• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Paranaguá Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá - Nelson de Freitas Barbosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Paranaguá Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá - Nelson de Freitas Barbosa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

REGIMENTO DO II FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ

Art. 1° O II Fórum de Municipal de Cultura de Paranaguá comporta o foro municipal dos debates sobre o Sistema Municipal de Cultura de Paranaguá, aberto aos segmentos da sociedade com afinidades ao tema, e terá por finalidade a:

 Apresentação e avaliação de propostas para elaboração do Plano Municipal de Cultura do Município de Paranaguá.

 Eleição dos membros da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Cultura.

§ 1° O II Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá será realizado na cidade de Paranaguá-PR, nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2014 sob a coordenação da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá.

Art. 2º O II Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá terá os seguintes objetivos:

I - Promover o debate, a articulação, a troca e a discussão dos temas relacionados à cultura no Município entre órgãos públicos e secretarias, cidadãos e cidadãs do município, artistas, produtores e agentes culturais, conselheiros, gestores, investidores, simpatizantes e demais protagonistas da cultura de ordem pública, privada, sociedade civil, entidades jurídicas com ou sem fins lucrativos valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões e encontrando alternativas viáveis para o desenvolvimento das políticas públicas da cultura do município de Paranaguá.

II - Elaborar os objetivos e ações para cada área artístico-cultural que irão compor as diretrizes a serem implementadas na elaboração do Plano Municipal de Cultura - PMC, de acordo com os segmentos que integram o Conselho

(2)

2

Municipal Cultura – CMC, aprofundando os diagnósticos de cada segmento elaborados nos Fóruns realizados anteriormente.

III - Consolidar os Fóruns Setoriais de Cultura de Paranaguá.

IV – Elaboração da Carta Aberta da Cultura de Paranaguá.

Art. 3° O II Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá, convocados pela Fundação Municipal da Cultura - FUMCUL com aprovação e deliberação do Conselho Municipal de Cultura - CMC, serão realizados no Teatro Municipal Raquel Costa, para sua abertura e Plenária Final; e Grupos de Trabalhos a realizar-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Viana, de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 14 /07/2014

18hs às 19hs - Credenciamento 19hs – Abertura – Palestras:

19hs - Maria Angélica Lobo Leomil, Beni Moura e Ivone Marques, da intenção da FUMCUL, do desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e chamamento para a eleição dos representantes setoriais;

19h30 - Eleonora Kehles Spinato, Coordenadora do Sistema Nacional de Cultura, Editais e CEUs das artes da Representação, falando sobre o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.

21h30 às 23hs– Apresentação cultural referente à Abertura do XI Festival de Arte Cultura Popular do Litoral do Paranaense que será realizado conjuntamente com o Fórum Municipal.

Dia 15/07/2014

19hs – Reuniões por segmentos culturais e/ou Sistemas Setoriais de Cultura que estiverem presentes:

(3)

3

 Artes Visuais e Design (incluindo Artes Plásticas, Fotografia e Artes Gráficas);  Artes Audiovisuais e digitais (incluindo Cinema, Televisão, Rádio, Vídeo e

Web-design);  Artesanato;  Dança;

 Literatura (Escritores, Revisores, Editores, Coordenadores de Clubes de Leitura);

 Patrimônio Arquitetônico, Arquitetura e Urbanismo;

 Música (instrumentistas, cantores, compositores, regentes de bandas e canto coral);

 Cultura popular (festejos de rua, folguedos, carnaval, festas típicas, manifestações religiosas);

 Cultura Afro-Brasileira, que indicarão, respectivamente;  Cultura Indígena

 Produtores culturais autônomos e titulares ou representantes de empresas promotoras de cultura.

Apresentação do conselheiro representante da sociedade civil do segmento ou sistema setorial, que atuará como coordenador do grupo e eleição de 04 (quatro) relatores, que será responsável por apresentar documento escrito e assinado com as deliberações do Grupo;

Explanação dos objetivos da reunião, da metodologia do trabalho e dos diagnósticos anteriores, por parte do coordenador do grupo, indicado previamente pela comissão organizadora;

Início das discussões das propostas apresentadas no Fórum anterior, pelas áreas. 20hs às 23hs – Grupos de Trabalho:

GT01: Diversidade, descentralização, direitos e intercâmbio cultural. GT02: Economia da Cultura

GT03: Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Arquitetura GT04: Gestão Pública e Formação Cultural.

Dia 16 /07/2014

19h às 23hs – Plenária Final e eleição dos representantes para o Conselho Municipal de Cultura.

(4)

4

Art. 4° As inscrições como participante poderão ser efetuadas a partir do dia 14 de junho de 2014, no site da FUMCUL www.fumcul.com.br, ou presencialmente na Casa Cecy, até o dia 9 de julho de 2014 e até às 17h da data de realização do II Fórum apenas na condição de observadores.

Art. 5° Poderão se inscrever como participantes do II Fórum as pessoas interessadas na condição de:

I - Candidatos a Representantes de segmento cultural; II - Observadores;

III - Convidados.

§ 1° Os Representantes participarão do II Fórum com direito a voz e voto e poderão concorrer às vagas de membros do Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá.

Art. 6º Poderão participar do II Fórum na condição de Representantes as pessoas indicadas e escolhidas como tal, pelos segmentos artístico-culturais que representam e com atuação pública e/ou comprovada no município de Paranaguá, por tempo não inferior a três anos;

Art. 7º Participarão do II Fórum na condição de Representantes:

I - Titulares ou representantes de entidades culturais devidamente registradas abrangendo: centros e/ou institutos de pesquisa na área da cultura, entidades estudantis, fundações, associações, institutos, cooperativas.

II - Participantes de Fóruns Culturais Setoriais nas seguintes áreas:

 Artes Cênicas e Circenses (Teatro e Circo);

 Artes Visuais e Design (incluindo Artes Plásticas, Fotografia e Artes Gráficas);

 Artes Audiovisuais e digitais (incluindo Cinema, Televisão, Rádio, Vídeo e Web-design);

(5)

5

 Dança;

 Literatura (Escritores, Revisores, Editores, Coordenadores de Clubes de Leitura);

 Patrimônio Arquitetônico, Arquitetura e Urbanismo;

 Música (instrumentistas, cantores, compositores, regentes de bandas e canto coral);

 Cultura popular (festejos de rua, folguedos, carnaval, festas típicas, manifestações religiosas);

 Cultura Afro-Brasileira;

 Cultura Indígena.

III – Produtores culturais autônomos e titulares ou representantes de empresas promotoras de cultura.

IV – Os membros da Fundação Municipal de Cultura.

Art. 8º O credenciamento dar-se-á das 18hs às 19hs, na entrada para o evento, mediante a assinatura da lista de participação, informando o número do RG e CPF.

Art. 9º O II Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá terá assegurada, a ampla participação de representantes do poder público e da sociedade civil, com direito a voz e voto de todos aqueles que se credenciaram.

Art. 10º Os segmentos Culturais deverão ter a participação de, no mínimo, 10 (dez) representantes do segmento, devidamente credenciados para que as discussões sejam validadas.

Parágrafo Primeiro: cada segmento cultural deverá indicar seus representantes ou os mesmos deverão se auto intitular, mediante comprovação de exercício na área por um período não inferior a 03 (três) anos.

Parágrafo Segundo: o diagnóstico de cada segmento, estará baseado nas discussões e levantamentos realizados no I Fórum Municipal de Cultura realizado no ano de 2013.

(6)

6

Art.11º As propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho devem ser apresentadas à Plenária Final devidamente fundamentadas e indicando os meios de execução, dentre os quais a origem dos recursos e responsáveis, de acordo com Formulário de Registro de Proposta de Projeto, disponibilizado pela Comissão Organizadora e anexo a este edital.

Parágrafo Primeiro: as propostas que não obtiverem apoio por consenso em cada Grupo de Trabalho, serão submetidas a votação pelo grupo, antes de serem encaminhadas à Plenária Final.

Parágrafo Segundo: Cada grupo de trabalho poderá encaminhar à Plenária Final até 03 (três) propostas de projeto.

Parágrafo Terceiro: O documento elaborado pelo relator de cada Grupo de Trabalho, com as propostas do segmento, e consequentemente aprovadas na Plenária Final, será entregue ao coordenador do segmento, que encaminhará ao Conselho Municipal de Cultura com a finalidade de serem sistematizadas, visando a construção do Plano Municipal de Cultura de Paranaguá. Como documento final dos Fóruns, será elaborada uma Carta Aberta da Cultura de Paranaguá, a ser endereçada ao Poder Público e aos participantes dos Fóruns e divulgada na imprensa em geral.

Parágrafo quarto: Os segmentos culturais que tiverem interesse, terão um prazo de 60 dias a contar da data de encerramento do II Fórum, para desenvolvimento das propostas de projetos que não foram aprovadas na Plenária Final, e encaminhar para apreciação e possível aprovação pelo Conselho Municipal de Cultura.

Art. 12º A reunião Plenária Final do II Fórum terá como objetivo:

a) apreciar as propostas dos Grupos de Trabalhos e submetê-las à votação de 1 (um) projeto de cada Grupo de Trabalho para compor o Plano Municipal de Cultura.

(7)

7

b) eleição dentre os representantes dos setores culturais à vaga no Conselho Municipal de Políticas Culturais, sendo um para cada segmento cultural identificado.

Art. 13º Participarão da Plenária Final todos os membros inscritos no II Fórum, com direito a voz e voto.

Art. 14º A apresentação, apreciação, e votação das propostas dos Grupos de Trabalho terão o seguinte encaminhamento:

I - O Presidente da Mesa Diretora procederá à leitura do Relatório Geral;

II - Após a leitura do Relatório Geral, as propostas serão colocadas para apreciação e votação da plenária;

III - A aprovação das propostas será por maioria simples dos representantes presentes.

Art. 15º Assegura-se aos participantes da Reunião Plenária Final o questionamento pela ORDEM à Mesa, sempre que, a critério dos mesmos, não seja cumprido o Regulamento estabelecido neste Capítulo.

Parágrafo Único: - No entanto, a partir do momento em que as propostas forem colocadas em votação, será vetado o levantamento de questões de ORDEM.

Art. 16º O II Fórum será presidido pela Presidente da Fundação Municipal de Cultura ou, em sua ausência ou impedimento eventual, por alguém indicado por ela, para organização e desenvolvimento de atividades da mesma, que contará com a assessoria da Comissão Organizadora e Comissão de Apoio.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:

a) Secretária Geral

(8)

8 c) Assessor jurídico

Art. 17º São atribuições da Presidência do II Fórum:

I - Presidir, coordenar e dirigir todas as atividades necessárias à realização do II Fórum ou designar substituto;

II - Convocar a Comissão Organizadora do II Fórum para reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como outros colabores, para reuniões, oficinas de trabalho e demais atividades relativas ao II Fórum;

III - Prestar contas à Fundação Municipal de Cultura das despesas realizadas com o II Fórum;

IV - Fornecer Certificados aos participantes do II Fórum:

a) na condição de Participante, com uma carga horária de 12 horas curriculares;

b) na condição de Voluntário na Comissão de Apoio, com carga horária de 24 horas curriculares;

c) na condição de Comissão Organizadora, com carga horária de 30 horas curriculares.

Art. 18º A FUMCUL, convidará os interessados a participar voluntariamente da Comissão de Apoio à Comissão Organizadora, a manifestar sua intenção no ato da sua inscrição; para tanto deverá realiza-la com antecedência mínima de 10 dias antes da realização do Fórum.

Art. 19º São atribuições da Comissão Organizadora, sob a coordenação da Presidência do II Fórum:

I - Divulgar amplamente à população a realização do evento, seus objetivos e as formas de participação;

II - Promover a realização do evento, cuidando de todos os aspectos técnicos, administrativos e financeiros que o envolveram;

(9)

9

III - Responsabilizar-se pela Programação Oficial do II Fórum;

IV - Aprovar a relação dos segmentos da sociedade participantes e apurar os votos dos seus respectivos Representantes;

V - Resolver, em última instância, sobre as questões não previstas neste Regimento.

§1° Compete à Secretária Geral da Comissão Organizadora do II Fórum:

a) Promover e supervisionar junto ao Presidente a elaboração dos documentos técnicos oficiais do II Fórum;

b) Coordenar as reuniões da Comissão Organizadora do II Fórum;

c) Coordenar e supervisionar a elaboração da Programação do II Fórum;

d) Assessorar o Presidente da Comissão Organizadora do II Fórum no planejamento das atividades e substituí-lo nos seus impedimentos;

e) Supervisionar junto ao Presidente o planejamento das diversas atividades preparatórias bem como as ações de mobilização das entidades e instituições objetivando intensificar a participação no II Fórum;

f) Coordenar e supervisionar as inscrições dos participantes do II Fórum;

g) Orientar e supervisionar os coordenadores e relatoras das Oficinas Temáticas na elaboração dos Relatórios das Oficinas;

(10)

10

§2° Compete à Assessoria Técnica - Administrativa e de Relatoria da Comissão Organizadora do II Fórum:

a) Assessorar o Presidente na organização de todas as atividades preparatórias do II Fórum;

b) Assessorar o Presidente no desenvolvimento de todas as atividades relativas à operacionalização do II Fórum tais como: apoio aos representantes dos diversos segmentos culturais na realização das respectivas reuniões e/ou assembleias; organização do arquivo de documentos da Secretaria da Conferência e na realização das inscrições dos participantes;

c) Responsabilizar-se pelo registro tanto das atividades preparatórias como das atividades do II Fórum, através de fotografias, vídeo, redação, material de imprensa, etc;

d) Participar da elaboração e revisar todos os documentos gráficos referentes à organização do II Fórum;

e) Responsabilizar-se junto ao Presidente pela consolidação do Relatório Final do II Fórum;

f) Responsabilizar-se pela elaboração dos dados que comporão os Anais do II Fórum;

g) Responsabilizar-se junto ao Presidente pela coordenação e supervisão dos trabalhos de elaboração dos Anais do II Fórum.

§ 3° Compete à Assessoria Jurídica da Comissão Organizadora do II Fórum:

a) Assessorar o Presidente e os demais membros da Comissão Organizadora na elaboração e revisão jurídica de todos os documentos oficiais do II Fórum;

(11)

11

b) Participar das atividades do II Fórum prestando apoio, esclarecimentos e os pareceres necessários frente às questões de ordem levantadas durante os trabalhos do II Fórum.

Art. 20º Os casos omissos neste Regimento Interno serão resolvidos pelo Conselho Municipal de Cultura - CMC.

Art. 21º Este Regimento Interno foi aprovado pela Comissão Organizadora do II Fórum Municipal de Cultura de Paranaguá, instituída pelo Conselho Municipal Cultural – CMC e entra em vigor na presente data.

Referências