• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA MARÇO/2007 INFORMATIVO 11 CAPELÃES CATÓLICOS DA MB, EB, FAB, PM E CB EM ITAICÍ DE 12 A 16 DE MARÇO DE 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA MARÇO/2007 INFORMATIVO 11 CAPELÃES CATÓLICOS DA MB, EB, FAB, PM E CB EM ITAICÍ DE 12 A 16 DE MARÇO DE 2007"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DA MARINHA MARÇO/2007 INFORMATIVO 11

SARM – A FORÇA DA FÉ

CAPELÃES CATÓLICOS DA MB, EB, FAB, PM E CB EM ITAICÍ DE 12 A 16 DE MARÇO DE 2007

CAPELÃES CATÓLICOS DA MB PRESENTE NO ENCONTRO

.

(2)

REUNIÃO DOS CAPELÃES DAS SUBCHEFIAS DA ÁREA RIO Mensalmente o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, convoca os Capelães para uma reunião onde se reserva tempo para oração, estudo e partilha de assuntos de interesse do SARM.

As reuniões ocorrem normalmente nas dependências do Mosteiro de São Bento, alugado para esta finalidade.

As Atividades são iniciadas com um bom tempo para a Oração e escuta da Palavra de Deus

Terminada a oração, iniciam-se os temas da pauta da reunião: a – Óbito do 1º Capelão-Chefe da Marinha

Monsenhor Raimundo Menezes Brasil (01MAR1973 a 30ABR1991). b – Boas vindas aos Capelães: Pe. Emanuel – ComemCh, Pe. Ubiratan – NEBrasil, Pr. Fernandes – de férias no Rio.

c – Promoção do Capelão Pr. Alves do CIAA.

d – Retiro dos Capelães: Católicos – 12 a 16MAR – Itaicí – SP

Protestantes– 11 a 15JUN –Nova Friburgo– RJ. e – Ficha dos Capelães

(3)

Foi feita uma parada para o almoço, ficando a pauta livre para interesse pessoal do Capelão com os colegas de área.

f – Organograma das Capelanias e Capelães. g – Instrução Pastoral Militar no CFO.

h – Programa com os Candidatos ao QCN/2007, antes da apresentação no CIAW.

i – Ofício da DASM sobre Assistência Religiosa na DGPM-501 e Ofício do SARM.

j – DGPM-502 (1ª Rev.), de 17MAIO/2005, e uma possível 2ª Rev. Su-gestões.

l – Estatística Trimestral com dados dos Capelães Católicos e Protestan-tes, que deve dar entrada no SARM até o dia 05 dos meses de JAN, ABR, JUL e OUT, por ofício do respectivo Comandante.

m – Capelães para o NEBrasil e NapOcARongel, como prêmio pelo es-forço do Capelão em sua Capelania e pela Unidade do Quadro. n – Proposta de Alteração na Lista A-6 para as IAM nas Capelanias. o – Páscoa dos Militares da Área Rio, 27ABR2007, onde cada Capelão

preparará a representação de sua Capelania

-05-

REUNIÃO COM OS CAPELÃES PROTESTANTES DA ÁREA RIO

No dia 01MAR na Che-fia do SARM os Capelães Protestantes da área Rio – Pr. Gomes, Pr. Miranda, Pr. Altayr, Pr. Castro e Pr. Al-ves, se reuniram para refle-tirem sobre o encontro que será de 11 a 15JUN em Nova Friburgo – RJ.

Houve o convite do Pr. Walter do EB, convidando para um Encontro em Vi- nhedos – SP, de 12 a 16 MAR, mas nossa programação já estava apro-vada pelo Exmo. Senhor Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. Mantive-mos a nossa data de Junho em Nova Friburgo.

(4)

237º ANIVERSÁRIO DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA No dia 02MAR, nas dependências da Base de Abastecimento da Marinha, celebramos o tradicional momento de oração de Ação de Gra-ças, por todos os Intendentes da Marinha.

O coral da DHN participou da Cerimônia, apoiando com os cantos que foram também en-toados pelos participantes da Celebração.

O Capelão-Chefe, Pe. Nel-son e o Pr. Altayr conduziram a oração que foi muito participa-da.

