• Nenhum resultado encontrado

Proposta de Regimento Interno REGIMENTO INTERNO DO 10º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta de Regimento Interno REGIMENTO INTERNO DO 10º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO

INTERNO

DO

10º CONGRESSO NACIONAL

DOS

TRABALHADORES

E

TRABALHADORAS

RURAIS

10 a 14 de março de 2009

Brasília -DF

(2)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 2 CAPÍTULO I

DO 10º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS

Art. 1º - O 10º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS - 10º CNTTR, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG, será realizado nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de março de 2009, com as seguintes atribuições:

I . analisar a situação política, social e econômica do País;

II . analisar a situação política, social e econômica da categoria trabalhadora rural;

III . avaliar o desempenho do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR;

IV . avaliar as ações e mecanismos de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS;

V . definir diretrizes de atuação unitária do MSTTR em todas as áreas de interesse da categoria trabalhadora rural;

VI . eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal da CONTAG, para o quadriênio 2009/2013;

VII . alterar, por maioria simples, o Estatuto Social da CONTAG. CAPÍTULO II

DA CONVOCAÇÃO

Art. 2º - A CONTAG remeterá, sob registro postal, até o dia 10 de setembro de 2008, correspondência a todas as Federações filiadas e a todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no gozo ou não de seus direitos sindicais, comunicando:

I . data e local de realização do 10º CNTTR e sua duração; II . proposta de ordem da pauta, temário e programação;

(3)

III . prazos e procedimento para inscrição de delegados, delegadas e suplentes;

IV . prazos e procedimentos para registro de candidatura à Diretoria e Conselho Fiscal da CONTAG, gestão 2009/2013;

V . Data, horário de inicio e encerramento da votação para eleição da Diretoria, Conselho Fiscal da CONTAG e seus respectivos suplentes, gestão 2009/2013.

Parágrafo único – Juntamente com o Edital, a CONTAG encaminhará a cada uma das entidades previstas no caput o Documento Base que norteará as discussões e deliberações do 10º CNTTR.

CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES

Art. 3º - São delegados e delegadas participantes do 10º CNTTR, com direito a voz e a voto:

I . a Diretoria Executiva da CONTAG;

II . os membros da Diretoria Efetiva de cada Federação filiada;

III . um delegado ou delegada por Sindicato dos Trabalhadores Rurais, eleito em Plenária Estadual ou Regional, convocada pela respectiva Federação;

IV . uma representação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da 3ª idade, eleita em Plenária Estadual ou Regional, de até 10% (dez por cento) do número de delegados e delegadas eleitos na respectiva Plenária.

§ 1º - Para efeito desse Regimento, são considerados como jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais aqueles com idade entre 16 (dezesseis) completos e 32 (trinta e dois) anos de idade.

§ 2º - Para efeito desse Regimento, são considerados como trabalhadores e trabalhadoras rurais da 3ª idade aqueles com 50 (cinqüenta) anos ou mais de idade.

(4)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 4 Art. 4º - Junto com cada delegado ou delegada efetivo (a), será eleito o (a) respectivo (a) suplente.

§ 1º - No caso dos delegados previstos no inciso III do art. 3º do presente Regimento, o delegado ou delegada efetivo e o seu respectivo suplente serão, obrigatoriamente, filiados ao mesmo Sindicato.

§ 2º – Cada delegada efetiva mulher terá como suplente, obrigatoriamente, uma mulher.

§ 3º - Cada delegado ou delegada jovem terá como suplente, obrigatoriamente, um suplente jovem.

Art. 5º – Caso a delegação eleita na Plenária Estadual ou Regional não alcance a participação mínima de 20% (vinte por cento), poderá ser eleita uma delegação complementar de jovens até completar a cota da delegação total.

Art. 6º – No caso da delegação prevista no inciso IV do Art. 3º e do art. 5º, os delegados poderão ser de sindicatos diferentes.

Art. 7º - Cada delegado ou delegada terá direito apenas a 1(um) voto, vedada qualquer forma de acumulação ou representação.

Art. 8º - Só poderão indicar delegados e delegadas os Sindicatos filiados à Federação até o dia 30 de setembro de 2008 e em pleno gozo dos direitos sindicais junto à respectiva Federação na data de realização da Plenária.

Parágrafo único – Os critérios para aferição se o Sindicato está ou não no gozo de seus direitos sindicais serão aqueles estabelecidos pelo Estatuto da Federação a que o Sindicato for filiado.

Art. 9º - Só poderão indicar delegados e delegadas as Federações em pleno gozo dos direitos sindicais junto à CONTAG, na data da inscrição dos delegados e delegadas.

Parágrafo único – Serão consideradas no gozo de suas obrigações sindicais, as Federações que:

I . recolherem à CONTAG o valor de 5% (cinco por cento) das contribuições: social, diretamente recolhida pela CONTAG,

(5)

confederativa e sindical arrecadadas da categoria em sua base territorial;

II . fizerem o recolhimento da anuidade social, no valor de um salário mínimo;

III . apresentar a sua prestação anual de contas, no prazo de 60 (sessenta) dias após a sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da Federação.

Art. 10º – As listas de delegados previstos nos incisos I, II, III e IV do art. 3º, do presente regimento, consideradas individualmente, contarão, obrigatoriamente, com a participação de, no mínimo, 30% (trinta por cento) de mulheres trabalhadoras rurais

Art. 11 - A lista de delegados e delegadas previsto no inciso III do art. 3º do presente regimento, conterá, no mínimo, 20% (vinte por cento) de jovens trabalhadores ou trabalhadoras rurais.

Art. 12 - Para efeito do cálculo da cota de participação mínima de mulheres e de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais, será utilizado o cálculo matemático de porcentagem simples, conforme a fórmula do anexo V, devendo o resultado ser, obrigatoriamente, igual ou maior que 30, para as mulheres e que 20 para os jovens.

CAPÍTULO IV

DAS PLENÁRIAS ESTADUAIS OU REGIONAIS

Art. 13 - As Federações filiadas convocarão e realizarão uma Plenária Estadual ou Plenárias Regionais para a discussão do documento base do 10º CNTTR e para a retirada de delegados e delegadas, com duração mínima de 2 (dois) dias, com, no mínimo, 3 (três) turnos de atividade. Parágrafo único – Os Estados que optarem pela realização de plenárias regionais, não poderão realizar, simultaneamente, mais do que 04 (quatro) plenárias, sob pena da não inscrição no 10º CNTTR dos delegados e delegadas representantes da Diretoria da Federação previstos no inciso II, art. 3º deste Regimento.

(6)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 6 Art. 14 - A convocação da Plenária Estadual ou das Plenárias Regionais se fará por Edital, do qual constará, obrigatoriamente:

I . data e local de realização da Plenária; II . programação da Plenária;

III . critérios para a retirada de representantes dos Sindicatos filiados para participar da Plenária;

IV . prazos e critérios para a inscrição de representantes dos Sindicatos filiados.

Parágrafo único - A divulgação do edital de convocação da Plenária poderá ser feita por publicação em jornal de circulação estadual ou por correspondência, sob registro postal, a todos os Sindicatos filiados, no gozo ou não de seus direitos sindicais, até no mínimo 30 (trinta) dias e no máximo 60 (sessenta) dias antes da realização da Plenária.

Art. 15 - As Federações deverão encaminhar para a CONTAG, até o dia 15 de outubro de 2008, correspondência discriminando:

a) data e local de realização da Plenária Estadual ou de cada Plenária Regional.

b) os nomes dos Sindicatos a ela filiados, no gozo ou não de seus direitos sindicais, que serão convocados a participar da Plenária Estadual ou de cada Plenária Regional.

Art. 16 - A Plenária Estadual ou Plenárias Regionais deverão ser realizadas no período de 01 de novembro de 2008 a 16 de janeiro de 2009.

Art. 17 - A não realização da Plenária Estadual ou de todas as Plenárias Regionais necessárias para possibilitar a participação de todos os Sindicatos filiados, implicará na não inscrição no 10º CNTTR dos delegados e delegadas representantes da Diretoria da Federação previstos no inciso II, art. 3º deste Regimento.

Art. 18 - São critérios mínimos para a escolha dos representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais que participarão da Plenária Estadual ou da Plenária Regional:

(7)

a) escolha em Assembléia Geral do Sindicato convocada com esta finalidade;

b) mínimo de 4 (quatro) representantes por Sindicato; e

c) participação, entre os representantes eleitos de, no mínimo, 30% (trinta por cento) de mulheres trabalhadoras rurais e de, no mínimo, 20% (vinte por cento) de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Art. 19 - Só poderá ser eleito como delegado ou delegada, efetivo ou suplente, o trabalhador ou a trabalhadora rural representante do Sindicato presente na Plenária Estadual ou Plenária Regional.

Art. 20 - Não será inscrita para participar do 10º CNTTR a lista de delegados e delegadas efetivos eleitos em Plenária Estadual ou Plenária Regional que não contenha, no mínimo 30% (trinta por cento) de delegadas trabalhadoras rurais e, no mínimo, 20% (vinte por cento) de jovens.

Art. 21 - Na Plenária Estadual ou Regional será debatido o documento base do 10º CNTTR, sendo as propostas aditivas, supressivas ou de alteração do texto inscritas na Secretaria da CONTAG juntamente com os delegados e delegadas.

CAPÍTULO V DAS INSCRIÇÕES

Art. 22 - As inscrições dos delegados, delegadas e de seus respectivos suplentes serão promovidas pelas Federações, através de seu representante junto à Comissão Coordenadora, até o dia 30 de janeiro de 2009, perante a Secretaria Geral da CONTAG.

§ 1º - No ato da inscrição deverá ser apresentada lista assinada pelo Presidente e Secretário Geral da Federação, contendo:

a) o nome, o sexo, a idade e a entidade representada de cada delegado e delegada,

(8)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 8 b) o nome de cada assessor e assessora.

c) A Comissão Temática de cada delegado, delegada, assessor e assessora.

