• Nenhum resultado encontrado

2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Resumo executivo:

O presente projeto solicita ao CMDCA recursos financeiros para aportar custos de manutenção da Aldeias Infantis SOS - Porto Alegre, cujo o foco do trabalho está no acolhimento de crianças e adolescentes, tendo como objetivo oferecer as estes atendimento de qualidade no que se refere ao cuidado, alimentação, moradia, atendimento médico, odontológico, psicológico, educação e lazer. Os benefícios deste projeto serão para 24 crianças e adolescentes do Bairro Sarandi e outras regiões da cidade de Porto Alegre que necessitam de acolhimento institucional, modalidade casa lar.

O projeto tem como objetivo oferecer na Aldeia SOS Porto Alegre acolhimento de qualidade e com responsabilidade a crianças e adolescentes atendendo as necessidades daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. As ações previstas para alcançar este objetivo é de pagamento de pessoal, principalmente mães sociais, mães substitutas e auxiliares nas casas lares que atuarão diretamente com os acolhidos, bem como profissionais como: assistente social, psicólogo, pedagogo, entre outros que são fundamentais para o bom funcionamento e atendimento às crianças e adolescentes acolhidas na Organização. As demais ações são voltadas a oferecer alimentação e higiene a todas as crianças e adolescente, encaminhamentos para escola, cursos de formação, atendimentos médicos, psicológicos, fonoaudiólogos, pediátricos, aproximação das famílias de origem visando a reintegração, bem como a manutenção do espaço e das casas lares onde estes moram, tornando um lar de qualidade. Há previsto também ações de comunicação a fim de divulgar o trabalho desenvolvido pela Aldeia SOS na busca de novos parceiros para que novos sonhos se tornem realidade. Estas ações estão previstas para serem executadas em 12 meses sabendo que muitas delas são continuas a rotina das Aldeias SOS. Para executar as ações previstas a Aldeias Infantis SOS Brasil - Porto Alegre solicita ao CMDCA por meio deste projeto o seguinte valor: R$ 497.385,92.

2. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

a. Razão Social: Aldeias Infantis SOS Brasil b. CNPJ: 35.797.364/0018-77

c. Ano de fundação: 1967

d. Endereço Sede: Avenida Caldeia, 250 Bairro: Sarandi, Porto Alegre/RS Cep: 91130-540 e. Fone: 51-3364-2516

f. Nome fantasia ou executora do projeto: Aldeia SOS

g. Endereço da Execução do Projeto: Endereço Sede: Avenida Caldeia, 250 Bairro: Sarandi,

Porto Alegre/RS Cep: 91130-540

Número de registro CMDCA: 202 Inscrição CMAS: 176

2.2 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização que atua no Brasil desde 1967. Uma de suas sedes está localizada no Bairro Sarandi e já atendeu centenas de crianças e adolescentes

(2)

durante sua história. A instituição é mantida através de doações as quais tem se reduzido gradualmente devido às crises econômicas que atingiram diversas regiões do mundo.

As desigualdades sociais, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, a drogradição, desestrutura familiar levam as famílias a abandonar seus filhos e coloca-os em situação de risco. As vulnerabilidades das crianças e adolescentes acolhidos pelas Aldeias SOS são diversas, porém o objetivo de oferecer a elas um lar e a possibilidade de um futuro próspero é único.

O acolhimento feito pelas Aldeias SOS possibilita a estas crianças e adolescentes terem um lar, onde residem em torno de 8 crianças e adolescentes, com alimentação adequada, cuidados médicos e odontológicos, acompanhamento psicológico, educação, atividades de esporte e lazer, além de uma equipe qualificada para o andamento eficiente destas ações. Sendo as mães sociais as principais cuidadoras, mulheres que se dedicam e se propõem a morar com estas crianças e adolescentes para terem a responsabilidade de cuida-los de forma digna.

3 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 3.1 LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO

O presente projeto será executado na unidade da Aldeia SOS Porto Alegre, localizada na Avenida Caldeia, 250 no Bairro Sarandi. Esta região da cidade é caracterizada por ser uma região invadida da cidade no final da década de 70, por este motivo muitas casas ainda não estão regularizadas, além disso, a região enfrenta dificuldade com saneamento e esgoto, sendo também notada pela violência e vulnerabilidade social.

3.2 PÚBLICO

BENEFICIÁRIO DIRETO: São crianças e adolescentes de 0 até 18 anos. As principais

vulnerabilidades são agressões físicas e psicológicas praticadas por pais e parentes destas crianças, motivadas pela drogadição, alcoolismo, marginalidade, criminalidade ocasionando a desestrutura familiar.

As crianças e adolescentes acolhidos pela Aldeia SOS são oriundos da região próxima a instituição como as vilas Chimarrão, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rosa entre outras.

BENEFICIÁRIOS INDIRETOS: Primeiramente os familiares destas crianças e adolescentes,

pois mesmo que não sejam seus desejos diretos, por meio do acolhimento suas responsabilidades não cumpridas são executados por outras pessoas assim possibilitando uma educação digna e uma formação adequada aos acolhidos, além disso, há o acompanhamento destas famílias na tentativa de reinserir as crianças e adolescentes a suas famílias. Por segundo as comunidades onde estas crianças e adolescentes vivem, pois não sendo acolhidas pela Aldeia SOS estes podem ficar morando na rua, tendo acesso a droga e por fim entrar no mundo do crime agravando mais ainda a situação de violência hoje encontrada nas vilas e por fim a sociedade em geral, pois com o trabalho desenvolvido pela Aldeia SOS estas crianças e adolescentes tem a oportunidade de uma vida digna com acesso a estudo e a princípios morais que colaboram a mantê-los afastados do crime e das drogas, um dos principais motivos da violência hoje enfrentados pelo país, além disso estas crianças e

(3)

adolescentes pertencem ao futuro da nação e devem ser tratadas com respeito para que tenhamos um país prospero.

Há também as pessoas e profissionais envolvidos no trabalho desenvolvido pelas Aldeias SOS, sendo elas: mães sócias, psicólogos, assistente social, quadro administrativo. Estas pessoas trabalham intensamente para cumprir com seu compromisso de cuidar de crianças e adolescentes de forma responsável e amigável oportunizando aos acolhidos ter a família que a vida lhes negou.

3.3 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Atualmente a Aldeia SOS enfrente desafios para manter esta estrutura que tanto ajudou na formação de muitas crianças e adolescente e deseja manter sua missão ativa. Um dos principais profissionais desta jornada são as mães sociais. São mulheres de baixa renda que buscam no trabalho junto a Aldeias SOS uma nova perspectiva para suas vidas. Estas mulheres têm a responsabilidade de cuidar das crianças, aprontar as refeições, acompanhar o andamento escolar, levá-las a consultas médicas, odontologias e psicológicas, vesti-las, mas principalmente dar-lhes atenção e carinho como uma de coração.

Devido às muitas responsabilidades atribuídas a esta profissional busca-se que esta tenha mais qualidade de vida para auxiliar no desenvolvimento destas crianças e adolescentes de forma eficaz.

Além das mães sociais há uma serie de profissionais que são fundamentais para o funcionamento das Aldeias SOS por este motivo buscamos com este projeto contemplar todas as áreas que envolvem o acolhimento como: psicologia, pedagogia, administração, entre outros.

Devido ao número de crianças e adolescentes atendidos atualmente pela Aldeia SOS, em média 50, e nos últimos dois anos foram mais de 60, é necessário atender uma série de necessidades como: alimentação, material escolar, medicamentos, transporte, vestuário, estas são necessidades básicas, porém os custos são elevados e para dar aos acolhidos uma vida descente é necessário suprir estas necessidades, por este motivo colocamos estes itens no projeto.

O presente projeto apresenta ações de melhorias para o atendimento destas crianças bem como a qualidade no trabalho das mães sociais refletindo diretamente na evolução dos futuros cidadãos formados nas Aldeias infantis SOS Brasil.

3.4 OBJETIVOS

3.4.1 Objetivo Geral

Oferecer na Aldeia SOS Porto Alegre acolhimento de qualidade e com responsabilidade a crianças e adolescentes atendendo as necessidades daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

3.4.2 Objetivos Específicos Ações Prazos

1. Contratar e/ou manter profissionais envolvidos nos acolhimentos para aprimorar e qualificar os atendimentos aos

A. 3 mães sociais, uma para cada casa da Aldeia SOS, cuidando em média de 7 a 8 crianças e adolescentes dependendo da faixa etária. (turno intermitente)

(4)

acolhidos. B. 2 mães sociais substitutas que irão auxiliar no cuidado dos acolhidos substituindo as mães sociais nas suas folgas.

12 meses

C. 3 auxiliares de casa que irá colaborar nas tarefas domésticas e afazeres do dia a dia. (220h/mês)

12 meses

D. Psicólogo: responsável pela escuta e encaminhamento dos acolhidos. (220h/mês)

12 meses

E. Pedagoga para acompanhamento das mães sociais como formação e capacitação (220h/mês)

12 meses

F. Auxiliar administrativo para prestação de contas dos valores recebidos (220h/mês)

12 meses G. Assistente Social para acompanhamento

com as famílias de origem dos acolhidos. (150h/mês)

12 meses

H. Assistente Desenvolvimento Social Comunitário para fortalecimento dos vínculos familiares antes do acolhimento e depois da reintegração

(150h/mês)

12 meses

I. 2 encarregado da manutenção para manutenção do espaço e das casas lares (220h/mês cada)

12 meses

J. Responsável pela gestão da Aldeia SOS é o guardião legal das crianças e adolescentes (turno intermitente)

12 meses

K. Monitor do projeto responsável pela execução do mesmo dentro do prazo (110h/mês)

12 meses

2. Melhorar a qualidade de trabalho das mães sociais e profissionais das Aldeias SOS

A. Consultas com psicólogos externos para auxiliar no equilíbrio emocional de quem trabalha diretamente com os acolhidos

12 meses

3. Oferecer condições e qualidade de vida para os colhidos

A. Compras mensais para aquisição de alimentos, suprimentos de higiene e limpeza, vestuário, transporte, medicamento e material escolar.

12 meses

4. Manter a infraestrutura das casas adequadas para moradia dos acolhidos

A. Executar reparos e manutenção das casas. 12 meses

5. Divulgar para sociedade o trabalho desenvolvido pelo Aldeias SOS

A. Criar estratégias de relacionamento com públicos de interesse, materiais de divulgação

(5)

3.5 CRONOGRAMA O PROJETO IRÁ CUMPRIR Ações/Mês 1º 10º 11º 12º 1.A X X X X X X X X X X X X 1.B X X X X X X X X X X X X 1.C X X X X X X X X X X X X 1.D X X X X X X X X X X X X 1.E X X X X X X X X X X X X 1.F X X X X X X X X X X X X 1.G X X X X X X X X X X X X 1.H X X X X X X X X X X X X 1.I X X X X X X X X X X X X 1.J X X X X X X X X X X X X 1.K X X X X X X X X X X X X 2.A X X X X X X X X X X X X 3.A X X X X X X X X X X X X 4.A X X X X X X X X X X X X 5.A X X X X X X 3.6 METODOLOGIA

A metodologia apresentada foi formulada com base na estrutura e necessidade da Aldeia SOS de Porto Alegre.

Para o objetivo especifico 1 nas ações A, D, E, F, G, H, I, J serão mantidos os mesmos profissionais que já atuam na Aldeia SOS. Já para as ações B, C e K serão contratados novos profissionais conforme critérios pré-estabelecidos e aplicados para estas contratações. Com atenção especial as mães sociais o processo será: recebimento da ficha com dados pessoais; entrevista por competência; vivencia na casa – geralmente é um período para conhecer a rotina da casa e vida mãe social para tirar dúvidas, conhecer melhor a atividade, conversa com os profissionais envolvidos. As mães que já estão na Aldeia SOS ajudam na seleção de novas mães sociais devido terem o conhecimento sobre o perfil e as atividades e assim por meio desta sensibilidade conseguem identificar as candidatas que têm potencial em desempenhar a função. Há também a visita domiciliar – visita pelo serviço social a casa da candidata a fim de conhecer sua realidade familiar, isso é feito em condições possíveis de deslocamento. Objetivo é verificar as condições de convivência social da candidata, se tem família, se a família está de acordo com o compromisso que será selado entre a mãe social e a Aldeia SOS, entre outros aspectos de avaliação.

Para execução do objetivo específico 2 buscaremos uma clínica ou profissionais de psicologia os quais possam atender todas as mães sociais para que estas tenham acompanhamento psicológico individual para colaborar no tratamento das crianças e adolescentes que estão sobre os cuidados destas.

No objetivo especifico 3 serão feitas as compras de alimentação e materiais de higiene e limpeza pelas mães sociais a fim de atender as necessidades de alimentação e conservação das casas mensalmente.

(6)

Para o objetivo especifico 4 será executado pelo profissional encarregado da manutenção e ocorrerá conforme demanda.

Por fim, para o objetivo especifico 5 será contratado profissional de comunicação para trabalhar na divulgação da Aldeias SOS colaborando para divulgação do trabalho desenvolvido.

3.7 COMO A COMUNIDADE VAI PARTICIPAR DO PROJETO?

A comunidade participará do projeto através de visitas ao condomínio das casas, ou mesmo nas casas previamente agendado, voluntariado, festividades pontuais, visando a integração social das crianças e adolescentes na sociedade de forma a evitar o preconceito e a

discriminação que sofrem pela situação de acolhimento.

3.8 COMO O PROJETO PRETENDE INTERAGIR COM POLITICAS PÚBLICAS?

A Aldeias Infantis SOS Brasil procura cumprir com todos os marcos legais, sejam eles de diferentes instâncias, seguindo por exemplo: o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitário, Orientações Técnicas para Serviço de Acolhimento e Estatuto da Criança e do Adolescente. Também tem como prática a participação no Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Fórum Municipal da Criança e Adolescente, CORAS Norte, Redes Locais que participam da Central das Redes.

3.9 AVALIAÇÃO DO PROJETO

Objetivos específicos Perguntas de avaliação Indicadores Formas de verificação Periodicidade 1. Contratar e/ou manter profissionais envolvidos nos acolhimentos para aprimorar e qualificar os atendimentos aos acolhidos. Todos os profissionais previstos foram contratados e estão desempenhando suas funções? Contratações Contratos Folha de pagamento Cartão ponto Mensal 2. Melhorar a qualidade de trabalho das mães sociais e profissionais das Aldeias SOS

Os atendimentos psicológicos estão sendo realizados? Quantidade de atendimentos Atestado de atendimento fornecido pelo psicólogo Recibo de pagamento das consultas Mensal 3. Oferecer alimentação de Os acolhidos recebem Refeições

realizadas por dia

Notas fiscais de comprar

(7)

qualidade para os colhidos alimentações adequadas e as casas recebem matérias de limpeza e higiene necessários? 4. Manter a infraestrutura das casas adequadas para moradia dos acolhidos Quantos reparos foram realizados? Quantidade e tipo de reparos Registros fotográficos Eventual 5. Divulgar para sociedade o trabalho desenvolvido pelo Aldeias SOS Quais matériais foram produzidos Materiais Materiais prontos Eventual

3.10 COMO O PROJETO SERÁ DIVULGADO?

Instrumentos Mídia Quantidade Propósito Custo (R$)

Folder 1.500 Divulgar as Aldeias SOS

e seus parceiros em eventos

R$ 2.000,00

Banner 2 Divulgar as Aldeias SOS

e seus parceiros em eventos

R$ 180,00

Vídeo institucional 1 Divulgar as Aldeias SOS

e seus parceiros em eventos e buscar espaços na mídia

R$ 10.000,00

Anúncio em jornal 6 Divulgar as Aldeias SOS

e seus parceiros em eventos e buscar espaços na mídia

R$ 5.000,00

Site das Aldeias SOS 1 Divulgar as Aldeias SOS

e seus parceiros em eventos e buscar espaços na mídia

(8)

3.11 PARCERIAS INSTITUCIONAIS

Nome do Parceiro Tipo de Contribuição (financeira, técnica, Recursos Humanos ou outra)

Macro Engenharia Ltda Voluntariado, doações

Steim Farmaceutica Doações

Locamérica Doação financeira

Mesa Brasil Doações

5 TI Doações

3.12 ORÇAMENTO RESUMIDO

Parceiro Valor do Investimento R$

FUNCRIANÇA R$ 497.385,92

Instituição Proponente (contrapartida) Imóveis a serem utilizados no atendimento com toda infraestrutura necessária para uma casa lar

R$ 180.000,00 anual

Parceiro 1 SOS Kinderdorf International

TOTAL R$ 677.385,92

3.13 ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO

NATUREZA DO MOVIMENTO CUSTO

MÊS

NÚMERO DE MESES

CUSTO TOTAL 1. PAGAMENTO DE PESSOAL E ENCARGOS

1.2 Mães sócias R$ 6.013,24 12 R$ 72.158,88 1.3 Mães substitutas R$ 3.817,34 12 R$ 45.808,08 1.4 Auxiliar de casa R$ 2.937,09 12 R$ 35.245,08 1.5 Psicólogo R$ 2.586,28 12 R$ 31.035,36 1.6 Pedagogo R$ 2.586,28 12 R$ 31.035,36 1.7 Auxiliar administrativo R$ 1.520,53 12 R$ 18.246,36 1.8 Assistente social R$ 2.621,19 12 R$ 31.454,28

1.9 Assistente de Desenvolvimento Social Comunitário R$ 2.515,95 12 R$ 30.191,40

1.10 Encarregado da manutenção R$ 2.630,52 12 R$ 31.566,24

1.11 Responsável pela gestão das Aldeias SOS R$ 3.268,74 12 R$ 39.224,88

1.12 Monitor do projeto R$ 1.620,00 12 R$ 19.440,00

SUB-TOTAL R$

32.117,16

R$

385.405,92 2. PAGAMENTO DE SERVIÇO DE TERCEIROS

2.1 Psicólogo externo R$ 600,00 12 R$ 7.200,00 2.2 Comunicação R$ 2.000,00 6 R$ 12.000,00 SUB-TOTAL R$ 2.600,00 R$ 19.200,00 3. Alimentação, limpeza, higiene e gêneros

(9)

9 / 9 necessários à alimentação 3.1 Alimentação R$ 4.700,00 12 R$ 56.000,00 3.2 Limpeza R$ 600,00 12 R$ 7.200,00 3.3 Higiene R$ 400,00 12 R$ 4.800,00 SUB-TOTAL R$ 5.700,00 12 R$ 68.400,00 4. Material de construção, material para reformas,

material elétrico e Material hidráulico

4.1 Material para reparos R$ 600,00 12 R$ 7.200,00

SUB-TOTAL R$ 600,00 12 R$ 7.200,00

5. Utensílios e materiais de alojamento, utensílios de cozinha , tecidos E aviamentos 5.1 Transporte R$ 1.800,00 12 R$ 21.600,00 5.2 Material escolar R$ 300,00 12 R$ 3.600,00 5.3 Medicamento R$ 1.000,00 12 R$ 12.000,00 5.4 Vestuário R$ 1.500,00 12 R$ 18.000,00 SUB-TOTAL R$ 4.600,00 12 R$ 55.200,00 6. Divulgação do projeto SUB-TOTAL R$ 17.180,00 R$ 17.180,00

Aldeias Infantis SOS Brasil Av.Caldeia, 250 Santos Agostinho– RS Fone: 55 51 33642967 Fax: 55 51 33642516 portoalegre.rs@aldeiasinfantis.org.br www.aldeiasinfantis.org.br

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Na Tabela 3, são apresentados os resultados dos cálculos para os momentos de spin do Fe, os valores de band gap do composto e as diferenças de energia totais (ΔE) das

Diversos métodos foram usados para avaliar a fertilidade masculina, inclusive desprendimento, coloração e germinação de pólen e formação de sementes após "sib-matings";

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Objetivos Específicos  Determinar os parâmetros cinéticos de estabilidade térmica do fármaco sinvastatina através dos dados termogravimétricos dinâmicos e isotérmicos; 

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for