• Nenhum resultado encontrado

Área Temática: Ensino de administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Área Temática: Ensino de administração"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Área Temática: Ensino de administração

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ARTIGOS SOBRE CONTROLADORIA PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS RECOMENDADOS PELA CAPES

AUTORES

JULIANA PINTO

Universidade Regional de Blumenau - FURB julianapinto@smo.com.br

ADRIANO JOSÉ DA SILVA

Fundação Universidade de Blumenau ajs@al.furb.br

JORGE RIBEIRO DE TOLEDO FILHO

Universidade Regional de Blumenau-FURB jtoledo@usp.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar as referências utilizadas nas publicações sobre Controladoria, encontradas nos títulos, resumo e palavras chaves nos Periódicos elaborados pelos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis recomendados pela CAPES. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa quanto aos objetivos foi descritiva, quanto aos procedimentos do tipo levantamento ou survey com abordagem quantitativa. O critério de escolha dos artigos foi à utilização da palavra Controladoria no título, no resumo ou nas palavras-chave, observando a bibliografia referenciada nos artigos publicados. A população compreendeu 17 programas recomendados pela CAPES, a amostra final foi composta por dez programas recomendados que disponibilizem o acesso dos periódicos por meio da internet. Como resultado da análise bibliométrica constatou-se que 55,38% das referências utilizadas nos artigos pesquisados são internacionais, fato este que demonstra existir um longo caminho a percorrer no que tange às pesquisas sobre controladoria, pelos autores e pesquisadores brasileiros. Por fim, recomenda-se a realização de novos estudos com o objetivo de quantificar, descrever e explorar o tema pesquisado em congressos, simpósios, entre outros. Tal medida contribuiria em muito para novas publicações com o tema controladoria, realçando sua importância na área da contabilidade.

Palavras Chave: Controladoria. Periódicos. Programas de Pós-Graduação em Ciências

Contábeis.

ANALYSIS OF CITATION OF ARTICLES ABOUT CONTROLLERSHIP PUBLISHED IN JOURNALS OF THE POST-GRADUATION PROGRAMS IN ACCOUNTING RECOMMENDED BY CAPES.

ABSTRACT

This study aims to analyse the references used in publications about Controllership found in titles, abstract and key-words in journals made by the accounting post-graduation programs

(2)

recommended by CAPES. The methodology used to carry this research has been descriptive, as to its objectives, and survey, as to its procedures with a quantitative approach. Articles have been chosen based on the use of the word Controllership in the title, abstract or key-words, observing the bibliography referenced in the published articles. The population was made of 17 programs which are recommended by CAPES. The final sample was composed of 10 recommended programs which make possible the access to the online journals. As the result of the bibliometric analysis, it has been shown that 55,38% of the used references in the researched articles are international. This shows that Brazilian researchers still have a long way to go as far as controllership research is concerned. At last it is recommended to make use of new studies aiming to quantify, describe, and explore the subject in conventions, symposiums, etc. These would contribute to new publishing concerning controllership, enhancing its importance in accounting.

(3)

1 INTRODUÇÃO

Com esse desafio cada vez mais crescente, de profissionalizar a gestão e melhorar os índices de produtividade, a contabilidade passa a ser fundamental nesse novo ciclo de desenvolvimento empresarial, pois precisou atualizar-se em suas práticas e objetivos para proporcionar meios mais eficientes e eficazes de oferecer suporte para a gestão e a tomada de decisão.

Ainda nesse contexto destaca-se também a adoção de programas de qualidade total, reengenharia, programas de demissão voluntária PDV’s entre outros. No decorrer desse processo de abertura econômica e transformações empresariais movimentos como os de fusão e aquisição de empresas, baixo profissionalismo dos gestores e das companhias. Todas essas mudanças fizeram com que planejar, dirigir, organizar e controlar fosse cada vez mais necessário e imprescindível para a manutenção das empresas ao longo do tempo.

Com esse novo ambiente empresarial, a função da controladoria passa a ser uma finalidade vital nas organizações a de garantir e informar quanto ao cumprimento dos objetivos estabelecidos pela direção das empresas. Neste sentido a controladoria precisa ser estudada e aperfeiçoada, sendo ela uma nova ciência, pois segundo Beuren (2002), a controladoria surgiu nos Estados Unidos no século XX, devido, principalmente, a verticalização, a diversificação e a expansão geográfica das entidades, o que criou uma maior complexidade de suas atividades. Diante desta contextualização o objetivo deste trabalho é analisar as referências utilizadas nas publicações sobre Controladoria, encontradas nos títulos, resumo e palavras chaves nos Periódicos elaborados pelos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis recomendados pela CAPES.

A relevância do estudo deve-se ao fato de a Controladoria ser uma importante área dentro da contabilidade e ao mesmo tempo possuir poucos artigos publicados em periódicos recomendados pela CAPES.

