• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM ULTRASSONOGRAFIA PROCESSO SELETIVO 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM ULTRASSONOGRAFIA PROCESSO SELETIVO 2019"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O Instituto de Diagnósticos de Sorocaba (IDS) faz saber que será realizada seleção pública para o preenchimento das vagas para o programa de Especialização Médica em Ultrassonografia no ano de 2019, destinadas a médicos brasileiros graduados em medicina no Brasil, bem como brasileiros e estrangeiros portadores de diploma revalidado por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), na conformidade da legislação pertinente em vigor.

Das condições do programa:

As vagas existentes serão distribuídas nas unidades do IDS dentro das diversas áreas de atuação.

Programa Pré-requisito Vagas Duração

Ultrassonografia Graduação em Medicina 6 2 anos Da abertura do processo seletivo:

As inscrições para o processo seletivo de que trata o presente edital estarão abertas no dia 19 de novembro de 2018 a partir das 12h (horário de Brasília).

Inscrições:

Período: Início em 19/11/2018, a partir das 12h, e término em 12/01/2019, às 23h59 (horário de Brasília).

Valor Taxa de Inscrição: R$ 250,00.

Local de Inscrição: Exclusivamente no site do Instituto de Diagnóstico de Sorocaba:

www.ids.med.br

Procedimentos obrigatórios para efetuar a inscrição:

1. Ler e aceitar o edital.

2. Preencher o formulário de inscrição:

- Indicar que pretendeconcorrer para o programa de especialização em ultrassonografia, conforme quadro acima.

- Aceitar as condições de realização da primeira fase do processo seletivo — prova de múltipla escolha.

- Fornecer e transmitir as seguintes informações:

nome completo, data de nascimento no formato dd/mm/aaaa, número do CPF próprio, número do RG, com o respectivo estado da federação, órgão emissor e data da expedição, número de inscrição da Carteira de Classe indicando o estado em que foi expedido, nome e estado da instituição de ensino na qual se graduou ou cursa o último ano da graduação, comprovante de adequação e dados atualizados no sistema e-social, endereço eletrônico válido de correspondência. Todas as comunicações com o candidato serão realizadas por meio eletrônico.

(2)

3. Efetuar o depósito bancário, no valor de R$ 250,00 e anexar o arquivo digitalizado no campo definido no site. Não anexar o comprovante de depósito implica no cancelamento da inscrição para o processo seletivo.

4. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

5. Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail confirmando o envio dos dados. 6. Após a confirmação do depósito bancário o candidato receberá um e-mail confirmando a

inscrição.

7. Caso o candidato tenha dúvidas, entrar em contato com o centro de estudos através do e-mail: centrodeestudos@ids.med.br

8. É de responsabilidade exclusiva do candidato as informações prestadas durante o ato de inscrição estando sob pena de cancelamento da inscrição casos estas sejam inverídicos. 9. As solicitações de inscrição e pagamentos efetuados fora dos prazos estabelecidos nesse

edital, não serão aceitas.

10. Ao inscrever-se, o candidato estará declarando, sob as penas da Lei, que concluiu o curso de graduação dentro do prazo estipulado por este edital, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou obteve revalidação de seu diploma segundo as leis vigentes. 


11. O IDS não se responsabiliza por solicitação de inscrição realizada via internet e não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

12. É de responsabilidade exclusiva do candidato qualquer despesa para deslocamento até o local de realização da prova, seja qual for a fase, tais como: despesas com viagens e estada. 13. O candidato portador de deficiência ou que necessitar de condição especial (tais como:

aleitamento ou uso de medicamentos) para a realização das provas deverá solicitá-la, obrigatoriamente, no momento da inscrição.

14. Caso o candidato não tenha solicitado no prazo estabelecido e o fizer no dia da prova, a referida solicitação ficará sujeita à análise da banca examinadora do processo seletivo da especialização, que decidirá se haverá possibilidade de providenciar as condições necessárias para que o candidato possa participar do processo.

15. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da prova teórica ou entrevista, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. Durante o período do aleitamento, não poderá haver comunicação do candidato com o acompanhante. O ato de amamentação será acompanhado de um fiscal. Não haverá compensação do tempo de amamentação.

16. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

(3)

Realização do processo seletivo: O processo seletivo constará de duas fases:

1.

Primeira fase:

Prova de múltipla escolha presencial. Data: 19/01/2019 (sábado).

Horário: 09h00 (horário de Brasília). Duração: quatro horas.

ATENÇÃO:

- Não será permitida a entrada do candidato após as 09:00 hs.

- O candidato deverá entregar o curriculum vitae acompanhado de histórico escolar e

documentos comprobatórios para análise no dia da prova prática, no Instituto de Diagnósticos de Sorocaba.

