• Nenhum resultado encontrado

Questões Legilação Institucional Para Fixação de Conteúdo Relativo à Prova Do Dia 27set216-Ter

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões Legilação Institucional Para Fixação de Conteúdo Relativo à Prova Do Dia 27set216-Ter"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO

 RELAT

 RELATIVO À PROVA IVO À PROVA DO DIA DO DIA 27SET2016-TER27SET2016-TER

1ª QUESTÃO

-1ª QUESTÃO - Marque a alternativa CORRETA. A ativação de uma sanção de suspensão de Marque a alternativa CORRETA. A ativação de uma sanção de suspensão de dez

dez diadias, s, decdecorrorrentente e do do comcometietimemento nto de de uma uma tratransgnsgresressão são disdiscipciplinlinar ar de de natnatureureza za gragrave,ve, implicará na perda de quantos pontos no

implicará na perda de quantos pontos no conceito do policial militarconceito do policial militar A ! " #$ a %& pontos. A ! " #$ a %& pontos. ' ! " #( a #% pontos. ' ! " #( a #% pontos. C ! " #) a #* pontos. C ! " #) a #* pontos. + ! " # a #- pontos. + ! " # a #- pontos. 2ª QUESTÃO

2ª QUESTÃO   Marque a alternativa CORRETA. +e acordo com o +ecreto Estadual n/   Marque a alternativa CORRETA. +e acordo com o +ecreto Estadual n/ )#.-)%0#&&# uma das recompensas que prescindem de parecer do CE+M1 para sua concessão 23 )#.-)%0#&&# uma das recompensas que prescindem de parecer do CE+M1 para sua concessão 23 A ! " Medal4a Al5eres Tiradentes.

A ! " Medal4a Al5eres Tiradentes. ' ! "

' ! " +ispensa de 6erviço.+ispensa de 6erviço. C ! " 7ota Merit8ria. C ! " 7ota Merit8ria.

+ ! " Menção Elogiosa Escrita. + ! " Menção Elogiosa Escrita.

3ª QUESTÃO

3ª QUESTÃO  O9serve a s:ntese dos conceitos de alguns dos princ:pios e;tra:dos do +ecreto  O9serve a s:ntese dos conceitos de alguns dos princ:pios e;tra:dos do +ecreto Estadual n/ )#.-)%0&# para concessão de recompensas e ao 5inal responda3

Estadual n/ )#.-)%0&# para concessão de recompensas e ao 5inal responda3

< A recompensa deve ser destinada a quem se=a digno dela, evitandose, assim, concess>es < A recompensa deve ser destinada a quem se=a digno dela, evitandose, assim, concess>es coletivas.

coletivas.

<< O momento certo da concessão da recompensa visa propiciar um am9iente de motivação e << O momento certo da concessão da recompensa visa propiciar um am9iente de motivação e elevação do moral de tropa.

elevação do moral de tropa. <<<

<<<  ? ? inindidispspenensásávevel l umuma a ananálálisise e crcriteiteririososa a de de totododos s os os rereququisisitoitos s papara ra a a coconcncesessãsão o dede recompensa.

recompensa.

Marque a alternativa

Marque a alternativa CORRETCORRETA A que indica o que indica o resumo conceitual dos princ:pios acima resumo conceitual dos princ:pios acima retratados3retratados3 A ! "

A ! " @roporcionalidade@roporcionalidade, individualidade e , individualidade e =ustiça.=ustiça. ' ! "

' ! " Merecimento, oportunidaMerecimento, oportunidade e =ustiça.de e =ustiça. C !

C ! " Merecimento, tempestividade e proporcionalidade." Merecimento, tempestividade e proporcionalidade. + ! "

+ ! " ustiça, oportunidade e individualidade.ustiça, oportunidade e individualidade.

(2)

($0&0#&&#, 2 CORRETO a5irmar que3

A ! " A disponi9ilidade cautelar não assegura ao militar a percepção de vencimento e vantagens integrais do cargo.

' ! " O Corregedor da <ME, o Comandante da 1nidade, o Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade D CE+M1 D, o @residente da Comissão de @rocesso Administrativo +isciplinar e o Encarregado de <nqu2rito @olicial Militar D <@M D poderão solicitar ao Comandanteeral a disponi9ilidade cautelar do militar.

C ! " @ara declaração da disponi9ilidade cautelar 2 prescind:vel a e;istFncia de provas da conduta irregular e ind:cios su5icientes de responsa9ilidade do militar.

+ ! " A disponi9ilidade cautelar terá duração e local de cumprimento determinado pelo C4e5e do EstadoMaior, e como pressuposto a instauração de procedimento apurat8rio, não podendo e;ceder o per:odo de quinze dias, prorrogável por igual per:odo, por ato daquela autoridade, em casos de recon4ecida necessidade.

5ª QUESTÃO  Com relação ao previsto na ei n/ ().%(&, de ($0&0#&&#, marque a alternativa CORRETA, no que se re5ere B aplicação da suspensão, que o9edecerá aos parGmetros a9ai;o, con5orme o total de pontos apurados3

A ! " +e vinte e um a vinte e trFs pontos, at2 cinco dias. ' ! " +e vinte e quatro a vinte e cinco pontos, at2 sete dias. C ! " +e vinte e seis a vinte e oito pontos, at2 oito dias. + ! " +e vinte e nove a trinta pontos, at2 doze dias.

6ª QUESTÃO   Com relação B aplicação da suspensão, con5orme o C8digo de ?tica 2 CORRETO a5irmar que3

A ! " A suspensão consiste em uma interrupção temporária do e;erc:cio de cargo, encargo ou 5unção, não podendo e;ceder a cinco dias.

' ! " O militar suspenso perderá todas as vantagens e direitos decorrentes do e;erc:cio do cargo, encargo ou 5unção.

C ! " Os dias de suspensão serão remunerados con5orme a transgressão.

+ ! " A aplicação da suspensão de vinte e um a vinte trFs pontos, será de at2 &* !cinco" dias.

7ª QUESTÃO   Marque a alternativa CORRETA. Hicam de5inidas as seguintes regras de aplicação dos dispositivos do C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares.

(3)

anos 5ica classi5icado no conceito JAK.

' ! " O militar que possuir registro de at2 trFs pris>es em sua 5ic4a 5uncional no per:odo de um ano 5ica classi5icado no conceito J'K, com quinze pontos negativos.

C ! " O militar que possuir registro de at2 cinco pris>es em sua 5ic4a 5uncional no per:odo de um ano 5ica classi5icado no conceito J'K, com vinte e cinco pontos negativos.

+ ! " O militar que possuir registro de mais de duas pris>es em sua 5ic4a 5uncional no per:odo de um ano 5ica classi5icado no conceito J'K, com cinquenta e um pontos negativos.

8ª QUESTÃO  Marque a alternativa CORRETA. Os princ:pios previstos no +ecreto n/ )#-)%, de (0&-0&# que regulamentam a concessão de recompensas na @MM, são conceituados da maneira a seguir.

A ! " <ndividualidade3 cada militar a ser recompensado deverá rece9er de maneira igual o prFmio, independente de sua participação no 5ato gerador da recompensa, garantindo o tratamento isonLmico para todos.

' ! " ustiça3 os comandantes, at2 o n:vel de 9atal4ão, deverão manter um acompan4amento  permanente dos seus comandados para que no ato da concessão de uma recompensa todos os requisitos se=am analisados com apurado crit2rio, de 5orma a propiciar o alcance da =ustiça neste ato.

C ! " Merecimento3 a concessão de recompensa será precedida de análise acurada da situação motivadora e demais circunstGncias que in5luenciaram a ação ou atividade desempen4ada, evitandose concess>es coletivas e 9ene5:cios a quem não os mereça.

+ ! " Oportunidade3 a recompensa será concedida a qualquer momento, de modo a tornarse 5ator  de motivação, satis5ação e elevação do moral de tropa, devendo ser concretizada at2 no má;imo de &( ano do 5ato gerador.

9ª QUESTÃO - Com 9ase nas determinaç>es insertas no decreto n/ )#-)%, de (0&-0&#, que regulamenta a concessão de recompensas na @MM, marque a alternativa <7CORRETA3

A ! " A 6eção de Recursos umanos da unidade do militar =ulgará o m2rito da ação ou

atuação, quanto B e;istFncia dos requisitos e;igidos neste Regulamento, e emitirá seu parecer ao Comandante.

' ! " avendo discordGncia entre o parecer do Consel4o e a decisão do Comandante da 1nidade, toda a documentação produzida será encamin4ada B autoridade imediatamente superior, que decidirá so9re a concessão da recompensa.

(4)

indicado ou diligenciará =unto ao escalão superior para que se=am apuradas sumariamente as circunstGncias e condiç>es do 5ato.

+ ! " O c4e5e direto, ao indicar o militar para rece9er um elogio, descreverá as raz>es da. indicação e encamin4ará relat8rio B autoridade competente.

10ª QUESTÃO   6o9re a +isponi9ilidade Cautelar, prevista na ei Estadual n/ ().%(&, de ($0&0#&&#, avalie as assertivas a9ai;o3

<. A +isponi9ilidade Cautelar terá o local de cumprimento determinado pelo Corregedor da @ol:cia Militar.

<<. O @residente da Comissão de @rocesso Administrativo não 2 competente para solicitar a +isponi9ilidade Cautelar do militar.

<<<. O militar em +isponi9ilidade Cautelar não terá direito a percepção de vencimento e vantagens integrais do cargo.

<N. A +isponi9ilidade Cautelar terá duração de quinze dias, prorrogável por igual per:odo.

N. @ara declaração da +isponi9ilidade Cautelar, 2 imprescind:vel a e;istFncia de provas da conduta irregular e ind:cios su5icientes de responsa9ilidade do militar.

Marque a alternativa CORRETA3

A. ! " As assertivas < e N são verdadeiras. '. ! " As assertivas < e << são verdadeiras. C. ! " As assertivas << e <<< são verdadeiras. +. ! " As assertivas <N e N são verdadeiras.

11ª QUESTÃO  Com relação B disponi9ilidade cautelar do militar, prevista na ei n/ ().%(&0#&&# !CE+M", marque a alternativa <7CORRETA3

A. ! " O militar poderá ser colocado em disponi9ilidade cautelar quando acusado de prática de crime ou de ato irregular que e5etivamente concorra para o desprest:gio das <MEs e dos militares. '. ! " O militar poderá ser colocado em disponi9ilidade cautelar quando der causa a grave escGndalo que comprometa o decoro da classe e a 4onra pessoal.

C. ! " O Corregedor da <ME, o Comandante da 1nidade, o Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade !CE+M1", o @residente da Comissão de @rocesso Administrativo +isciplinar e o Encarregado de <nqu2rito @olicial Militar !<@M" poderão decretar a disponi9ilidade cautelar do militar e o Comandanteeral rati5icará o ato.

+. ! " @ara a declaração da disponi9ilidade cautelar 2 imprescind:vel B e;istFncia de provas da conduta irregular e ind:cios su5icientes de responsa9ilidade do militar.

(5)

12ª QUESTÃO

13ª QUESTÃO  7os termos da ei n. ().%(&, de ($ de =un4o de #&&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais, 2 CORRETO a5irmar3 A. ! " +ecorridos cinco anos de e5etivo serviço, a contar da data da pu9licação da Iltima transgressão, o militar sem nen4uma outra punição terá suas penas disciplinares anuladas automaticamente.

'. ! " O militar que presenciar ou tomar con4ecimento de ato ou 5ato contrário B moralidade ou B legalidade praticado por outro militar mais antigo ou de maior grau 4ierárquico deverá apresentar  uma quei;a disciplinar, 5undamentada, B autoridade imediatamente superior ao comunicante ou ao 8rgão corregedor da @MM.

C. ! " A recompensa +ispensa do 6erviço não será concedida a discentes, durante o per:odo letivo, salvo por motivo de 5orça maior.

(6)

 pessoal poderá ser colocado em disponi9ilidade cautelar pelo Corregedor da @MM.

14ª QUESTÃO  7os termos do +ecreto n. )#.-)%, de (0&-0#&&#, que regulamenta a concessão de recompensas, o Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade !CE+M1", de que trata a ei n. ().%(&0#&&#, marque a alternativa CORRETA que corresponde B ordem decrescente de importGncia das recompensas3

A. ! " Comendas concedidas pela <nstituição, elogio, nota merit8ria, dispensa do serviço, cancelamento de puniç>es, menção elogiosa escrita, menção elogiosa ver9al.

'. ! " Elogio, comendas concedidas pela <nstituição, nota merit8ria, dispensa do serviço, cancelamento de puniç>es, menção elogiosa escrita, menção elogiosa ver9al.

C. ! " Elogio, nota merit8ria, comendas concedidas pela <nstituição, dispensa do serviço, cancelamento de puniç>es, menção elogiosa escrita, menção elogiosa ver9al.

+. ! " Elogio, comendas concedidas pela <nstituição, nota merit8ria, cancelamento de puniç>es, dispensa do serviço, menção elogiosa escrita, menção elogiosa ver9al.

15ª QUESTÃO  Marque a alternativa CORRETA. Con5orme descrito na ei n /. ().%(&0&# 5ica so9 suspeição para atuar na @A+ o militar que3

A. ! " Estiver su9metido B @A+ 0 @A+6 0 @AE.

'. ! " Tiver comunicado o 5ato motivador da apuração. C. ! " Ten4a particular interesse na decisão da causa.

+. ! " Ten4a parentesco consangu:neo ou a5im, em lin4a ascendente, descendente ou colateral, at2 o ) grau, se=a cLn=uge ou compan4eiro, com quem apresentou a alegação do 5ato, com a v:tima ou com o sindicado e seu de5ensor.

16ª QUESTÃO  Com 9ase na ei n ().%(&0&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais, marque a alternativa CORRETA3

A. ! " Tratase de transgressão de natureza leve  induzir ou instigar algu2m a prestar declaração 5alsa em procedimento administrativo.

'. ! " Tratase de transgressão disciplinar de natureza grave D e;ecutar atividades particulares durante o serviço.

C. ! " Tratase de transgressão de natureza m2dia  retardar in=usti5icadamente o cumprimento de ordem ou o e;erc:cio de atri9uição.

+. ! " A disciplina militar mani5estase pelo e;ato cumprimento de deveres, em todos os escal>es e graus da 4ierarquia, quando o9servada a pronta o9ediFncia Bs ordens legaisP as prescriç>es

(7)

regulamentaresP o emprego de toda a capacidade em 9ene5:cio do serviçoP a correção de atitudesP a cola9oração espontGnea com a disciplina coletiva e com a e5etividade dos resultados  pretendidos pelas <MEs.

17ª QUESTÃO  A despeito do C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais !CE+M", marque a alternativa CORRETA3

A. ! " O CE+M não se aplica aos militares da reserva remunerada.

'. ! " Transgressão disciplinar 2 toda o5ensa concreta aos princ:pios da 2tica e aos deveres inerentes Bs atividades das <MEs em sua mani5estação elementar e simples, distinguindose da in5ração penal, considerada violação dos 9ens =uridicamente tutelados pelo C8digo @enal Militar  ou Comum.

C. ! " 7o =ulgamento da transgressão, o conceito J'K #) !vinte e quatro pontos negativos" atenua a pena.

+. ! " A coação resist:vel 2 considerada causa de =usti5icação.

18ª QUESTÃO  6o9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais, marque a alternativa CORRETA3

A. ! " A re5orma disciplinar compuls8ria, aplicável ao militar que possua no m:nimo quinze anos de e5etivo serviço, não pode ser imposta ao acusado considerado culpado em @rocesso Administrativo+isciplinar instaurado pelo cometimento de ato que a5ete a 4onra pessoal, a 2tica militar ou o decoro da classe.

'. ! " +a decisão que aplicar sanção disciplinar ca9erá recurso B autoridade superior !a ser  encamin4ado por interm2dio da autoridade que aplicou a sanção" no prazo de cinco dias, contados a partir do primeiro dia Itil posterior B pu9licação do ato sancionat8rio.

C. ! " Hica impedido de atuar na mesma Comissão de @rocesso Administrativo +isciplinar  !C@A+" o militar que se=a amigo :ntimo do acusado.

+. ! " +ecorridos cinco anos de serviço, a contar da data da ativação da Iltima transgressão, o militar sem nen4uma outra punição terá suas penas disciplinares e;tintas automaticamente.

19ª QUESTÃO  Quanto ao C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais, marque a alternativa CORRETA3

A. ! " O C4e5e do EstadoMaior 2 uma das autoridades competentes para solicitar a +isponi9ilidade Cautelar, que, por sua vez, somente pode ser decretada pelo Comandanteeral. '. ! " O Comandanteeral poderá conceder o 9ene5:cio da suspensão da demissão pelo per:odo

(8)

de um ano, caso o militar ten4a sido su9metido a @rocesso Administrativo+isciplinar, pelo cometimento de nova 5alta disciplinar grave, se =á classi5icado no conceito JCK.

C. ! " á a previsão da possi9ilidade da ampliação da recompensa pela autoridade superior a que a aplicou, todavia, não 4á a previsão da 4ip8tese da recompensa ser restringida pela so9redita autoridade superior.

+. ! " E;cepcionalmente o O5icial pertencente ao Quadro de O5iciais de 6aIde !QO6" pode compor a Comissão de @rocesso Administrativo+isciplinar.

20ª QUESTÃO   Acerca do +ecreto Estadual n. )#-)%, de (0&-0&#, que regulamenta a concessão de recompensas, 9em como a atuação dos Consel4os de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade !CE+M1", marque a alternativa CORRETA3

A. ! " @ara análise da possi9ilidade de aplicar o Elogio, o CE+M1 deverá avaliar a ação gen2rica do 5ato ense=ador e seu resultado, dispensando a avaliação das participaç>es individuais dos  potenciais agraciados.

'. ! " 7a análise a ser levada a e5eito pelo CE+M1 deverão ser o9servados aspectos relacionados aos 5undamentos legal e 5ático, com vistas a propiciar uma decisão equGnime e =usta  por parte do Comandante, +iretor ou C4e5e da 1nidade.

C. ! " A indicação de militar ao rece9imento da Medal4a Al5eres Tiradentes prescinde do parecer  do CE+M1.

+. ! " +urante a audiFncia do CE+M1 2 permitida a mani5estação do militar acusado ou interessado !nos casos de recompensa", desde que verse so9re mat2ria de direito.

21ª QUESTÃO  Marque a alternativa <7CORRETA. O @rocesso Administrativo E;onerat8rio !@AE" 2 destinado a e;aminar e dar parecer so9re a e;oneração do serviço pI9lico de militar ou civil3

A. ! " 6em esta9ilidade, a5astado por pro9lemas de saIde, decorrentes de acidente ou mol2stia não especi5icada em lei como causa de re5orma, desde que não se=a o acidente ou mol2stia  proveniente do serviço policialmilitar, nos termos do EMEM.

'. ! " Com ou sem esta9ilidade, que não cumpriu os requisitos e;igidos para ingresso na <nstituição e pelo competente edital do concurso.

C. ! " +iscente, que era civil antes do in:cio do curso de 5ormação, que vier a omitir declaração que devia constar ou inserir ou 5azer inserir declaração 5alsa ou diversa da que devia ser escrita no Hormulário para <ngresso na <ME !H<C", mesmo sem o 5im de pre=udicar direito, criar  o9rigação ou alterar a verdade so9re 5ato =uridicamente relevante.

(9)

+. ! " O discente que, não sendo militar, dei;ar de preenc4er os requisitos do edital.

22ª QUESTÃO  Marque a alternativa <7CORRETA. Com relação ao previsto na ei n/ ().%(&, de ($0&0#&&#3

A. ! " A advertFncia consiste em uma admoestação ver9al ao transgressor.

'. ! " A suspensão consiste em uma interrupção temporária do e;erc:cio de cargo, encargo ou 5unção, não podendo e;ceder a quinze dias.

C. ! " A repreensão consiste em uma censura 5ormal ao transgressor.

+. ! " A prestação de serviço consiste na atri9uição ao militar de tare5a, pre5erencialmente de natureza operacional, 5ora de sua =ornada 4a9itual, correspondente a um turno de serviço semanal, que não e;ceda a oito 4oras, sem remuneração e;tra.

23ª QUESTÃO  Marque a alternativa CORRETA. +e acordo com a ei n/ ().%(&, de ($ de un4o de #&&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais, o9tido o somat8rio de pontos, serão aplicadas as sanç>es disciplinares3

A. ! " +e um a quatro pontos, suspensão. '. ! " +e cinco a dez pontos, advertFncia.

C. ! " +e onze a vinte pontos, prestação de serviço. +. ! " +e vinte e um a trinta pontos, repreensão.

24ª QUESTÃO   Marque a alternativa CORRETA de acordo com o +ecreto n/ )#.-)%, de (0&-0&#3

A. ! " A recompensa concedida por uma autoridade poderá ser apenas ampliada ou restringida,  por2m não poderá ser anulada por autoridade superior.

'. ! " A indicação de militar ao rece9imento da Medal4a Al5eres Tiradentes ou Medal4a de M2rito @ro5issional, não necessita de ser precedida de parecer do Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade !CE+M1".

C. ! " O elogio 2 a maior recompensa que a autoridade pode conceder ao seu su9ordinado sendo,  pre5erencialmente, uma concessão individual.

+. ! " As puniç>es canceladas, nos termos do C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares, poderão ser consideradas e servir de re5erFncia para qualquer 5im, a partir do ato de cancelamento.

25ª QUESTÃO  A conduta e;ecutar atividades particulares durante o serviço 2 considerada, em tese, transgressão disciplinar prevista no CS+<O +E ?T<CA E +<6C<@<7A +O6

(10)

M<<TARE6 +O E6TA+O +E M<7A6 ERA<6 !CE+M". 6o9re a conduta transgressiva descrita, tendose por 9ase as disposiç>es contidas na ei n.()%(&0&#!CE+M", 2 CORRETO a5irmar que3

A. ! " O =ulgamento da transgressão será precedido de analise que considere3 os antecedentes do transgressorP as causas que a determinaramP a natureza dos 5atos ou dos atos que a envolveramP e, as consequFncias que dela possam advir.

'. ! " Como a sanção disciplinar o9=etiva preservar a disciplina e tem caráter preventivo e educativo, ao praticar a transgressão disciplinar elencada, militar estará su=eito B sanção disciplinar de repreensão.

C. ! " Ter o agente con5essado espontaneamente autoria da transgressão, quando esta 5or  ignorada ou imputada a outrem, constituemse em causa de =usti5icação da conduta praticada +.

26ª QUESTÃO  6o9re o Consel4o de ?tica e +isciplinar dos militares da 1nidade CE+M1, de acordo com a lei n. ()%(&0&#, que contem o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais ! CE+M", e com o decreto Estadual n. )#-)%0&#, que regulamenta a concessão de recompensas e o Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade  CE+M1, que trata da lei n.()%(&0&#, 2 CORRETO a5irmar que3

A. ! " O militar comunicado disciplinarmente deverá ser noti5icado para a reunião do CE+M1, e, em caso de interesse em comparecer, 5icara li9erado de qualquer atri9uição no 4orário da audiFncia, podendo, inclusive, acarretar Lnus para o erário.

'. ! " O integrante do CE+M1 será designado para um per:odo de ( ! um" ano, permitida uma recondução por igual per:odo. Ap8s cumprir o no consel4o, encargo no Consel4o, deverá 5icara  pelo menos (! um" ano sem ser designado para tal atri9uição na 1nidade.

C. ! " 7os procedimentos determinados pelo Comandante eral, C4e5e do EstadoMaior ou por  titular de 1nidade de +ireção <ntermediaria, em que se veri5icar a prática de transgressão disciplinar, deverá ser ouvido o CE+M1 onde o militar 5or lotado.

+. ! " O CE+M1 será a integrado por ate &% !trFs" militares, no conceito m:nimo ' com ate #)  pontos negativos, superiores 4ierarquias ou mais antigos que o militar interessado no  procedimento, possuindo caráter Consultivo.

27ª QUESTÃO   6o9re a recompensa dispensa de serviço, con5orme disposto no +ecreto Estadual n/. )#-)%0&#, que regulamenta a concessão de recompensas e o Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade CE+M1, que trata a lei n. ()%(&0&#, que cont2m o C8digo de ?tica e +isciplina Militares do Estado de Minas erais! CE+M", 2 CORRETO a5irmar que3

(11)

A. ! " +ada B natureza da recompensa, a decisão so9re a concessão dispensa de serviço 2 atri9uição inerente ao Comandante da 1nidade e não será precedida de parecer do Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade CE+M1.

'. ! " @oderá a dispensa de serviço concedida pelos Comandantes, nos diversos n:veis, aos su9ordinados que se so9ressair no desempen4o de suas atividades, em aç>es ou atuaç>es que se=am merecedoras de destaque.

C. ! " A autoridade competente para concessão da dispensa, designará um militar mais antigo que o indicado ou diligenciará =unto ao escalão superior para que se=am apuradas sumariamente as circunstancias e condiç>es de 5ato.

+. ! " A dispensa de serviço, para ser gozada 5ora da sede, 5ica condicionada ás mesmas regras da concessão de 52rias previstas no Estatuto dos Militares do Estado de Minas erais.

28ª QUESTÃO -  7o =ulgamento das transgress>es disciplinares, serão apuradas as causas que a  =usti5iquem e as circunstGncias que atenuem e ou agravem, o9tendose o somat8rio de pontos que determinará a sanção disciplinar a ser aplicada, neste sentido, enumere a # Coluna de acordo com opção correta em relação B primeira coluna.

1) Causa de =usti5icação.

( ) Estar classi5icado no conceito JAK

2) 6anção disciplinar com perda de #( a %& pontos.

( ) AdvertFncia

3)CircunstGncia Atenuante ( ) Conluio de duas ou mais pessoas

4) 6anção disciplinar com perda de &* a (& pontos.

( ) @restação de serviço

5) 6anção disciplinar com perda de &( a &) pontos

( ) Evitar mal maior, dano ao serviço ou B ordem pI9lica.

6)CircunstGncia Agravante

( ) 6uspensão

7)  6anção disciplinar com perda de (( a #& pontos

(12)

29ª QUESTÃO  O 6d # Cl Alterando 6ilva, classi5icado no conceito ' com zero ponto, 5oi  punido disciplinarmente pelo Comandante da 1nidade com suspensão de &* dias e perda de #*  pontos no seu conceito disciplinar. Hace ao e;posto, leia atentamente as a5irmativas que se

seguem e marque a9ai;o a opção correta3

1 –  O militar deverá ser noti5icado 5ormalmente pela administração so9re a sanção disciplinar  que l4e 5oi aplicada.

2-  @oderá o militar interpor recurso disciplinar em ( instGncia !Comando Regional" e # instGncia !Comandante eral", com e5eito suspensivo em am9as as instGncias.

3- O prazo para apresentação de recurso disciplinar 2 de &* dias Iteis, contados do primeiro dia su9sequente B data da noti5icação.

4 –  Caso o militar não entre com recurso, teremos então o trGnsito em =ulgado da sanção disciplinar, neste caso a administração deverá noti5icar o militar 5ormalmente so9re a sua inclusão no conceito ' com menos #* pontos, para que ten4a con4ecimento que al2m de não ser   promovido, será ainda su9metido B @A+6, caso ven4a a cometer nova 5alta disciplinar de

natureza grave.

5 –  +urante o per:odo de suspensão, o militar perderá todas a vantagens e direitos decorrentes do e;erc:cio do cargo, encargo ou 5unção.

Marque a opção que cont2m as a5irmativas corretas. A) ! " (, #, ) e *.

B)! " #, % e *. C) ! " (,% e *. D) ! " #, %, ) e *.

E)! " Todas estão corretas.

30ª QUESTÃO  Ao militar acusado em processo disciplinar 2 5acultado o seu comparecimento á audiFncia do Consel4o de ?tica e +isciplina dos Militares da 1nidade D CE+M1, con5orme  previsto no artigo -%, @arágra5o Unico da ei ().%(&0&#. @ara tanto, o militar acusado deve ser 

noti5icado 5ormalmente pelo CE+M1 com quanto tempo de antecedFncia A) ! " no m:nimo com % 4oras de antecedFncia.

B) ! " no má;imo com &% dias de antecedFncia

C) ! " em tempo su5iciente que permita sua presença, o9servada a escala de serviço. D) ! " no m:nimo com )- 4oras de antecedFncia

(13)

31ª QUESTÃO - Quais recompensas podem ser concedidas pelos Comandantes de 1nidades sem necessidade de parecer do CE+M1

32ª QUESTÃO - O @rocesso Administrativo E;onerat8rio 2 destinado a e;aminar e dar parecer  so9re a e;oneração do serviço pI9lico de militar ou civil e @A+6 2 destinado a e;aminar e dar   parecer so9re a demissão de militar da ativa com menos de &% anos de e5etivo serviço. Cite &#

!dois" motivos de su9missão a @AE e dois motivos de su9missão a @A+6 . PAE:

PADS:

33ª QUESTÃO  Em con5ormidade B ei ().%(&0#&&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais !CE+M", estão incorretas as assertivas a9ai;o, EVCETO3

! " E;cepcionalmente, a autoridade competente para aplicar a sanção disciplinar veri5icará a conveniFncia e a oportunidade de su9stitu:la por aconsel4amento ou advertFncia ver9al pessoal, ouvido o CE+M1.

! " Transgressão disciplinar 2 toda o5ensa aos princ:pios da 2tica e aos deveres inerentes Bs atividades das <MEs em sua mani5estação elementar e simples, o9=etivamente especi5icada neste C8digo, distinguindose da in5ração penal, considerada violação dos 9ens =uridicamente tutelados pelo C8digo @enal Militar ou comum.

! " A sanção disciplinar o9=etiva preservar a disciplina e tem caráter repressivo e educativo. ! " @ronta o9ediFncia Bs ordens legais, o9servGncia Bs prescriç>es regulamentares, emprego de toda a capacidade em 9ene5:cio do serviço e correção de atitudes são aspectos da disciplina militar.

34ª QUESTÃO  Con5orme a ei ().%(&0#&&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais !CE+M", no tocante Bs 6anç>es +isciplinares 2 <7CORRETO a5irmar que3

(14)

! " A prestação de serviço consiste na atri9uição ao militar de tare5a, pre5erencialmente de natureza operacional, 5ora de sua =ornada 4a9itual, correspondente a um turno de serviço semanal, que não e;ceda a - 4oras, sem remuneração e;tra.

! " Quando se tratar de 5alta ou a9andono ao serviço ou e;pediente, o militar perce9erá os vencimentos correspondentes aos dias em que se veri5icar a transgressão, independentemente da sanção disciplinar.

! " A advertFncia consiste em uma admoestação ver9al ao transgressor . ! " A r epreensão consiste em uma censura 5ormal ao transgressor.

35ª QUESTÃO  Con5orme a ei ().%(&0#&&#, que disp>e so9re o C8digo de ?tica e +isciplina dos Militares do Estado de Minas erais !CE+M", em relação ao Consel4o de ?tica e +isciplina Militares da 1nidade !CE+M1" 2 CORRETO a5irmar que3

! " ? o 8rgão colegiado designado pelo Comandante da 1nidade, a9rangendo at2 o n:vel de  9atal4ão, com vistas ao assessoramento do Comando nos assuntos de que trata o CE+M.

! " O CE+M1 atuará com a totalidade de seus mem9ros e deli9erará por maioria de votos, devendo o mem9ro vencido =usti5icar de 5orma su9=etiva o seu voto.

! " ? dever de o militar comparecer B audiFncia do CE+M1.

! " Rece9ida qualquer documentação para análise, o CE+M1 lavrará termo pr8prio, o qual será seguido de parecer destinado ao Comandante da 1nidade, e;plicitando os 5undamentos legal e 5ático e a 5inalidade, 9em como propondo as medidas pertinentes ao caso.

36ª QUESTÃO  Com relação B ei 7/ #)0($W*, que disp>e so9re a organização 9ásica da @ol:cia Militar do Estado de Minas erais e dá outras providFncias, relacione a segunda coluna em con5ormidade ao conteIdo descrito na primeira. Em seguida, assinale a sequFncia CORRETA3

(" +iretorias

#" Comandos Regionais de @oliciamento %" 1nidades de E;ecução Operacional

(15)

)" 1nidades de E;ecução

! " são as 1nidades responsáveis, perante o Comandanteeral, pela direção intermediária dos sistemas de atividades especializadas de apoio e;istentes na estrutura organizacional da @ol:cia Militar.

! " realizam as atividades5im e atividadesmeio da @ol:cia Militar, em cumprimento a diretrizes, ordens e instruç>es das 1nidades de +ireção.

! " serão as 1nidades de @oliciamento Ostensivo, as 1nidades de C4oque e as 1nidades de 'om9eiros.

! " são 1nidades de +ireção <ntermediárias responsáveis, perante o Comandanteeral, pelas operaç>es policiais nas respectivas regi>es, no que compete B @ol:cia Militar e de acordo com as diretrizes e ordens emanadas do Comandoeral.

A. ! " (, %, #, ) '. ! " ), %, #, ( C. ! " (, ), %, # +. ! " (, ), #, %

37ª QUESTÃO  Consta na ei 7/ #)0($W*, que disp>e so9re a organização 9ásica da @ol:cia Militar do Estado de Minas erais e dá outras providFncias, que o Estado será dividido em regi>es, áreas, su9áreas, setores, e su9setores em 5unção das necessidades decorrentes das miss>es e das caracter:sticas regionais. 7esse sentido, relacione a segunda coluna em con5ormidade ao conteIdo descrito na primeira. Em seguida, assinale a sequFncia CORRETA3

<  região <<  área <<<  su9área <N  setor  N  su9setor 

! " espaço geográ5ico de responsa9ilidade de um 'atal4ão ou rupamentoP

! " espaço geográ5ico de responsa9ilidade de uma Compan4ia ou 6u9grupamento P ! " espaço geográ5ico de responsa9ilidade de um Comando Regional de @oliciamentoP ! " espaço geográ5ico de responsa9ilidade de um @elotão ou 6eçãoP

! " espaço geográ5ico de responsa9ilidade de um rupo ou 6u9seção

(16)

38ª QUESTÃO  Em relação ao C8digo de ?tica e +isciplina das <MEs, escreva !H" ou !N" no espaço em 9ranco antes de cada proposição, caso a mesma se=a HA6A ou NER+A+E<RA, selecionando a9ai;o a alternativa com a sequFncia da resposta correta.

a.! " O C8digo de ?tica da @MM não se aplica ao militar da reserva remuneradaP  9.! " Ao ingressar na @MM o militar será classi5icado no Conceito ', sem pontuaçãoP

c.! " A 4ierarquia e disciplina constituem a 9ase institucional das <MEsP d.! " o princ:pio da insu9ordinação rege todos os grau da 4ierarquia militar. A. ! " H, N, H, N B. ! " N, H, N, H

C. ! " H, N, N, H D. ! " H, N, N, N

39ª QUESTÃO  Em relação ao C8digo de ?tica e +isciplina das <MEs, escreva !H" ou !N" no espaço em 9ranco antes de cada proposição, caso a mesma se=a HA6A ou NER+A+E<RA, selecionando a9ai;o a alternativa com a sequFncia da resposta correta.

a.! " Transgressão disciplinar 2 toda o5ensa concreta aos princ:pios da 4ierarquia e disciplinaP  9.! " 6empre que poss:vel, a autoridade competente, para punir, veri5icará a conveniFncia da

aplicação da advertFncia ou aconsel4amentoP

c.! " +epois do =ulgamento da transgressão serão analisados os antecedentes do transgressorP d.! " 7o =ulgamento das transgress>es, cada atenuante rece9erá &( ponto positivo.

A. ! " N, N, H, N B. ! " H, H, N, N C. ! " H, N, H, N D. ! " N, H, H, N

40ª QUESTÃO  Em relação ao C8digo de ?tica e +isciplina das <MEs, escreva !H" ou !N" no espaço em 9ranco antes de cada proposição, caso a mesma se=a HA6A ou NER+A+E<RA, selecionando a9ai;o a alternativa com a sequFncia da resposta correta.

a.! " O motivo de 5orça maior ou caso 5ortuito, comprovado, não 2 causa de =usti5icaçãoP  9.! " Estar classi5icado no conceito ' 2 circunstGncia atenuanteP

c.! " A medida de prisão 2 uma sanção prevista no C8digo de ?tica e +isciplina das <MEsP d.! " A anulação de punição consiste em torna e5etivo o ato punitivo, ouvido o CE+M1. A. ! " H, H, H, N B. ! " N, H, H, H

C. ! " H, H, H, H D. ! " H, N, N, H

41ª QUESTÃO  Em relação ao C8digo de ?tica e +isciplina das <MEs, escreva !H" ou !N" no espaço em 9ranco antes de cada proposição, caso a mesma se=a HA6A ou NER+A+E<RA, selecionando a9ai;o a alternativa com a sequFncia da resposta correta.

a.! " 6ão recompensas os prFmios concedidos aos militares por atos merit8riosP

 9.! " A comunicação disciplinar 2 a 5ormalização escrita, assinada e dirigida B autoridade, so9re ato ou 5ato contrário a disciplinaP

c.! " A quei;a disciplinar 2 devida quando o militar 2 atingido por ato pessoal, irregular e in=ustoP

d.! " O recurso disciplinar 2 direito do militar que se sentir pre=udicado, o5endido ou in=ustiçado  por qualquer ato ou decisão administrativa.

A. ! " N, N, H, N B. ! " N, H, N, H C.! " N, N, N, N D.! " H, N, N, N

42ª QUESTÃO  Em relação ao C8digo de ?tica e +isciplina das <MEs, escreva !H" ou !N" no espaço em 9ranco antes de cada proposição, caso a mesma se=a HA6A ou NER+A+E<RA, selecionando a9ai;o a alternativa com a sequFncia da resposta correta.

a.! " A C@A+ se destina a e;aminar e dar parecer so9re a incapacidade do militar permanecer na @MM, tendo como princ:pios o contradit8rio e ampla de5esaP

(17)

 9.! " 6erá su9metido B @A+ o militar que, com dois anos de e5etivo serviço, praticar ato contra a 4onra pessoal ou o decoro da classeP

c.! " 7ão 4á previsão de nomeação da C@A+ pelo Comandante eralP

d.! " O interst:cio m:nimo de uma para outra reunião da C@A+ 2 de )- 4oras. A. ! " N, N, H, H B. ! " N, N, N, H

C.! " N, H, N, H D.! " H, H, N, H

43ª QUESTÃO  A C@A+ comp>ese de XXXXXXXXXXXXXXXde maior grau 4ierárquico ou mais antigo que o processado, deverá e;aminar e dar parecer em XXXXXXXXXXXXXXX, prorrogáveis por   XXXXXXXXXXXXXXX e o CE+M1, 2 8rgão colegiado e possui caráter   XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

A.! " trFs militares, )& dias, #& dias, consultivoP B.! " trFs militares, %& dias, (& dias, consultivoP

C.! " trFs militares, )& dias Iteis, #& dias Iteis, consultivoP

D.! " quatro militares, incluindo o presidente, )& dias, #& dias, impeditivo.

44ª QUESTÃO  Os mem9ros das @ol:cias Militares, instituiç>es organizadas com 9ase nos  princ:pios da XXXXXXXXXXXXXXX e XXXXXXXXXXXXXXX, são militares dos Estados, su9ordinamse ao XXXXXXXXXXXXXXX e, sendo O5icial, somente perderá o posto e a patente por decisão do  XXXXXXXXXXXXXXX, que tam92m =ulgará quanto B perda da graduação de  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

A.! " 2tica, moral, overnador do Estado, Tri9unal de ustiça Militar, @raçaP B.! " 4ierarquia, disciplina, Comandante eral, Tri9unal de ustiça Militar, @raçaP C.! " 4ierarquia, disciplina, overnador do Estado, Tri9unal de ustiça Militar, @raçaP

D.! " 4ierarquia, disciplina, overnador do Estado, Consel4o de ustiça, Aspirante a O5icialP 45ª QUESTÃO  Marque a opção correta3 6ão autoridades competentes para determinar a instauração de @A+0@A+6.

A.! " Comandante eral, Comandante Regional, Comandante de 'atal4ão. B.! " Comandante de 'atal4ão, Comandante de 1nidades, Corregedor da <ME. C.! " Comandante Regional, C4e5e do Estado Maior, Corregedor da <ME.

D.! " Comandante de 'atal4ão, Comandante Regional, C4e5e do Estado Maior. 46ª QUESTÃO  Quanto Bs decis>es elas podem ser de trFs n:veis, sendo3

! " 7:vel @rático, T8pico e OperacionalP ! " 7:vel Operacional, @rático e TáticoP ! " 7:vel Estrat2gico, Tático e OperacionalP ! " 7:vel T8pico, Tático e Estrat2gico. ! " 7en4uma das anteriores.

Referências