• Nenhum resultado encontrado

Leia atentamente este manual e o consulte sempre que tiver qualquer dúvida.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia atentamente este manual e o consulte sempre que tiver qualquer dúvida."

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

3

PREZADO CLIENTE,

É com grande satisfação que a ECOVITA INCORPORADORA E CONSTRUTORA LTDA, junto com a Prefeitura Municipal, a Caixa Econômica Federal e o Programa Habitacional “Minha Casa Minha Vida” entregam mais um conjunto de casas.

Ter você como cliente, para nós, é uma alegria.

Leia atentamente este manual e o consulte sempre que tiver qualquer dúvida.

Nele você vai encontrar todas as informações de que necessita: auxílio na manutenção, modo correto de limpeza dos materiais utilizados e dicas para fazer todas as instalações corretamente, com tranquilidade e segurança.

(4)

4

Sumário

1 - DEFINIÇÕES/GLOSSÁRIO: ... 6

2 - SISTEMAS CONSTRUTIVOS: ... 6

2.1 FUNDAÇÕES ... 6 2.2 PAREDES ... 6 2.3 REVESTIMENTOS ... 6

2.4 COBERTURA COM TELHAS DE CONCRETO ... 7

2.5 FORRO ... 7 2.6 ESQUADRIAS ... 7 2.7 PISOS CERÂMICOS ... 7 2.8 PINTURAS ... 7 2.9 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ... 8 2.10 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS/GAS ... 8 2.11 LIMPEZA ... 9

3 - INSTRUÇÕES DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA: ... 9

3.1 FUNDAÇÕES ... 9 3.2 PAREDES ... 9 3.3 FORRO ... 10 3.4 ESQUADRIAS DE ALUMINIO ... 10 3.5 ESQUADRIAS DE MADEIRA ... 10 3.6 PISOS E AZULEJOS... 10

3.7 BANCADAS, PIAS E PEÇAS SANITÁRIAS ... 11

3.8 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ... 11

3.9 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS ... 11

4 - INFORMAÇÃO SOBRE LIGAÇÃO DE ÁGUA, LUZ E TELEFONE: ... 11

4.1 LIGAÇÃO DE LUZ ... 11

4.2 LIGAÇÃO DE ÁGUA ... 11

4.3 LIGAÇÃO DE TELEFONE ... 12

4.4 RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO ... 12

4.5 TRANSFERÊNCIA DE ENDEREÇO BANCÁRIO ... 12

4.6 OBRAS E SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DO IMÓVEL ... 12

4.7 SOLICITAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA ... 12

5 - DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA: ... 12

(5)

5

7 - INFORMAÇÕES ÚTEIS: ... 14

8 - PERDA DE GARANTIA: ... 14

9 – LISTA DE FORNECEDORES: ... 15

10 – MEMORIAL DESCRITIVO: ... 16

11 – GARANTIAS ... 19

12. ANEXOS - PROJETOS: ... 20

12.1 COBERTURA – Sem Escala ... 20

12.2 FACHADA – Sem Escala ... 20

12.3 PLANTA BAIXA – Sem Escala... 21

12.4 PLANTA HIDRÁULICA – Sem Escala ... 22

12.5 REDE DE ÁGUA E ESGOTO – Sem Escala ... 23

12.6 PLANTA ELÉTRICA – Sem Escala ... 24

12.7 ALVENARIA ESTRUTURAL ... 25

(6)

6

1 - DEFINIÇÕES/GLOSSÁRIO:

1.1 - Prazo de garantia

- período em que o construtor e/ou incorporador responde pela

adequação do produto quanto ao seu desempenho dentro do uso que normalmente dele se espera.

1.2 - Vida útil

-

período de tempo que decorre desde a data de término da construção até a data em que se verifica uma situação de depreciação e decadência de suas características funcionais, de segurança, de higiene ou de conforto, tornando economicamente inviáveis os encargos de manutenção.

1.3 - Caso fortuito ou de força maior - São fatos ou eventos imprevisíveis ou de difícil

previsão, que não podem ser evitados, mas que provocam consequências ou efeitos para outras pessoas, porém, não geram responsabilidade nem direito de indenização.

1.4 - Vistoria técnica - é o exame visual feito em uma edificação para verificação de ocorrência

de manifestações danosas à própria edificação, a seus ocupantes e também a terceiros.

1.5 - Vício aparente -

é aquele em que podemos identificar imediatamente, ou seja, desde a entrega do bem já apresenta um defeito, não estando de acordo com as funcionalidades a que se destina.

2 - SISTEMAS CONSTRUTIVOS:

2.1 FUNDAÇÕES

As fundações são do tipo radier, em concreto armado fck = 20Mpa, com armação de tela soldada malha de 15x15, conforme projeto. As fundações obedecem aos detalhes do Projeto Estrutural. O radier foi sarrafeado e regularizado convenientemente para possibilitar a instalação do piso.

