• Nenhum resultado encontrado

TRILHA DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHA DA APRENDIZAGEM"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

TRILHA DA

APRENDIZAGEM

(8º ano)

(2)

Língua Portuguesa

______________________________________________________________________________________

O PRÍNCIPE INFELIZ E AS ABÓBORAS DESPREZADAS

Ifá morava no Orum, o Céu dos orixás, mas os odus viviam perto do Aiê, o mundo dos humanos.

Depois da primeira reunião na casa de Ifá, que havia sido tão desastrosa, os príncipes do destino seguiram o caminho para o Aiê.

Todos menos Obará, que não tinha ido, porque seus quinze irmãos se esqueceram de levá-lo. Talvez o tivessem esquecido de proposito, uma vez que Obará só falava de coisas ruins, além de ser pobre e não ter alegrias na vida, o que lhe valera o epíteto de Príncipe Infeliz.

Cada um levava nas costas a abóbora ganha de Ifá. E como nenhum deles gostava de abóbora, o peso do fruto só lhes dava cansaço e mau humor.

Estavam chegando ao seu pais e a fome apertava, mas abobora eles não iam comer, ah! Isso não! Alguém então se deu conta de que estavam já bem perto da casa de Obará.

“Vamos comer na casa de Obará? ”, alguém propôs.

“Alguma coisa melhor que abobora nosso amado irmão há de ter em sua casa, assim espero”, completou outro odu.

Saíram todos correndo para a casa do Príncipe Infeliz, levando cada um sua abobora nas costas, pois não iam largar na estrada um presente de Ifá, mesmo

que não apreciassem nada de seu sabor.

Foram acolhidos com grande alegria por Obará. Obará nunca recebia ninguém, ninguém o visitava.

Ao contrário, todos o evitavam. E de repente, sem nenhum aviso, os seus quinze irmãos entravam em sua casa. Que alegria, que contentamento!

“Vejo que vindes de longe, estais cansado”, disse Obará depois de abraçar cada um dos irmãos

“Imagino que estais famintos. ” Ordenou às mulheres da casa que trouxessem água fresca e panos limpos em grande quantidade.

“Lavai-vos dessa poeira da estrada e depois vamos comer, vamos festejar. ”

Obará era pobre e o que tinha de comida em casa nem daria para alimentar os ratos que fuçavam na despensa. Mas a alegria de ter os irmãos em casa era incontida. Ordenou à esposa que fosse correndo ao mercado, que tomasse dinheiro

emprestado, que pedisse fiado, e que comprasse tudo o que pudesse agradar ao paladar de um príncipe faminto, porém exigente.

Coitado de Obará, ia ficar ainda mais pobre, mais endividado, mais enrascado na vida. Era assim o destino de Obará, era essa a sina dos afilhados desse príncipe do

(3)

destino. Perdiam tudo, mas não aprendiam nunca, sempre se metendo em novos apuros e apertos.

E então lá se foi a mulher de Obará ao mercado, de onde voltou acompanhada de muitos ajudantes carregados de cabritos, leitões e frangos.

Traziam também balaios de inhame, feijão e farinha, potes de azeite-de-dendê, porções de sal, vasilhas de pimenta, postas de peixe e peneiras de camarão, garrafas de vinho, litros de cerveja.

E o banquete que foi preparado e comido nunca mais seria esquecido por ninguém do lugar. Os príncipes comeram até se fartar, comeram bem como nunca tinham comido antes.

Terminado a comilança, os odus despediram-se do irmão e prometeram voltar mais vezes, pois comida deliciosa e farta como aquela não havia.

De barriga cheia como estavam então, não deram conta de levar

suas desprezíveis abóboras e as largaram todas abandonadas no quintal de Obará. Os príncipes partiram e Obará ficou sozinho. Sua mulher limpando os restos da principesca comilança, as aboboras abandonadas abarrotando o quintal, os credores já ameaçando bater à sua porta.

Quando no dia seguinte todos os mercadores do lugar se recusaram a vender fiado a Obará o que quer que fosse antes que ele pagasse o que devia, faltou de novo

comida na mesa de Obará.

Conformado, ele disse à mulher: “Vamos comer abóbora”.

Foi até o quintal onde os príncipes abandonaram as abóboras e com uma faca partiu uma que lhe parecia bem madura.

A abóbora estava recheada de pepitas de ouro!

