• Nenhum resultado encontrado

12 dicas para melhorar sua capacidade de falar em público - DDS Online

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "12 dicas para melhorar sua capacidade de falar em público - DDS Online"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DDS Online

DDS Online

Home Home Anuncie Aqui Anuncie Aqui DDS por Email DDS por Email Quem somos Quem somos Úteis Úteis Temas para DDS Temas para DDS  Nossos Produ

 Nossos Produtostos

Skip to content

Skip to content

12 dicas para melhorar sua capacidade

12 dicas para melhorar sua capacidade

de falar em público

de falar em público

Palestra significa apresentação oral Palestra significa apresentação oral formal, perante um auditório, de uma formal, perante um auditório, de uma comunicação sobre um tema

comunicação sobre um tema

considerado importante ou pertinente. considerado importante ou pertinente. Portanto, palestrar é a

Portanto, palestrar é a ação ação realirealizadazada  por quem

 por quem prompromove a palove a palestrestra.a.  Norm

 Normalalmmentente, é ute, é utiilliizada quzada quando sando see tem a intenção de informar ou ensinar  tem a intenção de informar ou ensinar   pessoas s

 pessoas sobre determobre determiinado asnado assunsunto,to, seja ele de caráter profissional ou não. seja ele de caráter profissional ou não. Palestra é uma possibilidade de Palestra é uma possibilidade de transmitir informação de natureza transmitir informação de natureza importante, histórica, prática, teórica, importante, histórica, prática, teórica, emocional, etc.

emocional, etc.  No

 No mundo da segur mundo da segur ança do trabalho, palestras vêm sendo bastante utilizadas, como meio deança do trabalho, palestras vêm sendo bastante utilizadas, como meio de conscientizar, informar e, principalmente, treinar os trabalhadores. Mas para que a palestra conscientizar, informar e, principalmente, treinar os trabalhadores. Mas para que a palestra seja considerada eficiente, com uma qualidade impecável demonstrando todos os

seja considerada eficiente, com uma qualidade impecável demonstrando todos os

conhecimentos do palestrante de forma clara, objetiva e dinâmica, alguns itens devem ser  conhecimentos do palestrante de forma clara, objetiva e dinâmica, alguns itens devem ser  levados em conta.

levados em conta.

A primeira idéia que vem à cabeça de um palestrante é: “Fui convidado, ou, me escolheram A primeira idéia que vem à cabeça de um palestrante é: “Fui convidado, ou, me escolheram  para real

 para realiizar zar umuma pala palestra. E estra. E agoragora? O que fa? O que fazerazer?”.?”. Pois bem, não há necessidade de

Pois bem, não há necessidade de se dese desesperar. Exisesperar. Existem técnstem técnicas que podem te icas que podem te ajudar aajudar a solucionar esse problema!

solucionar esse problema!

Dica 1 - Planejamento: Antes de tudo, saiba para quem, onde, quando e como sua palestra Dica 1 - Planejamento: Antes de tudo, saiba para quem, onde, quando e como sua palestra será realizada. Informe-se o máximo possível sobre o público para o qual estará se

será realizada. Informe-se o máximo possível sobre o público para o qual estará se

apresentando. Ele é o principal alvo. Atinja-o de forma que todos compreendam, igualmente, apresentando. Ele é o principal alvo. Atinja-o de forma que todos compreendam, igualmente, o assunto.

o assunto.

Dica 2 - Início: Comece a palestra se apresentando. Sorria! Diga sobre o que vai falar, fale Dica 2 - Início: Comece a palestra se apresentando. Sorria! Diga sobre o que vai falar, fale algo de sua vida. Mas lembre-se, a plateia não precisa saber detalhes da sua vida.

algo de sua vida. Mas lembre-se, a plateia não precisa saber detalhes da sua vida. Di

Dica 3 ca 3 - - Costas: NunCostas: Nunca se ca se esqueça, jamaiesqueça, jamais dê s dê as costas a as costas a sua platsua plateia.eia.

Dica 4 - Duração: O tempo da palestra é crucial. Antes de começar a pensar no que vai dizer, Dica 4 - Duração: O tempo da palestra é crucial. Antes de começar a pensar no que vai dizer, é muito importante que saiba quanto tempo vai falar. Para que uma palestra seja eficaz não é muito importante que saiba quanto tempo vai falar. Para que uma palestra seja eficaz não significa que necessite durar cinco horas. O que importa não é o tempo da palestra, mas sim se significa que necessite durar cinco horas. O que importa não é o tempo da palestra, mas sim se ela atende ao

ela atende ao seu objetivseu objetivo. Po. Programrograme-se e-se de acde acordo ordo com o tempo que lhe foi com o tempo que lhe foi oferecioferecido, do, dede modo que consiga abordar tudo o que considerar relevante ao assunto.

modo que consiga abordar tudo o que considerar relevante ao assunto.

Dica 5 - Perguntas: Esse é um assunto delicado, que fica a critério do palestrante. Não há uma Dica 5 - Perguntas: Esse é um assunto delicado, que fica a critério do palestrante. Não há uma regra. O ideal é que, ao término da palestra você peça que lhe encaminhem perguntas por  regra. O ideal é que, ao término da palestra você peça que lhe encaminhem perguntas por  escrito, de forma que possa filtrar aquelas que vai responder. Dessa forma você não fica em escrito, de forma que possa filtrar aquelas que vai responder. Dessa forma você não fica em

(2)

uma saia justa e não deixa a plateia decepcionada. Escolha entre três ou cinco, e reserve cerca de quinze minutos para respondê-las. E ponto final. Abrir para discussões, a não ser que tenha sido pré-estabelecido, pode alongar demais a palestra e acabar entediando o público.

Dica 6 - Material: Pense bem antes de optar pelo material que será utilizado na palestra. Hoje existem vários métodos para tornar uma palestra mais dinâmica, como:

- Apresentação de vídeos; - Imagens;

- Músicas;

-Jogos com a plateia, etc.

Porém, o mais importante é se prevenir sempre. Caso utilize um “Data Show”, leve seu computador. E ainda, faça um back-up do arquivo. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando, certo? Mas, se de repente a energia acaba? E a bateria do computador está no fim? Pensar em todas as possibilidades, sejam elas boas ou não, é crucial. Um bom palestrante não depende de artifícios para dar seu recado. Ele os usa, somente, como forma de tornar a  palestra mais dinâmica e menos cansativa.

Dica 7 - Estudo: Sempre! Nunca fale sobre aquilo que não domina. Estude incessantemente o tema que será abordado. A palestra toma o rumo que o palestrante determinar, portanto, você é o responsável pelas possíveis perguntas que podem ser feitas no final. Esteja pronto para respondê-las!

Dica 8 - Slides: Como dito anteriormente, não dependa 100% deles. Use-os para interagir  melhor com o público. Algumas coisas jamais devem ser feitas, como:

- Slides coloridos demais, fazendo com que a plateia force a visão para enxergar. - Slides com muito texto. Procure utilizar somente tópicos. O que você vai explicar não  precisa estar escrito no slide.

- Evite usar muitas animações. Podem prejudicar seu trabalho.

Dica 9 - Senso de humor: Imagine-se no lugar da plateia. Você não iria gostar de umas pausas durante a palestra para rir, descontrair? Pois bem, divirta-se palestrando!

Dica 10 - Pontualidade: Esse quesito não tem discussão. Atrasos são inaceitáveis.

Dica 11 - Roupas: Evite que suas roupas chamem mais atenção que você. Se vista de forma neutra, formal e confortável. Evite muitos acessórios, pois esses podem acabar atrapalhando-o. Para mulheres, deixar os cabelos presos ajuda na hora de falar!

Dica 12 - Nervosismo: Mas, e se apesar de todas essas dicas você ainda ficar nervoso, suas mãos começarem a suar, sentir aquele frio na barriga, o que fazer? Bem, pratique. Nunca ouviu dizer que a prática leva à perfeição? Então, deixe a timidez de lado e corra atrás de seus objetivos. Em breve se transformará num palestrante de referência!

Comentários

(3)

Muito bom os dose temas, e muito mais para quem é tímido,para quem quer melhorar é só  praticar.

Citar 

0 #26 Marcos Pellegrini 08-08-2012 14:03

Ótimas dicas, estarei colocando em prática,obrigado. Citar 

0 #25 ELTON IVAN CORSATTO 07-08-2012 20:47

é muito bom os temas que vocês abordam, me ajuda muito parabens a toda equipe do DDS ONLINE...gostaria de receber algum material sobre trabalho em laboratorio...muito obrigado !

Citar 

0 #24 Jean Carlos 03-08-2012 13:06

com essas dicas tive melhorias nos meus DDS. Citar 

0 #23 Jea Carlos 03-08-2012 13:04 12 dicas sensacional para meu aprendizado. Citar 

0 #22 MARLUCE LIMA 02-08-2012 12:11

ESTOU ESTAGIANDO A QUASE 1 MES QUERENDO E TENDO QUE DAR O DDS E  NÃO TIVE CORAGEM. AGORA, DEPOIS DESSAS DICAS, IREI DAR O PRIMEIRO

AMANHÃ....ME DESEJEM SORTE!!DESDE JA OBRIGADO. Citar 

0 #21 Ednalva B. de Souza 02-08-2012 11:55

Bom dia, obrigada por tanto informações importante para cada um de nós, que temos essas responsabilidades, vou treinar e colocar alguns itens desses em pratica.

Abraços a todos DDS Citar 

0 #20 Ednalva Barboa de So 02-08-2012 11:50

Bom dia a todos, muito obrigada pelas dicas, muito importante para cada um de nós,e para nosso dia dia, estou apreendendo muito com vocês do DDS.

Vou praticar alguns itens com certeza, Um abraço a todos.Obrigada. Citar 

0 #19 maria 01-08-2012 21:03 Amei,valeu mesmo obrigada. Citar 

+1 #18 CRIS 17-07-2012 19:34 MUITO BOM MESMO

(4)

+1 #17 Claudio Alberto 11-07-2012 20:34 Melhores muito Depois desses temas. Citar 

+1 #16 Edvania 10-07-2012 19:51

essas 12 dicas tenho certeza que iram mim ajuda,sou muito timida mas para alcançar o sucesso na minha area profissional preciso munda isso em mim.