2.2 PAREDES

As paredes são em blocos cerâmicos estruturais de 14cm x 19cm x 39cm, 14cm x 19cm x 29cm, 14cm x 19cm x 44cm, 14cm x 19cm x 9cm

e 14x19x34 para acabamento com revestimento externo em massa única, com fiadas niveladas, alinhadas e aprumadas, com juntas horizontais contínuas e verticais descontínuas. Os tijolos estão assentados com argamassa de cimento, cal e areia. Sobre os vãos das portas e janelas foram construídas vergas de concreto armado.

2.3 REVESTIMENTOS

Externo:

(7)

7

Massa Única: Após o chapisco, as paredes receberam como acabamento final o emboço desempenado. As superfícies foram desempenadas. Antes de receber o chapisco e a massa, as paredes foram convenientemente molhadas.

Interno: As paredes internas receberam gesso. As paredes da cozinha que envolvem pia e fogão terão azulejo até o teto, na parede da área de serviço terá azulejo até o 1,5m e textura de 1,5 até o teto, no banheiro terá azulejo até o teto.

2.4 COBERTURA COM TELHAS DE CERÂMICA

A cobertura foi executada com telhas de cerâmica e obedece às normas da ABNT. A estrutura do telhado é metálica, conforme detalhes no projeto.

2.5 FORRO

Toda a residência recebeu internamente laje pré-fabricada com capeamento em concreto. Na parte externa, o beiral do telhado não recebeu forro.

2.6 ESQUADRIAS

Portas Internas: Foram usadas portas de madeira, com fechadura cromada tipo simples de embutir e batentes em madeira.

Portas Externas: Metálicas estilo veneziana com acabamento em pintura eletrostática na cor branca, dobradiças de chapa de alumínio e fechadura acoplada.

Janelas: Nos dormitórios, sala e cozinha, são de alumínio tipo correr, dimensões de 1,50m x 1,00m, 1,15m x 1,60m e 1,00m x 1,00m respectivamente. No banheiro também é de alumínio, tipo basculante horizontal, dimensão 0,80m x 0,80m.

2.7 PISOS CERÂMICOS

A Sala, Dormitórios, Hall, Banheiro e Cozinha receberam pisos cerâmicos esmaltados, fixados com argamassa pronta cimento-cola. Após o assentamento foi feito o rejuntamento com rejunte de pisos cinza.

2.8 PINTURAS

As superfícies pintadas foram cuidadosamente limpas e convenientemente preparadas para o tipo de pintura a que se destinam.

Nas paredes externas rebocadas, foi utilizada, inicialmente, uma demão de selador acrílico, textura e tinta emborrachada. Antes do início da pintura sobre o reboco novo, aguardou-se até que ele estivesse seco e curado. Nas paredes internas foram aplicados gesso e tinta látex acrílica.

(8)

8

2.9 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

As instalações elétricas foram executadas por profissionais habilitados, de acordo com as normas técnicas. As instalações estão embutidas em eletrodutos quando nas descidas das paredes e embutidas na laje e radier.

As caixas de saída, ligação ou de passagem com dimensão 4”x2”, sendo os interruptores e tomadas com espelhos plásticos.

Observe quadro de carga e projeto elétrico em anexo, para verificação de proteção dos circuitos e fiação da bitola correta.

A entrada de energia é monofásica, o medidor será instalado em caixa e local padrão de acordo com a concessionária local.

É proibido a utilização de lâmpadas incandescentes, podendo causar o derretimento do plafon.

2.10 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS/GAS

As instalações hidrossanitárias foram executadas por profissional habilitado, de acordo com as normas técnicas. Nos sanitários, foram colocados os aparelhos constantes no projeto. O escoamento da bacia sanitária, em tubos de PVC esgoto, passa por caixa de inspeção (ver item de manutenção e limpeza), e lançado à rede de esgoto municipal.

Toda a rede de canalizações ficará embutida no contrapiso, ou no solo.

As instalações de água foram executadas com tubos de PVC soldáveis nas bitolas indicadas em projeto, e ficarão totalmente embutidos nas alvenarias.

O gás que abastece as moradias do conjunto habitacional é do tipo gás natural/GLP, que deverá ser instalado do lado externo da casa, interligado por furação já existente na alvenaria

(9)

9

2.11 LIMPEZA

A obra está sendo entregue completamente limpa, com cerâmicas e azulejos totalmente rejuntados e lavados, com aparelhos, vidros, bancadas e peitoris isentos de respingos. As instalações foram ligadas definitivamente à rede pública, sendo entregues assim como as esquadrias e ferragens devidamente testadas e em perfeito estado de funcionamento.

3 - INSTRUÇÕES DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA:

3.1 FUNDAÇÕES

Não permitir a formação de formigueiros e/ou buracos feitos por animais sob o radier, para evitar infiltrações de águas de chuva ou lavagem.

3.2 PAREDES

Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos períodos de inverno ou de chuva, pode ocorrer o surgimento de mofo e bolor nas paredes, decorrente de condensação de água por deficiência de ventilação, principalmente em ambientes fechados (armários, atrás de cortinas e forros de banheiro).

ATENÇÃO: Caso apareça mofo ou bolor, limpe com esponja ou pano úmido, usando produto específico que não danifique os componentes do sistema ou então detergente neutro, água sanitária ou vinagre dissolvidos em água.

Mantenha espaço atrás dos armários, principalmente aqueles colocados junto às paredes externas, para que haja ventilação entre o móvel e a parede.

Manutenção preventiva

Este sistema da edificação necessita de um plano de manutenção específico, que atenda às recomendações dos fabricantes, diretivas da ABNT NBR 5674 e normas específicas do sistema, quando houver;

Periodicidade Atividade Responsável

A cada 1 ano Verificar a calafetação e fixação de para-raios, antenas, esquadrias, elementos decorativos etc.

Empresa capacitada/ empresa

especializada

A cada 2 anos

Revisar a pintura das áreas secas e, se necessário, repintá-las, evitando assim o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento e eventuais fissuras.

Empresa capacitada/ empresa

(10)

10 A cada 3 anos

Repintar paredes e tetos das áreas secas.

Empresa capacitada/ empresa

especializada As áreas externas devem ter sua pintura

revisada e, se necessário, repintada, evitando assim o envelhecimento, a perda de brilho, o descascamento e que eventuais fissuras possam causar infiltrações.

Equipe de manutenção local/

empresa capacitada

Empresa capacitada: nos termos da ABNT NBR 5674, organização ou pessoa que tenha recebido capacitação, orientação e responsabilidade de profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade de profissional habilitado.

Empresa especializada: nos termos da ABNT NBR 5674, organização ou profissional liberal que exerce função para a qual são exigidas qualificação e competência técnica específica.

Equipe de manutenção local: nos termos da ABNT NBR 5674 pessoas que realizam serviços na edificação, que tenham recebido orientação e possuam conhecimento de prevenção de riscos e acidentes.

3.3 FORRO

As lajes devem ser limpas com pano ou esponja macia, embebidos em sabão neutro ou produtos específicos para este fim. Evite usar álcool ou removedor de pintura.

A repintura deve ser periódica de 3 em 3 anos ou de acordo com a necessidade.

3.4 ESQUADRIAS DE ALUMINIO

A limpeza das portas e janelas metálicas (alumínio) deve ser feitas com pano ou esponja macia com uso de sabão neutro, secando-as em seguida. Atenção: Não usar materiais abrasivos, álcool, água sanitária, é necessário que os trilhos estejam livres de sujeira.

Atenção: Evite que as portas e janelas batam, use prendedores e não as feche com muita força.

3.5 ESQUADRIAS DE MADEIRA

A limpeza das portas deve ser feita com pano macio seco ou espanador de pó. A manutenção deve ser feita sempre que necessário, ajustando-se dobradiças e lubrificando as fechaduras com grafite em pó.

Atenção: Peças de madeira não devem ficar em contato com água ou umidade, pois podem ocorrer empenamentos, manchas, mofo, etc.

3.6 PISOS E AZULEJOS

A limpeza deve ser feita com o uso de sabão neutro e bucha, esponja ou vassoura macia. O rejuntamento deve ser verificado periodicamente. Sua manutenção deve ser feita sempre que necessário, evitando, assim, possíveis infiltrações nos cômodos vizinhos.

Atenção: Muito cuidado com produtos corrosivos, pois o uso de ácidos prejudica o esmalte de proteção das peças cerâmicas.

(11)

11

Em áreas molhadas ou molháveis, manter o ambiente ventilado para evitar surgimento de fungo ou bolor.

ATENÇÃO: Jogar água com balde ou mangueira nas paredes e pisos dos quartos, sala, cozinha, banheiro fora da área do box e área de serviço causa infiltração, pois essas áreas não estão preparadas para receber água.

3.7 BANCADAS, PIAS E PEÇAS SANITÁRIAS

A limpeza da pia da cozinha, lavatórios e peças sanitárias deve ser feita com sabão neutro, esponjas ou pano macio.

Atenção: Não utilize produtos corrosivos.

3.8 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A limpeza deve ser feita nas placas frontais dos interruptores e tomadas com pano ou esponja. Substituir, quando necessário, por materiais compatíveis, com o auxílio de profissional habilitado.

Atenção: Qualquer nova instalação de eletroeletrônicos deverá ser feita por profissional habilitado, que analisará o suporte da sobrecarga do circuito. Em hipótese alguma, pode ter contato com água.

3.9 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

A limpeza dos ralos e sifões deve ser feita periodicamente. No caso de entupimento, não jogue soda cáustica ou produtos similares pelo ralo, pode causar deterioração das instalações. A caixa de gordura deve ser limpa pelo morador sempre que necessário. Verifique com frequência a existência de vazamentos, pois os reparos, como um ajuste ou uma substituição de peças desgastadas, garantem o prolongamento da vida útil das peças.

Atenção: Ao instalar gabinetes sob a bancada , remova o sifão para não danificá-lo. Ao instalar filtros ou torneiras, o excesso de força ao atarraxar poderá danificar a peça de conexão. O uso em excesso de sabão em pó na máquina de lavar pode causar retorno de espuma na tubulação. Não descarte papéis, panos, fraldas descartáveis ou absorventes na rede de esgoto, pois poderá provocar sérios entupimentos.

4 - INFORMAÇÃO SOBRE LIGAÇÃO DE ÁGUA, LUZ E TELEFONE

:

4.1 LIGAÇÃO DE LUZ

Para a ligação de energia elétrica, entre em contato com a concessionária da sua cidade. Com seu CPF em mãos, informe o telefone e endereço completo.

Atenção: Para qualquer instalação elétrica, desligue a chave geral, localizada no quadro de luz.

4.2 LIGAÇÃO DE ÁGUA

(12)

12

4.3 LIGAÇÃO DE TELEFONE

Há caixas de passagens e tubulações livres para futuras instalações de televisão e telefone na sala. No caso de solicitação de transferência ou linha nova, comparecer ou ligar para uma concessionária de telefonia.

Observar as orientações (Normas Técnicas) das concessionárias de serviço público. Exemplo: Fornecimento de Água e Luz

4.4 RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO

As responsabilidades relacionadas à manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade da unidade residencial, iniciam no momento da vistoria realizada na entrega das chaves.

São deveres do usuário:

1 – Ler atentamente este manual e seguir as orientações contidas, para o uso adequado do imóvel.

2 – Conservar o imóvel, pois a vida útil da unidade está intimamente ligada a esses cuidados permanentes.

3 – Aplicar e cultivar as regras da boa vizinhança

4.5 TRANSFERÊNCIA DE ENDEREÇO BANCÁRIO

Para o envio dos boletos para o endereço da unidade correspondente, formalizar o pedido junto à CEF.

4.6 OBRAS E SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO DO IMÓVEL

O usuário só poderá realizar alterações de aparência interna no imóvel, como colocação de armários embutidos, instalação de acessórios, após a entrega das chaves, quando o usuário assume total responsabilidade sobre a unidade a ser ocupada.

Nesse caso, adotar os seguintes cuidados:

Tomar providências que evitem ou minimizem o incômodo aos vizinhos.

Certificar-se de que os pisos impermeabilizados não serão danificados e se as instalações elétricas e hidráulicas embutidas não serão afetadas.

4.7 SOLICITAÇÃO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Na ocorrência de fatos que justifiquem a solicitação de assistência técnica, o usuário poderá solicitar à construtora vide 0800 que está na contra capa do manual, vistoria e eventuais reparos desde que não sejam decorrentes de uso incorreto, desgaste pelo uso diário ou falta de conservação.

5 - DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA:

(13)

13

Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Não acenda lâmpadas durante o dia, use a luz do sol, abrindo bem as janelas. Em áreas onde as lâmpadas ficam acesas por mais de 4 horas, devem ser usadas lâmpadas fluorescentes. Elas consomem menos energia.

Ferro de Passar Roupa

Acumule uma quantidade de roupas e passe-as de uma só vez. Ligar e desligar várias vezes o ferro de passar gasta muita energia elétrica.

Geladeira

Não abra a geladeira sem necessidade. E quando abri-la, procure pegar tudo o que precisa e feche o mais rápido possível. Não forre as prateleiras da geladeira, pois isso dificulta a circulação do ar. Não coloque peças de roupa ou sapatos para secar atrás da geladeira. Verifique sempre se as borrachas das portas da geladeira estão vedando direito.

Televisão

Evite dormir com a televisão ligada. Desligue a televisão quando ninguém estiver assistindo. Saiba que os televisores mais modernos consomem menos energia.

Chuveiro Elétrico

Evite banhos demorados. Feche a torneira ao se ensaboar. Se não for tomar banho frio, coloque a chave do chuveiro na posição VERÃO. Isso economiza 30% de energia. Limpe periodicamente os orifícios do chuveiro. Na compra de chuveiro elétrico, procure os de menor potência, que variam 4.500 watts com resistência blindada.

6 - INSTRUÇÕES BÁSICAS EM CASO DE INCÊNDIO:

Ao notar indícios de incêndio (fumaça, cheiro de queimado, etc.), certificar-se do que está queimando e da extensão do fogo, sempre a uma distância segura.

Ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo Número 193. Não tente salvar objetos. A sua vida é o bem mais importante.

Incêndios em residências poder ser iniciados por pequenos descuidos, como esquecer o ferro de passar roupas ligado, panelas superaquecidas, curtos-circuitos, panos sobre a tampa do fogão ou mesmo cigarros mal apagados.

Combater o fogo, usando o extintor apropriado, conforme descrito na tabela de classes de incêndio.

Não sabendo usar os extintores saia imediatamente, fechando as portas e janelas por onde passar, sem trancá-las, desligue a eletricidade e alerte os demais moradores e vizinhos.

CLASSES DE INCÊNDIO

Classe Tipo de Incêndio Tipo de Extintor

(14)

14

B Líquidos inflamáveis e derivados de petróleo Gás carbônico, pó químico seco, espuma C Material elétrico, motores, transformadores, etc. Gás carbônico, pó químico

D Gases inflamáveis sob pressão Pó químico

7 - INFORMAÇÕES ÚTEIS:

NOME TELEFONE

BOMBEIROS 193

POLÍCIA EMERGÊNCIA 190

8 - PERDA DE GARANTIA:

Alguns fatores (abaixo relacionamos alguns, mas não limitados a estes), podem ocasionar a perda de garantia de materiais e serviços relacionados ao seu imóvel.

Durante o prazo de vigência da garantia não for observado o que dispõe o presente Manual do Proprietário, principalmente no que diz respeito à manutenção preventiva correta, sendo o imóvel habitado ou não;

• Se, nos termos do artigo 1058 do Código Civil, ocorrer qualquer caso fortuito, ou de força maior, que impossibilite a manutenção da garantia concedida.

SE FOR EXECUTADA REFORMA NO IMÓVEL OU DESCARACTERIZAÇÕES DOS SISTEMAS

COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA PELO PRÓPRIO PROPRIETÁRIO/USUÁRIO;

Se houver danos por mau uso;

Se o profissional não permitir o acesso do profissional destacado pela Construtora e/ou Incorporadora nas dependências de sua unidade para proceder à vistoria técnica; • Se forem identificadas irregularidades na vistoria técnica e as devidas providências

sugeridas não forem tomadas por parte do proprietário;

• CASOS DE VÍCIOS APARENTES: Para bens duráveis (produtos tangíveis que só deterioram ou perdem a utilidade após muito tempo de uso), conforme Código do Consumidor, o prazo para reclamação é de 90 dias a partir da entrega efetiva dos mesmos. Passado este prazo, vícios aparentes não serão mais objeto de reclamação.

DEMAIS FATORES QUE POSSAM ACARRETAR A PERDA DE GARANTIA, ESTÃO DESCRITOS NAS ORIENTAÇÕES DE USO E MANUTENÇÃO DO IMÓVEL PARA OS SISTEMAS ESPECÍFICOS.

(15)

15

9 – LISTA DE FORNECEDORES:

Fornecedor Endereço Pisos e azulejos Incefra – Ind.

Ceramica Fragnani Ltda

Avenida do Barro Preto, S/N – Barro Preto - Cordeirópolis – SP– Telefone: (19) 3546-9300

Esquadrias Prado alumínio indústria e comercio LTDA

Avenida DOS EUCALIPTOS, 35 – IPERO –SP – Telefone: (15) 34598500

Batentes Randa ind com de

portas com. LTDA Av Ismael Camargo dos santos S/N – Bituruna – SP

Louças INCEPA-Roca

Sanitários brasil Rodovia MG-020, S/N – Santa Luzia – SP – Telefone: (14) 3204-5785

Estrutura metálica Coferpol Ind Com De

Tubos De Aço Ltda Avenida Jose Mario Ficho, 10846 – Votuporanga – SP – Telefone: (17) 34261010

Material hidráulico Tigre Materias e Soluções para Construção

Avenida Brasil, 4233 – Setor Industrial – Rio Claro – SP – Telefone: (47)3441-5369

Caixa D’água RUY R. DA ROCHA PROD.CERAMICOS LTDA (Ecoforte)

ESTRADA MUNICIPAL CORDEIROPOLIS, BARREIRINHO, Cordeirópolis

(19) 35569300

Metais Docol Metais

Sanitários Ltda Rua Wamyr de Oliveira Vardi, 200 – Distrito Industrial – São José do Rio Preto – SP – Telefone: (17) 4009-1155

Telhas CERAMICA BARROBELLO IND.COM LTDA

Estrada GUMERCINDO BRULL km 01, Zona Rural, Santa Cruz da Conceição – SP Telefone (19)3567-1533

Tomadas e

interruptores Peesa Produtos Elétricos Edson Ltda Rua Vitor Ayrosa, 193 Ponte Pequena - São Paulo – SP - Telefone (11) 3313-4455