A metodologia utilizada para realizar a pesquisa quanto aos objetivos foi descritiva, quanto aos procedimentos do tipo levantamento ou survey com abordagem quantitativa. O critério de escolha dos artigos foi à utilização da palavra Controladoria no título, no resumo ou nas palavras-chave, observando a bibliografia referenciada nos artigos publicados. A população compreendeu 17 programas recomendados pela CAPES, a amostra final foi composta por dez programas recomendados que disponibilizem o acesso dos periódicos por meio da internet.

2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Controladoria

O nascimento da controladoria é de acordo com Beuren (2002, p.20) “no século XX nas grandes corporações norte-americanas, com a finalidade de realizar rígido controle de todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais”.

A partir da proliferação de empresas concorrentes na Revolução Industrial Beuren (2002, p. 20) afirma que as empresas começaram a se fundir no final do século XIX, formando grandes empresas, organizadas sob forma de divisões, mas com controle centralizado. “O crescimento vertical e diversificado desses conglomerados exigia, por parte dos acionistas e gestores, um controle na central em relação aos departamentos e divisões que rapidamente se espalhavam nos Estados Unidos e em outros países”.

A definição de controladoria segundo Borinelli (2006, p.105) “controladoria é um conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional”.

Segundo Catelli (2001, p.344):

A controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das

(4)

bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.

Peleias (2002, p.13), define controladoria como uma unidade administrativa, onde é definida como uma área da organização à qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. Portanto por ser tratar de uma ciência nova, a controladoria não possui um conceito definitivo. Pois diversos autores tem diferentes conceitos sobre controladoria.

2.2 Bibliometria

A bibliometria vem sendo empregada como ferramenta para medir a produção científica. Fazer o levantamento do inventário das atividades cientifica, nos mais diversos campos do conhecimento implicam em uma busca criteriosa nas publicações, pois o homem vem constantemente, apresentando e buscando novos conhecimentos, fazendo com que as informações circulem e se disseminem por todas as partes do mundo.

A análise dos indicadores bibliométricos, permite através da análise estatística, quantificar a produção científica e técnica. Segundo SAES (2000, p.10-11) os indicadores bibliométricos empregam-se por dois motivos:

O primeiro para analisar o tamanho, crescimento e distribuição da bibliografia científica (livros, revistas, patentes e outros), a fim de melhorar as atividades de informação, documentação e comunicação científica e o segundo para analisar os processos de geração, propagação e uso da literatura científica com a finalidade de conhecermos os mecanismos da investigação científica enquanto atividade social e a dinâmica e estrutura dos grupos de investigadores que produzem e utilizam esta literatura.

Um dos primeiros autores a realizar trabalhos e conceituar bibliometria na Argentina foi José Domingo Buonocuore (1952). Buonocuore (1952) apud Rios (2000) define a técnica calcular a extensão ou medida da tomada de livros em conta vários coeficientes, formato, tipos de papel, quantia de palavras, peso do papel, etc. Na antigüidade, os gregos tinham inventado um processo para determinar a extensão dos manuscritos. Esta medida não só era útil como evitava supressões e interpretações no texto, mas também determinar o preço do trabalho e pagamento devido.

Em 1969, Pritchard definia a bibliometria como sendo a “a aplicação de métodos matemáticos e estatísticos a livros, artigos e outras mídias de comunicação”.

Bufrem e Prates (2005) destacam, que as leis bibliométricas mais comumente utilizadas e relacionadas à produtividade científica (Lei de Lotka), à dispersão da produção científica (Lei de Bradford) e à ocorrência de palavras no texto (Lei de Zipf), cujas aplicações originais foram cedendo lugar a modificações e incorporações, estruturaram-se em corpo teórico que justificou o status de ciência ao conjunto de conhecimentos que então se configurava em torno do objeto informação.

A bibliometria aplicada com um elevado grau de rigor metodológico torna-se uma importante ferramenta para analisar a produção científica e quantificar a evolução do conhecimento produzido pelo homem.

3 METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi quanto ao seu objetivo descritiva, quantos aos procedimentos levantamento ou survey com abordagem quantitativa. Para Cervo e Bervian (2002,p.66), definem pesquisa descritiva, como “a pesquisa que observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.” Diante disso o objetivo do estudo é analisar as referências utilizadas nas publicações sobre

(5)

Controladoria, encontradas nos títulos, resumo e palavras chaves nos Periódicos elaborados pelos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis recomendados pela CAPES.