A cada ano se percebe uma participação maior em nossas Celebrações. É edifi- cante e gratificante ver que Deus ocupa um lugar de destaque em nossas vidas e na nossa instituição.

PROGRAMAÇÃO DE RECEPÇÃO AOS CANDIDATOS AO QUADRO DE CAPELÃES NAVAIS DE 2007

De 05 a 11MAR:

Após serem cumpridas as exigências do Edital do Processo Sele-tivo para Ingresso no Quadro de Capelães Navais para o ano de 2007, os três Candidatos aprovados participaram de uma intensa programação, onde o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, visitou alguns setores e Capelanias da MB, para lhes apresentar um pouco a Marinha do Brasil.

Dia 05MAR (segunda-feira):

– Os três Candidatos, Pe. Chiodi, Pe. Oliveira e o Pe. Sousa Lima, se apresentaram na Chefia do SARM.

Após as boas vindas, o Cape-lão-Chefe, Pe. Nelson, apresentou a programação que compõe a nar-rativa das visitas às instalações, Capelanias, Navios, Hospitais, Di-retorias e também a aquisição de todos os uniformes que eles terão que usar após o Período de Adap-tação no CIAW.

A primeira providência foi apresentar os três Candidatos ao Exmo. Senhor Di-retor-Geral do Pessoal da Mari-nha, Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho, o que cau-sou uma grande admiração aos três Candidatos.

(5)

No dia 06MAR (terça-feira):

– Os Candidatos ficaram na Chefia para uma convivência maior com o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, e uma partilha de suas experiências como Padres em suas Dioceses e Congregação. Ao meio dia Celebraram a Santa Missa na Capela da Chefia.

No 2º tempo, os Capelães recém promovidos, da turma de 2006, Pe. Cláudio, Pe. Antonio e o Pe. Dálvio José, partilharam com os Candi-datos informações sobre o período em que eles irão passar no CIAW.

-09-

No dia 06MAR (terça-feira):

– Foi realizada visita ao Setor Operativo da Marinha, a Esquadra Brasilei-ra, e fizemos uma rápida visita ao NDDCeará e ao NAeSPaulo.

No dia 08MAR (quinta-feira): – Visitamos o HNMD no 1º Tempo

(6)

– No 2º Tempo visitamos a OCM, o SASM, o SAF e a DASM.

No dia 09MAR (sexta-feira):

– Os candidatos estiveram na Chefia do SARM, onde foram apresentados

os arquivos, registros, cópias das Celebrações e as funções das Praças que compõem a Equipe da Chefia do SARM.

Nos dias 10 e 11 – (sábado e domingo):

– Foi realizada visita à Capelania da Força Aeronaval em São Pedro da Aldeia para uma experiência em uma Capelania com Vila Naval de Ofici-ais e Praças.

A Capela de São Pedro da Aldeia possui um anexo com salas apropriadas para todos os eventos de cunho religio-so-socio-cultural.

Na Ação de Graças, o Capelão Pe. An-tônio apresentou as 18 Pastorais da Cape-lania e os mais de 100 agentes de Pastoral da Capelania.

No dia 11MAR (domingo), os Capelães concelebraram as Santas Missas da co-munidade (8, 10 e 18h), encerrando assim a semana e o período em que foram apre-sentados aos vários setores da Marinha e do Serviço de Assistência Religiosa da Ma-rinha. No dia 12MAR os nossos Candi- datos, Pe. Chiodi, Pe. Oliveira e Pe. Sousa Lima, inici-aram seu período no Curso de For-mação de Oficiais no CIAW.

(7)

CAPELANIA DO COMANDO DO 5º DISTRITO NAVAL

De 17 a 23MAR o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, esteve na Capela-nia do Com5ºDN, onde serve o Capelão Pe. Reinaldo.

Dia 19MAR, às 9h o Capelão-Chefe Pe. Nelson e o Capelão do Com5ºDN, foram recebidos em audiência particular pelo Exmo. Senhor Bispo Diocesano do Rio Grande, Dom José Mario Strer.

Dom José Mário, como de costume, foi muito acolhedor e amigo. Fez uma excelente análise de sua Igreja Diocesana e abordou aspectos da Igreja no Brasil, especialmente em relação à V Conferência de Apare-cida.

Foram momentos gratificantes pela acolhida, convivência e pela partilha.

-13-

No dia 20MAR, o Com5º DN viveu uma intensa programação alu-siva ao Bicentenário de Nascimento do Almirante Tamandaré.

Após a cerimônia na praça central do Rio Grande, foi celebrada a santa Missa na Catedral Diocesana.

Compareceram o Exmo. Senhor Comandante da Marinha, o Chefe do Estado-Maior-da-Armada, o Comandante do 5º Distrito Naval, Generais, Brigadeiros, Oficiais da Brigada Militar, Deputado Federal, Prefeito, Vere-adores, representantes da SOAMAR nacional e do Rio Grande, Oficiais, Praças, Civis da MB e fieis Católicos que freqüentam a Paróquia da Ca-tedral.

O destaque ficou com a presença de uma Bisneta do nosso Pa-trono Tamandaré.

(8)

No final de semana, o Capelão-Chefe, Pe. Nelson, presidiu a Santa Missa na Capela do Comando do 5º Distrito Naval.

Aspecto da celebração e interior da Capela do Comando do 5ºDN

REUNIÃO DOS CAPELÃES DAS SUBCHEFIAS DA ÁREA RIO

Com os Capelães de cada subchefia, o Capelão-Chefe, Pe. Nel-son, tratou de assuntos específicos, e também de uma agenda comum, com assuntos de interesse geral:

- Semana Santa na Capelania;

- Participação na Missa do Santo Crisma;

- Páscoa da OM e OM assistidas;

- Notas no Plano de Dia sobre temas de formação religiosa/moral; e

- O Padre e o Pastor conscientizando-se de sua missão.

Subchefia do Com1ºDN

(9)

CAPELÃES DA RESERVA

Capelão Pe. Heleno

Recebemos do nosso Capelão Pe. Heleno a seguinte correspon-dência que compartilhamos com todos:

Salvador, 09 de março de 2007. Ao

Capelão-Chefe do SARM Padre Nelson Dendena Nesta.

“Tu és a fonte, o Criador o Mestre dos bens, das alegrias e da verdadeira glória”.

(Pierre Vigne)

Gostaria de externar a minha alegria e satisfação de receber em minha residência o informativo do SARM. Informativo que além da sua excelente qualidade gráfica, tem a capacidade de entreter e informar com fidelidade os principais eventos dos nossos colegas Capelães.

Para quem já tem certa idade e a limitação do mal de Parkinson, assim como tantos outros colegas que estão inativos, o informativo surgiu como uma benção, como um meio de comunicação fantástico que con-segue transmitir com vitalidade o trabalho prestado pelo SARM.

Enfim, envio da cidade do Salvador uma benção especial para todo aquele que de maneira muito profissional elabora o nosso Informati-vo.

Uma saudação cordial em Cristo Jesus.

Padre Heleno Gomes Medeiros Obrigado Pe. Heleno pela sua carta, estamos a sua disposição na Chefia do SARM.

-17-

Capelão Pe. Levi

Recebemos do Capelão Pe. Levi, nosso 5º ex-Capelão-Chefe do SARM de 29ABR2002 a 16FEV2006, a seguinte contribuição sobre o Monsenhor Brasil, nosso 1º Capelão-Chefe de 01MAR1973 a 30ABR1991, escrito pelo Sociólogo e Historiador, Dr. Itamar de Souza:

Apesar de ser tão antiga quanto a própria humanidade, quando nos deparamos com a fronteira intransponível da morte, esta situação-limite nos causa dor, sofrimento e desolação. A tristeza da separação dos entes queridos bate à nossa porta de maneira implacável. Escrevemos estas linhas para homenagear o Monsenhor Raimundo Menezes Brasil Filho, vulgo Padre Brasil como era mais conhecido, que faleceu na noite do dia 17FEV. Fomos amigos durante mais de trinta anos. Quando na minha mocidade, passava por grandes dificuldades, encontrei nele o Bom Sa-maritano que me apoiou com firmeza de caráter e clareza de atitudes. Foi um homem honesto e íntegro em todos os sentidos. Apesar de não ser um intelectual, gostava da literatura brasileira e, nas horas vagas, lia obras de grandes poetas nacionais.

O Pe. Brasil nasceu em Areia Branca aos 26 de Junho de 1929. No início de 1939, ele veio estudar em Natal, no Seminário de São Pedro. Aos 23 anos, isto é, em 1952, ele recebeu a ordenação sacerdotal de Dom Marcolino Dantas, Arcebispo de Natal. Começou a sua vida sacer-dotal como assistente da Juventude Operária Católica (JOC), movimento da vanguarda fundado na França pelo Padre Joseph Cardin e que se espalhara por todo mundo ocidental. Em 1954, ele foi nomeado Capelão da Marinha do Brasil, servindo na Base Naval de Natal. Em reconheci-mento aos relevantes serviços prestados no desempenho desta função, o Pe. Brasil foi nomeado em 1972 para assumir a Chefia do SARM, pas-sando a morar do Rio de Janeiro até se aposentar. Possuía, em elevado grau, o carisma de fazer amizade e influenciar pessoas do seu convívio. Graças a esta sua qualidade, o Pe. Brasil cativou a amizade de todos os Oficiais que passaram por Natal. Sua influência na Marinha era muito boa, dada sua postura moral e religiosa. Usou desta influência para har-monizar as partes em conflito e desenvolver, desde Natal, um grande serviço de Assistência Religiosa dirigido para os subalternos da Marinha e os seus familiares. O fruto mais duradouro e o mais evidente deste seu trabalho social está no bairro Nordeste, particularmente, no conjunto Mar-cílio Dias, composto de 305 casasocupadas pelos subalternos da Mari-nha, em Natal. Este conjunto foi inaugurado no dia 21 de Dezembro de 1970.

(10)

A obra foi financiada pelo Banco Nacional de Habitação (BNH), de saudosa memória, e executada pela Cooperativa Habitacional (Coha-man), sob a orientação técnica do Inocoop (Instituto Nacional de Orienta-ção às Cooperativas Habitacionais), presidido por Severino Porpino. O Pe. Brasil foi, então, a alma de todo este empreendimento, conforme pu-de testemunhar.

Em 1972, quando ele assumiu a Chefia Nacional do Serviço Religioso da Marinha, foi morar no Palácio São Joaquim a convite do então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales. Foram ami-gos a vida inteira! Em decorrência desta amizade, o Pe. Brasil escreveu a biografia de dom Eugênio, intitulada Homenagem ao Pastor: Cinqüenta

anos a Serviço da Igreja. Esta obra, de 445 páginas, foi publicada pela

editora Forense, do Rio de Janeiro, em 1996. Alguns meses depois, foi lançada solenemente na Catedral Metropolitana de Natal. O autor narrou com precisão, desde o seu nascimento em Acari – RN até as suas ativi-dades na Cúria Romana.

O Padre Brasil, contrário à autopromoção, foi um dos sacerdotes mais importantes do clero Natalense. Seu legado de vida íntegra, sensibi-lidade social e equilíbrio de atitudes, honra a nossa igreja e a sociedade Norte-Rio-Grandense. Que Deus te receba, Brasil, na Jerusalém Celeste em recompensa pelo bem que praticaste enquanto estavas fisicamente entre nós.

Celebração da Santa Missa de Corpo presente do nosso Primeiro Cape-

lão-Chefe, Monsenhor Brasil, e translado para o cemitério. Cerimônias presididas pelo Exmo. Senhor Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo.

Capelão Pe. Vieira, do Com3ºDN que tão bem representou a capelania, o SARM e os Capelães no enterro do nosso primeiro Capelão-Chefe Mon-senhor Brasil. BRAVO ZULU! Capelão, Pe. Vieira.

Referências

Documentos relacionados

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

A partir da necessidade da adequação ambiental da propriedade rural nos dispositivos do novo Código Florestal, principalmente em termos de recuperação das Áreas de

(b) Médios produtores, enquadrados como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), podem acessar linha de crédito do ABC Ambiental a 8,0% de

Acima: Centro Comercial Vasco da Gama (foto de divulgação) | Canto Inferior Esquerdo: Baixa (foto de divulgação).. Lisboa é cheia de mirantes, ou em bom

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

populacionais utilizam o IMC como parâmetro antropo- métrico para classificação do estado nutricional, porém, de acordo com o que foi visto no presente trabalho, o IMC não

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial