• Nenhum resultado encontrado

Um novo jeito de governar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um novo jeito de governar"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Um novo jeito de governar

Apresentamos nosso programa de governo para as eleições da Comunidade Estudantil 2015 do Colégio La Salle Abel, com um objetivo principal de mudar a escola, que há 60 anos, nascia em um dos berços do estado da Guanabara, na cidade de Niterói.

O grêmio estudantil é o ambiente que representa os interesses dos estudantes na escola. A comunidade é um importante espaço que os alunos tem para, além de reivindicarem seus direitos, discutirem soluções para a escola e aprenderem a ser cidadãos, responsáveis e éticos. Alem disso, o grêmio estudantil serve também para direcionar os jovens a uma vida política mais participativa. Grandes líderes da política atual começaram suas atuações pelos grêmios estudantis.

Fundada em 1963, A Comunidade Estudantil do Instituto Abel sempre esteve atuante nas causas estudantis da instituição. Ao longo de seus 52 anos, a CEIA, que recentemente trocou sua sigla para CELS, obteve reconhecimento em todo o município de Niterói, devido ao grande sucesso que a agremiação desfrutava.

Porém, desde sua reabertura, em 2012, a Comunidade Estudantil do Abel não consegue voltar ao grau de prestígio que lhe era concedida antigamente. Por isso, esse programa irá exibir uma série de medidas e projetos para que, em alguns anos, o nosso grêmio estudantil volte a apresentar a notoriedade de sempre, como associação ilustre em toda cidade.

Nosso programa será constituído em 4 focos principais, subdivididos em outros. Nos focos, serão apresentados esboços de projetos que contaram com um avançado estudo e um moderno planejamento para a devida execução.

O primeiro foco tratará da reforma administrativa da Comunidade Estudantil. Os projetos visam uma série de medidas, dentre as quais, reformulação geral do estatuto da CELS, mudança da atual sigla do grêmio para CEIA, reavaliação da taxa anual de colaboração, divulgação da prestação de contas periodicamente e um maior diálogo com as outras entidades da escola.

O segundo foco será totalmente dedicado ao esporte, cultura, inovação e ao lazer. São projetos para as devidas áreas a instalação de rede Wi-fi, festival de música, patrocínio cultural, campeonato esportivo e rádio no recreio.

O terceiro foco será destinado às práticas cidadãs de todo aluno, enquanto brasileiro. Tais práticas terão o objetivo de incentivar o patriotismo nos estudantes. Por isso, a Chapa Verde promoverá debates

(3)

políticos, assim como a execução de hinos, instalação de bandeiras nas salas de aula, e estudo da Constituição Federal.

O quarto e último foco envolverá a gestão sustentável. Nele, vários projetos sustentáveis serão apresentados para que todos os outros possam ser realizados com baixo impacto na natureza e para que, o grêmio estudantil seja reconhecido pelo compromisso ambiental que tem.

A Chapa Verde terá como lema de campanha as frases "Muda Abel" e "Para quem leva a CELS a sério". A Chapa Verde, em momento algum, terá preferência política nos projetos, bem como por orientação sexual, cor, etnia ou sexo. É importante ressaltar que a Chapa Verde não tolera nenhum tipo de discriminação.

Os integrantes da Chapa Verde honrarão seus respectivos cargos com ética, competência, honestidade e seriedade, para que, além de construir um Abel melhor, possam construir um Brasil melhor no futuro!

Esse documento foi escrito com as seguintes fontes de texto: Calibri (11 Sob) : Fontes

Calibri (11) : Corpo Calibri (20 N) : Títulos

(4)

Reforma Administrativa

1.1 - Reformulação do Estatuto da CEIA

O atual Estatuto da Comunidade Estudantil apresenta ambiguidades na interpretação de seus

parágrafos. No nosso governo, o atual Estatuto passará por um processo de "reciclagem" para o máximo aproveitamento de seus artigos, tornando assim a compreensão clara e justa.

1.2 - Mudança da sigla CELS

Para manter a tradição e o reconhecimento municipal da comunidade, defendemos substituição da sigla CELS pela a antiga, CEIA.

1.3 - Reavaliação da taxa anual

Como todos os projetos que a Chapa Verde pretende realizar demandam custos, o objetivo desta medida é de aumentar o número de adesões dos alunos. Para isso, a carta de adesão será entregue em dois momentos: junto da matrícula anual escolar e no meio do ano.

1.4 - Divulgação da Prestação de Contas semestralmente

Visando uma gestão transparente, honesta e participativa, em cada período, será fixada nos murais das salas de aula a prestação de contas da Comunidade.

1.5- Diálogo com outras entidades internas da escola

Uma boa gestão é aquela feita a partir do diálogo entre todas as entidades e com uma política de alianças. Tendo em vista a realização de vários projetos, a Chapa Verde irá buscar o apoio de associações, como APAMAIA e Pastoral LA SALLE, bem como da própria escola para a obtenção de recursos jurídicos e financeiros.

(5)

Esportes, Cultura, Inovação e Lazer

2.1- Instalação de rede Wi-fi para alunos

Estudos feitos pela Chapa Verde concluíram que o projeto é viável de ser apresentado. Através de um moderno software, a rede Wi-fi será habilitada nos momentos de entrada, recreio e saída, para os alunos desfrutarem de uma internet de qualidade.

2.2- Patrocínio

Incentivando a cultura e o desporto, a Chapa Verde fornecerá patrocínio para as mais importantes atividades culturais e esportivas que acontecem na escola, tais como Pré-Estréia, Show da Orquestra e Churrasco da Abelíada.

2.3- Festival de música

Tradição desde a fundação da Comunidade, o Festival de Música expõe os maiores talentos da cidade em um evento aberto ao público. Junto com parcerias vindas de outros grêmios estudantis, alunos de outras escolas poderão participar do evento.

2.4- Campeonato esportivo

Com premiação, os campeonatos esportivos incentivarão a prática de atividades físicas. Dentro do estudo, estão previstos 2 modalidades esportivas distintas, o futebol e o basquete.

2.5- Entretenimento no recreio

O último projeto do eixo é o de entretenimento, que será responsável pelas músicas durante o recreio. Através de uma "playlist" criada pelos próprios alunos, as músicas serão executadas respeitando o volume e a duração do intervalo.

(6)

Cidadania

3.1- Execução do Hino da escola

Destinando-se a formação cidadã e patriota, a execução do hino da escola é imprescindível pelo menos em uma vez na semana.

3.2- Execução dos Hinos da Independência e da Bandeira

Tendo em vista a formação cidadã e patriota, a execução do hino dos hinos da Independência e da Bandeira são imprescindíveis no dia útil que antecede os respectivos feriados nacionais.

3.3- Instalação da Bandeira do Brasil nas salas

Assim como os hinos, a Bandeira Nacional faz parte dos 4 símbolos nacionais vigentes no país. Por isso, para o incentivo da cidadania, a bandeira nacional será instalada em cada sala de aula da instituição. 3.4- Estudo da Constituição Federal e da bandeira do Brasil, bem como da estrutura política brasileira Para que o jovem conheça o país, é necessário o estudo de sua estrutura política. Por isso, incluem-se nesse projeto, visitas à Câmara Municipal de Vereadores de Niterói, aulas temáticas especiais que tratem do assunto e, em parceria com o poder público, a distribuição de exemplares da Constituição de 1988.

3.5- Debates com políticos em horário extraclasse

Serão realizados debates com políticos com temas futuramente selecionados e que, em parceria com a escola, poderão servir para avaliação semestral.

(7)

Gestão Sustentável

Você sabia que apenas 15% dos materiais com ótimo potencial para serem reciclados passam por esse processo? A falta de incentivos do governo são apontados como o principal fator para o desinteresse da população em reciclar. Hoje, o Brasil produz cerca de 260 mil toneladas de lixo por dia, e apenas 1% desse lixo é reciclado!

(Fonte: http://www.senado.gov.br e http://www.projetoreciclar.ufv.br/)

Dentre os 1% do lixo reciclado, o que apresenta a maior porcentagem de reaproveitamento é o papel.

(8)

5.1- Projeto Abel Mais Verde

Apresentado em 2012 para a Comunidade Estudantil, trata-se de um projeto que, em parceria com diversas ONG's, trocará óleo de cozinha usado e material reciclável por produtos de limpeza e desconto na conta de luz e fará um estudo dos impactos ambientais que a escola provoca ao meio ambiente. Além disso, serão instaladas lixeiras para a reciclagem de papel.

5.2- Papel reciclado na escola

Esse projeto tem como objetivo substituir, ao longo do ano, em até 80% do papel comum utilizado pelo papel reciclado. Por ser mais caro que o papel tradicional, o custo extra será pago pelo grêmio

estudantil, que irá a todas as instâncias para conseguir o apoio financeiro da escola. 5.3- Palestras com ambientalistas

Aproveitando o contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, promover-se-ão palestras com entidades políticas ligadas ao meio ambiente, que abordarpromover-se-ão as questões ambientais presentes em nossa sociedade do século XXI.

(9)

Conclusão

Concluímos esse programa de governo afirmando que não deixaremos de exercer a nossa principal função na escola, que é a de ser aluno. Esse programa nunca teve ou terá intenção de romper os laços do grêmio estudantil com a escola, e pelo contrário, só tem o objetivo de reforçar ainda mais o grande vínculo que a Comunidade Estudantil sempre teve com o querido La Salle Abel.

À todos que contribuem diariamente para o progresso da escola, o nosso muito obrigado!

Chapa Verde

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais

inteligência" - Henry Ford

__________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________

(10)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,