Por meio de levantamento dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis recomendados pela CAPES, buscou - se acessar os periódicos de cada programa, com isso a pesquisa quanto ao seu procedimento tem cunho de levantamento ou survey. Raupp e Beuren (2004, p. 85) enfatizam que “os dados referentes a esse tipo de pesquisa podem ser coletados com base em uma amostra retirada de determinada população ou universo que se deseja conhecer. Deve-se, então, atentar para o fato de que nenhuma amostra é perfeita, podendo variar o grau de erro ou viés”.

Quanto a abordagem a ser empregada para a análise da pesquisa é a quantitativa que Richardson (1999) define pelo emprego de quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples como percentual, média, desvio-padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de regressão etc.

3.1 Coleta dos dados

Dessa forma, este trabalho buscou a identificação e compilação dos artigos publicados com o tema “controladoria” no âmbito dos artigos aprovados nos periódicos dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis Recomendados pela CAPES, desde sua existência, a partir de uma abordagem bibliográfica descritiva com análise quantitativa.

O levantamento de dados, para esta pesquisa, ocorreu da seguinte forma: (a) o critério de escolha dos artigos, foi dos artigos que constassem as palavras Controladoria no título, no resumo ou nas palavras-chave; (b) a bibliografia referenciada nos artigos apresentados sendo realizada a catalogação com todos os dados levantados (livros nacionais e internacionais, teses e dissertações nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, anais de eventos científicos nacionais e internacionais, sites pesquisados na web nacionais e internacionais, jornais e magazines nacionais e internacionais, outros tipos nacionais e internacionais, compreende esse último quesito de análise, palestras, relatórios, conferências, anotações de aula).

3.2 População e amostra

A pesquisa de certa forma apresenta suas limitações, pois a mesma foi desenvolvida através de pesquisa nos sítios de dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis Recomendados pela CAPES, sendo o total de 17 programas recomendados, somente 10 Programas possuem Periódicos para publicação científica. Todos os Programas de Mestrado possuem sítio, mas nem todos têm suas publicações atualizadas e quando as tem as mesmas não estão disponíveis para acesso.

A análise a seguir apresentada será abordada na forma quantitativa. A abordagem quantitativa implica numa análise estatística, auxiliando no entendimento da pesquisa.

Na tabela abaixo, apresenta-se uma descrição dos dados levantados, contendo o nome do periódico, a classificação no Qualis CAPES, o ano da primeira publicação do periódico até o ano de 2006, a periodicidade de circulação, o número total de edições encontradas nos sítios, o total de artigos encontrados nos sítios, o total de artigos encontrados com o tema “controladoria” e o percentual de artigos pesquisados sobre o tema.

Tabela 1 - Artigos Publicados sobre Controladoria nos Periódicos dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis Recomendados pela CAPES

Nome do periódico Qualis CAPES Ano Publicação Periodicidade Total de Edições N.º total de Artigos Artigos Selecionados % Revista de LA 1989/2006 Trimestral 4 25 0

(6)

Contabilidade Vista & Revista - UFMG

UnB Contábil - UNB NC 2003/2006 Semestral 6 63 0

Revista Universo

Contábill- FURB NC 2005/2006 Quadrimestral 6 36 1 0,2

Revista

Contemporânea de

Contabilidade UFSC 2004/2006 Semestral 6 37 1 0,2

Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN - FECAP NB 2004/2006 Quadrimestral 4 24 0 BBR – Brazilian Business Review - FUCAPE 2004/2006 Quadrimestral 7 31 1 0,2 Revista Base –

Unisinos Local A 2004/2006 Quadrimestral 5 29 0

Revista Contabilidade & Finanças -

EAC/USP NA 1989/2006 Quadrimestral 42 262 6 1,18

Total 80 507 9 1,78

Fonte: dados da Pesquisa.

Conforme se pode observar na tabela 1, foram pesquisados oito periódicos dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis Recomendados pela CAPES. Encontrou-se nos sítios das revistas citadas na tabela acima, disponível para pesquisa de 80 edições, com um total de 507 artigos para pesquisar sobre controladoria.

Ressalta-se que para a seleção dos artigos o critério adotado para a pesquisa é a presença da palavra “controladoria”, no título, no resumo e nas palavras-chave dos artigos publicados. De todo o universo pesquisado foi encontrado somente nove artigos com o tema controladoria, no título, palavras – chaves e no resumo, o que corresponde a um percentual de 1,78%.

Observa-se também que o periódico que mais publicou foi a Revista Contabilidade& Finanças da USP com um total de seis artigos desde o ano de 1989, perfazendo um percentual de 1,18% do total de artigos. Na seqüência a Revista Universo Contábil - FURB, Revista Contemporânea de Contabilidade - UFSC e a Brazilian Business Review – FUCAPE, respectivamente com um artigo publicado em cada periódico, perfazendo um total de 0,6% do número total de artigos.

4 DEMONSTRAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

A análise das Referências Bibliográficas foi realizada em todos os artigos publicados com o tema “controladoria”, encontrado no título, no resumo e nas palavras-chaves.

Nesta parte do trabalho, a analise será dividido por periódico, onde se buscou categorizar a análise da bibliografia referenciada nos artigos publicados. As tabelas a seguir descreveram somente os itens citados, dessa forma os itens não citados serão excluídos das tabelas.

A classificação é descrita da seguinte forma: a) livros nacionais e internacionais; b) teses e dissertações nacionais e internacionais; c) periódicos nacionais e internacionais; d) anais de eventos científicos nacionais e internacionais; e) sites pesquisados na web nacionais e internacionais; f) jornais e magazines nacionais e internacionais; g) outros tipos nacionais e internacionais compreendem esse último quesito de análise, palestras, relatórios, conferências, anotações de aula; h) referências citadas até o ano 2000 e após o ano 2000.

(7)

A tabela abaixo descreve o tipo de bibliografia, o total por tipo, o percentual por tipo de bibliografia encontrado, o total geral e o percentual total das bibliografias referenciadas nos artigos da Revista Contabilidade & Finanças.

Tabela 2 - Referências dos Artigos publicados sobre Controladoria na Revista Contabilidade & Finanças

Tipo de Bibliografia Total por tipo % Total geral %

Nacional 59 25,11 Livros Internacional 117 49,79 176 74,89 Nacional 6 2,55 Teses e Dissertações Internacional 6 2,55 Nacional 14 5,96 Periódicos Internacional 15 6,38 29 12,34 Nacional 2 0,85 Sites Web Internacional 2 0,85 4 1,7 Nacional 5 2,13 Jornais e Magazines Internacional 9 3,83 14 5,96 Nacional 5 2,13 Outros tipos Internacional 1 0,42 6 2,56 Total 235 100 235 100

Fonte: dados da pesquisa.

Na tabela 2, observa-se que nos artigos analisados publicados com o tema “controladoria”, na revista acima citada, uma grande predominância de livros citados como referência bibliográfica, do total de 235 citações, 176 referem-se a livros que representa um percentual de 74,89%. Dos 176 livros citados 59 livros ou 25,11% são nacionais, publicados no Brasil e 117 ou 49,79% publicados na Europa ou nos Estados Unidos.

Na análise das Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado, nota-se que somente foram referenciadas obras defendidas no Brasil. No total 6 teses e dissertações foram citadas, o que representa um percentual de 2,55%.

Nota-se uma divisão quase que igualitária nas citações dos periódicos citados tanto nacionais quanto internacionais. Foram citados respectivamente 14 periódicos nacionais e 15 internacionais que correspondem individualmente por 5,96% e 6,38%. No total foram citados 29 periódicos que representam 12,34% do total das citações.

Anais e Eventos Científicos tanto nacionais quanto internacionais, não houve nenhuma citação no referido periódico. Já sites de web, tanto nacionais quanto internacionais foram consultados 2 vezes cada. Individualmente cada site citado nacional e internacional corresponderam a 0,85%, somados responderam por 1,70% do total de referencias bibliográficas.

(8)

Jornais e Magazines referenciados foram citados 14 vezes, com um percentual de 5,96% do total de citações. Analisando as citações de jornais e magazines individualmente nota-se que as citações dos mesmos em nível internacional foi da ordem de 9, o que representa um percentual de 3,83% do total de citações. Os jornais e magazines nacionais citados foram 5 representando um percentual de 2,13 do total de citações.

As citações descritas como “outros tipos” nacionais e internacionais compreendem palestras, relatórios, conferências, anotações de aula. Foram citadas seis vezes, cerca de 2, 2,56% do total de citações. As citações nacionais e internacionais da classificação “outros tipos” foram respectivamente, 5 que percentualmente representa 2,13% e 1 que perfaz um percentual de 0,42% do total de citações.

Observa-se na analise da tabela 2, que os artigos publicados na Revista Contabilidade e Finanças, uma grande concentração de livros citados, seguindo pelos periódicos. Pode-se constatar que na tabela 1 a referida revista é a que mais artigos com o tema “controladoria”, possuem publicado, talvez um dos motivos para tantas publicações seja a grande incidência de citações estrangeiras nos artigos submetidos, para a revista.

Na tabela 3, está demonstrado o ano de publicação das referências bibliográficas citadas nos artigos publicados na Revista Contabilidade & Finanças. A divisão das obras publicadas e citadas foi realizada da seguinte forma: obras citadas até o ano 2000 e obras citadas depois do ano 2000. Na seqüência apresenta-se a tabela com a respectiva classificação.

Tabela 3 - Referências Publicadas e Citadas na Revista Contabilidade & Finanças até o ano de 2000

Tipo de Bibliografia Até o ano 2000 % Total Geral %

Nacional 57 30,65 152 81,72 Livros Internacional 95 51,08 0 0 Nacional 5 2,69 5 2,69 Teses e Dissertações Internacional 0 0 0 0 Nacional 8 4,3 14 7,53 Periódicos Internacional 6 3,23 0 0 Nacional 3 1,61 10 5,38 Jornais e Magazines Internacional 7 3,76 0 0 Nacional 4 2,15 5 2,68 Outros tipos Internacional 1 0,53 0 0

Total por período 186 100 186 100

Fonte: dados da pesquisa

Observa-se a predominância de citações anteriores ao ano 2000. Do total de 235 citações 186 citadas foram publicadas até o ano 2000, que faz um percentual de 79,15%.

Constata-se que 186 publicações citadas nos artigos são anteriores ao ano de 2000, o total de livros publicados anterior ao período definido e citados nos artigos da Revista Contabilidade & Finanças é de cerca de 152, o que representa um percentual de 81,72%, desse percentual 30,65% referem-se a livros nacionais, ou seja, publicados no Brasil e 51,08% de livros publicados na Europa e nos Estados Unidos.

(9)

Teses e dissertações defendidas antes do ano de 2000 foram 5, o que correspondem a 2,69% do total de citações anteriores ao ano de 2000, sendo que somente foram citadas as teses e dissertações defendidas no Brasil.

Dos periódicos publicados e citados, 14 são anteriores ao ano de 2000, representando 7,53% das citações. Periódicos nacionais publicados e citados até o ano 2000 foram 8, 4,3% do total e periódicos internacionais publicados e citados até o ano de 2000 foram seis cerca de 3,23% do total de citações.

Anais e Eventos Científicos e Sites da Web, não foram citados nenhuma vez nos artigos publicados na revista.

Jornais e Magazines foram citados 10 vezes, ou cerca de 5,38% do total de citações. Jornais e Magazines nacionais publicados anterior ao ano de 2000 e citados foram 3, na ordem de 1,61%, internacionais 7, perfazendo um percentual de 3,76% do total de citações.

As citações descritas como “outros tipos” nacionais e internacionais, foram citadas 5 vezes correspondendo percentualmente em 2,68%.

Tabela 4 - Referências Publicadas e Citadas na Revista Contabilidade & Finanças posterior ao ano de 2000 Tipo de Bibliografia Depois do ano 2000 % Total Geral % Nacional 10 20,41 24 48.98 Livros Internacional 14 28,57 0 0 Nacional 1 2,04 1 2,04 Teses e Dissertações Internacional 0 0 0 0 Nacional 6 12,24 15 30,62 Periódicos Internacional 9 18,38 0 0 Nacional 2 4,08 4 8,16 Sites Web Internacional 2 4,08 0 0 Nacional 2 4,08 4 8,16 Jornais e Magazines Internacional 2 4,08 0 0 Nacional 1 2,04 1 2,04 Outros tipos Internacional 0 0 0 0

Total por período 49 100 49 100

Fonte: Dados da pesquisa

Analisando–se a tabela 4 nota-se que do total de 235 citações encontradas nos artigos publicados na Revista Contabilidade & Finanças, somente 49 publicações citadas nas referências bibliográficas foram publicadas depois do ano de 2000. Representando 20,85% das referências citadas.

Os livros citados publicados posteriormente ao ano de 2000 foram 24, representando um percentual de 48,98% do total de citações publicadas e citadas post nos artigos da Revista Contabilidade & Finanças.

(10)

Teses e Dissertações de Doutorado e Mestrado defendidas posterior ao ano de 2000, foram citadas somente uma vez perfazendo um percentual de 2,04% das citações. Cabe ressaltar que a única citação nesse item é de tese e dissertação nacional.

No item periódico, foram levantadas 15 citações, que representam 30,62% do total de citações encontradas nos artigos publicados. Desses 15 periódicos citados, 6 são de circulação nacional, e 9 de circulação internacional,que representam respectivamente 12,24% e 18,38% do total de publicações citadas posterior ao ano de 2000.

No item Anais e Eventos Científicos, não ocorreu nenhuma citação. Sites da web citados nas referências bibliográficas foram 4, representando 8,16% do total das citações. Nota-se nesse item um número igual de citações, sendo 2 nacionais e 2 internacionais, correspondendo a 4,08% respectivamente. Ocorrendo o mesmo número de citações em jornais e magazines nacionais e internacionais, com o mesmo percentual de anais e eventos científicos.

Destaca-se que na Revista Universo Contábil foi encontrado somente um artigo com o tema “controladoria” no título, no resumo e nas palavras-chaves. A tabela abaixo categoriza as referências encontradas no artigo da revista.

