logo após o término da mesma, deverá ser redigida uma Ata, pela Comissão Eleitoral, juntamente com um fiscal de cada CHAPA, a fim de assegurar a legitimidade da eleição.

Art. 26 As urnas serão abertas para a votação às 10h, e fechadas às 20:30h, em todos os dias de votação, sempre na presença de 1 (um) membro da comissão eleitoral e 1 (um) fiscal

(5)

de cada chapa, sendo todo o procedimento registrado em Ata.

§ 1º É de responsabilidade de cada chapa a a presença do seu fiscal, estando ciente de que a abertura da urna será efetuada em horário previsto neste edital independente da presença dos fiscais, fato que será registrado em ata.

Art. 27 Somente poderão votar os estudantes de Pedagogia regularmente matriculados de acordo com a listagem fornecida pela Divisão de Registro de Estudantes (DRE).

Art. 28 Durante a eleição observar-se-á o seguinte procedimento:

A) O eleitor votará por ordem de chegada;

B) O eleitor identificar-se-á através da Carteira de Estudante da UFRJ ou qualquer outro documento oficial de identificação que contenha foto;

C) Os mesários localizarão o eleitor pela lista fornecida pela DRE;

D) Não havendo dúvidas sobre a identidade do eleitor, o mesmo assinará a lista ao lado do seu nome e receberá a cédula eleitoral, a qual deverá estar rubricada no verso por um dos componentes da mesa, e carimbada;

E) O eleitor dirigir-se-á até a mesa de votação, sozinho, onde assinalará um X em somente um retângulo em branco, marcando a chapa de sua preferência; caso contrário, o voto será invalidado.

F) O eleitor dirigir-se-á até a urna e depositará seu voto.

G) Caso o estudante não seja identificado na lista, mas apresente a carteirinha de estudante ou identidade juntamente com o DRE, seu nome será anotado ao final da lista e depositado em um envelope branco, que será lacrado e acrescentado por ele na urna.

6. DAS MESAS RECEPTADORAS

Art. 29 A mesa receptora terá, no mínimo, 1 (um) mesário, voluntário ou membro da Comissão Eleitoral, sendo a carga horária definida entre a própria Comissão e os mesários, em até 2(dois) dias úteis antes do pleito, podendo funcionar em sistema de escalas, caso se julgue necessário.

7. DA APURAÇÃO DOS VOTOS

Art. 30 A apuração iniciar-se-á logo após o término da votação, em local definido pela Comissão Eleitoral divulgado com o mínimo de 3 (três) dias de antecedência.

(6)

FE-UFRJ, meios eletrônicos e memorando para as chapas até o dia 11 de julho de 2016.

Art. 32 As urnas serão abertas e apuradas logo após o encerramento das votações - o qual se dará às 20:30h do dia 14 de julho de 2016, na presença de no mínimo 2(dois) membros da comissão eleitoral, 1(um) representante de cada chapa e 1 (um) aluno da Graduação do Curso de Pedagogia, voluntário, que não membro de chapa ou da Comissão Eleitoral, sendo todos os procedimentos registrados em Ata.

Art. 33 As urnas serão guardadas com lacre devidamente registrado em ata, na sala da direção da Faculdade de Educação.

Art. 34 A apuração dos votos será pública.

Art. 35 O processo de apuração, uma vez iniciado, não será interrompido até a divulgação do resultado final, salvo por motivo de força maior, ocorrência a qual será registrada.

Art. 36 Na atividade da apuração, observar-se á o seguinte procedimento:

A) Contadas as cédulas, a junta apuradora verificará se o número de votos da urna coincide com o número de assinatura na lista de votantes.

B) As impugnações de votos de urnas serão decididas no momento da apuração, pela comissão eleitoral.

C) Serão considerados inválidos todos os votos que contenham inscrições que não deixem evidente a opção do eleitor por alguma das CHAPAS. Serão excluídas as cédulas que não estiverem carimbadas e rubricadas por, pelo menos, 1 (um) membro da mesa receptora.

D) Serão considerados inválidos os votos que não tiverem inscrição alguma.

8. DA FISCALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Art. 37 Cada chapa terá direito à escolha de 1(um) fiscal para acompanhar o processo de votação.

A) As credencias de fiscais serão expedidas, exclusivamente, pela Comissão Eleitoral. B) É permitida a troca de fiscais durante o processo de votação, ficando obrigatório ao fiscal em atividade o uso da credencial.

C) É de inteira responsabilidade da chapa a permanência do seu fiscal no local das votações.

Art. 38 Os fiscais das chapas poderão fiscalizar todas as fases do processo de votação e apuração das eleições, inclusive preenchimento das atas e totalização dos resultados.

(7)

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 39 A divulgação do resultado final da eleição para o Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire Gestão 2016-2018 se dará no dia 15 de julho de 2016 por meio de informes afixados por toda a Faculdade de Educação, e nos meios eletrônicos.

Art. 40 A posse da chapa vencedora se dará em cerimônia aberta, com a presença da Comissão Eleitoral, chapa eleita e representante da Direção da Faculdade de Educação.

Art. 41 A data, horário e local da cerimônia de posse serão devidamente divulgados pela Comissão Eleitoral, com um período mínimo de 2(dois) dias de antecedência.

Art. 42 Os casos omissos serão resolvidos e publicados pela comissão eleitoral.

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2016.

A COMISSÃO ELEITORAL Amanda Ellen de Brito Breno Astur Aboulafia Fabio Astur Aboulafia Fernanda Nogueira Lavouras Renata Correa Gomes

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

COMISSÃO ELEITORAL PARA A DIRETORIA DO CA DE PEDAGOGIA PROFESSOR PAULO FREIRE

ELEIÇÕES CAPED 2016

CRONOGRAMA

Inscrição de chapas

Publicação da listagem de chapas com inscrição validada

Pedido de recurso (validação/invalidação de inscrição de chapas)

Resposta dos pedidos de recurso e publicação final das chapas inscritas

Período de Campanha Eleitoral Debates oficiais entre as chapas

concorrentes Votação Divulgação do resultado Cerimônia de Posse 22 a 30 de junho 01 de julho 02 de julho 03 de julho 04 a 11 de julho 06, 07 e 11 de julho 12, 13 e 14 de julho 15 de julho A ser anunciada

Referências

Documentos relacionados

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

Naturalmente, é preciso conter os desvios significativos que possam ser ditados por comportamentos como resistência às mudanças ou postura comodista em razão das

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..