Local de realização da prova:

No dia da realização da prova objetiva:

1. Os candidatos deverão estar portando o documento obrigatório de identificação com foto (RG ou Carteira Profissional, ou CNH ou Carteira de Trabalho da Previdência Social [CTPS]). 2. O(a) Candidato (a) não poderá adentrar os locais de prova com materiais de consulta, calculadoras, aparelhos de celular, pager, equipamentos de som ou similares. 1.3.3 Durante a realização das provas não é permitida a consulta a livros, folhetos ou revistas.

3. O(a) Candidato (a) que se utilizar de meios ilícitos para a execução das provas será retirado da sala, sendo desconsiderada a sua prova;

4. Não serão computadas as questões que contenham mais de uma resposta, rasuras ou duplicidade, na primeira fase deste Processo Seletivo;

5. O(a) Candidato (a) não poderá realizar as provas fora do local, data e hora, previamente estabelecidos.

6. A prova objetiva corresponde a 60% da nota, e consiste em questões de múltipla escolha: A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 100 e dividida entre as 5 especilidades (pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, clínica médica e medicina preventiva).

Requisitos obrigatórios para os dias de provas:

1. Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver portando documento de identidade original com foto, válido e que bem o identifique, como: Carteira ou Cédulas de

(4)

Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por órgãos ou conselhos de classe que, por força de lei federal, valem como documento de identidade, como a Carteira de Classe do CRM; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia na forma da Lei no 9.503/97) válida. 2. Os documentos deverão estar em perfeitas condições e na validade, de forma a permitir,

com clareza, a identificação do candidato.

3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há no máximo 30 dias, sendo então submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

4. Durante a realização das provas, não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações. É vedada a utilização de quaisquer aparelhos de telecomunicação durante a prova, tais como bip, apple watch, telefone celular, pager, relógio, mp3, agenda eletrônica, palmtop, tablet, netbook, receptor, gravador, celular ou outros equipamentos similares e acessórios como relógio, cinto, pulseiras, anéis, incluindo alianças, correntes, colares e similares. Todos os pertences do candidato deverão ser mantidos guardados em saco plástico lacrado junto ao candidato e com todos os equipamentos eletrônicos desligados.

5. Não haverá segunda chamada ou repetição de provas.

6. O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre a realização das provas como justificativa de sua ausência.

7. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do processo seletivo.

8. O candidato deverá comparecer em local, horário e data preestabelecidos sob pena de ser excluído do processo seletivo.

9. Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário de realização da prova / entrevista, não sendo admitida qualquer tolerância.

b) Não comparecer no dia da prova, seja qual for o motivo alegado. c) Não apresentar documento que o identifique.

d) Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

e) Estiver portando qualquer tipo de armas de fogo e munição, mesmo que possua o

respectivo porte de armas, com base na Lei 10826, de 22/12/2003, com exceção aos

candidatos que utilizam armas em razão do exercício regular da profissão. Neste caso, o candidato deverá seguir os trâmites descritos no Item II, alíneas 22, 23 e 24 deste edital que tratam do candidato portador de deficiência ou que necessite de condição especial. f) Estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (bip, telefone celular, apple watch, relógios, mp3, agenda eletrônica, palmtop, tablet, netbook, receptor, gravador ou outros equipamentos similares, bem como protetores auriculares). g) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

h) Usar qualquer roupa ou adereço que identifique a escola de origem.

i) Não permitir: a coleta de impressão digital, a identificação especial, ser submetido ao detector de metais e coletas de assinaturas.

(5)

10. Os eventuais pertences pessoais dos candidatos — tais como correntes, colares e similares, anéis, aliança, cinto, bip, telefone celular, apple watch, relógio, mp3, agenda eletrônica, palmtop, tablet, netbook, receptor, gravador ou outros equipamentos

similares, bem como protetores auriculares, bolsas, sacolas, bonés, lenços, chapéus, gorros ou similares, equipamentos eletrônicos — deverão ser lacrados pelo candidato, antes do início das provas, utilizando saco plástico e etiqueta, a serem fornecidos pelo Instituto de Diagnóstico de Sorocaba exclusivamente para tal fim. Os pertences pessoais lacrados serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais, onde deverão ficar durante todo o período de permanência dos candidatos no local de realização da prova

11. Os aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados até a saída do candidato do local de realização das provas.

12. O Instituto de Diagnóstico de Sorocaba não se responsabilizará por perda ou extravio de documentos ou objetos de candidatos ocorrido no local de realização das provas nem por danos neles causados.

13. Motivará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burlar quaisquer das normas definidas neste edital ou em outros relativos ao processo seletivo, nos comunicados, nas instruções ao candidato ou nas instruções constantes da prova, bem como o tratamento incorreto ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.

14. Quando for constatado, por qualquer meio, dentre os quais eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos durante a prova, ele será automaticamente eliminado do processo seletivo.

15. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento do candidato da sala de prova.

Resultados da primeira fase:

Data: 28/01/2019 no site do Instituto de Diagnóstico de Sorocaba: www.ids.med.br. Não serão fornecidas informações por telefone.

Serão considerados habilitados para a segunda fase os candidatos ordenados por ordem decrescente de pontuação até o numero de 5 candidatos para cada vaga.

2.

Segunda fase:

Data: 06/02/2019

Hora: 13:00 hs (Horário de Brasília) Duração: cerca de 30 minutos.

Local: Unidade de Medicina e Saúde do Instituto de Diagnóstico de Sorocaba, conforme endereço abaixo:

A segunda fase consta de entrevista com análise e arguição de curriculum vitae e histórico escolar e corresponde a 40% da nota. Esta será realizada de acordo com os critérios e pesos abaixo considerados:

(6)

Análise do curriculum vitae:

Critério a ser avaliado Pontuação

Performance no Curso Médico 1

Estágios Acadêmicos extra curriculares 5

Produção e iniciação Científica 5

Língua Estrangeira 5

Participação em Congressos e eventos 2

Certificações ACLS/ATLS/AVR e outros 2

Pontuação máxima 20

Arguição do curriculum vitae:

Critério a ser avaliado Pontuação

Capacidade de comunicação e argumentação 5

Clareza de raciocínio 5

Coerência 5

Apresentação e postura 5

Pontuação máxima 20

Classificação final:

• A pontuação final dos candidatos habilitados será igual à soma do número de pontos obtidos na prova objetiva e na entrevista

• Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da pontuação final.

• Na hipótese de igualdade da pontuação final, será utilizado como critério de desempate o candidato que tiver maior pontuação na prova teórica. Mantido o empate, será considerado o candidato aprovado aquele que obtiver maior pontuação na entrevista, análise e arguição de curriculum vitae e, por último, maior idade (dias/mês/ano) respectivamente.

Divulgação dos resultados:

• Os resultados serão divulgados no site do IDS — www.ids.med.br a) Primeira Etapa: 23/01/2019 a partir das 16:00 hs.

b) Do processo seletivo: 11/02/2019 a partir das 19:00 hs. Recursos:

• Será admitido recurso quanto aos termos do edital e seus comunicados, bem como dos resultados no prazo de até 24 horas após a publicação deste ou até um dia útil depois

(7)

de avisos ou publicações pertinentes ao processo seletivo, veiculados no portal do Instituto de Diagnósticos de Sorocaba.

• Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile (fax), internet, telegrama ou outro meio que não seja o especificado neste edital.

• A Comissão da Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

• Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste item não serão avaliados.

• O prazo de resposta da Comissão da Banca Examinadora ocorrerá em no máximo até cinco dias úteis da data de interposição.

• O candidato receberá um e-mail informando que a resposta do recurso estará disponível para ser retirada no Instituto de Diagnóstico de Sorocaba.

• Divulgação dos resultados:

Os resultados finais, após os julgamentos dos recursos serão divulgados exclusivamente no site do Instituto de diagnósticos de Sorocaba. www.ids.med.br a partir do dia 17/02/2019.

Matrícula: Data: 12/02/2019

Horário: 08h às 18h (horário de Brasília). Local de realização da matrícula:

Documentos exigidos:

a) Duas fotos 3 x 4, recentes, com o fundo branco (visualizando os ombros). b) Três cópias simples (branco e preto) da Cédula de Identidade.

c) Duas cópias simples (branco e preto) do CPF.

d) Uma cópia simples (branco e preto) do Título de Eleitor.

e) Duas cópias simples (branco e preto) da Certidão de Quitação Eleitoral. f) Uma cópia simples (branco e preto) da Carteira de Reservista.

g) Uma cópia autenticada do diploma (frente e verso), ou declaração autenticada de conclusão com data recente (a partir de agosto do ano anterior à matrícula)

h) Uma cópia simples da carteira de registro definitivo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) ou o protocolo de entrada junto ao Conselho. i) Uma cópia simples dos cursos realizados na área de simulação de situações de

urgência e emergência (BLS, ACLS, ATLS, PALS, AVR).

j) Uma cópia simples do pagamento da anuidade do Conselho Regional de Medicina do ano anterior à matrícula.

k) Duas cópias simples do comprovante de residência (frente e verso) que conste o CEP (telefone fixo, água, luz, gás, localização do imóvel).

(8)

l) Para estrangeiros que residem em território brasileiro: cópia simples (branco e preto) da carteira do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

m) Para candidatos graduados no exterior: duas cópias autenticadas do diploma revalidado por universidade pública brasileira, na forma da lei e, se estrangeiro, também deverá apresentar visto permanente e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe- Bras), em nível avançado, expedido pelo Ministério da Educação, e registro no CRM de acordo com a

Resolução CFM no 1832/2008 e 1831/2008.

n) Procuração com firma reconhecida acompanhada por cópia simples (branco e preto) do RG e CPF do procurador, no caso de impedimento do candidato.

Início do programa:

• O Programa de Especialização Médica terá início no dia 04/03/2019, com recepção aos novos especializandos às 9h, na Unidade de Medicina Nuclear do Instituto de

Diagnóstico de Sorocaba com presença obrigatória dos matriculados.

• O não comparecimento para matrícula em dia e hora estipulados pelo Instituto de Diagnóstico ou a ausência de quaisquer documentos estipulados no item acima implicará a desistência do candidato.

• Mediante a desistência formal e por escrito do candidato, no ato do chamamento para matrícula, o Instituto de Diagnóstico, no prazo de 48 horas, chamará o próximo

classificado da lista de aprovados para realização de matrícula ou manifestação formal de desistência e assim procederá de maneira sucessiva até o preenchimento das vagas.

• A admissão do candidato fica condicionada a assertividade do seu cadastro na plataforma e-social, portanto é de inteira responsabilidade do candidato garantir a acurácia das informações e adequação deste cadastro.

• O especializando efetivamente matriculado no programa de Especialização Médica que não comparecer em até 24 horas a contar da data de início do programa e que não apresentar justificativa razoável por escrito de sua ausência terá sua matrícula cancelada e será chamado o primeiro candidato aprovado que conste da lista de espera, e assim sucessivamente .

• O custo da especialização será de R$ 2.000,00, que deverá ser pago ao Instituto de diagnósticos de Sorocaba, via pagamento de boleto que será encaminhado via e-mail. • Caso o boleto não tenha sido recebido por email, o mesmo deverá ser retirado no setor

financeiro antes da data do vencimento.

• O não pagamento do boleto bancário por dois meses, consecutivos ou não, implicará no cancelamento da matrícula.

(9)

• Após o encerramento do período de matrícula, na hipótese do não preenchimento das vagas ofertadas aos classificados, o Instituto de Diagnóstico de Sorocaba, poderá realizar novo processo de seleção.

Das disposições finais:

• O especializando não fará jus ao certificado de residência médica ao final do programa, haja vista se tratar de curso de especialização médica.

• Os candidatos brasileiros com curso no exterior, bem como os estrangeiros, deverão apresentar o diploma revalidado por universidade pública brasileira, na forma da lei e, se estrangeiro, também deverá apresentar visto permanente e Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível avançado, expedido pelo Ministério da Educação, e registro no CRM de acordo com a Resolução CFM no 1832/2008 e 1831/2008. 4. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a aceitação tácita das condições da seleção, tais como se acham estabelecidas no edital e nas normas legais pertinentes, bem como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização do processo seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

• A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentos, mesmo que verificados posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição e desqualificação do candidato e cancelamento da matrícula, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

• É de responsabilidade do candidato acompanhar através do portal do Instituto de Diagnóstico de Sorocaba eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, sendo que o IDS não encaminhará qualquer comunicado ao candidato de tais situações.

• As ocorrências não previstas neste edital serão resolvidas a critério exclusivo e irrecorrível da banca examinadora.

Sororcaba, 15 de novembro de 2018. Dr. Nelson Bitencourt do Nascimento

Coordenador da Especialização em Ultrassonografia.

Radiologista e Diretor do Instituto de Diagnóstico de Sorocaba. Instituto de Diagnóstico de Sorocaba - IDS

Referências

Documentos relacionados

(2005) - Evolução de características pedológicas e geomorfológicas em solos de vertentes com medidas de conservação do solo na bacia da Ribeira Seca (Santiago,

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com dois tratamentos (espécies). Os resultados mostraram que ocorre uma diferença nas

A análise da perda de massa da mistura de biomassa de capim elefante, carvão vegetal e resí- duo metalúrgico sob ação de um gás inerte foi realizada, em especial a ação da

4.5.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá

Para que seja possível fundamentar este trabalho, foram analisadas diferentes amostras recolhidas em vários locais do aterro de resíduos inertes de Portunhos, e foi avaliado o

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto,

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto,

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto,