• Nenhum resultado encontrado

Agente. Análise SWOT. Auditoria de marketing. Break-even-point Cadeia de lojas Canal de distribuição Canibalização. Cash-and-carry Central de compras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agente. Análise SWOT. Auditoria de marketing. Break-even-point Cadeia de lojas Canal de distribuição Canibalização. Cash-and-carry Central de compras"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Termo Definição

Agente Elemento do sistema de comunicação/distribuição da empresa que executa vendas de um produto em nome do fabricante. Não faz parte dos quadros da empresa, não compra para revender e apenas recebe comissão pelas vendas realizadas.

Análise SWOT Ferramenta usada para fazer o diagnóstico da empresa. O que se pretende com esta análise é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica, das imposições legais, etc.

Auditoria de marketing É um exame completo, sistemático; independente e periódico do contexto da actuação marketing e dos objectivos, estratégias e tácticas da empresa nesse contexto; com vista a identificar o grau de coerência existente e a recomendar acções correctivas destinadas a melhorar a produtividade, rentabilidade e qualidade do sistema marketing da organização no mercado

Break-even-point Método de fixação de preços de forma a obter uma taxa de rentabilidade e baseada na relação custos/vendas. Cadeia de lojas Retalhistas que possuem vários estabelecimentos, isto é, firmas comerciais, vendendo em vários locais. Canal de distribuição Conjunto de formas/etapas que um produto segue entre o fabricante e o consumidor final.

Canibalização Diminuição das vendas de um determinado produto/marca em função das vendas de outro produto, concorrente da mesma empresa, numa situação de mercado estagnado.

Cash-and-carry Livre serviço proporcionado por um grossista para abastecimento de retalhistas.

Central de compras Empresa ou departamento de empresa cujo objectivo é a compra centralizada após encomenda de vários armazéns ou empresas.

Ciclo de vida do

produto/serviço Conjunto de etapas, normalmente quatro (lançamento, crescimento, maturidade e declínio) por que passa um produto ou serviço. Contexto de marketing Conjunto de elementos e condições envolventes da actuação de qualquer Organização, abrangendo as de carácter Global

e as de carácter Específico. Também são habitualmente chamados de macro e micro meio envolvente/ambiente marketing.

Controlo de marketing Actividade (de preferência formal) de comparação entre o programado e o executado, o pretendido e o conseguido em termos de acção marketing imputada a Servicos/Pessoais. Deverá permitir, em permanência, medir a eficiência

(produtividade) e eficácia (rentabilidade) do sistema marketing.

Direcção de marketing Órgão da estrutura das empresas responsável pela Acção marketing. Em muitas empresas poderá ser identificada como Direcção Comercial existindo nesta ou fora desta um Serviço de marketing que se ocupa normalmente da análise de oportunidades de mercado (estudos de Mercado) ou Acções de Comunicação (publicidade)

Direcção de vendas Órgão da estrutura de marketing responsável pela acção de vendas das empresas. De acordo com as características da Organização poderá depender hierarquicamente da Direcção de marketing ou estar ao mesmo nível. É muitas vezes coincidente, em termos de funções, com a Direcção Comercial.

Distribuição autorizada Direitos concedidos por um produtor a um distribuidor para vender um ou vários produtos geralmente numa determinada área geográfica.

(2)

Elasticidade da procura Relação entre a variação da procura de um produto e as alterações de variáveis com as quais possa estar relacionada, como por exemplo o rendimento dos consumidores ou dos preços.

Estabelecimentos

comerciais Empresas individuais ou sociedades que se dedicam à revenda de mercadorias.

Estratégia de marketing Conjunto de objectivos e políticas, resumindo a forma como a empresa actua ou pretende actuar na relação marketing com os segmentos-alvo e mediante um determinado posicionamento Ide empresa, produto, marca, etc.)

Estudo de motivação Estudo cujo objectivo é a descoberta dos motivos que estão na base do comportamento do consumidor: necessidades, exigências, atitudes, emoções, etc.

Estudos de Mercado Conjunto de acções com vista à recolha e análise sobre o mercado da empresa (análises de clientes, canais de distribuição, publicidade, etc). É vulgar sobrepor estudos de mercado com estudos marketing.

Estudos marketing Recolha e análise de elementos sobre o contexto global e específico das organizações. Fidelidade à marca (Brand

royalty) Atitude do consumidor manifestada através da recompra sucessiva de uma determinada marca.

Follow-up Termo muito utilizado para designar as actividades de acompanhamento das acções marketing das empresas (em especial de campanhas de comunicação e promoção)

Franchising Sistema de distribuição que assenta na colaboração entre empresas. Uma que concebeu um produto ou serviço e tem o know-how de exploração do mesmo e que cede através de um contrato, o franchisador. Outra, o franchisado, que, através de meios humanos e financeiros disponíveis procede à comercialização e manutenção da imagem de marca imposta pelo primeiro.

Gama de produtos Conjunto de produtos ligados entre si e que tenham um mesmo tipo de funcionamento, destinados aos mesmos clientes ou que são vendidos no mesmo tipo de pontos de venda ou na mesma zona de preços.

Gestão de canal Tarefas do patrocinador de um canal de distribuição envolvendo a selecção, motivação e avaliação dos diferentes elementos do canal.

Gestor de marca Idem relativamente ao Gestor de Produto, mas ponderando que um mesmo produto pode ser comercializado sob mais de uma marca.

Gestor de Mercado Idem relativamente ao Gestor de Produto e ao Gestor de Marca mas ponderando a forma como a empresa define o(s) seu(s) mercados de actuação: Mercado geográfico, mercado por dimensão dos clientes, etc.

Gestor de produto Elemento da equipa Comercial-Marketing que coordena e controla as actividades relativas à produção/comercialização de um determinado produto da empresa. Deverá funcionar como pólo dinamizador das relações interfuncionais conducentes ao êxito do seu produto no mercado e procurar sistematicamente a coerência das suas acções com a estratégia e táctica de marketing da empresa no seu todo.

Grossista Elemento da cadeia de distribuição que compra directamente ao fabricante para vender a retalhistas. Hipermercado Loja de livre serviço com uma área superior a 2500 m2

Inquérito aos

consumidores Investigação através de uma amostra representativa de consumidores com o objectivo de medir factos, atitudes, imagens de consumo. Inquirido Elemento de uma amostra ou recenseamento que respondeu ao inquérito.

(3)

Livre servisse Sistema de venda assente no livre acesso do cliente aos produtos que ele próprio escolhe, recolhe, transporta e paga num ponto terminal.

Marca “Nome” do produto ou serviço. Pode igualmente falar-se de marca quando o produto é reconhecido por um símbolo ou logotipo

Mark-up Método elementar de fixação de preços que consiste em definir um preço a partir de uma taxa standard aplicada sobre o custo total

Marketing Processo económico e social através do qual indivíduos e grupos satisfazem as suas necessidades e desejos criando e trocando produtos e serviços entre si.

Marketing concept

(Conceito de marketing) Abordagem de gestão empresarial das Organizações que assenta na identificação e satisfação das necessidades, preferências e exigências dos clientes alvo como forma de alcançar melhores resultados da acção comercial/marketing no mercado.

Marketing management

(Gestão marketing) Processo de análise, planeamento, implementação e controlo de programas conducentes a criar e manter relações de troca/transacção com grupos de clientes alvo ou, dito de outra forma, de levar à prática o Conceito de marketing para conseguir atingir os objectivos da organização no mercado

Marketing-mix Expressão utilizada para referir o conjunto das quatro principais variáveis de actuação marketing: Produto, Preço; Distribuição, Comunicação/Promoção. Na terminologia anglo-saxónica falar de marketing-mix equivale a falar dos 4 P's - Product; Price, Place, Promotion.

Mercado Considerado o ponto de partida e chegada da actuação marketing das empresas, é das realidades mais heterogéneas em termos de definição. Conforme os objectivos estratégicos e tácticos assim pode utilizar se Mercado da Empresa, Mercado do Produto ou marca, mercado geográfico de actuação, etc. Ressalvando as implicações que esta perspectiva

inevitavelmente tem sobre uma hipótese de definição abrangente de mercado propomos: “Conjunto de clientes (actuais e potenciais) com hipóteses, meios e vontade de consumir/comprar ou influenciar o consumo/compra de

produtos/serviços, que satisfaçam as necessidades, preferências e exigências identificadas e ponderadas por uma análise de utilidades, um julgamento de valor e uma medida de satisfação em determinadas condições de transacção e

relacionamento com o fabricante/fornecedor.

Merchandising Técnicas de optimização da apresentação dos produtos ou serviços no ponto de venda.

Painel de consumidores Tipo de estudo de mercado realizado de uma forma permanente e junto de amostra constante de consumidores com o objectivo de recolher dados e informações sobre temas ligados a situações de consumo.

Plano de marketing Documento formal contendo os objectivos, pressupostos, programas de acção, orçamento, calendário e resumo económico das acções estratégicas (plano estratégico de marketing) ou operacionais (plano anual de marketing) das empresas no mercado.

Pontos de venda Locais onde o consumidor compra os produtos/serviços.

População/universo Total dos indivíduos ou objectos de um Estudo marketing a partir do qual se poderão extrair amostras.

Potencial de Mercado Estimativa da quantidade ou do valor de vendas de uma empresa para um certo período de tempo e acção marketing planeada Ide acordo com a definição do mercado a adoptar).

