• Nenhum resultado encontrado

Um Breve Histórico do Prêmio Professores do Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um Breve Histórico do Prêmio Professores do Brasil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Um Breve Histórico do Prêmio Professores do Brasil

Vitor B. Manzke1, Raymundo C. M. Ferreira Filho2, Geonir M. Siqueira1,3, Rogério A. Freitag1,3, Marcos A. Betemps1, Rita H. M. Seixas1

1Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (NECIM)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas Visconde da Graça

2Ministério da Educação

Secretaria da Educação Básica

Coordenação Geral de Tecnologias na Educação

3Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Química e Geociências,

Departamento de Química Orgânica

vimanzke@gmail.com, raymundo.filho@mec.gov.br, siqueiragm@gmail.com, rafreitag@gmail.com, marcos.betemps@gmail.com, ritamseixas@hotmail.com

Abstract. In this work a historic of Brazil Professor Awards is presented. The

Award is a program of the Basic Education Secretary of the Ministry of Education. An analysis of the fourth edition, realized in 2009 was presented. Among the subjects under studies, the experience of the teachers and the use of new technologies in the education process are presented.

Resumo. Neste artigo apresenta-se um breve histórico do Prêmio Professores

do Brasil, um programa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Foi realizada uma análise 4ª edição do Prêmio, ocorrida em 2009. Dentre os itens que foram analisados dentre os premiados destaca-se a experiência dos professores e a utilização de novas tecnologias nas atividades educacionais.

1. Introdução

A capacitação e a valorização dos profissionais da educação, questões urgentes e estratégicas, vêm sendo respondidas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de ações como a Lei do Piso, Diretrizes de Carreira e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, tendo por finalidade organizar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica.

Dentre os princípios do sistema está a formação docente como compromisso público de Estado, buscando assegurar o direito das crianças, jovens e adultos à educação de qualidade, construída em bases científicas e técnicas sólidas. Nesse sentido, a Secretaria de Educação Básica (SEB) tem se dedicado à criação, no âmbito do MEC, da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

(2)

Nessa perspectiva, a SEB, considerando a necessidade de não apenas ampliar o escopo de ações que visem à promoção do PDE, como também de adequar-se aos propósitos e às razões dessa orientação por meio da elaboração e o desenvolvimento da política nacional de educação básica – ao estabelecer, dessa forma, princípios, objetivos, prioridades, metas de atendimento e parâmetros de qualidade - busca um tratamento mais articulado e sistêmico ao Prêmio Professores do Brasil, em sua quarta edição. Na realidade, pretende-se que ele seja mais que um prêmio, pois a proposta é de que seja, ao mesmo tempo, instrumento de intervenção pedagógica, de inserção dos professores em novos processos formativos e de valorização da categoria, pois o professor é o principal agente na melhoria da qualidade do ensino.

Mesmo sabendo que não existem modelos a serem seguidos, fórmulas prontas, nem perfil ou estereótipo profissional a serem buscados, considera-se o Prêmio Professores do Brasil um caminho importante para o desenvolvimento de atitudes investigativas, de competências e habilidades de registro, de alternativas metodológicas e pedagógicas na busca da qualidade da educação. Sendo assim, propõe-se a manutenção da sua modalidade, isto é, a apresentação de Relato Escrito sobre a experiência em sala de aula, acompanhado de material comprobatório (fotografias, produções dos estudantes, vídeos, entre outros).

2. O Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil – PPB foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica - SEB, e surgiu da unificação de duas importantes premiações do Brasil: o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, oferecido pela Fundação Orsa, e o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pela Fundação Bunge. O PPB é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio visa reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras e consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Quando da sua criação em 2005, o Prêmio objetivava valorizar o empenho dos professores brasileiros que atuavam na educação infantil e no ensino fundamental. Em sua 3ª Edição, em 2008, com novo formato, o PPB, passou a selecionar as melhores experiências nas quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica: Educação Infantil, Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A organização nacional do prêmio fica a cargo da Coordenação Nacional do Prêmio Professores do Brasil, composta por representantes do MEC e das instituições parceiras, cujas atribuições consistem em coordenar e apoiar, logística e administrativamente, o funcionamento do concurso em todas as suas etapas; apoiar e subsidiar o trabalho da Comissão Julgadora Nacional; responder às dúvidas e solucionar casos omissos em relação ao regulamento.

(3)

No ano de 2009, o PPB passou a ser coordenado pelo Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – NECIM, unidade pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul/Campus Pelotas - Visconde da Graça - CAVG. O NECIM foi criado em 2007 por iniciativa de um grupo de professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do então Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) de diferentes áreas para congregar atividades interdisciplinares envolvendo biologia, química, física e matemática, desenvolvendo também trabalhos de Extensão, Ensino e Pesquisa.

O PPB objetiva reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil; resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores e consideradas exitosas e passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; e estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

3. Breve Histórico

Fazendo um breve histórico do Prêmio Professores do Brasil podemos destacar que no ano de 2005 foram inscritos 1131 trabalhos em todo o país, sendo 400 no segmento da Educação Infantil e 731 do Ensino Fundamental. Do conjunto total de trabalhos, as Comissões Estaduais realizaram uma pré-seleção, de tal forma que 148 trabalhos forma avaliados pela Comissão Nacional, com 67 experiências da Educação Infantil e 81 trabalhos do Ensino Fundamental. Dentre estes trabalhos foram selecionados os 20 melhores, sendo dez de cada segmento, versando sobre os mais variados temas e inovações. No ano de 2005 as Instituições parceiras foram a Fundação Orsa, Fundação Bunge, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Em 2006 devido às dificuldades impostas pela legislação eleitoral o Prêmio não pôde ser realizado. Em 2007, foram inscritas 1564 experiências em todo o Brasil, sendo que 131 experiências foram analisadas pela comissão Nacional. Desses trabalhos, 10 foram premiadas na Educação Infantil e 11 na Educação Fundamental. Em 2007 as Instituições parceiras foram novamente a Fundação Orsa, Fundação Bunge, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para o ano de 2008, 779 experiências foram inscritas em todo o país, sendo 31 selecionadas para serem premiadas e pela primeira vez foi possível a participação do Ensino Médio, ficando a distribuição de inscritos da seguinte forma: 205 trabalhos da Educação Infantil, sendo 8 premiados; 375 do Ensino Fundamental Séries Iniciais, sendo 10 premiados; 98 do Ensino Fundamental Séries Finais, sendo 7 trabalhos premiados e 101 trabalhos do Ensino Médio, sendo que 6 foram premiados. Estas informações podem ser observadas na Figura 1. Nesta edição do evento, 365 trabalhos foram desclassificados por não tender o edital em algum dos seus itens. Considerando-se as regiões do Brasil, na 3ª edição foram 3 trabalhos premiados do Norte, 7 do Nordeste, 5 do Centro Oeste, 8 do Sudeste e 8 da Região Sul. Na 3ª edição do evento os parceiros do Prêmio foram Instituto Pró-Livro, Instituto Votorantim, Organização dos

(4)

Estados Ibero-americanos para a Educação (OEI), Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), Fundação Orsa, Fundação Bunge, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Figura 1: Trabalhos inscritos por etapas da Educação Básica na 3ª edição do PPB.

No ano de 2009, o PPB passou a ser coordenado pelo Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – NECIM, unidade agora pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul/Campus Pelotas – Visconde da Graça - CAVG. Neste ano os integrantes do NECIM, juntamente com representantes do MEC, formaram a Comissão Julgadora Nacional da 4ª Edição do Prêmio Professores do Brasil escolhendo as melhores experiências dentre as quais foram enviadas pelos participantes.

