• Nenhum resultado encontrado

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DIREITO

DO TRABALHO

Prof. Cláudio Freitas

Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego

Alterações do contrato de emprego.

(2)

Alterações do contrato de emprego.

- modalidades: objetivas e subjetivas.

- inalterabilidade contratual lesiva (artigo 468 da CLT). Diferenciação para o exercício do jus variandi. O jus resistentiae.

Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.

(3)

Alterações do contrato de emprego.

- exemplos: retorno ao cargo (art. 469 da CLT) x rebaixamento de cargo; transferência (art. 469 da CLT). S. 372 do TST.

Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.

§ 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.

§ 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

(4)

Alterações do contrato de emprego.

§ 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação.

Súmula nº 372 do TST. GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO. SUPRESSÃO OU REDUÇÃO. LIMITES.

I – Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira. II – Mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador reduzir o valor da gratificação.

(5)

Alterações do contrato de emprego.

- Alteração da data de pagamento (OJ 159 da SDI-1 do TST), mudança de turno (Súmula 265 do TST), cancelamento ou reclassificação de insalubridade (Súmula 248 do TST)

OJ 159 da SDI-1 do TST. DATA DE PAGAMENTO, SALÁRIOS. ALTERAÇÃO. Diante da inexistência de previsão expressa em contrato ou em instrumento normativo, a alteração de data de pagamento pelo empregador não viola o art. 468, desde que observado o parágrafo único, do art. 459, ambos da CLT.

(6)

Alterações do contrato de emprego.

Súmula 265 do TST. Transferência para o Período Diurno – Adicional Noturno. A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

Súmula 248 do TST. Reclassificação ou Descaracterização da Insalubridade – Direito Adquirido – Princípio da Irredutibilidade Salarial. A reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.

(7)

Alterações do contrato de emprego. Interrupção e suspensão do contrato de emprego

- princípio da continuidade.

- suspensão (empregado não trabalha e não recebe salários,

com observação ao recolhimento de FGTS em alguns casos,

conforme artigos 28 e 29 do Decreto 99.684/90) x interrupção

(empregado não trabalha, mas recebe salários).

- exemplos de suspensão: greve (salvo autorização coletiva),

auxílio doença (a partir do 16º dia, v. lei 8.2013/91, artigo 60,

(8)

Alterações do contrato de emprego. Interrupção e suspensão do contrato de emprego

- exemplos de interrupção: férias, faltas justificadas

legalmente (artigo 473 da CLT), licença paternidade, os

primeiros 15 dias do auxílio doença.

- conversão da interrupção em suspensão.

Referências

Documentos relacionados

Isso demonstra que o potencial como agentes de biocontrole desses isolados pode ser explorado em relação a demais micro-organismos fitopatogênicos, tanto de canola como de

composição centesimal deste fruto contribui significativamente para a valorização dessa espécie pela população, bem como pelas indústrias alimentícias, podendo-se inferir

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.

Uma das grandes preocupações de governos e autoridades ligadas ao meio ambiente tem sido a liberação excessiva de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, responsável, entre

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Será exibida a tela para realização de filtros dentro do processo de movimentação, caso opte por não utilizar filtros, clique em Fechar e será exibida a tela inicial