Obará, boquiaberto, abriu a segunda abóbora, no lugar das sementes, diamantes, enormes. A outra trazia pérolas e a seguinte esmeraldas. Obará estava enlouquecido. Ele gritava, dançava, gargalhava, abraçava a mulher e ia abrindo as abóboras.

Foi assim que Obará se transformou no mais rico dos príncipes do destino, ele gosta muito de contar essa sua história.

Foi assim que Obará se transformou no mais respeitado, invejado e querido de todos os viventes de sua terra, o mais desejado de todos os padrinhos.

Todos os pais e mãe querem que seus filhos tenham Obará para seu odu. Nunca mais ele foi chamado de Príncipe Infeliz.

Pois o odu Obará é o odu da riqueza inesperada.

Suas histórias agora falam também de prosperidade, de muito dinheiro e bem-estar material, contam de ganhos, conquistas, vitórias e finais felizes.

Mas para alcançar tamanho sucesso, além da proteção do padrinho Obará, é preciso ter o coração bom (ou, como dizem alguns, ter o juízo um pouco mole), como tem Obará.

Foi o próprio Obará que, com muita alegria, contou essa história na

(4)

passagens mais interessantes. Seus irmãos permaneceram quietos e cabisbaixos enquanto Obará se divertia com a narrativa.

Mas ao final, quando o banquete foi servido, um grande contentamento voltou a tomar conta de todos na casa celeste de Ifá.

PRANDI, Reginaldo. Os príncipes do destino: histórias da mitologia afro – brasileira. São Paulo: Cosac Naify,2001.

Por dentro do texto 1- Quem são as personagens da história?

_____________________________________________________________________ _______________________________________________________________

2- Identifique a morada de Ifá e dos odus.

_____________________________________________________________________ _______________________________________________________________

3- Leia outros trechos do livro Os príncipes do destino: histórias da mitologia afro – brasileira e responda às questões.

Na língua ioruba de nossos dezesseis príncipes havia uma palavra para se referir a eles. Eles eram chamados de odus, que poderiam traduzir como portadores do

destino. Os príncipes odus colecionavam as histórias dos que viveram em tempos passados, sendo cada um deles responsável por um determinado assunto. Assim, o odu chamado Oxé sabia todas histórias de amor. Odi sabia as histórias que falavam de viagens, negócios e guerras. Ossá sabia tudo a respeito da vida em família e da maternidade. E assim por diante. As histórias falavam de tudo que acontece na vida das pessoas, de aspectos positivos e negativos, pois tudo tem seu lado bom e o seu lado ruim.

a) As personagens da história “ O príncipe infeliz e as abóboras desprezadas” têm alguma relação com o sagrado ou fazem parte de um universo das pessoas comuns, mortais? Justifique a sua resposta.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

Há muito tempo, num antigo país da África, dezesseis príncipes negros trabalhavam juntos numa missão da mais alta importância para o seu povo, povo que chamamos de ioruba. Seu ofício era colecionar e contar histórias.

(5)

espaço da narrativa?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

c).Essas expressões delimitam um espaço e um tempo precisos, determinados? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

4- Qual o conflito que desencadeou todos os fatos ocorridos com Obará?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

5- Explique como você caracteriza a atitude dos irmãos de Obará nos parágrafos indicados a seguir. 3 e 4 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________ 6 e 10 _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

6- É possível afirmar que a atitude de Obará se opõe à de seus irmãos? Por quê? Localize no texto um trecho que comprova sua resposta e transcreva – o.

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________

7- Transcreva , agora, um trecho do texto em que o narrador interrompe o discurso, expõe sua ideia sobre a desgraça de Obará e depois retoma a narrativa.

_____________________________________________________________________ _______________________________________________________________

Anote aí

O mito é uma narrativa popular de tradição oral que faz parte da história cultural dos povos. Existem mitos que tentam explicar de forma simples e para o povo a criação do mundo; outros têm como temas as divindades religiosas, o aparecimento do homem etc. Diversos povos acolheram os mitos na tentativa de dar respostas às constantes perguntas que as pessoas levantavam sobre a vida e a existência.

8- Releia o trecho:

Mas para alcançar tamanho sucesso, além da proteção do padrinho Obará, é preciso ter o coração bom (ou, como dizem alguns, ter o juízo um pouco mole), como tem

(6)

Obará.

a) A opinião acima é de uma personagem da história ou do narrador?_____________________________

9- Releia os trechos que reproduzem a fala do personagem Obará´: “Vejo que vindes de longe, estais cansado.”

“Imagino que estais famintos. ”

“Lavai-vos dessa poeira da estrada e depois vamos comer, vamos festejar. ” a) Que sinal de pontuação indica que esses trechos são falas do

personagem?________________________ b) Qual a pessoa verbal empregada nessas

falas?_______________________________________________ c) O emprego desse pronome é comum no português falado no Brasil?_____________________________

Reflexão sobre o uso da língua Advérbio e adjunto adverbial

1- Releia o trecho a seguir, extraído do texto “ Irapuru: o canto que encanta. “

Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flautas maravilhosamente bem. Deram então o nome de Catuboré,

flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar - se- iam durante a primavera.

a) Como se classifica a palavra

belo?_____________________________________________________________ b) A palavra belo foi modificada por outras das palavras. Transcreva –

as._____________________________

c) Que sentidos essas palavras atribuem à palavra belo?_____________________________

d) Se as palavras não e muito fossem retiradas dessa frase, haveria alguma alteração de sentido?

Explique_____________________________________________________________ e) Nesse trecho, que palavra é modificada pelo termo

maravilhosamente?_________________________

f) Ao mesmo tempo em que modifica o verbo tocar, esse termo também sofre modificações em seu sentido. Que palavra da frase o

modifica?__________________________________ Anote aí

O advérbio é uma palavra que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. As palavras que constituem os advérbios são invariáveis, ou seja, não sofrem flexão.

(7)

cuidadosamente, calmamente, tristemente, entre outros. Observe:

Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado

advérbio advérbio adjetivo

Por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem.

verbo advérbio advérbio

Chamamos adjunto adverbial o termo que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio.

O adjunto adverbial expressa circunstâncias em que uma situação ocorreu. Sendo assim, podemos afirmar que existem, entre outros, adjuntos adverbiais de: tempo, modo, lugar, causa, afirmação, negação, dúvida, intensidade, distância, exclusão, inclusão, meio, origem, fim, companhia.

Aplicando os conhecimentos

‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior

Animação começará a ser exibida no aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua

O canal Disney Junior estreia neste sábado, 20, a nova produção original do Disney Junior Latim América Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h. A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, cujo destino se cruza com o de uma família humana - os Amigos - quando chegam por acaso na Terra.

A data da estreia da animação foi escolhida por dois motivos. Em 20 de julho, são comemorados o Dia do Amigo e os 50 anos da chegada do homem à Lua. Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.

O Dia do Amigo surgiu em 20 de julho de 1969 pelo pensador argentino Enrique Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua como símbolo da fraternidade entre pessoas de todas as nacionalidades, raças e credos. Naquele dia, quando a tripulação da Apollo 11 pousou, Febbraro escreveu milhares de cartas para pessoas de todo o mundo e recebeu milhares de respostas.

Em Nivis, amigos de outro mundo, a amizade ocupa um lugar central. A família

humana - composta por um escritor e desenhista chamado Felipe (Vinicius Campos), sua filha Isabella (Lourdes Errante) e seu pai Amadeo (Gustavo Masó) - conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver

(8)

momentos inesquecíveis.

Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas, que tudo é mais divertido quando compartilhado com amigos e que somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós.

Disponível em: <https://emais.estadao.com.br>. 19 de julho de 201

1 – Releia com atenção o fragmento abaixo. Em seguida, sublinhe os adjuntos adverbiais que indicam circunstâncias de tempo:

“O canal Disney Junior estreia neste sábado, 20, a nova produção original do Disney Junior Latin America Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h.”

2 – No segmento “Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.”, o adjunto adverbial destacado refere-se a que série?

__________________________________________________________________ 3 – Em “[...] conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver momentos inesquecíveis.”, o adjunto adverbial grifado modifica o sentido:

( ) do verbo “conhece”. ( ) do verbo “cria”. ( ) do verbo “levará”.

4 – O adjunto adverbial “rapidamente” exprime:

( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo. 5 – A expressão evidenciada funciona como adjunto adverbial de lugar na frase: ( ) “‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior”. ( ) “[...] a nova produção original do Disney Junior Latim América [...]”

( ) “A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, [...]”

6 – No trecho “Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas [...]”, o adjunto adverbial “mais” intensifica o sentido de:

( ) um verbo. ( ) um adjetivo. ( ) um advérbio.