Numa análise mais detalhada dos trabalhos premiados na 3ª edição do PPB verificou-se que em sua totalidade, os projetos evidenciavam a permanência dos alunos no ambiente escolar para a realização do projeto. Do total de projetos premiados, apenas um deles não foi desenvolvido em conjunto com a comunidade. Um ponto importante que foi observado nesta edição do evento foi o fato de 75% dos projetos serem desenvolvidos de maneira interdisciplinar. A inclusão social foi contemplada em apenas 42% dos projetos na 3ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O último ponto analisado nos projetos premiados no PPB em 2008 foi a questão da acessibilidade, onde verificou-se que apenas 25% dos projetos contemplavam esta questão nas suas Instituições e durante o seu desenvolvimento.

Na 4ª Edição foram realizadas mais de 2100 inscrições no site do MEC, sendo que efetivamente foram enviadas ao NECIM 1027 experiências com documentação comprobatória de professores da Educação Pública. Destas, 35 experiências foram premiadas, sendo 7 da Educação Infantil, 8 da Fundamental Séries Iniciais, 10 das Séries Finais e 10 trabalhos do Ensino Médio. Os parceiros do Prêmio na 4ª edição foram Instituto Pró-Livro (IPL), Instituto Votorantim, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação (OEI), Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), Fundação Orsa, Fundação Bunge, Fundação SM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A partir dessas informações podemos traçar a situação do Número de inscrições realizadas no Prêmio Professores do Brasil, apresentada na Figura 2. Com exceção do ano de 2008, pode-se constatar um aumento no número de inscrições no Prêmio, indicando que cada vez mais professores estão desenvolvendo atividades inovadoras

(5)

para a melhoria da Educação Brasileira. A expectativa é de que na 5ª edição do Prêmio Professores do Brasil o número de inscritos supere em muito o atingido em 2009 e que ocorra uma efetivação das inscrições através do envio completo do material das experiências realizadas.

Figura 2: Trabalhos inscritos nas diferentes edições do Prêmio Professores do Brasil.

Na 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil, das 1027 experiências documentadas, 414 atenderam o Edital e 613 não atenderam. Na Região Norte, 33 experiências atenderam, ficando divididas 2 na Educação Infantil, 13 no Ensino Séries Iniciais, 11 no Ensino Séries Finais e 7 no Ensino Médio. Na Região Centro-Oeste atenderam 51 projetos, sendo 16 na Educação Infantil, 18 no Ensino Séries Iniciais, 9 no Ensino Séries Finais e 8 no Ensino Médio. Na Região Nordeste, 42 trabalhos atenderam às normas do edital, sendo 6 na Educação Infantil, 11 no Ensino Séries Iniciais, 10 no Ensino Séries Finais e 15 no Ensino Médio. A Região Sudeste teve 160 trabalhos completos, sendo 24 na Educação Infantil, 72 no Ensino Séries Iniciais, 40 no Ensino Séries Finais e 24 no Ensino Médio. Na Região Sul, 128 experiências atenderam o edital, sendo 27 na Educação Infantil, 54 no Ensino Séries Iniciais, 35 no Ensino Séries Finais e 12 no Ensino Médio. Resumindo podemos notar que da Educação Infantil 75 atenderam o Edital, do Ensino Séries Iniciais 168, Séries Finais 105 e Ensino Médio 66. Os números aqui discutidos estão apresentados nas Figuras abaixo.

Figura 3: Trabalhos analisados por região e por etapas da Educação Básica.

Após uma primeira avaliação, realizada por uma equipe multidisciplinar formada principalmente por professores do NECIM, e com a colaboração de alguns professores já com experiência no Prêmio Professores do Brasil, foram selecionados 147 experiências. Essas experiências foram então avaliadas por uma Comissão Nacional, sendo que os trabalhos selecionados estavam divididos em 27 projetos da Educação Infantil, 40 do Ensino Fundamental Séries Iniciais, 40 Séries Finais e 40 do Ensino Médio. Em números de projetos por região, a 4ª edição premiou 6 da Região Norte, 8 da Nordeste, 7 da Centro-Oeste, 6 da Sudeste e 8 da Sul, como pode ser visto no gráfico abaixo.

