• Nenhum resultado encontrado

Tecnológico (CNPq). Processo / Trabalho desenvolvido com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnológico (CNPq). Processo / Trabalho desenvolvido com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA INTEGRAR AS TECNOLOGIAS

DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO E

APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NO

CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL

1

INITIAL FORMATION OF TEACHERS TO INTEGRATE DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESS: CASE STUDY OF THE PEDAGOGICAL

POLITICAL PROJECT IN THE UFAL PEDAGOGY COURSE

 Adilson Rocha Ferreira (Universidade Federal de Alagoas – adilsonrf.al@gmail.com)  Iris Maria dos Santos Farias (Universidade Federal de Alagoas – irismsfarias@gmail.com)

 Deise Juliana Francisco (Universidade Federal de Alagoas – deisej@gmail.com)

Resumo:

Como objetivo geral deste trabalho, buscamos investigar o modo como as recomendações legais para a formação de professores da Educação Básica para o uso educacional das TDIC são contempladas no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como objetivos específicos, buscamos verificar o perfil do egresso do curso de Pedagogia da UFAL e sua relação com as TDIC, analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas e verificar como se dá a discussão sobre TDIC e formação do professor nas ementas das disciplinas. O estudo se caracteriza como um estudo de caso, tendo em vista tratar-se de uma unidade que se analisa em profundidade – mediante descrição, explicação e compreensão do fenômeno investigado e considerando que esta modalidade de pesquisa se situa como uma instância em ação. Para tal, a pesquisa se debruçou a analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, incluindo-se as ementas das disciplinas que tematizam a relação entre TDIC e educação. Levando em consideração as análises realizadas durante o processo da pesquisa, podemos identificar que o projeto político pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL prospecta um perfil do aluno egresso e sua relação com as TDIC. Ao analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas, percebemos que a temática é concebida de forma fragmentada e que a temática aparece como um princípio metodológico, o que nos leva a crer que esta carrega consigo ações críticas e reflexivas na educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores. Métodos e técnicas de ensino. Tecnologias

digitais da informação e comunicação.

Abstract:

As a general objective of this work, we seek to investigate how the legal recommendations for the formation of Basic Education teachers for the educational use of TDIC are contemplated in the political-pedagogical project of the Pedagogy course at Federal University of Alagoas (UFAL). As specific objectives, we sought to verify the profile of the egress from the Pedagogy course of UFAL and its relationship with the

1 Trabalho desenvolvido com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

(2)

2 DICT, to analyze the conception of TDIC present in the disciplines and to verify how the

discussion about DICT and teacher training in the subjects' syllabi occurs. The study is characterized as a case study, in order to be a unit that is analyzed in depth - through description, explanation and understanding of the investigated phenomenon and considering that this research modality is situated as an instance in action. To this end, the research focused on analyzing the pedagogical project of the UFAL Pedagogy course, including the subjects' syllabuses that thematically relate the relationship between TDIC and education. Taking into account the analyzes carried out during the research process, we can identify that the pedagogical political project of the Pedagogy course at UFAL prospects a profile of the student graduating from the UFAL Pedagogy course and its relationship with the TDIC. When analyzing the conception of TDIC present in the disciplines, we perceive that the theme is conceived in a fragmented way and that the theme appears as a methodological principle, which leads us to believe that it carries with it critical and reflexive actions in basic education.

Keywords: Teacher training. Teaching methods and techniques. Digital information and

communication technologies.

1. Introdução

O contexto educacional brasileiro tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, indo das discussões sobre currículo até a criação e implementação de ações educativas. Assim, a formação inicial de professores é alvo de diversas pesquisas e dentre elas podemos destacar a importância das pesquisam que investigam a formação inicial de docentes para a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação à educação, na tentativa de repensar essa formação de novos professores frente ao contexto social permeado pelas tecnologias (LOPES; FURKOTTER, 2016).

Para Coll e Menereo (2010, p. 17), as TDIC “afetam praticamente todos os âmbitos de atividade das pessoas, desde as formas e práticas de organização social até o modo de compreender o mundo, de organizar essa compreensão e de transmiti-la para outras pessoas”. Os autores consideram que vivemos em um paradigma permeado por tecnologias, as quais trazem à tona transformações de cunho social, econômico e cultural. Assim, diante desse novo contexto, na sociedade da informação, surgem diferentes demandas no processo de ensino e aprendizagem, de modo que novos cenários e desafios sejam postos frente à prática docente (CASTELLS, 1999).

Esse contexto em que as tecnologias estão presentes ativamente no cotidiano da sociedade gera novas demandas sobre a escola contemporânea e as práticas lá desenvolvidas, de modo que as TDIC têm modificado as estruturas que orientam o modo de viver, bem como a relação com o mundo e com o outro. Não temos a intenção de afirmar que a presença por si só das tecnologias nas escolas justifique a sua integração à educação, mas não podemos negar que os alunos nascidos na era digital têm um perfil diferenciado e aprendem a partir do meio social em que estão inseridos, no qual as tecnologias estão presentes de modo constante (PALFREY, 2011; OLIVEIRA, 2003).

Considerando que cabe à Educação desfetichizar o mundo, sem, contudo, desencantá-lo, também cabe desfetichizar as tecnologias, no campo educacional, com vistas a ver com cautela os discursos de neofobia e os discursos de neofilia sobre o uso pedagógico

(3)

3

das mídias digitais na educação. Ambos os cenários delineados – a problemática da fetichização das TDIC e os desafios da formação inicial de professores para o uso pedagógico das TDIC – imbricam-se e expressam e importância de se investigar de que modo as recomendações legais sobre o uso pedagógico das TDIC têm sido ressignificadas pelos cursos de Pedagogia das universidades públicas federais. As considerações antagônicas, em defesa ou em recusa da integração das TDIC à prática docente, refletem a visão fetichista a elas outorgada, pelos meios de comunicação de massa. Sabe-se que as TDIC contêm um substrato intrinsecamente passível de ser fetichizado pelo homem (ADORNO; HORKHEIMER, 1944), carregando consigo medo e fascínio.

Esta pesquisa foi desenvolvida através do projeto “Formação inicial de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três universidades públicas federais”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolvendo a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coordenado por Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira. Na UFAL o projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Deise Juliana Francisco, sendo desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ciclo 2016-2017.

O presente trabalho apresenta o seguinte problema de pesquisa: de que modo o curso de Pedagogia da UFAL tem ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para integrar as TDIC aos processos de ensino e aprendizagem? Como objetivo geral, buscamos investigar o modo como as recomendações legais para a formação de professores da Educação Básica para o uso educacional das TDIC são contempladas no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL. Como objetivos específicos, buscamos verificar o perfil do egresso e sua relação com as TDIC, analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas e verificar como se dá a discussão sobre TDIC e formação do professor nas ementas das disciplinas.

2. Metodologia

No tocante à abordagem metodológica a opção é pela pesquisa qualitativa. De acordo com os princípios e pressupostos da pesquisa qualitativa, a investigação não é neutra, objetiva, tampouco isenta de valores subjetivos. Daí a consciência de que as concepções gnosiológicas, interpretativas e subjetivas do pesquisador se engendram à sua análise (CHIZZOTTI, 1998). Em outros termos, as concepções metodológicas e ontológicas relativistas moldam a cosmovisão do pesquisador. Partindo das ideias anunciadas por Bogdan e Biklen (1994) de que o conhecimento é parcial e inacabado, os fenômenos deverão ser estudados, em devir. Uma vez que todo conhecimento é interpretativo, buscar-se-á significado na linguagem expressa pelos sujeitos de pesquisa, em situações objetivas e subjetivas, na intenção de melhor apreender suas perspectivas.

No que se refere à tipologia da pesquisa qualitativa, a presente proposta pode ser classificada como estudo de caso, tendo em vista tratar-se de uma unidade que se analisa em profundidade – mediante descrição, explicação e compreensão do fenômeno

(4)

4

investigado, (PADUA, 2004; TRIVIÑOS, 1987) e considerando que esta modalidade de pesquisa se situa como uma instância em ação (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Detalhando um pouco mais a tipologia, a proposta ora apresentada classifica-se como estudo de caso de caráter instrumental (STAKE, 1995 apud ANDRÉ, 2005, p. 19-22), na medida em que o caso não se situa como foco em si, mas como referência para o estudo do fenômeno social em questão: os modos de ressignificação das recomendações legais sobre formação de professores da Educação Básica para o uso educacional das TDIC, no curso de Pedagogia da UFAL. Cumpre observar que, em geral, os estudos de caso resultam em conclusões dificilmente generalizáveis, a não ser que sejam sob um enfoque naturalístico, mediante o qual as conclusões podem ser transpostas somente a pesquisas cujo corpus de análise apresente semelhantes circunstâncias sociais e históricas.

A escolha das universidades deve-se ao fato de serem universidades públicas federais que contemplam, nas matrizes curriculares dos seus respectivos cursos de Pedagogia, duas disciplinas do campo “Educação e Tecnologia”, sendo uma obrigatória e uma eletiva. A isso se alia o fato de ambas estarem engajadas em projetos de pesquisa sobre os dois campos que se configuram como marco teórico da presente proposta: “Educação e Tecnologias” e “Formação de Professores e TDIC”.

Quanto à coleta de dados, para atender a demanda do primeiro objetivo específico, a pesquisa se debruçou sobre o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, incluindo-se as ementas das disciplinas que tematizam a relação entre TDIC e educação.

Quanto às formas de análise foram realizadas em atenção ao primeiro objetivo específico, análise documental das ementas das disciplinas que tematizam a área de “Educação e Tecnologias” e dos excertos dos projetos político-pedagógicos dos cursos em tela, que se referem a essa dimensão da formação docente.

3. Resultados e discussão

A pesquisa buscou encontrar conteúdos curriculares acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) oferecidos pela UFAL para a formação de professores. Dessa maneira, foi necessário fazer uma revisão acerca do currículo do em questão, buscando encontrar conteúdos curriculares acerca das TDIC oferecidos por esta Instituição de Ensino para o curso superior de formação de professores para educação, promovendo desta forma a ampliação de dados para enriquecimento dos estudos acerca das TDIC.

Se considerarmos o princípio que o Curso de Pedagogia forma professores para atuarem, principalmente, na educação infantil e ensino fundamental 1, faz-se preciso fomentar a utilização das TDIC na prática pedagógica do Curso de Pedagogia para que estas possam ser discutidas, analisadas e apropriadas pedagogicamente. Visto que as crianças fazem parte de uma cultura digital, Pimentel (2015, p. 55) afirma que:

além dessa relação direta com a internet, as crianças demonstram que a vida em rede não difere da vida concreta, por isso alguns elementos se destacam: a forma com as crianças lidam com a privacidade, como suas identidades são construídas na realidade da cibercultura, como também se relacionam com a criação e a inovação neste contexto conectado.

(5)

5

O currículo do Curso de Pedagogia da UFAL, na justificativa do projeto político pedagógico, discute que é importante que os jovens possuam uma educação básica suficiente para poder acompanhar os avanços tecnológicos, como diz:

Garantir uma educação básica para os jovens excluídos é, hoje, inquestionavelmente, um dos meios de reverter esse quadro social, considerando que um dos atributos mais valorizados neste mundo em que vivemos é a posse de uma escolarização suficiente para dar conta da cultura letrada e das respectivas tecnologias que permeiam todas as instâncias da vida social. (BRASIL, 2006b, p. 08).

Diante disso, nota-se a essencialidade das tecnologias para uma justificativa de haver uma eficiência na escolaridade das crianças, jovens e adultos, buscando melhorar a qualidade do ensino no estado. Além das outras metodologias já utilizadas, as tecnologias têm o intuito de melhorar o ensino e aprendizagem, utilizando as diversas formas de trabalhar com este recurso tecnológico buscando assim, um bom desempenho profissional e estudantil.

De acordo com o Parecer CNE/CP n° 05/2005 (BRASIL, 2005), o Curso de Pedagogia, desde então, vai amalgamando experiências de formação inicial e continuada de docentes, para trabalhar tanto com crianças quanto com jovens e adultos, com a implantação de determinados temas, dentre eles está a educação a distância e as novas TDIC aplicadas à educação. Ao analisar algumas considerações a respeito do uso das tecnologias no Curso de Pedagogia da UFAL, foi constatado no currículo, mais especificamente no campo de atuação, em que diz: “Atividades de organização e gestão de sistemas e de instituições de ensino, englobando a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares” (BRASIL, 2006b, p. 03). Já no Parecer CNE/CP n° 05/2005 (BRASIL, 2005) também ressalta os objetivos do referente Curso, que as atividades docentes devem compreender que a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino engloba a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. E no perfil do licenciado egresso do Curso Pedagogia, há de se considerar a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Observa-se que no currículo do curso, houve algumas modificações, dentre elas a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dando ênfase tanto na formação do professor quanto do aluno. Dessa forma, foi consultado o Projeto Político Pedagógico do presente Curso e observado que nele encontra-se Conselho Nacional da Educação (CNE) 2006, onde são incluídas as Tecnologias como recurso midiático para o ensino-aprendizagem, e aponta que o egresso do Curso de Pedagogia deve estar apto a: [...] relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas (BRASIL, 2006b, p.09). Com isso, no currículo do curso, observam-se algumas habilidades que o pedagogo deve desenvolver na sua formação, destacando-se dentre eles está a capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas (BRASIL, 2006b).

Ainda de acordo com as competências do pedagogo, na Resolução CNE/CP nº 1/2006 (BRASIL, 2006a), destacam-se algumas funções que o pedagogo deve cumprir quando for

(6)

6

formado, dentre elas está o desenvolvimento tecnológico na educação, conforme o trecho a seguir:

Pedagogos e pedagogas seriam, então, profissionais da educação que, uma vez formados/as, assumiriam funções de administração, planejamento de currículos, orientação a professores, inspeção de escolas, avaliação do desempenho de estudantes e docentes, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da educação nos aparelhos do Estado, nos âmbitos Federal, Estaduais e, em muitos lugares, também nos municípios, mediante uma formação e um diploma de bacharel. (p.22)

E no Parecer CNE/CP n° 05/2005 (BRASIL, 2005, p. 8-9):

Por conseguinte, o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: (...) relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Delineado como perfil desejável e insistentemente a ser buscado do/a egresso/a do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL, destaca-se: “capacidade de relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas” (BRASIL, 2006b, p.33).

A estrutura do curso de Pedagogia, respeitadas a diversidade nacional e a autonomia pedagógica das instituições, constituir-se-á de: estudo da Didática, de teorias e metodologias pedagógicas, de processos de organização do trabalho docente, de teorias relativas à construção de aprendizagens, socialização e elaboração de conhecimentos, de tecnologias da informação e comunicação e de diversas linguagens.

É importante destacar que na matriz curricular do presente Curso são apresentados três núcleos de estudos, sendo eles: um núcleo de estudos básicos; um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos e um núcleo de estudos integradores. A respeito do núcleo de estudos básicos, preconiza a articulação, por meio de reflexão e ações críticas, e destaca: “a Didática, as teorias e metodologias pedagógicas, os processos de organização do trabalho docente, as teorias de desenvolvimento da aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, de tecnologias de informação e comunicação e diversas linguagens” (BRASIL, 2006b, p.35).

No curso, são ofertadas disciplinas específicas, sendo elas: uma obrigatória (Tecnologia da Informação e Comunicação) e duas eletivas (Introdução à Educação a Distância e Saúde Mental e Tecnologias Digitais). Porém, há outras disciplinas que utilizam as tecnologias incluídas nas metodologias a serem aplicadas como processo de ensino-aprendizagem, as quais são: Estatística; Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem; Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I e II; Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências Naturais I e II (Figura 1).

(7)

7 Figura 1. Diciplinas ofertadas que tematizam as TDIC.

Fonte: Autoria própria.

A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação faz parte da matriz curricular do Curso de Pedagogia do primeiro período da UFAL tratando-se da matriz curricular, o núcleo de estudos básicos é dividido em três eixos, e a disciplina de novas tecnologias da comunicação e informação disponível ao ato de aprender se enquadram no eixo contextual no módulo: Educação, Conhecimento e Informação, em que os componentes curriculares são ministrados pela disciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação – TIC no primeiro período do curso, com a carga horária de 80h.

Em síntese, após a análise do projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, identificamos que 9 disciplinas – sendo três específicas com conteúdo da temática das TDIC, sendo apenas uma dessas obrigatória; e outras três que englobam outros assuntos, mas consta nas ementas a utilização das TDIC na articulação dos objetivos e metodologia.

4. Conclusões

Ao término do estudo, foi possível compreender a importância do modo em que os atores sociais que integram o curso de Pedagogia da UFAL têm ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para o uso das TDIC, nos processos de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Levando em consideração as análises realizadas durante o processo da pesquisa, podemos identificar que o projeto político pedagógico do curso em questão prospecta um perfil do aluno egresso e sua relação com as TDIC. Nesse perfil, espera-se que o então docente tenha a capacidade de relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para os alunos. Dessa forma, segundo o documento, o aluno egresso deve desenvolver a habilidade de desenvolver suas práticas com o auxílio das TDIC, de modo que suas potencialidades sejam implementadas no processo de ensino-aprendizagem de suas práticas.

Ao analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas, percebemos que a temática é concebida de forma fragmentada, em que as TDIC ora são tratadas como

(8)

8

ferramentas, ora como recurso didático, de modo que elas são abordadas, de forma predominante, na dimensão instrumental. Semelhante aos achados de Vieira (2007), parece-nos que a inserção da temática das TDIC se aproxima mais da perspectiva instrumental do seu uso pedagógico. Cabe salientar que a inserção das interfaces das TDIC no processo formativo do pedagogo contribui para a produção de um dinamismo de inclusão digital e elencado com o processo educacional e informacional, promovendo o protagonismo e a cidadania tanto do professor quanto do aluno.

Já ao verificar como se dá a discussão sobre TDIC e formação do professor nas ementas das disciplinas, percebemos que ela aparece como um princípio metodológico, o que nos leva a crer que a temática carrega consigo ações críticas e reflexivas na educação básica. Entretanto, apesar de constar no projeto político pedagógico do curso, a necessidade de integração das TDIC nos processos de formação inicial ainda não é tratada com a atenção que deveria. Como constatado em nossos resultados, a maioria das disciplinas que abordam e utilizam as TDIC em suas práticas são disciplinas eletivas, ou seja, disciplinas que não são obrigatórias a todos os estudantes do curso de Pedagogia, a não ser que seja do interesse do próprio aluno. Assim, parece relevante considerar que, a partir da análise feita, a integração das TDIC na educação básica não aparece como eixo fundamental no curso de Pedagogia da UFAL.

Referências

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. (1944) Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. RJ: Jorge Zahar, 1985.

ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, 13.12.2005. Brasília, 2005. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, 2006a.

BRASIL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Maceió: UFAL, 2006b. 81f.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

(9)

9

LOPES, R.; FURKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 269-296, Dec. 2016.

OLIVEIRA, M. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2003.

PADUA, E. Estudo de caso. In: Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 10ª. Ed. Campinas, Papirus: 2004. p. 74-77.

PALFREY, J. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A aprendizagem das crianças na cultura digital. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

TRIVIÑOS, A. Estudo de caso. In: Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas: 1987. p. 133-136.

VIEIRA, S. da R. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor?. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – PPGE/CED, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2007.

Referências

Documentos relacionados

Nos demais processos analisados essa mesma afinidade discursiva não aparece; neles, a investigação do comportamento da mãe da ofendida foi feita apenas pelos advogados a

Desta forma, a pesquisa desenvolvida se justifica pelo fato de proporcionar aos futuros professores de matemática, alunos da disciplina de Tecnologias no Ensino

Juliano Taveira Bernardes ser válida e eficaz a inovação decorrente da alteração do artigo 16 da LACP, mesmo não sendo modificada a sistemática especial das

Quanto aos recursos existentes no Distrito de Santo Antão, 69% dos entrevistados responderam que, como se trata de uma área rural privilegiada pela natureza, com mata

A QUESTÃO DE GÊNERO NO DIREITO DO TRABALHO: considerações sobre a situação fática da mulher no mercado de trabalho face à previsão legal de igualdade... LUIZA

Propõe-se o presente trabalho detectar os aspectos literários e não só estilísticos dessa obra; isso significa a preocupação de penetrar em outros, aspectos definidores da

De acordo com item 8.1 do Capítulo XI, das Instruções Especiais SE 02/2013, a Diretoria de Ensino somente poderá convocar os candidatos classificados em lista de 2ª opção,

Na figura 58 vê-se, que o perfil transversal para este corpo de prova antes da aplicação da linha de calor apresentou-se com linha de tendência, no sentido estatístico do