• Nenhum resultado encontrado

RANGEL ANDRADE DE OLIVEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RANGEL ANDRADE DE OLIVEIRA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Curso Superior de Licenciatura em Computação e Informática

Modalidade EAD

RANGEL ANDRADE DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO DE IMERSÃO EM LÍNGUA INGLESA- TORONTO-CANADÁ SOLÂNEA JANEIRO DE 2020

(2)

RANGEL ANDRADE DE OLIVEIRA

Relatório apresentado à Arinter por ocasião de participação em Curso de Imersão de Língua inglesa em Toronto-Canadá.

(3)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ...4

2 ILSC SCHOOLS OF CANADA E ATIVIDADES CULTURAI ...5

2.1 ILSC TORONTO ...5 2.2 ATIVIDADES DE ENSINO ...5 2.3 ATIVIDADES CULTURAIS ...6 3. RESULTADOS ALCANÇADOS ...7 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...8 5 ANEXOS ...9

(4)

APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem por objetivo descrever as ações desenvolvidas pelo discente no âmbito do Curso de Imersão em Língua Inglesa, realizado em Toronto-Canadá. Este projeto se configura como parte das ações desenvolvidas pelo IFPB, através da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER), como incentivo da política de internacionalização do Instituto. Portanto, as descrições aqui realizadas partem da compreensão de que a participação em tal projeto não se propõe apenas ao melhoramento das habilidades linguísticas que interessem em caráter pessoal ao discente, mas também a oportunidade de poder conhecer outros países e de, poder interagir e conhecer uma nova cultura e um lugar completamente diferente do nosso pais. O Canadá é um pais multicultural, e bastante acolhedor.

Entretanto, serão apresentados os principais objetivos da participação do Discente, no que foi ofertado pela ILSC Instituição de Ensino no Canadá, com a qual o IFPB realizou parcerias, bem como o roteiro das atividades pedagógicas e culturais que propiciaram a prática da língua em diversos locais.

A participação do discente no programa de intercâmbio se deu através do Edital de Nº 02/2018. No qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) e da Diretoria de Educação a Distância (DEAD) tornaram público o processo de seleção interna para os alunos do EAD, no programa de mobilidade internacional: Projeto “ENGLISH THROUGH TORONTO”, na cidade de Toronto no Canadá. Após o processo de inscrição e oficialização do resultado dos aprovados a (ARINTER), realizou seu primeiro contato direto com os aprovados, através de vídeo conferência para que as dúvidas a respeito de como todos iram seguir até o estágio final do intercambio fossem sanadas. Antes, da ida para Toronto, a ILSC, submeteu todos os aprovados a um teste online no qual o nível de inglês de cada um pode ser verificado.

Entretanto tive que refazer o mesmo diretamente na ILSC, devido ao meu visto ter sido negado diversas vezes.

Infelizmente tive o visto negado várias vezes pelo o consulado Americano e o Canadense uma vez, porem com todo esforço e plena dedicação da professora Mônica e Danielle Ferreira, pude realizar esse tão sonhado curso de língua inglesa.

(5)

Praticamente zero de recursos financeiros, pois o mesmo foi acabando em cada tentativa a cidade de Recife, a professora Monica se dispôs a me ajudar com recursos próprios, pois mais de um ano tentando a autorização do visto e uma frustração após a outra, veio o dia da vitória.

Meu tão sonhado visto foi aprovado, tendo pouco mais de 20 dias para organizar, documentações, malas etc. O coração estava a mil, muito feliz, foi um mês muito grandioso, pois veio o nascimento da minha filha no dia 24/10/2019 e a notícia da viagem no dia: 13/11/2019.

Vivencie dias tensos pela à espera da aprovação do visto e, feliz pois estava concretizando mais um sonho na minha longa caminhada estudantil.

2. ILSC SCHOOLS OF CANADA E ATIVIDADES CULTURAIS

2.1 ILSC TORONTO

O que dizer da A ILSC? Para mim é uma das melhores instituição de ensino de idiomas com uma enorme variedade de cursos e programas com o objetivo de criar uma experiência personalizada na aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades comunicativas. Meu foco foi estudar a língua Inglesa em uma das cidades mais linda do mundo Toronto. Um grande privilegio poder fazer parte por alguns dias da Instituição ILSC.

Lá pude conhecer gente de vários países coreia, Japão, síria entre outros. A equipe de professores são maravilhosos e focados no ensino e aprendizagem do aluno.

A ILSC fica localizada no centro de Toronto, bem no centro dessa metrópole e próximo da mais longa rua comercial do mundo, a Younge Street. Essa localização nos indica que a imersão em língua Inglesa é uma constante, mesmo fora do ambiente escolar, pois estamos sempre exercitando a língua em todos os lugares, dentro ou fora da instituição.

2.2 ATIVIDADES DE ENSINO

.

Pudemos aperfeiçoar a comunicação em Língua Inglesa envolvendo quatro (04) habilidades: speaking, listening, reading e writing. Por meio do uso de livro didático uma metodologia dinâmica envolvendo diferentes situações de comunicação, apoio de TV e internet, as aulas objetivam aperfeiçoar a fluência em Língua Inglesa, o que perpassava por questões de conhecimento cultural (numa sala repleta de estudantes de diferentes lugares do mundo, a troca de experiências culturais era constante), estudos gramaticais, incentivo à conversação e aperfeiçoamento do vocabulário. Além disso, as aulas eram preenchidas com exercícios com

(6)

áudios e vídeos, jogos interativos, estudos em grupo, apresentações orais individuai e/ou em grupo.

2.3 ATIVIDADES CULTURAIS

Como, viajei sozinho nessa imersão, me desafiei com o google maps a procurar a Royal Museum de Ontario lá pude vivenciar uma experiência indescritível onde vou levar para o resto da minha vida. O Aquário da cidade, foi uma experiência incomparável, está praticamente dentro do aquário com tubarões, e tantas outras espécies de peixes que não conhecia, cada um mais lindo do que os outros.

Ao chegar na CN TOWER, meu coração pulou forte nunca vivi tanta emoção em um mês só, muito alta a torre, inexplicável a experiência de contemplar uma vista maravilhosa de toda cidade. O Centro de Ciências de Ontario, foi onde pude vivenciar uma parte da história do Canadá, um lugar maravilhoso, bastante organizado e convidativo a voltar.

A Casa Loma foi incrível, está dentro de um castelo é um sonho de muitos e eu, pude realizar esse sonho, onde vivenciei momentos maravilhosos cada ambiente é encantador, vivenciei

truques de magicas, uma apresentação incrível de patinação no gelo, as fotos não ficaram tão

boas o quanto gostaria, pois fazer selfes sozinho também foi um desafio para mim.

Niágra Falls, que lugar lindo, apesar de muita chuva e muita neve nesse dia, mais valeu a pena, fui agraciado com tanta beleza pela natureza, contemplar as cataratas mesmo que congeladas foi algo surreal, um privilegio enorme, infelizmente de poucos.

(7)

3. RESULTADOS ALCANÇADOS

Uma oportunidade única de ter o privilégio de participar desse edital, aprender outra língua, me aperfeiçoando no idioma que é universal e em outro pais, bebendo direto da fonte, aprendendo com os melhores professores, é uma realização que infelizmente é de poucos, que tem essa oportunidade. Só tenho que agradecer a Deus, a minha família, a professora Mônica e a Danielle Ferreira, e a todos de forma direto ou indireta que me ajudaram a realizar esse sonho.

Pois a cada texto escrito em sala de aula, cada leitura realizada, em equipe, ou até sozinho, fui vendo que é possível alcançar até mais do que sonhamos. Toronto é sim uma cidade sem igual, onde vários povos se misturam sem distinção de raça cor ou religião, esse pais multicultural é um sonho para qualquer um morar nesse Pais.

(8)

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Levando em conta as políticas de internacionalização do IFPB, o projeto cumpriu seu papel motivando os alunos a realizarem estudos de Língua Inglesa na imersão cultural, o que em termos de qualificação profissional, acadêmica e pessoal correspondeu a mim como:

Trocas culturais e a construção do conhecimento numa perspectiva global e institucional; Com os exercícios culturais, me motivei, a prática de Língua Inglesa ao nos inserir em contextos reais de comunicação em que esse idioma se fazia necessário. Associadas aos estudos formais na ILSC, os exercícios me impulsionaram a atuar no meu dia a dia na Homestey e em todos os lugares onde frequentei.

3- Essa experiência vou levar para sempre, somou significativamente na minha postura como aluno e na minha visão familiar, profissional e principalmente na minha visão de mundo.

(9)
(10)

A espera do voo de São Paulo para Toronto.

(11)

Primeiro passeio em Toronto.

(12)

Turma na ILSC das 9:00 as 12:00

(13)

Turma na ILSC das 14:45 as 16:00

(14)

Visita ao Centro de Ciencias

(15)

Passeio pelo Aquário

(16)

Passeio ao Museum

(17)

Passeio a Niagara Falls

(18)

Passeio a CN TOWER

(19)

Passeio de Patins

(20)

Encerrando as atividades na ILSC

(21)

Encerrando as atividades na ILSC

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

Então os pais divulgam nosso trabalho, e a escola também ela divulga todos os resultados, então nós temos alguns projetos que desenvolvemos durante o ano letivo, que

Conselho escolar é um órgão colegiado pensado para atuar em todo o território brasileiro. Para tanto, existe uma legislação nacional que rege todo o

ligada a aspectos infantis (1º ao 5º anos) configura-se como uma fase de mudanças, com mais professores, com novos componentes curriculares, conteúdos mais complexos

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar