• Nenhum resultado encontrado

IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. ABOP Slide 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. ABOP Slide 1"

Copied!
95
0
0

Texto

(1)
(2)

BASE LEGAL - VISÃO PATRIMONIAL NA LEI 4.320/1964

“Art. 85. Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais, a análise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros.”

“Art. 89 - A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira, patrimonial e industrial.”

“Art. 100 - As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.”

“Art. 104 - A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.”

(3)

BASE LEGAL - O REGIME DE COMPETÊNCIA NA LRF

“Art. 50 – Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

...

II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;”

“Artigo 18, § 2º - A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência.”

Artigo 4º - (o AMF/LDO) conterá:

“III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;”

(4)

Conceito: ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os

Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de

entidades do setor público. (item. 3)

Objetivo: fornecer informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social (item. 4).

Objeto: Patrimônio Público (item. 5).

BASE LEGAL - NBC TSP 16.1 - CONCEITUAÇÃO, OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO

Entidades do Setor Público: qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou

privado, com autonomia patrimonial, sujeita a controle, quando realizar atividade que tenha finalidade pública.

(5)

1. Instituir o Manual SIAFI como norma referente à Contabilidade e Execução Orçamentária Financeira e Patrimonial da União, de forma a padronizar os conceitos, normas e procedimentos dos atos e fatos da Administração Pública e as operações realizadas por meio do SIAFI.

2. Instituir o Manual SIAFI como instrumento eficiente de orientação comum aos gestores da União, estabelecendo prazos para padronização de procedimentos relativos ao registro, à mensuração, à evidenciação e ao reconhecimento das operações de natureza contábil no âmbito da Administração Pública Federal.

3. Caberá à Coordenação-Geral da Contabilidade - CCONT a coordenação e execução do processo de atualização do Manual SIAFI, contando com suporte da Coordenação - Geral de Desenvolvimento Institucional - CODIN e da Coordenação – Geral de Sistemas e Tecnologias de Informação – COSIS na definição de procedimentos administrativos e de tecnologia.

4. As Coordenações – Gerais da Secretária do Tesouro Nacional tem responsabilidade solidária juntamente com a Coordenação – Geral de Contabilidade e Custos da União sobre os assuntos disponibilizados no Manual SIAFI no que se refere aos procedimentos orçamentários, financeiros e patrimoniais afetos às suas áreas de atuação.

BASE LEGAL – MACROFUNÇÃO SIAFI 02.03.30 REAVALIAÇÃO, REDUÇÃO A VALOR

RECUPERÁVEL, DEPREC.,AMORT. E EXAUSTÃO NA ADM. DIRETA DA UNIÃO, AUTARQ. E FUND.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05, DE 06 DE NOVEMBRO DE 1996

DOU de 7/11/96, revogada pela Portaria STN nº 833, de 16 de Dezembro de

2011

(6)

Regime Orçamentário x Regime Contábil

Regime Orçamentário

Pertencem ao exercício financeiro:

As receitas (orçamentárias) nele arrecadadas;

As despesas (orçamentárias) nele legalmente empenhadas.

Regime Patrimonial

As receitas (Variações Patrimoniais Aumentativas) e as despesas (Variações Patrimoniais Diminutivas) devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

(7)

ASPECTOS

ATIVO

CARACTERÍSTICAS

BENS E DIREITOS

TEMPORAL

PRESENTE

FATO GERADOR

PASSADO

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

GERA BENEFÍCIOS

PRESENTES OU FUTUROS

Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de

eventos

passados

e do qual se espera que resultem futuros

benefícios econômicos para a entidade.

(8)

CONCEITUAÇÃO - O QUE É ATIVO?

Ter um imóvel

Ter a intenção de

comprar um imóvel

Fazer um

empréstimo

Ter a intenção de

pedir um

empréstimo

Ter o direito de

usar uma marca

Adquirir uma

marca

Ter a posse de um

carro

(arrendamento

financeiro)

Ter a propriedade

de um carro

Ter um disquete

Ter um estoque

de disquetes para

revenda

(9)

APLICAÇÃO DA MACROFUNÇÃO 02.03.30

ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

MACROFUNÇÃO 02.03.30

Administração Direta

Autarquias

Empresas Públicas

Sociedades de Economia Mista

Fundações Públicas

ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

Administração Direta

Autarquias

Empresas Públicas

Sociedades de Economia Mista

Fundações Públicas

ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

LEI 6404/NORMATIVOS FISCAIS

Administração Direta

Autarquias

Empresas Públicas

Sociedades de Economia Mista

Fundações Públicas

(10)

MARCO

APLICAÇÃO DA MACROFUNÇÃO 02.03.30

QUANDO?

...2009

Qual era o

critério?

- Valor histórico

- Valor irrisório

2010...

Critérios adequados de

avaliação de ativos.

- Depreciação, amortização e exaustão

- Teste de recuperabilidade

(11)

Avaliação é a atribuição de um valor monetário a itens do ativo ou passivo cuja obtenção decorreu de julgamento fundado em consenso entre as partes e que traduza, com razoabilidade, o processo de evidenciação dos atos e fatos da Administração.

Mensuração é o ato de constatação de valor monetário para itens do ativo ou passivo, expresso no processo de evidenciação dos atos e fatos da administração, revelado mediante a aplicação de

procedimentos técnicos suportados em análises tanto qualitativas quanto quantitativas.

Valor de aquisição é a soma dopreço de compra de um bem com os gastos suportados direta ou indiretamente para colocá-lo em condição de uso.

Valor de mercado ou valor justo é o valor pelo qual pode ser intercambiado um ativo ou cancelado um passivo, conhecedores do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

Valor da reavaliação ou da redução do ativo a valor recuperável é a diferença entre o valor líquido contábil do bem e o valor de mercadoou de consenso, com base em laudo técnico.

(12)

Valor recuperável é o valor de venda de um ativo menos o custo para a sua alienação (preço líquido de venda), ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, estimado com base nos fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente por meio de taxa de desconto (valor em uso), o que for maior.

Reavaliação é a adoção do valor de mercado ou do valor de consenso entre as partes para os bens do ativo, quando estes forem superiores ao valor líquido contábil. Na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do ativo permanente pode ser definido com base em parâmetros de referência, que considerem características, circunstâncias e localizações assemelhadas. Redução a valor recuperável (impairment) éo ajuste ao valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for inferior ao valor líquido contábil. É o reconhecimento de uma perda dos benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviço de um ativo, adicional e acima do reconhecimento sistemático das perdas de benefícios econômicos futuros ou potenciais de serviço que se efetua normalmente.

Valor bruto contábil é o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, sem a deduçãoda correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.

(13)

Valor depreciável, amortizável e exaurível é o valor original de um ativo deduzido do seu valor residual, quando possível ou necessária a sua determinação.

Valor residual é o montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.

Valor líquido contábil é o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data,

deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.

Depreciação é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

Amortização é a redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

Exaustão é a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros

recursos naturais esgotáveis.

(14)

Vida útil econômica é o período de tempo definido ou estimado tecnicamente, durante o qual se espera obter fluxos de benefícios futuros de um ativo.

Vida útil é o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo ou o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilização do ativo.

Unidade Contábil é aentidade organizacionalque possui patrimônio próprio.

Ajustes de Exercícios Anteriores são considerados os decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis, devendo ser reconhecido àconta do patrimônio líquidoe evidenciado em notas explicativas.

Mercado ativo é um mercado onde todas as seguintes condições existem: (a) os itens transacionados no mercado são homogêneos;

(b) vendedores e compradores com disposição para negociar são encontrados a qualquer momento

para efetuar a transação; e

(c) os preços estão disponíveis para o público.

(15)

VALOR JUSTO – MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO

Quantidade/Qualidade

ou Consenso

Quantidade/Qualidade

ou Consenso

Valor de Intercâmbio

Valor de Intercâmbio

Valor Justo

ou de

Mercado

Valor Justo

ou de

Mercado

Mensuração

Mensuração

Avaliação

Avaliação

(16)

AVALIAÇÃO

MENSURAÇÃO

Valor monetário

decorrentes de

julgamento

fundamentado em

consenso entre as

partes.

Valor monetário

decorrente da

aplicação de

procedimentos

técnicos suportados

em análises

qualitativas e

(17)

NÃO HÁ TRANSAÇÕES COMPARÁVEIS

Valor justo do ativo recebido

Variabilidade da faixa de estimativas

de

valor

justo

razoável

não

for

significativa.

Valor justo do ativo cedido*

Valor justo por custo de reposição

Se não houver evidências do valor

justo baseadas no mercado devido à

natureza especializada do item do

ativo imobilizado e se o item for

raramente vendido.

(18)

CUSTOS DO ATIVO IMOBILIZADO

CUSTOS ADMINISTRATIVOS NÃO PARTICIPAM DO CUSTO DO

IMOBILIZADO.

(19)

COMPOSIÇÃO DO VALOR DE AQUISIÇÃO

Preço da

Compra

Preço da

Compra

Custo TotalCusto Total

Custo do

Imobilizado

Custo do

Imobilizado

Valor negociado

Impostos

Custos Diretos

Outros Custos

Em condições

de uso

O reconhecimento dos custos no valor contábil do ativo imobilizado

CESSA

quando o item está NO LOCAL e CONDIÇÕES OPERACIONAIS pretendidas

pela administração.

(20)

QUANTIFICAÇÃO E EXISTÊNCIA DO ATIVO

-

Valor de

Aquisição

-

Reavaliação

-

Adições e

Melhorias

Aumentam

o VALOR

DO ATIVO

-

Depreciação,

Amortização e

Exaustão

-

Redução ao

Valor

Recuperável

-

Outras

Perdas,

Desfazimentos

e Sinistros

Diminuem

o VALOR

DO ATIVO

(21)

REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

DEPRECIAÇÃO.

REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

PROVISÃO PARA PERDA.

PRINCIPAIS CONCEITOS

(22)

INSTITUTOS

ASPECTOS

DEPRECIAÇÃO

AMORTIZAÇÃO

EXAUSTÃO

CARACTERÍSTICA

Redução de valor

ELEMENTO

PATRIMONIAL

Bens tangíveis

Direitos de

propriedade; bens

intangíveis

Recursos naturais

esgotáveis

CAUSA DA

REDUÇÃO DO

VALOR

Uso, ação da

natureza ou

obsolescência

Existência ou

exercício de duração

limitada; prazo legal

ou contratualmente

limitado

Exploração

EXEMPLO

VEÍCULO

SOFTWARE

RECURSOS

MINERAIS

(23)

ITEM

CONCEITO

VALOR

VALOR BRUTO CONTÁBIL

VALOR SEM DEDUÇÃO

10.000,00

VALOR RESIDUAL

VALOR NO FIM DA VIDA ÚTIL

ECONÔMICA

1.000,00

VALOR DEPRECIÁVEL,

AMORTIZÁVEL E EXAURÍVEL

VALOR BRUTO DEDUZIDO DO VALOR

RESIDUAL

9.000,00

VALOR DA DEPRECIAÇÃO,

AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

ACUMULADA (1 ANO)

VALOR DA REDUÇÃO

1.800,00

VALOR LÍQUIDO CONTÁBIL

VALOR BRUTO DEDUZIDO DA

DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E

EXAUSTÃO

8.200,00

VIDA ÚTIL

ECONÔMICA

PERÍODO DO TEMPO QUE SE ESPERA GERAR

FLUXO DE BENEFÍCOS FUTUROS

COMPUTADOR =

5 ANOS

(24)

DEPRECIAÇÃO,

AMORTIZAÇÃO E

EXAUSTÃO

REFLEXO PATRIMONIAL

DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES

PATRIMONIAIS

VARIAÇÃO

ATIVA

VARIAÇÃO PASSIVA

Decréscimo Patrimonial

Depreciação

Resultado

Patrimonial

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

PASSIVO

Ativo Imobilizado

(Depreciação acumulada)

Patrimônio Líquido

(25)

ESTRUTURA DA DVP

VARIAÇÕES ATIVAS VARIAÇÕES PASSIVAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS

Receitas Correntes Despesas Correntes Receitas de Capital Despesas de Capital

INTERFERÊNCIAS ATIVAS INTERFERÊNCIAS PASSIVAS Cota Recebida Cota Condedida

Repasse Recebido Repasse Concedido Sub-Repasse Recebido Sub-Repasse Concedido MUTAÇÕES ATIVAS MUTAÇÕES PASSIVAS

Aquisição de Bens e Direitos Alienação de Bens e Direitos

Amortização da Dívida Passiva Operações de Crédito - Dívidas Passivas RECEITAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS DESPESAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS

Receitas dos Órgãos que estão fora do Orçam. Despesas dos Órgãos que estão fora do Orçam. INTERFERÊNCIAS ATIVAS INTERFERÊNCIAS PASSIVAS

Transferências Financeiras p/ Atender RP Transferências Financeiras p/ Atender RP Transferências de Bens e Valores Recebidos Transferências de Bens e Valores Concedidos ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS

Incorporações de Bens e Direitos Desincorporações de Bens e Direitos Desincorporações de Passivos Incorporações de Passivos

RESULTADO PATRIMONIAL RESULTADO PATRIMONIAL

Déficit Superávit

TOTAL DAS VARIAÇÕES ATIVAS TOTAL DAS VARIAÇÕES PASSIVAS DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

(26)

ESTRUTURA DA DVP - DCASP

DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUTIVAS

Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria Pessoal e Encargos

Contribuições Benefícios Previdenciários

Exploração e Venda de Bens, Serviços e Direitos Benefícios Assistenciais

Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

Transferências Recebidas Transferências Concedidas

Valorização e Ganho com Ativos Desvalorização e Perda de Ativos

Tributarias

Outras Variações Patrimoniais Aumentativas Outras Variações Patrimoniais Diminutivas

TOTAL DAS VPAs TOTAL DAS VPDs

(27)

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

ATIVO FINANCEIRO PASSIVO FINANCEIRO

Disponível Restos a Pagar

Caixa Processados

Bancos Conta Movimento Não Processados Aplicações Financeiras Retenções de Terceiros Créditos em Circulação Previdência Social

Salário-Família Imposto de Renda Retido Salário-Maternidade Consignações Diversas Auxília-Natalidade

PASSIVO NÃO FINANCEIRO (PERM.) ATIVO NÃO FINANCEIRO Circulante (menos o financeiro)

Circulante (menos o financeiro) Provisões

Adiantamentos Concedidos Operações de Crédito Internas Estoques de Material de Consumo Exigível a Longo Prazo

Realizável a longo prazo Operações de Crédito Internas Dívida Ativa Operações de Crédito Externas Empréstimos Concedidos

Ativo Permanente PASSIVO REAL (PF + PNF) Bens Imóveis

Bens Móveis PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Patrimônio

ATIVO REAL (AF + ANF) Resultado Acumulado

ATIVO COMPENSADO PASSIVO COMPENSADO

Responsabilidades por Tit., Valores e Bens Tit., Valores s/Responsabilidade Garantias de Valores Valores em Garantia

Direitos e Obrigações Conveniadas Direitos e Obrigações Conveniadas Direitos e Obrigações Contratuais Direitos e Obrigações Contratuais

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO

(28)

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL - DCASP

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO

ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE

Caixa e Equivalentes de Caixa Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Curto Prazo Créditos a Curto Prazo Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo

Demais Créditos e Valores a Curto Prazo Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo Investimentos e Aplicações Temporárias a Curto Prazo Obrigações Fiscais a Curto Prazo

Estoques Demais Obrigações a Curto Prazo VPD Pagas Antecipadamente Provisões a Curto Prazo ATIVO NÃO CIRCULANTE PASSIVO NÃO-CIRCULANTE

Ativo Realizável a Longo Prazo Obrigações Trabalhistas, Previd. e Assist. a Pagar a Longo Prazo Créditos a Longo Prazo Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo

Demais Créditos e Valores a Longo Prazo Fornecedores a Longo Prazo Investimentos Temporários a Longo Prazo Obrigações Fiscais a Longo Prazo Estoques Demais Obrigações a Longo Prazo VPD Pagas Antecipadamente Provisões a Longo Prazo Investimentos Resultado Diferido

Participações Permanentes Demais Investimentos Permanentes (-) Redução ao Valor Recuperável Imobilizado

Bens Moveis PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Bens Imóveis Patrimônio Social e Capital Social

(-) Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas Adiantamento Para Futuro Aumento de Capital (-) Redução ao Valor Recuperável Reservas de Capital

Intangível Ajustes de Avaliação Patrimonial

Softwares Reservas de Lucros

Marcas, Direitos e Patentes Industriais Demais Reservas Direito de Uso De Imóveis Resultados Acumulados (-) Amortização Acumulada (-) Ações / Cotas em Tesouraria (-) Redução ao Valor Recuperável TOTAL DO PL

(29)

Base monetária confiável

Critério de avaliação de ativos

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

(30)

QUAL O VALOR DE CADA BEM ATUALMENTE?

Ano: 2001 Valor: R$ 100.000,00

Ano: 1980 Valor: R$ 200,00

Ano: 2008 Valor: R$ 1,00

Ano: Variados

Valor: Onde estão os bens? Ano: 2009 Valor: R$ 300,00 Ano: 1980 Valor: R$ 0,01

(31)

Ano: 2010 Valor: R$ 1100,00

Ano: 2010 Valor: R$ 55.000,00

Ano: 2010 Valor: R$ 70.000,00

Ano: 2010 Valor: R$ 200.000,00 Ano: 2010 Valor: R$ 5.000,00

(32)

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Valor histórico Base monetária confiável

Aquisições Realizadas em

Exercícios Anteriores

Identificação e

caracterização

Teste de

recuperabilidade e

registro

Complexo:

demanda tempo,

tecnologia e

recursos humanos

(33)

O INÍCIO DO PROCESSO DE DEPRECIAÇÃO

VALOR CONTÁBIL REGISTRADO REPRESENTA A REAL

SITUAÇÃO PATRIMONIAL

- BEM QUE NÃO SOFREU PERDA

DE VALOR

- BEM ADQUIRIDO NO CORRENTE

EXERCÍCIO

(34)

QUAL SERÁ O ESFORÇO DA UNIDADE?

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL QUANTIDADE DE BENS RECURSO HUMANO

RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO

REPRESENTATIVIDADE

(35)

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

BENS ADQUIRIDOS

NO EXERCÍCIO

CORRENTE

BENS

RELEVANTES

QUANTIDADE DO

MESMO BEM

(36)

ITENS NÃO DEPRECIÁVEIS

CONTA CONTÁBIL SALDO EM 2009

1.4.2.1.2.84.00 ESTOQUES A DISTRIBUIR EM ARMAZENS DE TERC. 11.906.861,68 1.4.2.1.2.85.00 CORRECAO MONETARIA DA DIFERENCA IPC/BTNF 61.404.499,08 1.4.2.1.2.86.00 BENS MOVEIS EM RECUPERACAO 129.522.612,31 1.4.2.1.2.87.00 MATERIAL DE USO DURADOURO 235.103.047,56 1.4.2.1.2.88.00 CM ESPECIAL LEI 8200/91 E DEC.332/91 202.753.245,81 1.4.2.1.2.89.00 EQUIP.SOB.DE MAQ.MOTOR.DE NAVIOS DA ESQUADRA 5.880.320,12 1.4.2.1.2.90.00 BENS EM PROCESSO DE LOCALIZACAO 10.389.776,31 1.4.2.1.2.91.00 BENS MOVEIS A ALIENAR 65.787.039,86 1.4.2.1.2.92.00 BENS MOVEIS EM ALMOXARIFADO 1.744.513.555,51 1.4.2.1.2.93.00 BENS EM PODER DE OUTRA UNIDADE OU TERCEIROS 1.636.239.442,96 1.4.2.1.2.94.00 BENS MOVEIS EM TRANSITO 135.388.755,83 1.4.2.1.2.95.00 IMPORTACOES EM ANDAMENTO - BENS MOVEIS 1.471.815.745,44 1.4.2.1.2.96.00 ADIANTAMENTOS PARA INVERSOES EM BENS MOVEIS 535.274.381,87 1.4.2.1.2.97.00 BENS MOVEIS EM ELABORACAO 388.979.523,12 1.4.2.1.2.98.00 BENS MOVEIS A CLASSIFICAR 22.548.699,51

1.4.2.1.2.99.00 OUTROS BENS MOVEIS 22.871.366,64

TOTAL

6.680.378.873,61

TOTAL DO GRUPO 1.4.2.1.2.00.00

36.260.825.441,25

PERCENTUAL DOS ITENS NÃO DEPRECIÁVEIS

18,42%

(37)

SOMATÓRIO DOS ITENS COM CRONOGRAMA ESTABELECIDO ATÉ O EXERCÍCIO DE 2013

CONTA CONTÁBIL SALDO EM 2009

1.4.2.1.2.02.00 AERONAVES 5.594.220.022,92

1.4.2.1.2.20.00 EMBARCACOES 193.265.224,51

1.4.2.1.2.35.00 EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTOS DE DADOS 6.273.062.441,96 1.4.2.1.2.52.00 VEICULOS DE TRACAO MECANICA 2.828.341.694,53 1.4.2.1.2.06.00 APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNI 1.241.692.347,31 1.4.2.1.2.28.00 MAQUINAS E EQUIPAM. DE NATUREZA 707.462.098,73 1.4.2.1.2.08.00 APAR.,EQUIP.E UTENS.MED.,ODONT.,LA 2.458.889.717,56 1.4.2.1.2.42.00 MOBILIARIO EM GERAL 2.164.381.878,06

TOTAL

21.461.315.425,58

TOTAL DO GRUPO 1.4.2.1.2.00.00 QUE É DEPRECIÁVEL

29.580.446.567,64

PERCENTUAL DOS ITENS INCLUÍDOS NO

CRONOGRAMA

72,55%

(38)
(39)

PERÍODO DE TRANSIÇÃO – Cronograma de implantação

Bloco A - Em 2010 Os bens adquiridos em 2010 Bloco B – Em 2011 Os bens adquiridos em 2011 Os bens do Bloco A + 14212.02.00+ 14212.20.00+ 14212.35.00+ Bloco C – Em 2012 Os bens adquiridos em 2012 Os bens do Bloco B + 14212.06.00+ 14212.28.00 Bloco D – Em 2013 Os bens adquiridos em 2013 Os bens do Bloco C + 14212.08.00+ 14212.42.00 Bloco E – A partir de 2014 Os bens adquiridos em 2014 Os bens do Bloco D (Os demais grupos são discricionários)

(40)

31/12/2010

(41)

31/12/2010

V a l o r h i s t ó r i c o

V a l o r s i m b ó l i c o / i r r i s ó r i o

31/12/2011 31/12/2012

2011

2012

2013

31/12/2013

2014

Bens adquiridos/incorporados antes de 2010

Redução ao Valor Recuperável

Reavaliação

Ajuste de Exercício Anterior (PL)

Resultado de vários exercícios Rompimento de critério contábil

Valor significativo

DEPRECIAÇÃO

-LANÇAMENTO EM CONTAS DE RESULTADO

(42)

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS - VIDA ÚTIL

- Depreciação é REDUÇÃO do valor por USO • Diminuição da VIDA ÚTIL (Sacrifício/desgaste do bem). - Momento do fenômeno • Alocação no tempo da perda da VIDA ÚTIL (Princípio da Competência). - Quantificação do fenômeno • Tabela de VIDA ÚTIL e método de cálculo.

A manutenção e reparação mantém a condição de uso, mas não evita a

DEPRECIAÇÃO e não aumenta a VIDA ÚTIL.

A VIDA ÚTIL determinável ou indeterminável é da NATUREZA de cada

bem.

(43)

ASPECTO TEMPORAL DA DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

• MENSALMENTE

APURAÇÃO e REGISTRO

• AO FINAL DE CADA EXERCÍCIO

REVISÃO DA VIDA ÚTIL E

DO VALOR RESIDUAL

• ESTIVER EM CONDIÇÕES DE USO

ÍNICIO

• RETIRADA PERMANENTE DE OPERAÇÃO

• VALOR LÍQUIDO CONTÁBIL IGUAL AO

VALOR RESIDUAL

**

FIM

** A RETIRADA TEMPORÁRIA DE FUNCIONAMENTO NÃO CESSA A DEPRECIAÇÃO

(44)

QUANDO COMEÇAR A DEPRECIAÇÃO

INCORPORAÇÃO AO PATRIMÔNIO NO MEIO DO MÊS

1.

COMEÇAR NO MÊS SEGUINTE SEM PROPORÇÃO

2. PROPORCIONAL AO TEMPO DE USO

3. COMEÇAR NO PRÓPRIO MÊS SEM PROPORÇÃO

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS

1. LIMITAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE PATRIMONIAL

2. RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO E REPRESENTATIVIDADE

3. PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

4. NÃO HÁ EFEITO TRIBUTÁRIO

(45)

30 DIAS

...

30 DIAS

26 DIAS para

depreciar no último

mês

(Cadastro no SCP no dia 27/mar)

04 DIAS para

depreciar no 1º

mês

(46)

30 DIAS

30 DIAS

Depreciar somente no

mês seguinte à entrada

(Cadastro no SCP no dia 27/mar)

Depreciar os 30

dias do mês de

(47)

VIDA ÚTIL ECONÔMICA

OBSOLESCÊNCIA TECNOLÓGICA DESGASTE FÍSICO PELO USO OU NÃO GERAÇÃO DE BENEFÍCIOS FUTUROS

FATORES PARA ESTIMAR VIDA ÚTIL ECONÔMICA DO ATIVO

LIMITES LEGAIS OU CONTRATUAIS

NORMA OU LAUDO TÉCNICO

ESPECÍFICO

(48)

BENS DE NATUREZA

CULTURAL, DE

INTERESSE HISTÓRICO E

INTEGRADOS EM

COLEÇÕES

BENS DE USO COMUM

ARTIFICIAIS COM VIDA

ÚTIL INDETERMINADA

ANIMAIS DESTINADOS À

EXPOSIÇÃO E

PRESERVAÇÃO

TERRENOS RURAIS E

URBANOS

NÃO SOFREM

DEPRECIAÇÃO

(49)

Conta Título

Vida útil econômica

(anos) Valor residual

14212.02.00 AERONAVES -

-14212.04.00 APARELHOS DE MEDICAO E ORIENTACAO 15 10%

14212.06.00 APARELHOS E EQUIPAMENTOS DE COMUNICACAO 10 20%

14212.08.00 APAR.,EQUIP.E UTENS.MED.,ODONT.,LABOR.E HOSP. 15 20%

14212.10.00 APARELHOS E EQUIP. P/ESPORTES E DIVERSOES 10 10%

14212.12.00 APARELHOS E UTENSILIOS DOMESTICOS 10 10%

14212.13.00 ARMAZENS ESTRUTURAIS - COBERTURAS DE LONA 10 10%

14212.14.00 ARMAMENTOS 20 15%

14212.16.00 BANDEIRAS, FLAMULAS E INSIGNIAS -

-14212.18.00 COLECOES E MATERIAIS BIBLIOGRAFICOS 10 0%

(50)

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS - TABELA DE VIDA ÚTIL PADRÃO

Conta Título

Vida útil econômica

(anos) Valor residual

14212.20.00 EMBARCACOES -

-14212.22.00 EQUIPAMENTOS DE MANOBRAS E PATRULHAMENTO 20 10% 14212.24.00 EQUIPAMENTO DE PROTECAO, SEGURANCA E SOCORRO 10 10%

14212.26.00 INSTRUMENTOS MUSICAIS E ARTISTICOS 20 10%

14212.28.00 MAQUINAS E EQUIPAM. DE NATUREZA INDUSTRIAL 20 10%

14212.30.00 MAQUINAS E EQUIPAMENTOS ENERGETICOS 10 10%

14212.32.00 MAQUINAS E EQUIPAMENTOS GRAFICOS 15 10%

14212.33.00 EQUIPAMENTOS PARA AUDIO, VIDEO E FOTO 10 10%

14212.34.00 MAQUINAS, UTENSILIOS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS 10 10%

14212.35.00 EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTOS DE DADOS 5 10%

14212.36.00 MAQUINAS, INSTALACOES E UTENS. DE ESCRITORIO 10 10% 14212.38.00 MAQUINAS, FERRAMENTAS E UTENSILIOS DE OFICINA 10 10%

14212.39.00 EQUIPAMENTOS HIDRAULICOS E ELETRICOS 10 10%

14212.40.00 MAQ.EQUIP.UTENSILIOS AGRI/AGROP.E RODOVIARIOS 10 10%

(51)

Conta Título

Vida útil econômica

(anos) Valor residual

14212.44.00 OBRAS DE ARTE E PECAS PARA EXPOSICAO -

-14212.46.00 SEMOVENTES E EQUIPAMENTOS DE MONTARIA 10 10%

14212.48.00 VEICULOS DIVERSOS 15 10%

14212.49.00 EQUIPAMENTOS E MATERIAL SIGILOSO E RESERVADO 10 10%

14212.50.00 VEICULOS FERROVIARIOS 30 10%

14212.51.00 PECAS NAO INCORPORAVEIS A IMOVEIS 10 10%

14212.52.00 VEICULOS DE TRACAO MECANICA 15 10%

14212.53.00 CARROS DE COMBATE 30 10%

14212.54.00 EQUIPAMENTOS, PECAS E ACESSORIOS AERONAUTICOS 30 10% 14212.56.00 EQUIPAMENTOS, PECAS E ACES.DE PROTECAO AO VOO 30 10%

14212.57.00 ACESSORIOS PARA AUTOMOVEIS 5 10%

14212.58.00 EQUIPAMENTOS DE MERGULHO E SALVAMENTO 15 10%

14212.60.00 EQUIPAMENTOS, PECAS E ACESSORIOS MARITIMOS 15 10% 14212.83.00 EQUIPAMENTOS E SISTEMA DE PROT.VIG. AMBIENTAL 10 10%

(52)

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS - VIDA ÚTIL

MELHORIAS E ADIÇÕES COMPLEMENTARES PODEM ALTERAR A VIDA ÚTIL.

VIDA ÚTIL

ECONÔMICA

REAVALIAÇÃO

É O

ELEMENTO

TEMPORAL

DO VALOR

RESIDUAL

HÁ USO APÓS

O FINAL DA

VIDA ÚTIL

ECONÔMICA

(53)

Métodos de depreciação, exaustão e amortização uniformes

- Método das unidades produzidas

- Método das somas do dígitos

- Método das quotas constantes

(54)

Método das unidades produzidas Valor Bruto Contábil 1300,00 Valor Residual 300,00 Valor Depreciável 1000,00

TABELA DE VIDA ÚTIL ECONÔMICA –capacidade de produção total igual a 5000 unidades Unidades variam a cada período

ANO Quantidade produzida Depreciação do ano Depreciação acumulada

Valor Líquido Contábil

1 500 100,00 100,00 1200,00 2 100 20,00 120,00 1080,00 3 500 100,00 220,00 980,00 4 900 180,00 400,00 900,00 5 500 100,00 500,00 800,00 6 700 140,00 640,00 660,00 7 500 100,00 740,00 560,00 8 300 60,00 800,00 500,00 9 600 120,00 920,00 380,00 10 400 80,00 1000,00

300,00 (VALOR

RESIDUAL)

(55)

Método da soma dos dígitos

(decrescente)

Valor Bruto Contábil

1300,00

Valor Residual

300,00

Valor Depreciável

1000,00

TABELA DE VIDA ÚTIL

ECONÔMICA DE 5 ANOS

1+2+3+4+5=15

ANO

Depreciação do ano

Depreciação

acumulada

Valor Líquido

Contábil

1

5/15*1000,00=333,33

333,33

966,67

2

4/15*1000,00=266,67

600,00

700,00

3

3/15*1000,00=200,00

800,00

500,00

4

2/15*1000,00=133,33

933,33

366,67

5

1/15*1000,00=66,67

1000,00

300,00

300,00 é o valor

residual

(56)

Método das quotas constantes

Valor Bruto Contábil

1300,00

Valor Residual

300,00

Valor Depreciável

1000,00

TABELA DE VIDA ÚTIL

ECONÔMICA DE 5 ANOS

20% ao ano

200,00 por ano

ANO

Depreciação do ano

Depreciação

acumulada

Valor Líquido

Contábil

1

200,00

200,00

1100,00

2

200,00

400,00

900,00

3

200,00

600,00

700,00

4

200,00

800,00

500,00

5

200,00

1000,00

300,00

300,00 é o valor

(57)

ASPECTO TEMPORAL DA REAVALIAÇÃO E DA REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

• ANUALMENTE OU A CADA QUATRO

ANOS

APURAÇÃO

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS - REAVALIAÇÃO E DEDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

ANUALMENTE

Os valores de

mercado variam

significativamente em

relação aos valores

anteriormente

registrados.

A CADA QUATRO

ANOS

Para as demais contas ou

grupos de contas.

(58)

REAVALIAÇÃO E REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

São critérios de avaliação e

mensuração de

exceção.

(59)

Dados

Valor Líquido Contábil

1300,00

Valor de Mercado

1700,00

Valor Original

Valor de

Mercado

Reavaliação

Valor Atual

1300,00

1700,00

400,00

1700,00

(60)

Dados

Valor Líquido Contábil

1300,00

Valor de Mercado

1000,00

Valor Original

Valor de

Mercado

Redução ao

Valor

Recuperável

Valor Atual

1300,00

1000,00

300,00

1000,00

(61)

1. Redução a Valor Recuperável

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$25.000,00

1. Redução a Valor Recuperável

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$25.000,00

D – Redução a valor recuperável de imobilizado 5.2.3.2.1.02.00

C – Ativo Imobilizado ( Conta Retificadora do Ativo) 1.4.2.8.0.00.00

Patrimonial

5.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

D – Redução a valor recuperável de imobilizado 5.2.3.2.1.02.00

C – Ativo Imobilizado

1.4.2.1.2.XX.YY

Patrimonial

5.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

É mais complexo

Maior controle

É mais simples

É menos transparente

EFEITO SOBRE O

RESULTADO É O MESMO

(62)

Lançamentos

1. Redução a Valor Recuperável

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$25.000,00

1. Redução a Valor Recuperável

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$25.000,00

D – Redução a valor recuperável de imobilizado 3.6.1.5.1.02.00

C – Ativo Imobilizado (Conta Retificadora do Ativo) 1.2.3.8.1.XX.00

Patrimonial

5.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

É mais complexo

Maior controle

PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR

PÚBLICO

(63)

2. Reavaliação

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$45.000,00

2. Reavaliação

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$45.000,00

D – Ativo Imobilizado 1.4.2.1.2.XX.YY

C – Reserva de Reavaliação 2.4.2.2.0.00.00

Patrimonial

15.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

D – Ativo Imobilizado

1.4.2.1.2.XX.YY

C – Ganho na reavaliação do imobilizado 6.2.3.2.1.02.00

Patrimonial

15.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

É mais complexo

É mais transparente

É mais simples

É menos transparente

EFEITO SOBRE O

RESULTADO É DIFERENTE

(64)

2. Reavaliação

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$45.000,00

2. Reavaliação

Valor Contábil: R$30.000,00 / Valor de mercado: R$45.000,00

D – Ativo Imobilizado 1.2.3.X.X.XX.YY

C – Ajuste de Avaliação Patrimonial

2.3.4.1.1.00.00

Patrimonial

15.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

D – Ativo Imobilizado

1.2.3.X.X.XX.YY

C – Ganho na reavaliação do imobilizado 4.6.1.1.1.XX.00

Patrimonial

15.000,00

Valor (R$)

Sistema

Código

É mais complexo

É mais transparente

É mais simples

É menos transparente

Lançamentos

PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR

PÚBLICO

(65)
(66)
(67)

Valor histórico:

CRITÉRIOS POSSÍVEIS

Valor irrisório:

2008

R$ 50.000

2011

R$ 50.000

Omissão

depreciação

R$ 10.000

Valor correto

R$ 40.000

Depreciação (2008-2011)

Redução ao valor recuperável

Doação (2008)

R$ 1

Compras

similares

R$ 50.000

2011

R$ 1

Valor

correto

R$ 40.000

Compras similares (2008)

Depreciação (2008-2011)

Reavaliação

R$ 10.000

R$ 39.999

(68)

As unidades gestoras setoriais de contabilidade avaliarão o fiel

cumprimento

da

macrofunção

02.03.30,

por

ocasião

da

conformidade contábil, para que a contabilidade demonstre a

adequada situação patrimonial dos órgãos e entidades, em

cumprimento ao artigo 14 da lei nº 10.180, de 2001.

A análise da adequada aplicação da depreciação, amortização

e exaustão consistirá na verificação:

- dos registros mensais;

- da evolução dos registros mensais; e

- na comparação desses registros com os respectivos saldos

do ativo imobilizado e intangível.

(69)

Divulgar em Nota

Explicativa

Para cada classe do imobilizado Método Utilizado Vida útil econômica Taxa utilizada Valor contábil bruto Valor da depreciação, exaustão e amortização acumulado no início e fim do período Mudanças nas estimativas

(70)

É ATIVO.

É IMOBILIZADO.

ESTÁ EM USO.

ADQUIRIDO EM 2010

ADQUIRIDO ANTES DE 2010

TODOS OS BENS DEVEM SER

DEPRECIADOS A PARTIR DE 2010

TESTE DE RECUPERABILIDADE

DE ACORDO COM O

CRONOGRAMA DA

MACROFUNÇÃO 02.03.30

DEPRECIAÇÃO DE ACORDO COM

O CRONOGRAMA DA

MACROFUNÇÃO 02.03.30

(71)
(72)
(73)
(74)

METODOLOGIAS PARA VALORAÇÃO DE ATIVO COM REDUÇÃO E REAVALIAÇÃO AO LONGO DA VIDA ÚTIL DO ATIVO

SISTEMA DE

CONTROLE

PATRIMONIAL

RELAÇÃO

CUSTO/

BENEFÍCIO

MÉTODO A

SER

UTILIZADO

(75)

SITUAÇÕES CPR (OUTROS LANÇAMENTOS)

LPA001 a LPA100 – lançamentos de baixa de estoque;

LPA101 a LPA200 – lançamentos referentes a depreciação, amortização e

exaustão;

LPA201 a LPA300 – lançamentos de baixa de adiantamentos;

LPA301 a LPA400 – lançamentos de constituição de provisões e apropriações de

passivos “P”.

LPA001BAIXA DE ALMOXARIFADO POR CONSUMO

LPA101

APROPRIAÇÃO DA DEPRECIAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

DO ATIVO IMOBILIZADO

LPA102REAVALIAÇÃO DE BENS MOVEIS - DO EXERCÍCIO

LPA201BAIXA DE ADIANTAMENTO DE FÉRIAS

LPA301PROVISÕES SOBRE 13 SALÁRIO

LPA302PROVISÕES SOBRE FÉRIAS

LPA303

APROPRIAÇÃO DE OBRIGAÇÃO SEM SUPORTE

ORCAMENTÁRIO

(76)

EVENTOS E SITUAÇÕES PARA O CPR

Ajustes de Exercícios Anteriores Reavaliação

NL CPR Situações Bens imóveis 580309 591397

Bens móveis 580310 591399 Bens intangíveis 580322 591400

Redução ao valor recuperável Bens imóveis 580344 591401 Bens móveis 580348 591402 Bens intangíveis 580351 591404

Depreciação, Amortização e Exaustão Apropriação 540216 591405 Reversão 580343 591406 Exercício Corrente Reavaliação NL CPR Situações Bens imóveis 540312 591383

Bens móveis 540380 591385 LPA102 Bens intangíveis 540611 591387

Redução ao valor recuperável Bens imóveis 580326 591388 Bens móveis 580353 591389 Bens intangíveis 580354 591390

Depreciação, Amortização e Exaustão

Dep/Exau/Amort. 540015 591381 LPA101 Amortização Int. 540001 591391

(77)

EVENTOS E SITUAÇÕES PARA O CPR

Apuração do Valor Contábil Líquido

NL CPR Situações Bens imóveis 540754 591382

Bens móveis 540763 591384 Bens intangíveis 540855 591386 Ativo diferido 540848 591395

Outros Lançamentos Patrimoniais

NL CPR Situações Baixa de Estoque 540445 591407 LPA001 Provisão 13º Sal. 540334 541026 LPA301 Provisão Férias 540333 541026 LPA302 Passivo "P" 581888 LPA303 Baixa Adian.Férias 541005 LPA201

(78)
(79)
(80)
(81)
(82)
(83)
(84)

LANÇAMENTOS REFERENTES AO EXERCÍCIO CORRENTE

(85)
(86)
(87)
(88)
(89)
(90)
(91)
(92)
(93)
(94)

SENHORES ,

MUITO OBRIGADO E UM GRANDE

ABRAÇO A TODOS.

Lucimar Maciel Belo

Contadora

Núcleo de Sistematização Contábil – NUSIC/CCONT

(95)

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL

SUBSECRETÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

Gilvan da Silva Dantas

COORDENADOR-GERAL DE CONTABILIDADE E CUSTOS DA UNIÃO

Renato Pontes Dias

COORDENADORA DE CONTABILIDADE DA UNIÃO

Bárbara Verônica Dias Mágero Viana

Referências

Documentos relacionados

desacelerando o veículo sem motivo algum; - além disso, a velocidade é regulada com base na distância entre o veículo analisado e o veículo à sua frente, considerando a velocidade

Os conteúdos ensinados na escola têm ajudado os alunos a desenvolver somente o pensamento empírico “[...] que se realiza com ajuda das abstrações e generalizações de caráter

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

O Curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP por intermédio de seu Departamento torna público o presente edital e convida os alunos de graduação do

O fragmento florestal estudado possui estrato regenerante arbóreo com expressiva riqueza, diversidade e heterogeneidade (gradientes) florística, inclusive com espécies ameaçadas

apresentadas nas demonstrações financeiras pelo valor de custo reduzido pela depreciação calculada pelo método linear e considerando a vida útil econômica dos bens, e caso o

O custo de desmobilização de ativo equivalente à obrigação está capitalizado como parte do valor contábil do ativo imobilizado, sendo depreciado pelo período de vida útil