Citar 

+1 #15 fabiana 09-07-2012 22:23

muito bom adorei as dicas e vou tentar usa - las praticando -as na sala de aula, parabens no dds online estou aprendendo muitas coisas.um grande abraço

Citar  +1 #14 Maquela Lutete 09-07-2012 12:44 Boas noticias Citar  +1 #13 Carlos Henrique 07-07-2012 01:20 Muito interessante. Citar  +1 #12 Patricia Silva 06-07- 2012 19:04

As dicas são excelentes! Começarei a praticá-las em sala de aula. Obrigada pelas sugestões. Citar 

+1 #11 cicero júnior pinto 06- 07-2012 13:49

Gostei das dicas que nos foi dadas. É sempre bom para nós qua atuamos na área de segurança, pois nos ajuda a comunicar de forma mais clara e objetiva em uma possível  paletra! obirgado.

Citar 

+1 #10 Tarcila Manoela 05-07-2012 13:34 Muito boas as dicas!

Para realizar treinamentos (falar em público) são necessárias outras coisas..mas essas são fundamentais.

Obrigada equipe DDS! Vocês tem me ajudado muito nos meus treinamentos. Agradeço..:) Citar 

+1 #9 Mauricio 05-07-2012 05:35

Excelente materia para o DDS, mas serve tambem para o dia a dia dos estudantes. Citar 

+2 #8 Suely Guerra Bottos 04-07-2012 20:13

Amei as 12 dicas preciso mesmo de mais, voce pode me manter informado com outras dicas. Citar 

(5)

+1 #7 Claudio Henrique Nun 04-07-2012 18:55 Equilibradíssimo as dicas. Parabéns!

Citar 

+2 #6 sidnei nunes de oliv 04-07-2012 17:09 muto bom como e bom esta aprendendo com vocês

alo galera vamos se ligar e vamos passar o conhecimento pois e fruto de trabalho serio.

um forte abraço em todos

"quem pratica segurança rever a família" Citar 

+2 #5 waglania 04-07-2012 14:55 Boa, estas dicas.

Gostaria que o dds abordasse um pouco sobre marketing pessoal, estou fazendo o curso SST, neste modulo estamos estudando o desenvolvimento profissional.

Obrigada, família DDS. Citar 

+3 #4 Rosely 04-07-2012 14:09

Parabéns gostei muito vou precisar dessas dicas. Valeu!!! Citar 

+4 #3 Laryssa Santos 04-07-2012 13:49

Muito obrigado a equipe do DDS online pelas dicas! Foram essenciais pra mim,que estou  prestes a falar em público.

Citar 

+2 #2 rudnei moreira dias 04-07-2012 13:39 otimos conselhos (dicas)

Citar 

+2 #1 Roseni 04-07-2012 12:37  boas dicas mesmo, gostei

Citar 

Atualizar lista de comentários Assine o RSS dos comentários Adicionar comentário

Nome (obrigatório) E-mail (obrigatório)

(6)

Atualizar 

Enviar 

JComments

Temas para Área

Administrativa

Todos os temas sobre Motivação e Administração estão incluídos no pacote abaixo

Nossos Cursos

Mapa de Riscos - Guia Prático de Implantação Segurança do Trabalho de A a Z OHSAS 18001 -Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional Técnicas de apresentação aplicadas nas palestras de DDS

Você está aqui: Home Temas para DDS Motivação e Administração 12 dicas para melhorar sua capacidade de falar em público Top

Skip to content Login

(7)

Mapa do site Seu Perfil Leia-me

Referências

Documentos relacionados

 A AES ELETROPAULO será responsável pela elaboração do Projeto Civil quando da necessidade de obras civis na via pública, para interligação do INTERESSADO ao

Nestes dois episódios reconhece-se uma diversidade de ações por parte da professora em momentos de discussão coletiva em que passa em revista o trabalho realizado pelos

A sensibilidade, especificidade, valor de previ- são positivo e valor de previsão negativo da lesão do tronco da artéria coronária esquerda para a ocorrên- cia de óbitos e para

Entendeu-se a importância da Arquitetura Moderna no Brasil e seus grandes nomes influentes, como arquitetos renomados, apontando principalmente o arquiteto Oscar

Há críticas quanto ao uso de um valor fixo de degradabilidade da PB para os alimentos, pois, em função do tempo de retenção dela no rúmen, a degradabilidade pode

2.2 No caso de inscrição por via postal os documentos exigidos no presente edital deverão ser enviados para: Seção Técnica de Apoio Administrativo / Área de Recursos Humanos do

• São chamadas RMAVs - Redes Metropolitanas de Alta Velocidade • Entende-se por rede metropolitana de alta velocidade uma estrutura de. rede de computadores que, tipicamente,

2 a 2 com bola, um de cada lado da rede, o aluna com bola coloca-se na linha dos três metros e lança a boa para cima da rede, o outro faz bloco,