§ 2º - Para cada delegado e delegada deverá ser apresentada a ficha de qualificação constante dos Anexos I, II, III e IV conforme o caso, com todos os campos preenchidos.

Art. 23 - A inscrição dos delegados e delegadas se processará mediante a juntada, exclusivamente, dos seguintes documentos:

I . para os delegados e delegadas representantes da Diretoria Executiva da CONTAG:

a) estatuto social da CONTAG; b) ata de posse da Diretoria;

c) cópia da carteira social do Sindicato;

d) comprovante de estar o delegado ou delegada no gozo de seus direitos sindicais;

II . para os delegados e delegadas representantes da Diretoria Efetiva das Federações:

a) estatuto social da Federação; b) ata de posse da Diretoria;

c) cópia da carteira social do Sindicato;

d) comprovante de estar o delegado ou delegada no gozo de seus direitos sindicais;

e) e) comprovante de estar a Federação no gozo de seus direitos sindicais junto à CONTAG;

f) f) prova de ter a Federação convocado e realizado a Plenária Estadual ou todas as Plenárias Regionais necessárias para possibilitar a participação de todos os Sindicatos a ela filiados. III . para os delegados e delegadas eleitos em Plenária Estadual ou

Plenária Regional:

(9)

b) ata da Plenária, onde conste expressamente o nome dos delegados e delegadas eleitos;

c) lista de presença da Plenária, contendo o nome legível de cada participante, o seu respectivo sindicato e a sua assinatura; d) cópia da carteira social do Sindicato;

e) comprovante de estar o delegado, delegada e o suplente no gozo de seus direitos sindicais junto ao Sindicato;

f) comprovante de estar o Sindicato no gozo de seus direitos sindicais junto à Federação.

Parágrafo Único – Caso a carteira social do Sindicato não tenha fotografia, o delegado ou delegada deverá apresentar, além da cópia da carteira social, cópia de outro documento com fotografia.

Art. 24 - As Federações poderão, juntamente com seus delegados e delegadas , inscrever assessores ou assessoras técnicos, respeitado o limite máximo de 1(um) por Comissão Temática.

Art. 25 - No ato da inscrição, a Federação deverá apresentar cópia do recibo ou do depósito bancário referente ao pagamento total da taxa de inscrição de todos os seus delegados, delegadas, assessores e assessoras.

Parágrafo único - Qualquer pagamento feito em valor inferior ao do total da inscrição de toda a delegação da Federação será tido por não realizado, sendo recusada a inscrição de toda a lista de delegados, delegadas, assessores e assessoras da Federação. A Secretaria Geral da CONTAG comunicará o fato à Comissão Coordenadora.

Art. 26 - O valor da taxa de inscrição será de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), por delegado, delegada, assessor e assessora.

Parágrafo único – A requerimento exclusivo da Diretoria Executiva da CONTAG, a Comissão Coordenadora poderá reduzir o valor da taxa de inscrição, devolvendo às Federações os valores porventura recebidos a mais.

Art. 27 - Cópia da lista de delegados e delegadas enviada ou entregue pela Federação à CONTAG, ficará afixada em local de fácil acesso, na

(10)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 10 sede da respectiva Federação, de 2 a 6 de fevereiro de 2009, inclusive, para a consulta dos interessados.

Art. 28 - Caso a Secretaria Geral da CONTAG constate a existência de qualquer deficiência na documentação apresentada, comunicará o fato ao representante da Federação interessada junto à Comissão Coordenadora, que terá o prazo de 8 (oito) dias para apresentação da documentação solicitada ou correção das falhas existentes. Caso a Federação assim não proceda, a Secretaria dará ciência do fato à Comissão Coordenadora, para que esta delibere sobre a exclusão ou não dos delegados ou delegadas envolvidos.

Art. 29 - Poderão participar do 10º CNTTR, como observadores ou observadoras, pessoas especialmente convidadas pela Diretoria da CONTAG.

CAPÍTULO VI

DA IMPUGNAÇÃO DE DELEGADOS E DELEGADAS

Art. 30 – Qualquer representante sindical presente na Plenária Estadual ou Plenária Regional poderá apresentar impugnação à eleição, pela Plenária, de qualquer representante sindical que não haja cumprido as determinações do presente regimento e do edital de convocação da Plenária Estadual ou Regional. Da decisão tomada pela Plenária caberá recurso à Comissão Coordenadora, apenas quando a posição vencida houver alcançado a votação de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos presentes.

Art. 31 – Qualquer delegado ou delegada poderá apresentar, junto à Comissão Coordenadora, impugnação da inscrição de delegado ou delegada de base cujo Sindicato não tenha cumprido com a cota mínima de 30% (trinta por cento) de mulheres trabalhadoras rurais entre os representantes eleitos para participarem da Plenária Estadual ou Regional do respectivo estado.

Art. 32 - Os recursos e impugnações poderão ser apresentados à Comissão Coordenadora até o dia 06 de fevereiro de 2009, e serão por esta julgados até o dia 11 de fevereiro de 2009, facultando-se à

(11)

Comissão requerer ou não esclarecimentos por parte da Federação interessada.

Parágrafo único - Todas as comunicações, incluindo das decisões da Comissão Coordenadora, serão feitas na pessoa do representante da Federação junto à Comissão Coordenadora.

CAPÍTULO VII DO CREDENCIAMENTO

Art. 33 - Os delegados e delegadas efetivos serão credenciados das 8:00 horas até as 16:00 horas do dia 10 de março de 2009.

Art. 34 - O credenciamento dos suplentes dar-se-á nas 2 (duas) horas seguintes ao encerramento da inscrição dos efetivos.

Parágrafo único - Poderá ser efetuado o credenciamento antecipado do suplente caso a Federação apresente declaração, assinada pelo Presidente e outro diretor ou diretora, de que o titular está impossibilitado de participar do 10º CNTTR, se responsabilizando expressamente pelos efeitos do credenciamento do suplente.

Art. 35 - O credenciamento poderá ser feito fora do horário acima, mediante expressa autorização da Comissão Coordenadora, até às 12 horas do dia 11 de março de 2009.

CAPÍTULO VIII

DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS

Art. 36 - São órgãos de deliberação política do 10º CNTTR: I . Plenário;

II . Grupos de Trabalho; III . Comissões Temáticas;

Art. 37 – São órgãos de deliberação administrativa do 10º CNTTR: I . Comissão Coordenadora;

(12)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 12 II . Comissão Eleitoral.

CAPÍTULO IX

DA COMISSÃO COORDENADORA Art. 38 - A Comissão Coordenadora será composta por:

I . um diretor ou diretora da executiva de cada federação filiada no gozo de seus direitos junto à CONTAG, especialmente indicado para representá-la;

II . o Presidente, o Secretário Geral, a Coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e a Coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG;

Parágrafo único - Junto com cada representante da Comissão Coordenadora será indicado o respectivo suplente.

Art. 39 - A Comissão Coordenadora do 10º CNTTR será eleita pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, a ser realizado no período de 19 a 21 de novembro de 2008, e sua composição conterá, obrigatoriamente, no mínimo 30% (trinta por cento) de mulheres trabalhadoras rurais e no mínimo 20% (vinte por cento) de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Art. 40 - Compete à Comissão Coordenadora:

I . coordenar e orientar os trabalhos do 10º CNTTR; II . supervisionar os serviços auxiliares e de organização;

III . cumprir e fiscalizar o cumprimento deste regimento interno e dos estatutos da CONTAG;

IV . julgar os recursos a ela encaminhados, V . eleger a Comissão Eleitoral do 10º CNTTR.

Art. 41 - Para a tomada de qualquer deliberação, deverão estar presentes à reunião da Comissão Coordenadora um mínimo de metade mais um de seus membros, correspondendo ao mínimo de 16 (dezesseis) coordenadores e coordenadoras.

(13)

§ 1º - A Comissão Coordenadora será presidida pelo presidente da CONTAG, ou por uma pessoa por ele designada, dentre os membros da Comissão Coordenadora.

§ - 2º - As decisões da Comissão Coordenadora serão tomadas por maioria simples dos votos dos presentes.

Art. 42 - Na apreciação e deliberação de recursos às decisões da Comissão Eleitoral, fica vedada a participação dos integrantes da Comissão Coordenadora que sejam candidatos por quaisquer da chapas, facultando-se às entidades a substituição de seus representantes que tenham sido afastados.

Art. 43 - Das decisões da Comissão Coordenadora caberá recurso ao Plenário do 10º CNTTR, desde que subscrito por, no mínimo, 20% (vinte por cento) dos delegados e delegadas credenciados. A apreciação do recurso será realizada, obrigatoriamente, na primeira reunião da Plenária que ocorra após o seu recebimento.

Art. 44 - A Comissão Coordenadora elegerá uma Secretaria Executiva, composta por 5 (cinco) de seus membros, um dos quais, obrigatoriamente, diretor ou diretora da Executiva da CONTAG, com as atribuições de assegurar o cumprimento de suas deliberações e cuidar das questões administrativas do 10º CNTTR.

Parágrafo único. A Secretaria Executiva não possui caráter deliberativo, devendo remeter todas as suas ações e encaminhamentos à deliberação da Comissão Coordenadora.

CAPÍTULO X

DA COMISSÃO ELEITORAL

Art. 45 - O processo eleitoral para renovação da Diretoria e do Conselho Fiscal da CONTAG será dirigido por uma comissão composta de 5 (cinco) membros, eleita pela Comissão Coordenadora.

§ 1º - Os integrantes da Comissão Eleitoral serão inelegíveis para qualquer dos cargos na eleição.

(14)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 14 § 2º - A comissão decidirá, por maioria simples, todos os requerimentos e recursos a ela encaminhados.

§ 3º - A Comissão Eleitoral elegerá o seu presidente, a quem caberá, também, o voto de desempate.

§ 4º - A Comissão Eleitoral poderá designar funcionários da CONTAG para auxiliarem em seus trabalhos, assegurando o funcionamento da Secretaria, que deverá estar permanentemente à disposição dos interessados, fornecendo informações concernentes ao processo eleitoral.

§ 5º - A composição da Comissão Eleitoral respeitará, obrigatoriamente, as cotas mínimas de 30% (trinta por cento) de mulheres trabalhadoras rurais e de 20% (vinte por cento) de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Art. 46 - Das decisões da Comissão Eleitoral caberá recurso à Comissão Coordenadora, que deverá apreciá-lo imediatamente após o seu recebimento, respeitado o disposto no art. 48 do presente regimento.

CAPÍTULO XI

DO REGISTRO DE CHAPAS

Art. 47 - O Registro de chapas será efetuado perante a Comissão Eleitoral, na sede da CONTAG, no período das 9:00 (nove) horas do dia 16 de fevereiro de 2009 até às 18:00 horas do dia 20 de fevereiro de 2009, no horário das 8:30 horas. até as 18:00 horas.

Art. 48 - O requerimento de registro de chapa dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral e assinado por qualquer um dos candidatos ou candidatas que a integram, será instruído com os seguintes documentos:

I . ficha de qualificação de cada candidato e candidata a cargo efetivo ou suplente, em 2 (duas) vias por eles assinadas, com seus dados pessoais, conforme modelo do Anexo IV;

II . fotocópia da Carteira Sindical de cada candidato, aplicando o previsto no parágrafo único do artigo 17 do presente Regimento;

(15)

III . declaração da Secretaria Geral da CONTAG de que está regularmente inscrito como delegado ou delegada ao 10º CNTTR, de cada candidato e candidata;

IV . nome, endereço em Brasília-DF e telefone de representante da chapa, que, obrigatoriamente, permanecerá em Brasília até o dia 03 de março de 2009, na pessoa de quem serão realizadas todas as comunicações da Comissão Eleitoral endereçada à chapa.

Art. 49 - Será recusado o registro da chapa que:

I . não apresente candidatos e candidatas para todos os cargos efetivos e suplentes para Diretoria e Conselho Fiscal da CONTAG; II . não contenha, na Diretoria, no Conselho Fiscal e nas respectivas suplências, consideradas separadamente, no mínimo, 30% de mulheres trabalhadoras rurais;

III . não contenha, na Diretoria, no Conselho Fiscal e nas respectivas suplências, consideradas separadamente, no mínimo, 20% de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais;

IV . não contenha o mínimo de 30% (trinta por cento) de candidatos e candidatas que não hajam ocupado quaisquer cargos efetivos ou a suplência na gestão anterior;

V . não estiver acompanhado de qualquer dos documentos mencionados no artigo anterior;

VI . apresente candidato ou candidata que já tenha ocupado o mesmo cargo nos dois mandatos anteriores da Diretoria, Conselho Fiscal e respectivas suplências da CONTAG;

VII . cujos candidatos aos cargos de Coordenador da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Comissão Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade não sejam, respectivamente, jovem trabalhador ou trabalhadora rural e trabalhador ou trabalhadora rural da terceira idade.

Art. 50 - Encerrado o prazo para registro de chapas, a comissão determinará a imediata lavratura da ata correspondente, consignando,

(16)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 16 em ordem numérica de inscrição, todas as chapas, com os respectivos nomes dos candidatos e candidatas, efetivos e suplentes.

Parágrafo único - Nos dias 23 de fevereiro a 6 de março de 2009, permanecerá afixada, na recepção da CONTAG, a relação das chapas inscritas, com os nomes das chapas e os nomes dos respectivos integrantes, discriminando, ainda, a ordem de registro das mesmas.

Art. 51 – Até as 18:00 (dezoito) horas do dia 1º de março de 2009, poderão ser formulados recursos à Comissão Eleitoral, por qualquer delegado ou delegada regularmente inscrito ao 10º CNTTR, para a impugnação de chapa ou de qualquer candidato ou candidata.

Art. 52 - Qualquer recurso de impugnação de chapa, de candidato ou candidata, deverá ser apreciado pela Comissão Eleitoral até as 18:00 (dezoito) horas do dia 06 de março de 2009.

Art. 53 – A chapa que tenha qualquer dos seus integrantes impugnado poderá substituí-lo no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contados da

comunicação da impugnação, apresentando a documentação

correspondente, desde que respeitadas todas as exigências contidas no artigo 48 do presente regimento.

Art. 54 - A Comissão Eleitoral, certificando-se da inexistência de recursos ou do julgamento dos recursos por ventura apresentados, providenciará a confecção de cédula única de votação, contendo as chapas registradas, numeradas de acordo com a ordem de registro, em quantidade suficiente para o exercício do voto por todos os delegados e delegadas habilitados.

CAPÍTULO XII

DAS MESAS COLETORAS

Art. 55 - A cada urna corresponderá uma mesa coletora de votos, composta de um Presidente e dois Mesários, designados pela Comissão Eleitoral, de comum acordo com as chapas concorrentes, vedada a participação de candidatos ou candidatas,bem como de seus parentes até 3º grau, na composição das mesas coletoras.

(17)

Parágrafo único. Em caso de não haver acordo entre as chapas, caberá a Comissão Eleitoral designar os componentes da mesa.

Art. 56- As mesas coletoras serão organizadas de acordo com a ordem alfabéticas dos nomes dos delegados e delegadas, conforme os credenciamentos feitos perante a Secretaria da Comissão Coordenadora e terão, cada uma, o máximo de 200 (duzentos) delegados ou delegadas. Art. 57 - Cada mesa coletora disporá do seguinte material de votação:

I . folha de votação, com os nomes dos delegados e delegadas da urna e local para que os mesmos possam assinar o nome no momento da votação;

II . uma urna vazia, lacrada pela Comissão Eleitoral; III . uma cabine indevassável;

IV . cédulas únicas com as chapas registradas, em número suficiente para que todos os delegados e delegadas possam votar;

V . modelo da Ata de votação;

VI . um exemplar do Regimento Interno do 10º CNTTR; VII . um carimbo com a inscrição "JÁ VOTOU".

CAPÍTULO XIII DA VOTAÇÃO

Art. 58 – Fica assegurado que, no local do Plenário do 10º CNTTR, será feita a apresentação e defesa das chapas, abrindo-se igual período para intervenção de todas as concorrentes.

Art. 59 - A votação para Diretoria e Conselho Fiscal da CONTAG será realizada das 09:00 (nove) horas às 14:00 (quatorze) horas do dia 14 de março de 2009.

Art. 60 - Às 9:00 (nove) horas do dia 14 de março de 2009, a Comissão Eleitoral dará início à votação, que poderá ser encerrada antes do horário previsto, se tiverem votado todos os delegados e delegadas assinalados à Mesa Coletora.

(18)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 18 Art. 61 - No ato da votação, cada delegado ou delegada apresentará o seu crachá e um documento de identificação pessoal com foto.

Art. 62 - O crachá será carimbado com a inscrição "JÁ VOTOU", e rubricado no ato da votação por um dos membros da Mesa Coletora e o delegado ou delegada deverá assinar a lista de votantes.

Art. 63 - Após entregar o seu crachá à Mesa Coletora, o delegado ou delegada receberá a cédula única rubricada pelo Presidente e Mesários e, na cabine indevassável, após assinalar no espaço próprio a chapa de sua preferência, a dobrará, depositando-a em seguida na urna colocada na Mesa Coletora.

Art. 64- Antes de depositar a cédula única na urna, o delegado ou delegada deverá exibir a parte rubricada à Mesa, para que esta verifique, sem a tocar, se é a mesma que lhe foi entregue.

Art. 65 - Se a cédula não for a mesma, o delegado ou delegada será convidado a voltar à cabine indevassável e a trazer o seu voto na cédula que recebeu; se o delegado ou delegada não proceder conforme determinado, não poderá votar, anotando-se a ocorrência na Ata.

Art. 66 - À hora determinada para o encerramento da votação, 14 (quatorze) horas do dia 14 de março de 2009, havendo no recinto delegados ou delegadas aptos a votar, serão convidados em voz alta a fazerem a entrega dos seus crachás à Mesa, prosseguindo a votação até votar o último delegado ou delegada.

Art. 67- A votação poderá ser acompanhada por fiscais, em número de 1 (um) por cada chapa concorrente, para cada mesa coletora, previamente indicados à Comissão Eleitoral que os identificarão com crachás.

Art. 68 - Encerrada a votação, a urna será lacrada pela mesa coletora e lavrada a respectiva ata, que será assinada pelos membros da mesa e pelos fiscais que o desejarem.

(19)

CAPÍTULO XIV DA APURAÇÃO

Art. 69 - Encerrada a votação e verificada a sua regularidade pela Comissão Eleitoral, esta determinará o início da apuração dos votos.

Parágrafo único - Caso tenham sido apresentados recursos até o final do processo de votação, referentes ao mesmo, a apuração somente será iniciada após o seu julgamento, pela comissão eleitoral.

Art. 70 – A apuração será procedida por quatro mesas apuradoras, compostas por um presidente e dois auxiliares, designados pela Comissão Eleitoral de comum acordo com as chapas.

Parágrafo único. Em caso de não haver acordo entre as chapas, caberá a Comissão Eleitoral designar os componentes da mesa.

Art. 71 – As normas que regerão o processo de apuração e a validação dos votos serão discutidas e acordadas pela Comissão Eleitoral e os representantes das chapas concorrentes. Caso não haja acordo, caberá à Comissão Eleitoral o estabelecimento das regras a serem seguidas.

Art. 72 - Autorizados pela Comissão Eleitoral, os membros da Mesa Apuradora procederão à apuração que poderá ser acompanhada por 01 (um) fiscal indicado por cada chapa concorrente.

Art. 73 - Finda a apuração e não havendo recursos, a Comissão Eleitoral proclamará eleita a chapa que obtiver o maior número de votos.

Parágrafo único - Caso tenham sido apresentados recursos até o final do processo de apuração, a proclamação dos eleitos somente será realizada após o seu julgamento, pela comissão eleitoral.

Art. 74 - Em caso de empate, realizar-se-á imediatamente nova votação, limitada às chapas empatadas, assegurado o direito de voto exclusivamente aos delegados e delegadas habilitados ao 10º CNTTR.

(20)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 20 CAPÍTULO XV

DO FUNCIONAMENTO DO 10º CNTTR

Art. 75 - A parte deste regimento relativa ao funcionamento do Congresso, compreendendo as seções do Plenário, dos Grupos de Trabalho e das Comissões Temáticas, artigos 76 a 86, serão submetidos à discussão e aprovação pelo Plenário do 10º CNTTR.

Parágrafo Único – As proposta para alteração dos pontos previstos neste artigo deverão ser aprovados pelas Plenárias Estaduais ou Regionais e inscritas pelas Federações em conjunto com as alterações ao Documento Base.

SEÇÃO I DO PLENÁRIO

Art. 76 - O plenário é o órgão máximo do 10º CNTTR e suas decisões serão tomadas por maioria simples de votos dos delegados e delegadas presentes. Suas reuniões serão dirigidas pelo Presidente da CONTAG ou por outro diretor ou diretora da CONTAG por ele indicado.

Art. 77 - No Plenário do 10º CNTTR, serão abertas inscrições para discussão, exclusivamente:

I . das alterações ao Documento Base aprovadas, por pelo menos 3 (três) dos Grupos de Trabalho, que tenham alcançado, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos votos da Comissão, considerado o número total de delegados e delegadas nela inscritos;

II . das propostas divergentes aprovadas pela Comissão Temática, que tenham alcançado, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos votos da Comissão, considerado o número total de delegados e delegadas nela inscritos.

Parágrafo Único - Antes da discussão das propostas oriundas da Comissão Temática, o Relator ou Relatora apresentarão um resumo dos trabalhos nela desenvolvidos.

(21)

Art. 78 - As inscrições somente serão deferidas aos participantes até o término da palavra do segundo orador ou oradora, até o máximo de duas defesas para cada proposta, sendo cada intervenção limitada ao tempo máximo de três minutos.

Art. 79 - No plenário, quando não for possível a obtenção de resultado por aclamação, será adotado o critério de conferência individual dos votos dos delegados e delegadas presentes.

Parágrafo único – Em caso de empate na votação nominal e não havendo possibilidade de composição entre as propostas, serão abertas duas defesas para cada proposta e realizada nova votação pelo mesmo processo utilizado anteriormente.

Art. 80 - As moções deverão ser apresentadas à Comissão Coordenadora, subscritas, cada uma delas, por, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos delegados e delegadas do 10º CNTTR.

SEÇÃO II

DOS GRUPOS DE TRABALHO

Art. 81 - Os temas gerais do documento base serão discutidos por todos os delegados e delegadas, divididos em grupos de trabalho, que seguirão, no que couber, as determinações para o funcionamento das Comissões Temáticas constantes nos artigos 83 a 86 do presente Regimento.

Art. 82 – Serão encaminhadas à Plenária do 10º CNTTR as propostas de alteração do texto base que alcançarem no mínimo de 30% (trinta por cento) dos votos dos integrantes, considerado o número total de delegados e delegadas neles inscritos, de, no mínimo, 3 (três) grupos.

(22)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 22 SEÇÃO III

DAS COMISSÕES TEMÁTICAS

Art. 83 - A cada grupo de assuntos constantes do Temário do Documento Base, corresponderá uma comissão temática, com a atribuição de deliberar sobre a matéria que lhe é pertinente e votar as conclusões em seu plenário.

Art. 84 - As comissões temáticas discutirão exclusivamente as emendas ao texto base aprovadas nas Plenárias Estadual ou Regionais e inscritas pelas Federações.

Art. 85 - Cada Comissão Temática escolherá um coordenador ou coordenadora e um relator ou relatora para dirigir seus trabalhos e elaborar seu relatório, bem como seus representantes para apresentação das conclusões no Plenário do 10º CNTTR.

Parágrafo único - Os trabalhos nas Comissões Temáticas, inclusive quanto ao tempo para debates, serão disciplinados pela sua Coordenação, aprovado pelo plenário da mesma.

Art. 86 – Serão encaminhadas ao Plenário do 10º CNTTR apenas as propostas divergentes do Documento Base, quando cada uma delas tiver alcançado no mínimo 30% (trinta por cento) dos votos dos seus integrantes, considerado o número total de delegados e delegadas inscritos na Comissão Temática. As demais propostas serão consideradas aprovadas no âmbito da própria Comissão.

CAPÍTULO XVIII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 87 - A chapa declarada vitoriosa no pleito pela Comissão Eleitoral,tomará posse no final do mandato da atual Diretoria e Conselho Fiscal da CONTAG.

Art. 88 – Os anexos I, II, III, IV, V e VI são partes integrantes deste Regimento.

(23)

Art. 89 – Os casos omissos, não previstos por este Regimento Interno, serão resolvidos pela Comissão Coordenadora.

Art. 90 – O presente Regimento Interno entrará em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da CONTAG.

Brasília- DF, 18 de julho de 2008

MANOEL JOSÉ DOS SANTOS Presidente

DAVID WYLKERSON R. DE SOUZA Secretário Geral

(24)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 24 ANEXO I

QUALIFICAÇÃO DOS DELEGADOS DE BASE FEDERAÇÃO

STR quite com a Fetag _ Taxa de Inscrição

Sindicato: Plenária:

DELEGADO(A) EFETIVO(A) Nome

Sexo: Masculino Feminino Prova do Delegado estar em dia

com o STR

Documento de Identidade: Nº:_____________________ Org.

Exp.:______________

Data de Nascimento: ________/___________/___________ SUPLENTE

Nome:

Sexo: Masculino Feminino Prova do Delegado estar em dia com

o STR

Documento de Identidade: Nº:_____________________ Org.

Exp.:_____________

COMISSÃO TEMÁTICA DO 10º

(25)

ANEXO II

FICHA DE QUALIFICAÇÃO DE DELEGADO DIRETOR DA CONTAG, FEDERAÇÃO E COORDENADORA DA COMISSÃO ESTADUAL DE

MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

FEDERAÇÃO

Fetag quite com CONTAG Taxa de Inscrição

Estatuto da CONTAG/FETAG Ata de Posse

DELEGADO(A) EFETIVO (A) Nome do(a) Diretor(a)

Cargo na Diretoria:

Sexo: Masculino Feminino Delegado em dia com o STR SUPLENTE

Nome do(a) Diretor(a)

Cargo na Diretoria:

Sexo: Masculino Feminino Delegado em dia com o STR

(26)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 26 ANEXO III

FICHA DE QUALIFICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DA 3ª IDADE FEDERAÇÃO

STR quite com a Fetag _ Taxa de Inscrição

Plenária:

DELEGADO(A) EFETIVO(A) Nome

Sexo: Masculino Feminino Prova do Delegado estar em dia

com o STR

Documento de Identidade: Nº:_____________________ Org.

Exp.:______________

Data de Nascimento: ________/___________/___________ SUPLENTE

Nome:

Sexo: Masculino Feminino Prova do Delegado estar em dia com

o STR

Documento de Identidade: Nº:_____________________ Org.

Exp.:_____________

COMISSÃO TEMÁTICA DO 10º

(27)

ANEXO IV

FÓRMULA MATEMÁTICA PARA O CÁLCULO DA COTA DE PARTICIPAÇÃO DE , NO MÍNIMO, 30% (TRINTA POR CENTO) DE TRABALHADORAS RURAIS E 20% (VINTE POR CENTO) DE JOVENS

Porcentagem de delegadas

= (nº de delegadas) X 100 .

(28)

Aprovado pelo Conselho Deliberativo da CONTAG, realizado no período de 16 a 18 de 28 ANEXO V

FICHA DE QUALIFICAÇÃO DE CANDIDATO(A) À DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA CONTAG, QUADRIÊNIO 2009/2013 Nome:

Pai: Mãe:

Data de Nascimento Local de Nascimento:

Sexo: Estado Civil:

Endereço:

Cidade: UF: CEP:

Sindicato a que é filiado(a) Matrícula Social:

Carteira de Identidade/Org.

Expedidor:

CPF: Assinatura:

Referências

Documentos relacionados

A partir dos dados já tratados foram geradas novas informações para melhor compreensão do conhecimento sobre as espécies como, pesquisadores que mais

Juntamente com o aumento de 32,4% no volume de gás natural para os 1.471 milhões de metros cúbicos, que impulsionou 50,6% o resultado operacional replacement cost ajustado do

O botão de ajuste da moagem, colocado no interior do recipiente de café em grãos, deve ser rodado apenas quando o moinho de café em cerâmica estiver em funcionamento.. É

- discutir posições põe em risco a manutenção do relacionamento, pois converte-se a negociação numa disputa de vontades, criando tensão e prejudicando

Desde este punto de vista, en la base de la dislexia se pueden encontrar mecanismos diferentes: imposibilidad para discriminar sonidos de acuerdo a las oposiciones

Esta versão da assinatura visual deve ser usada em aplicações internas, tais como formulários, documentação de projetos, intranet, cartazes para murais internos

[r]

Ao longo do tempo, a fim de analisar a limitação de atividade em pessoas afetadas pela hanseníase, houve um intenso esforço em busca da elaboração de instrumentos que