• Nenhum resultado encontrado

2- Organização interna e mecanismos de garantia da qualidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2- Organização interna e mecanismos de garantia da qualidade"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Síntese das melhorias do Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Marina S. Lemos

No âmbito da avaliação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Guião ACEF 2017/2022 PT, apresenta-se a síntese das melhorias do MTP.

A perspetiva assumida no processo de autoavaliação do Ciclo de Estudos em Temas em Psicologia da FPCEUP valorizou quer a função de demonstração em resposta à solicitação da A3ES, quer uma função formativa. Em torno da necessidade de reunir pessoas e dados e de os analisar com as pessoas implicadas, procurou-se fomentar uma cultura interna de qualidade. O processo envolveu a discussão do relatório com a Comissão Científica e com a Comissão de Acompanhamento do MTP bem como com os docentes (em reuniões pontuais e em reunião geral em 16 de julho de 2018).

No período em avaliação o MTP tem desenvolvido uma atividade continuada de monitorização e melhoria dos seus inputs (recursos fornecidos pelo contexto- infraestruturas físicas e materiais, pessoal – e recursos gerados e/ou selecionados pelo próprio Curso - estudantes), processos postos em prática para produzir os resultados a partir dos recursos (os objetivos, filosofia educativa e inscrição do MTP no contexto europeu da formação de segundo ciclo, bem como as condições criadas pelo MTP com a intenção de promover a aprendizagem e competência dos estudantes) e outputs (resultados: mudanças conseguidas no conhecimento e competências dos estudantes).

A síntese das melhorias (identificadas ao longo do relatório com M) é apresentada a seguir, organizada de acordo com as recomendações de melhoria da Comissão de Avaliação Externa (CAE) e com as sugestões de melhorias do relatório de Autoavaliação (AA) relativos ao último ciclo de avaliação.

1- Objetivos gerais

Recomendação de melhoria da CAE: 1.6 “Repensar as vantagens de integrar no mesmo ciclo de estudos estudantes com percursos e objetivos tão diferentes e aprofundar as soluções para resolver os problemas que emergem desta associação”

M1- Deixaram de existir dois tipos de percursos (um para estudantes que fariam subsequentemente estágio à Ordem dos Psicólogos e outro para estudantes com outras formações de base), uma vez que a Ordem dos Psicólogos deixou de oferecer estágios profissionais para estudantes sem estágio académico.

M2- Aumentaram as sinergias com outros cursos de 2º ciclo da FPCEUP, em particular com o MIP

M2.1- Articulação entre ciclos de estudo e entre as áreas temáticas do MTP: (a) três UC (18 ECTS são comuns a todas as áreas temáticas, (b) três áreas temáticas do MTP (Neurocognição e Linguagem, Psicologia do Comportamento Desviante e Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Intervenção Precoce e Dificuldades de Aprendizagem) partilham com o MIP nove UC (=54 ECTS), (c) a UC Dificuldades de Aprendizagem faz parte de duas áreas temáticas do MTP (Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança e Neurocognição e Linguagem) e também do MIP, (d) A UC Neuropsicologia do Envelhecimento faz parte de duas áreas temáticas do MTP (Psicogerontologia e Neurocognição e Linguagem), (e) os estudantes na sua maioria são

(2)

integrados para efeitos dos Seminários e Dissertação nas equipas de investigação dos seus orientadores que incluem estudantes de vários CE.

M2.2- As sinergias com outros cursos da FPCEUP e mesmo externos são também potenciadas através da seleção de áreas temáticas fortemente suportadas na investigação desenvolvida na FPCEUP

M2.3- Foram criadas duas novas áreas temáticas: Psicologia do Desenvolvimento e Educação: Proteção e Direitos da Criança (iniciada em 2015-2016) e Psicogerontologia (iniciada em 2016-2017).

M2.4- Foi incluída uma nova UC - Educação Parental - na área da Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança

Sugestão de melhoria da AA: 9.1.2 “Melhor informação sobre a possibilidade de concluir o ciclo de estudos em duas fases, com obtenção de um diploma de curso de Mestrado (não conferente de grau) numa primeira fase, e com obtenção do grau de Mestre, numa segunda fase.”

