• Nenhum resultado encontrado

MONITORAMENTO. Foto: Shutterstock/ Divulgação Abese/ Prefeitura SP. 54

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONITORAMENTO. Foto: Shutterstock/ Divulgação Abese/ Prefeitura SP. 54"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

54

www.revistasecurity.com.br

MONITORAMENTO

Fot o: Shutt erst ock/ Divulgação A bese/ P ref eitur a SP

(2)

Cada vez mais modernos, dispositivos

ampliam recursos de segurança remota

por Renan Xavier

e tecnologias

Novos caminhos

S

preocupada com a segurança e conforto de seus pais idosos e de sua irmã mais nova, que possui uma deficiência, a re-cepcionista Leide Santana, de 54 anos, monitora as câmeras instala-das na rua e residência de seus fami-liares diversas vezes ao longo do dia. O inusitado é que a ação é feita a cerca de 60 quilômetros da capital de São Paulo, onde moram os parentes, e pela tela de um smartphone. “A tecnologia proporciona essa possibilidade de mo-nitorar e proteger quem amamos mes-mo estando longe”, resume a mulher, que trabalha em uma clínica odontoló-gica localizada em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Leide faz parte de um universo de consumidores que cresce a cada dia. E para atender essa demanda, o mercado disponibiliza atualmente inúmeros apli-cativos e soluções tecnológicas destina-das ao monitoramento remoto por vídeo. Estes softwares funcionam integrados a sistemas de segurança - profissionais ou não - reproduzindo em tempo real o que acontece no patrimônio do usuário.

Como em outras áreas, também na segurança patrimonial a tecnologia tem sido uma importante aliada. Pela tela do smartphone, o empresário Da-rio José da Silva Junior, 42, monitora de casa a entrada e saída de caminhões e colaboradores de sua transportado-ra, mesmo fora do horário comercial. “Consigo acessar as imagens das dez câmeras instaladas na empresa. Isso torna todo o processo mais seguro e prático. Quando um prestador de serviço chega na empresa é possível acompanhar todo o trabalho de des-carga das mercadorias remotamente”, exemplifica o empresário.

O supervisor de segurança patrimo-nial Paulo Sério Fernandes relata que a demanda pelo serviço cresce à me-dida que os empresários se dão conta dessas novas tecnologias. Para ele, a possibilidade do monitoramento remo-to de sistemas de segurança comercial representa otimização do próprio fun-cionamento das empresas. “Muitos em-presários instalam esses sistemas até para controlar o cumprimento de horas extras pelos funcionários”, diz o técnico.

Mas já não basta apenas registrar imagens e transmiti-las em tempo real: hoje os sistemas de monitoramento são capazes de gerenciar processos e até prever riscos, atuando de forma in-tegrada com uma central de inteligên-cia para preveni-los. E o melhor, tudo de forma mais confiável e barata do que antes, graças à ascensão da tecno-logia de Internet das Coisas (IoT). “As câmeras captam as imagens e as trans-mitem para uma central pela internet. Com isso, não são necessárias infraes-truturas de alto custo e quilômetros de cabeamento”, explica Ana Flávia Rodri-gues de Faria, diretora de operações de uma empresa que atua no ramo de soluções eletrônicas baseadas em IoT.

Sistemas inteligentes

Para as empresas, a vantagem mais evidente está na redução dos custos de mão de obra devido à otimização dos processos de segurança. Os fun-cionários da segurança, por sua vez, são deslocados de seus antigos pos-tos, diretamente expostos aos riscos inerentes à atividade, para uma cabine segura, confortável e

equipada com todos

Ana Flávia Rodrigues de Faria, diretora de operações

(3)

56

www.revistasecurity.com.br

MERCADO DE SEGURANÇA

ELETRÔNICA EM NÚMEROS

23 MIL

empresas de segurança no Brasil

200 MIL

empregos diretos

1,7 MILHÃO

empregos indiretos

6,4 BILHÕES

de faturamento total em 2017 (6% a mais que 2016)

Fonte: Abese

os recursos necessários para um tra-balho ainda mais eficiente. “Não tem mais sentido dizer que uma pessoa comum é capaz de monitorar sistemas complexos com dezenas, às vezes cen-tenas de câmeras. O monitoramento por IOT é o que torna isso realmente viável”, avalia Ana Flávia.

Quando aplicada à Indústria, por exemplo, as câmeras de monitoramento podem até controlar o fluxo interno de veículos para prevenir colisões. “O siste-ma tem inteligência para determinar se um carro só pode virar à esquerda ou direita. Caso ele vire no sentido contrário, as câmeras emitem uma alerta à central,

que tem condições de instruir o condu-tor”, explica a diretora operacional.

Ainda de acordo com Ana Flávia, os avanços nas tecnologias de monitora-mento, especialmente a inclusão de sistemas inteligentes embarcados nas câmeras permitiu uma mudança no paradigma da segurança: o monitora-mento como ferramenta de prevenção de riscos futuros e não apenas registro de acontecimentos passados. “É pos-sível controlar muitos outros fatores, desde o risco de colisões, limites de velocidade no tráfego interno, contro-le de entrada e saída de carros e, em empresas maiores, como usinas,

mo-nitorar a localização precisa de equipa-mentos ou mesmo funcionários dentro daquele perímetro”, diz a diretora.

Mercado aquecido

Câmeras de monitoramento inteligen-te, imagens aéreas feitas por drones, sis-temas de alarmes de alta precisão, aces-so remoto por smartphone, entre outros recursos têm mantido o mercado de se-gurança eletrônica eufórico - mesmo em tempos de crise econômica.

De acordo com a presidente da As-sociação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), Selma Migliori, o setor regis-trou um crescimento médio de 8% nos últimos cinco anos. “Isso não seria possível sem os avanços tecnológicos em monitoramento”, ela reconhece.

A presidente da Abese avalia ainda que Sistemas integrados são a nova tendência em segurança. “Dependendo da tecnologia usada, o cliente recebe a informação de risco minutos antes do próprio alarme disparar”, diz Miglio-ri. Ela ressalta que um dos segmentos

(4)

QUAL APLICATIVO

DE MONITORAMENTO

REMOTO ESCOLHER?

Separamos alguns dos cinco dos dispositivos mais baixados nas lojas de aplicativos. Confira características, vantagens, desvantagens e número de downloads de cada um deles no Google Play.

NOME: IP Cam Viewer Lite

FOrNEcEdOra: Robert Chou

PrEçO: Instalação gratuita e compras pelo app

Completo e com diversas funcionalidades. Conecta-se tanto

com tablets e smartphones quanto câmeras de monitoramento profissional. A versão gratuita conta com propagandas e não grava por 24 horas. Na versão paga, é possível até direcionar a posição das câmeras a distância.

NOME: Vigilância Ivideon

FOrNEcEdOra: Mobile Video Solutions

PrEçO: Gratuito

Ferramenta de fácil instalação, fornece monitoramento remoto por vídeo e gravação por câmeras de segurança, DVRs e NVRs. Versátil, o aplicativo interage com dispositivos de webcams a redes de câmeras IP de uma empresa internacional.

NOME: AtHome Camera

FOrNEcEdOra: iChano

PrEçO: Instalação gratuita e compras pelo app

Um dos mais completos do mercado, o aplicativo conta com reconhecimento facial e suporta vídeos de alta resolução. O monitoramento remoto pode ser feito por meio das redes 3G, 4G ou WiFi. Emite alarmes quando uma movimentação suspeita é detectada.

NOME: Smart Meye

FOrNEcEdOra: Leo xiao

PrEçO: Gratuito

Utilizado para visualização de câmeras em tablets e smartphone. Permite acompanhar as imagens de até nove câmeras simultaneamente, um dos mais completos disponíveis. O defeito fica pela baixa versatilidade de sistemas operacionais: funciona somente em Android.

NOME: Camio Cam

FOrNEcEdOra: Camiolog Inc

PrEçO: Instalação gratuita e compras pelo app

Sistema simples, mas avançado que permite conectar para tablets, webcams e smartphones. Também permite conexão com câmeras de sistemas profissionais de vigilância, mas este recurso está disponível apenas para as modalidades pagas do aplicativo.

(5)

60

www.revistasecurity.com.br

que registra grande crescimento é o das portarias remotas, que gerencia o acesso a condomínios a distância, proporcionan-do mais segurança aos moraproporcionan-dores.

No entanto, o carro chefe do setor ainda são as câmeras de monitoramen-to, cujas vendas, instalações e soluções correspondem a 46% do faturamento do mercado. “É um nicho que atende as de-mandas de empresas de todos os portes. Também é importante destacar que os governos são importantes consumidores dessas tecnologias, pois a maioria já pos-sui centrais de monitoramento que atuam de forma integrada às Polícias Civil, Militar e guardas municipais”, ressalta Migliori.

“Não precisamos de câmeras, mas de imagens”. A partir dessa

compre-ensão, a Secretaria Municipal de Segu-rança Urbana de São Paulo remodelou sua antiga estrutura de monitoramen-to, que contava com 75 câmeras, para uma plataforma colaborativa que hoje integra imagens de mais de 1,5 mil equipamentos espalhados por toda a cidade. Em entrevista à Revista Securi-ty, o titular da pasta, coronel José Ro-berto Rodrigues de Oliveira, comentou como as novas tecnologias de monito-ramento auxiliaram na criação do pro-grama City Câmeras, que se tornou a principal ferramenta de prevenção de crimes na capital paulista.

União público-privado

“Antes, a prefeitura tinha que licitar a compra de câmeras caras, mas devido à demora do processo e à defasagem tecnológica já adquiria produtos ultrapas-sados. Agora estamos integrando o que já existe, imagens de câmeras cedidas

voluntariamente pelas empresas, asso-ciações e condomínios”, resume Oliveira. O titular da pasta de Segurança pau-listana ressalta ainda que o City Câme-ras representa mais segurança para as empresas e proprietários que cedem as imagens ao programa, uma vez que em situações de risco a polícia seria acio-nada e já teria acesso às imagens pre-viamente, podendo dimensionar com mais facilidade o efetivo necessário para atuar naquela ação.

Oliveira também falou sobre o progra-ma SP+Segura, plataforprogra-ma colaborativa móvel lançada em março. “A proposta é que o celular de cada cidadão vire uma câmera de segurança. Ele baixa o aplicativo e pode alertar as autoridades sobre questões de desordem, picha-ção, queda de árvore, descarte de lixo até situações de suspeita de consumo ou tráfico de drogas e outros crimes”, explica o secretário. ■

Maior parte dos investimentos no setor de monitoramento

ainda é nas câmeras: equipamentos correspondem

a 46% de todo faturamento do mercado

José Roberto Rodrigues, Sec. Municipal de Segurança de São Paulo

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Para outras obras intimadas pela Câmara Municipal (adicional de 100%, correspondente taxa de.. licença inicial

(1) Fatores Motivacionais - Como o nome já diz, são fatores que quando presentes causam motivação, e quando ausentes provocam insatisfação. São os fatores que