• Nenhum resultado encontrado

IMPLANTAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPLANTAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IMPLANTAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DA

AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES

Vitor Caliman Falquetto

1

, Fabio Luiz Bigati

2

, Drieli Aparecida Rossi

2

, Tamires

Edringer Zorzal

3

, Maria Andréia Mendonçã

4

1

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Av. Ângelo Altoé, 888, Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante - ES, E-mail: vitor.caliman@hotmail.com

2

Professor(a) Pesquisador Institucional pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Av. Ângelo Altoé, 888, Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante - ES. E-mail: fabiobigati@faveni.edu.br, drielirossi@hotmail.com

3

Professora Co-orientadora pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Av. Ângelo Altoé, 888, Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante - ES. E-mail: dp@zorzalcontabilidade.com.br

4

Professora Orientadora pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Av. Ângelo Altoé, 888, Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante - ES. E-mail: mandreiacm@htmail.com

Resumo- O planejamento e controle de fluxo de caixa disponibilizam ao gestor da empresa informações importantes a respeito aos aspectos financeiros da organização, além de possibilitar um monitoramento quanto as movimentações de recursos presentes e futuros. O presente artigo teve como objetivo efetuar uma implantação de fluxo de caixa como ferramenta para propor um controle financeiro em uma empresa familiar do setor agrícola, localizada no município de Venda Nova do Imigrante - ES. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, coletas de dados e relatórios internos cedidos pela empresa em estudo. A partir dos dados obtidos por meio de uma pesquisa documental (notas fiscais, relatórios de fornecedores, etc), observou-se que a implantação do fluxo de caixa é de suma importância já que sem ele a saúde financeira da empresa pode se comprometer, pois além do mesmo demonstrar os principais ingressos e desembolsos ocorridos em determinado período, possibilita também uma segura visualização das movimentações financeiras, permitindo o planejamento e as projeções futuras que norteiam os melhores resultados, resultando assim em decisões mais seguras em relação à saúde financeira da empresa.

Palavras-chave: Fluxo de caixa; Planejamento de caixa; Controle. Área do Conhecimento: Ciências Contábeis

Introdução

No mercado atual, os empreendedores se preocupam muito com a situação financeira da empresa. Com um mercado cada vez mais competitivo os empreendedores têm que criar cada vez mais estratégias eficazes para se destacar e ter uma boa desenvoltura econômica. Para esta situação, é indispensável analisar cada um dos dados da empresa para então discutir a análise a ser realizada. Uma das análises disponíveis que possibilita o conhecimento da situação financeira das organizações, é o fluxo de caixa. Esta ferramenta é de fundamental importância em todas as etapas da gestão empresarial, seja no planejamento, na execução das atividades ou na avaliação do desempenho dos administradores e na análise do resultado.

A partir da análise de fluxo de caixa, o gestor tem uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as suas obrigações com pagamentos, podendo fazer um planejamento com

antecedência visando prevenir algum problema que possa surgir no decorrer de suas operações e também direcionar possíveis excedentes.

Segundo Pivetta (2004) as empresas que utilizam o Fluxo de Caixa, dificilmente fracassam, porém o mesmo não ocorre com aquelas que não o utilizam para planejar e controlar suas atividades. Segundo ZDANOWICZ (2004 p. 40) o fluxo de caixa é o conjunto de ingressos e desembolsos de numerários ao longo de um período projetado, consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo.

Compreende-se então, que o fluxo de caixa é o fator chave para organizar os recursos financeiros e determinar o destino de todos os valores monetários, já que, baseado em teorias administrativas, as empresas necessitam estar preparadas para desafios do cotidiano para manter a saúde da empresa.

O presente artigo tem preocupação com a saúde financeira da empresa em estudo, e teve o

(2)

interesse de pesquisar uma ferramenta de planejamento e controle financeiro, que neste caso, seria a implantação do fluxo de caixa, já que não existe um controle exato do mesmo.

Vale ressaltar, que o fluxo de caixa é bastante simples, mas nenhum sistema de informação pode funcionar sem que os dados relevantes sejam constantemente atualizados. Da mesma forma, o sistema não tem qualquer utilidade se os dados não forem analisados periodicamente, e se a organização não tiver confiança neles.

Portanto, se não houver compromisso em manter o fluxo de caixa sempre atualizado, pode ser melhor nem mesmo se dar ao trabalho de tentar implantá-lo. Outro aspecto a ser levado em conta é o das dependências: o Fluxo de Caixa precisa de dados que nascem em um bom método de controle de contas a pagar, contas a receber acompanhamento de saldos de aplicações bancárias, faturamento, despesas, etc.

Como objetivo geral, realizou-se uma coleta de dados e informações para possibilitar a implantação do fluxo de caixa para permitir um planejamento e controle financeiro da empresa, e os específicos, são discriminados em: caracterizar a empresa em estudo, demonstrar a importância do fluxo de caixa como ferramenta de planejamento e controle financeiro, definir qual tipo de fluxo de caixa é mais viável para a empresa pesquisada e analisar os resultados obtidos na gestão financeira da empresa estudada com a implantação do fluxo de caixa.

Metodologia

Para o procedimento metodológico, usa-se um conjunto de técnicas que se tornarão fundamentais para a formação de um trabalho científico. Diante disso, para a realização do mesmo, faz-se necessário seguir uma metodologia. Para Andrade (2005, p. 129), a “metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento.”

Existem vários caminhos para se fazerem as abordagens, e todos seguem ideias que se enquadram em determinadas ciências. Segundo Andrade (2005), a abordagem da pesquisa é usada como caminho para descobrir a verdade.

A referida pesquisa trata-se de uma pesquisa quantitativa, pois o objetivo do mesmo é de coletar e analisar os dados financeiros da empresa, alocando ao modelo de ferramenta gerencial oferecido como planejamento e controle

Após a pesquisa bibliográfica, implantou-se o Sistema de Fluxo de Caixa Operacional, usando um software simples, o Microsoft Excel, pois além de ser de fácil utilização, é um ótimo instrumento para este tipo de contabilização. Para tal procedimento, criou-se uma planilha para o controle de todos os recebimentos e pagamentos que estão relacionados com a atividade principal da empresa, e por fim, os dados são utilizados para uma avaliação financeira da empresa.

Quanto aos dados para a pesquisa, os mesmos foram obtidos por meio de relatórios mensais, e foram lançados cada competência em uma planilha do software Excel para então se ter a visualização e comparação dos resultados.

Num primeiro momento, foi criada uma planilha mensal dos exercícios dos anos de 2013 e 2014. Nesta, foram lançados os valores referentes as entradas (crédito) e as saídas (débitos).

A empresa familiar em estudo está localizada no Município de Venda Nova do Imigrante, na comunidade de Alto Caxixe e começou a produzir uma pequena quantidade de tomate por volta de 1987, uma produção muito inferior à de hoje devido às dificuldades tecnológicas e pouca mão de obra.

Todo o ciclo de produção era realizado na propriedade, desde o semeio até à colheita. A venda era realizada na Ceasa, localizada em Cariacica/ES. Na época, como a produção era pequena e diversificada, vendia-se tomate, pimentão, alho, repolho e cenoura, tudo em pequena escala, já que o máximo que se conseguia transportar era cerca de 250 caixas ou sacos dos mesmos para a venda na Ceasa.

O mercado começou a se expandir, e então, a produção teve que seguir o mercado e houve um aumento da produtividade. Foi assim, que em 2000 houve a escolha de produzir apenas tomate, e atualmente a empresa conta com aproximadamente 700 mil pés do fruto divididas em roças em locais distintos.

No início não havia muito controle, pois as vendas eram escrituradas apenas em um caderno. Hoje, devido a grande produção, necessita-se de um computador para a realização das atividades financeiras, de mais equipamentos para a colheita e de veículos para o transporte, além de ter aumento significativo da mão de obra direta, já que também houve aumento nas vendas.

Hoje a empresa tem um mercado mais focado para a região sudeste, atendendo aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de atender também a Ceasa de Cariacica - ES.

(3)

Resultados e Discussões

A implantação do sistema de fluxo de caixa na empresa pesquisada pôde fazer com que as despesas fossem programadas de acordo com o caixa da empresa no dia exato, podendo assim a empresa utilizar de previsões e também um controle do caixa real da empresa que poderá ter um giro do que simplesmente ficar “parado” na empresa.

Na tabela 1 estão representadas todas as despesas desembolsadas e todas as receitas ingressadas que ocorreram na empresa no período de Outubro à Dezembro do ano de 2013. As receitas são compostas pelas vendas de mercadoria, e os desembolsos constituem-se os pagamentos realizados. O mês de Outubro foi o primeiro mês onde foi implantado o fluxo de caixa como ferramenta gerencial, e já mostrando resultados positivos para o empreendedor, onde somente nesse mês houve um lucro de R$ 14.281,30 que antes não era perceptível, percebe-se também que o item fornecedor e o item mão de obra possuem os maiores saldos em relação aos desembolsos realizados pela empresa no mês de outubro de 2013.