M1- A informação sobre a possibilidade de concluir o ciclo de estudos em duas fases, com obtenção de um diploma de curso de Mestrado (não conferente de grau) numa primeira fase, e com obtenção do grau de Mestre, numa segunda fase está contemplada no Regulamento do MTP e tem sido reforçada (no desdobrável, no Sistema de Informação “sigarra”) bem como pelos orientadores em função do percurso individual dos estudantes

M2- Número de diplomas do primeiro e do segundo ano

- 71 estudantes concluíram o MTP no período compreendido entre 2013/2014 e 2016/2017; - 24 estudantes concluíram o curso de mestrado, não conferente de grau, em Temas de Psicologia no período compreendido entre 2013/2014 e 2016/2017.

Sugestão de melhoria da AA: 9.1.2 “Maior apoio para as tarefas administrativas” M- O serviço de Pós-graduação tem fornecido apoio para as tarefas administrativas.

Sugestão de melhoria da AA: 9.1.2 “Orientação das dissertações de Mestrado por investigadores doutorados”

M- As dissertações de Mestrado têm sido orientadas por docentes-investigadores e por investigadores doutorados (4 dissertações em 2016-2017): Marina Isabel Gomes da Cunha,Teresa Marília Paredes Godinho Guimarães, Ana Maria Coelho Costa e Nathércia Lima Torres.

Sugestão de melhoria da AA: 9.1.2 “Flexibilidade nas datas de defesa das dissertações de Mestrado”

M-Foram fixadas datas para defesa das dissertações (uma semana em junho e uma semana em novembro) o que permite aos estudantes saber com muita antecedência a data de entrega e evita que haja interferência na organização das aulas.

(3)

2- Organização interna e mecanismos de garantia da qualidade

Sugestão de melhoria da AA: 9.2.5. “Desenvolver sinergias com os outros cursos de 2º ciclo e dentro do próprio ciclo de estudos para conseguir uma melhor gestão dos recursos científico-pedagógicos e alargar a oferta de formação;

M- Número de UC partilhadas: (a) três UC (18 ECTS) são comuns a todas as áreas temáticas, (b) três áreas temáticas do MTP (Neurocognição e Linguagem, Psicologia do Comportamento Desviante e Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Intervenção Precoce e Dificuldades de Aprendizagem) partilham com o MIP nove UC (=54 ECTS), (c) a UC Dificuldades de Aprendizagem faz parte de duas áreas temáticas do MTP (Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança e Neurocognição e Linguagem) e também do MIP, (d) A UC Neuropsicologia do Envelhecimento faz parte de duas áreas temáticas do MTP (Psicogerontologia e Neurocognição e Linguagem).

Sugestão de melhoria da AA: 9.2.2. “Flexibilizar o sistema de informação para que possa responder às especificidades do ciclo de estudos

M - o sistema de informação tem vindo a ser continuamente atualizado e melhorado, respondendo às necessidades do CE, assim como às necessidades de adequação ao rápido desenvolvimento tecnológico em estreita articulação com a UPdigital.

Recomendação de melhoria da CAE: 2.2.9 “Melhorar a taxa de resposta aos Inquéritos Pedagógicos (IP)”

M- Várias medidas foram postas em prática no sentido de elevar a taxa de resposta e representatividade das respostas dos estudantes da UP aos IP: revisão do IPUP no âmbito do CCMEUP que levou à redução da sua extensão e ao alargamento do período de abertura dos inquéritos; análise sistemática dos resultados de cada semestre e implementação de medidas de resolução de problemas, bem como sua comunicação à CA e monitorização dos efeitos; estímulos ao seu preenchimento com a colaboração dos docentes e dos estudantes. A taxa de resposta dos estudantes MTP aos inquéritos pedagógicos (avaliação do ensino pelos estudantes) tem sido bastante satisfatória nos anos subsequentes à última avaliação. Entre 2014-2015 e 2017-2018 as percentagens situaram-se entre os 30% e os 60% de resposta (exceto num semestre em que se situou nos 20%), acima da média da UP.

Sugestão de melhoria da AA: 9.2.5 “Melhorar o processo de avaliação da qualidade do ensino. Diversificar os modos de avaliação do ensino pelos estudantes, propondo formas mais flexíveis e menos pesadas;

M1- O processo de avaliação da qualidade do ensino é objeto de melhoria contínua (1) a nível da UPorto através da atualização permanente dos Inquéritos Pedagógicos (2) a nível do MTP através da CC e CA onde são analisados os resultados dos IPUP e tomadas as medidas de ajustamento necessárias (ex: reunião da CC de 29/11/2017) e onde os representantes dos estudantes veiculam informação que previamente recolhem diretamente junto dos colegas (3) ao nível da monitorização feita pelos docentes quer ao longo do semestre quer na avaliação final das UC pelos estudantes (cf. Sumários).

M2 - A criação de um Gabinete para a Promoção da Qualidade – ProQual - tendo por missão definir a política da qualidade e a estratégia da FPCEUP para a implementar no quotidiano da vida institucional.

(4)

Recomendação de melhoria da CAE 2.1.5: “Constituição do Conselho Pedagógico da FPCEUP” M- Os estatutos da FPCEUP foram revistos no sentido de os Diretores de curso não fazerem parte por inerência do Conselho Pedagógico, criando assim mais espaço para que este funcione como instância de recurso dos estudantes. A qualidade de ensino é continuamente monitorizada através de várias outras estratégias, incluindo a CA, os Inquéritos Pedagógicos, ProQual.

3- Recursos materiais e parcerias

Recomendação de melhoria da CAE 3.2.7: “Estabelecer parcerias com outros cursos congéneres a nível internacional. A cooperação com o tecido empresarial e setor público é importante para assegurar condições para a realização das dissertações”

M1- O MTP - área temática Proteção e Direitos da Criança foi inscrito na rede europeia de mestrado Children’s Rights European Academic Network (CREAN)

M2- Várias parcerias estabelecidas com instituições da comunidade permitem preparar para uma prática profissional baseada na investigação e para a realização das dissertações, quer através de convites a profissionais quer através de visitas e atividades desenvolvidas nas instituições.

M3- Procedeu-se à creditação do MTP para efeitos na progressão da carreira de Professores (Registo CCPFC/ACC-92835/17; Validade: 31/07/2020)

Sugestão de melhoria da AA: 9.3.2 e da CAE: 4.2.7: “Alargar o horário expediente dos serviços uma vez por semana, sobretudo em épocas particulares como o início do semestre.”

M - O SPG mantem-se aberto entre as 9h e as 20h, para dar resposta às necessidades dos trabalhadores/estudantes

Sugestão de melhoria da AA: 9.3.2 “Problemas acústicos”

M- Desde 2012 as instalações e equipamentos da FPCEUP foram alvo de melhorias e atualizações de que se destacam:

- a estrutura de som foi retificada nos auditórios e procedeu-se à substituição dos microfones; - todas as salas foram cobertas com material de isolamento acústico;

- melhorias gerais em todos os espaços relativamente à utilização de tomadas elétricas;

- todas as salas estão equipadas com sistema de som e imagem, computador, monitor, projetor, colunas e switch para permitir a utilização de portáteis;

- nos auditórios foi implementado um novo sistema de projeção que permite a deteção automática de equipamentos (portáteis ou computadores) e colocados monitores nas mesas; - as 2 salas de computadores onde funcionam várias UC de estão equipadas com 47 computadores, apetrechadas com equipamentos de projeção de imagem, conectados aos computadores destinados aos docentes ou com ligação via computador portátil. O software disponível nestes equipamentos inclui: IBM SPSS Statistics V.25; IBM SPSS Amos V.25; NVivo 11 - QSR International Office; Microsoft Office 2016.

Sugestão de melhoria da AA: 9.3.2 “Espaços para estudo”

M- Atualmente os estudantes do MTP referem não haver dificuldades na disponibilização de espaços para trabalho individual ou de grupo.

(5)

4- Pessoal docente e não docente

Sugestão de melhoria da AA: 9.4.2 “Fixação de um teto para as horas de serviço docente; integração na distribuição de serviço das tarefas ligadas às funções administrativas; Redistribuição do pessoal não docente; atribuição de um serviço de secretariado à direção do ciclo de estudos.”

M1- O cumprimento dos limites de horário de serviço docente no sentido de criar condições para a investigação tem sido objeto de escrutínio mais rigoroso no âmbito dos órgãos que propõem e aprovam a distribuição de serviço. No ano em avaliação (2016-2017) 83% dos docentes do MTP cumpriram os limites estabelecidos de 9h de serviço letivo. As exceções justificam-se pela substituição de docentes em licença sabática.

M2- O Gabinete de Pós-graduação dá apoio à direção do MTP.

5- Estudantes e ambientes de ensino/aprendizagem

Recomendação de melhoria da CAE 5.2.8: “Reforçar a integração dos estudantes MTP na comunidade académica”.

M1- Procedeu-se à reorganização das Unidades Curriculares de Metodologia da Investigação (I, II e III) conferindo-lhes entre outros um papel estratégico na integração dos estudantes MTP na comunidade académica (cf. Relatório MTP 2015).

M2- Desde o 1º ano é atribuído a cada estudante um orientador o que permite a sua integração nas respetivas equipas de investigação constituídas por outros estudantes e investigadores.

M3- A informação acerca de recursos disponibilizados pela FPCEUP e UP (SASUP, gabinete de mentoria da FPCEUP, serviços de consulta psicológica) e que se tem revelado muito útil a alguns alunos, tem sido reforçada na receção aos alunos no início do ano, nos folhetos de divulgação do curso e noutros fóruns de divulgação.

M4- Com os trabalhadores-estudantes as estratégias de comunicação à distância têm sido utilizadas, nomeadamente através do Sigarra e do Moodle.

Sugestão de melhoria da AA: 9.5.2 “representação de estudantes de todos os CE no Conselho Pedagógico”

M- Os membros estudantes, referidos na alínea d) do nº 1 (Regulamento do Conselho Pedagógico) “são eleitos pelos seus pares, por lista fechada constituída por representantes, igualmente repartidos, de entre os respetivos ciclos de estudo de cada departamento”.

Sugestão de melhoria da AA: 9.5.2 “Melhorar a informação sobre as dificuldades e exigências da formação nas entrevistas de candidatura”

(6)

M1- Elaborou-se um texto para a divulgação do MTP (uma versão em língua portuguesa e uma versão em língua inglesa), que serve de base para a apresentação do curso em diversos fóruns e é atualizado anualmente

M2- Foi decidido (cf. Síntese da CA do MTP de 18-06-2018) reforçar a informação sobre as expectativas e recursos do MTP nas entrevistas de candidatura

Sugestão de melhoria da AA: 9.5.2 “Compensação da diminuta adesão aos programas de mobilidade pelo convite de especialistas externos”

M- O MTP tem criado uma forte rede de ligação com os contextos da prática profissional, de inovação e de investigação em cada uma das áreas temáticas, permitindo enriquecer as oportunidades oferecidas aos estudantes. São exemplos o convite a especialistas e as visitas e apresentações em instituições, como:

1- Efeitos dos maus-tratos no desenvolvimento da criança - Marlene Sousa (ISMAE):

2- Acolhimento de crianças e jovens refugiados, tráfico de crianças e o percurso de casas de acolhimento que se preparam para receber crianças nesta circunstância

- Dora Estoura da Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas de Lisboa e Conselho Português para os Refugiados)

- Nuno Gradim, CIG-Norte (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) - Ivone Almeida, Diretora Técnica do Lar de Livramento

3- Intervenção com famílias em risco

- Profa Isabel Narciso, FP da Universidade de Lisboa

4- Abordagem às intervenções narrativas e à sua aplicação em contextos de promoção e proteção, em particular com jovens que se encontram em acolhimento residencial

- Prof. Carlos Chimpén López, Universidade da Extremadura, Espanha

5- Estrutura, dinâmica de funcionamento e programas de intervenção com jovens a partir dos 12 anos, que se encontram em centros educativos, por decisão judicial a cumprir uma pena

- Dr. Eduardo Garrido, psicólogo do Centro Educativo de Santo António, Porto 6- Programa de Intervenção na Vinculação para famílias

- Mariana Negrão, da Universidade Católica

7- Seminários por especialistas na área da Proteção e Direitos da Criança, como Paulo Guerra, subdiretor do CEJ (Lisboa); Maria Helena Simões, ISS (Lisboa); Natália Fernandes, UMinho; Nuno Melo, Juiz de Família e Menores; Jesús Palacios, U. Sevilha; Jorge del Valle, U. Oviedo; James Anglin, U. Vitória da British Columbia (Canadá); Elsbeth Neil, U. East Anglia (England) 8- “The relationship between environment and aging”

- Hinic Darko, University of Kragujevac (Serbia)

8- Realização, pelas estudantes, de um workshop com pais e filhos na Associação "O Meu Lugar no Mundo”

9- Acompanhamento de um caso judicial na área da Proteção de Crianças e Jovens com o Juiz Nuno Melo

(7)

10- Acompanhamento da prática de profissionais na área da Proteção da Criança, no CDSS, Núcleo de Infância e Juventude, valências de acolhimento residencial, acolhimento familiar e intervenção em meio natural de vida.

Sugestão de melhoria da AA: 9.5.2 “Sensibilização dos empregadores às necessidades de formação continua pela UP”

M- Esta sensibilização ultrapassa em boa parte a nossa capacidade de atenção. A FPCEUP realiza com regularidade sistemática várias atividades que promovem a divulgação da sua oferta formativa junto de diferentes públicos valorizando desta forma a importância da formação de nível superior:

- o dia Aberto, no qual se promove uma aproximação entre estudantes do 3.º ciclo e ensino secundário e as atividades de formação e investigação, bem como com os diferentes atores da comunidade académica;

- a Universidade Júnior que é um programa de iniciação ao ambiente universitário para os estudantes do ensino básico e secundário;

- uma newsletter semanal divulgando a oferta formativa da FPCEUP a diversas entidades (entre as quais escolas e autarquias locais, por exemplo);

Sugestão de melhoria da AA: 9.5.2 “Reforço na atribuição das bolsas de estudos”

M- Entre 2014/2015 e 2016/2017 a percentagem de candidatos a bolsas SAS foi de 17,9%, 32,5% e 25,6% e a percentagem de bolsas atribuídas foi de 10,7%, 30% e 18%, respetivamente, tendo-se verificado portanto uma tendência geral de reforço.

6- Processos

Sugestão de melhoria da AA: 9.6.2 “Colaboração entre ciclos de estudos e entre áreas permitindo alargar a oferta de UC nas diferentes áreas de especialização”

M- Número de UC partilhadas por diferentes ciclos de estudo e áreas temáticas (cf ponto 2).

Sugestão de melhoria da AA: 9.6.2 “UC optativas possibilitando ter em conta os diferentes níveis de formação dos estudantes em domínios particulares e os homogeneizar”

M1- Procedeu-se à reorganização das UC de Metodologia da Investigação (I, II e III) e de Seminário e Dissertação de forma a reforçar a sua articulação (cf. Relatório MTP 2015).

M2- O número de dissertações de Mestrado defendidas revela uma boa eficiência formativa (dados retirados do SIGARRA em 12/07/2018 de Candidaturas (versão xml) e de pesquisa “Estudantes”):

- 2015-2016: 23 (100% dos inscritos na edição 2014-2016 (19) concluem nos dois anos previstos)

- 2016-2017: 17 (80% dos inscritos na edição 2015-2017 (21) concluem nos dois anos previstos)

(8)

Sugestão de melhoria da AA: 9.6.2 “Desenvolvimento de estratégias para relacionar a investigação à prática profissional.”