(6)

Figura 4: Trabalhos premiados por região na 4ª edição do PPB

No que se refere ao tipo de escolas premiadas, ficaram 46% com as da Rede Municipal de Ensino e 54% da Estadual. Numa análise mais detalhada dos trabalhos premiados na 4ª edição do PPB, verificou-se que 90% dos projetos evidenciavam a permanência dos alunos no ambiente escolar para a realização do projeto. Do total de projetos premiados, 8 projetos não foram desenvolvidos com a possibilidade da participação da comunidade. Dos 35 trabalhos premiados, 26 projetos foram desenvolvidos de forma a contemplar a interdisciplinaridade. A inclusão social foi contemplada em apenas 40% dos projetos na 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O último ponto analisado nos projetos premiados no PPB em 2009 foi a questão da acessibilidade, onde verificou-se uma melhoria em relação à 3ª edição, pois na 4ª edição 30% dos projetos premiados contemplavam esta questão nas suas Instituições e durante o seu desenvolvimento.

A partir desses resultados podemos apresentar a evolução do número de trabalhos premiados em todas as edições do Prêmio Professores do Brasil.

Figura 5: Número de trabalhos premiados em todas as edições do PPB.

Outro fator importante que necessita ser apresentado é o número total de inscrições por região do País. Das 1027 experiências inscritas com envio completo de documentação 36 % foram da região Sudeste, seguido com 30% da região Sul. A região Centro-Oeste foi responsável por 14% dos trabalhos submetidos, sendo 12% da região Nordeste. A região Norte teve apenas 8% dos trabalhos enviados, como podemos ver na Figura 6 deste texto.

(7)

Figura 6: Total de trabalhos inscritos com documentação comprobatória por região.

Outro fator extremamente relevante para uma análise do Prêmio Professores do Brasil é analisar a experiência dos professores premiados, para assim verificar se os professores mais experientes é que estão sendo contemplados, ou se iniciativas de novos professores é que estão se caracterizando como as mais significativas para a comissão avaliadora. Após análise dos resultados ficou claro que não existe tendência de professores mais experientes serem os principais ganhadores do PPB2009.

Figura 7: Experiência dos Professores premiados no PPB2009.

Realizou-se também uma análise do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) dentre os trabalhos premiados na 4ª edição do Prêmio. Verifica-se que, em sua grande maioria, os trabalhos não fazem uso dessas tecnologias, mas pode-se evidenciar alguns trabalhos que contamplam, a saber,

• As TIC's - Tecnologias de Informática e Comunicação - na Educação do Campo da Profª Bernadete Terezinha Denardi Costa;

• Estatística na Escola: Ferramenta de Transformação Social da Profª. Fernanda Diniz da Silva;

• Telejornal da Escola da Profª Tatiana Bianca Rebelo Basso; • Projeto "Penso, logo escrevo" do Prof. Wagner Garcia Siqueira;

Ou seja, o Prêmio Professores do Brasil não está direcionado para apreciar apenas projetos que contemplem o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, mas sim preocupa-se em valorizar o trabalho do professor que faça uso de qualquer Tecnologia Educacional que provoque uma melhoria na Educação Brasileira.

4. Conclusões

Com este breve histórico, fica evidente que o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação que efetivamente valoriza o Profissional da Educação em todos os seus níveis, pois concede um prêmio para o professor em exercício, e um prêmio reconhecido nacionalmente, entregue com toda importância que merece. O Aumento no número de acessos ao edital mostra que o Prêmio está se tornando um motivador para os professores, e que a cada ano, mais professores estão

(8)

desenvolvendo suas atividades em sala de aula, com a visão de que o reconhecimento nacional é possível, pois a todo ano diferentes profissionais surgem com idéias diferentes, todas em prol de uma educação mais significativa para o aluno e para a sociedade.

Referências

Prêmio Professores do Brasil, MEC. Disponível em

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada