• Nenhum resultado encontrado

ATA DE JULGAMENTO DOS QUESTIONAMENTOS DA PRIMEIRA SESSÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2016.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE JULGAMENTO DOS QUESTIONAMENTOS DA PRIMEIRA SESSÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2016."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DE JULGAMENTO DOS QUESTIONAMENTOS DA PRIMEIRA SESSÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2016.

Aos 27 (vinte e sete) dias do mês de abril do ano de 2016 (dois mil e dezesseis), às 9h (nove) horas, na Sala de Reuniões da AEVS/FACAPE, situada na BR 203, KM 02, Campus Universitário, s/nº - Vila Eduardo, Petrolina/PE, reuniu-se a Comissão Permanente de Licitação da AEVSF/FACAPE, presidida por Diana Lopes Freire da Silva, e pelos membros Maria Vilani Alves Pereira e Josefa Maria da Silva, conforme portaria em anexo, para promover a análise e julgamento dos questionamentos em face da primeira Sessão pública da Tomada de Preços nº 001/2016, apresentados pela empresa URBANA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA EPP, inscrita no CNPJ sob o nº 02.298.896/0001-62, doravante denominada recorrente.

I. DO HISTÓRICO

Por intermédio da Diretoria Executiva da AEVSF/FACAPE foi instaurado o procedimento licitatório visando a prestação de serviços de publicidade, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente, que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa, e a distribuição de publicidade da AEVSF/FACAPE.

O respectivo Edital foi aprovado e o certame foi divulgado através do Diário Oficial do Município em 11/03/2016, pág. 17, ano 6, Ed. 1383, no jornal de grande circulação (Jornal do Commércio) em 12/03/2016, pág. 03, e no site da AEVSF/FACAPE, o dia 12/03/2016, tendo sido agendada a Sessão Pública Inaugural para o dia 14/04/2016, às 10h.

Na data designada, compareceram os seguintes Licitantes: URBANA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA EPP e 9IDEIA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP. Sendo que a Sessão Pública Inaugural transcorreu nos termos do edital, mediante verificação da regularidade do credenciamento por meio dos documentos solicitados no subitem 7.2 a 7.4 do edital e recebimento dos Envelopes nº 01 (plano de comunicação publicitária via não identificada), nº 02 (plano de comunicação publicitária via identificada), nº 03 (proposta técnica – conjunto de informações) e nº 04 (proposta de preço), entre outros, cujo julgamento ocorreu posteriormente, em reunião interna dos membros da comissão de licitação.

(2)

Tempestivamente, na ocasião da sessão publica, foram apresentados questionamentos por parte da Licitante URBANA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA EPP, as quais serão esclarecidas a seguir.

II. DOS QUESTIONAMENTOS

Em seus questionamentos, a Licitante URBANA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA EPP, insurge-se contra o credenciamento e proposta técnica da licitante, alegando, em breve síntese, que:

a) O primeiro questionamento diz respeito ao registro cadastral da licitante 9IDEIA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, e solicita revisão do ato sob a alegação de que a procuração deve contemplar poderes de forma específica, o que enseja a revisão da decisão de manter no certame a Licitante.

b) Requer a desclassificação da Licitante 9IDEIA

COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, sob a argumentação de que o envelope nº 01 (via não identificada), contendo a proposta técnica, descumpriu o item 9.2.1.5, letra “b”, do instrumento convocatório, quanto à existência de elementos identificadores inapropriados no invólucro; a licitante utilizou “capa dura” na apresentação da proposta, sendo que “isso torna possível identificar a proposta”.

Por fim, requer a desclassificação da licitante 9IDEIA

COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, no que coube à Comissão Permanente de Licitação - CPL se pronunciar especificamente quanto aos questionamentos da recorrente.

III. DA ANÁLISE

A recorrente questiona o registro cadastral da licitante 9IDEIA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, por se tratar de ato procedimental e requer revisão do ato, sob a alegação que a procuração não “outorgou poderes” descrito de “forma específica”, sendo que esta apenas outorgou poderes especificamente para o procedimento licitatório.

Inicialmente, no que pertine ao Registro Cadastral das licitantes, o edital da Tomada de Preços nº 001/2016, no item 2.0 e subitens seguintes, estabelecem as condições de participação no certame, bem como os requisitos quanto ao cadastramento das interessadas:

(3)

2.1. Poderão participar deste procedimento licitatório todas as empresas do ramo

cadastradas junto ao Cadastro de

Fornecedores da AEVSF/FACAPE, bem

como aquelas que apresentarem a

documentação necessária para o

cadastramento até o 3º (terceiro) dia anterior à data de abertura da licitação como estabelece o artigo 22, § 2º, da Lei 8.666/93.

2.2. Para realizar o CADASTRAMENTO, as

empresas interessadas deverão apresentar o

formulário fornecido pela AEVSF/FACAPE

devidamente preenchido e acompanhado dos

documentos (originais ou cópias

autenticadas) constantes no próprio formulado

conforme anexo VII (conforme Lei nº 8.666/93, Arts. 28 a 31).

Outrossim, o anexo VII do instrumento convocatório traz um rol de documentos comprobatórios para o cadastramento das licitantes, sendo que, dentre os documentos elencados na relação não há qualquer menção na apresentação de procuração por parte das proponentes.

Segundo dispõe o princípio da vinculação ao instrumento convocatório (art. 41, caput, Lei 8.666/93), a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital ao qual se acha estritamente vinculada.

Nesse sentido, cumpre destacar, no tocante ao credenciamento dos representantes, que o instrumento convocatório traz no seu anexo IV, um modelo meramente ilustrativo de termo de credenciamento, bem como disciplina no item 7.0 e subitens seguintes, a respeito de tal procedimento da forma seguinte:

7.2. O credenciamento far-se-á através de instrumento público ou particular de

procuração original com firma reconhecida, com poderes para praticar todos os atos pertinentes ao certame, em nome da proponente. Em sendo sócio, proprietário,

dirigente ou assemelhado da empresa

proponente, deverá apresentar cópia do respectivo estatuto, contrato social, registro comercial ou outro ato constitutivo em vigor, no

(4)

qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

Ocorre que a recorrida apresentou instrumento particular de procuração em nome de seu representante legal, com firma reconhecida em cartório e com poderes “...para representar a empresa 9IDEIA

COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, junto a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, a quem confere poderes especiais para assinar e

rubricar todos e quaisquer documentos e atas, solicitar visitas, esclarecimentos e informações, requerer impugnações e/ou reconsiderações, interpor recursos, atos e decisões formais da comissão”. Como se vê, os termos da procuração particular apresentada

concede amplos poderes ao representante legal indicado pelo sócio acionista, bem como reúne os requisitos solicitados em edital para a sua validade. Além disso, a participante apresentou toda a documentação comprobatória para o credenciamento exigido nos subitens 7.2, 7.3 e 7.4 do edital, restando válida a decisão de credenciamento da participante.

As razões de irresignação da Recorrente, em última análise, residem ainda nas supostas violações do Edital pela Licitante 9IDEIA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP, uma vez que a inclusão de “capa dura” no envelope nº 01 (Via Não Identificada) acarretaria na identificação da proposta da Licitante antes da abertura do envelope nº 02 (Via Identificada).

Assim, requer a desclassificação da Licitante da proposta técnica, por descumprimento ao subitem 9.2.1.5, letra “b”, do instrumento convocatório, dada a existência de elementos identificadores no invólucro apresentado.

Ora, o edital, no subitem 9.2.1.5 que trata sobre a Formatação do Plano de Comunicação Publicitária, foi taxativo, nos seguintes termos:

O caderno específico que compõe o Plano de Comunicação Publicitária deverá observar a seguinte formatação:

a) Caderno único, orientação retrato, com

espiral preto colocado à esquerda;

b) Capa e contracapa em papel A4

branco, com 75 gr/m2 a 90 gr/m2,

ambas em branco.

c) Conteúdo impresso em papel A4, branco,

com 75 gr/m2 a 90 gr/m2, orientação

(5)

d) Espaçamento de 2 cm, nas margens

direita e esquerda, a partir da borda;

e) Títulos, entre títulos, parágrafos e linhas

subsequentes sem recuos;

f) Espaçamento “simples” entre linhas e,

opcionalmente, duplo após títulos e entretítulos e entre parágrafos;

g) Alinhamento justificado do texto.

h) Texto e numeração de páginas em fonte

“arial”, cor “automático”, tamanho “12 Pontos”;

i) Numeração em todas as páginas, pelo

editor de textos, a partir da primeira página interna, em algarismos arábicos;

Com relação ao pedido de desclassificação da licitação, sob a alegação da identificação da proposta, temos que, em síntese, e ainda de acordo com o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, a capa da proposta técnica (envelope 01) apresentada, formatação da capa e contracapa do tipo: “capa dura”, diverge da formatação tipo: Capa e contracapa em

papel A4 branco, com 75 gr/m2 a 90 gr/m2, solicitado na letra “b” do

subitem 9.2.1.3. Razão pela qual desrespeitou a formatação das páginas determinada no edital, requisito imposto a todas as participantes. Fato esse que caracteriza clara desigualdade nas propostas das licitantes e permite que haja a identificação, o que é terminantemente vedado pelo instrumento convocatório.

IV. CONCLUSÃO

Assim sendo, de acordo com o que se visualiza no edital e nas razões da recorrida, decide-se dar provimento parcial aos questionamentos da apresentado pela empresa URBANA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA EPP, pela desclassificação da proposta técnica da empresa 9IDEIA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP.

Isto posto, dê ciência às participantes do conteúdo deste expediente, por meio das cláusulas estabelecidas em Edital.

(6)

Petrolina (PE), 25 de abril de 2016.

DIANA LOPES FREIRE DA SILVA Presidente da CPL - AEVSF/FACAPE Comissão de Licitação

Membro da CPL

Comissão de Licitação Membro da CPL

Referências

Documentos relacionados

Peça para motocicleta Tornado Marca Honda ano 2003, motor 250 cilindradas prefixo n.º VTR 303.. Filtros para roçadeira modelo FS280

No dia 29/04/2021, às 15:11:41 horas, no lote (2) - Medidores para rede de gás natural da SERGAS, conforme especificações técnicas detalhadas constantes deste edital e seus anexos -

No dia 22/09/2017, às 10:40:28 horas, o Pregoeiro da licitação - CARLA SOUZA OLIVEIRA - desclassificou o fornecedor - TBAHIA TRANSPORTES EIRELI, no lote (1) - SERVIÇO DE TRANSPORTE..

Fonte Figura elaborada pelo Observatório da Emigração, valores de INE Espanha, séries anuais do Padrón Municipal de habitantes, Población por país de nascimento, comunidades

BRUNA SOUSA FERREIRA, e a respectiva Equipe de Apoio, designado pelo ato de nomeação, para realização da Sessão Pública de Licitação do Pregão Nº Processo: 0039/2018

do Edital (As propostas e documentos de habilitação, deverão ser enviadas por meio eletrônico, através do e-mail licitacoes@sesisenaisp.org.br, no prazo de 24 (vinte e quatro)

No dia 26/08/2021, às 09:01:04 horas, o Pregoeiro da licitação - MONICA DOS SANTOS HIRATA - desclassificou a proposta do fornecedor - PROWF SEGURANCA PRIVADA LTDA, no lote (1)

Assim, o presente trabalho teve como objetivo a utilização de geotecnologias no mapeamento, discriminação e quantificação da área da bacia hidrográfica do