Para a competência de Outubro, houve um grande aumento com a mão de obra em relação aos meses anteriores, significando num percentual de 15,88%. Este foi um dos principais fatores que influenciaram na queda do resultado, seguido da conta Fornecedores, com aumento de R$ 8.163,75.

No mês de Novembro, o resultado se manteve aproximado com a competência anterior, porém, três contas do Fluxo de Caixa fizeram com que este fato ocorresse: Fornecedores, que houve uma diminuição de R$ 23.235,91, um corte de Mão de Obra de R$ 7.000,00, e uma baixa nas vendas de 9%.

O mês de dezembro foi o mês que o proprietário realmente entendeu a necessidade do fluxo de caixa para sua empresa, pois com a implantação do sistema, a empresa ficou com um maior controle orçamentário. Vale ressaltar o quão importante é esta ferramenta utilizada, pois permite que a empresa conheça sua realidade financeira semanal, mensal ou até mesmo de um período maior, através de um relatório que mostra o saldo das contas feitas, sendo disponível automaticamente com a inserção dos dados. Em relação a valores, eles oscilaram muito pouco, não tendo muita relevância.

Tabela 1: Demonstração das Despesas e Receitas referentes ao período de outubro à dezembro de 2013.

Tabela de Despesas e Receitas do exercício 2013 em reais (R$)

Despesas Out Nov Dez

Fornecedores 135.687,90 112.451,99 118.282,22 Desp. Salários 5.010,13 5.010,13 5.010,13 Desp. com 13º - 4.945,12 4.945,12 INSS 412,81 796,42 796,42 FGTS 400,81 601,25 601,25 Mão de Obra 27.000,00 20.000,00 2.500,00 Energia Elétrica 1.344,74 1.548,77 1.007,94 Combustível 12.997,13 13.564,14 17.213,85 Aluguel 5.000,00 5.000,00 5.000,00 Honorários 403,00 412,00 400,00 Internet 59,00 59,00 59,00 Telefone 406,10 406,10 404,55 Outras despesas 4.567,88 2.534,67 5.432,56 Receitas Recebimento de vendas 198.587,35 178.587,35 170.400,09 Outras receitas 8.983,45 2.983,45 1.501,30 Resultado Lucro / Prejuízo 14.281,30 15.008,43 10.248,35

Fonte: Dados da pesquisa realizada pelos autores.

O resultado do mês de janeiro foi um saldo negativo (prejuízo), o fator para que influenciasse diretamente no resultado do mês, foi os fatores climáticos (ocorrência de chuvas de longa duração e por grandes períodos de dias) ocorridos dentre o final do mês de dezembro e as primeiras semanas do referido mês, onde se era esperado uma venda de, no mínimo, R$ 90.000,00 a mais do vendido. Outro fator que influenciou foi o de fornecedores, pois nos últimos meses o mercado estava planejado para crescimento, então, houve um aumento dos estoques de defensivos e adubos, sendo estes faturados para pagamento em 30, 60 e 90 dias, e muitas delas, teve de ser quitadas no mês de janeiro.

(4)

Tabela 2: Demonstração das Despesas e Receitas referentes ao período de janeiro à março de 2014.

Tabela de Despesas e Receitas do exercício 2014 em reais (R$)

Despesas Janeiro Fevereiro Março

Fornecedores 145.870,33 146.237,28 160.746,45 Despesa com Salários 15.660,00 15.660,00 15.660,00 Despesa com 13º - - - INSS 1.264,80 1.264,80 1.264,80 FGTS 1.252,80 1.252,80 1.252,80 Mão de Obra 12.570,00 10.000,00 8.000,00 Energia Elétrica 857,23 1.056,98 1.297,65 Combustível 15.488,00 11.395,00 11.842,20 Aluguel 1.200,00 1.200,00 6.000,00 Honorários 1.053,00 970,00 990,00 Internet 59,00 59,00 59,00 Telefone 416,11 365,00 352,80 Outras despesas 2.393,58 1.890,00 2.321,00 Receitas Recebimento de vendas 162.877,94 201.345,90 223.840,80 Outras receitas 6.000,00 4.000,00 5.500,00 Resultado Lucro / Prejuízo - 29.206,91 13.995,04 19.554,10

Fonte: Dados da pesquisa realizada pelos autores.

Na tabela 2 estão ilustrados os resultados para os meses Janeiro, Fevereiro e Março de 2014. Para o mês de fevereiro, o preço do tomate seguiu uma linha crescente, fazendo com que se recuperasse uma parte do prejuízo da competência anterior, onde as vendas representadas aumentaram em cerca de 23%.

Assim como no mês de fevereiro, o mês de março foi de um valor crescente tanto nas vendas quanto no valor unitário (caixa) do tomate. As vendas cresceram em 11,17%, os fornecedores aumentaram em aproximadamente 10%. O restante das contas fecharam em valores poucos consideráveis em relação à competência anterior. O resultado do mês foi de um lucro 39,72% maior em comparação com o mês de fevereiro.

Após o início da implantação do fluxo de caixa pode se ter um maior controle das fontes de recursos e de como estaria sendo a destinação,

além de haver separação das contas pessoais do proprietário com as das contas da empresa, que até então não existia nenhum tipo de controle.

Evidencia-se nas tabelas acima um saldo de caixa que também poderá ser usado para futuras aquisições e investimento para que esse dinheiro não fique simplesmente parado não havendo nenhum tipo de retorno aos proprietários.

Conclusão

O artigo possibilitou verificar que o fluxo de caixa é de suma importância para o planejamento e controle financeiro da empresa pesquisada, pois a empresa tinha um problema que era a não separação das contas pessoais com as da empresa, e a proposta de implantação de fluxo de caixa sendo ele o fluxo operacional por ser de mais fácil uso e entendimento facilita o gerenciamento dos recursos podendo disponibilizar melhores análises planejando decisões futuras buscando aproveitar as oportunidades que podem acarretar ótimos resultados. Vale ressaltar que toda empresa pode implantar um fluxo de caixa, já que os recursos financeiros são importantíssimos para saldar as dívidas adquiridas em razão das atividades do cotidiano empresarial. Sendo assim, além de demonstrar os ingressos e os desembolsos, o fluxo de caixa contribui para visualizar cenários proporcionando projetar fluxos futuros que ajudam a simular alguns acontecimentos que oferecem opções de escolhas que podem comprometer o resultado final.

Na pesquisa realizada foi estudado um problema apenas, e por intermédio deste estudo surgiram outras questões que podem ser estudadas, sendo que uma delas é a realização da projeção do fluxo de caixa para os meses subsequentes e, assim, estabelecer esta ferramenta como prática gerencial financeira da empresa.

A utilização da ferramenta financeira fluxo de caixa na empresa pesquisada possui eficiência na gestão porque através das informações financeiras demonstradas possibilita uma melhor interpretação dos proprietários quando houver a necessidade de tomar decisões relacionadas ao capital da empresa. Esta forma de organização do fluxo de caixa contribui para o desenvolvimento da empresa porque o mesmo pode utilizar sua análise, planejamento, controle financeiro, tomadas de decisões nos investimentos e nas finanças.

(5)

No que tange aos objetivos pode-se afirmar que o estudo, nesta empresa, proporcionou atingir os objetivos específicos tanto quanto o objetivo geral instituído.

Referências

- ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2005. 174p.

KASSAI, J. R. et al. Retorno de Investimento: Abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.

- PIVETTA, G. A utilização do fluxo de caixa nas empresas: um modelo para a pequena empresa. Revista Eletrônica de Contabilidade. Santa Maria. v.1, n.2. dez. (2004)/fev. (2005), 2005.

TÓFOLI, I. Administração financeira empresarial: uma tratativa prática. Campinas: Arte Brasil, 2008.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de caixa: Uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Medical records were reviewed years after diagnosis of fungus ball, we considered that those patients didn’t outcome to chronic necrotizing aspergillosis or invasive

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No significant differences in terms of density, diversity and nematode community composition were found between the azoic and the Scolelepis treatment, in contrast to the

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

Reflito, então, sobre como se dá a produção de arte engajada, sensível, através de atividades alternativas, híbridas e transversais, tendo como meio principal a

A estrutura representada como 1[n], tem um padrão particular para o par dos substituintes doadores e aceitadores de elétrons e n para o número de ligações duplas conjugadas na

Com intuito, de oferecer os gestores informações precisas atualizadas e pré-formatas sobre os custos que auxiliem nas tomadas de decisões corretas, nos diversos

Em relação ao conhecimento de sepse, apenas 19,1% dos entrevistados já tinham ouvido falar sobre o tema, já, em comparação ao conhecimento do IAM, 98,7% souberam responder sobre