• Nenhum resultado encontrado

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PEQUISA DO HOMEM-CIEPH C.I.E.P.H.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PEQUISA DO HOMEM-CIEPH C.I.E.P.H."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PEQUISA DO HOMEM-CIEPH

C.I.E.P.H.

MÁRCIA HELOISA SCHAEFER

ETIOLOGIA E SINTOMATOLOGIA DO ACÚFENO

NA VISÃO DA MEDICINA TRADIONAL CHINESA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FLORIANÓPOLIS - SC 2012

(2)

MÁRCIA HELOISA SCHAEFER

ETIOLOGIA E SINTOMATOLOGIA DO ACÚFENO

NA VISÃO DA MEDICINA TRADIONAL CHINESA: UMA

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Acupuntura do Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem.

Prof. Esp. Marcelo Fabián Oliva

FLORIANÓPOLIS - SC 2012

(3)

CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PEQUISA DO HOMEM-CIEPH

ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM ACUPUNTURA

MÁRCIA HELOISA SCHAEFER

ETIOLOGIA E SINTOMATOLOGIA DO ACÚFENO

NA VISÃO DA MEDICINA TRADIONAL CHINESA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Este artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso foi analisado pelos professores e julgado e aprovado para obtenção do grau de Especialista em

Acupuntura. Florianópolis, 12 de março de 2012.

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________ Profº. Marcelo Fabián Oliva Presidente da Banca

_____________________________ Profª. Luisa Regina Pericolo Erwig Banca

______________________________ Profª. Thaís Habkost Machado Banca

(4)

SCHAEFER, MÁRCIA HELOISA. Conceito de Acúfeno na Visão da Medicina Tradicional Chinesa, 2012. Artigo – Curso de Especialização Profissional em Acupuntura, CIEPH.

Orientador: Profº. Marcelo Fabián Oliva

RESUMO

O acúfeno, definido como uma percepção de sons agudos nas orelhas representa um desafio no tratamento com acupuntura. O objetivo deste estudo é conceituar o acúfeno na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para que o acupunturista possa diagnosticar de forma precisa a síndrome envolvida e proporcionar um tratamento adequado ao paciente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica explicativa realizada por meio de consulta em livros referentes ao tema. Os resultados encontrados oferecem subsídios suficientes para muitos questionamentos que podem nortear outros estudos a cerca do tema.

Descritores: acupuntura; acúfeno; Tinnitus; zumbido.

ABSTRACT

The Tinnitus, defined as an acute perception of sounds in the ears is a challenge in acupuncture treatment. The objective of this study is to conceptualize the vision of

Tinnitus in Traditional Chinese Medicine (TCM) to the acupuncturist can accurately

diagnose the syndrome involved and provide appropriate treatment to the patient. It is an explanatory bibliographical research conducted using books to study the subject. The results provide sufficient subsidies to many questions that can guide other studies about the subject.

Keywords: acupuncture; Tinnitus.

RESUMEN

El acufeno, que se define como una percepción aguda de los sonidos en los oídos, es un desafío en el tratamiento con acupuntura. El objetivo de este estudio es el de conceptualizar la visión de acufeno en la Medicina Tradicional China (MTC) para que el acupuntor puede diagnosticar con exactitud el síndrome involucrada y proporcionar el tratamiento adecuado al paciente. Se trata de una búsqueda en la literatura explicativa realizada por consulta de libros sobre el tema. Los resultados proporcionan subsidios suficientes a muchas preguntas que pueden guiar a otros estudios sobre el tema.

(5)

5

1. Introdução

A ciência da acupuntura e da moxibustão se baseia nas teorias da medicina chinesa. Trata-se de uma disciplina clínica cujo fim a ser atingido é a prevenção e o tratamento de doença, punturando-se determinados pontos do corpo ou aplicando-se calor com ao bastão de moxa sobre a superfície do corpo (7).

O acúfeno também conhecido como zumbido ou Tinnitus, é uma sensação de sons agudos nos ouvidos, podendo ocorrer por alguns dias ou se tornar permanente.

Esse problema afeta grande parte da população, não somente idosos devido a perdas auditivas, mas também jovens. Devido sua etiologia, não existe um único tratamento que seja eficaz para todos os tipos de acúfeno. Muitas vezes é solicitado ao paciente para que se acostume com este sintoma. Por outro lado existem tratamentos que podem diminuir ou até mesmo eliminar o problema utilizando para isso a acupuntura.

O Acúfeno é uma queixa frequente no ambulatório de acupuntura no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (CIEPH) e o objetivo desde estudo é conceituar o acúfeno na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para que o acupunturista possa diagnosticar de forma precisa a síndrome envolvida e proporcionar um tratamento adequado ao paciente.

Diversas etiologias são encontradas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podendo ocorrer pela ascensão do yang do Fígado (F) e da Vesícula Biliar (VB); vento calor exógeno perverso; deficiência de yin renal e ainda pela presença de fleumas umidade (2).

(6)

6

Por conseguinte, compreende-se que a sua especificidade esteja relacionada com a melhora do indivíduo.

2. Método

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica explicativa realizada no mês de abril a agosto de 2011, na qual se realizou uma consulta em livros presentes na Biblioteca do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (CIEPH).

O critério de inclusão para os estudos foi à abordagem da fisiologia e terapêutica na MTC utilizada pelos autores no tratamento com acupuntura para o acúfeno.

Como fator eliminatório foi analisado somente bibliografias de livros relacionados com a MTC.

A partir da coleta dos dados e análise, foram descritos os principais achados de acordo com o foco do estudo.

3. Resultados

A orelha é o orifício de exteriorização da energia do Rim e o lugar onde se reúnem os vasos secundários do tsou shao yin (meridiano principal do Rim) (1).

Segundo o capítulo 17 do Ling Shu: “La energia del Riñón

comunica con las orejas cuando los Riñones están en armonía, las

orejas entendien los cinco sonidos” (1)

.

No capítulo 33 do Ling Shu: “la insuficiência del mar de las

medulas es causa de vértigos y zumbidos de orejas” (1)

(7)

7

Essas afirmações demonstram que o cérebro e o “mar das medulas” e que a energia do Rim rege os ossos e as medulas. Por isso que o esgotamento do Tinh renal é uma das causas primordiais de zumbidos e surdez. Mas um afluxo do fogo do Fígado na extremidade cefálica pode, também, ser responsável (1).

O meridiano do F pertence ao F e conecta a VB, a mesma conecta ao F. A biles provém do F, e a secreção e excreção, desta dependem da drenagem da energia do F. O F afeta a ação do Qi do F e serve também para baixar o fogo da VB, razão pelo qual se aplica tratamentos em ambos (1).

De acordo com Nogueira (2) pode ser ocasionado por plenitude (shi): causado por fator exógeno: vento calor exógeno perverso que afeta o plano Shaoyang (VB e TA) dificultando a circulação energética e por fator endógeno: ascensão do yang do F e VB, devido a bloqueios nos aspectos yin de ambas as estruturas. Outra causa frequente é a presença de síndrome de fleumas umidade que afeta o ouvido; ou ainda por vazio (xu): a origem está em uma desnutrição energética- sanguínea da zona auditiva com a origem a diminuição do yin renal.

Geralmente na prática ambulatorial ocorre uma mescla de várias causas etiológicas, a plenitude tem aparição brusca da sintomatologia que não se alivia com pressão. Na existência de vento de F, aparece febrícula, cefaleia, calafrios e por vazio a aparição progressiva e lenta que melhora com pressão sobre a orelha e piora com o cansaço e fadiga acompanhada de instabilidade ao caminhar, lombalgia, impotência e pulso débil(2).

Nogueira(2) seleciona pontos dos meridianos shaoyang da mão e o do pé, com método dispersante para o tipo shi, já para o tipo xu adiona pontos do meridiano shaoyin com método tonificante, e aplicação de moxabustão com cones pequenos em pontos locais.

(8)

8

O mesmo autor utiliza o seguinte protocolo para tratamento do acúfeno: 1) regulação energética: apalpação; 2) Tratamento base: TA17, VB2, VB43, TA3. São pontos que regularizam a circulação local de Qi e de Xue; 3) Tratamento etiológico: vento calor externo; liberar o vento: 12B e 20VB e purificar o calor – 4IG e 11IG; excesso de yang em F e VB; 3F, 40VB, 18B; vazio de Rim: tonificar o R yin: 3R, 7R, 10R, 25VB e 4RM; tonificar o R yang: 4DM, 6RM, 23B.

Já SUSSMANN(3), inicia com o tchong mai; ponto mestre: 4BP, CS6; Iang – Oe, ponto maestro: 5TA, 41VB e utiliza sistematicamente pontos periauriculares e pontos a distância. Pontos periauriculares: TA17, TA22, TA23, ID19, VB2, VB3. Pontos à distância: P7, P11, IG1, IG4, IG5, IG6, E36, ID2, ID3, ID4, ID5, B23, B62, R3, MC9, TA3, TA5, TA10, VG20.

Por conseguinte, ROSS(5), utiliza os seguintes pontos: B18, B23, R3, VB20, VB34, TA3, TA17 harmonizando e para deficiência de R yin utiliza as combinações: R3, R10, VC4, BP6 tonificando, C6 harmonizando e R2 dispersando.

Complementando VAN NGHI(1), utiliza TA17, VB2, VB43, TA3; em caso de plenitude do fogo do F e VB; 3F, 40VB, TA5; em caso de ataque de vento perverso; IG4 e em caso de vazio de Rim; 23B e 4VC.

4. Discussão

De acordo com Nogueira (2), a acupuntura é muito eficaz na surdez e no Tinnitus nervoso.

A partir das bibliografias apresentadas, em casos de perda auditiva, caracterizado por tipo vazio, o tratamento muitos vezes alivia os sintomas, mas não consegue ter uma eficácia considerável, devido à perda da essência Renal.

(9)

9

Existem outros métodos utilizados para o tratamento do acúfeno, craniopuntura, auriculoterapia, eletropuntura, apesar de não estarem evidenciados no texto também podem ser utilizados.

5. Conclusão

Esta pesquisa revelou as formas que o acúfeno pode se apresentar na MTC, em alguns casos como de vazio o tratamento está baseado na tonificação do Rim e na plenitude na diminuição do fogo do F e VB.

Em suma, de acordo dos os métodos terapêuticos apresentados o tratamento base para acúfeno consiste na colocação de agulha nos pontos próximos do aparelho auditivo e pontos distais a fim de restabelecer o equilíbrio alto e baixo e harmonizar a circulação do TA e VB.

O objetivo desta pesquisa foi explanar a especificidade do acúfeno e para que o acupunturista tenha a ciência de que o paciente deve ser avaliado de forma integral e seu tratamento deverá ser individualizado.

A literatura científica carece de trabalhos nesta área, entretanto os resultados encontrados oferecem subsídios suficientes para muitos questionamentos que podem nortear outros estudos a cerca do tema. Além de se fazer um estudo piloto da aplicabilidade e eficácia dos protocolos utilizados pelos autores.

6. Referências Bibliográficas

(1) Van Nghi, Nguyen “Semiologia y tratamento acupuntural del sistema energético y de los organos-estrañas y king lo”. pag. 257 - 261, Editora Cabal, Madrid,1980

(10)

10

(2) Nogueira Perez, Carlos. “A. Acupuntura Bioenergética y Moxibustión. Tomo I, II,III”. Editora Cemetc, Madrid, 2007.

(3) Sussmann, David J. “Acupuntura Teoria y Practica”. Undecima Edicion.. Editoria: Kier. Buenos Aires, 1995. pag. 318.

(4) Garcia, Ernesto G. Martins, Ednéa Iara Souza. “Pontos de acupuntura: guia ilustrado de referência”. Editora: Roca, São Paulo, 2003.

(5) Ross, Jeremy. “Combinações dos Pontos de Acupuntura – A chave para o êxito clínico”. Prólogo Dan Benski; tradução Maria Inês Garbino Rodriges. Editora Roca LTDA. São Paulo, 2003.

(6) Yamamura, Ysao.“Tratado de Medicina Chinesa”. Editora: Roca, São Paulo, 1993.

(7) Mao-Liag, Qiu et all. Acupuntura Chinesa e Moxibustão. Editora: Roca, São Paulo, 2001.

Referências

Documentos relacionados

com base no meu julgamento e em todas as informações de que disponho, na data de apresentação das contas à Comissão, incluindo os resultados das verificações administrativas e

Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo

Objective: The present study aimed to investigate the influence of VitD levels on cognitive decline in patients with dementia due to Alzheimer’s disease (AD, n = 32) and mild

grupais realizadas ao longo semestre, devem colocar as observações relevantes acerca do tratamento de terapia ocupacional (melhoras dos sintomas, orientações e aspectos

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz

Não há relatos de que este produto provoque qualquer efeito de exposição repetida para toxicidade de órgão-alvo. Perigo a órgãos respiratórios