Fios COPPERCON INDUSTRIA, COMERCIO, IMPORTACAO E EXPORTACAO DE CONDUTORES ELETRICOS LTDA

Rua Pedro Voss, 226, Vila Carrão, São Paulo – SP

Telefone (11) 2269-5119

Tintas AKZO NOBEL LTDA PAPA JOÃO XXIII, 2100, Vila Carolina, Maua – SP Telefone (11) 2148-2000

(16)

16

10 – MEMORIAL DESCRITIVO:

REVESTIMENTOS, ACABAMENTOS E PINTURA

AMBIENTE PISO, RODAPÉ E SOLEIRA PAREDE TETO PEITORIL

ÁRE A P RI VAT IV A Sala Cerâmica esmaltada, PI 4 (índice de absorção inferior a 10%) sobre contrapiso regularizado, e rodapé c/ alt. mín. 5cm. Soleira em pedra natural Marcas: Incefra Referencia: PSI35660 35X35

Gesso liso e Pintura Látex em 2 demãos Marcas tinta: Coral Branco direto no gesso

Gesso liso e Pintura Látex em 2 demãos Marcas tinta: Coral

Peitoris em pedra natural c/ caimento para o exterior. Dormitório e circulação Cerâmica esmaltada, PI 4 (índice de absorção inferior a 10%) sobre contrapiso regularizado, e rodapé c/ alt. mín. 5cm. Soleira do mesmo material cerâmico do piso Marcas: Incefra

Referencia: PSI35660 35X35

Gesso liso, fundo preparador e Pintura Látex Acrílico em 2 demãos Marcas tinta: Coral Branco direto no gesso

Gesso lisoe Pintura Látex Acrílico em 2 demãos

Marcas tinta: Coral

Peitoris em pedra natural c/ caimento para o exterior. Banheiro Social e Cozinha

Cerâmica esmaltada PI 4 (coef. atrito dinâmico sup. a 0,4 e índice de absorção inferior a 10%) sobre contrapiso

regularizado. Soleira do mesmo material cerâmico do piso no banheiro social e de pedra natural na cozinha Marca: Incefra Referencia: PSI35660 35X35

Chapisco no traço 1:3, Emboço na esp 1,5 cm A parede da cozinha que possui pia e fogão terá azulejo até o teto, As paredes do box do banheiro receberão azulejo até o teto. Marcas azulejos: Incefra Referencia: RVI30790 25X35

Chapisco no traço 1:3, Emboço paulista na esp. 2,0 cm. Pintura Látex Acrílico em 2 demãos. Peitoris em pedra natural c/ caimento para o exterior Área Serviço Cerâmica esmaltada, PI 4 (índice de absorção inferior a 10%) sobre contrapiso regularizado, e rodapé c/ alt. mín. 5cm

Chapisco no traço 1:3, Emboço na esp 1,5 cm Azulejo até 1,50m na parede do tanque (com largura mínima de 1,20m). Marcas: Incefra,. Referencia: RVI30790

Cobertura metálica + telha cerâmica aparente (sem forro).

Área

Externa

Chapisco no traço 1:3, Emboço na esp 1,5 cm Textura até o teto. Cor tinta: Perola(156BD) e Dubai(155BD)

(17)

17 PORTAS

AMBIENTE MATERIAL TIPO E MODELO DIMENSÃO MARCA

Sala Alumínio 1 folha de abrir, almofadada com batente e

fechadura acoplada. 0,80 x 2,10

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Dormitório 1 Madeira 1 folha de abrir, lisa, compensada,

encabeçada, miolo colméia 0,80 x 2,10

Randa ind com de portas com. LTDA

Dormitório 2 Madeira 1 folha de abrir, lisa, compensada, encabeçada, miolo colméia 0,80 x 2,10 Randa ind com de

portas com. LTDA Cozinha (porta

externa) Alumínio

1 folha de abrir, almofadada com batente e

fechadura acoplada. 0,80 x 2,10 PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Banheiro Social Madeira

1 folha de abrir, lisa, compensada,

encabeçada, miolo colméia 0,80 x 2,10 Randa ind com de portas com. LTDA

JANELAS E BASCULANTES

AMBIENTE MATERIAL TIPO E MODELO DIMENSÃO MARCA

Sala Alumínio 1 folha fixa e 1 folha de correr, caixilho e trinco acoplados 1,15 x 1,60

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Dormitório 1 Alumínio 1 folhas cega, 1 folha veneziana e 1 folha

para vidro, com caixilho e trinco acoplados 1,50 x 1,00

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Dormitório 2 Alumínio 1 folhas cega, 1 folha veneziana e 1 folha para vidro, com caixilho e trinco acoplados 1,50 x 1,00

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Cozinha Alumínio 2 folhas para vidro com caixilho e trinco acoplados. 1,00 x 1,00

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Banheiro

Social Alumínio Basculante com 2 folhas para vidro, com caixilho e trinco acoplados. 0,80 x 0,80

PRADO ALUMÍNIO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

FECHADURAS

ESQUADRIA TIPO E MODELO MARCA

Porta Entrada Em metal cromado, com maçaneta tipo alavanca, externa fixa, chave em tambor tipo “Yale”. Synter- Fechadura Dobrax Comercio de Porta Cozinha

(externa)

Em metal cromado, com maçaneta tipo alavanca, externa fixa, chave em tambor tipo “Yale”.

Synter- Dobrax Comercio de Fechadura

Porta Dormitórios 1 e 2 Cromada, tipo alavanca, com chave interna Synter- Dobrax Comercio de

Fechadura

Porta WC Cromada, tipo tranqueta interna e alavanca Synter- Dobrax Comercio de

(18)

18

LOUÇAS E METAIS

1 Pia de cozinha ou pia do lavatório do banheiro

Bancada Material Tampo em Granito Dimensões - C x L (cm) (1,50 x 0,55) m Cuba

cozinha

Material De Inox (embutida) Dimensões - C x L x Prof. (cm) (40x29x12)cm

Metais

Válvula Material Válvula de PVC sem ladrão Marcas Docol

Sifão Material Sifão em PVC flexível universal Marcas Docol Torneira com arejador Marcas Docol Cuba lavatório

Tipo Lavatório com coluna dimensão mínima 30x40cm Material Louça, da cor branca.

Marcas Incepa

2 Vaso sanitário Bacia e caixa acoplada com duplo acionamento Marcas Incepa

3 Tanque de lavar roupa

Tanque com Coluna

Material Em louça

Dimensões - Volume (litros) 0,50m x 0,50m

Marcas Incepa

Metais

Válvula Material Válvula sem ladrão em PVC Marcas Plastilit

Sifão Material Sifão em PVC flexível universal Marcas Plastilit

(19)

19

11 – GARANTIAS

ITEM GARANTIA PRAZO ITEM GARANTIA PRAZO

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Caixas de passagem

Aparência/ acabamento No ato da entrega

Caixa d’agua Defeito de fabricação Fabricante (*) Integridade das tampas e grelhas 3 anos Fissuras riscos e quebras No ato da entrega

Integridade física da estrutura, 1 ano Problemas com as instalações 1 ano Estanqueidade e desempenho

Caixas de passagens/ coletoras/ pluviais

Integridade das tampas e grelhas 3 meses Fios/ cabos/ tubulações Problemas com a instalação 3 anos Aparência / acabamento No ato da entrega Iluminação comum e de

emergência Lâmpadas queimadas/ ausência

No ato da

entrega Integridade física da estrutura, estanqueidade e desempenho 1 ano Desempenho do equipamento Fabricante (*)

Louças/ caixas de descarga/ bancadas

Quebradas, trincadas, riscadas, 6 meses

Instalações telefônicas

Funcionamento interno 6 meses Manchadas ou entupidas

( tubulação e cabeamento ) Desempenho do material 6 meses

Funcionamento externo

Com a concessionária

Falha de vedação para sanitária 6 meses ( tubulação e cabeamento ) surgimento de ferragem, quando Descolamento da cuba ou

de inox 6 meses

Acabamento – verificação do ponto No ato da entrega Problemas com instalação 3 anos Tomadas/ interruptores/

disjuntores

Espelhos danificados ou mal

colocados No ato da entrega

Metais sanitários, sifões, flexíveis, válvulas, ralos, registros, torneiras

Quebrados, trincados, riscados,

manchados ou entupidos No ato da entrega

Problemas com a instalação 3 anos Desempenho do material 6 meses

Acabamento – verificação do ponto No ato da entrega Problemas com vedação 3 meses Tomadas/ interruptores/

disjuntores

Espelhos danificados ou mal

colocados No ato da entrega Problemas de instalação 3 anos

Problemas com a instalação 3 anos Prumadas – Tubos de queda de esgoto e

colunas de água fria Integridade e vedação 5 anos ELEMENTOS ESTRUTURAIS REVESTIMENTOS DE PAREDE / PISOS E TETO/ TELHADO Fundações, estrutura principal,

estruturas periféricas, contenções

e arrimos

Segurança e estabilidade global 5 anos

Argamassa/ gesso liso

Fissuras ou trincas perceptíveis a

uma distância superior a 1 metro 2 anos Estanqueidade de fundações e

contenções 5 anos Má aderência do revestimento e dos componentes do sistema 5 anos

Paredes de vedação, estruturas auxiliares, estruturas de cobertura, estrutura das escadarias internas ou externas, guarda-corpos, muros

de divisa e telhados

Segurança e

integridade 5 anos

Acabamento/ aparência No ato da entrega

Azulejo/ cerâmica/ pastilha/ porcelanato

Quebrados trincados, riscados, manchados ou com tonalidade

diferente No ato da entrega Soltos, gretados ou desgaste excessivo 2 anos

Paredes e tetos internos

Trinca e infiltração e fissuras perceptíveis a uma distância

superior a 1 metro 2 anos

Acabamento/ aparência No ato da entrega

IMPERMEABILIZAÇÃO

Paredes externas/ fachadas

Paredes descascadas No ato da entrega

Material/ serviço

Problemas com vazamentos/

infiltrações (externas) 5 anos Pintura e fixação da moldura de isopor 2 anos Problemas com vazamentos/

infiltrações (internas) 5 anos

Infiltração decorrente do mau desempenho do revestimento externo da fachada (ex: fissura

que possam vir a gerar infiltração); Estanqueidade de

fachadas

2 anos

ESQUADRIAS Execução, aderência e vazamento 2 anos

Esquadria de alumínio Problemas com a instalação ou desempenho do material (falhas de

fabricação) 2 anos

Borrachas e escovas Esquadria de ferro – Portões, guarda-corpo, alçapões e gradil

Acabamento / aparência No ato da entrega Má fixação, oxidação ou mal

desempenho de material 1 ano Esquadrias de madeira – Porta,

aduelas, alizares, rodapés e marcos

Lascadas trincadas, riscadas ou manchadas – com sinais de

rachadura

No ato da entrega Empenamento ou deslocamento,

fixação e defeitos que comprometem

sua finalidade e funcionamento 1 ano Ferragens de esquadria –

Maçanetas, fechaduras, dobradiças, fechos, articulações, roldanas e trincos

Amassados, riscados, manchados e

acessórios faltantes No ato da entrega Problemas com funcionamento e

acabamento 1 ano

Perfis de alumínio (janelas e portas), fixadores e revestimentos em painel

Amassados, riscados, manchados e

acessórios faltantes No ato da entrega Problemas com funcionamento 5 anos Vidros

Quebrados, trincados, manchados

ou riscados No ato da entrega Má fixação e vedação (instalação) 1 ano

(20)

20

12. ANEXOS - PROJETOS:

12.1 COBERTURA – Sem Escala

(21)

21

12.3 PLANTA BAIXA – Sem Escala

(22)

22

12.4 PLANTA HIDRÁULICA – Sem Escala

(23)

23

12.5 REDE DE ÁGUA E ESGOTO – Sem Escala

Banheiro – Lavatório e Vaso

Banheiro – Chuveiro

Sanitária

(24)

24

12.6 PLANTA ELÉTRICA – Sem Escala

(25)

25

12.7 ALVENARIA ESTRUTURAL

ATENÇÃO: Todas as paredes da casa têm função estrutural. ESTAS

PAREDES NÃO PODEM SER DEMOLIDAS OU RETIRADAS, sob risco de

comprometer a estabilidade da sua casa.

Sempre que for fazer qualquer reforma em seu imóvel, consultar um

profissional capacitado para orientá-lo e evitar transtornos em sua obra.

IMPORTANTE: NENHUM TIPO DE CONSTRUÇÃO PODE SER APOIADO

SOBRE OS MUROS DE ARRIMO, E MURETAS DE CONTENÇÃO DAS DIVISAS

LATERAIS

(26)

26

13 - ANOTAÇÕES

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(27)

Referências

Documentos relacionados

O PRESENTE CONTRATO CONSISTE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS QUE COMPREENDERÁ A REALIZAÇÃO DE PLANTÕES MÉDICOS NAS DEPENDÊNCIAS DO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE

• Constituir e participar do quadro societário de sociedade empresarial, na forma prevista e autorizada pelas leis civis e desportivas em especial naquelas que tenham por

Podem participar no passatempo, de acordo com as regras estabelecidas, exclusivamente todas as pessoas singulares, maiores de 18 anos, que sejam residentes em Portugal e que

grandis não é recomendado o uso de solução de nitrato de potássio a 0,2% no substrato de germinação, todavia o uso dessa solução no teste de germinação possibilita

Os principais fatores envolvidos na degra- dação do óleo durante o processo de fritura são: temperatura e tempo de fritura; relação super- fície/volume do óleo; tipo de

4408 10 99 Folhas para folheados, incluindo as obtidas por corte de madeira estratificada, folhas para contraplacados ou compensados ou para madeiras de coníferas

Os contatos étnicos marcaram a história do Brasil e do Espírito Santo. Primeiramente entre os indígenas e os portugueses. Em seguida, entre eles e os

A escola não é em formato de maloca como está na elaboração do projeto e sim de alvenaria, como mostra a figura 02, não há trabalhos com conservação