7 – Na passagem “[...] que tudo é mais divertido [...]”, o adjunto adverbial grifado modifica o sentido de um adjetivo, que desempenha a função sintática de:

(9)

sujeito.

8 – Na parte “[...] somos capazes de formar laços profundos com seres

completamente diferentes de nós.”, o adjunto adverbial sublinhado poderia ser substituído por:

( ) “totalmente”. ( ) “imensamente”. ( ) “profundamente”. __________________________________________________________________ LITERATURA

As Viagens de Gulliver – Jonathan Swift

http://lelivros.love/book/baixar-livro-as-viagens-de-gulliver-jonathan-swift-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

Ensino Religioso

Paródia da música beijinho no ombro Tema: Bullying

Quem pensa que praticar BULLYING é tirar onda Ridicularizando os outros por toda a cidade Intimidar o seu irmos é uma vergonha

Então se liga nesse papo e guarde na memória Desrespeita, ofender é um absurdo;

Hostilidade, intolerância eu não aturo; Difamar-me com intenção de aparecer O que sentiria se eu fizesse com você Só um covarde age com agressividade Se acalme, e deixa de maldade.

No meu lar preconceito é excluído

Quem pratica BULLYING vai pra Pote de Paris…. No meu lar o tal BULLYING passa longe

Na minha sala sou tratado com educação No meu lar gentileza tem aos montes Na minha casa não tem discriminação No meu lar o tal do BULLYING passa longe Na minha família sou tratado com educação No meu lar gentileza tem aos montes

Na minha casa não tem discriminação Autores: Alunos do ensino fundamental II

(10)

Sugestões de atividades:

1- Ler a música; ouvir a música; cantar a música;

2- Pesquisar no dicionário o significado de : diversidade

3- Você seria capaz de construir uma paródia sobre o tema : Diversidade? Utilize a criatividade. Pense numa música que você gosta e sucesso!

Matemática

QUESTÃO 1: O professor de Matemática pediu para 4 alunos

resolverem as expressões numéricas abaixo:

Identifique qual foi à expressão que não foi resolvida corretamente: (Marque um x na alternativa que julgar correta)

a) A expressão de número 4 b) A expressão de número 3 c) A expressão de número 2 d) A expressão de número 1

QUESTÃO 2: Precisamos colocar 3 pessoas no bote respeitando a

carga máxima permitida de 120 kg. Quais são as 3 pessoas que conseguirão entrar juntas no bote completando os 120 kg

(11)

a) Bia, Beto e Mário b) Beto, Bia e Telma c) Beto, Mário e Telma d) Beto, Mário e Vilma

QUESTÃO 3: O Atol das Rocas fica a 240 quilômetros (240 km) de

distância do litoral do Rio Grande do Norte e é famoso por ser um

local de reprodução de aves migratórias. Quantos metros (m) o Atol

das Rocas se distancia do litoral do Rio Grande do

Norte?(Observação: Considere o esquema abaixo que trata da

conversão das medidas de comprimento) e responda o exercício.

QUESTÃO 4: Um triângulo pode ter os ângulos medindo?

(Observação: Considere a seguinte propriedade: A

soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°).

(Marque um x na alternativa que julgar correta)

a) 70°, 70° e 70° c) 75°, 85° e 25° b) 75°, 85° e 20° d) 70°, 90° e 25°

QUESTÃO 5: Calcule o valor numérico das expressões abaixo:

(12)

b) 3x + 1, para x = 7

c) 5x, para x = 4

QUESTÃO 6: Observe o triângulo abaixo:

Considere as seguintes afirmações sobre o triângulo acima:

I) Somando o ângulo de 20° com o ângulo de 30°, teremos um ângulo agudo

II) O ângulo de medida 130° é denominado obtuso III) O ângulo de medida 30° é denominado agudo IV) O nome desse triângulo é obtusângulo

(Marque um x na alternativa que julgar correta em relação às

afirmações)

a) Apenas as alternativas: I, II e IV são verdadeiras b) Apenas as alternativas: I, II e III são verdadeiras c) Apenas as alternativas: II, III e IV são verdadeiras d) Todas as alternativas são verdadeiras

QUESTÃO 7: Sabendo que a balança abaixo está com os pratos

(13)

Podemos afirmar que o peso de cada lata é igual a: (Marque um x

na alternativa que julgar correta)

a) 3 kg b) 8 kg c) 6 kg d) 5 kg

QUESTÃO 8: Em uma cidade, cuja a população é de 65.000 mil

habitantes, 15% foram infectados pelo Coronavírus (Covid-19). Quantos habitantes foram infectados pelo Coronavírus?

(Responda)

QUESTÃO 9: A sequência de figuras que representa a expressão

Matemática 2n + 1, quando n= 1, n= 2, n= 3 e n= 4 é? (Marque um

x na alternativa que julgar correta)

a) ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● b) ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● c) ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● d) ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

(14)

QUESTÃO 10: No Brasil, 3

4 da população vive na zona urbana.

Qual a porcentagem que representa ou corresponde à fração 3

4?

(Responda)

QUESTÃO 11: Observe a sequência de números: 3, 5,8, 12, ?

Qual é o próximo número da sequência? O número que substitui o ponto de interrogação, qual é? (Marque um x na alternativa que

julgar correta)

a) 19 b) 15 c) 16 d) 17

Ciências

1- Tubas uterinas são dois tubos, com aproximadamente 10 cm de comprimento, que unem os ovários ao útero. A partir disso, o óvulo amadurecido sai do ovário e penetra na tuba, e é neste local que ocorre o encontro dos gametas feminino e masculino ( óvulo e espermatozoide) como mostra na imagem abaixo:.

https://www.todamateria.com.br/sistema-reprodutor

A esse encontro da- se o nome:

(15)

2- A mulher geralmente libera um óvulo por mês. Se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, forma-se uma célula-ovo ou zigoto, que se encaminha para

_____________, local onde se fixa e desenvolve, originando um novo ser. Marque a alternativa que preencha corretamente o espaço acima:

a-( ) o ovário b-( ) o útero c-( ) o testículo d-( ) a vagina 3- O câncer de próstata é um dos tipos mais diagnosticados em homens a partir dos 40 anos. Os sintomas mais comuns são: ardência ao urinar, levantar-se várias vezes à noite para urinar, diminuição do jato urinário, sensação de não ter esvaziado

completamente a bexiga após urinar, presença de sangue na urina, entre outros. Por outro lado, o câncer de testículo representa 1% dos cânceres masculinos, sendo que o aparecimento de nódulos (caroços) é indolor. Dessa maneira, se notar alguma anormalidade, deve-se procurar um urologista (médico especialista nos sistemas urinário e renal e nos problemas sexuais masculinos). Faça um circulo ao redor do numero que indica a localização da próstata:

4- A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos. Em sua opnião por que o Brasil apresenta elevados índices de adolescentes grávidas?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _________________________________________________________

5-A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual. Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais.

(16)

Em relação a camisinha, marque a alternativa incorreta:

a-( ) A camisinha é o método contraceptivo mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar.

b-( ) Além da gravidez indesejada, ela também protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

c- ( ) Existe a camisinha feminia e masculina

b-( ) A camisinha não precisa ser usada em todas relações sexuais.

Geografia

Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Com a ascensão do capitalismo, as diferenças de ordem econômica entre os países foram se tornando cada vez mais acentuadas. Para expressar essa disparidade, foram criados os termos desenvolvido e subdesenvolvido.

O termo subdesenvolvimento passou a ser amplamente utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, sugerindo “atraso” em relação a países “avançados”. Segundo

Chames Betteleim, o termo indica muito mais “explorados, dominados e de economia dependente do que atrasados”.

Historicamente, sempre houve diferenças entre os países, alguns dos quais

classificados como potências num momento, noutro, tornarem-se países dominados. Exemplos: Grécia e Roma (Mundo Antigo); Portugal e Espanha (capitalismo

comercial); Inglaterra e França (neocolonialismo).

A exploração de um país por outro é a característica dominante do

subdesenvolvimento, embora haja uma interdependência (evidentemente desigual) entre os países ricos e pobres do sistema capitalista.

(17)

Durante o capitalismo industrial, a metrópole era o centro produtor que recebia matéria-prima da colônia (consumidora), a quem devolvia os produtos já

industrializados.

No início do século XX, os países desenvolvidos (monopolizadores e financeiros) emprestavam capital e vendiam equipamentos de infra-estrutura moderna para os países subdesenvolvidos (geralmente ex-colônias), intensificando a sua dependência econômica e forçando-os a aumentar suas exportações para pagar suas importações. Depois da Segunda Guerra Mundial, os países desenvolvidos tornaram-se o centro do universo econômico capitalista e passaram a vender tecnologia, bens de produção e capital aos países periféricos (países subdesenvolvidos, onde as empresas

transnacionais foram instaladas). Estes têm de exportar, cada vez mais, para os países centrais a fim de tentar amortizar as dívidas crescentes, embora também exportem produtos industrializados para os países mais periféricos, ainda sem industrialização expressiva.

Especialmente depois de 1970, o endividamento externo tem sido a maior característica do Terceiro Mundo.

Suas causas:

 deteriorização dos preços de produtos primários no mercado internacional (menos petróleo);

 elevação dos preços de maquinofaturados e de tecnologia importada;

 déficit orçamentário do governo norte-americano (elevação da taxa de juros e inflação).

Países Desenvolvidos ou Centrais

Tiveram seu processo de desenvolvimento industrial nos séculos XVIII, XIX e início do XX (EUA, Europa Ocidental, Japão, Canadá, Austrália e Nova Zelândia). A

organização de seu espaço interno se deu de dentro para fora, em favor de seus interesses.

Observação

Os órgãos econômicos internacionais, como FMI, Banco Mundial, OMC etc., são controlados pelos países desenvolvidos.

Países Subdesenvolvidos ou Periféricos

Tiveram seu desenvolvimento ditado pelas metrópoles coloniais ou neocoloniais (América Latina, Ásia e África). A organização de seu espaço interno ocorreu de fora

(18)
(19)

História

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Inspirada na declaração da independência americana de 1776 e no espírito filosófico do século XVII, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era.

O texto

Os representantes do povo francês, reunidos em Assembleia Nacional,

considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram expor, em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que essa declaração, constantemente presente junto a todos os membros do corpo social, lembre-lhes permanentemente seus direitos e deveres; a fim de que os atos do poder legislativo e do poder

executivo, podendo ser, a todo instante, comparados ao objetivo de qualquer instituição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as

reivindicações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, estejam sempre voltadas para a preservação da Constituição e para a felicidade geral.

Em razão disso, a Assembleia Nacional reconhece e declara, na presença e sob a égide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão:

Art.1.º - Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter como fundamento a utilidade comum.

Art. 2.º - A finalidade de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a

prosperidade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 3.º - O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

Art. 4.º - A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites só podem ser determinados pela lei.

(20)

Art. 5.º - A lei não proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo o que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.

Art. 6.º - A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as

dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Art. 7.º - Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos

determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.

Art. 8.º - A lei só deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

Art. 9.º - Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, caso seja considerado indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.

Art. 10.º - Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública

estabelecida pela lei.

Art. 11.º - A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei.

Art. 12.º - A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; essa força é portanto instituída para benefício de todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.

Art. 13.º - Para a manutenção da força pública e para as despesas de

administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.

Art. 14.º - Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si mesmos ou pelos seus representantes, a necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a coleta, a cobrança e a duração.

Art. 15.º - A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.

(21)

Art. 16.º - A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.

Art. 17.º - Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente

comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indenização.

Leia o texto atentamente – grife as partes mais relevantes, procure o significado das palavras desconhecidas – e, depois, responda às questões abaixo de

acordo com o que a Declaração descreve. 1. Quem Elaborou este documento?

_____________________________________________________________ 2. Segundo a Declaração, quais são os direitos naturais do homem?

________________________________________________________________ __________________________________________________________3. Neste texto há limites para a liberdade?

________________________________________________________________ __________________________________________________________

4. Em que consiste a igualdade?

________________________________________________________________ __________________________________________________________

5. -Em que deve estar baseada na lei, segundo a declaração?

________________________________________________________________ __________________________________________________________

6. Como foi tratada a liberdade de pensamento, de religião e de expressão? ________________________________________________________________ __________________________________________________________

7. De que forma a Declaração garante o direito de propriedade?

________________________________________________________________ __________________________________________________________

8. Qual a importância deste documento para a História?

________________________________________________________________ __________________________________________________________

9. Qual a importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, para compreendermos o nosso mundo atual?

(22)

__________________________________________________________

Arte

Grafismos Indígenas

Sabemos que quando os Portugueses chegaram nas terras Brasileiras havia uma grande quantidade e diversidade de povos nativos. [...]

Os povos nativos se diferenciam entre si em diversos aspectos: linguagem, ritos e cerimônias, confecção de objetos, construção de moradias... Outra diferença significativa que, inclusive, define sua identidade, são as pinturas corporais. As pinturas corporais indígenas podem representar o grupo étnico ao qual

pertencem, podem simbolizar a cerimônia que estão participando ou uma faixa etária e, ainda, comunicar uma intencionalidade: desejo de boa caça, proteção espiritual...

Algumas vezes pintam seus corpos com estampas de peles de animais.

Sobretudo, na arte gráfica dos indígenas, predomina os padrões geométricos. Linhas retas, curvas, zigue-zagues, espirais, triângulos, círculos, quadrados... Podemos aprender sobre sua arte, reproduzindo-as. Seus grafismos, além de esteticamente bonitos, são uma boa oportunidade para um treino

contextualizado da motricidade. A reprodução de padrões geométricos também abarcam conteúdos e habilidades matemáticas e artísticas como raciocínio lógico e formas geométricas.

(23)
(24)
(25)

Língua Inglesa

1- Read this two interviews, and match the questions to the corresponding answer.

( A ) What does Felix do? ( ) She works until 8 or 9 o’closk in the evening.

( B ) What does he do in Europe? ( ) He’s a chef.

( C ) When does Julia finish work? ( ) She’s a electrician.

( D ) What does she do? ( ) He makes a TV programs about Chinese cooking.

2- Fill in the gaps with much, many or a lot (of).

a) How ___________ ____ people are coming to the party tomorrow?

b) How _________________ does a holiday in Hawai cost? c) There are _____________________ birds in the garden. d) I don't need _____________________ sugar for the cake.

(26)

e) I need to practice English ________________ before I go to the USA. f) How _______________________ tea do you drink every day?

3- Choose the correct expression and complete the sentences.

a) ___________________ sandwiches have you got? b) ______________________ friends have you got? c) ___________________ is this jacket?

d) ___________________ rooms are there? e) ________________ sugar do you need?

4 – Check the correct quantifier to complete the sentences.

a) I speak _________________ German. a. a little b a few

b) I have very _________________ friends in this city. a. little b. few

c) I didn’t understand. I have _________________ questions about it. a. a little b. a few

d) It’s possible to start a business with _________________ money. a. little b. few

5- Decide whether these nouns are countable (C) or uncountable (U)

a) The children are playing in the garden. ( ) b) I don't like milk. ( )

c) I prefer tea. ( )

d) Scientists say that the environment is threatened by pollution. ( ) e) My mother uses butter to prepare cakes. ( )

f) There are a lot of windows in our classroom. ( ) g) We need some glue to fix this vase. ( )

h) The waiters in this restaurant are very professional. ( )

(27)

6- Read the text and answer the questions below.

Disney World is a very famous park around the world. Located in Orlando, Disney has more than four different theme parks, Magic Kingdom; Sea world; Buschgarden; Animal kingdom and much more. Going to Disney World is a good suggestion for your vacations; there you can enjoy yourself a lot.

There are many famous cartoons like Donald duck, The Lion King, Mickey Mouse, and any more that is produced by Disney. There are a lot of children around the world that love Disney cartoons.

How about going to Walt Disney world in your next vacation? a) Where is located the Walt Disney world?

_____________________________________________________________________ __

b) Write three famous Disney cartoon’s names in the text.

_____________________________________________________________________ __

c) What´s the names of the different Disney parks in the text?

_____________________________________________________________________ __

7- Fill in the blanks with ( T )True or ( F ) False ( ) Disney World is a very famous theme park. ( ) King Lion is an amazing Disney production. ( ) Vacation at the Disney park is so boring. ( ) Children don’t like Disney cartoon.

8- Use the cues to write sentences about where people are going. a) Erika / the mountain ___Erika is going to the

mountain.__________________________________

b) Ricardo / Fortaleza

______________________________________________________________ c) Kate and I / the beach

______________________________________________________________ d) They / school

(28)

e) Thiago / shopping center

_______________________________________________________________ f) Patrick / London

________________________________________________________________

9- What are these people going to do this weekend? Write sentences using the future

going to.

Go dance Read Swim Walk a) ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________ b) ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________ c) ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________ d) ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________

10- Complete the dialog with the words from the box.

A: What is Camila doing _______________ Christmas? B: She’s going to travel.

A: ___________________ is Camila going?

B: She’s going _______________ her sister’s house ________________ Recife. A: _________________ is she going?

B: She’s going ________________ plane. A: _________________ is she going?

(29)

B: She’s going __________________ November. A: Is she going _________________ Saturday? B: Yes, she is.

Educação Física

Handebol - regras básicas

Origem

Atribui-se a invenção do Handebol ao Professor Karl Schellenz, da Escola de Educação Física de Berlim na Alemanha, durante a primeira Guerra Mundial. Na época de sua criação o jogo de Handebol era praticado por 11 jogadores de cada lado, igual ao Futebol de campo.

No ano de 1936 o Handebol se torna esporte olímpico, entretanto o Brasil participou dessa modalidade apenas em 1992.

Equipe

É formada por 7 jogadores.

Quadra

Posição dos jogadores

Armador- cria as jogadas de ataque.

Meia - geralmente são mais fortes e altos e possuem um arremesso muito forte. Ponta - são velozes e ágeis e tem muita técnica e habilidade.

Pivô - seu objetivo é abrir espaço na defesa do adversário. Goleiro - impedir e os gols sejam marcados.

(30)

Regras básicas de jogo Tiro de 7 Metros

É marcado tiro de 7 metros quando um atleta está para marcar um gol sofre uma falta.

Área do gol

Somente o goleiro pode ficar na área de gol. Se um jogador tocar os pés dentro da área antes de lançar a bola esse jogador perderá a posse da bola.

Tiro livre

Os tiros livres são marcados sempre que houver uma falta.

Lançamento lateral

É batido quando a bola sai pela lateral da quadra.

Manejo de bola

O jogador pode dar 3 pessoas com a bola na mão sem quicar. O jogador pode também se deslocar pela quadra quicando a bola.

Bola ao ar

Quando ocorrer uma interrupção na partida, sem falta ou quando ocorrer uma falta simultânea de jogadores dos dois times.

https://www.infoescola.com/esportes/handebol/ https://www.coladaweb.com/educacao-fisica/handebol

https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/20190501-handebol-quadra.jpg

Questionário:

Qual a função do armador?

( ) apenas defender as bolas lançados no gol ( ) criar as jogadas

( ) jogador apenas defensivo ( ) apenas lançar as bolas ao gol Qual o nome do inventor do Handebol? ( ) Karl Schellenz

( ) Charles Miller ( ) Bill Gates ( ) Steve Jobs

(31)

Quando é marcado o tiro de 7 metros? ( ) quando o jogador sofre falta sem bola

( ) Quando o atleta vai lançar a bola ao gol e sofre uma falta ( ) Sempre quando sofre uma falta

( ) quando jogador pisa na linha da área Em que país o Handebol foi criado?

( ) França ( ) Rússia ( ) Alemanha ( )Brasil

Quantos jogadores tem em uma equipe de Handebol? ( ) 4

( ) 5 ( ) 6 ( ) 7

Em que ano o Handebol se tornou esporte olímpico? ( ) 1936

( ) 1946 ( ) 1926 ( ) 1916

Sugestões de atividades elaboradas pelos professores, gestor e especialista: Escola Municipal Bernardo José Franco.

(32)

Referências

Documentos relacionados

Esta prioridade de investimento tem como principais objetivos e resultados esperados das intervenções o aumento da eficiência energética no setor dos transportes públicos

Assim, o método consiste apenas na substituição das derivadas parciais da equação contínua por meio de fórmulas discretas de diferenças, e na aplicação da

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição única: Não disponível Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida: Não disponível Perigo

 Ensaios clínicos e revisões sistemáticas mostram benefício significativo do tratamento endovascular em AAA não rotos na redução de mortalidade perioperatória

Parcela 12 Localização: Rua Zona Industrial do Neiva Tipo de Uso: Industria/Armazém N.º de pisos acima da cota da soleira: 02 N.º de pisos abaixo da cota da soleira:00 Parcela

O objetivo da dinâmica em torno do Projeto OPS é que se perceba como qualquer ator social ganha importância e relevância para um projeto de intervenção social, a

R50/53 Muito tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático.. S60 Este produto e o seu recipiente devem ser eliminados

Para comprovação da originalidade das peças a contratada deverá apresentar a nota fiscal de compra das referidas peças ao executor do contrato no Setor de Manutenção