Tabela 5 - Referências dos Artigos publicados sobre Controladoria na Revista Universo Contábil

Tipo de Bibliografia Total por tipo % Total geral %

Nacional 14 100 14 100

Livros

Internacional 0 0 0 0

Total 14 100 14 100

Fonte: dados da pesquisa

Nota-se na tabela 5, que no único artigo publicado pela Revista Universo Contábil, foram citados como referências bibliográficas somente livros, dos 14 livros citados, todos são de publicação nacional.

A tabela 6 descreve as referências publicadas e citadas na Revista Universo Contábil até o ano 2000.

Tabela 6: Referências Publicadas e Citadas na Revista Universo Contábil até o ano de 2000

Tipo de Bibliografia Até o ano 2000 % Total Geral %

Nacional 4 100 4 100

Livros

Internacional 0 0 0 0

Total por período 4 100 0 100

Fonte: dados da pesquisa

Pode-se observar que foram citadas quatro obras publicadas anterior ao ano de 2000. Ressalta-se que das 4 obras citadas todas são livros com publicação nacional, que correspondem ao percentual de 28,57% to total de citações anterior ao ano de 2000.

Na tabela a seguir de número 7, tem-se a categorização das obras citadas na Revista Universo Contábil publicadas posterior ao ano de 2000.

Tabela 7: Referências Publicadas e Citadas na Revista Universo Contábil posterior ao ano de 2000

(11)

Tipo de Bibliografia Depois de 2000 % Total Geral %

Nacional 10 100 10 100

Livros

Internacional 0 0 0 0

Total por período 10 100 0 100

Fonte: dados da pesquisa

Constata-se na tabela 7, que do total das obras citadas, no artigo com o tema “controladoria”, na Revista Universo Contábil, 10 são referentes a livros publicados no Brasil e com ano de publicação superior ao ano de 2000. Correspondendo por cerca de 71,43% do total das citações encontradas.

Por fim diagnostica-se que não houve uma busca por referências internacionais, seja de livros, periódicos, anais de eventos científicos, sites, jornais e magazines e outros tipos de referência bibliográfica, para a elaboração do artigo publicado.

Na BBR Brazilian Business Review, encontrou-se somente um artigo com o tema “controladoria”, mas ao contrário da Revista Universo Contábil, as referências bibliográficas consultadas foram mais diversificadas, conforme pode-se observar na tabela 8.

Tabela 8: Referências dos Artigos publicados sobre Controladoria na Brazilian Business Review

Tipo de Bibliografia Total por tipo % Total geral %

Nacional 2 9,52 4 19,04 Livros Internacional 2 9,52 0 0 Nacional 1 4,76 13 61,9 Periódicos Internacional 12 57,14 0 0 Nacional 0 0 0 0

Anais Eventos Científicos

Internacional 1 4,76 1 4,76

Nacional 0 0 0 0

Jornais e Magazines

Internacional 3 14,3 3 14,3

Total 21 100 21 100

Fonte: dados da pesquisa

Analisando as referências bibliográficas encontradas no artigo publicado no Periódico Brazilian Business Review, nota-se uma diversificação na bibliografia pesquisada. Foram citados quatro livros que correspondem a 19,04% do total das citações, sendo 2 de publicação nacional e 2 de publicação americana ou européia, correspondendo individualmente a 9,52% do total de citações.

Não foi citado no respectivo artigo nenhuma referência que tivesse como citação teses e dissertações nacionais e internacionais, anais e eventos científicos nacionais, sites da web nacionais e internacionais, jornais e magazines nacionais e outros tipos nacionais e internacionais.

(12)

Foram citados 13 periódicos, que correspondem a 61,9% do total de citações. Sendo que dos periódicos citados somente um é de publicação brasileira e corresponde a 4,76%, e 12 periódicos internacionais que representam 57,14% de todas as citações.

Foi citada uma referencia de anais e eventos científicos, sendo essa citação em evento internacional, que corresponde a 4,76% das citações.

Ainda citou-se 3 referências de jornais e magazines internacionais, respectivamente correspondem a 14,3% do total de citações.

Na tabela 9, buscou-se analisar a distribuição das publicações citadas nas referências bibliográficas do Periódico Brazilian Business Review até o ano 2000.

Tabela 9 - Referências Publicadas e Citadas no Periódico Brazilian Business Review até o ano de 2000

Tipo de Bibliografia Até o ano 2000 % Total Geral %

Nacional 1 7,69 2 15,38 Livros Internacional 1 7,69 0 0 Nacional 1 7,69 8 61,54 Periódicos Internacional 7 53,85 0 0 Nacional 0 0 0 0 Jornais e Magazines Internacional 3 23,08 3 23,08

Total por período 13 100 13 100

Fonte: dados da pesquisa

Observa-se que do total de 21 citações, 13 citações referem se a obras publicadas anterior ao ano de 2000, com um percentual de 61,90% das obras citadas.

Não foram citados nesse artigo nenhuma referência, de teses e dissertações nacional e internacional, anais e eventos científicos e sites da web nacionais e internacionais, bem como jornais e magazines nacional e outros tipos de referências nacionais e internacionais.

Foram citados 2 livros publicados anterior ao ano de 2000, o que corresponde a um percentual de 15,38%, sendo um livro publicado no Brasil e outro nos Estados Unidos ou na Europa. Os periódicos citados, 61,54% correspondem a soma de periódicos nacionais e internacionais. O total de periódicos nacionais referenciados foi um, que representa 7,69% do total das citações. Periódicos internacionais citados foram 7, correspondendo a 53,85% do total citado. Jornais e magazines citados, encontrou-se somente citações internacionais num total de 3 que correspondem a 23,08% do total das citações.

Dando seqüência a análise do periódico Brazilian Business Review, na tabela 10 objetiva-se analisar as publicações citadas posterior ao ano de 2000.

Tabela 10 - Referências Publicadas e Citadas no Periódico Brazilian Business Review posterior ao ano de 2000

Tipo de Bibliografia Depois de 2000 % Total Geral %

Nacional 1 12,5 2 25

Livros

Internacional 1 12,5 0 0

(13)

Internacional 0 0 0 0

Nacional 0 0 0 0

Anais Eventos Científicos

Internacional 1 12,5 1 12,5

Total por período 8 100 8 100

Fonte: dados da pesquisa

Constatou–se que do total das publicações referenciados no artigo publicado, somente 8 ou seja, 38,10% foram publicadas posterior ao ano de 2000.

Não foram referenciadas no artigo analisado teses e dissertações, sites da web, jornais e magazines e outros tipos, tanto nacionais quanto internacionais. Ainda não foi referenciado bibliograficamente anais e eventos científicos nacionais e periódicos internacionais.

Entre a bibliografias citadas destaca-se periódicos nacionais, com 5 periódicos citados, perfazendo um total de 62,5%.

Os livros citados num total de 2 livros, sendo um nacional e outro internacional, com cerca de 25% do total de publicações ou 12,5% individualmente.

Anais e eventos científicos foram citados um artigo de um evento internacional que corresponde a 12,5% do total das citações.

Na Revista Contemporânea Contabilidade, encontrou-se somente um artigo disponível para pesquisa com o tema “controladoria”. Destaca-se na tabela 11 que as referencias citadas são única e exclusivamente de publicações nacionais.

Tabela 11 - Referências dos Artigos publicados sobre Controladoria na Revista de Contemporânea Contabilidade

Tipo de Bibliografia Total por tipo %

Nacional 5 55,56 Livros Internacional 0 0 Nacional 1 11,11 Teses e Dissertações Internacional 0 0 Nacional 1 11,11 Periódicos Internacional 0 0 Nacional 1 11,11

Anais Eventos Científicos

Internacional 0 0

Nacional 1 11,11

Sites Web

Internacional 0 0

Total 9 100

Fonte: dados da pesquisa

Nota-se que os livros nacionais citados representam 55,56% do total das citações encontradas, sendo 5 livros citados.

(14)

Teses e dissertações nacional, periódicos nacionais, anais e eventos científicos nacionais e sites da web nacionais foram citados respectivamente uma vez cada, representando individualmente cerca de 11,11% do total pesquisado.

Não foram citados e referenciados teses e dissertações, periódicos, anais e eventos científicos e sites da web internacionais. Também não foram citados Jornais e Magazines e outros tipo tanto nacionais quanto internacionais.

Na tabela 12 procura-se analisar as referências publicadas e citadas na Revista Contemporânea de Contabilidade até o ano de 2000. Observa-se que foram citadas obras publicadas em nível nacional.

Tabela12: Referências Publicadas e Citadas Revista de Contemporânea Contabilidade até o ano de 2000

Tipo de Bibliografia Até o ano 2000 % Total Geral %

Nacional 5 83,33 5 83,33 Livros Internacional 0 0 0 0 Nacional 1 16,67 1 16,67 Teses e Dissertações Internacional 0 0 0 0

Total por período 6 100 100

Fonte: dados da pesquisa

Ao analisar as publicações das referencias citadas na Revista de Contemporânea de Contabilidade, nota-se que 6 obras são anterior ao ano de 2000, num total de 60.97%.

Foram citados 5 livros nacionais com um percentual de 83,33% das obras citadas anterior ao ano de 2000. Somente uma tese e dissertação nacional citada, num percentual de 16,67% do total de citações.

Livros e teses e dissertações internacionais não foram citados, bem como, periódicos anais e eventos científicos, sites da web, jornais e magazines e outros tipos, tanto internacionais quanto nacionais não foram referenciados.

Tabela13: Referências Publicadas e Citadas Revista de Contemporânea Contabilidade posterior ao ano de 2000

Tipo de Bibliografia Depois de 2000 % Total Geral %

Nacional 1 33,33 1 33,33

Periódicos

Internacional 0 0 0 0

Nacional 1 33,33 1 33,33

Anais Eventos Científicos

Internacional 0 0 0 0

Nacional 1 33,33 1 33,33

Sites Web

Internacional 0 0 0 0

Total por período 3 100 0 100

(15)

Nota-se que to total de citações somente 3 são posterior ao ano de 2000, num total percentual de 33,33%. Foram citadas somente um periódico nacional, um artigo aprovado em anais e eventos científicos em nível nacional e um site da web nacional, correspondendo em porcentagem a 33,33% para cada bibliografia referenciada.

5 CONCLUSAO

Esta pesquisa buscou selecionar os artigos publicados com o tema “controladoria”, no título, no resumo, nas palavras-chaves, dos periódicos dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis Recomendados pela Capes, e analisar a bibliografia referenciada.

Pôde-se observar que a Revista Contabilidade & Finanças da FEA-USP teve mais artigos publicados com o tema pesquisado. A mesma revista foi a que teve maior bibliografia referenciada, tanto em publicações nacionais quanto internacionais. Deve-se considerar que a revista é publicada desde 1989 e dela foram selecionados e analisados seis artigos.

Constatou-se que na Revista Universo Contábil da FURB foi publicado somente um artigo com o tema pesquisado. A bibliografia referenciada era exclusivamente de livros nacionais. Na Revista Brazilian Business Review, detectou-se que no único artigo publicado com o tema da pesquisa, foram referenciados na bibliografia mais periódicos, sendo esses predominantemente internacionais.

Na Revista Contemporânea de Contabilidade, da UFSC verificou-se a utilização de livros nacionais predominantemente para a realização do artigo publicado.

Cabe ressaltar que na análise dos resultados, por se tratar de análise quantitativa, pôde-se obter diversas análises cruzando os dados de maneira diferente. Neste trabalho levou-se em consideração na análise, o período em que as obras referenciadas foram publicadas.

Como resultado da análise bibliométrica constatou-se que 55,38% das referências utilizadas nos artigos pesquisados são internacionais, fato este que demonstra existir um longo caminho a percorrer no que tange às pesquisas sobre controladoria, pelos autores e pesquisadores brasileiros.

Por fim, recomenda-se a realização de novos estudos com o objetivo de quantificar, descrever e explorar o tema pesquisado em congressos, simpósios, entre outros. Tal medida contribuiria em muito para novas publicações com o tema controladoria, realçando sua importância na área da contabilidade.

BIBLIOGRAFIA

BEUREN, Ilse Maria. O papel da controladoria no processo de gestão. In: SCHMIDT, Paulo (Org.) Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BORINELLI, Márcio Luiz. Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) -

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Bufrem, L; Prates Yara; O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Instituto Brasileiro deInformação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br >. Acesso em: 24 de Fevereiro de 2007. CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CERVO, A. L; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Técnicas de Pesquisa em Economia. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1995. MINAYO, M. C. S.: Org. Pesquisa Social: Teoria e Método e Criatividade 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

(16)

PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002.

PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics. Journal of Documentation, London, v. 25, n. 4, p. 348-349, Dec. 1969.

de 2007.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: Beuren, Ilse Maria (org). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

RÍOS, D. R. The Bibliometrics: penetration level in the university teaching of library science and its application in the librarian field in the countries of Mercosur. 66th IFLA Council and General Conference. Jerusalem, v. 7, n. 127, p. 4-5, August. 2000.

SAES. S.G.Estudo bibliométrico das publicações em economia da saúde, no Brasil

1989-1998. Dissertação (Mestrado de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração,

Serviços de Saúde, Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.

RAUPP, Fabiano Maury. BEUREN, Ilse Maria. Caracterização da Pesquisa em Contabilidade. In. BEUREN, Ilse Maria (Org). Como elaborar trabalhos monográficos em

Referências

Documentos relacionados

8.213/1991, acarreta a possibilidade de extinção do contrato de trabalho, uma vez que a legislação previdenciária impõe o afastamento do aposentado especial da

1 JUNIOR; ANDRADE; SILVEIRA; BALDISSERA; KORBES; NAVARRO Exercício físico resistido e síndrome metabólica: uma revisão sistemática 2013 2 MENDES; SOUSA; REIS; BARATA

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

De maneira sucinta, porém objetiva, este artigo, propôs dirimir possíveis controvérsias à visão do Tratado da Amizade, bem como explicitar relevantes avanços no

Na Seção 2, apresentamos os conceitos resultados de Análise Real e de Aproximações diofantinas indispensáveis para a compreen- são dos resultados principais e estudamos a função

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam