• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO DOUTORADO"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM BIOTECNOLOGIA

MESTRADO ACADÊMICO – DOUTORADO

GUIA PARA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DE

DISSERTAÇÃO E TESE

3ª Versão

Março/2015

(2)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 3

1. INTRODUÇÃO ... 4

2. RESUMO ... 5

3. PROPOSTA DE BANCA DE DISSERTAÇÃO/TESE E ENTREGA DA VERSÃO INICIAL À SECRETARIA ... 6

3.1. ORIENTAÇÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO DA BANCA ... 6

3.2. ESTRUTURA DO DISSERTAÇÃO/TESE... 6

3.3. FORMATO ... 7

3.4. PAGINAÇÃO ... 8

3.5. ELEMENTOS ESPECÍFICOS ... 9

3.6. IMPRESSÃO E ENCADERNAÇÃO ... 9

4. VERSÃO FINAL EM MÍDIA DIGITAL ... 10

4.1. PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DOS ARQUIVOS ... 10

4.2. ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO ... 11

4.3. FORMATO E PAGINAÇÃO ... 11

4.4. ELEMENTOS ESPECÍFICOS ... 11

5. VERSÃO FINAL IMPRESSA ... 13

5.1. ENCADERNAÇÃO ... 13

5.2. CATALOGAÇÃO PELA BIBLIOTECA ... 13

6. PROCEDIMENTOS ADICIONAIS PARA ENTREGA ... 14

7. ORIENTAÇÕES PÓS ENTREGA ... 15

8. CALENDÁRIO E CHECKLIST DE DOCUMENTOS ... 16

ANEXO I ... 17

(3)

APRESENTAÇÃO

O presente manual tem por objetivo orientar os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Inmetro quanto à confecção e procedimentos para submissão da dissertação e da tese nas suas versões inicial, final em mídia digital e final impressa.

As informações deste manual também se encontram disponíveis na página eletrônica do curso, http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/ppgbiotec/index.asp, bem como a maioria dos formulários e modelos mencionados. Demais orientações ou dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro.

(4)

1. INTRODUÇÃO

Este manual trata de instruções para confecção, submissão e entrega das versões da dissertação e tese do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, do Inmetro, com vistas à obtenção do título de Mestre(a) ou Doutor(a) em Ciências.

O texto da dissertação/tese deve ser redigido em português, mas deve haver cópias da folha de rosto e do resumo traduzidas para o inglês. Revisar rigorosamente o texto. Lembre-se que o computador corrige apenas erros de digitação, portanto, a verificação de regência, tempos verbais, ortografia, conjugação, pontuação etc. deve ser feita também manualmente. Evite o uso de anglicismos. Palavras em outras línguas devem ser destacadas (grifadas, entre aspas ou em itálico). Os neologismos devem ser usados apenas quando extremamente indispensáveis e devem vir entre aspas.

Existem dois tipos de versões de dissertação /tese denominadas versão inicial e versão

final. A versão inicial é aquela entregue à Secretaria em formato impresso, no momento da

entrada com o pedido de defesa. A versão final deve ser entregue na Secretaria após a defesa, primeiramente, em formato digital (para aprovação quanto à forma) e, posteriormente, em formato impresso.

a) Versão inicial é a versão que será entregue à Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro e aos membros da Banca Examinadora. Ela deve ser entregue em formato impresso (encadernação espiral) e em formato digital à secretaria, para dar entrada no pedido de defesa. A entrega aos membros da banca é de responsabilidade do discente e seu orientador, e o seu formato poderá ser impresso ou digital, de acordo com a preferência de cada membro.

b) Versão final em mídia digital é a versão da dissertação/tese em formato digital confeccionada após a defesa da dissertação, incluindo as correções solicitadas pela Banca Examinadora e documentos anexos. Ela deve ser entregue à Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro para ser estocada em um CD-R, e ficar disponível para consulta por computador. Ela deve ser entregue à secretaria em formato digital. Versão final impressa é confeccionada pelo discente após a aprovação da versão final em mídia digital pela Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro. Esta versão deverá conter a Folha de Aprovação devidamente assinada pela Banca Examinadora e ser encadernada de acordo com as orientações do item 5.1. Deve conter, ainda, a ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do Inmetro.

(5)

2. RESUMO

a) Até 45 dias antes da defesa, o orientador deverá enviar o formulário “Solicitação de Defesa de Dissertação/Tese”, acompanhado da Versão Inicial impressa (encadernação espiral) e digital da dissertação/tese, e dos currículos Lattes dos membros da banca. b) Até 45 dias após a aprovação da dissertação/tese, o aluno deverá entregar à

Secretaria a versão final em formato digital, para conferência quanto à forma.

c) Após a conferência da versão final em formato digital pela Secretaria, o aluno deverá providenciar a versão final impressa, contendo folha de rosto assinada, ficha catalográfica, e encadernada de acordo com as orientações do item 5.1. A versão final impressa deverá ser entregue à Secretaria para que se possa dar início à confecção do Diploma.

(6)

3. PROPOSTA DE BANCA DE DISSERTAÇÃO/TESE E ENTREGA

DA VERSÃO INICIAL À SECRETARIA

No máximo 45 dias antes da data da defesa, o orientador deve encaminhar à Secretaria o formulário “Solicitação de Defesa de Dissertação/Tese”, propondo nomes de examinadores para a banca de dissertação/tese. Juntamente com o formulário, deverão ser entregues cópias dos currículos Lattes de cada membro da banca, e uma cópia impressa (encadernação espiral) e digital da versão inicial da dissertação/tese. O formulário “Solicitação de Defesa de Dissertação/Tese” pode ser retirado na Secretaria do Curso ou na página eletrônica do curso PPGBiotec. Cabe ao orientador tratar da entrega da versão inicial aos membros da banca (em formato mais apropriado definido por cada membro).

3.1. ORIENTAÇÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO DA BANCA

A banca examinadora deverá ser constituída por um presidente, o qual deverá ser docente colaborador ou permanente do Programa, preferencialmente, orientador da dissertação/tese, e por mais dois membros portadores de título de doutorado. Pelo menos um dos membros doutores da banca deverá ser externo ao Inmetro, com reconhecida atuação na área de conhecimento da dissertação/tese.

Deve-se assegurar que a maioria dos componentes da banca não tenha atuado como orientador ou coorientador do trabalho.

A escolha dos suplentes deve ser tal que os requisitos anteriores mantenham-se atendidos, caso venham a assumir posições de membros titulares da banca.

O Colegiado do PPGBiotec poderá ratificar os nomes propostos ou indicar novos nomes para compor a Banca.

3.2. ESTRUTURA DO DISSERTAÇÃO/TESE

A estrutura tradicional de apresentação da dissertação/tese é em forma de dissertação. Neste caso, deve estar em conformidade com ABNT-NBR 14724:2011, obedecendo à ordem dos elementos descritos na Tabela 1. A obrigatoriedade (ou não) da inclusão do elemento na dissertação está especificada pela coluna “Grau”. Em casos excepcionais (em relação à forma) devem ser tratados diretamente com o Coordenador do PPGBiotec.

(7)

Tabela 1 – Ordem de apresentação do texto da dissertação na versão inicial.

Elemento Estrutura Sequencial Grau

Pré-textuais Capa obrigatório Lombada opcional Errata opcional Dedicatória(s) opcional Agradecimentos opcional Epígrafe opcional Resumo obrigatório

Abstract (resumo em inglês) obrigatório Lista de ilustrações opcional Lista de tabelas opcional Lista de abreviaturas e siglas opcional Lista de símbolos opcional

Sumário obrigatório Textuais Introdução obrigatório Desenvolvimento obrigatório Conclusão obrigatório Pós-textuais Referências obrigatório Glossário opcional Apêndice(s) opcional(ais) Anexo(s) opcional(ais) Índice(s) opcional(ais)

A seção “Desenvolvimento” normalmente é subdividida em subseções que variam em função da abordagem do tema e do método. Pode ser subdividida, por exemplo, em: Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, e Discussão.

3.3. FORMATO

O documento deve ser impresso em papel branco A4 (21,0 cm x 29,7cm) em orientação vertical (tipo retrato). A fonte é Times New Roman, tamanho 12 para todo o trabalho, exceto para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas,

(8)

que devem ter tamanho10. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

As margens devem ser: anverso com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, e verso com margens direita e superior de 3,0 cm e esquerda e inferior de 2,0 cm.

O espaço entrelinhas é de 1,5 linhas, exceto para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas das ilustrações e tabelas, que devem ser digitados com espaçamento simples. As referências, ao final do trabalho, devem apresentar espaçamento simples entre linhas e devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Os indicativos de seção (títulos de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) devem começar na porção superior de página ímpar. Tais títulos devem ser escritos em negrito, tamanho 14, precedidos de indicativo numérico, em algarismo arábico, alinhado à esquerda. Os subitens são em negrito, tamanho 12 e numerados a partir da numeração dos capítulos. Os capítulos formados pelos elementos textuais (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) são numerados em arábico, em tamanho 14, e em negrito.

Os elementos errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s), e índice(s) não apresentam indicativo numérico. Os títulos destes elementos devem ser escritos em tamanho 14, em negrito, sem indicativo numérico, com alinhamento centralizado.

Os elementos capa, folhas de rosto, verso da folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória e epígrafe(s) não têm título nem indicativo numérico.

As citações às referências no texto podem seguir os sistemas “numérico” ou “autor-data” (segundo ABNT NBR 10520), não sendo permitido notas de rodapé para aqueles que tenham escolhido o sistema “autor-data”.

Formatações especiais devem ser empregadas nas páginas “Folha de Rosto”, “Verso de Folha de Rosto” (no caso da versão inicial em mídia digital) e “Folha de Aprovação”, conforme modelos disponibilizados ao final deste guia e que também podem ser retirados na Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro.

3.4. PAGINAÇÃO

Todas as folhas ou páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve figurar a partir da primeira folha da parte textual continuando a contagem iniciada na folha de rosto. A numeração da página é

(9)

feita em tamanho 10, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Os elementos pós-textuais seguem a numeração sequencial em algarismos arábicos, dando prosseguimento aos elementos textuais.

3.5. ELEMENTOS ESPECÍFICOS

a) Resumo – o resumo é escrito em um único parágrafo contendo “visão rápida e clara do conteúdo e conclusões do trabalho, constituindo-se em uma sequência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028” (Fonte: ABNT NBR 6028).

b) Abstract – é a tradução do resumo em português para a língua inglesa.

c) Sumário – é a “enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na ordem e grafia que a matéria sucede, acompanhado do respectivo número da página” (fonte: ABNT NBR 6027). A diagramação fica a critério do aluno, considerando a clareza da apresentação. Atenção para que as páginas indicadas no índice correspondam corretamente ao corpo do texto.

d) Quadros, figuras e tabelas - são numerados na ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos e devem conter fonte (com indicativos em casos de tradução e/ou outras modificações em relação ao original) e título.

e) Referências - são padronizadas pela norma ABNT NBR 6023.

3.6. IMPRESSÃO E ENCADERNAÇÃO

A versão inicial será impressa e encadernada pelo próprio discente com espiral e capas plásticas, transparente na frente e preta ao fundo. A entrega da versão inicial aos membros da banca é de responsabilidade do discente e de seu orientador.

(10)

4. VERSÃO FINAL EM MÍDIA DIGITAL

A versão final em mídia digital é a versão da dissertação/tese em formato digital confeccionada após a defesa e aprovação pela Banca Examinadora. Esta versão é composta por arquivo digital que contém o texto da dissertação/tese, em sua formatação final para publicação, disponibilização ao público e arquivamento no Inmetro. Esta versão ficará disponível para consulta por meios digitais. A versão final em mídia digital pode conter ainda arquivos suplementares (vídeos, documentos suplementares, cópias de publicações, etc.), caso seja de interesse do aluno.

No caso de a Banca da dissertação/tese ter requisitado modificações no texto, a versão

final em mídia digital deve incorporar por completo as sugestões e alterações solicitadas pela

Banca. O(A) Presidente da Banca Examinadora comunicará ao aluno as alterações e/ou sugestões requisitadas e ficará responsável por verificar a incorporação das modificações sugeridas na versão final em mídia digital (ou designará uma pessoa).

A versão final em mídia digital deve incluir imagem da Folha de Aprovação assinada por todos os membros da banca examinadora.

4.1. PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DOS ARQUIVOS

O(s) arquivo(s) que compõe(m) a versão final em mídia digital (se for o caso, incluindo arquivos suplementares) deve(m) ser entregue(s) à Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro respeitando o prazo estabelecido pela Banca, em conformidade com as orientações do Programa. O arquivo que contém o corpo da dissertação/tese que será impresso para compor a versão final impressa deve ser disponibilizado em formatos “.doc”, “.docx” ou “pdf”. A formatação do documento deverá estar de acordo com instruções constantes nos itens 4.2 a 4.4 deste documento.

O arquivo presente no CD-R é a versão que será estocada na biblioteca e disponibilizada para consulta digital. O arquivo deverá conter marcadores, estar protegido com aplicação de segurança, com senha, para evitar edições do texto, mas permitir sua impressão em alta resolução.

Arquivos suplementares à dissertação/tese (vídeos, documentos suplementares, cópias de publicações, etc.) deverão estar em sua forma final de publicação em mídia digital, em qualquer formato desejado pelo aluno. A Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro não alterará o formato ou editará estes anexos. Estes arquivos suplementares

(11)

ficarão estocados em mídia digital junto com a dissertação/tese, mas em pasta distinta com o nome de “Suplementos”.

A Coordenação do PPGBiotec sugere fortemente que o(s) arquivo(s) seja(m) entregue(s) na Secretaria pessoalmente pelo aluno e seja(m) verificado(s) quanto à sua integridade de imediato. Alternativamente, a entrega do(s) arquivo(s) poderá ser realizada por e-mail, mas a responsabilidade pela correção dos dados será do aluno.

4.2. ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO/TESE

A apresentação do texto da dissertação/tese, na sua versão final em mídia digital, deve obedecer à ordem dos elementos descritos na tabela 2, em conformidade com a ABNT NBR 14724. Diferentemente da versão inicial, na versão final em mídia digital deve ser incorporada o elemento “Verso da Folha de Rosto”. A confecção deste elemento é descrita na seção 4.4 e terceiro modelo em anexo.

4.3. FORMATO E PAGINAÇÃO

O formato e a paginação são os mesmos da versão inicial.

4.4. ELEMENTOS ESPECÍFICOS

A versão final em mídia digital tem todos os elementos específicos da versão inicial

em mídia digital e mais a “Folha de Rosto”, “Verso da Folha de Rosto” e “Folha de

Aprovação”. Os itens estão descritos abaixo e devem estar de acordo com o modelo disponível no Anexo I.

a) Folha de Rosto – contém texto próprio informando a instituição, título auferido, e curso, nome do autor, nome do(s) orientador(es) e título da dissertação em letras maiúsculas.

b) Verso da Folha de Rosto – contém dados de catalogação, referência e cessão de direito. Há um modelo no Anexo I, que deve ser seguido. Entretanto, faça uma revisão final junto à biblioteca do Inmetro.

c) Folha de Aprovação – contém o título da dissertação, o nome do autor, e a banca contendo todos os nomes dos membros participantes, seguidos da instituição à qual pertencem. Ao fim, o local e a data de defesa.

(12)

Tabela 2 – Ordem de apresentação do texto da dissertação na versão final.

Elemento Estrutura Sequencial Grau

Pré-textuais

Capa obrigatório

Lombada opcional

Folha de rosto obrigatório

Folha de catalogação obrigatório Folha de rosto (em inglês) obrigatório

Errata opcional

Folha de Aprovação obrigatório Dedicatória(s) opcional Agradecimentos opcional

Epígrafe opcional

Resumo obrigatório

Abstract (resumo em inglês) obrigatório Lista de ilustrações opcional Lista de tabelas opcional Lista de abreviaturas e siglas opcional Lista de símbolos opcional

Sumário obrigatório Textuais Introdução obrigatório Desenvolvimento obrigatório Conclusão obrigatório Pós-textuais Referências obrigatório Glossário opcional Apêndice(s) opcional(ais) Anexo(s) opcional(ais) Índice(s) opcional(ais)

(13)

5. VERSÃO FINAL IMPRESSA

Versão final impressa é a versão da dissertação/tese confeccionada pelo(a) aluno(a)

após a versão final em mídia digital ter sido entregue à Secretaria do Curso e conferida por funcionário(a) da mesma.

Recomenda-se que as impressões sejam coloridas e em alta qualidade.

5.1. ENCADERNAÇÃO

A encadernação deverá ser providenciada pelo(a) aluno(a). A versão final impressa deverá conter a página com assinatura da Banca Examinadora e ser encadernada com capa dura na cor preta e inscrições em dourado na capa e na lombada. No canto superior da lombada constará o nome do autor, enquanto no canto inferior constará a marca “Inmetro” e o ano da defesa. No centro da lombada, constará o título. O modelo com as orientações detalhadas está no documento chamado “Modelo de Lombada”, de acordo com modelo disponível no Anexo II. O texto da dissertação/tese deve estar contido entre duas folhas em branco.

Uma cópia da versão impressa já devidamente encadernada deverá ser entregue à Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro, a qual será disponibilizada na Biblioteca do Inmetro, em Xerém.

5.2. CATALOGAÇÃO PELA BIBLIOTECA

Para compor esta versão o aluno deve providenciar ainda a correta catalogação no verso da folha de rosto junto à Biblioteca do Inmetro em Xerém. Os contatos são Maria de Lourdes Cruz e Beatriz Pinheiro da Guia, pessoalmente das 9 às 16h, pelo e-mail bibli.xerem@inmetro.gov.br ou ainda pelo telefone 2679-9293 ou 2679-9742.

(14)

6. PROCEDIMENTOS ADICIONAIS PARA ENTREGA

Todos os arquivos que comporão a versão final em mídia digital devem ser entregues na Secretaria do curso em até trinta (30) dias após a defesa, ou dentro do prazo estabelecido pela Banca Examinadora.

Deverão ser entregues ainda na Secretaria o “Termo de Entrega da dissertação/tese em Versão Digital” preenchido e assinado, e o “Termo de Autorização de Disponibilização da dissertação/tese” também preenchido e assinado.

Outros documentos poderão ser requisitados pela Coordenação do PPGBiotec e/ou pela Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação do Inmetro, visando o registro do Diploma.

(15)

7. ORIENTAÇÕES PÓS ENTREGA

A expedição de cópia da ata de defesa da dissertação/tese será efetuada mediante

solicitação do discente após a homologação do título pelo Colegiado do PPGBiotec e

assinatura do(a) Coordenador(a) do Curso.

O aluno será notificado por e-mail ou telefone assim que o Diploma for devidamente registrado e estiver disponível na Secretaria de Gestão Acadêmica de Pós-Graduação do Inmetro. Quando da retirada do Diploma registrado, o ex-aluno deverá entregar o formulário “Termo de recebimento de diploma registrado” devidamente preenchido e assinado.

Casos excepcionais deverão ser encaminhados em pessoa à Coordenação do PPGBiotec.

(16)

8. CALENDÁRIO E CHECKLIST DE DOCUMENTOS

À Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (45 dias antes da defesa da dissertação/tese):

A versão inicial da dissertação/tese em formato impresso e digital, conforme requisitado neste manual;

Formulário “Proposta de banca de dissertação/tese” preenchido e assinado pelo orientador;

Cópia do Currículo Lattes para cada membro sugerido no formulário “Proposta de banca examinadora de dissertação/tese”.

À Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (até 45 dias após a defesa da dissertação/tese):

Todos os arquivos que comporão a versão final em mídia digital (obrigatoriamente um arquivo em formato “.doc” ou “.docx” ou ".pdf" com o corpo da dissertação em formatação final para impressão e imagem da folha de rosto assinada pelos membros da banca examinadora);

“Termo de Entrega da dissertação/tese em Versão Digital” preenchido e assinado;

“Termo de Autorização de Disponibilização da dissertação/tese” preenchido e assinado;

À Secretaria de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (até 15 dias após a aprovação da versão final em mídia digital):

Versão final impressa, encadernada de acordo com as orientações do anexo 2, contendo a folha de aprovação original assinada pelos membros da banca, e contendo ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do Inmetro.

“Termo de Entrega da dissertação/tese em Versão Impressa” preenchido e assinado; ATENÇÃO: para fins de prazo de qualquer correspondência contendo documentos será

considerada a data de ENTREGA pelo Correio ao Inmetro (e não a data de envio pelo aluno). Dissertação/teses e documentos extraviados ou entregues pelo Correio fora do prazo são de inteira responsabilidade do aluno.

(17)

ANEXO I

MODELO PARA A ESTRUTURA

(PRÉ-TEXTUAL)

DA VERSÃO FINAL DA

DISSERTAÇÃO/TESE

(OBRIGATÓRIO)

Capa

Folha de rosto

Folha de catalogação

Folha de rosto (em inglês)

(18)

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro

(letra 14, negrito, maiúsculo, Times New Roman, centralizado)

Modelo de Capa

[Nome do Autor]

(letra 14, negrito, Times New Roman, centralizado)

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO/TESE

(letra 16, negrito, maiúsculo, Times New Roman, centralizado, espaço duplo)

(letra 14, negrito, Times New Roman, centralizado)

Duque de Caxias

(19)

[Nome completo do Autor]

(letra 14, negrito, Times New Roman, centralizado)

Modelo de Folha de Rosto – em português

[TÍTULO DA DISSERTAÇÃO/TESE]

(letra 14, negrito, maiúsculo, Times New Roman, centralizado, espaço duplo)

Dissertação de Mestrado/Tese de Doutorado

apresentada ao Programa de Pós-Graduação em

Biotecnologia

do

Instituto

Nacional

de

Metrologia, Qualidade e Tecnologia, como parte

dos requisitos para obtenção do título de Mestre

ou Doutor em Ciências.

(letra 14, times new roman, espaço 1,5)

[Nome completo]

Orientador

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

[Nome completo]

Coorientador (se houver)

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

Duque de Caxias

[Ano]

(20)

Folha de catalogação – Biblioteca do Inmetro

Catalogação na fonte elaborada pelo Serviço de Documentação e Informação do Inmetro

[Sobrenome], [Prenome do autor]

[Título da dissertação] / [Autor na ordem direta do nome]. Duque de Caxias, [ano].

[Número de folhas]f.

Orientadores: [Nome dos orientadores precedidos de sua Titulação]. Dissertação (Mestrado) – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, [ano].

1. [Assunto1]. 2. [Assunto2]. 3. [Assunto3]. I. [Sobrenome, Prenome dos

orientadores]. II. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. II.[Título]

(letra 10, Times New Roman)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

(letra 12, negrito, maiúscula, Times New Roman)

[SOBRENOME DO AUTOR], [Prenomes]. [Título do DISSERTAÇÃO/TESE]. [Ano]. [Total de folhas]f. Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Duque de Caxias, [ano].

(letra 12, negrito (somente título), Times New Roman)

CESSÃO DE DIREITOS (letra 12, negrito, maiúscula, Times New Roman)

NOME DO AUTOR: [Nome do autor] (letra 12, Times New Roman)

TÍTULO DO TRABALHO: [Título do trabalho] (letra 12, Times New Roman)

TIPO DO TRABALHO/ANO: Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia / [ano] (letra 12, Times New Roman)

É concedida ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia a permissão para reproduzir e emprestar cópias desta dissertação ou tese somente para propósitos acadêmicos e científicos. O autor reserva outros direitos de publicação.

(letra 12, Times New Roman) ___________________________________________

[Nome completo do autor] [Endereço do autor]

(21)

[Nome completo do Autor]

(letra 14, negrito, Times New Roman, centralizado)

Modelo de Folha de Rosto - em inglês

[TITLE OF THE DISSERTATION/THESIS]

(letra 16, negrito, maiúsculo, Times New Roman, centralizado, espaço duplo)

Masters dissertation/Doctoral thesis submitted in

partial fulfillment of the requirements for the

Degree of Master/Doctor of Science in the

Graduate Program in Biotechnology of the

National Institute of Metrology, Quality and

Technology.

(letra 14, times new roman, espaço 1,5)

[Nome completo]

Advisor

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

[Nome completo]

Co-advisor (se houver)

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

Duque de Caxias

[Ano]

(22)

[Nome completo do Autor]

(letra 14, negrito, Times New Roman, centralizado)

Folha de Aprovação - Modelo em Português

[TÍTULO DA DISSERTAÇÃO/TESE]

(letra 14, negrito, maiúsculo, Times New Roman, centralizado, espaço duplo)

A presente Dissertação/Tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre ou Doutor em Ciências, foi aprovada pela seguinte Banca Examinadora:

(letra 12, Times New Roman)

_________________________________________

[Doutor(a)] [Nome completo] – [Instituição]

Presidente da Banca Examinadora

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

_________________________________________

[Doutor(a)] [Nome completo] – [Instituição]

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

_________________________________________

[Doutor(a)] [Nome completo] – [Instituição]

(letra 14, Times New Roman, centralizado)

(23)

ANEXO II

(24)

CAPA DO TRABALHO VOLTADA PARA ESTE LADO

PARTE SUPERIOR

PARTE INFERIOR

Autor, N. do Título do trabalho Título da Dissertação/Tese v. 1 INMETRO

PPGBiotec

A

n

o

6,5 cm 14 cm 5 cm 1,5 cm 2,7 cm

FUNDO DO TRABALHO VOLTADO PARA ESTE LADO

Formato:

Fundo preto e letras em dourado.

A largura do modelo é 29,7 cm (dimensão de uma folha A4) e a altura é 2 cm. O valor da altura pode variar de acordo com o número de páginas da dissertação/tese.

Não alterar a formatação (exceção feita à altura, quando necessário). O espaço abaixo do “ano” deve ser deixado livre para eventual uso de bibliotecas.

A divisão entre as seções (autor, título, “Inmetro”, ano, e espaço livre) deve ser identificada por linha dupla dourada.

Nome do Autor:

No formato [Sobrenome, iniciais]. Caso não exceda o espaço de 6,5 cm, as iniciais poderão ser substituídas pelos prenomes por extenso. Fonte Arial, em negrito, tamanho 12.

Título do trabalho:

Permite-se um máximo de 3 linhas, mas dependendo do número de folhas da dissertação/tese, a largura pode não permitir todas as 3 linhas (verificar com a gráfica que fará a encadernação). Títulos extensos podem ser finalizados com reticências.

(25)

Havendo mais de um volume, o título deve ser sucedido pela expressão “v.1”, “v.2”, etc. Fonte Arial, tamanho 12. Deve ter bordas laterais com linha dupla dourada.

“INMETRO – PPGBiotec”: Não mexer.

Fonte Arial, tamanho 12.

Ano:

Inserir ano de entrega da versão final. Fonte Arial, em negrito, tamanho 14.

Referências

Documentos relacionados

- Alta vulnerabilidade a movimentos de massa, queda de blocos e erosão nas unidades geomorfológi- cas Planaltos Resíduais da Formação Serra Geral, Pla- nalto do Alto Ivaí, Planalto

Como não há referências anteriores neste tipo de prova na Região, a organização poderá /tentará distribuir os atletas pelo conhecimento que tem em relação às provas de

O não fornecimento de lanche, na forma dos parágrafos terceiro e quarto da presente cláusula, implicarão em indenização de R$ 8.00 (oito reais), por dia de

que deverá ser entregue em formato digital via área do aluno, e/ou impresso caso seja solicitado pelo orientador, bem como a apresentação do mesmo para uma Banca

A biblioteca possui hoje um acervo de 24.650 títulos e 66.000 volumes, constituído de livros, títulos de periódicos impressos, correntes e não correntes,

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado..

Os honorários fixados nesta Tabela devem remunerar o advogado de qualquer das partes, quando não houver previsão específica para a remuneração de cada advogado.