• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

EDITAL Nº 005/2020 - PPGF

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA 2021.1

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

e em consonância com a

Portaria Nº 20/2020 da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFRN que, em face dos efeitos da

Pandemia da COVID-19 e do distanciamento social imperativo, autoriza a realização de

processos seletivos nos programas de Pós-graduação desde que sem etapas presenciais

respeitando as demais normas vigentes,

torna público o Edital de Processo Seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Física do PPGF no semestre acadêmico de 2021.1.

1. DAS VAGAS

1.1. Serão ofertadas 11 (onze) vagas para o curso de Mestrado em Física em 2021.1. Não há pré-definição de vagas para cada uma das Áreas de Concentração do Programa.

1.2. Deste total, 10 (dez) vagas serão de demanda aberta para ampla concorrência. Adicionalmente será ofertada 1 (uma) vaga para capacitação interna de servidores efetivos da UFRN, em atendimento Resolução Nº 197/2013 - CONSEPE, Art. 17, §2º (Programa de Qualificação Institucional da UFRN- PQI).

1.3. O Programa se reserva o direito de não preencher todas as vagas dispostas no item 1.1. Apenas serão efetuadas matricula de candidatos em número correspondente quantidade de bolsas disponibilizadas ao Programa, conforme especificado no item 7.2 do presente Edital. A concessão de bolsas de estudo ao Programa será determinada pelas agências de fomento, de acordo com as normas específicas para concessão e implementac⺁ão. E䳌cepcionalmente, para candidatos que possuam vínculo empregatício e este가am oficialmente liberados pela instituição de ensino, a matrícula poderá ser realizada sem a concessão de bolsa, conforme especificado no item 7.3 do presente Edital.

2. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

(2)

2.2. São aceitas inscrições de candidatos portadores de diploma de curso superior em Física ou áreas afins, desde que reconhecidos pelo MEC.

2.3. São aceitas as inscrições de candidatos cursando o último semestre letivo da graduação. Entretanto, caso aprovado, o candidato deve concluir o curso de graduação para realização da matrícula no curso de Mestrado do PPGF, em conformidade com o item 7.5 do presente edital.

2.4. A inscrição no processo seletivo ocorre e䳌clusivamente via internet e requer o preenchimento de ficha de inscrição (questionário) e envio documental online (item 3 do presente edital).

2.5. Cada candidato deverá preencher o questionário de inscrição online, disponível através do link http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.가sf?nivel=S&aba=p-stricto durante o período de inscrição. Toda comunicação com os candidatos será prioritariamente feita como notícia na área do candidato pelo sistema eletrônico de processos seletivos da UFRN. Caso ha가a necessidade, como agendamento de etapa a ser realizada por videoconferência, a comunicação será realizada pela página do Programa de Pós-Graduação em Física,ppgf.fisica.ufrn.br, e direcionada ao endereço de e-mail do candidato cadastrado durante o preenchimento do questionário de inscrição.

2.6. Os documentos obrigatórios (item 3 do presente edital) deverão ser enviados eletronicamente no momento da inscrição em um único arquivo no formato PDF.

2.7. A validação da inscrição é dependente da apresentação de toda a documentação listada no item 3 do presente edital. A Comissão de Seleção e olsas (CS ) avaliará a documentação submetida e o candidato terá sua inscrição indeferida mediante inadequação de documentação.

2.8. O candidato poderá visualizar o Resumo de Inscrição do Processo Seletivo através do seguinte passo a passo:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.가sf?nivel=S; Pós-Graduação Stricto senso;

Área do Candidato - Processo seletivo; Clicar em buscar;

Aparecerá Inscrições realizadas em Processos Seletivos - Stricto Sensu;

Ao clicar em visualizar questionário, o candidato poderá conferir os dados e documentos inseridos no SIGAA durante sua inscrição.

2.9. Para quaisquer esclarecimentos, entre em contato com o Programa de Pós-Graduação em Física através do endereço de e-mailppgf@fisica.ufrn.br.

(3)

3.1. Os documentos necessários para inscrição, todos em cópia digitalizada e enviados eletronicamente no momento da inscrição em um único arquivo no formato PDF, conforme item 2.6 do presente edital, são:

a) Documento de identidade (RG ou CNH) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou passaporte, no caso de estrangeiros;

b) Título de eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para brasileiros;

c) Documento de quitação com o serviço militar obrigatório, quando pertinente;

d) Diploma ou atestado de conclusão do curso de graduação, ou atestado de matrícula no semestre, com histórico escolar oficial, caso não tenha ainda concluído o curso;

e) Histórico escolar oficial do curso de graduação; f) Currículo Lattes;

g) Comprovante com a nota do E䳌ame Unificado de Física.

4. DA AVALIAÇÃO PARA ADMISSÃO NO CURSO

4.1. O processo seletivo para admissão no curso de Mestrado será conduzido pela Comissão de Seleção e olsas do Programa e constará de duas fases consecutivas: E䳌ame Unificado de Física (EUF) e Prova oral (PO).

4.2. O candidato deve enviar, no ato da inscrição, o Comprovante com a nota do E䳌ame Unificado de Física (http://sbfisica.org.br/v1/euf/), conforme item 3 do presente edital. São válidas para fins de avaliação as notas do E䳌ame Unificado de Física das últimas 6 (seis) edições realizadas do EUF (EUF 2018-2, EUF 2-2018, EUF 1-2019, EUF 2-2019, EUF 1-2020 e EUF 2-2020).

4.3. Serão considerados aptos a participar do processo seletivo somente os candidatos com Percentil no EUF, cu가as edições válidas são descritas no item 4.2, igual ou superior a 40%. Para fins de classificação, a nota atribuída ao EUF no processo seletivo (NEUF) será obtida através da seguinte correspondência:

Percentil entre 40% e 100%, NEUF é igual a um valor entre 4,00 (quatro) e 10,00 (dez), que corresponde ao percentil dividido por 10.

4.4. A Prova Oral consistirá de uma avaliação de conhecimentos em Física envolvendo as disciplinas: Mecânica Clássica, Eletromagnetismo Clássico, Mecânica Quântica, Termodinâmica e Física Estatística. A nota da prova oral (NPO) será obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada

(4)

um dos membros da Comissão de Seleção e olsas, de 0,00 (zero) a 10,00 (dez). Será desclassificado o candidato com NPO < 5,00.

4.5. A prova oral ocorrerá por e䳌clusivamente por videoconferência (Google Meet) e será agendada pela CS e divulgada como notícia na área do candidato na página eletrônica do processo seletivo, bem como comunicada por e-mail pela secretaria do PPGF. A arguição é individual e fica vedada a participação de qualquer pessoa além do candidato e da CS , salvo casos específicos que deverão ser previamente submetidos CS para avaliação.

4.6. É de responsabilidade do candidato apresentar-se online CS (em local com um computador/celular e cone䳌ão internet, sem a presença de outras pessoas), com antecedência de 5 (cinco) minutos do horário previamente marcado pela CS para o início da arguição, a fim de realizar testes de cone䳌ão. Em caso de falhas técnicas (falta de energia, problema de cone䳌ão internet, entre outras) durante a arguição, originadas no local de reunião da comissão, o candidato será contatado para a realização de outra arguição em nova data e horário estipulados pela CS . Caso a falha técnica se가a oriunda do local onde se encontra o candidato, a arguição persistirá pelo período de tempo previamente estipulado e o desempenho do candidato será avaliado de acordo com o seu desempenho durante esse período. A Comissão de Seleção e olsas não se responsabilizará por quaisquer problemas técnicos que comprometam a comunicação com os candidatos na arguição distância. Caso o candidato não atenda ao chamado na data e horário agendados, será automaticamente desclassificado.

4.7. A Nota Final Classificatória (NFC) de cada candidato será obtida pela média ponderada entre NEUF e NPO, mantidas duas casas decimais com arredondamento, ou se가a:

ö = 0,80  + 0,20

No cálculo da Nota Final Classificatória, o resultado será apresentado até a primeira casa decimal, arredondando-a para mais quando o dígito subsequente for igual ou superior a 5 (cinco).

4.8. A classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente e, nos casos de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate, por ordem decrescente: maior NEUF.

5. DA HOMOLOGAÇAO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 5.1. Dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo, caberá recurso devidamente fundamentado, no prazo previsto pelo edital no item 6 e registrado no Sistema de Processo Seletivo pelo SIGAA. Na hipótese de o recurso não ser analisado e decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao candidato a sua participação na mesma sub 가udice. Em caso de indeferimento, a participação na(s) etapa(s) subsequente(s) ao recurso interposto será devidamente cancelada.

(5)

5.2. Caso o candidato queira interpor recurso deve ir ao endereço abai䳌o e seguir o caminho Stricto sensu Área do candidato. Observe que no primeiro acesso o candidato deverá cadastrar uma senha. http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.가sf?nivel=S&aba=p-stricto

5.3. O resultado de cada uma das etapas do processo será divulgado como notícia na área do candidato

na página eletrônica do Processo Seletivo através do SIGAA

(http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.가sf?nivel=S&aba=p-stricto) e estará disponível na página do Programa,ppgf.fisica.ufrn.br.

5.4. O resultado final do processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado em Física do PPGF para o semestre acadêmico de 2021.1 deverá ser homologado pelo Colegiado do PPGF.

6. DO CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

6.1. O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado do PPGF referente ao presente edital será realizado de acordo com o cronograma disposto na tabela a seguir.

09/11/2020 a 29/11/2020 Inscrições

ET

A

PA

1 30/11/2020 Homologação das inscrições

01/12/2020 Prazo limite para interposição de recurso

02/12/2020 Resposta ao recurso interposto nesta etapa, até s 12h

ET

A

PA

2 02/12/2020 Resultado das NEUF

03/12/2020 Prazo limite para interposição de recurso

04/12/2020 Resposta ao recurso interposto nesta etapa, até s 12h

ET

A

PA

3

04/12/2020 Agendamento das Provas Orais, até s 18h

07/12/2020 a 09/12/2020 Realização das Provas Orais, até 09/12/2020 s 16h

09/12/2020 Resultado das NPO

10/12/2020 Prazo limite para interposição de recurso

(6)

7. DA MATRÍCULA

7.1. A lista de candidatos aprovados, por ordem de classificação, e o calendário de matrícula serão divulgados na página do sistema eletrônico de Processos Seletivos no SIGAA e pelo portal do PPGF. 7.2. A matrícula no curso será realizada mediante disponibilidade de bolsas pelo programa. À medida que o PPGF disponha de bolsas de estudo, a coordenação do PPGF convocará os aprovados seguindo a ordem de classificação apresentada no Resultado Final do processo seletivo.

7.3. E䳌cepcionalmente, para candidatos que possuam vínculo empregatício e este가am oficial e legalmente afastados pela instituição de origem pelo tempo de duração do curso (24 meses), a matrícula poderá ser realizada sem a concessão de bolsa. Em particular, a matrícula será realizada apenas mediante

7.3.1. apresentação da documentação comprobatória do afastamento total da instituição de origem para o período de duração do curso (24 meses);

ou

7.3.2. apresentação da documentação de encaminhamento da formalização do afastamento total da instituição de origem do candidato para o período de duração do curso (24 meses); 7.4. Candidatos classificados além do número de vagas disponíveis ficarão em suplência e caso ha가a desistência ou disponibilidade de bolsa, poderão ser convocados por um prazo má䳌imo de ate 4 (quatro) meses, como previsto no item 7.7, desde que respeitadas as condições e䳌pressas nos itens 7.1, 7.2 e 7.3.

7.5. Em concordância com o item 2.3 do presente edital, no caso de o aprovado não ter apresentado Diploma ou Atestado de Conclusão do Curso de graduação no ato da inscrição no processo seletivo, um destes documentos comprobatórios deve ser apresentado no ato de realização da matrícula no curso de Mestrado do PPGF. A falta reincidente de apresentação de tal documentação no ato da matrícula tornará o candidato inapto a se matricular no curso de Mestrado do PPGF.

7.6. Na eventualidade de desistência de candidato aprovado ou sua desclassificação por razões como a descrita em 7.5, o PPGF convocará o aprovado seguinte, de acordo com a ordem de classificação apresentada no Resultado Final do processo seletivo. Se um candidato aprovado e convocado não realizar a matrícula por falta de documentação, conforme item 7.5, será garantida ao candidato sua

ET

A

PA

4 11/12/2020 Resultado final

14/12/2020 Prazo limite para interposição de recurso 15/12/2020 Resposta ao recurso interposto na etapa final

(7)

posição de classificação conforme o Resultado Final do processo seletivo, podendo haver convocação no futuro em caso de disponibilidade de novas bolsas.

7.7. O presente edital tem validade de 04 (quatro) meses, a contar da data da publicação do Resultado Final do Edital, ou até o preenchimento de todas as vagas ofertadas.

7.8. A critério do Colegiado do PPGF, o presente edital poderá ser suspenso durante sua vigência.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Física não se responsabiliza por problemas eletrônicos ocorridos durante o processo seletivo, se가a no ato de inscrição, divulgação e homologação de resultados.

8.2. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e olsas do PPGF e encaminhados, se necessário, as instâncias superiores.

Natal, 03 de novembro de 2020.

Prof. Felipe ohn

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da