(4)

Preço de Mercado Método de fixação de preços que toma em consideração a concorrência mais do que os custos ou a procura.

Previsão de vendas Estimativa das vendas para um determinado período podendo ser feita em volume ou em valor e utilizando técnicas qualitativas e/ou quantitativas.

Product mix Conjunto das variáveis controláveis do produto (produto físico, embalagem, marca e serviços associados). Produtos (bens) de grande

consumo duradouros Todos os produtos (bens) destinados ao cliente final (consumidor) e com uma duração de consumo relativamente demorada no tempo. Englobam sobretudo os produtos do tipo electrodomésticos e outros equipamentos para o lar. Produtos (bens) de grande

consumo não duradouros Todos os produtos (bens) destinados ao cliente final (consumidor) e a serem consumidos no imediato ou curto prazo. Englobam sobretudo os produtos alimentares, de higiene pessoal e de limpeza para o lar. Produtos (bens)

industriais Todos os produtos (bens) destinados a serem utilizados na produção de bens ou serviços de grande consumo não duradouros ou duradouros ou outros bens ou serviços industriais. Produtos brancos Produtos embalados sem marca ou com a marca do distribuidor.

Pull Estratégia de marketing que privilegia o contacto com o cliente final/consumidor através de forte apoio de comunicação, em particular publicidade e promoção de vendas e com o objectivo de provocar uma maior procura e compra.

Push Estratégia de marketing que privilegia o contacto com os clientes intermediários e com o objectivo de “pressionar” o aumento da procura e da compra pelo cliente final.

Quota de mercado

(market share) Percentagem, em quantidade ou em valor das vendas, da empresa no mercado total.

Rede de distribuição Todos os pontos de venda onde o cliente/consumidor compra um determinado produto ou serviço.

Retalhista Elemento da cadeia de distribuição que vende ao cliente final após ter comprado os produtos a grossistas ou fabricantes. Segmento de mercado Grupo homogéneo de clientes, podendo ser objecto de quantificação, interessante em volume e susceptível de ser alvo

de acções comerciais/marketing por parte das empresas.

Segmento-alvo (target) Segmento de mercado a que a empresa decidiu dirigir um conjunto de acções comerciais marketing, normalmente após ter avaliado o interesse quantitativo e qualitativo do mesmo para o alcançar dos objectivos estratégicos e tácticos da Organização.

Serviços Actos ou performances que, envolvendo duas partes (o prestador e o beneficiário/utilizador) apresentam uma grande heterogeneidade e fortes características de intangibilidade, produção e consumo simultâneos, envolvimento do cliente na produção, impossibilidade de armazenamento e não transferência de propriedade.

Supermercado Loja em livre serviço com uma área superior a 200 m2 e até 2500 m2 (não existe contudo unanimidade nesta definição). Táctica de marketing Acções de curto prazo envolvendo uma ou mais variáveis do marketing mix, que a empresa promove no sentido de obter

resultados de acordo com a estratégia definida ou procurando responder no imediato à evolução do mercado e actuação da concorrência.

Teste de comunicação Estudo de mercado para avaliar a sensibilidade à comunicação de produtos existentes, ou novos, através de amostra de consumidores representativa de segmentos que a empresa considera importantes para a sua estratégia.

Teste de distribuição Estudo de mercado para avaliar a eficácia de um ou vários canais de distribuição para produtos existentes ou novos através de amostra de consumidores representativa de segmentos que a empresa considera importantes para a sua estratégia.

(5)

Teste de preço Estudo de mercado para avaliar a sensibilidade ao preço de produtos existentes ou novos através de amostra de consumidores representativa de segmentos que a empresa considera importantes para a sua estratégia.

Teste de produto Estudo de mercado para avaliar produtos existentes, ou novos, através de amostra de consumidores que serão entrevistados após o consumo do produto.

Teste marketing Estudo experimental para avaliar a eficiência e a eficácia de determinado marketing-mix numa determinada zona geográfica considerada um mercado tipo.

Valor percebido Método que consiste em fixar o preço a partir do valor percebido do produto/serviço por segmentos de clientes. Fonte: IAPMEI (http://www.iapmei.pt/iapmei-gls-02.php?glsid=2&letra=A)

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

a) retirou a sua vontade, apropriando-se dela para sempre b) retirou a sua vontade, deixando-a partir, em seguida, para o céu c) não conseguiu retirar a sua vontade.. d) decidiu

O Artigo 68 do Código Florestal, que prevê que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa, respeitando os limites impostos pela

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Mediante o impacto do paciente com o ambiente do centro cirúrgico, a equipe de enfermagem deve estar voltada para o aspecto humano do atendimento, centrando suas