• Nenhum resultado encontrado

Anais do XX Congresso Brasileiro de Automática Belo Horizonte, MG, 20 a 24 de Setembro de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anais do XX Congresso Brasileiro de Automática Belo Horizonte, MG, 20 a 24 de Setembro de 2014"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

M ´ETODO DE REDUC¸ ˜AO DE REDE DE PETRI TEMPORAL VIA MATRIZ DE INTERVALOS

´

Artus Bolzanni∗, Evangivaldo Lima† ∗Universidade Federal da Bahia

Departamento de Engenharia El´etrica Salvador, Bahia, Brasil

Universidade do Estado da Bahia

Laborat´orio de Automa¸c˜ao Industrial Salvador, Bahia, Brasil

Emails: bolzanni@gmail.com, evanlima@uneb.br

Abstract— This paper presents a contribuition to solve the space state explosion problem in time Petri nets analysis. In order to do so, here is proposed a reduction method for time Petri nets using the partial order concept and tools as transition matrix of the net. Moreover, a case study utilizing a didactic manufacturing system was implemented to validate the theoretical results.

Keywords— Time Petri Nets, Discrete Event Systems, Model Reduction, Intervalar Algebra, Transition Ma-trix.

Resumo— Este artigo apresenta uma contribui¸c˜ao para resolu¸c˜ao do problema de explos˜ao de estados na an´alise de redes de Petri temporais. Para isto, ´e proposto um m´etodo de redu¸c˜ao de redes de Petri temporais utilizando o conceito de ordem parcial e ferramentas como a matriz de transi¸c˜oes da rede. Al´em disso, um estudo de caso utilizando uma planta did´atica foi implementado como valida¸c˜ao dos resultados te´oricos.

Palavras-chave— Rede de Petri Temporal, Sistemas a Eventos Discretos, Redu¸c˜ao de Modelo, Algebra In-tervalar, Matriz de Transi¸c˜oes.

1 Introdu¸c˜ao

As extens˜oes temporais deram `as redes de Pe-tri uma maior expressividade al´em de propicia-rem uma redu¸c˜ao no n´umero de marca¸c˜oes al-can¸c´aveis pela rede. Por´em, isto n˜ao significa que o poder alg´ebrico e o custo de explora¸c˜ao do seu espa¸co de estados das redes de Petri tenham se mantido. Pelo contr´ario, o aumento da expressi-vidade tem representado para as redes de Petri uma perda no poder de prova de suas proprie-dades, por exemplo. Al´em disso, o custo de ex-plora¸c˜ao do seu espa¸co de estados aumentou, pois, junto com a rela¸c˜ao causal dos eventos, uma in-forma¸c˜ao temporal tamb´em deve ser carregada ao longo da dinˆamica da rede. Dentre as extens˜oes temporais as redes de Petri Temporais (RPT s)

(Merlin, 1974; Merlin and Farber, 1976), tˆem-se mostrado adequadas para expressar a maioria dos requisitos temporais. Al´em disso, as RPT s s˜ao mais gerais que as demais extens˜oes temporais (Aura, 1996).

Na an´alise dasRPT s, todos os estados da rede

alcan¸c´aveis a partir de um estado inicial s˜ao ex-plicitados e cada um desses estados carrega uma marca¸c˜ao e uma informa¸c˜ao de poss´ıveis tem-pos de ocorrˆencias das transi¸c˜oes habilitadas por essa marca¸c˜ao. Devido a natureza cont´ınua do tempo e `as diversas possibilidades de ocorrˆencias de transi¸c˜oes, o espa¸co de estados nasRPT s pode

crescer exponencialmente em rela¸c˜ao ao tamanho do sistema (Godefroid, 1996). Esse problema ´e

co-nhecido como problema de explos˜ao do n´umero de estados. Para contornar esse problema, os estados foram agrupados formando as chamadasclasses de estados. As classes de estados foram introduzidas

em (Berthomieu and Menasche, 1982) e ampliadas em (Berthomieu and Diaz, 1991). Varias t´ecnicas para an´alise das redes de Petri tˆem-se apresen-tado, dentre elas as t´ecnicas de redu¸c˜ao tˆem-se mostrado eficientes para tratar o problema de ex-plos˜ao de estados (Murata, 1989).

Neste artigo estendemos os conceitos das tec-nicas de redu¸c˜ao com redes de Petri n˜ao tempori-zadas para as redes de Petri com tempo. Usando conceitos de rela¸c˜ao de ordem parcial, representa-mos uma rede de Petri por uma matriz que rela-ciona temporalmente suas transi¸c˜oes e a partir da rela¸c˜ao temporal entre as transi¸c˜oes faz-se o agru-pamento entre aquelas transi¸c˜oes cujos disparos s˜ao dependentes temporalmente. Na se¸c˜ao 2 s˜ao apresentados formalismos necess´arios para o en-tendimento do que aqui ´e proposto. O m´etodo de redu¸c˜ao de RPT s proposto ´e mostrado na se¸c˜ao 3. Na se¸c˜ao 4 ´e utilizada um planta industrial did´atica como objeto de verifica¸c˜ao do m´etodo de redu¸c˜ao e, por fim, na se¸c˜ao 5 s˜ao feitas as con-clus˜oes.

2 Formalismos

A gera¸c˜ao do grafo de alcan¸cabilidade dasRPT s

´e um dos m´etodos mais eficientes para sua an´alise. Todavia, o problema de explos˜ao de estados

(2)

pode gerar um maior esfor¸co computacional, po-dendo tornar intrat´avel o uso do grafo de al-can¸cabilidade.

Uma maneira de evitar este problema ´e atrav´es da an´alise parcial da alcan¸cabilidade. Para isto, h´a uma variedade de m´etodos que ex-ploram estruturas padr˜oes do sistema. Essas es-truturas s˜ao causadas por regularidades ou por diferentes maneiras de execu¸c˜ao de equivalentes opera¸c˜oes do sistema modelado. A explora¸c˜ao de tais estruturas tem levado ao desenvolvimento de m´etodos que geram um grafo de alcan¸cabilidade reduzido.

Existem v´arias maneiras para se agrupar esses m´etodos, uma delas ´e formar dois grandes grupos: os m´etodos de redu¸c˜ao do espa¸co de estados base-ados na semˆantica de ordem parcial e os m´etodos de redu¸c˜ao do modelo, inspirados nas regras de redu¸c˜ao para as redes de Petri n˜ao temporizadas. No primeiro grupo est˜ao os algoritmos de an´alise, que verificam determinadas propriedades da rede, sem explorar todo o espa¸co de estado. Nesse grupo est˜ao os m´etodos que exploram particulari-dades dos sistemas, tais como, independˆencia en-tre transi¸c˜oes, conjuntos de transi¸c˜oes persisten-tes, planifica¸c˜ao da rede, entre outras (Godefroid, 1996; Valmari, 1992; Wolper and Godefroid, 1993; Sloan and Buy, 1997; Duri et al., 1994). No se-gundo grupo, est˜ao os m´etodos de redu¸c˜ao que, estenderam para as RPT s regras que permitem

agrupar transi¸c˜oes e lugares da rede, mantendo propriedades como, limita¸c˜ao, seguran¸ca e vivaci-dade no modelo reduzido (Sloan and Buy, 1996; Berthelot, 1987; Juan and Murata, 1992; Bouche-neb and Berthelot, 2002). Em ambos os grupos, se consegue uma redu¸c˜ao consider´avel no tamanho do espa¸co de estados, tornando trat´avel a an´alise via alcan¸cabilidade.

A id´eia principal destes m´etodos est´a na ga-rantia que, do ponto de vista da an´alise, a ex-pans˜ao de todas as possibilidades de intera¸c˜ao entre as ocorrˆencias de um sistema concorrente ´e desnecess´aria. Ou ainda, para se verificar de-terminadas propriedades de uma RP contendo

transi¸c˜oes concorrentes, a completa explora¸c˜ao do espa¸co de estados ´e redundante (Godefroid, 1996). Baseados nesta id´eia, os m´etodos de ordem parcial exploram a possibilidade de limitar o n´umero de intera¸c˜oes entre as ocorrˆencias. Dessa forma, evita-se ocorrˆencias n˜ao necess´arias para verifica¸c˜ao, por exemplo, de uma determinada propriedade. Basicamente, o que diferencia um m´etodo de ordem parcial de outro, ´e o algoritmo de busca do conjunto de transi¸c˜oes necess´arias para descri¸c˜ao reduzida do espa¸co de estados.

Toda a id´eia dos m´etodos de ordem parcial, para an´alise de alcan¸cabilidade, est´a baseada na defini¸c˜ao de transi¸c˜oes independentes que, intui-tivamente, significa o seguinte: duas ou mais transi¸c˜oes s˜ao independentes se, n˜ao houver

qual-quer importˆancia na ordem de execu¸c˜ao das mes-mas, pois o resultado ser´a o mesmo. Essa de-fini¸c˜ao, para o caso n˜ao temporizado, ´e formali-zada em (Godefroid, 1996), e adaptada como se-gue:

Defini¸c˜ao 1 Independˆencia de Transi¸c˜oes - Duas transi¸c˜oes t1e t2, s˜ao independentes se, e somente

se, para todos os estados S do espa¸co de estado:

1. se t1 est´a habilitada no estado S e S t1

−→ S′,

ent˜ao, t2 estar´a habilitada em S se, e

so-mente se, t2 permanecer habilitada em S; e

2. se t1 e t2est˜ao habilitadas em S, ent˜ao, ∃ S

tal que St1t2

=⇒ S′ e S t2t1

=⇒ S′

No caso dasRPT s, ou qualquer outra semˆantica com restri¸c˜ao temporal, deve haver uma nota¸c˜ao do tempo incorporada `a Defini¸c˜ao 1.

Defini¸c˜ao 2 Transi¸c˜oes Persistentes - Informal-mente, um conjunto de transi¸c˜oes Ts ´e dita

per-sistente se ´e tal que,

• cont´em pelo menos uma transi¸c˜ao habilitada; • transi¸c˜oes habilitadas, contidas em Ts, n˜ao

podem ser desabilitadas pelo disparo de transi¸c˜oes fora de Ts;

• transi¸c˜oes desabilitadas, contidas em Ts n˜ao

devem tornar-se habilitadas devido ao disparo de transi¸c˜oes fora de Ts.

Defini¸c˜ao 3 Redes equivalentes - Seja PN uma rede de Petri e PN’ uma rede de Petri gerada a partir do agrupamento U de lugares e transi¸c˜oes de PN. PN e PN’ s˜ao ditas equivalentes se satis-fazem:

• Se PN ´e segura, ent˜ao, PN’ tamb´em o ´e. • PN e PN’ geram a mesma sequˆencia de

dis-paros, quando retirados os elementos de U.

Defini¸c˜ao 4 Rela¸c˜ao de ordem - Seja PN uma rede de Petri ac´ıclica e x1 e x2 ∈ P ou T , onde

P e T s˜ao os conjuntos de lugares e transi¸c˜oes da rede, respectivamente.

• x1precede x2(x1 x2) se existe um caminho

entre x1 e x2. A rela¸c˜ao de precedˆencia ´e

reflexiva, assim, ∀x : x  x.

• x1 e x2 s˜ao conflitantes (x1∨ x2) se existe t1, t2 ∈ T, t1 6= t2, tal que P re(t1) ∩ P re(t2) 6= ∅, t1 x1 e t2 x2.

• x1e x2s˜ao concorrentes (x1k x2) se n˜ao s˜ao

(3)

Os m´etodos de redu¸c˜ao para asRPT s˜ao base-ados nas t´ecnicas de redu¸c˜ao estabelecidas para re-des n˜ao temporizadas. Por meio de agrupamento de transi¸c˜oes e lugares, esses m´etodos visam redu-zir o tamanho do modelo, mantendo inalteradas as propriedades da rede original. Em geral, par-tem do seguinte princ´ıpio, qualquer redu¸c˜ao no tamanho daRP, resulta em consider´avel redu¸c˜ao no tamanho do correspondente espa¸co de estados (Berthelot, 1987; Sloan and Buy, 1996; Juan and Murata, 1992).

´

E importante salientar que os m´etodos apre-sentados nas pr´oximas se¸c˜oes partem do pressu-posto que as RPTs a serem reduzidas s˜ao seguras e ac´ıclicas.

3 Redu¸c˜ao de uma RPT via Rela¸c˜ao de Ordem

O princ´ıpio b´asico do m´etodo apresentado aqui ´e garantir que, se existem duas ou mais pos-sibilidades de ocorrˆencias concorrentes em uma

RPT, elas podem ser representadas por uma ´unica ocorrˆencia, desde que sejam mantidas as condi¸c˜oes l´ogicas e temporais da rede. Dessa forma, pode-se limitar o n´umero de ocorrˆencias redundantes e transformar a rede original em um modelo equi-valente bem mais simples.

Baseado nesse princ´ıpio ´e constru´ıdo uma estrutura alg´ebrica de redu¸c˜ao para RPT, via rela¸c˜ao de ordem, como segue,

3.1 Matriz de Transi¸c˜oes

Defini¸c˜ao 5 Conjuntos de Transi¸c˜oes - O con-junto de transi¸c˜oes de uma RPT marcada pode ser obtido a partir do particionamento dos conjuntos P e T de lugares e transi¸c˜oes da RPT, respectiva-mente, de modo que:

• P0 ´e formado por todos os lugares que inici-almente possuem marcas.

• T0 ´e formado por todas as transi¸c˜oes habili-tadas pela marca¸c˜ao inicial.

• P1 ´e composto por todos os lugares que pos-suem como transi¸c˜ao de entrada algum ele-mento de T0e que n˜ao pertencem a P0. • T1tem como elementos tuplas (t0i, t1i) sendo

que t0i t1i e t0i∈ T0 e t1i6∈ T0. Sendo assim, tem-se:

• Pn= {p ∈ P \Sk=n−1 k=0 Pk| P re(p) ⊆ Tn−1} Tn= {tni ∈ T \Sk=n−1k=0 Tk | ∃ (t0i, . . . , tni) , t0i  · · · , tni, (t0i, . . . , tn−1i) ∈ Tn−1,(t0i, . . . , tni) 6∈ Tn−1}

Defini¸c˜ao 6 Cardinalidade de um conjunto de transi¸c˜oes - A cardinalidade de um conjunto de

transi¸c˜oes Tk (♯Tk)´e dada pelo n´umero de tuplas

contidas em Tk. Caso k = 0, ♯T0 ´e o n´umero de

transi¸c˜oes contidas em T0, j´a que corresponde ao

conjunto de transi¸c˜oes habilitadas pela marca¸c˜ao inicial. O conjunto T tem ♯T igual ao n´umero total de transi¸c˜oes da rede.

Defini¸c˜ao 7 Ordem dos conjuntos de transi¸c˜oes -Seja Tk (k = 0, . . . , n)o conjunto dos conjuntos

de transi¸c˜oes de uma rede. Sua ordena¸c˜ao ´e dada de modo que T0 ´e o conjunto mais precedente de

todos e Tn o mais sucessor de todos.

Defini¸c˜ao 8 Ordena¸c˜ao das transi¸c˜oes de uma rede - As transi¸c˜oes de uma rede de Petri podem ser ordenadas segundo sua ordem de ocorrˆencia no conjunto Tk de conjuntos de transi¸c˜oes exceto

pelas transi¸c˜oes que aparecem em dois conjuntos distintos. Nesse caso, a transi¸c˜ao ´e colocada na ordem de acordo com o conjunto mais sucessor ao qual faz parte.

Defini¸c˜ao 9 Matriz Parcial - Seja uma RPT e

T o conjunto de suas transi¸c˜oes. Para cada

con-junto Tk = {(t01, . . . , tk1) | {z } Tk1 , . . . ,(t0i, . . . , tkn) | {z } Tkr }

tem-se uma matriz parcial MP, booleana e de ordem

r× n, sendo r a cardinalidade do conjunto Tk e n

a cardinalidade de T . Os elementos da matriz MP s˜ao definidos pela seguinte rela¸c˜ao,

M Pk(i, j) = 

1, se tj∈ Tki

0, caso contr´ario (1) sendo, i = 1, . . . , r

Defini¸c˜ao 10 Matriz de transi¸c˜oes - Uma matriz de transi¸c˜oes MT de uma RP ´e composta pelas ma-trizes parciais dos conjuntos Tk (k = 0, . . . , n)

dispostas como um vetor coluna, sendo suas li-nhas ordenadas segundo a ordem de precedˆencia dos conjuntos em Tk (defini¸c˜ao 6) e suas

colu-nas segundo a ordem das transi¸c˜oes de precedˆencia uma rede de Petri (defini¸c˜ao 8).

A matriz de intervalos apresenta todas as rela¸c˜oes de precedˆencia entre as transi¸c˜oes da rede. Se dentre as linhas de uma matriz de transi¸c˜oes, duas ou mais linhas tiverem o ´ultimo elemento (transi¸c˜ao) pertencente `a mesma coluna, ent˜ao, estas s˜ao agrupadas, gerando uma linha com “1” nas colunas correspondentes `as transi¸c˜oes que pertencem ao menos a uma das linhas original-mente agrupadas, pois representam todas as pre-cedˆencias deste ´ultimo elemento.

Feitos os agrupamentos, a matriz de transi¸c˜oes ser´a quadrada de ordem ♯T e nessa forma passa a ser um caso particular da matriz fecho transitivo, definida na teoria dos grafos para representar rela¸c˜oes de precedˆencia (Lipschultz and Lipson, 2004).

(4)

Defini¸c˜ao 11 Matriz de intervalos - A matriz de intervalos de uma rede de Petri temporal qualquer ´

e obtida a partir da substitui¸c˜ao dos valores iguais a 1 na matriz de transi¸c˜oes da rede pelo intervalo correspondente a transi¸c˜ao representada.

3.2 Algoritmo para Redu¸c˜ao de uma RPT via Matriz de Transi¸c˜oes

O vetor Is ´e um vetor de dimens˜ao ♯T que tem como valores o intervalo est´atico de cada transi¸c˜ao da rede. Is[t][1] corresponde ao limite inferior de sensibiliza¸c˜ao de uma transi¸c˜ao t e Is[t][2] ao li-mite superior de sensibiliza¸c˜ao de t.

A matriz MI representa a matriz de intervalos da rede.

O algoritmo para redu¸c˜ao de uma rede de Pe-tri temporal proposto em (Lima, 2007) e imple-mentado em (Bolzanni, 2012) cobre 6 casos de transi¸c˜oes concorrentes ou paralelas, a saber:

1. Duas transi¸c˜oes conflitantes, onde ambas pos-suem apenas uma mesma transi¸c˜ao prece-dente e os mesmos lugares de entrada. 2. Duas transi¸c˜oes conflitantes, onde ambas

pos-suem mais de uma transi¸c˜ao precedente e os mesmos lugares de entrada.

3. Duas transi¸c˜oes paralelas, com uma transi¸c˜ao precedente em comum e ambas possuem ape-nas uma mesma transi¸c˜ao sucessora.

4. Duas transi¸c˜oes paralelas, com uma transi¸c˜ao precedente em comum por´em podem possuir transi¸c˜oes sucessoras diferentes.

5. Duas transi¸c˜oes paralelas, com uma transi¸c˜ao precedente em comum e ambas pertencendo a T0.

6. Duas transi¸c˜oes paralelas, sem transi¸c˜ao pre-cedente em comum e ambas pertencendo a T0.

O c´alculo do intervalo da transi¸c˜ao resultante do agrupamento das transi¸c˜oes conflitantes e pa-ralelas (ta e tb) ´e feito do seguinte modo:

• [M in{Is(ta)[1], Is(tb)[1]}, M in{Is(ta)[2], Is(tb)[2]}]; para os casos 1 e 2. • [M ax{Is(ta)[1], Is(tb)[1]}, M ax{Is(ta)[2], Is(tb)[2]}]; para o caso 3. • [M in{Is(ta)[1], Is(tb)[1]}, M ax{Is(ta)[2], Is(tb)[2]}]; para os casos 4, 5 e 6.

A prova destas aproxima¸c˜oes intervalares s˜ao dispostas em (Lima, 2007).

No algoritmo 1 segue o algoritmo de redu¸c˜ao de RPT via rela¸c˜ao de ordem. A fun¸c˜ao ve-rificar agrupamento verifica se as transi¸c˜oes s˜ao paralelas ou concorrentes e retorna o caso de acordo com o listado anteriormente. A fun¸c˜ao

calcular intervalo retorna o valor do intervalo da

transi¸c˜ao resultante de acordo com o caso de agru-pamento (mostrado acima). Por fim, a fun¸c˜ao

agrupar transi¸c˜oes modifica as matrizes de Pre,

P´os e a matriz de intervalos da rede. Entrada: RPT

Sa´ıda: RPT com transi¸c˜oes concorrentes ou paralelas fundidas

paraposi¸c˜ao de 1 a ♯T fa¸ca

seMI[posi¸c˜ao + 1][posi¸c˜ao] = 0 ent˜ao se Is[posi¸c˜ao] ∩ Is[posi¸c˜ao+1] ent˜ao

caso agrup :=

verificar agrup(posi¸c˜ao); secaso agrup != Falso ent˜ao

intvl :=

calcu-lar intervalo(caso agrup, posi¸c˜ao);

agrup trans(posi¸c˜ao, posi¸c˜ao + 1, intvl);

fim fim fim fim

Algoritmo 1: Algoritmo de redu¸c˜ao da matriz de transi¸c˜oes.

Figura 1: Rede de Petri temporal a ser reduzida.

Exemplo 1 Seja uma RPT (figura 1) cujas ´uplas geradas por cada subconjunto do conjunto de transi¸c˜oes, s˜ao como segue:

T0= {t1}

T1= {(t1, t2) , (t1, t3)} T2= {(t1, t2, t4) , (t1, t3, t5)} T3= {(t1, t2, t4, t6) , (t1, t3, t5, t6)}

O intervalo est´atico de t1, t5 e t6 ´e igual a [1,2].

As transi¸c˜oes t2, t3 e t4 tem intervalo est´atico

(5)

A partir das matrizes parciais MP, gera-das pelos conjuntos acima, forma-se a matriz de transi¸c˜oes MT. M P0=  1 0 0 0 0 0 M P1=  1 1 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0  M P2=  1 1 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0  M P3=  1 1 0 1 0 1 1 0 1 0 1 1  M T =         t1 t2 t3 t4 t5 t6 1 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 1 1 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0 1 1 1 1 1 1         Aplicando o algoritmo de redu¸c˜ao via ordem de precedˆencia, as transi¸c˜oes t2e t3s˜ao agrupadas, assim como as transi¸c˜oes t4 e t5, resultando na matriz de transi¸c˜oes M T1. Na figura 1 ´e mostrada a rede reduzida.

Figura 2: Rede de Petri temporal reduzida.

M T1=     t1 t2+t3 t4+t5 t6 1 0 0 0 1 1 0 0 1 1 1 0 1 1 1 1     Substituindo os elementos positivos de M T1 pelo intervalo est´atico das transi¸c˜oes correspon-dentes, tem-se a matriz intervalar C.

C=     t1 t2+t3 t4+t5 t6 [1, 2] 0 0 0 [1, 2] [0, 2] 0 0 [1, 2] [0, 2] [0, 2] 0 [1, 2] [0, 2] [0, 2] [1, 2]    

3.3 Agrupamento de Transi¸c˜oes em S´erie e Remo¸c˜ao e Agrupamento de Lugares

Em adi¸c˜ao ao m´etodo de redu¸c˜ao via ordem par-cial, que agrupa transi¸c˜oes paralelas ou concorren-tes, tamb´em podes ser utilizados o agrupamento de transi¸c˜oes em s´erie e a remo¸c˜ao de lugares, como mostrado abaixo.

Duas transi¸c˜oes t1 e t2 ligadas por um lugar ppodem ser agrupadas se:

• M0(p) = 0.

• P os(t1) = P re(t2) = p. • P re(p) = t1e P os(p) = t2.

• ∀p ∈ P re(t1), P os(p) = t1, exceto se iS(t2) = [0, 0].

O intervalo da transi¸c˜ao resultante do agru-pamento ´e:

iS(tab) = iS(ta) + iS(tb)

Para o agrupamento de lugares p1e p2deve-se obedecer as seguintes condi¸c˜oes:

1. M0(p1) = M0(p2) = 0.

2. P re(p1) = P re(p2) e P os(p1) = P os(p2) 6= ∅ 3. O peso dos respectivos arcos ligando p1 e p2

`

as transi¸c˜oes de entrada e sa´ıda devem ser respectivamente iguais.

A remo¸c˜ao de lugares pode ocorrer quando: 1. Se M0(p) = 0 e P re(p) = ∅, ent˜ao, pode-se

remover p e P os(p).

2. Se p for removido e isso n˜ao causar o n˜ao disparo de P os(p).

O primeiro caso de remo¸c˜ao de lugares tamb´em pode configurar um erro de modelagem ou projeto do sistema, j´a que se um evento n˜ao pode ocorrer n˜ao h´a motivo dele existir. O se-gundo caso aparece comumente quando um lugar configura umauto-loop.

Na figura 3 h´a um exemplo de redu¸c˜ao de lu-gares. O lugar p1 ´e um auto-loop e pode ser

re-movido. Os lugares p2e p3 podem ser fundidos.

(a) (b)

Figura 3: Agrupamento e Remo¸c˜ao de lugares

4 Aplica¸c˜ao

Como objeto de estudo foi utilizado um sistema de manufatura did´atico (aqui tamb´em referido como planta ou sistema). Inicialmente o sistema foi mo-delado utilizando rede de Petri temporal, depois ´e realizada sua redu¸c˜ao utilizando o m´etodo aqui apresentado.

(6)

4.1 Sistema de Manufatura

A planta funciona da seguinte maneira:

1. Uma pe¸ca de pl´astico, a¸co ou alum´ınio ´e co-locada sobre aunidade transportadora. 2. Se a pe¸ca for de pl´astico chegar´a ao fim da

unidade transportadora e cair´a nacaixa 1. 3. Se a pe¸ca for met´alica, a unidade de

trans-ferˆencia linear ´e estendida at´e a unidade transportadora e retira a pe¸ca da mesma. 4. Orobˆo de manipula¸c˜ao cartesiana retira

a pe¸ca da unidade de transferˆencia linear e a coloca namesa rotativa.

5. A mesa rotativa leva a pe¸ca at´e o m´odulo de usinagem, que simula uma atividade de usinagem.

6. A mesa ´e rotacionada mais uma vez, levando a pe¸ca at´e o robˆo de descarga, que pega a pe¸ca e leva at´e o m´odulo de pesagem. 7. A pe¸ca ´e pesada. A partir do peso ´e poss´ıvel

descobrir se ela ´e de a¸co (mais pesada) ou alum´ınio (mais leve).

8. O robˆo de descarga retira a pe¸ca do m´odulo de pesagem e leva a pe¸ca, se de alum´ınio para acaixa 2, e se de a¸co para a caixa 3. Na figura 4 ´e mostrada uma imagem da planta industrial did´atica utilizada neste trabalho.

Figura 4: Planta industrial did´atica CIM-B.

4.2 Modelo em RPT e Redu¸c˜ao

A planta foi modelada em RPT, tendo 42 lugares e 35 transi¸c˜oes. Por limita¸c˜ao de forma, optou-se por n˜ao apresentar aqui a RPT da planta.

Ap´os a modelagem inicial, o modelo foi redu-zido segundo o m´etodo apresentado aqui, gerando a rede de Petri da figura 5. Arcos de peso unit´ario das transi¸c˜oes tA, t31 e t35 para o lugar p42foram acrescidos ao modelo reduzido para representar,

a fim de simula¸c˜ao, a coloca¸c˜ao manual de pe¸ca ap´os outra ter terminado seu ciclo no sistema.

A redu¸c˜ao deixou o modelo com apenas 13 transi¸c˜oes (aproximadamente de 60% de redu¸c˜ao) e 19 lugares (aproximadamente 50% de redu¸c˜ao). A matriz de intervalos do fluxo do sistema para pe¸cas de alum´ınio ´e apresentada na figura 6. ´E importante ressaltar que, segundo o algoritmo, as transi¸c˜oes tA (entrada e sa´ıda de pe¸ca de pl´astico da esteira) e tB (entrada e sa´ıda de pe¸ca de me-tal da esteira) seriam agrupadas em uma nova transi¸c˜ao, por´em para conservar a semˆantica de ambas, aqui foi decidido n˜ao agrup´a-las.

O ciclo das pe¸cas n˜ao met´alicas ´e com-posto pela transi¸c˜ao tA; as pe¸cas met´alicas pos-suem em comum no seus fluxos as transi¸c˜oes tB, tC, tD, tE, tF e t28, sendo as transi¸c˜oes t29 e t30 espec´ıficas das pe¸cas de alum´ınio e t32, tG e t35 das pe¸cas de a¸co.

5 Conclus˜ao

Neste artigo foi apresentado um m´etodo para redu¸c˜ao deRPT s. O m´etodo ´e baseado na rela¸c˜ao de ordem entre as transi¸c˜oes. Essa rela¸c˜ao de or-dem ´e estabelecida n˜ao apenas pela rela¸c˜oes cau-sais das transi¸c˜oes, mas tamb´em devido `as rela¸c˜oes temporais entre elas. O algoritmo proposto ex-plora estruturas regulares da rede e atrav´es de agrupamento de linhas e colunas, obt´em-se uma matriz reduzida e que equivale a uma rede redu-zida.

Referˆencias

Aura, T. (1996). Time Processes for Time Petri Nets, PhD thesis, Helsink University of

Te-chnology.

Berthelot, G. (1987). Transformations and de-compositions of nets, Advances in Petri nets 1986, part I on Petri nets: central models and their properties, pp. 359–376.

Berthomieu, B. and Diaz, M. (1991). Modeling and verification of time dependent systems using Petri nets,IEEE Transactions on Soft-ware Engineering 17(3): 259–273.

Berthomieu, B. and Menasche, M. (1982). A state enumeration approach for analyzing Time petri nets, 3rd European Workshop on Ap-plications and Theory of Petri Nets.

Bolzanni, ´A. (2012). Modelagem, an´alise e imple-menta¸c˜ao em clp de seds utilizando redes de petri, Undergraduate honors thesis,

Univer-sidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brazil.

(7)

Figura 5: Rede de Petri Temporal reduzida.

Figura 6: Matriz intervalar da planta mostrada na figura 5

Boucheneb, H. and Berthelot, G. (2002). Contrac-tion of the itcpn state space,Eletronic Notes in Theoretical Computer Science 65(6): 1–15.

Duri, S., Buy, U., Devarapalli, R. and Shatz, S. M. (1994). Application and experimental evalu-ation of state space reduction methods for deadlock analysis in ada, ACM Transacti-ons on Software Engineering and Methodo-logy 3(4): 340–380.

Godefroid, P. (1996). Partial Order Methods for the Verification of Concurrent Systems, PhD

thesis, Universite de Liege.

Juan, E. Y. and Murata, T. (1992). A techni-que of state space search based on unfolding,

Kluwer Academic Publishers (9): 1–22.

Lima, E. (2007). An´alise e Aplica¸c˜oes em Re-des de Petri Temporais: Uma Abordagem via

´

Algebra Intervalar, PhD thesis, Universidade

T´ecnologica Federal do Paran´a, Curitiba, Pa-ran´a, Brasil.

Lipschultz, S. and Lipson, M. (2004).Matem´atica Discreta, Bookman.

Merlin, P. (1974). A Study of Recoverability of Computer Systems, PhD thesis, University of

(8)

California IRVINE.

Merlin, P. and Farber, D. (1976). Recoverability of communication protocols - implications of a theoretical study, IEEE Transactions on Communications pp. 1036–1043.

Murata, T. (1989). Petri nets: Properties, analy-sis and applications,Proceedings of the IEEE,

pp. 541–580.

Sloan, R. H. and Buy, U. (1997). Stubborn sets for real-time Petri nets, Formal Methods in System Design: An International Journal

11(1): 23–40.

Sloan, R. H. and Buy, U. A. (1996). Reduction rules for time Petri nets, Acta Informatica

33(7): 687–706.

Valmari, A. (1992). A stubborn attack on state ex-plosion,Form. Methods Syst. Des. 1(4): 297–

322.

Wolper, P. and Godefroid, P. (1993). Partial-order methods for temporal verification, Lec-ture Notes in Computer Science, Springer-Verlag pp. 1–14.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Both the distribution of toxin concentrations and toxin quota were defined by epilimnetic temperature (T_Epi), surface temperature (T_Surf), buoyancy frequency (BuoyFreq) and

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma