• Nenhum resultado encontrado

Tempos Verbais. 1) Interprete a anedota em pauta, apontando as formas verbais, indicando seu respectivo tempo e modo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tempos Verbais. 1) Interprete a anedota em pauta, apontando as formas verbais, indicando seu respectivo tempo e modo:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Tempos Verbais

1) Interprete a anedota em pauta, apontando as formas verbais, indicando seu respectivo tempo e modo:

O restaurante estava imundo. O freguês, revoltado, mandou chamar o gerente: - Por que vocês não fazem guerra às moscas neste restaurante?

E o gerente respondeu:

- Já fizemos, mas as moscas venceram.

RESPOSTA:

estava – pretérito imperfeito do modo indicativo mandou – pretérito perfeito do modo indicativo chamar – infinitivo – verbo na sua forma original fazem – presente do modo indicativo

respondeu – pretérito perfeito do modo indicativo fizemos – pretérito perfeito do modo indicativo venceram – pretérito perfeito do modo indicativo

2) Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:

a – Você precisa estudar, antes que --- tarde demais (ser).

b – É preciso que nós --- coragem para enfrentar a situação (ter). c – Se você --- carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir).

d – Quando o professor --- nossos trabalhos, fará elogios (ver).

e – Gostaria que você --- que não estou magoada com o que aconteceu (saber). RESPOSTA: a – seja b – tenhamos c – conseguisse d – vir

Assinado digitalmente por Escola de Aplicação DN: CN=Escola de Aplicação, C=BR, OU=Unitau, O=Universidade de Taubaté, E=joaolima@unitau.br Razão: Eu concordo com os termos definidos por minha assinatura neste documento

Localização: Taubaté -SP Data: 2016-11-18 08:26:37

Escola de Aplicação

(2)

e – soubesse

3) (UFF-RJ) Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque:

“Ao chegar da fazenda, espero que já tenha terminado a festa.” a – futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo

b – infinitivo, presente do subjuntivo

c – futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo d – infinitivo, pretérito imperfeito do subjuntivo e – infinitivo, pretérito perfeito do subjuntivo RESPOSTA: Alternativa correta – letra “b”.

4) Com base nas frases expostas, aponte verdadeiro ou falso para as afirmações que a elas se referem. No caso de falsa, apresente a justificativa verdadeira. I – Quando eram crianças, Paulo e Rafaela viviam em Recife.

II – Quando era criança, Rafaela brigava com os amigos. III – Quando era criança, Paulo vivia brigando com os amigos. a – Eram é forma verbal de um verbo regular.

b – Viver tem o mesmo valor significativo tanto em I quanto em III. c – Paulo era mais briguento que Rafaela.

d – Nas três frases ocorrem formas verbais no pretérito imperfeito. e – Somente em uma das frases ocorre uma locução verbal. RESPOSTA:

a – falsa, uma vez que o verbo ser é irregular.

b – falsa, pois em I o sentido do verbo viver se refere a morar, residir. Em III faz referência a dedicar-se habitualmente a algo, passar a vida.

c – falsa, visto que não há indícios sobre qual personagem brigava mais. d – verdadeira, haja vista que mesmo em se tratando da locução verbal “vivia brigando”, o auxliar “vivia” se encontra no pretérito imperfeito do modo indicativo. e - verdadeira (viva brigando).

(3)

a) ... afrontava os perigos (...) para vir vê-la à cidade.

b) Se algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua... c) Continuaram ainda a dialogar com certo azedume.

d) Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa... e) e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna.

RESPOSTA: A alternativa que responde à questão é a “b”, pois o verbo está no futuro do subjuntivo, expressando dúvida “se ela ganhar”.

6) (UFMG) Em todas as alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o verbo indicado entre parênteses, no subjuntivo, exceto em:

a) Olhou para o cão, enquanto esperava que lhe _______ a porta (abrir). b)

c)

Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder) É preciso que uma pessoa se ________ para encurtar a despesa.

(trancar).

d) Deixa de luxo, minha filha, será o que Deus ________. (querer) e) Se isso me ______ possível, procuraria a roupa. (ser)

RESPOSTA: A alternativa que deve ser marcada como resposta é a letra B - “Por que foi que aquela criatura não ________ com franqueza? (proceder)”.

7) (PUC-RJ) Indique a série que corresponde às formas verbais apropriadas para os enunciados abaixo:

 As diferenças existentes entre homens e mulheres ___________ ser um fato indiscutível. (1. parece 2. parecem)

 Alguns cientistas, desenvolvendo uma nova pesquisa sobre a estrutura do cérebro, os efeitos dos hormônios e a psicologia infantil, __________ que as diferenças entre homens e mulheres não se devem apenas à educação. (3. propõe 4. propõem)

 ________ diferenças cerebrais condicionadoras das aptidões tidas como tipicamente masculinas ou femininas. (5. Haveria 6. Haveriam)

 ________ ainda pesquisadores que consideram os machos mais agressivos, em virtude de sua constituição hormonal. (7. Existe 8. Existem)

 Como sempre, discute-se se é a força da Biologia, ou meramente a

Educação, que ________ sobre o comportamento humano. (9. predomina 10. predominam)

(4)

a) 2,4,5,8,9 b) 1,4,6,8,9 c) 2,4,6,7,10 d) 2,3,5,8,10 e) 2,4,6,7,9

RESPOSTA: A sequência adequada é: 2, 4, 5, 8, 9 - Alternativa A.

8) (PUC-SP) Uma das alternativas abaixo está errada quanto à correspondência no emprego dos tempos verbais. Assinale-a.

a) Porque arrumara carona, chegou cedo à cidade. b) Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade. c) Embora arrume carona, chegará tarde.

d) Embora tenha arrumado carona, chegou tarde. e) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade. RESPOSTA:

Este exercício pede para assinalar a alternativa que está ERRADA quanto ao emprego dos tempos verbais. Vejamos uma a uma das alternativas:

A - “Porque arrumara carona, chegou cedo à cidade.” Os tempos verbais

correspondem, pois o primeiro está no pretérito mais que perfeito, que indica uma ação acontecida anteriormente à que está no passado, ou seja, à ação de “chegar cedo à cidade”. A correspondência de TEMPO estácorreta.

B - “Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade.” Nesta frase a

correspondência de tempo também está correta, pois a ação de “arrumar carona” é uma condição para a ação de “chegar cedo à cidade”, nenhuma das duas ações foi, portanto concretizada. Não há nenhum erro na correspondência dos tempos verbais. C - “Embora arrume carona, chegará tarde.” Ambos os verbos estão no futuro, sendo que um está no subjuntivo (indicando incerteza) e o outro está no indicativo

(indicando certeza). Não há, portanto, nenhuma incoerência quanto aos tempos verbais. A frase está correta.

D - “Embora tenha arrumado carona, chegou tarde.” Já neste caso, ambas estão no tempo passado, sendo que a ação de “arrumar carona” é anterior à ação de “chegar tarde”. Não há, portanto, nenhum problema de correspondência entre os tempos verbais das duas ações. A frase também está correta.

(5)

E - “Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade.” Esta é a alternativa errada, sendo, nesse caso, a resposta da questão. A primeira ação “arrumar” está no futuro, e a segunda “chegaria” está no futuro do pretérito, ou seja, é logicamente impossível que a frase seja construída desta maneira, pois não corresponde à relação de tempo da realidade.

Marca-se, portanto, a letra E - Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade. 9) (FUVEST-SP) Assinale a frase em que aparece o pretérito mais-que-perfeito do verbo ser:

a) Não seria o caso de você se acusar?

b) Quando cheguei, ele já se fora, muito zangado. c) Se não fosse ele, tudo estaria perdido.

d) Bem depois se soube que não fora ele o culpado. e) Embora não tenha sido divulgado, soube-se do caso. RESPOSTA:

A frase em que aparece o pretérito mais-que-perfeito do verbo “ser” é a letra D - “Bem depois se soube que não fora ele o culpado”.

Na letra A, a forma verbal “seria” corresponde ao futuro do pretérito do verbo ser. Na letra B, a forma verbal “fora” corresponde ao pretérito mais-que-perfeito do verbo “ir”, e não do verbo “ser”.

Na letra C, a forma verbal “fosse” corresponde ao passado do subjuntivo do verbo “ser”.

E na letra E, a forma verbal “sido” corresponde ao particípio do verbo “ser”.

10) (Federal de São Carlos) “O acordo não __________ as reivindicações, a não ser que __________ os nossos direitos e ____________ da luta”.

A sequência correta que complementa esta oração é:

a) substitui – abdicamos – desistimos. b) substitue – abdicamos – desistimos. c) substitui – abdiquemos – desistamos. d) substitui – abidiquemos – desistimos. e) substitue – abdiquemos – desistamos. RESPOSTA:

(6)

Para preencher corretamente as lacunas da frase com os verbos “substituir, abdicar e desistir”, é importante saber que:

O verbo substituir, na 3ª pessoa singular, no presente, termina com a letra “i”, que é a mesma utilizada para a sua forma no infinitivo. Ou seja, o correto é “ele substitui”. Verbos da primeira conjugação (terminados em -ar), no futuro do subjuntivo, quando na 1ª pessoa do singular (nós), tem a terminação “-emos”, enquanto os da segunda e da terceira conjugações (terminados em -er e -ir) tem a terminação “-amos”. Portanto, a forma correta para o verbo abdicar, neste caso, é “abdiquemos”, enquanto que a forma correta para o verbo desistir é “desistamos”.

Sabendo disso, é fácil selecionar a alternativa correta: letra C - substitui, abdiquemos, desistamos.

11) (Santa Casa) “As linhas ________ para um ponto e depois se _______ no infinito. a) convergem – esvão. b) convirgem – esvaem. c) convergem – esvaiem. d) convergem – esvaem. e) convirgem – esvão RESPOSTA:

As formas corretas para a terceira pessoa do plural dos verbos “esvair” e “convergir”, quando estão no presente, são: “esvaem” e “convergem”. Sendo assim, preenche-se desta forma a frase, utilizando as formas verbais citadas: “As linhas convergem para um ponto e depois se esvaem no infinito”.

A resposta para o exercício, portanto, é a letra D - convergem, esvaem. 12) (FAAP) Assinale a resposta correspondente à alternativa que completa corretamente o espaço em branco:

“Não ________. Você não acha preferível que ele se ________ sem que você o __________?”

a) interfere – desdiz – obriga. b) interfira – desdisser – obrigue. c) interfira – desdissesse – obriga. d) interfere – desdiga – obriga. e) interfira – desdiga – obrigue.

(7)

RESPOSTA:

Nesta questão é pedido o domínio das conjugações verbais, de modo a preencher corretamente as seguintes lacunas da frase: “Não ________. Você não acha preferível que ele se ________ sem que você o __________?”.

A primeira lacuna pede o imperativo negativo do verbo “interferir”, que é a forma verbal “interfira”. A segunda lacuna pede o futuro do subjuntivo do verbo “desdizer”, na terceira pessoa do singular, que corresponde à forma verbal “desdiga”. E a terceira lacuna pede o futuro do subjuntivo do verbo “obrigar”, utilizando a terceira pessoa através do pronome de tratamento “você”, ou seja, a forma verbal “obrigue”. A frase fica preenchida com as formas verbais presentes na letra E - interfira, desdiga, obrigue.

13) “Outros dois ficaram de sentinela para obstar a intervenção de algum paisano” (Carlos Drummond de Andrade)

Permutando o verbo ficar por manter-se, seguindo a mesma conjugação do verbo ficar nesta frase, a resposta correta é:

a) “Outros dois mantevem-se...” b) “Outros dois mantinham-se...” c) “Outros dois mantenham-se...” d) “Outros dois mantiveram-se...” e) “Outros dois manteve-se...” RESPOSTA:

A questão pede uma simples substituição de um verbo por outro, e que seja

marcada a alternativa que corresponde à forma verbal do verbo substituto flexionada corretamente.

O tempo é o pretérito e a pessoa é a terceira do plural. A substituição da forma verbal “ficaram” pelo verbo “manter-se” utilizando a mesma flexão, corresponde à forma verbal “mantiveram-se” que está sendo apresentada na letra D.

14) (UM-SP) Em qual das alternativas todos os verbos estão em tempos do pretérito?

a) Chamei-lhe a atenção porque teria observado de perto seu progresso. b) Concordei que assim era, mas aleguei que a velhice estava agora no

domínio da compensação.

c) Lembra-me de o ver erguer-se assustado e tonto.

(8)

e) Se advertirmos constantemente esta moça, perderemos uma excelente profissional.

RESPOSTA:

A única alternativa em que todas as formas verbais estão no tempo pretérito é a letra B - “Concordei que assim era, mas aleguei que a velhice estava agora no domínio da compensação”.

Na letra A existe a forma verbal “teria”, que está no futuro do pretérito. Na letra C, a forma verbal “lembra-me”, que está no presente, alé dos dois infinitivos “ver” e “erguer-se”. Na letra D, também no futuro do pretérito a forma “seria” e na letra E, todas as formas verbais estão no tempo futuro.

15) (FATEC-SP) Assinale a alternativa em que a forma verbal grifada no período 2 não substitui corretamente a do período 1.

a) 1. Economistas afirmam que já foi descoberto o remédio para a inflação no Brasil.

2. Economistas afirmam que já ter sido descoberto o remédio para a inflação no Brasil.

b) 1. Não souberam ou não me quiseram dizer para onde você tinha ido. 2. Não souberam ou não me quiseram dizer para onde você fora. c) 1. Eram passados já muitos anos, desde o acidente.

2. Haviam passado já muitos anos, desde o acidente. d) 1. Honrarás a teu pai e a tua mãe.

2. Honra a teu pai e a tua mãe.

e) 1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido. 2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá. RESPOSTA:

Nas quatro primeiras alternativas desta questão, embora as formas verbais sejam substituídas entre a primeira e a segunda formas, o sentido se mantém o mesmo. Já na letra E, não acontece o mesmo.

A frase “1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido.” não corresponde em significado à frase “2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá.” pois no primeiro caso, ao chegar à casa do amigo ele não estará mais lá, enquanto no segundo, ao chegar à casa do amigo, ele estará prestes a sair, ou seja, ainda estará em casa. As formas verbais “terá partido” e “partirá” não tem correspondência em significado, e neste caso não podem ser substituídas uma pela outra.

A resposta da questão é a letra E - 1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido. e 2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá.

16) (FUEL-PR) “Pode ser que eu __________ levar as provas, se você _______ tudo para que eu __________ onde elas estão”.

(9)

A alternativa que corresponde à sequência correta é:

a) consiga – fará – descobriria. b) consiga – fizer – descubra. c) consigo – fizer – descobrir. d) consigo – fizer – descubro. e) consigo – fará – descobrirei. RESPOSTA:

A alternativa que corresponde à sequência correta das formas verbais que preenchem as lacunas da frase é a letra B - consiga, fizer, descubra.

A frase ficará corretamente preenchida desta forma: “Pode ser que eu consiga levar as provas, se você fizer tudo para que eu descubra onde elas estão”.

As formas verbais estão no modo subjuntivo, e é necessário dominar a conjugação destes verbos para responder corretamente à questão.

17) (CESGRANRIO-RJ) Não há devida correlação temporal nas formas verbais em: a) Seria conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar. b) É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar. c) Era conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar. d) Será conveniente que o leitor fique sem saber quem era Miss Dollar. e) Foi conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar. RESPOSTA:

Nesta questão é necessário uma avaliação de cada item para que possa ser constatado qual o item em que não há uma correlação temporal correta entre os verbos. Neste caso, o item a ser marcado é a letra B, pois os tempos verbais não mantém uma correlação lógica entre si: “É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar.”

A frase inicia com o tempo presente “é” e finaliza com o futuro do pretérito “ficaria”, sendo que seria logicamente impossível uma ação do passado depender de uma ação do presente.

A alternativa que deve ser marcada, portanto, é a letra B - É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar.

18) (F.C. Chagas-PR) “Mesmo que você lhe __________ um acordo amigável, ele não ________”.

(10)

a) proponha – aceitará. b) propor – aceitava. c) proporia – aceitaria. d) proporá – aceitará. e) propôs – aceitava. RESPOSTA:

Nesta questão deve ser marcada a alternativa que contém as formas verbais adequadas para preencher as duas lacunas da frase: “Mesmo que você lhe __________ um acordo amigável, ele não ________.”

A alternativa correta é a letra A - proponha, aceitará.

A frase ficará, portanto, desta forma: “Mesmo que você lhe proponha um acordo amigável, ele nãoaceitará”.

19) (UCS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Não ________ os dons que recebestes; __________ sempre que a felicidade se ________ aos poucos.

a) esquece – lembre – constroi. b) esquece – lembra – constrói. c) esqueça – lembre – constrói. d) esqueças – lembra – constrói. e) esqueças – lembre – constroi. RESPOSTA:

Este exercício propõe que seja marcada a alternativa que traz as formas verbais adequadas para preencher as lacunas da seguinte frase: “Não ________ os dons que recebestes; __________ sempre que a felicidade se ________ aos poucos.” A primeira lacuna é preenchida com o verbo “esquecer” no imperativo negativo, ou seja, “esqueças”. A segunda lacuna é preenchida com o verbo “lembrar”, também no imperativo, só que na afirmativa: “lembra”. E a terceira lacuna é preenchida com a terceira pessoa singular, do verbo “construir”, no presente, ou seja, a forma verbal “constrói”.

Dentro das alternativas fornecidas, a que preenche as lacunas é a letra D -

esqueças, lembra, constrói. Ficando, portanto, a frase assim: “Não esqueças os dons que recebestes; lembra sempre que a felicidade se constrói aos poucos.” 20) (UCS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

(11)

Se tudo ________ conforme ele _______, o trabalho já ______.

a) for feito – preveu – vai ser concluído. b) fosse feito – prevera – teria sido concluído. c) é feito – preveu – estaria pronto.

d) tivesse sido feito – havia previsto – estaria concluído. e) tiver sido feito – preverá – será concluído.

RESPOSTA:

A proposta é marcar a alternativa que contém as formas verbais adequadas para preencher as lacunas da frase: “Se tudo ________ conforme ele _______, o trabalho já ______.”.

Para responder, é necessário observar a correlação de tempo entre as formas verbais, notando qual alternativa vai se encaixar melhor, fazendo com que a frase fique coerente.

A resposta da questão é a letra D - tivesse sido feito, havia previsto, estaria concluído. Além de estarem predominantemente no particípio, todas estão

mantendo uma correlação temporal. A frase ficará, portanto, da seguinte maneira: “Se tudo tivesse sido feito conforme ele havia previsto, o trabalho já estaria

concluído.”.

21) (FAME/FUPAC-MG) Em: “Sei de uma moça... Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (...)”, há verbos empregados respectivamente no: a) presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do

indicativo.

b) presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo.

c) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo.

d) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo.

e presente do indicativo, futuro do pretérito do subjuntivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.

RESPOSTA:

Neste exercício, são pedidos os tempos verbais dos verbos marcados na seguinte frase: “Sei de uma moça… Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (…)”.

(12)

A primeira forma verbal, “sei”, está no presente do indicativo, pois fala de uma ação acontecida no momento da fala.

A segunda, “escrevesse”, está no pretérito imperfeito do subjuntivo, pois indica uma ação incerta (subjuntivo) e não pontual, no passado (pretérito imperfeito).

A terceira, “diriam”, está no futuro do pretérito do indicativo, pois fala de uma ação não concretizada, mas que poderia ser, dependendo diretamente da ação

acontecida no passado.

A alternativa que responde corretamente a questão é a letra A - presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo.

22) (PUC) "Com o último trompejo do berrante, engarrafam no curral da estrada-de-ferro o rebanho" (Guimarães Rosa). A forma verbal engarrafam se encontra no tempo:

a) presente do subjuntivo b) imperfeito do indicativo

c) pretérito perfeito do indicativo d) presente do indicativo

e) imperativo afirmativo

RESPOSTA: Alternativa “d”. A forma verbal “engarrafam” está na forma verbal do presente do indicativo, já que a ação verbal indica uma ideia de certeza, de fato que se concluiu.

23) (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente:

a) O superior interveio na discussão, evitando a briga.

b) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido. c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dívida.

d) Quando você vier a Campinas, ficará extasiado. e) Ele trará o filho, se vier a São Paulo.

RESPOSTA: Alternativa “b”. Na frase em questão, a correta conjugação é “depuser”.

(13)

Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson. Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas

I – O verbo “colocou”, no primeiro quadrinho, está no pretérito perfeito;

II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo indicativo; III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do pretérito do modo subjuntivo;

IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do subjuntivo; V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito imperfeito do modo indicativo. Estão corretas: a) I e IV. b) II, III e V. c) I, IV e V. d) III e V.

RESPOSTA: Alternativa “a”. A forma verbal “olhando” pertence à forma nominal gerúndio. A forma verbal “poderia” está no futuro do pretérito do modo indicativo. A forma verbal “fosse” está no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.

25) Observe a tirinha de Fernando Gonsales:

Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16

Sobre os verbos do primeiro e segundo quadrinhos, “abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe, pula”, estão no modo verbal:

a) modo indicativo b) modo subjuntivo

(14)

c) modo imperativo d) modo gerúndio.

RESPOSTA: Alternativa “c”. O modo imperativo expressa uma ideia de ordem, pedido ou conselho. Lembrando que o gerúndio trata-se de uma forma nominal, e não um modo verbal.

Referências

Documentos relacionados