M- A integração dos estudantes nas equipas de investigação de cada área temática permite a ilustração da aplicação dos métodos de investigação. As parcerias com instituições da comunidade permitem preparar para uma prática profissional baseada na investigação quer através de convites a profissionais quer através de visitas e atividades às instituições.

Recomendação de melhoria da CAE 6.1.7: “Adequação do plano de estudos à heterogeneidade de perfis de formação prévia dos estudantes”

M- O plano de estudos foi revisto na sequência imediata da anterior avaliação, contemplando um tronco comum e vias temáticas específicas e UC optativas. As UC optativas selecionadas para o MTP focam-se nas contribuições da Psicologia para a compreensão de problemas reais e sua articulação com outras áreas disciplinares. As UC optativas são definidas flexivelmente em função do perfil do estudante.

Recomendação de melhoria da CAE 6.2.8: “Treino de competências de avaliação e de intervenção específicas dos Psicólogos”

M- Foram corrigidos casos pontuais em que eram oferecidas UC incluindo treino de competências de avaliação ou intervenção Psicológica. Atualmente aos estudantes sem 1º ciclo em Psicologia não são oferecidas UC que envolvam o treino de competências de avaliação e intervenção psicológica.

Recomendação de melhoria da CAE 6.3.7: “A conciliação entre UC do MTP e do MIP”

M1- A seleção de estudantes para cada uma das áreas temáticas a funcionar com UC conjuntas com o MIP inclui parâmetros relacionados com a formação prévia dos candidatos que são avaliados pelo coordenador da área temática de forma a otimizar o bom funcionamento das respetivas UC.

M2- Os estudantes MTP que são simultaneamente profissionais de diferentes áreas enriquecem o funcionamento das UC partilhadas com o MIP trazendo a realidade profissional para a discussão das aplicações e implicações da Psicologia em diversos campos de atuação.

7- Resultados

As melhorias relacionadas com a proposta AA 9.7.2, relativa à melhoria da informação sobre a possibilidade de concluir o ciclo de estudos em duas fases estão já assinaladas nos pontos anteriores deste relatório. Para além disso, dois outros indicadores são de assinalar:

M1- O sucesso escolar em 2016-2017 foi de 90% (Ver Relatório de Curso no Sigarra, retirado

em julho de 2018 de:

https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/relcur_geral.proc_edit?pv_id=645&pv_print_ver=S)

M2- Resultados aos inquéritos pedagógicos. A percentagem de resposta aos inquéritos pedagógicos tem sido bastante satisfatória nos anos subsequentes à última avaliação. Entre 2014-2015 e 2017-2018 as percentagens situaram-se entre os 30% e os 60% (exceto num semestre em que se situou nos 20%). Esta percentagem de adesão é superior à média

(9)

verificada noutros ciclos de estudos (CE) da UP. Esta taxa de resposta confere uma validade acrescida aos resultados das avaliações dos estudantes que se têm situado acima da média (entre os 6 os 7 pontos, exceto para a “dificuldade”, numa escala de 1 a 7) contribuindo significativamente para atestar a qualidade da formação oferecida pelo MTP.

As medianas das respostas registadas na dimensão “Docente”, relativas ao 1º ano, são as seguintes: Consistência e ajuda: 7; Estrutura: 6; Relacionamento: 7. Estes valores mantêm-se no 2º ano à exceção da Estrutura que sobe de 6 para 7.

As medianas da dimensão “Estudante”, referida ao envolvimento a resposta é 6 para o 1º e para o 2º ano.

Para a dimensão UC, as medianas no 1º ano, que respeita à avaliação é 6, para a dificuldade é 5, para os efeitos da unidade curricular é 6 e para apreciação e clareza 6. No 2º ano os valores da avaliação e da apreciação e clareza passam para 7 e os da dificuldade e efeitos da UC

mantêm-se (retirado, em 23 de julho 2018, de

https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/relcur_geral.proc_edit?pv_id=645&pv_print_ver=S;)

8- Observações

Observações da CAE: “Só foram avaliadas 4 áreas de especialização, de entre as 20 possíveis.”

M- O MTP atualmente não se organiza em áreas de especialização. A revisão do plano de estudos feita na sequência da anterior avaliação já anunciada no documento de pronúncia (de 29 de abril de 2014) e aprovada pela CAE no seu relatório final (ACEF-1112/03202) estabeleceu um tronco comum a todos os estudantes e a todas as edições do MTP - Metodologias de Investigação - complementado por UC optativas: UC específicas aos domínios temáticos e UC optativas livres, a definir internamente, anualmente.

Em síntese, o Curso tem-se revelado capaz de reagir a novos desafios e oportunidades, procurando responder a estes e melhorar os seus processos e o seu desempenho.

O curso desenvolveu um conjunto de atividades conducentes à progressiva melhoria dos seus inputs, i.e., infraestruturas físicas e materiais, pessoal e seleção estudantes quer através dos critérios de seleção quer através do número de candidatos captados; dos processos, i.e., objetivos e filosofia educativa, bem como as condições para promover a aprendizagem e competência dos estudantes; e dos outputs, i.e., dos resultados no conhecimento e competências dos estudantes.

Para além da resposta às sugestões de melhoria geradas pela própria autoavaliação do MTP e pela CAE na anterior avaliação atrás descritas, neste período o curso tomou iniciativas de melhoria como:

- Reforçar a inscrição dos estudantes em equipas de investigação.

- Criar novas áreas temáticas decorrentes de núcleos de investigação emergentes na FPCEUP e de desafios societais (Proteção e Direitos da Criança; Psicogerontologia)

- Reforçar o papel das CC e CA bem como o papel dos estudantes da CA na mediação entre os estudantes MTP e a gestão e coordenação do curso.

- Reforçar e alargando parcerias com instituições da comunidade potenciado a investigação, inovação e transferência de conhecimento para os contextos de prática profissional

(10)

- Inscrever o MTP em redes internacionais de Mestrados (Children’s Rights European Academic Network - CREAN)

- Creditar o MTP para efeitos da carreira de Professores (CCPFC/ACC)

- Rever o regulamento do MTP atualizando-o e adequando-o ao regulamento geral dos segundos ciclos de estudos da UP de 2017 e aos novos estatutos da UP.

Referências

Documentos relacionados

Como resultado dos encontros, os seguintes conteúdos foram selecionados para compor a organização curricular do voleibol: no 6º ano a história do voleibol, câmbio e minivôlei,

Este artigo apresenta a técnica de cenários e como esta pode contribuir para o Planejamento Estratégico de uma organização ao incorporar a análise de incerteza no processo de

• Em 32 cooperativas, ou seja, 78% da amostra, o índice NLCDG apresentou um valor positivo, ou seja, as aplicações de capital de giro foram superiores as fontes de capital de

Desenvolvimento de programas e projetos, assessoria, consultoria, realização de eventos e outras ações voltadas para o planejamento, implementação e avaliação de

As disciplinas são temporalmente distribuídas por áreas temáticas, sendo que: o primeiro trimestre inclui as áreas temáticas de Sistemas Computacionais (3 disciplinas)

Coordenador Nacional: António Cunha, Professor, Escola de Engenharia, Universidade do Minho Coordenadores no MIT: Joel Clark e Chris MacGee, Professores, MIT,

• Constituir as áreas temáticas considerando: a) como ponto de partida as áreas já construídas pelo CNPQ no que se refere aos domínios disponíveis de conteúdos; b) áreas

Apresentamos considerações sobre pesquisas em ensino de Física no Brasil no período 2000- 2007, a partir da análise de resumos e/ou artigos completos de pesquisa publicados no EPEF