• Nenhum resultado encontrado

A BOA NOTÍCIA Informativo Paroquial Semanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A BOA NOTÍCIA Informativo Paroquial Semanal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

A BOA NOTÍCIA

Informativo Paroquial Semanal

Campinas do Sul, 10 de Dezembro de 2016

‘’’

MENSAGEM DO EVANGELHO DO 3º DOMINGO DE ADVENTO - Mt 11,2-11

Este já é o terceiro Domingo do Advento – é chamado Domingo da alegria na preparação ao Natal. A liturgia deste domingo lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos cristãos. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”.

Conforme o Evangelho deste domingo, João Batista, da prisão em que se encontrava, enviou seus discípulos perguntar a Cristo se era ele o Messias ou o povo devia esperar por outro.

E Jesus aponta para sinais que realiza, muito parecidos com os que Isaías anunciava: “cegos

vêem; coxos andam; surdos ouvem; doentes são curados...” Resume sua missão num sinal que

mostra o sentido de todas as suas ações: há uma boa notícia sendo anunciada aos pobres.

A Palavra de Deus, neste Domingo, nos faz passar da dúvida para uma atitude de fé. Faz a gente perceber que Jesus começa sua missão na fraqueza da condição humana, sem triunfalismo. É o sinal de que o Reino estava irrompendo na história humana, por obra do enviado de Deus.

A grande e verdadeira alegria é conhecer a Jesus Cristo e fazer com que outros o conheçam. Essa é a única e verdadeira alegria. João Batista, para quem a conversão consistia em voltar a viver o amor a Deus no próximo, pelo abandono do pecado, testemunha que ninguém, em qualquer condição humana, pode viver sem o amor a Jesus. A alegria mais profunda nasce de um coração convertido, onde todos os males são superados.

Sendo assim, alegremo-nos! Mas, alegremo-nos de verdade! Alegra-se de verdade quem se alegra no Senhor e por causa do Senhor. Alegra-se no Senhor quem o procura com sinceridade no caminho da conversão, amando-o e amando o próximo por amor dele! Façamos sincera revisão de nossa vida, procuremos o sacramento da confissão, mudemos o que em nós precisa ser mudado! É este o caminho para o encontro com Aquele que vem! E que pelas preces de São João Batista, a santa Eucaristia que agora celebramos realize em nós a obra da salvação de Cristo, nos purifique dos pecados e nos prepare para as festas que se aproximam.

3º DOMINGO DO ADVENTO - DOMINGO DA ALEGRIA

O terceiro domingo do advento é conhecido como o "Domingo da ALEGRIA". A chegada do Senhor no Natal, que se aproxima, provoca em nós uma profunda alegria. Queridos irmãos e irmãs: Permito-me deixar-vos, algumas sugestões, para um caminho simples da alegria:

1º Busca sempre o rosto de Deus, que te procura, ama e chama! E encontrando-O, conhecerás a alegria! A grande alegria vem do fato de existir o grande amor de Deus por ti: Tu deves estar

(2)

2º Procura gozar a alegria das pequeninas coisas, porque toda a alegria, pequena ou grande, vem

sempre de Deus e volta para Ele. Não esperes, pois, pela alegria dos números, dos bons resultados, mas acolhe e escolhe uma alegria praticamente invisível, modesta e humilde, não barulhenta, nem invasora! Doutro modo, tornar-te-ás um «analfabeto da alegria»! Sê feliz, e já!

3º Procura a alegria do dever cumprido, a alegria do bem feito! E ama o que fazes! Mesmo se te

custa tanto fazer bem o bem, que é preciso fazeres! Como é belo fazeres o bem, sem uma razão especial, mas simplesmente porque o bem é uma recompensa para o próprio bem e porque é maravilhoso fazê-lo!

4º «Semeia com lágrimas, para recolheres com alegria» (Sal 126,5)! O ponto mais alto da tua alegria

é estares com Cristo, na cruz. A cruz, a dor vivida por amor, é a prova de garantia da alegria!

5º Por último, diria, vive a alegria do serviço! E deste modo, torna-te servidor da alegria! “Eu

dormia e sonhava que a vida era alegria! Acordei e verifiquei que a vida era servir. Servi e descobri que servir era alegria” (Tagore)!

Advento – tempo de esperança

O tempo do Advento teve seu começo no dia 26 de novembro. Para todo fiel, deve ser um tempo de espera e de preparação para a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para auxiliar as famílias a se prepararem e viverem intensamente esse período, convidamos todas as famílias de nossa paróquia para celebrarem esse tempo de graça em suas famílias e casas, nos grupos de família e nas comunidades.

Orientamos os fiéis a participar das missas aos domingos durante o Advento e recomendamos ainda que, em todas os lares sejam colocados nas portas o pequeno cartaz de preparação ao Natal com a motivação deste ano: “NATAL - A ALEGRIA DO AMOR EM FAMÍLIA”.

Pedimos aos pais e mães, avós e avôs, que conversem e falem sobre o Natal com seus filhos e netos. Que expliquem o que representa o NATAL para a humanidade. Isso tudo porque o Advento e Natal podem ser bons momentos para uma catequese no seio da família, uma oportunidade, por exemplo, para conscientizar, principalmente as crianças, de que na festa do Natal, "papai noel" não deve tomar o lugar do verdadeiro aniversariante que é o Menino Jesus. “Natal em nosso lar, Jesus em primeiro lugar!”

Lembramos ainda que para se ter um bom e santo Natal recomendamos uma reconciliação com Deus no período do Advento e Natal: "os cristãos também devem se preparar para uma boa confissão. Todos são convidados a participar das missas com confissões em sua comunidade. Em Cruzaltense, será no dia 14 de dezembro, às 20h. Na cidade de Campinas, a celebração penitencial com as confissões será dia 21 de dezembro, numa quarta-feira, às 20h, com a presença dos padres da área pastoral que ajudarão no atendimento das confissões.

Convidamos os cristãos católicos a participar de ações de solidariedade porque, neste tempo, o Natal é uma boa notícia para todos, especialmente para quem sofre. No terceiro domingo do advento, dia 11, todos façam um gesto concreto, apoiando materialmente a evangelização, participando da campanha da evangelização nas celebrações de sua comunidade.

Natal feliz é Natal com Fé! Creio no Menino Jesus.

Programação Paroquial da Semana

 Sábado, 10 de dezembro, às 14h, missa na comunidade de Na. Sra. de Lourdes, Cruzaltense. E às 18h30, missa na igreja matriz. Às 19h30, celebração matrimonial de André Gazoni e Angélica Albrecht, na igreja matriz.

 Domingo, 11 de dezembro, às 9h, missa na igreja matriz. Às 10h30, missa e festa da padroeira na comunidade Santa Lúcia, Creoula.

 3ª-feira, 13 de dezembro, às 18h30, missa no Oratório Santa Lúcia. E às 20h15, missa na comunidade Na. Sra. das Graças, Santa Cruz.

(3)

 4ª-feira, 14 de dezembro, às 20h, missa na comunidade Santo Antônio, Cruzaltense.

 6ª-feira, 16 de dezembro, às 20h15, missa na comunidade de Santa Catarina.

 Sábado, 17 de dezembro, às 14h, missa na comunidade Santa Teresinha, Carafá. E às 18h30, missa na igreja matriz.

 Domingo, 18 de dezembro, às 9h, missa na igreja matriz. Às 10h30, missa e festa na comunidade Na. Sra. do Carmo, Canarinho, com a Primeira Eucaristia.

Um gesto de amor pela evangelização:

Neste final de semana, 10 e 11 de dezembro, a Igreja Católica no Brasil concluirá a Campanha da Evangelização, com o lema: "Jesus está no meio de nós". Os católicos são convidados a um gesto de amor, oferecendo doação especial na coleta nas celebrações litúrgicas daqueles dias para a sustentação da ação evangelizadora da Igreja ou levando sua oferta na secretaria paroquial.

Duas motivações da Campanha são: venha dividir um pouco do que é só seu para multiplicar o que podemos fazer por todos. Vamos fazer uma campanha de evangelização do tamanho do Brasil. E precisamos da ajuda do tamanho da sua fé.

NATAL - A ALEGRIA DO AMOR EM FAMÍLIA!

Na preparação para o Natal queremos motivar nossas famílias para deixar Jesus visitá-las e com elas morar! Abrir a casa e o coração! A Sua presença vai transformar nossa vida! Pois o Menino, que em Belém, une-se à humanidade, espera ser recebido em todos os corações.

Jesus, o Menino de Belém, e nenhum outro, é o Salvador do mundo! Ele é a nossa alegria do

amor em família! O mundo precisa fazer esta experiência de Natal para viver seu verdadeiro sentido.

Preparando-nos para o Natal, somos convidados a realizar os encontros de grupos de famílias. Nas portas das casas, vamos colocar O CARTAZ COM A ESTRELA DO NATAL, indicando que nossa família reza e celebra o Advento de Cristo. O tema central deste ano é a família. Vamos iluminar nossa reflexão contemplando a Sagrada Família e escutando algumas frases do Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia sobre o amor na família.

Contagiemos nossas famílias, as pessoas da comunidade e toda a sociedade com nosso testemunho: NATAL - A ALEGRIA DO AMOR EM FAMÍLIA! E em clima de oração unimo-nos às vozes do grande clamor que brota de todos os cantos da terra: “Vem, Senhor Jesus!”

Confissões em preparação ao Natal:

* nas capelas: no dia da celebração (conforme programação da cada Paróquia); * nas igrejas matrizes:

em Paulo Bento (dia 15/12, 5ªf, às 20h); em Jacutinga (dia 20/12, 3ªf, às 20h);

em Campinas do Sul (dia 21/12, 4ªf, às 20h); em Entre Rios do Sul (dia 22/12, 4ªf, às 20h).

DÍZIMO: GESTO DE GRATIDÃO A DEUS

Estamos nos aproximando do final de mais um ano. Você é convidado a perceber quantas coisas,

quantos dons você recebeu gratuitamente de Deus neste ano. Saiba reconhecer os imensos benefícios recebidos,

agradecendo-os a Deus neste final de ano.

Com relação ao dízimo, verifique sua situação junto à sua comunidade. Não deixe terminar o ano sem agradecer a Deus o que você dele recebeu. Dízimo é devolver a Deus um pouco de tudo o que recebemos dele.

(4)

Um coração é grande quando sabe agradecer.

E, chegando ao final de mais um ano de atividade evangelizadora em nossa paróquia, queremos dizer que sua contribuição neste ano de 2016 foi fundamental para que nossa paróquia pudesse

evangelizar.

E com muita alegria, queremos dizer:

"OBRIGADO" por você ser um dizimista consciente...

Obrigado por você devolver a Deus, por meio da comunidade, uma parte do que você tem, consciente de que tudo pertence a ELE.

Mais uma vez, obrigado por sua generosidade.

Visita às comunidade no mês de DEZEMBRO/2016 Com o Sacramento da Confissão em preparação ao Natal Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

10 de dezembro sábado 14h Nossa Senhora de Lourdes – Cruzaltense 13 de dezembro 3ª-feira 20h15 Na. Sra. das Graças – Santa Cruz

14 de dezembro 4ª-feira 20h15 Santo Antônio – Cruzaltense 16 de dezembro 6ª-feira 20h15 Santa Catarina

17 de dezembro sábado 14h Santa Teresinha – Carafá

Outras missas do mês de dezembro nas comunidades:

11 de dezembro Domingo 10h30 Santa Lúcia – Creoula – Festa da Padroeira 17 de dezembro 10h30 São Roque – Cruzaltense – batizado

18 de dezembro Domingo 10h30 Nª Sª do Carmo – Canarinho – FESTA da

comunidade com a Primeira Eucaristia

NATAL FELIZ É NATAL COM FÉ!

CREIO NO MENINO JESUS.

Estamos vivendo um tempo especial – o tempo do Advento. O Advento é o tempo da preparação para o Natal de Jesus.

Convidamos todas as famílias para abrir as portas do seu lar para acolher Jesus Cristo que vem neste Natal.

Porque cremos, festejamos Aquele que é a razão da nossa fé: Jesus Cristo, nascido em Belém.

Bote fé no Natal de Jesus!

Preparando-nos para o Natal, somos convidados a descobrir que a FÉ se transforma em celebração.

Participe dos encontros de preparação para o Natal com sua família.

A presença de Jesus vai transformar a sua vida!

“Natal - a alegria do amor em Família”.

COMO MUDAR O MUNDO?

Escutai as palavras de um sábio:

Na minha juventude eu era um revolucionário e rezava assim: - Dai-me forças, ó Deus, para mudar o Mundo.

Mas notei ao chegar à meia-idade que metade da vida já passara, sem que eu tivesse mudado pessoa alguma. Então mudei a minha oração, dizendo a Deus:

- Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como sejam a Família e os

(5)

Agora que sou velho e já com os dias contados percebo bem quanto fui tolo ao rezar assim. E a minha oração, agora, é apenas esta:

- Dai-me a graça, Senhor, de me mudar a mim mesmo.

Se eu tivesse orado assim, desde o princípio, não teria desperdiçado a minha vida.

Você é convidado a participar da celebração litúrgica

em sua comunidade. Não esqueça:

Você com Deus na celebração da comunidade no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Campinas do Sul, 10 de Dezembro de 2016. Pe. Dirceu Dalla Rosa – Pároco

Referências

Documentos relacionados

/ Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa

Descrição: Organizações da sociedade civil brasileiras podem enviar propostas para o Prêmio Internacional Dubai para Melhores Práticas para Melhorar o Am- biente

II - determinar o afastamento, imediatamente, em quarentena, independentemente de sintomas, pelo prazo mínimo de quatorze dias, das atividades em que haja contato com

26 Pois todos vocês são filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; 27 porque todos vocês que foram batizados* para pertencer a Cristo, de Cristo se revestiram?.

CORAÇÃO DE JESUS (PERIMETRAL S. ANDRÉ)* HOSPITAL E MATERNIDADE 8 DE MAIO* HOSPITAL E MATERNIDADE MASTERCLIN* HOSPITAL DAS CLÍNICAS JARDIM HELENA HOSPITAL RENASCENÇA DE CAMPINAS

8.069 de 1990 - Fundo Especial para a Infância e Adolescência (Conselho Gestor de Política Pública).. 7.1.1 A definição do montante de recurso financeiro a ser aportado aos Projetos

O Senhor Jesus Cristo faz referencia constante de que ele não estava sozinho, que ele tinha um Deus, um Pai, e que em hipótese alguma ele fazia alguma

- DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS FEZ TUDO ISTO POR MEIO DE SEU FILHO DEUS DESCEU E