• Nenhum resultado encontrado

Guia de compra de um software de gestão para fazendas de gado de corte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de compra de um software de gestão para fazendas de gado de corte"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Guia de compra de um

software de gestão para

fazendas de gado de corte

GESTÃO

ASSERTIVIDADE

TECNO-LOGIA

AGILIDADE

PRECISÃO

TOMADA DE DECISÃO

INOVAÇÃO

LUCRO

BAIXO CUSTO

INVESTI-MENTO

SEGURANÇA

PRATICIDA-DE

CONTROLE

AUTOMATIZAÇÃO

INTEGRAÇÃO

ESTOQUE

REGIS-TRO

SINCRONIZAÇÃO

COMPAR-TILHAMENTO

ONLINE E OFFLINE

C O M P U T A D O R E S TABLETS CELULARES C O M P U T A D O R E S

(2)

Introdução

Mas antes de falarmos sobre o que você deve procurar em uma plataforma de gestão, precisamos primeiro falar de algumas premissas. Vamos lá?

Então você está procurando por um software de gestão para sua fazenda de gado de corte e não sabe qual deve adquirir. Parabéns! Somente com essa busca você já saiu na frente da grande maio-ria dos pecuaristas do Brasil!

A pecuária é mais complexa do que muitos (até mesmo pecuaristas!) imaginam, graças ao cenário político nacional e internacional, ao preço de commodities, às exigências dos consumidores e dos HTKIQTȐƒEQUHCVQTGUENKOȄVKEQUEQPVTQNȄXGKUQWPȆQ GPƒOUGTWORGEWCTKUVCGZKIGOWKVQGUHQTȊQG muita coragem. Mas também exige muita gestão! E uma gestão EFICIENTE começa com a escolha de um sistema que seja adequado à atividade de sua fazenda.

(3)
(4)

Os cadernos de campo podem ser des-WUX®GRVRXGDQĻFDGRV durante a lida no campo, sujos de lama, rasgados ou até mesmo perdidos+UUQRQFGUKIPKƒECTC perda permanente de dados importantes, como o ganho de peso de determinado animal, ou o perí-QFQGOSWGGNGGUVȄGOEQPƒPCOGPVQ

Ir ao campo pela manhã, passar o dia in-teiro debaixo do sol, em umFDORU de mais de 32ºC, e voltar para a sede da fazenda UQOGPVGPQƒPCNFCVCTFGGUVCPFQEQO-pletamente exausto. Isso é comum pra você? En-tão, FRQ̧DUDSHQDVHPVXDPHP´ULDpara lembrar de detalhes importantes de um dia inteiro diante de uma situação dessas é bastante arriscado.

Nós da JetBov sabemos, durante décadas e décadas os cadernos de campo foram utilizados para fazer a gestão das fazendas de gado de corte (se você vem de uma família de pecuaristas, essa muito provavelmente foi a forma de gestão utilizada pelo seu pai ou avô!). Mas no mercado existem muitas outras alternativas mais seguras e mais produtivas e que custam menos dinheiro.

“Cadernos de campo custam menos dinheiro?! Mas eu consigo vários de brinde com um dos meu

for-necedores de insumos pecuários, é de graça pra mim!” você pode ter pensado.

0DVFRQ̧DUH[FOXVLYD-PHQWHQHOHVSRGHOKHFXVWDU08,72GLQKHLUR Quer uns exemplos?

1

(5)

2 WHPSR TXH YRF« OHYD SDVVDQGR RV GDGRVGHXPFDGHUQRGHFDPSRSDUD uma planilha (fora o tempo que você vai passar tentando decifrar uma in-formação escrita por você na pressa ou por um funcionário com a OHWUD˻Q¤RW¤ROHJ®YHODVVLP˼) poderia estar sendo gasto buscando uma melhor condição com seu fornecedor, um melhor com-prador para sua produção, pesquisando por nova genética, na estratégia de sua fazenda, ou até mesmo curtindo com sua família.

Você vai ter muita GĻFXOGDGHHPFRPSDUWLOKDUXPDLQIRUPD¨¤R presente num caderno de campo com um funcionário que esteja do outro lado da fazenda, com um parente que participa do processo de tomada de decisões ou até mesmo com um consultor que não está o tempo todo presente em sua propriedade.

3

4

(6)

'PƒOPȕUUQOQUOWKVQITCVQURQTVQFQQUGTXKȊQSWGQECFGTPQFGECORQRTGUVQWȃRGEWȄTKCCQ longo das últimas décadas. Mas todo herói tem a hora certa para se aposentar, e para o caderno de campo, essa hora já passou há alguns anos. É hora de dar lugar a formas de gestão mais modernas. E quando você precisar consultar uma informação de 2, 3, 5, 10 anos atrás, você terá acesso fácil a essa informação estando ela em um caderno de campo? 4XDQWRWHPSRYRF«YDLOHYDUSURFXUDQGR SHORFDGHUQRFHUWR? E quanto tempo irá levar para encontrar a informação certa?

(7)
(8)

Pense no trabalho homérico que foi construir a planilha que você usa hoje. Todas aquelas fórmulas, todas aquelas abas cruzando informações, WRGRRWHPSRTXHYRF«OHYRXWHVWDQGRFDPSRDFDPSR SDUDJDUDQWLUTXHRVQ»PHURVEDWLDP. Esse tempo infelizmente não vamos conseguir recuperar. Mas a gestão (seja ela de uma fazenda, de uma padaria de bairro ou até mesmo de um grande conglome-rado empresarial) não é (pelo menos não deveria ser) estática. O mundo e o mercado nos propõem FKCTKCOGPVGPQXQUFGUCƒQUSWGFGXGOUGTGPECTCFQUEQOPQXCUGUVTCVȌIKCUGKUUQUȕȌRQUUȐXGN CRTKOQTCPFQUWCIGUVȆQ'CRTKOQTCTCNIQIGTCNOGPVGUKIPKƒECSWGCNIQRTGEKUCOWFCT#IQTCUKO SHQVHQRWHPSRTXHYRF«LQYHVWLULDFULDQGRQRYDVDEDVQRYDVI´UPXODVID]HQGRWHVWHV para ga-rantir que todas as informações apresentadas de fato são reais. Esse tempo você pode dedicar a outras coisas, muito mais produtivas ou prazerosas.

“Mas as planilhas de Excel são usadas pra gestão aqui da fazenda tem muitos anos! É claro que elas

servem pra mim!” você pode ter pensado enquanto lia o subtítulo acima. E realmente, as planilhas do

Excel são uma opção de gestão muito melhor do que o caderno de campo. Mas peço sua licença para lhe mostrar alguns pontos que você talvez não deve ter pensado:

4XDQGRFKHJDURPRPHQWRGDVXFHVV¥RHPVXDID]HQGDVHXͤOKR RXTXHPTXHUTXHVHMDTXH YDLͤFDUUHVSRQV£YHOSHODID]HQGD LU£VDEHUOLGDUFRPDVSODQLOKDVTXHYRF¬XVD",U£VDEHUID]HU DOWHUD©·HVQRPHLRGHWRGRRHPDUDQKDGROµJLFRTXHYRF¬PRQWRX"

O disco rígido de seu computador (principalmente de um computador portátil, como o notebook) pode UGFCPKƒECTEQOEGTVCHCEKNKFCFGGWOCXG\SWGUGFCPKƒSWGCUEJCPEGUFGVQFCUCUKPHQTOCȊȗGUUG perderem para sempre são grandes. Como você faria a gestão de sua fazenda se isso acontecesse?

(9)
(10)

Uma plataforma de gestão vai muito além de um simples software. Trata-se de um aglomerado de soluções que tem como objetivo melhorar as prá-ticas de gestão, desde operações simples como o NCPȊCOGPVQFGWOCFGURGUCƒPCPEGKTCCVȌOCKU complexas, como simulações de venda.

A JetBov, por exemplo, desenvolveu uma plata-IRUPDGHJHVW¤RH[FOXVLYDPHQWHYROWDGDSDUDR PHUFDGRGHJDGRGHFRUWH, buscando atender com suas soluções as particularidades deste mercado, como o lançamento de dados de manejos - pesa-gem, brincapesa-gem, vacinação, etc. - demarcação e controle de pastagens, e outros. A ideia é facilitar as operações do dia a dia do pecuarista, reduzir retrabalhos, otimizando tempo e tornando a ges-VȆQFCHC\GPFCOCKUCUUGTVKXCGRTQƒUUKQPCN

Ou seja, enquanto um software de gestão resu-me-se às operações mais “simples” da gestão de uma empresa - fluxo de caixa, entradas e saídas de estoque, etc. -, uma plataforma de gestão vai muito além, contando com DSSVHFRQHFWLYLGDGH FRPRXWUDVIHUUDPHQWDVque possam trazer essa facilidade ao usuário.

(11)
(12)

Implementar um novo processo em sua fazenda, seja ele qual for, é sempre uma decisão que deve ser tomada com cautela, pois envolve riscos e consumo de tempo. Se você encara a gestão de sua fazenda como um “hobby” ou tem apenas alguns poucos animais, talvez você realmente não precise de uma plataforma de gestão. Mas se você quer JHUHQFLDUVXDID]HQGDGHIRUPDSUŖVVLRQDO, ou tem alguma(s) centena(s) de animais, implantar uma plataforma de gestão pode valer muito a pena Além disso, o simples fato de você ter KLVW´ULFRV̧QDQFHLURVHGHSHUIRUPDQFHde sua fazenda faz com que ela seja PXLWRPDLVYDORUL]DGDVHYRF«HYHQWXDOPHQWHWHQWDUYHQGHUHOD!

Para você saber se uma plataforma de gestão seria importante em sua fazenda, você deve se fazer as seguintes perguntas: ̽6HULDSRVV¯YHOHXFRQVHJXLUREWHUPDLVOXFURGHQWURGHPLQKDID]HQGD" ̽(XWHQKRSUREOHPDVHPPDQWHUXPKLVWµULFRͤQDQFHLURHGHSURGXWLYLGDGH" ̽(XFRQVLJRHQWUHJDULQIRUPD©·HVFRUUHWDVDRPHXFRQWDGRU" ̽(XVHULDFDSD]GHHQWUHJDULQIRUPD©·HVFRUUHWDVDRPHXͤOKRͤOKDHPXPDHYHQWXDOVXFHVV¥R IDPLOLDU" ̽3UHSDUDUDID]HQGDSDUDXPDDXGLWRULDKRMHVHULDXPWUDEDOKRFRPSOLFDGR" ̽9RF¬DFUHGLWDTXHVHXSURFHVVRGHPDQHMRGRUHEDQKRSRGHULDVHUPDLV£JLOHSUHFLVR"

• Se você tivesse em mãos informações mais precisas sobre sua fazenda e seu rebanho, você acre-GLWDTXHSRGHULDWRPDUGHFLV·HVPHOKRUHVVREUHVHXQHJµFLR"

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas acima for “sim”, você está com uma baita sorte, pois existe hoje uma plataforma de gestão no mercado, capaz de proporcionar tudo isso à você e à sua fazenda.

(13)
(14)

4XDLVV¤RRVEHQHI®FLRVGHVHLPSODQWDUXPDSODWDIRUPDGH

JHVW¤RHPVXDID]HQGD"

Alguns benefícios são imediatos, como o PHOKRUXVRGRWHPSRQRGLDDGLDGDVXDID]HQGD, e outros são benefícios à longo prazo, como uma PDLRUSURGXWLYLGDGH, a UHGX¨¤RGRFXVWRGHSURGX¨¤Re um PDLRUOXFUR. Quanto mais tempo você usa uma plataforma de gestão, maiores serão os benefícios. 2CTCSWGƒSWGOCKUGXKFGPVGQSWGGUVCOQUSWGTGPFQFK\GTXCOQURCTCCRTȄVKEC&GHQTOCOWKVQ TGUWOKFCGUWRGTƒEKCNQSWGXQEȍRTGEKUCUGRTGQEWRCTGOUWCHC\GPFCFGICFQFGEQTVGȌSWGQUGW rebanho ganhe peso, para que você venda os animais por um preço maior do que aquele que você pagou por eles, certo?

Mas sabemos que, por mais que a genética seja excelente, por mais que o pasto seja abundante em sua fazenda, alguns animais não irão ganhar peso da maneira com que você espera. Um animal que não engorda como deveria, se a situação for friamente analisada, vai representar um prejuízo para você. E não podemos nos dar ao luxo de termos prejuízos em nossas vidas, não é mesmo? Por isso precisamos reverter essa situação de alguma forma. E se suplementarmos a alimentação desse ani-mal, ele vai ganhar peso de forma satisfatória? Os custos dessa suplementação vão ser menores do SWGQUICPJQUƒPCPEGKTQUSWGCGPIQTFCFGUUGCPKOCNVTCTȄ!5GPȆQPȆQUGTKCOGNJQTOCPFCTGUUG animal para o abate mesmo sem estar com o peso ideal para tal, fazendo assim com que ele não consuma mais os recursos que poderiam estar disponíveis a um animal que tenha um bom índice de ganho de peso?

É muito difícil - muito mesmo! - acompanhar tudo isso somente “no olho” e no caderno de campo, principalmente quando você tem mais do que apenas alguns animais em sua fazenda. E é o tipo de informação que é crucial em tomadas de decisão assertivas, capazes de fazer com que sua fazenda tenha um lucro muito maior. E para se ter esse tipo de informações (e muitas outras!), é crucial que se tenha o apoio de uma plataforma de gestão que seja especialista na atividade econômica praticada em sua fazenda!

(15)
(16)

O tempo. Muitos dos gestores de fazendas pen-sam “'WPȆQVGPJQVGORQFGƒECTCNKOGPVCPFQWO

sistema de gestão! A coisa aqui na fazenda é mui-to corrida”. Mas podemos garantir para você que

Q VGORQ SWG UG ICPJC PQ IGTCN Ȍ KPƒPKVCOGPVG maior do que o tempo consumido para alimentar uma plataforma de gestão com as informações que ela demanda. E, ironicamente, você vai come-çar a ver isso muito rapidamente!

Outra barreira que ainda é muito comum é

“sis-temas de gestão levam muito tempo para serem implantados, é um processo demorado e

caroŬ&K-zemos para você que isso pode ser verdade, mas

nem sempre. Startups como a JetBov têm se pre-ocupado cada vez mais em entregar uma plata-IRUPDHPTXHYRF«VHFDGDVWUDHOLWHUDOPHQWH já saia usando. 6HPDQHFHVVLGDGHGHLQVWDODU QHQKXPVRIWZDUHHPVXDID]HQGD, VHPDQHFHV-VLGDGHGHVHID]HUJUDQGHVLQYHVWLPHQWRVFRP VHUYLGRUHV e principalmenteVHPDQHFHVVLGDGH GHVHHVWDUSUHVHQWHQDID]HQGD para acessar as informações necessárias para a gestão dela.

Fizemos um fluxograma para facilitar a compreen-são de como um software de gestão faz com que você economize muito tempo no seu dia a dia:

(17)

Lembre-se: o melhor momento

para se buscar por mudanças é SEMPRE agora!

(18)
(19)

com que uma concorrência saudável exista no segmento, fazendo com que as soluções busquem ser cada vez melhores e mais acessíveis, por outro lado essa concorrência abundante faz com que o pecuarista tenha mais trabalho para encontrar a plataforma que atenda melhor sua realidade e expectativa.

Por isso, sugerimos você tomar algumas cautelas antes de optar por uma plataforma de gestão es-RGEȐƒEC8COQUNȄ!

,GHQWĻTXHRVSUREOHPDVTXHYRF«EXVFDUHVROYHU

5GXQEȍPȆQUCDGQURTQDNGOCUSWGSWGTTGUQNXGTƒECOCKUFKHȐEKNFGTGUQNXȍNQUPȆQȌOGUOQ!3WCN é seu principal objetivo? Você quer facilitar/agilizar o processo de manejo do seu rebanho? Quer um maior controle sobre as informações geradas em sua fazenda? Quer aumentar seus lucros através de um processo de gestão mais assertivo? Começando pelo problema que você quer resolver fará com que as soluções surjam muito mais facilmente.

3HJXHDRSLQL¤RGHRXWURVSHFXDULVWDV

Você não é o primeiro pecuarista a procurar por uma plataforma de gestão. A JetBov, por exemplo, está presente em mais de 1.000 fazendas espalhadas por todo o Brasil, além de fazendas em Portu-gal, Moçambique, Angola e Paraguai. Se você perguntar para um amigo pecuarista, um parente, um vizinho, ou até mesmo para um consultor, veterinário ou zootecnista que atende sua fazenda se eles recomendam uma plataforma de gestão para a pecuária de corte, você com certeza terá um norte por onde poderá começar sua busca.

(ODIXQFLRQDRQHR̪LQH"

Infelizmente nossa estrutura de internet no Brasil não é das melhores, principalmente quando esta-OQUHCNCPFQFGȄTGCUTWTCKU&GSWGCFKCPVCWOCRNKECVKXQEQORNGVQRTȄVKEQGDQPKVQUGGNGHWPEKQPC somente online e no campo não há sinal de internet? Para que uma plataforma de gestão seja de fato boa para a gestão de sua fazenda, é necessário que algumas de suas funções - principalmente as relacionadas aos manejos em campo - possam ser utilizadas offline, e sincronizadas posteriormente, quando houver sinal de internet.

(20)

$SODWDIRUPDªI¢FLOGHXVDU"

A plataforma não deve ser utilizada somente pelo dono ou pelo gestor da fazenda. O ideal seja que as partes destinadas ao manejo em campo sejam simples, a ponto de que os funcionários da fazenda também sejam capazes de utilizar, para que todo o processo de sua fazenda seja realmente mais ágil e seguro.

+DYHU¢SULYDFLGDGHQRVGDGRVJHUDGRVSRUVXDID]HQGD"

A gestão de sua fazenda ganha muito em ser feita por plataformas online - é muito mais barato, não há a necessidade de investimentos em servidores, é possível de se gerenciar seu negócio mesmo quando você não está presente nele, etc. -, mas você precisa saber se a empresa com a qual você está pensando em assinar uma plataforma de gestão está preocupada com a integridade e seguran-ça dos dados gerados em sua fazenda.

A quem esses dados pertencem? Eles deveriam pertencer apenas à você! Antes de contratar uma plataforma de gestão, questione o que é feito com os dados gerados em sua fazenda. Se houver qual-SWGTUKPCNFGJGUKVCȊȆQGOTGURQPFGTCGUUCRGTIWPVCFGUEQPƒGЏ

(21)

Uma das grandes vantagens de se contratar uma plataforma de gestão para sua fazenda de gado de corte é ter condições de compartilhar informações entre diferentes usuários - com um consultor, com um funcionário, ou com um parente ou cônjuge que faça parte da gestão de sua fazenda. Mas é importante que a plataforma que você contratar dê a você a possibilidade de escolher que tipo de KPHQTOCȊȗGUXQEȍSWGTSWGECFCWUWȄTKQTGEGDC8GTKƒSWGUGKUUQȌRQUUȐXGNCPVGUFGHGEJCTCEQP-tratação!

(ODHQWUHJDPDLVYDORUGRTXHFXVWR"

Avaliar o quanto uma plataforma de gestão pode entregar de valor para sua fazenda pode ser difícil, pois há várias formas disso acontecer, como o aumento da facilidade de encontrar formas de se melhorar a produtividade e a lucratividade de sua fazenda. São formas subjetivas de entrega de va-NQTOCUSWGGZKUVGO%QPVWFQWOLGKVQHȄEKNFGKFGPVKƒECTUGGNCXCNGOCKUFQSWGEQDTCȌCXCNKCTQ quanto o seu tempo é valioso, e o quanto essa plataforma irá economizar do seu tempo durante um período de um ano.

Vamos para uma conta simples: se você recebe um pro labore mensal de R$ 10.000,00 por seu tra-DCNJQFGIGUVȆQFCHC\GPFCKUUQUKIPKƒECSWGXQEȍTGEGDGCRTQZKOCFCOGPVG4RQTFKCȚVKN (22 dias no mês), e R$ 56,82 por hora de trabalho (considerando uma jornada de 8h por dia), certo? Se a plataforma de gestão que você está considerando contratar economizar meia hora de trabalho diário (entre não ser mais necessário digitar informações em planilhas, fazer contas matemáticas, etc.), isso representará em um ano uma economia de 22 dias - quase um mês inteiro! - o que equivale ao valor que você retiraria como 13º!

9RF«SRGHFDQFHODUDDVVLQDWXUDFDVRDSODWDIRUPDQ¤RHQWUHJXHRTXHSURPHWD"

Cair no conto de uma boa estratégia de vendas que entregou um produto muito abaixo do esperado é algo que já aconteceu com muita gente, inclusive já deve ter acontecido com você. Qual é a facilidade de se cancelar o contrato caso você não esteja satisfeito com o que comprou?

Claro, nenhuma plataforma de gestão faz milagre, e nenhuma irá conseguir entregar valor caso você não a utilize da maneira correta, alimentando-a com dados necessários de maneira precisa, por isso, se você está pensando em cancelar uma plataforma que contratou, avalie antes se você está utili-zando-a da melhor forma possível, e se não seria possível resolver o problema com um simples trei-namento ou contato com o time de suporte.

>> GUIA DE COMPRA DE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Agora que você sabe o que precisa para fazer um bom negócio ao contratar uma plataforma de ges-tão capaz de fazer com que sua fazenda de gado de corte seja mais produtiva, rentável e melhor ge-renciada, que tal uma conversa com o time de consultores da JetBov? Temos certeza que podemos entregar tudo isso que falamos acima e muito mais para sua fazenda!

/HPEUDPRVPDLVXPDYH]DIUDVHo melhor momento para promover mudanças em seu negócio é

(22)

47 3512-0023

47 99945-0775

FRQWDWR#MHWERYFRP

ZZZMHWERYFRP

Referências

Documentos relacionados

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Nas leituras de falhas efetuadas, foram obtidos códigos de anomalia por meio de dois diferentes protocolos de comunicação: o ISO 14230 KWP (2000) e o ISO 15765-4 CAN. A seguir, no

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam