• Nenhum resultado encontrado

Ind. e Com. de Produtos Químicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ind. e Com. de Produtos Químicos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Hipoclorito de Sódio

Especificação Técnica

Concentração Cloro ...10 / 12 % Aspecto ... Límpido, amarelado

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO:

Nome do Produto: Hipoclorito de Sódio ( solução aquosa a 12% c/ o cloro ativo) Nome Químico: Hipoclorito de Sódio

Outros nomes: Água Sanitária (produto diluído para uso doméstico), hipo, água de lavanderia Fórmula: NaClO + NaCl + H2O

Peso molecular: NaClo: 74,45

Códigos de classificação: CAS: n. 7681-52-9 CES: 017-011-00-1 (cloro ativo superior a 10%) AUP/DOI/DIPOA/MA: Nº 2418/2002

2. COMPONENTES PRINCIPAIS APRESENTANDO RISCOS O produto em si.

3. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Ponto de ebulição (1013 mbar): Decompõe-se antes de atingir a ebulição Peso Molecular: 1

Densidade (D4)20: 1,22

Solubilidade em água: solúvel Ponto de Fusão: - 6o C (*) Pressão (vapor): (*)

Densidade (vapor saturado): 1,212 kg/m3

Aspecto e Odor: Líquido amarelo esverdeado, com odor picante, lembrando o do cloro. Densidade vapor (ar = 1) : -

Tensão de vapor: -

Temperatura de decomposição: O aumento da temperatura favorece a degradação do produto pela perda de cloro ativo gasoso.

Usos: Agente de branqueamento e oxidação, de purificação de águas e efluentes, como desinfetante, em esterilizações, limpeza, etc.

(2)

4. EXOSIÇÃO VALORES LIMITES AUTORIZADOS O produto libera cloro gasoso, que tem os seguintes limites: Brasil: 2,3 mg/m3

TLV-TWA(USA 1992): 1,5 mg/m3 TLV-STEL(USA 1992): 2,9 mg/m3 5. RISCOS PARA A SAÚDE

Irritante poderoso da pele, dos olhos, das vias respiratórias e das mucosas digestivas. Em caso de projeção no rosto, tratar os olhos com prioridade.

Inalação:

Sintomas: Irritação intensa do nariz e da garganta. Tosse e respiração difícil. Risco de edema pulmonar e de pneumonia química. Risco de bronquite em exposição repetida.

Primeiros Socorros:

Transportar a vítima para a enfermaria, em um quarto calmo e arejado. Deitá-la com o tronco erguido. Evitar seu resfriamento. Aplicar respiração artificial manual ou oxigenoterapia, se necessário. Frasco dosador aerosol à base de cortisona. Assistência médica em caso de sintomas respiratórios.

Grau de risco: 3 (se liberação de cloro: 4) Contato com os olhos:

Sintomas: (Vapores): irritação, lacrimejamento, vermelhidão.

(Líquido): irritação intensa, lacrimejamento e inchação das pálpebras. Risco de lesões graves ou permanentes do olho.

Primeiros Socorros:

Sem perda de tempo, encaminhar a vítima, ainda vestida, para um banho de chuveiro. Retirar sapatos e roupas contaminados. Lavar as partes atingidas com água e sabão. Evitar o resfriamento. Providenciar assintência médica em caso de dor persistente ou vermelhidão.

Grau de risco (líquido): 3 Ingestão:

Sintomas: Irritação intensa, risco de queimaduras, de perfuração disgestiva com estado de choque. Náuseas e vômito com sangue, cãibras abdominais e diarréias com sangue. Risco de edema da garganta e asfixia. Tosse e respiração dificil.

Primeiros Socorros:

Se a pessoa estiver perfeitamente consciente:

● Lavar a boca, fazer beber água fresca. Não fazer vomitar. Evitar o resfriamento. Se a pessoa estiver inconsciente:

(3)

● Desapertar gola e roupas justas. Dietá-la em posição lateral de sergurança. Reanimação respiratória ou oxigênio, se necessário.

Grau de Risco: 4

6. RISCOS DE INCÊNDIO, EXPLOSÃO Ponto de Fulgor: -

Temperatura de auto-ignição: -

Perigo de incêndio-explosão: O produto não é combustível, mas age como comburente ao contato de matérias redutoras, por causa de seu poder oxidante elevado.

Meios de extinção apropriados: Água em grandes quantidades Meios de extinção a evitar: -

Combate ao incêndio: Retirar, se possível, os recipientes contendo os produtos da zona de perigosa ou retirá-los com água pulverizada. Evacuar as pessoas dispensáveis. Aparelho de respiração autônoma em caso de intervenção próxima ou em local confinado. Equipamento Anti-ácido estanque em caso de intervenção próxima ao local.

7. REATIVIDADE

Estabilidade: Estável sob condições

Produtos de decomposição apresentando riscos: Libera cloro em meio ácido, que é um gás muito irritante para as vias respiratórias.

Condições a serem abolidas: O calor e a luz solar direta.

Contato com materiais: Impossibilitar o contato do hipoclorito de sódio com as matérias orgânicas, os ácidos, os metais (cobre, níquel, cobalto e ferro, assim como suas ligas e sais); as aminas, o metanol, os sais de amônio. Ação corrosiva no contato com diversos metais.

8. PROCEIMENTOS EM CASO DE VAZAMENTO OU DE EMANAÇÕES

Grandes vazamentos: Deter o vazamento e conter, por meio de diques, o líquido, para evitar qualquer lançamento no esgoto ou em cursos d’água.

Pequenos vazamentos: Adsorver em substâncias inertes (areia, vermiculita), recolher o produto num recipiente em PVC ou em polietileno. Lavar o local com bastante água e assegurar a boa ventilação, se o vazamento ocorreu num local fechado.

9. PRECAUÇÕES PARTICULARES (manutenção , armazenamento, etc.) As regras de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do meio ambiente, sistematicamente aplicadas em nossas fábricas, não estão mencionadas na sua totalidade. É importante relembrar que precauções devem ser tomadas em caso de penetração nos silos, reservatórios, trabalhos de soldagem, de vazamentos importantes, etc., conforme procedimentos específicos .

(4)

Estocagem: Em reservatórios de aço revestidos com ebonite, PVC, polietileno o poliester resistente ao produto. em garrafões opacos ou de vidro escuro. Os recipientes devem estar bem limpos e nunca devem ser fechados hermeticamente. Estocagem num lugar fresco, bem ventilado, ao abrigo da luz, longe dos ácidos e das matérias combustíveis. O solo deverá formar uma bacia de contenção em caso de estocagem importante.

Manipulação: Utilizar aparelhagem de material resistente ao produto. transferência, de

preferência, por gravidade ou por bomba, senão, utilização de ar comprimido isento de traços de óleo. Manipulações longe das fontes de calor e das substâncias redutoras.

10. ETIQUETAGEM

Códigos europeus (Diretiva 91/325/CEE): (R: riscos, S: Recomendações de segurança) R: 31

S: 2,28

R 31: Em contato com ácido libera gás tóxico. R 34: Provoca queimaduras.

S 2: Conservar fora do alcance das crianças.

S 28: Em caso de contato com a pele, lavar imediata e abundantemente com água Códigos brasileiros (Portaria n. 57 de 11 junho de 1995 e NBR 7500): Rótulo de risco Painel de segurança do produto

85 1791 11. TRANSPORTE N. ONU: 1791

Códigos internacionais:

IMDG: Classe 8 IATA: Classe 8

Etiquetagem (n.) Corrosivo Corrosivo

Numeração de tanques 1791 -

Grupo de embalagem III III

IMDG: Internacional Maritime Code for Dangerous Goods of the Inernational Maritime Organization (Londres).

IATA: International Air Transport Association. Classe 8: Corrosivo

Grupo de embalagem III: Muito perigoso Códigos brasileiros:

(Portaria n. 291, de 31/05/88) Número de risco: 85

Classe de risco: 8 Provisões especiais: 50

(5)

12. PROTEÇÃO NO MEIO AMBIENTE Tratamento de hipoclorito de sódio residual:

Degradação do produto por redução com hipossulfitos ou água oxigenada. Lançamento no esgoto do produto inativo com bastante água.

13. PROTEÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL

Ventilação: Ventilação natural. Aspiração local nas possíveis fontes de emissão de vapores. Proteção respiratória: Uso de máscara com filtro-cartucho B em caso de risco de emissão de vapores. A máscara deve ser sempre utilizada em caso de intervenção (vazamento ou risco de vazamento importante, trabalho em instalação; ou se a concentração em cloro for> 1%). Proteção da mãos: Luvas em PVC durante as manipulações.

Proteção do olhos: Uso de óculos de proteção a produtos químicos ou de proteção facial, se houver risco de projeção. Lava-olhos nos locais de trabalho.

(Os óculos de proteção devem ser usados em todos os casos de operações industriais). Outros equipamentos de proteção: No trabalho: capas ou trajes em PVC se houver risco de projeções. Chuveiros de emergência no local.

As informações dadas referem-se a uma síntese do nosso conhecimento atual e de nossa experiência com o produto. elas se aplicam ao produto em seu estado puro, conforme as especificações. Em caso de combinações ou de misturas, o manipulador deve certificar –se de que elas não irão gerar algum novo risco. O manipulador deve respeitar, independente destas informações, o conjunto dos textos legislativos, regulamentares e administrativos relativos ao produto, à higiene e á proteção do trabalho como parte integrante desta ficha.

Referências

Documentos relacionados

Decorrido 15 dias de PO, cinco coelhos (83,3%) do grupo controle manifestavam as córneas coradas e quatro (66,6%) de dentre os tratados, responderam de forma positiva ao

Para esta coleta, foram analisados os informes diários de produção fornecidos pelos chefes de cada turno da planta, relatórios de inspeção, relatórios do sistema

Após o exposto acima, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições de uma apropriação do Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento

onário público no exercício da função ou em razão dela poderá pegar pena de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. 333, infere que quem oferecer ou

Alguns anos depois, após inúmeros protestos de militares contra o julgamento dos oficiais da ditadura, Alfonsín envia ao Congresso Nacional leis que anistiam oficiais

Sexta-feira: Arroz, Feijão Carioca, Iscas de Frango Refoga- das, Verdura Cozida (Acelga) e Salada de Frutas (Maçã, Banana Prata, Mamão e Suco de Laranja Natural).. SEMANA DE 20/02

Sendo assim, este artigo busca apresentar, por meio de um estudo de caso, dentro de uma empresa metalúrgica do ramo ferroviário, de médio porte, no setor de usinagem

Coordenador de cursos de pós-gra- duação e cursos preparatórios para Ordem dos Advogados do Brasil. Professor em mais de 26 renomadas Universidades e Institui- ções de Ensino