• Nenhum resultado encontrado

PMI-2963 Avaliação de Impactos Ambientais I Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto. Caso 7 Parque eólico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PMI-2963 Avaliação de Impactos Ambientais I Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto. Caso 7 Parque eólico"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PMI-2963 Avaliação de Impactos Ambientais I

Prof. Luis Enrique Sánchez Prof. Luís César de Souza Pinto

Trabalho Prático 2. Identificação de impactos e seleção de questões

relevantes

Caso 7

Parque eólico

Uma empresa pretende construir um parque eólico em um local situado na região semiárida do Nordeste brasileiro.

A região

O empreendimento situa-se em uma zona rural onde predominam a pecuária extensiva e atividades agrícolas voltadas para o mercado (plantio de sisal e de algodão), ao lado de atividades de subsistência. O local escolhido para o empreendimento situa-se em um alto topográfico, em uma fazenda de 520 ha exclusivamente voltada à criação de gado. A fazenda situa-se a 15 km da sede do município de Ventania e o acesso se faz por estrada estadual pavimentada. Vizinho à fazenda há um povoado rural (São João) onde vivem cerca de 40 famílias que realizam plantio de subsistência e trabalham nas fazendas da região. Ademais, há na região diversos fragmentos de vegetação nativa com potencial de abrigar espécies ameaçadas, principalmente nos locais de maior altitude e dificuldade de acesso. A baixa disponibilidade de água e os solos oligotróficos contribuíram para a conservação de remanescentes de vegetação nativa. A fitofisionomia predominante é a caatinga arbóreo-arbustiva.

A geologia local exibe predominância de rochas quartzíticas, com potencial de ocorrência de cavernas.

O empreendimento

O projeto prevê a construção de 95 aerogeradores de eixo horizontal com 1,85 MW de potência cada um, totalizando 176 MW de potência instalada. Os equipamentos, cada um deles dotado de três pás de 40,3 m de comprimento, serão montados sobre torres de aço de 78 m de altura, diâmetro de 4,3 m na base e 2,5 m no topo.

Há necessidade de abertura de vias de acesso no interior da fazenda para a construção das torres e instalação dos aerogeradores. O acesso até a fazenda é feito por rodovia estadual pavimentada.

O período de construção é estimado em 24 meses e a mão-de-obra necessária, durante o período de pico, é de 240 trabalhadores; entre o quarto e o décimo oitavo mês de construção, o número médio estimado de trabalhadores no canteiro será de 160.

Durante a construção será montado um canteiro de obras composto de alojamento, refeitório, escritórios, ambulatório, almoxarifado e outras instalações, ocupando uma área total de cerca de 5.500 m2. Ao lado do canteiro haverá uma usina de concreto, ocupando

cerca de 4.500 m2. A usina terá pátio de estocagem de brita e areia, escritório, almoxarifado

e demais instalações. Ao lado da usina será instalado o pátio de manobra e estocagem, onde serão descarregadas torres, pás e demais componentes, numa área total de cerca de 45.000 m2.

As principais atividades de construção são: - escavação e instalação das fundações - montagem das torres, em três segmentos

(2)

______________________________________________________________________________

Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo 2017

- montagem da nacelle, içamento e instalação - instalação das pás no rotor (realizada no solo) - instalação e montagem do conjunto rotor/pás

- instalação do sistema de cabos elétricos subterrâneos - construção do edifício de controle

- construção da subestação elétrica

Todos os materiais e equipamentos serão transportados por caminhões até o canteiro de obras. Para o transporte das pás, com 40,3 m de comprimento e 6,2 t, serão necessárias carretas longas. A nacelle tem peso total de 58 t e seus componentes são transportados separadamente. A torre cilíndrica tem três segmentos, de 22 m, 26 m e 29,5 m (inferior, intermediário e superior), com pesos respectivos de 50,5 t, 36,6 t e 28,4 t.

Para a montagem do parque eólico será necessária uma grua com capacidade de 450 t, ela mesma transportada desmontada até o canteiro de obras.

As fundações terão dimensões variáveis, de acordo com as características do solo. De modo geral, para cada torre será escavada uma área de cerca de 200 m2 com 4 m de

profundidade. Estima-se o consumo de cerca de 200 m3 de concreto e 14,5 t de aço por

fundação. A base da torre metálica é ancorada à fundação por parafusos.

O suprimento de água do canteiro será feito mediante captação em córrego perene situado nas proximidades. Entretanto, considerando a baixa disponibilidade hídrica da região, o empreendedor também estuda a alternativa de suprir toda a água mediante caminhões-pipa. Sabe-se que as necessidades de água para produção de concreto são da ordem de 150 l/m3.

O suprimento de eletricidade durante a construção será garantido por geradores de 80 kVA. O armazenamento de combustível para os geradores será feito em tanques aéreos de 15000 l.

A energia gerada em cada aerogerador é transportada por cabos elétricos subterrâneos instalados, tanto quanto possível, junto às vias internas de acesso. Em locais adequados, os cabos oriundos de um conjunto de turbinas são conectados a uma linha aérea interna.

Durante a operação serão necessários 32 postos de trabalho. A subestação elétrica elevará a tensão para 230 kV e será conectada a uma linha de transmissão cujos impactos não fazem parte deste exercício.

Trabalho prático: 1a. parte

O exercício, a ser realizado em grupos de quatro ou cinco pessoas, consistirá, em sua primeira parte, na identificação preliminar dos possíveis impactos ambientais ocasionados pelo projeto proposto. O resultado será apresentado na forma de uma lista preliminar de impactos potenciais. O grupo escolherá o procedimento de identificação de impactos que julgar mais conveniente, estabelecendo claramente as relações de causa e efeito, mas deve justificar a escolha e descrever detalhadamente o procedimento utilizado.

Durante a identificação preliminar, o grupo provavelmente observará que alguns impactos são mais importantes que outros, mas não deve se preocupar com esta questão nesta parte do trabalho, deixando de fora apenas os impactos nitidamente irrelevantes.

Trabalho Prático: 2a. parte

Nesta segunda parte, o grupo deve identificar as questões relevantes para fins de planejar um estudo de impacto ambiental desse projeto. Para isto, classifique os impactos identificados na primeira parte em três graus de importância: pequena, média ou grande. Para cada um deles, apresente uma justificativa de sua classificação.

(3)

É importante lembrar que este trabalho prático procura simular a definição dos termos de referência de um estudo de impacto ambiental. Portanto, as informações sobre o ambiente potencialmente afetado são poucas e praticamente restritas ao descritivo acima apresentado. Caso o grupo entenda ser necessário assumir determinadas hipóteses sobre o local do projeto ou sobre o próprio projeto, poderá fazê-lo desde que registrem quais foram essas hipóteses.

Recomenda-se que os critérios de atribuição de importância sejam estabelecidos previamente, e em seguida aplicados de forma homogênea a todos os impactos identificados.

Finalmente, responda: quais são os prováveis impactos mais relevantes? Para estes impactos, preencha a lista de do Quadro 1 e formule questões relevantes pertinentes. Estas questões relevantes serão norteadoras do planejamento do estudo de impacto ambiental. Trabalho Prático: 3a. parte

Tendo em vista a lista de impactos potencialmente relevantes resultante da segunda parte deste exercício, agora a tarefa do grupo é preparar uma lista de temas de estudo necessários para esta avaliação de impacto ambiental, ou seja, temas que deveriam ser incluídos para a preparação do diagnóstico ambiental integrante do EIA deste projeto. Lembre-se que os recursos financeiros são sempre limitados e que os estudos deveriam ser feitos no menor tempo possível, mas que devem ser suficientemente aprofundados para permitir previsões de impactos - ou seja, o prognóstico da situação futura, caso o empreendimento seja implantado – e isto com o maior grau de confiança.

Lembre-se que devem ser recomendados somente estudos necessários para a adequada identificação e previsão dos impactos, assim como para que seja definido posteriormente um correspondente programa de gestão ambiental.

Como resultado da terceira parte do trabalho, o grupo deve apresentar:

1) uma lista dos estudos necessários (tais como levantamentos de fauna, estudos sobre a qualidade da água etc, com indicação da necessidade de obtenção de dados primários ou compilação de dados secundários);

2)

os resultados esperados de cada um dos estudos e uma indicação sua utilização (ou

seja, qual a finalidade e a utilização a ser dada às informações que se propõe coletar, como, por exemplo, fazer modelagem matemática ou estabelecer uma base que permita comparações futuras);

3) os limites espaciais da área de estudo;

4) duração dos estudos (o tempo necessário para a obtenção e análise dos dados); 5) uma lista dos profissionais necessários para executar os estudos propostos.

Apresente os resultados da terceira parte em um quadro com a estrutura do Quadro 2, usando tantas linhas quanto necessário.

Apresentação dos resultados

O grupo deve preparar um texto explicativo contendo todo o material necessário para o perfeito entendimento dos resultados, incluindo uma explanação sobre os métodos utilizados para realização de cada parte do exercício. Inclua, se julgar necessário, matrizes, planilhas e quaisquer outros quadros ou gráficos. Não se esqueça de mencionar fontes utilizadas e apresentá-las de acordo com o formato usual de referência bibliográfica.

(4)

______________________________________________________________________________

Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo 2017

QUADRO 1 – Identificação de questões relevantes para planejamento do EIA (como exemplo)

Impacto potencialmente significativo

Questões relevantes pertinentes

1. Perda de patrimônio espeleológico 1.1 há cavidades naturais subterrâneas ao longo do traçado da rodovia ou em suas proximidades? 1.2 se houver, são importantes (= qual o grau de relevância das cavernas?)

(5)

QUADRO 2 – Síntese dos estudos de base

Estudos necessários e tipo de levtos. necessários (primários/ secundários) Estudos contribuem para responder quais questões?

Resultados esperados dos

estudos Utilização dos resultados dos estudos Área de estudo Duração do estudo

Levantamento do potencial

espeleológico 1.1; 1.2 1. Identificação de cavidades naturais subterrâneas existentes ao longo do traçado proposto

2. Classificação das cavernas segundo seu grau de

relevância 1. Estudo de alternativas de traçado 2. Definição das compensações necessárias 3. Definição de medidas de gestão durante a construção visando a proteção das cavernas Faixa de 500 m de cada lado do traçado proposto Estimado em cerca de 2 meses (podendo se estender caso sejam encontradas cavidades)

(6)

______________________________________________________________________________

Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo 2015

Referências

Documentos relacionados

• A qualidade do sistema pode aumentar quando os defeitos são consertados;. • Lições podem ser aprendidas: defeitos já conhecidos podem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Para Oliveira (2013), a experiência das universidades a partir da criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e mais

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

moral(felicidade, prazer, utilidade, auto-realização humana. Não indicam o que devemos fazer, mas como devemos actuar. São éticas materiais, os princípios morais que

Este conceito está intimamente ligado à definição da privacidade como necessidade ou direito de possuir áreas secretas que conduzam ao equilíbrio psíquico, na medida em que

Benefiting from the experience gained in the PEARL (Practical Experimentation by Accessible Remote Learning) project, the University of Porto has developed a Remote