• Nenhum resultado encontrado

Ementário do Curso Técnico em Metrologia Campus Volta Redonda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ementário do Curso Técnico em Metrologia Campus Volta Redonda"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-reitoria de Ensino Técnico

Ementário do Curso Técnico em Metrologia

Campus Volta Redonda

Disciplina: Informática

EMENTA:

Proporcionar ao educando conhecimentos básicos sobre sistemas operacionais, editor de texto, planilha eletrônica e software de apresentação para aplicação da Informática como instrumento auxiliar nas demais disciplinas e na resolução de situações práticas da vida contemporânea, com vistas a desenvolver habilidades de análise, síntese e investigação na área tecnológica.

Disciplina: Calibração Industrial I e II

EMENTA:

Calibração de Termômetro de resistência a 4 fios, Calibração de Termômetro de líquido em vidro, Calibração de Manômetro Bourdon, Calibração de Termopar, Calibração de Transdutor de Pressão, Calibração de Transdutor de temperatura, Calibração de Balança.

Disciplina: Desenho Técnico

EMENTA

: Desenho técnico mecânico: perspectiva isométrica, projeção 1° diedro,

corte e seção, cotagem.

Disciplina: Eletrônica

EMENTA:

Dispositivos Semicondutores; Diodos; Transistores bipolares e de efeito de campo; Polarização; Amplificadores de potência; Amplificadores de pequenos sinais; Ponto de operação. Reta de carga; Fontes de alimentação; Amplificadores operacionais; Integradores e diferenciadores RC ativos; Reguladores de tensão com Amplificador Operacional; Disparador de Schimitt e multivibradores; Controle de potência. SCR, Triac.

(2)

Disciplina: Eletricidade Industrial

EMENTA:

Correntes contínuas e correntes alternadas: Geradores elétricos; Leis fundamentais sobre correntes elétricas; Lei de Ohm; Princípios de Kirchhoff; Lei de Joule; Eletroquímica; Pilhas e acumuladores; Eletrostática - Condensadores; Magnetismo e eletromagnetismo - Lei de Hopkinson; Indução eletromagnética; Corrente alternada; Sistemas trifásicos.

Maquinas Elétricas: Máquinas elétricas; Chapas magnéticas e suportes; Máquinas a corrente contínua; Metadínamos; Máquinas síncronas; Transformadores; Máquinas assíncronas; Máquinas de coletor monofásicas e trifásicas. Conversão da corrente . Medidas Elétricas: Medidas elétricas; Instrumentos e medidas elétricas - Medidas de resistência; Medidas de potência; Transformadores de medida.

Instalações Elétricas: Instalações elétricas; Centrais elétricas - Aparelhos de manobra. Linhas de transmissão. Estação de transformação e cabina. Aplicações da energia elétrica - Lâmpadas; Instalações de iluminação; Instalações de alarme anti-roubo; Instalações de força-motriz.

Disciplina:

Matemática Aplicada

EMENTA:

Módulo Teórico:

Conjuntos numéricos, Plano cartesiano, Conceito de função, Domínio e imagem, Principais funções e seus gráficos I, Principais funções e seus gráficos II, Principais funções e seus gráficos III, A função linear, Outras funções, Limite, Derivadas, Derivadas das principais funções, Derivadas parciais, Propagação de incertezas, Programa Deriv (software para calculo de derivadas). Módulo Prático:

Calibração de uma vidraria e estimativa da incerteza Calibração de um viscosímetro e estimativa da incerteza Calibração de um resistor e estimativa de sua incerteza Preparo de uma solução e estimativa da sua incerteza

Disciplina: Gestão de Laboratórios I e II

EMENTA:

NBR ISO 9001; Normas complementares; NBR ISO/IEC 17025; Auditoria em procedimento para controle de documentos; Elaboração de mapa de processos; Auditoria em um Manual da Qualidade; Elaboração de procedimento para controle de registros; Elaboração de um procedimento para auditorias internas; Auditoria em procedimento para ação corretiva e preventiva.

(3)

Disciplina: Gestão de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (GSMS)

EMENTA:

O Trabalho e a CLT: Normas regulamentadoras; Higiene no Trabalho: Ambiente de trabalho, Agentes de risco (Agentes físicos, Agentes químicos, Agentes biológicos, Agentes ergonômicos); Acidente de Trabalho: Procedimentos legais, CAT, Implicações legais; Segurança no Trabalho: Controle dos riscos no ambiente de trabalho, Equipamentos de proteção coletiva, Equipamentos de proteção individual; Atividades e Operações Insalubres: Determinações legais, Caracterização e classificação da insalubridade, Adicional de insalubridade, Eliminação ou neutralização da insalubridade, Atividades e operações perigosas, Programa de controle médico; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA: Determinações legais, Etapas de desenvolvimento do PPRA; Terceirização: Definição, Descrição do processo; Mapa de Riscos: Objetivo, Etapas de elaboração, Simbologia dos riscos, Legislação e benefícios; Extintores de Incêndio: Objetivo, O fogo, Classificação dos materiais combustíveis, Simbologia para extintores, Classes de incêndios, Tipos de Extintores de incêndio, Usando extintores (Segurança e manuseio), Cuidados com extintores; Norma NBR ISO-14001/96; Norma BS-8800; Norma OHSAS-18001.

Disciplina: Instrumentação Industrial I e II

EMENTA:

Introdução à instrumentação e sua simbologia; Medição de Pressão: Definições Básicas, Princípios, Leis e Teoremas da Física, Definição de Pressão, Técnicas de medição de pressão, Tipos de Manômetro Líquido, Manômetro Tipo Elástico, Manômetro Padrão, Instrumento de transmissão de sinal, Escolha do tipo de Medidor, Recomendações para uso, Instrumentos para Alarme e Intertravamento, Instrumentos Conversores de Sinais; Medição de nível: Classificação e Tipo de Medidores de Nível, Medidores de Nível por Medição Direta, Medidores de Nível por Medição Indireta, Escolha do tipo de Medidor de Nível, Instrumentos para Alarme e Intertravamento; Medição de Vazão: Definição, Conceitos Físicos Básicos para Medição de Vazão, Tipos e características dos medidores de Vazão, Medição de Vazão por Diferencial de Pressão, Medição de Vazão por Área Variável,Medidores de vazão tipo deslocamento positivo, Medidores de Vazão por Impacto do Fluido, Medidores Especiais; Medição de Temperatura: Conceito de Temperatura, Escalas de Temperatura, Medidores de Temperatura, Termômetro de Dilatação de Líquido, Termômetro a Dilatação de Sólido, Termômetro a Pressão de Gás, Termômetro à Pressão de Vapor, Termômetro Tipo Bulbo de Resistência, Termômetro tipo Termopar, Termômetros de Contato Indireto; Analisadores Industriais: Sistema de Amostragem, Analisadores de Gases por Condutibilidade Térmica, Analisadores por absorção de Raios Infravermelhos, Analisadores por Paramagnetismo, Cromatografia, Analisador de Líquidos, Medidor de pH, Medidor de densidade específica; Elementos Finais de Controle e Atuadores.

(4)

Disciplina: Metrologia Mecânica I e II

EMENTA:

Unidade I – Critério de seleção do instrumento de medição, Principais conceitos de medição para que o aluno use os vários critérios para a escolha de um instrumento de medição.

Unidade II – Classificação dos instrumentos de medição, Principais instrumentos de medição usados em Metrologia Dimensional.

Unidade III – Principais fontes de erros na medição, As diversas influências e os possíveis erros causados pelos seguintes fatores: variação com a temperatura, força de medição, forma da peça, forma de contato, erro de paralaxe, estado de conservação do instrumento e habilidade do operador.

Unidade IV – Conversão entre os sistemas de medição (Sistema Internacional e Sistema Inglês), O sistema internacional e suas subdivisões e o sistema inglês com a polegada milesimal e a polegada fracionária, Trânsito entre os dois sistemas através de conversões matemáticas para uso na metrologia dimensional.

Unidade V – Instrumentos de Medição e Calibração, Paquímetro (Teórico e Prática) – nomenclatura, recursos de acesso ao lugar da medida, sistemas de graduação para leitura, conceito de resolução ou leitura, resultado de urna medida, exemplos de leitura, recomendações essenciais para uso do paquímetro, cuidados especiais com o paquímetro, exatidão, calibração e ajuste e tipos de paquímetros e suas características principais, Traçadores de Alturas (Teórico) – nomenclatura, cuidados especiais com o traçador de altura e tipos de traçadores e suas características principais, Micrômetro (Teórico e Prática) – nomenclatura, princípio de funcionamento e leitura, leitura dos micrômetros com nônio, recomendações especiais para uso do micrômetro, cuidados especiais com o micrômetro, erro máximo admissível, calibração e ajuste, e tipos de micrômetros e suas características principais, Relógio Comparador (Teórico e Prática) – nomenclatura, princípio de funcionamento e leitura, recomendações especiais para uso, cuidados especiais com o relógio comparador, erro máximo admissível, calibração e ajuste, tipos de relógio comparador e suas características principais, e acessórios para relógio Comparador.

Unidade VI – Aplicação dos conceitos aprendidos para cada instrumento de medição e geração de relatório de calibração (para paquímetro, micrômetro, relógio comparador), segundo as normas técnicas da Rede Brasileira de Calibração.

Disciplina: Controle de Qualidade na Indústria

.

EMENTA

Conceitos de Qualidade Total Tolerâncias

Aspectos econômicos do controle de qualidade Aspéctos técnicos do controle de qualidade

Controle de qualidade em 100% e controle de qualidade por amostragem Posicionamento do controle de qualidade

Controle estatístico de processo (Normas, portarias, coleta de dados, implantação) Inspeção da qualidade por atributo e por variável

(5)

Disciplina: Metrologia Industrial

EMENTA:

Unidade I – Sistemas de Medição, Métodos de Medição, Parâmetros Característicos dos Sistemas de Medição, Algarismos Significativos.

Unidade II – Erros de Medição, Tipos de Erros, Exemplo de Erro Sistemático e Erro Aleatório.

Unidade III – Incerteza da Medição, Função Distribuição de Probabilidade, Média Aritmética, Medidas de Dispersão, Distribuições de Probabilidade Usuais na Metrologia, Incerteza de Medição.

Unidade IV – Propagação de Incertezas, Incerteza Máxima, Incerteza Provável, Caso Geral, Coeficiente de Sensibilidade, Exemplos de Cálculo de Incerteza nas Calibrações. Unidade V – Padrões e Faixa de Tolerância, Rastreabilidade de Padrões, Escolha do Padrão Adequado, Faixa de Tolerância, Critério de Rejeição de Chauvenet.

Disciplina: Química Aplicada

EMENTA:

Unidade Teórica: Segurança em laboratórios químicos, Substâncias puras e misturas, Tabela periódica, Funções químicas, Noções de estequiometria, Soluções, Volumetria de neutralização, Volumetria de precipitação, Gravimetria.

Unidade Prática: Apresentação dos equipamentos de segurança de laboratório: EPI’s (luvas, óculos de segurança) e EPC’s (chuveiros de emergência, chuveiro lava-olhos, capelas), Reconhecimento e uso de vidrarias e equipamentos de laboratório e uso equipamentos volumétricos (pipeta, balão volumétrico, bureta), Técnicas de destilação, Técnicas de filtração, Determinação de ponto de fusão, Determinação do teor de álcool em gasolina, Solubilidade, Preparo de Soluções, Titulação ácido-base, Titulação por precipitação, Uso de pHmetros.

Disciplina: Tratamento de Dados

EMENTA:

Módulo Teórico: Alfabeto grego e caracteres especiais, Opções de acessibilidade, Operadores matemáticos, Operadores para comparações, Recursos de formatação I e II, Recursos de formatação avançada, Comunicação entre planilhas, Banco de dados, Gráficos, Principais funções I (Cálculos da metrologia), Principais funções II (Uso da função lógica SE (), Cálculos da metrologia II, Modelos de Regressão, Funções associadas ao modelo de regressão linear), Principais funções III (Testes estatísticos, Proteção de planilhas, Microsoft Equation).

Módulo Prático: Elaboração de planilha para calibração e estimativa da incerteza de medição, Construção de curva de calibração, Elaboração de um certificado de calibração, Elaboração de carta de controle.

(6)

Disciplina: Métodos Quantitativos

EMENTA:

Unidade I – Introdução: Conceitos de métodos estatísticos, Definição cuidadosa do problema, Formulação de um plano para a coleta das unidades de observação, Coleta, resumo e apresentação das unidades de observação ou de seus valores numéricos, Análise de resultados, Divulgação de relatório com as conclusões, de tal modo que estas sejam facilmente entendidas por quem for usar na tomada de decisões.

Unidade II – Representações Gráficas: Gráfico de barras, Gráfico de colunas, Gráfico de setores, Histograma, Diagrama de dispersão, Gráfico seqüencial ou em linha.

Unidade III – Processos Estatísticos e classificação das variáveis estatísticas: Censo, Estimação, Modelo de avaliação numérica das unidades de observação, Variáveis qualitativas, Variáveis quantitativas (discretas e contínuas).

Unidade IV – Mensuração: Nominal, Ordinal, Intervalar, Proporcional.

Unidade V – População e amostra: Estatística descritiva e estatística inferencial, Diferença entre variáveis e constantes, Características de uma amostra e de uma população, Construção de uma amostra a partir de uma dada população, Diferença entre estatística descritiva e inferencial.

Unidade VI – Processos de amostragem: Amostragem sistemática, Amostragem aleatória simples, Amostragem estratificada.

Unidade VII – Medidas de Tendência Central: Média aritmética, moda e mediana, Média aritmética, a mediana e a moda de um grupo de dados, Identificação gráfica da média, da mediana e da moda, Simetria e assimetria em função das medidas de tendência central.

Unidade VIII – Medidas de variabilidade: Relação causa e efeito para identificação de variações, Variância e desvio padrão de um grupo de dados, Variância de um grupo de dados, Desvio padrão de um grupo de dados,.

Unidade IX – Probabilidade: Distinção entre eventos favoráveis de eventos possíveis, Cálculo de probabilidade de um evento, Lei da soma ou a lei da multiplicação, Probabilidades condicionais.

Unidade X – Distribuição Binomial, Distribuição de probabilidade, Eventos independentes e mutuamente excludentes, Parâmetros fundamentais de uma distribuição binomial.

Unidade XI – Distribuição Normal, Características visíveis de uma curva normal, Parâmetros de uma distribuição normal, Diferença entre fenômeno normal, fenômeno ideal e fenômeno comum, Normal reduzida, Utilização de uma tabela normal.

Unidade XII – Distribuição t (student), Distribuição de médias, Erro padrão da média, Teorema do Limite Central, Intervalos de confiança para a média, Aplica da distribuição t.

Unidade XIII – Análise de regressão e correlação linear, Relacionamento entre duas ou mais variáveis, Método dos mínimos quadrados, Intervalo de confiança para os parâmetros a e b.

(7)

Disciplina: Metrologia Elétrica

EMENTA:

Módulo Teórico: Carga Elétrica, Eletricidade, Campos Magnéticos, Lei de Ohm (Associação de resistores em série, Associação de resistores em paralelo, Ponte de Wheatstone), Capacitores (Associação em série, Associação em paralelo), Diodos (LED - Diodo Emissor de Luz), Transformadores, Multímetro, Soldagem e Ferramentas Utilizadas na Eletrônica.

Módulo Prático: Comprovação da existência de carga elétrica através do processo de eletrólise, incluindo reação química para visualizar o deslocamento das cargas elétricas, Comprovação da existência de campo magnético com a construção de um eletroímã, Comprovação da lei de ohm através da montagem de circuito resistor/pilha/LED utilizando multímetro, Construção de uma fonte de alimentação transformando 110/220 V para 6 volts comprovando os efeitos dos transformadores, LED, capacitores, diodos, construção de circuito impresso, soldagem e manuseio de ferramentas, Calibração de multímetro de 3 ½ dígitos, usando o método comparativo com um multímetro padrão, usando a EA - 10/15.

Disciplina: Inglês Instrumental I e II

EMENTA:

1º Período: Unidade I: Introdução a abordagem instrumental de leitura: conscientização do processo de leitura em língua inglesa e de estratégias facilitadoras; reconhecimento de palavras cognatas; utilização do conhecimento prévio para a compreensão de um texto.

Unidade II: Níveis de leitura: Reconhecimento de tópico (skimming);

Busca de informações específicas (scanning); pontos principais; compreensão detalhada; técnicas de resumo.

Unidade III: Estrutura textual: mecanismos de coerência e coesão.

2º Período: Unidade IV: Pontos gramaticais contextualizados; tempos verbais: the simple tenses, the infinitive, the imperative; modais; marcadores do discurso; sintagmas nominais; pronomes.

Unidade V: Estudo lexical: sinônimos e antônimos; formação de palavras; inferência contextual; uso do dicionário; estudo de vocabulário técnico.

Unidade VI: Análise do discurso: antecipação; fatos versus opiniões; intenção do autor.

Disciplina: Língua Portuguesa

EMENTA

: Funções da Linguagem e suas aplicações na comunicação oral e escrita.

Estudos dos padrões estruturais da língua culta e seu funcionamento. Leitura, análise e produção de textos técnicos e científicos.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Durante anos, a medição da pressão sanguínea não ocupava um lugar de destaque na medicina veterinária. Actualmente, as novas técnicas permitem um diagnóstico rápido e eficaz

INSTRUCCIONES DE SEGURIDAD aceite para evitar daños en la cadena de corte y la.. espada que pueden producirse por la falta

A Gefran é uma das poucas empresas de nível internacional que desenvolveu, no seu Pólo Tecnológico, o know- how para realizar os elementos sensíveis de acordo com as

Em decorrência da história, perfil e vocação institucional, o IFRJ configura-se como um centro de reconhecida competência na formação inicial e continuada de

Não aconselhamos compartilhar outros serviços e/ou aplicativos – como, por exemplo, um banco de dados ou um servidor WEB – no mesmo computador utilizado para hospedar o

a autoridade judiciária, ouvido o Ministé- rio Público e se necessário com o apoio do Conselho Tutelar local, tomará as medidas necessárias para promover a imediata rein-

Cubas Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária Mauro Marcel Santos de Brito, TAIANA SOUZA SILVA. Física 11/05/2021 17:30 Energia e suas

A Isoil Indústria é uma empresa Italiana, presente no mercado desde 1958, também especializada em instrumentação e controle de processos além de fabricante de medidores de